Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Accionista (BES) bom -> Banco Novo

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: ACCIONISTA(BES) BOM -> BANCO NOVO

por Texano Bill » 30/8/2014 21:41

Senhores pequenos accionistas,

Já se sabia há algum tempo que:

-A intervenção estatal num banco ia passar a causar perdas aos accionistas;
-Havia fraudes no Grupo Espírito Santo.

Ora, se houve várias fraudes nas empresas que os Espírito Santo geriam, porque acharam que o mesmo não podia estar a acontecer no BES. Era óbvio que o BES ia estar envolvido nisto, dado ser a fonte de financiamento destes negócios fraudulentos. Mesmo que não tivesse sido fechado do dia para noite, podem crer que a cotação ia levar uma boa porrada à medida que as notícias fossem saindo. Só na última semana caiu mais de 70%!!! Quem estava dentro desde o aumento de capital perdeu 90% do capital investido!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1579
Registado: 20/8/2011 12:52
Localização: O autêntico faroeste

Re: ACCIONISTA(BES) BOM -> BANCO NOVO

por Paulo68 » 30/8/2014 19:25

Tio_Moedas Escreveu:
LittleInvestBES Escreveu:
No caso do papel do GES a supervisão falhou mas quem vai pagar é o Novo Banco, e porque não paga o Banco de Portugal ? para isso tinham que rolar cabeças né, tinham que ir à buscar guita dos contribuintes e a coisa fica fod...... pro (des)governo


Só para sua informação: o Banco de Portugal só tem como atribuição supervisonar os bancos a operar em Portugal. As empresas do GES tinham a sede no Luxemburgo e, por conseguinte, a supervisão é exercida pelas autoridades do Luxemburgo.
Na sua acção de supervisão, o BP tratou de evitar a ocorrência de problemas, exigindo que o GES fornecesse ao BES garantias caso os títulos de dívida, vendidos aos clientes do BES, entrassem em incumprimento. Agiu bem!

O que o BP não esperava é que o BES estourasse também, junto com as empresas do GES...

Desculpa lá Tio-Moedas. Tens razão quanto à supervisão do grupo GES, mas o BdP em 2013 já tinha identificado algumas irregularidades e permitiu continuar. Aliás manteve uma atitude de completa inoperância até 2014 e depois decidiu atuar. Depois de atuar veio a público afirmar, que não havia problemas. Foi dito com convicção e grande certeza. Quem não ia acreditar? Mais ainda.....detetou um eventual perigo de contágio e decidiu por nova administração, que, lembro, tinha como pano de fundo não ter nada a ver com a do Ricardo Salgado. Veio o Vitor Bento. E surpresa. Deixou a anterior em funções ( mas quem raio iria pensar nisso? Um ato de boa fé? Mas se tinha dúvidas onde está a boa fé?) que num espaço de 5 dias fez "desaparecer" de 1.5MM (lá de foi a almofada de 2.1 MM).
A nova administração, que não assinou as contas (a KPMG tb não o quer fazer e bem) decidiu colocar imparidades de 4.3 MM. Mas que raio? Tantos milhões? Porque? Com que razão? E se fizesse apenas de 1.7 MM?
Mas ainda não acabou.....sim o senhor Vitor Bento parece que não tem ainda nada para apresentar. Passado este tempo todo?
E o Sr. Carlos Costa? Esse fez um discurso de Calimero a dizer que foi enganado. Bem vindo ao clube de todos os pequenos acionistas. Mas estes foram pelo Ricardo Salgado, BdP, CMVM ( que disse na comissão parlamentar da AR que teve grandes e graves pressões para aprovar o AC) e o governo. Mas claro está tudo bem. Em Portugal sim.
 
Mensagens: 463
Registado: 27/12/2011 20:40
Localização: 20

Re: ACCIONISTA(BES) BOM -> BANCO NOVO

por zecatreca_1 » 30/8/2014 19:18

LittleInvestBES Escreveu:
Não acho justo um pequeno accionistas com o perfil que descrevi acima perder tudo, quando outros investidores (por exemplo os obrigacionistas) não perdem nada ou vão perder apenas os juros.


Lá está.
Voltas a falar daquilo que desconheces.
Enquanto estiveres num mundo ignorante, sem saber o que está a falar, vais continuar a dizer disparates.
Espero que encontres e esmiuces bem as definições, riscos associados, passando pelos PRAZOS e vencimentos, de:
-acionista/ação de uma empresa
-obrigação subordinada de uma empresa
-obrigação sênior de uma empresa
-CUPÃO e yeld de uma obrigação
- d.p.
-Juros de um d.p.

Como disse anteriormente, este é um tópico desnecessário.
Cumprimentos
Edit: afinal não disse.
Editado pela última vez por zecatreca_1 em 30/8/2014 19:27, num total de 1 vez.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1540
Registado: 17/2/2012 14:31

Re: ACCIONISTA(BES) BOM -> BANCO NOVO

por Tio_Moedas » 30/8/2014 19:13

LittleInvestBES Escreveu:
No caso do papel do GES a supervisão falhou mas quem vai pagar é o Novo Banco, e porque não paga o Banco de Portugal ? para isso tinham que rolar cabeças né, tinham que ir à buscar guita dos contribuintes e a coisa fica fod...... pro (des)governo


Só para sua informação: o Banco de Portugal só tem como atribuição supervisonar os bancos a operar em Portugal. As empresas do GES tinham a sede no Luxemburgo e, por conseguinte, a supervisão é exercida pelas autoridades do Luxemburgo.
Na sua acção de supervisão, o BP tratou de evitar a ocorrência de problemas, exigindo que o GES fornecesse ao BES garantias caso os títulos de dívida, vendidos aos clientes do BES, entrassem em incumprimento. Agiu bem!

O que o BP não esperava é que o BES estourasse também, junto com as empresas do GES...
 
Mensagens: 79
Registado: 18/2/2010 15:30
Localização: 20

Re: ACCIONISTA(BES) BOM -> BANCO NOVO

por Paulo68 » 30/8/2014 19:06

LittleInvestBES Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:Passei à pouco tempo por uma situação particular que nada tem a ver com a bolsa, coisas do coração, pois que o CEO do SHFTR também tem um , lol e um grande amigo e grande forista do caldeirão disse-me ontem:

" CEO deixa lá, o Ricardo Salgado aindate te F#&%$ mais do que ela e não te deu o prazer de o levares a casa"

Agora um comentário a isto
"quem comprou papel do GES? e vai ser pago com toda a justiça certo?"
Só se for a justiça do baralho, mas que justiça baralho?? Nem se quer sabem o que acontece em caso de falências? Primeiro pagam todas as dívidas, se sobram pagam a sua dívida.
A malta aposta tudo no 27 preto, tudo, ainda metem lá a aliança de casados e dizem que se perderem, podem ficar com a mulher, depois toca tudo a chorar baba e anho a dizer que são estúpidos e que não sabiam o que estavam a fazer , por favor devolvam-me o guito que sou idiota e não um institucional.
Enfim...


A maioria das pessoas sabe onde se mete, mas conta que existe supervisão.

No caso do papel do GES a supervisão falhou mas quem vai pagar é o Novo Banco, e porque não paga o Banco de Portugal ? para isso tinham que rolar cabeças né, tinham que ir à buscar guita dos contribuintes e a coisa fica fod...... pro (des)governo


Mas ainda dás conversa a estes senhores chicos espertos que sabem TUDO? Estão com este discurso em que chamam quase ignorantes aos accionistas do BES (Credit Agricole? grandes fundos? ....) porque ...por ACASO, SIM POR ACASO não ficaram com BES. Pois bem. A supervisão funcionou, o BdP, a CMVM, o governo funcionou e tudo está bem. Foi tudo uma maravilha. Viva o nosso Portugal.
Mas a história ainda está no início. Vamos a ver o resultado final que será....contribuintes e muitas empresas falidas. Mas isso não interessa. Já escrevi aqui. O que se vê no tópico do BES e naqueles com ele relacionados são o espírito de falta de solidariedade, compreensão e profundo egoísmo.....tipicamente português. Onde está a surpresa?
 
Mensagens: 463
Registado: 27/12/2011 20:40
Localização: 20

Re: ACCIONISTA(BES) BOM -> BANCO NOVO

por Tio_Moedas » 30/8/2014 19:03

Meus Senhores, convençam-se de uma coisa: não há almoços grátis!

Quem investe na bolsa e se torna accionista de uma empresa, tem direito a receber a informação da mesma (relatórios de contas, etc), a receber os lucros (dividendos) e, caso haja drama, aceder aos aumentos de capital e a arcar com os prejuízos. É tudo muito simples. E óbvio.
Agora, argumentar que perderam todo o dinheiro, que o julgavam garantido, que foram as poupanças da vida e outras coisas dentro desta linha de pensamento só me merece um comentário: é o vosso dinheiro pessoal, aprendam a geri-lo com inteligência e precaução! Como diz o Artista, retorno mais elevado significa risco mais elevado...

Pequenos accionistas, coitadinhos, não sabem ler, não têm sentido crítico, são uns pobrezinhos... :wall: :wall: :wall:
Enfim....

E não adianta nada vir culpar o supervisor...

O prospecto do aumento de capital era bem explícito... aliás, bastaria colocar num motor de busca a expressão "banco espírito santo" para aceder a uma série de notícias internacionais que apontavam para dificuldades financeiras relevantes em empresas do grupo...

Na altura, eu tinha acabado de vender a minha posição em acções do BES a 1,40 (fui sempre um pequeno accionista). Confesso que, depois de ler o prospecto do AC, me assustei e achei, a bem da Nação, que seria melhor aguardar para ver como corriam os ventos. As notícias do Wall Street Journal também não eram nada animadoras em termos de confiança...

Entrei novamente na acção, depois do AC, quando ela andava na casa dos 0,80, com uma ordem stop loss, caso ela viesse por aí abaixo... Foi o que sucedeu... fechei totalmente a posição e fiquei a aguardar... Quando ouvi o nosso PM a falar na TV, apelando aos depositantes para terem confiança no BES, comentei com amigos meus: encerrem imediatamente e com carácter de urgência as vossas posições no BES e, se têm títulos de dívida subordinada, vendam tudo ao melhor preço! Para mim, esse foi o melhor sinal que podia ter que o banco caminhava irremediavelmente para a falência!

Em tudo, e particularmente quando trabalhamos com dinheiro pessoal, que custa muito a ganhar, é importante perceber que se deve sempre ter um sentido crítico apurado face a tudo o que nos rodeia....

Cumprimentos
 
Mensagens: 79
Registado: 18/2/2010 15:30
Localização: 20

Re: ACCIONISTA(BES) BOM -> BANCO NOVO

por +Valias » 30/8/2014 18:29

Boa tarde,

Não acho nada descabido os pequenos acionistas passarem para o Novo Banco.

Com tantos milhões que andam para trás e para frente, passarem os pequenos accionistas que foram ao AC, por exemplo até 100.000€ de investimento (valor identico ao coberto pela garantia do estado nos dep.a prazo) era peanuts, e o SNIPER podia ficar descansado que não precisava de descontar mais 10%.

Pelo modo como todo processo foi conduzido, com incompetência, mentiras e falcatruas e sabe lá mais o kê, acho que é uma excepção a ponderam pelas entidades competentes.

Acho mais válida que a petição da ATM.
 
Mensagens: 70
Registado: 6/8/2014 22:08

Re: ACCIONISTA(BES) BOM -> BANCO NOVO

por Sr_SNiper » 30/8/2014 17:10

O que baralho.
Vêm com essa história toda, mas depois quando o BP diz para uma 3 empresa pagar dívida de outra, sem primeiro pagar os seus créditos, ai já não falam do BP.
Atém dizem " vai pagar e bem, e toda a gente concorda!
Que demagogia, meu Deus, digam alguma coisa coerente se faz favor, articulem um discurso com o mínimo de lógica, só para não caírem no ridículo... Dizer disparates ridículos a chorar, essa fase já passou, foi durante a primeira semana da falência, agora já passou !!!
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

Re: ACCIONISTA(BES) BOM -> BANCO NOVO

por LittleInvestBES » 30/8/2014 17:03

Sr_SNiper Escreveu:Passei à pouco tempo por uma situação particular que nada tem a ver com a bolsa, coisas do coração, pois que o CEO do SHFTR também tem um , lol e um grande amigo e grande forista do caldeirão disse-me ontem:

" CEO deixa lá, o Ricardo Salgado aindate te F#&%$ mais do que ela e não te deu o prazer de o levares a casa"

Agora um comentário a isto
"quem comprou papel do GES? e vai ser pago com toda a justiça certo?"
Só se for a justiça do baralho, mas que justiça baralho?? Nem se quer sabem o que acontece em caso de falências? Primeiro pagam todas as dívidas, se sobram pagam a sua dívida.
A malta aposta tudo no 27 preto, tudo, ainda metem lá a aliança de casados e dizem que se perderem, podem ficar com a mulher, depois toca tudo a chorar baba e anho a dizer que são estúpidos e que não sabiam o que estavam a fazer , por favor devolvam-me o guito que sou idiota e não um institucional.
Enfim...


A maioria das pessoas sabe onde se mete, mas conta que existe supervisão.

No caso do papel do GES a supervisão falhou mas quem vai pagar é o Novo Banco, e porque não paga o Banco de Portugal ? para isso tinham que rolar cabeças né, tinham que ir à buscar guita dos contribuintes e a coisa fica fod...... pro (des)governo
 
Mensagens: 14
Registado: 30/8/2014 15:50

Re: ACCIONISTA(BES) BOM -> BANCO NOVO

por Artista Romeno » 30/8/2014 17:00

LittleInvestBES Escreveu:
Artista Romeno Escreveu:o papel comercial foi uma falha de supervisão que o bdp tapou, e houve gente a comprar gato por lebre, nao sabendo das broncas das empresas do grupo cujas contas nao eram publicas, e sim esse reembolso pode de se discutir...
mas desculpe quem fala num post de acções em dp... assina de cruz claramente..... alguma x na vida as acções são como um deposito a prazo, tem juros e capital garantido na maturidade :?: :mrgreen:


E no caso dos accionistas também não se podem queixar que houve falhas na supervisão? quem os compensa pelas perdas?

Claramente são investimentos diferentes, não passei bem a mensagem e acabei mal interpretado, mas acredite que muita gente investe em acções a longo prazo (no caso do BES) convicto que está a investir a "prazo" algum dinheiro com uma rentabilizadade melhorada.

:arrow: HÁ UMA REGRA BASICA EM INVESTIMENTOS, MORE RISK MORE RETURN, quando assim nao é há almoço à pala, logo para fechar pela minha parte e isto vale para tudo, nao pode querer mais retorno com o mesmo risco....
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: ACCIONISTA(BES) BOM -> BANCO NOVO

por LittleInvestBES » 30/8/2014 16:58

Artista Romeno Escreveu:o papel comercial foi uma falha de supervisão que o bdp tapou, e houve gente a comprar gato por lebre, nao sabendo das broncas das empresas do grupo cujas contas nao eram publicas, e sim esse reembolso pode de se discutir...
mas desculpe quem fala num post de acções em dp... assina de cruz claramente..... alguma x na vida as acções são como um deposito a prazo, tem juros e capital garantido na maturidade :?: :mrgreen:


E no caso dos accionistas também não se podem queixar que houve falhas na supervisão? quem os compensa pelas perdas?

Claramente são investimentos diferentes, não passei bem a mensagem e acabei mal interpretado, mas acredite que muita gente investe em acções a longo prazo (no caso do BES) convicto que está a investir a "prazo" algum dinheiro com uma rentabilizadade melhorada.
 
Mensagens: 14
Registado: 30/8/2014 15:50

Re: ACCIONISTA(BES) BOM -> BANCO NOVO

por Sr_SNiper » 30/8/2014 16:49

Passei à pouco tempo por uma situação particular que nada tem a ver com a bolsa, coisas do coração, pois que o CEO do SHFTR também tem um , lol e um grande amigo e grande forista do caldeirão disse-me ontem:

" CEO deixa lá, o Ricardo Salgado aindate te F#&%$ mais do que ela e não te deu o prazer de o levares a casa"

Agora um comentário a isto
"quem comprou papel do GES? e vai ser pago com toda a justiça certo?"
Só se for a justiça do baralho, mas que justiça baralho?? Nem se quer sabem o que acontece em caso de falências? Primeiro pagam todas as dívidas, se sobram pagam a sua dívida.
A malta aposta tudo no 27 preto, tudo, ainda metem lá a aliança de casados e dizem que se perderem, podem ficar com a mulher, depois toca tudo a chorar baba e anho a dizer que são estúpidos e que não sabiam o que estavam a fazer , por favor devolvam-me o guito que sou idiota e não um institucional.
Enfim...
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

Re: ACCIONISTA(BES) BOM -> BANCO NOVO

por Artista Romeno » 30/8/2014 16:44

o papel comercial foi uma falha de supervisão que o bdp tapou, e houve gente a comprar gato por lebre, nao sabendo das broncas das empresas do grupo cujas contas nao eram publicas, e sim esse reembolso pode de se discutir...
mas desculpe quem fala num post de acções em dp... assina de cruz claramente..... alguma x na vida as acções são como um deposito a prazo, tem juros e capital garantido na maturidade :?: :mrgreen:
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: ACCIONISTA(BES) BOM -> BANCO NOVO

por LittleInvestBES » 30/8/2014 16:39

Artista Romeno Escreveu:
LittleInvestBES Escreveu:
Artista Romeno Escreveu:É isso mesmo zeca :D

E quem nao sabe o que é uma obrigação senior subordinada ou uma acção, e as suas diferenças e graus de risco, é aquilo que eu chamo um gambler, pois está a investir por investir sem saber o que anda a fazer...


O post que coloquei é mais profundo do que a definição de accionista e obrigacionista, muitos dos pequenos accionistas (que não é o meu caso) que ficaram a arder tinham acções de anos (confiavam na supervisão), para eles ser accionisa do BES era como ter um depósito a prazo, para outros era uma forma de deixar para os filhos algum mealhado ao longo da vida, outros até são accionistas e obrigacionistas e não entendem porque perderam parte das poupanças, percebem?

Não acho justo um pequeno accionistas com o perfil que descrevi acima perder tudo, quando outros investidores (por exemplo os obrigacionistas) não perdem nada ou vão perder apenas os juros.

Em ambos os casos têm +/- risco, quando compras obrigações a 10 anos garantem-te o capital no final dos 10 anos, mas muita coisa pode acontecer até lá.

Resumindo, do modo como tudo aconteceu, estou a falar desde o anúncio do AC em Abril, também deveriam salvar os pequenos accionistas (em especial os que foram ao AC) da forma justa como salvaram os obrigacionistas.

Abraço,

PS: No meu caso pessoal perdi porque nunca acreditei que pudesse fechar de um dia para o outro.


:arrow: No prospeto do AC estavam lá os riscos todos....
:arrow: para eles ser accionisa do BES era como ter um depósito a prazo, para outros era uma forma de deixar para os filhos algum mealhado ao longo da vida, outros até são accionistas e obrigacionistas e não entendem porque perderam parte das poupanças, percebem?
AS acções são garantidas pelo fundo de garantia de depositos :?: em caso de perda os acionistas não sao os primeiros a arder :?: Então diga-me lá como é possivel ser como " um deposito a prazo"
acho que como o senhor há muitos em portugal, investem assinam de cruz e depois sofrem as consequencias, de investir sem saber o que andam a fazer


acho que como o senhor há muitos em portugal, investem assinam de cruz e depois sofrem as consequencias, de investir sem saber o que andam a fazer

Não é o meu caso, mas ainda bem que falou nesses casos, diga-me se não foi o que aconteceu com quem comprou papel do GES? e vai ser pago com toda a justiça
certo?

Se para ir ao AC fosse um permissa ler o prospeto não havia AC´s ...estamos a falar do prospeto supervisionado/aprovado pelo Banco de Portugal e a CMVM certo?
 
Mensagens: 14
Registado: 30/8/2014 15:50

Re: ACCIONISTA(BES) BOM -> BANCO NOVO

por Artista Romeno » 30/8/2014 16:33

LittleInvestBES Escreveu:
Artista Romeno Escreveu:É isso mesmo zeca :D

E quem nao sabe o que é uma obrigação senior subordinada ou uma acção, e as suas diferenças e graus de risco, é aquilo que eu chamo um gambler, pois está a investir por investir sem saber o que anda a fazer...


O post que coloquei é mais profundo do que a definição de accionista e obrigacionista, muitos dos pequenos accionistas (que não é o meu caso) que ficaram a arder tinham acções de anos (confiavam na supervisão), para eles ser accionisa do BES era como ter um depósito a prazo, para outros era uma forma de deixar para os filhos algum mealhado ao longo da vida, outros até são accionistas e obrigacionistas e não entendem porque perderam parte das poupanças, percebem?

Não acho justo um pequeno accionistas com o perfil que descrevi acima perder tudo, quando outros investidores (por exemplo os obrigacionistas) não perdem nada ou vão perder apenas os juros.

Em ambos os casos têm +/- risco, quando compras obrigações a 10 anos garantem-te o capital no final dos 10 anos, mas muita coisa pode acontecer até lá.

Resumindo, do modo como tudo aconteceu, estou a falar desde o anúncio do AC em Abril, também deveriam salvar os pequenos accionistas (em especial os que foram ao AC) da forma justa como salvaram os obrigacionistas.

Abraço,

PS: No meu caso pessoal perdi porque nunca acreditei que pudesse fechar de um dia para o outro.


:arrow: No prospeto do AC estavam lá os riscos todos....
:arrow: para eles ser accionisa do BES era como ter um depósito a prazo, para outros era uma forma de deixar para os filhos algum mealhado ao longo da vida, outros até são accionistas e obrigacionistas e não entendem porque perderam parte das poupanças, percebem?
AS acções são garantidas pelo fundo de garantia de depositos :?: em caso de perda os acionistas não sao os primeiros a arder :?: Então diga-me lá como é possivel ser como " um deposito a prazo"
acho que como o senhor há muitos em portugal, investem assinam de cruz e depois sofrem as consequencias, de investir sem saber o que andam a fazer
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: ACCIONISTA(BES) BOM -> BANCO NOVO

por LittleInvestBES » 30/8/2014 16:29

Artista Romeno Escreveu:É isso mesmo zeca :D

E quem nao sabe o que é uma obrigação senior subordinada ou uma acção, e as suas diferenças e graus de risco, é aquilo que eu chamo um gambler, pois está a investir por investir sem saber o que anda a fazer...


O post que coloquei é mais profundo do que a definição de accionista e obrigacionista, muitos dos pequenos accionistas (que não é o meu caso) que ficaram a arder tinham acções de anos (confiavam na supervisão), para eles ser accionisa do BES era como ter um depósito a prazo, para outros era uma forma de deixar para os filhos algum amealhado ao longo da vida, outros até são accionistas e obrigacionistas e não entendem porque perderam parte das poupanças, percebem?

Não acho justo um pequeno accionistas com o perfil que descrevi acima perder tudo, quando outros investidores (por exemplo os obrigacionistas) não perdem nada ou vão perder apenas os juros.

Em ambos os casos têm +/- risco, quando compras obrigações a 10 anos garantem-te o capital no final dos 10 anos, mas muita coisa pode acontecer até lá.

Resumindo, do modo como tudo aconteceu, estou a falar desde o anúncio do AC em Abril, também deveriam salvar os pequenos accionistas (em especial os que foram ao AC) da forma justa como salvaram os obrigacionistas.

Abraço,

PS: No meu caso pessoal perdi porque nunca acreditei que pudesse fechar de um dia para o outro.
Editado pela última vez por LittleInvestBES em 30/8/2014 16:34, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 14
Registado: 30/8/2014 15:50

Re: ACCIONISTA(BES) BOM -> BANCO NOVO

por Tio_Moedas » 30/8/2014 16:11

Quem não percebe o que significa ser accionista de uma empresa que não se meta na bolsa, tão simples quanto isso.
Quer ganhar mais do que num DP? Simples: aposte em fundos de investimento, de acordo com o seu perfil de investidor!

Agora, invocar que perdeu dinheiro por ser accionista do BES... Ora, haja paciência!!! Também eu já perdi muito dinheiro por ter sido accionista de uma série de empresas cuja cotação desceu...
 
Mensagens: 79
Registado: 18/2/2010 15:30
Localização: 20

Re: ACCIONISTA(BES) BOM -> BANCO NOVO

por Artista Romeno » 30/8/2014 16:05

É isso mesmo zeca :D

E quem nao sabe o que é uma obrigação senior subordinada ou uma acção, e as suas diferenças e graus de risco, é aquilo que eu chamo um gambler, pois está a investir por investir sem saber o que anda a fazer...
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: ACCIONISTA(BES) BOM -> BANCO NOVO

por zecatreca_1 » 30/8/2014 16:04

LittleInvestBES Escreveu:Tenho lido muito sobre a "Falência" do BES, e a distribuição dos ativos, os não tóxicos (que afinal são quase todos) para o Good Bank (Novo Banco),
e os tóxicos para o Bad Bank (BES,SA).

Não deveria haver também uma separação de accionistas GOOD (pequenos) e BAD (qualificados) ?


EU pessoalmente sou um BOM ACCIONISTA, por exemplo nunca falhei um AC, acho que deveria ser transferido para o Good Bank (Novo Banco), ao contrário de outros accionistas (qualificados) que têm acesso a informação priviligiada e alguns até poderes de gestão, deveriam estar onde estão, no Bad Bank (BES,SA).

Se fizermos uma análise justa não existe muita diferença entre os pequenos accionistas dos BES e os obrigacionistas dos BES ou dos GES (Que compraram nos balcões do BES), ambos arriscaram no investimento com +/- risco à procura de uma margem superior a um qualquer depósito a prazo.

Porque razão os accionistas do BES não passaram para o Novo Banco e os obrigacionistas passaram?



Aproveito para deixar uma mensagem ao Sr.Carlos Costa e ao Sr.Vitor Bento:

Se a ideia desta separação era salvar o banco e castigar os accionistas incompetentes e prevaricadores, que se faça justiça sem ser injusto para com os pequenos accionistas (que não são mais do que contribuintes aforradores) que nenhuma responsabilidade têm em todo este processo de má gestão, e que ao contrário de outros mantiveram as suas posições não entrando em pânico (destruindo valor do banco), e que confiaram na supervisão (que falhou claramente).

Os pequenos accionistas são na grande maioria contribuintes, não merecem menos atenção/respeito que os outros investidores(Obrigacionistas,...), está nas vossas mãos salvar as poupanças de uma vida de muitos.

Peço que considerem também como BONS os pequenos accionistas e os transfiram para o Novo Banco.


Cumprimentos

O que eu tenho pena é que não saibas o que é ser um acionista e um obrigacionista de uma empresa....
Mais um tópico sobre o mesmo....
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1540
Registado: 17/2/2012 14:31

Accionista (BES) bom -> Banco Novo

por LittleInvestBES » 30/8/2014 16:00

Tenho lido muito sobre a "Falência" do BES, e a distribuição dos ativos, os não tóxicos (que afinal são quase todos) para o Good Bank (Novo Banco),
e os tóxicos para o Bad Bank (BES,SA).

Não deveria haver também uma separação de accionistas GOOD (pequenos) e BAD (qualificados) ?


EU pessoalmente sou um BOM ACCIONISTA, por exemplo nunca falhei um AC, acho que deveria ser transferido para o Good Bank (Novo Banco), ao contrário de outros accionistas (qualificados) que têm acesso a informação priviligiada e alguns até poderes de gestão, deveriam estar onde estão, no Bad Bank (BES,SA).

Se fizermos uma análise justa não existe muita diferença entre os pequenos accionistas dos BES e os obrigacionistas dos BES ou dos GES (Que compraram nos balcões do BES), ambos arriscaram no investimento com +/- risco à procura de uma margem superior a um qualquer depósito a prazo.

Porque razão os accionistas do BES não passaram para o Novo Banco e os obrigacionistas passaram?



Aproveito para deixar uma mensagem ao Sr.Carlos Costa e ao Sr.Vitor Bento:

Se a ideia desta separação era salvar o banco e castigar os accionistas incompetentes e prevaricadores, que se faça justiça sem ser injusto para com os pequenos accionistas (que não são mais do que contribuintes aforradores) que nenhuma responsabilidade têm em todo este processo de má gestão, e que ao contrário de outros mantiveram as suas posições não entrando em pânico (destruindo valor do banco), e que confiaram na supervisão (que falhou claramente).

Os pequenos accionistas são na grande maioria contribuintes, não merecem menos atenção/respeito que os outros investidores(Obrigacionistas,...), está nas vossas mãos salvar as poupanças de uma vida de muitos.

Peço que considerem também como BONS os pequenos accionistas e os transfiram para o Novo Banco.


Cumprimentos
 
Mensagens: 14
Registado: 30/8/2014 15:50

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Barão de Soestrova, Bing [Bot], HUGAF, icemetal, iniciado1, J.f.vieira, latbal, PAULOJOAO, Shift72, xzx e 448 visitantes