Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Montepio

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Montepio

por chico_laranja » 8/5/2015 10:06

A questão é semântica.

O capital é garantido?

Sim

Por quem?

Pela Associação Mutualista

Com o quê?

Com os bens da Associação Mutualista

Qual o total a garantir pela AM e qual o valor dos bens da AM? (pergunta que ninguém faz no balcão)

Aqui é que está o problema :evil:

O Artista Romeno (desculpem se estou a trocar o user) já colocou aí as contas.

Basicamente eles têm bens que mal dá para cobrir 1/10 do que seria necessário pois 9x% está aplicado na CEMG e rebentando o esquema a CEMG valerá algo próximo de zero.

Aos experts deste problema se quiserem coloquem por aqui os números certos sff.

Obrigado.
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.
 
Mensagens: 1351
Registado: 29/11/2007 2:37
Localização: Avanca

Re: Montepio

por rg7803 » 8/5/2015 8:05

Viste alguém até a data ser julgado/preso no caso do BES (tirando a comissão inquerito na AR)?
O "esquema" (gato por lebre) não é similar?

Por isso seguramente alguém pensou....."why not"!
“Buy high, sell higher...”.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4196
Registado: 1/5/2008 23:09
Localização: Almada.

Re: Montepio

por RPedroG » 8/5/2015 8:00

moppie85 Escreveu:
Artista Romeno Escreveu:
Pecunia...olet! Escreveu:Um dos produtos mutualistas actualmente em venda refere que 75% do capital será investido em depósitos e títulos de dívida e que são garantidos pelo Ativo da Associação Mutualista.

A questão que se me coloca é: dos cerca de 4 mil milhões de Euros de poupanças dos associados investidos pela AM, 1,5 mil milhões são "ações" do Montepio (dentro em breve serão 1,7 mil milhões) e 400 milhões são imobiliário (utilizado pelo Montepio). Ou seja, 2,1 mil milhões (quase 50% do montante) está investido em "ações" e imóveis. Mas afinal 75% não deveriam estar em depósitos e obrigações?


1,5mm que contabilisticamente valem menos 300m.... enfim notas de rodapé :lol: quando a malta perceber bem no que tem o dinheiro metido já será tarde :-$


esta visto q ainda vou arder os 150€ que tenho lá no "capital certo" ...


capital certo...
há uns meses atrás o meu gestor de conta tentou me "vender" isso do capital certo.
eu recusei.
o que achei curioso foi que ele disse-me por escrito que "o capital é garantido". Eu nao encontrei nada disso no prospecto e nao quis meter uma quantia elevadade numa associacao com o risco associado sem ter o capital garantido pela EU.

na minha opiniao ele deu uma informacao errada e acredito q muito gente possa ir na conversa. nao tenho paciencia nem tempo para perder, mas tendo o comprovativo por escrito a dizer "capital garantido" nao poderia causar um problema ao montepio visto andarem a mentir aos clientes?
 
Mensagens: 248
Registado: 31/7/2014 8:10

Re: Montepio

por moppie85 » 7/5/2015 20:31

Já agora:

Após as referidas transações, a CEMG passou a deter 12.409.924 Unidades de Participação, representativas de 6,20% do seu Fundo de Participação.
 
Mensagens: 1331
Registado: 15/4/2008 14:12

Re: Montepio

por moppie85 » 7/5/2015 20:27

Artista Romeno Escreveu:
Pecunia...olet! Escreveu:Um dos produtos mutualistas actualmente em venda refere que 75% do capital será investido em depósitos e títulos de dívida e que são garantidos pelo Ativo da Associação Mutualista.

A questão que se me coloca é: dos cerca de 4 mil milhões de Euros de poupanças dos associados investidos pela AM, 1,5 mil milhões são "ações" do Montepio (dentro em breve serão 1,7 mil milhões) e 400 milhões são imobiliário (utilizado pelo Montepio). Ou seja, 2,1 mil milhões (quase 50% do montante) está investido em "ações" e imóveis. Mas afinal 75% não deveriam estar em depósitos e obrigações?


1,5mm que contabilisticamente valem menos 300m.... enfim notas de rodapé :lol: quando a malta perceber bem no que tem o dinheiro metido já será tarde :-$


esta visto q ainda vou arder os 150€ que tenho lá no "capital certo" ...
 
Mensagens: 1331
Registado: 15/4/2008 14:12

Re: Montepio

por Artista Romeno » 7/5/2015 19:41

Pecunia...olet! Escreveu:Um dos produtos mutualistas actualmente em venda refere que 75% do capital será investido em depósitos e títulos de dívida e que são garantidos pelo Ativo da Associação Mutualista.

A questão que se me coloca é: dos cerca de 4 mil milhões de Euros de poupanças dos associados investidos pela AM, 1,5 mil milhões são "ações" do Montepio (dentro em breve serão 1,7 mil milhões) e 400 milhões são imobiliário (utilizado pelo Montepio). Ou seja, 2,1 mil milhões (quase 50% do montante) está investido em "ações" e imóveis. Mas afinal 75% não deveriam estar em depósitos e obrigações?


1,5mm que contabilisticamente valem menos 300m.... enfim notas de rodapé :lol: quando a malta perceber bem no que tem o dinheiro metido já será tarde :-$
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Montepio

por moppie85 » 7/5/2015 16:52

Pecunia...olet! Escreveu:Um dos produtos mutualistas actualmente em venda refere que 75% do capital será investido em depósitos e títulos de dívida e que são garantidos pelo Ativo da Associação Mutualista.

A questão que se me coloca é: dos cerca de 4 mil milhões de Euros de poupanças dos associados investidos pela AM, 1,5 mil milhões são "ações" do Montepio (dentro em breve serão 1,7 mil milhões) e 400 milhões são imobiliário (utilizado pelo Montepio). Ou seja, 2,1 mil milhões (quase 50% do montante) está investido em "ações" e imóveis. Mas afinal 75% não deveriam estar em depósitos e obrigações?



eles logo mudam o nome do produto para "obrigações subordinadas montepio" e fica tudo OK.
 
Mensagens: 1331
Registado: 15/4/2008 14:12

Re: Montepio

por Pecunia...olet! » 7/5/2015 12:57

Um dos produtos mutualistas actualmente em venda refere que 75% do capital será investido em depósitos e títulos de dívida e que são garantidos pelo Ativo da Associação Mutualista.

A questão que se me coloca é: dos cerca de 4 mil milhões de Euros de poupanças dos associados investidos pela AM, 1,5 mil milhões são "ações" do Montepio (dentro em breve serão 1,7 mil milhões) e 400 milhões são imobiliário (utilizado pelo Montepio). Ou seja, 2,1 mil milhões (quase 50% do montante) está investido em "ações" e imóveis. Mas afinal 75% não deveriam estar em depósitos e obrigações?
 
Mensagens: 163
Registado: 5/11/2014 11:45

Re: Montepio

por Artista Romeno » 6/5/2015 19:42

vamos lá falar um bocadinho de montepio :mrgreen: é sempre um prazer...
obviamente que o que foi dito atras tem toda a razão de ser, a AM vai ficar cada vez mais atascada num ativo que nos proximos anos nao vai dar dividendos nenhuns,quem tem dinheiro metido na AM que o tire imediatamente, o montepio está a entrar por caminhos muito perigosos, se o banco fosse flor que se cheirasse tinham aparecido investidores :wink:
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Montepio

por chico_laranja » 6/5/2015 17:44

Pecunia...olet! Escreveu:....
Alguém consegue imaginar: Se o Montepio sugerisse aos seus "clientes de retalho" comprar UP's do banco a 1 euro quando negoceiam a 0,79 e o aumento de capital é para tapar buracos, o que diriam os clientes?
Mas, e se o Montepio empacotar o referido aumento de capital dentro dos produtos mutualistas, supostamente garantidos e diversificados, e vendê-lo aos "clientes de retalho" referidos antes o que acontecerá? Nem mais. Estarão a comprar algo que se fosse totalmente transparente não comprariam. Mas desta vez temo que estarão a fazê-lo.


Estou a perceber bem esta historieta do Montepio?

O meu entendimento:

Basicamente isto é algo à lá subprime americano.

Pega-se num monte de papéis manhosos de 5ª categoria, faz-se um atado, embrulha-se e vende-se como papel de segunda e paga-se juros de papel de 3ª.

O comprador fica contente pois recebe um mais de juro em relação aos papéis de primeira e até tem um bónus pois recebe juros de papéis de 3ª quando aparentemente está a comprar papel de 2ª. No site até aparece lá capital garantido e tudo. Por outro lado o dono do papel manhoso fica contente pois está a conseguir colocar o papel de 5ª que não tem quem o queira no mercado e a pagar apenas juros de 3ª categoria.

Isto corre bem e é win-win até ao dia em que algo corre mal. Bastará a malta desconfiar um pouco mais e meia dúzia de abonados levantar o dinheiro de uma vez. A partir daí a manta é curta e desintegra-se.

Por isso as condições para levantamento antecipado estão cada vez menos atractivas e levam cada vez mais as pessoas a pensar se vale mesmo a pena levantar o guito de lá.

Estou a ver bem o filme ou estou a pintar a coisa demasiado preta?

DISCLAIMER: Não tenho nenhum interesse no MG (AM e CE) Isto é apenas para tentar perceber o que se passa pois tenho conhecidos que são "associados" e andam apreensivos com estas historietas sobre o Montepio e o caso BES/GES ainda está fresco na memória das pessoas.
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.
 
Mensagens: 1351
Registado: 29/11/2007 2:37
Localização: Avanca

Re: Tomas correia safa amigos nas unidades participação

por cavaleri » 6/5/2015 14:10

Artista Romeno Escreveu:
Pecunia...olet! Escreveu:
Artista Romeno Escreveu:http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/ACPR55155.pdf :lol:

o montepio anda a comprar up a gente graúda fora de bolsa e já tem quase 5% daquilo está bonito está, é que apos o novo ac as up vao ficar todas diluidas... :mrgreen:


Talvez fizesse sentido que, numa situação em que necessita de aumentar capital, solicitasse aos reguladores e supervisores que lhe permitissem suspender a obrigação de fazer de market maker das UP. Caso contrário arrisca-se a comprar muito mais, dependendo das condições do novo aumento de capital. Mas um mercado em em se aceita que seja o emitente (ou uma empresa do grupo) a fazer de market maker das suas próprias "ações" pode dar nisto. Naturalmente que esta decisão teria consequências muito complicadas: na ausência do MG para comprar as UP, o preço das mesmas desceria muito mais até que se tornasse tentador para outros investidores.

E as obrigações subordinadas com as condições alteradas também devem andar a ser compradas pelo banco ou pela Associação Mutualista.


Hoje atacou mais já vai em 5,42 % quanto mais compra, mais capital precisa e o banif é outro que tal agora a administração nao se recandidata, nao fecha o plano de reestruturação com a ce, estes dois bancos deviam ter sido intervidos a serio aquando da troika e com motivo obvio incumprimento dos racios de capital


Claro salvava-se o BES em prol do banif e do Montepio, salva-se muita gente inteligente.

http://joaorendeiro.com/wordpress/?p=2234
 
Mensagens: 1204
Registado: 31/12/2014 0:41

Re: Montepio

por Pecunia...olet! » 6/5/2015 13:31

O Montepio anunciou o aumento de capital de 200 milhões de Euro. Será subscrito pela Associação Mutualista e feito através das UP's. As razões para que o aumento de capital ser feito através das UP em vez do capital Institucional ficam no segredo do... conselho de administração.

Mas várias questões se colocam:
- se as UP's existentes negoceiam a 0,79 (preço definido pelo Montepio, pois é o único comprador), porque a Associação Mutualista (AM) aceita pagar 1 euro por cada ação? Emitir capital de um banco em apuros com prémio é revelador.
- de onde virá o dinheiro para a AM comprar as UP? Dos balcões do Montepio, que terão de vender mais 200 milhões de produtos mutualistas...

Um coisa é certa. Nenhum banco em Portugal se pode gabar de tal feito. Ter uma base de 650,000 accionistas é um feito notável. Ainda que a maior parte deles não faça ideia que as suas poupanças estão investidas em "ações" do Montepio.

Mas o cúmulo é: aumento de capital reservado a investidores institucionais.
Esses investidores institucionais "são" a Associação Mutualista. Mas a Associação Mutualista não é mais do que as poupanças dos 650,000 mil associados. Se existisse um critério para ilustrar os "investidores de retalho" ou "investidores não qualificados", creio que os associados da Associação Mutualista seriam o melhor exemplo. Sem qualquer juízo de valor. São pessoas honestas e trabalhadoras que confiaram as suas poupanças de uma vida a uma instituição. Que lhes "garante" segurança e diversificação. Mas que não lhes mostra o risco real dos seus investimentos. E que neste caso serão tratados como "institucionais".

Alguém consegue imaginar: Se o Montepio sugerisse aos seus "clientes de retalho" comprar UP's do banco a 1 euro quando negoceiam a 0,79 e o aumento de capital é para tapar buracos, o que diriam os clientes?
Mas, e se o Montepio empacotar o referido aumento de capital dentro dos produtos mutualistas, supostamente garantidos e diversificados, e vendê-lo aos "clientes de retalho" referidos antes o que acontecerá? Nem mais. Estarão a comprar algo que se fosse totalmente transparente não comprariam. Mas desta vez temo que estarão a fazê-lo.
 
Mensagens: 163
Registado: 5/11/2014 11:45

Re: Tomas correia safa amigos nas unidades participação

por Artista Romeno » 29/4/2015 19:40

Pecunia...olet! Escreveu:
Artista Romeno Escreveu:http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/ACPR55155.pdf :lol:

o montepio anda a comprar up a gente graúda fora de bolsa e já tem quase 5% daquilo está bonito está, é que apos o novo ac as up vao ficar todas diluidas... :mrgreen:


Talvez fizesse sentido que, numa situação em que necessita de aumentar capital, solicitasse aos reguladores e supervisores que lhe permitissem suspender a obrigação de fazer de market maker das UP. Caso contrário arrisca-se a comprar muito mais, dependendo das condições do novo aumento de capital. Mas um mercado em em se aceita que seja o emitente (ou uma empresa do grupo) a fazer de market maker das suas próprias "ações" pode dar nisto. Naturalmente que esta decisão teria consequências muito complicadas: na ausência do MG para comprar as UP, o preço das mesmas desceria muito mais até que se tornasse tentador para outros investidores.

E as obrigações subordinadas com as condições alteradas também devem andar a ser compradas pelo banco ou pela Associação Mutualista.


Hoje atacou mais já vai em 5,42 % quanto mais compra, mais capital precisa e o banif é outro que tal agora a administração nao se recandidata, nao fecha o plano de reestruturação com a ce, estes dois bancos deviam ter sido intervidos a serio aquando da troika e com motivo obvio incumprimento dos racios de capital
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Montepio

por GervasioLopes » 29/4/2015 14:24

Continuo a achar que apesar da diluição é capaz de ser melhor para a própria AM a entrada de investidores institucionais, que coloquem alguma ordem/profissionalismo/procura pelo lucro que não abunda na CEMG.

Mas concordo contigo, para a AM é fundamental reduzir despesa, e tornar as restantes empresas do grupo muito mais eficientes e vá...nem que seja 1 euro, mas a dar lucro! Senão não vão lá... :shame:
 
Mensagens: 85
Registado: 13/4/2015 14:22

Re: Montepio

por Pecunia...olet! » 29/4/2015 13:13

Winddays Escreveu:Fala-se que o Rabobank vai entrar no capital. Talvez finalmente tenham alguém na administração que perceba deste negócio.
Cps


A dificuldade é a forma como poderia ser feito. Através de UP sem direito de voto não me parece. E não sei se os estatutos permitem aumentar o capital institucional sem ser feito pela Associação Mutualista. A solução poderia ser um novo fundo com direito de voto e nomeação de administradores. Mas nesse caso teria de se criar um mecanismo para permitir que os actuais accionistas minimizar efeitos de eventual diluição.

Mas admito que a maioria dos investidores institucionais ficarão de cabelos em pé quando confrontados com os negócios entre a Associação Mutualista e banco. E as razões porque são feitos.

Quem quer investir num banco que tem como missão "sustentar" a Associação Mutualista? A Associação capta dinheiro através do banco (ou seja, está a canibalizar os produtos do próprio banco). Depois a Associação investe esse dinheiro no banco (em depósitos, obrigações e capital). Afinal para que serve esta intermediação da Associação Mutualista? Porque é que o banco não convence os clientes a investir directamente no banco? Sobretudo porque quando os convence a comprar os produtos mutualistas (que têm risco quase exclusivo do banco Montepio Geral) está a convence-los a abdicar de dois mecanismos de proteção: o Fundo Garantia Depósitos e o Sistema de Indemnização de Investidores a que teriam direito se investissem directamente no banco em vez de o fazer através da Associação Mutualista.

Em resumo, o banco Montepio tem que se sustentar a si próprio e ainda tem que sustentar todos os negócios da Associação Mutualista.
 
Mensagens: 163
Registado: 5/11/2014 11:45

Re: Tomas correia safa amigos nas unidades participação

por Pecunia...olet! » 29/4/2015 12:38

Artista Romeno Escreveu:http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/ACPR55155.pdf :lol:

o montepio anda a comprar up a gente graúda fora de bolsa e já tem quase 5% daquilo está bonito está, é que apos o novo ac as up vao ficar todas diluidas... :mrgreen:


Talvez fizesse sentido que, numa situação em que necessita de aumentar capital, solicitasse aos reguladores e supervisores que lhe permitissem suspender a obrigação de fazer de market maker das UP. Caso contrário arrisca-se a comprar muito mais, dependendo das condições do novo aumento de capital. Mas um mercado em em se aceita que seja o emitente (ou uma empresa do grupo) a fazer de market maker das suas próprias "ações" pode dar nisto. Naturalmente que esta decisão teria consequências muito complicadas: na ausência do MG para comprar as UP, o preço das mesmas desceria muito mais até que se tornasse tentador para outros investidores.

E as obrigações subordinadas com as condições alteradas também devem andar a ser compradas pelo banco ou pela Associação Mutualista.
 
Mensagens: 163
Registado: 5/11/2014 11:45

Re: Montepio

por Artista Romeno » 29/4/2015 8:45

Winddays Escreveu:Fala-se que o Rabobank vai entrar no capital. Talvez finalmente tenham alguém na administração que perceba deste negócio.
Cps

isso e tal e qual como a guine equatorial no banif....... :D
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Montepio

por Winddays » 28/4/2015 22:49

Fala-se que o Rabobank vai entrar no capital. Talvez finalmente tenham alguém na administração que perceba deste negócio.
Cps
 
Mensagens: 38
Registado: 4/1/2014 11:55

Tomas correia safa amigos nas unidades participação

por Artista Romeno » 28/4/2015 20:49

http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/d ... R55155.pdf :lol:

o montepio anda a comprar up a gente graúda fora de bolsa e já tem quase 5% daquilo está bonito está, é que apos o novo ac as up vao ficar todas diluidas... :mrgreen:
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Montepio

por Pecunia...olet! » 23/4/2015 18:32

Artista Romeno Escreveu:O montepio pagar 3,8% pelos depositos da casa mae, não acho muito gravoso, revela os problemas da AM em gerar retorno, mas passa.....a casa mãe ganhar 1 e a filha perder 4 ou ganhar0,5 e a filha perder 3,5 é igual é intragrupo o saldo anula-se, só os das unidades de participação é que ficam a arder, mas isso que se lixe quem lhes mandou comprar esse produto inovador :mrgreen:

a chave é que a participação na cemg não está refletida ao justo valor como referi o que faria os cp da AM serem muito menores

7) para o gervasio :mrgreen: mete 200m e exige ficar com a percentagem relativa justa atendendo à avaliação pela tangivel dos capitais proprios... e isso manda os cp da AM, para valores ridiculos :?: pois manda mas é a vida...e isso vai acontencer, estamos em Portugal nao vai, a nao ser que se fale muito na tv do montepio
7.1) aposto que o montepio vai emprestar dinheiro a uns artistas tipo a ongoing na pt para tomarem a participação


Capitais próprios muito menores e possivelmente próximos de zero.

Como não existem contas consolidadas publicadas, o meu comentário seguinte é apenas um cenário hipotético, baseado na informação já disponibilizada.
No final de 2013 o capital próprio (base consolidada) da Associação Mutualista era 447 milhões. Assumindo um prejuízo em torno dos 150/180 milhões para 2014 (que não deve andar longe da realidade pois só do Montepio são 88% dos 187 milhões de prejuízo). Abatendo 180 milhões aos capitais de 2013 ficaria com cerca de 260 milhões de capital. Ora, nestas condições qualquer imparidade, por reduzida que seja, na posição do capital no Montepio faz desaparecer a totalidade dos capitais da AM...

Já agora, o que justifica que um banco que precisa de aumentar o capital continue a comprar capital próprio em bolsa (através da recompra da UP's)?
Ah, Será porque não existe mais ninguém interessado em comprá-lo?
 
Mensagens: 163
Registado: 5/11/2014 11:45

Re: Montepio

por Artista Romeno » 23/4/2015 18:12

O montepio pagar 3,8% pelos depositos da casa mae, não acho muito gravoso, revela os problemas da AM em gerar retorno, mas passa.....a casa mãe ganhar 1 e a filha perder 4 ou ganhar0,5 e a filha perder 3,5 é igual é intragrupo o saldo anula-se, só os das unidades de participação é que ficam a arder, mas isso que se lixe quem lhes mandou comprar esse produto inovador :mrgreen:

a chave é que a participação na cemg não está refletida ao justo valor como referi o que faria os cp da AM serem muito menores

7) para o gervasio :mrgreen: mete 200m e exige ficar com a percentagem relativa justa atendendo à avaliação pela tangivel dos capitais proprios... e isso manda os cp da AM, para valores ridiculos :?: pois manda mas é a vida...e isso vai acontencer, estamos em Portugal nao vai, a nao ser que se fale muito na tv do montepio
7.1) aposto que o montepio vai emprestar dinheiro a uns artistas tipo a ongoing na pt para tomarem a participação
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Montepio

por Pecunia...olet! » 23/4/2015 16:19

A entrevista do Tomás Correia é reveladora. Um conjunto de respostas que são contrariadas por factos e números.

Começa a entrevista a dizer que o banco Montepio não é comparável com os outros bancos para tentar minimizar os números dos prejuízos, para durante toda a entrevista apresentar inúmeras vezes como justificação de que comparado com o sector estava bem ou melhor. Pois, comparável quando dá jeito e não comparável quando não dá.

Alguns dos pontos (e números!) que eu realçaria.
Negou os números das contas consolidadas da Associação Mutualista (AM). À afirmação do jornalista de que a AM perdeu 335 milhões de euros em 2013, respondeu: "Não perdeu! Ganhou! 71 milhões de Euros se a memória não me falha."
Sim, perdeu. As contas estão publicadas. A tabela abaixo mostra esses os valores. Os -335 milhões referidos pelo jornalista incluíam os interesses minoritários.

Imagem

E insiste que a AM tem 800 milhões de reservas. Mas não se conseguem encontrar estes 800 milhões nas contas da AM. A exigência de contas consolidadas existe para alguma coisa. Mas a contabilidade tem destas coisas. Transformar prejuízos em lucros não é das mais louváveis, mas quando gestores recorrem a este estratagema nas suas respostas é um sinal de alerta. Sinal de que querem esconder a realidade. Creio ser razoável substituir os “?” na tabela por um valor algures entre -150 e -200 milhões no resultado líquido e o respectivo reflexo nos capitais próprios. Esta atitude de esconder a realidade é patente na forma com as contas da AM são divulgadas no site: as contas individuais são facilmente acessíveis. As consolidadas é preciso procurar que estão algures escondidas no site...

Negou a exposição da AM ao Montepio: o jornalista afirma que 88% dos activos da AM estão investidos no banco Montepio. Resposta do Tomás Correia: "Essas contas estão mal feitas! Os ovos não estão todos no mesmo cesto!" Pois é, as contas estão bem feitas e ele sabe melhor do que ninguém que estão bem feitas. Estão nas contas que ele publicou. A negação que assumiu em direto não abona a favor da sua credibilidade enquanto gestor. Infelizmente o jornalista não lhe perguntou porque era tão generoso na remuneração dos depósitos da Associação Mutualista.

Alteração das condições das emissões de dívida subordinada. Esta eu considero uma pérola. À afirmação do jornalista a descrever as alterações propostas responde: "Não é isso!". Mas é isso, sim senhor. O jornalista limitou-se a constatar as alterações propostas. Para depois garantir que, apesar de os termos serem alterados, de forma a que os juros poderão não ser pagos nas datas definidas (passando para a maturidade), os juros serão pagos nas datas inicialmente definidas. Não acontecer isso é uma "possibilidade meramente académica". Ahah! Claro, afinal a maioria destas obrigações já deve estar na carteira da AM... Mas como se isso não bastasse, diz que os atuais detentores beneficiam da "garantia de taxas de juro elevadas" nessas obrigações. O homem deve andar confundido. Como os juros delas são indexados à Euribor, nos últimos anos estas obrigações pagaram juros inferiores a 2% a.a. Isto é uma taxa elevada para dívida subordinada de um emitente com um rating BB/B2 para dívida sénior(Fitch e Moody’s)? Esta afirmação dele é mais do que negar a realidade ou atirar areia para os olhos dos outros.

Realçou a capacidade de gerar liquidez para substituir os 35% de financiamento externo que tinha em 2007. Parte desta substituição está no financiamento que os associados da AM estão a fazer sem saber (ilustrado pela exposição da AM) e a outra parte veio do Banco Central Europeu. Porque não o admitiu desta forma simples e transparente?

Jornalista: "O Finibanco foi um mau negócio."Resposta: “Está completamente enganado”. Justificou com diversificação do imobiliário e ficou por aí. Nada sobre resultados obtidos com esta compra.

Nos outros temas: imparidades, pressão do Banco de Portugal, auditorias, fundo de participação, aumento de capital, etc, como são mais subjetivos fica ao critério de cada um.
 
Mensagens: 163
Registado: 5/11/2014 11:45

Re: Montepio

por Primvs » 23/4/2015 15:34

manchini Escreveu:Boas,

Confesso que ontem que não vi com muita atenção a entrevista.
Mas em bastantes momentos vi esta imagem, e outras ainda mais explicitas.
A linguagem gestual é tramada...

Só me lembrei agora por causa desta noticia:
http://economico.sapo.pt/noticias/fraud ... 16735.html

Estou a brincar... eu nem tenho lá nenhum dinheiro.

Manchini


O que é que ele está a dizer?
É da vida...
 
Mensagens: 2983
Registado: 6/2/2007 16:36
Localização: Alverca

Re: Montepio

por manchini » 23/4/2015 15:26

Boas,

Confesso que ontem que não vi com muita atenção a entrevista.
Mas em bastantes momentos vi esta imagem, e outras ainda mais explicitas.
A linguagem gestual é tramada...

Só me lembrei agora por causa desta noticia:
http://economico.sapo.pt/noticias/fraud ... 16735.html

Estou a brincar... eu nem tenho lá nenhum dinheiro.

Manchini
Anexos
montepio.jpg
montepio.jpg (26.28 KiB) Visualizado 9389 vezes
E no final do dia a quantidade de ações no mercado é a mesma...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 583
Registado: 29/11/2007 11:56
Localização: Carnaxide

Re: A realidade do Montepio

por GervasioLopes » 23/4/2015 15:01

Artista Romeno Escreveu:...
3) os impostos diferidos têm um prazo para ser usados normalmente 6 anos, 12 anos após 2013 ou 14 e depois expiram/perdem valor, o montepio só pode usar isso contra lucros e não é ah tenho 186m de prejuizo toma lá 186m de impostos diferidos, pode usar apenas na % de imposto que ia pagar = taxa de imposto* resultado antes de imposto ( e por x não é na totalidade, logo assumi que o montepio ia ter em 6 anos cerca de 500m de lucro, dado que a taxa de irc vai descer ( parece me que pedir mais que isto já é muito e já tou a ser muito
otimista)
...
7) o aumento de capital da AM no montepio é simples a AM tira 200m dos depositos, enfia como capital e o saldo é 0 nao tem impacto contabilistico, o problema é que a associação vai ficando cada x mais agarrada ao montepio, mas isso é outra musica, desde que nao exigam o dinheiro deixa rolar........ :oh:


3) Percebi mal este ponto, porque quando disseste que eles tinham 300M de impostos diferidos mas que só iam realizar 100M, eu estava a perguntar porque é que não iriam realizar por exemplo os 186M (se tiverem esse lucro nos próximos anos)..mas acho que agora já percebi :wink:

7) A pergunta aqui é outra.. eu julgo que há um mecanismo na sequencia de 2012 que impede a distribuição de dinheiro (nos bancos só?) pelos seus accionistas em caso de prejuízo/falta de capital para rácios. Mas não estou certo. Percebo que isso seja fácil de contornar no caso do montepio, porque na verdade a distribuição q eles estão a fazer (por exemplo o montepio poup. complementar estão a propor 2,5% para 2014) é na AM e essa pelo menos para efeitos contabilisticos auditados pela maravilhosa KPMG ( :twisted: ) deu lucro. Agora devia alguém pedir explicações sobre a remuneração acima da média da CEMG às aplicações da AM. Como diz o/a Pecunia com os empréstimos interbancários em mínimos históricos (Euribor12meses a 02-01-2015 0,323%), como é possível estar a remunerar a AM a 3,80%? Prémio de risco do emitente sobre depósitos de 3,477%? É que se o é...é estranho (emitente com demasiado risco??). Se não é...é estranho na mesma (emitente a distribuir dinheiro de outra forma, tendo dado prejuizo??).
Relativamente aos clientes a CEMG está a remunerar a AM 68% acima (nos depósitos). Uma coisa é tratar bem o dono...mas isto é capaz de ser demais..?! :-k

Dito isto parece pela entrevista que eles preparam-se para aumentar o capital (possivelmente junto de investidores institucionais)...de uma maneira ou de outra a AM vai perder exposição à CEMG?
 
Mensagens: 85
Registado: 13/4/2015 14:22

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Aguia__RED, Aprapr, Bing [Bot], Cem pt, Lisboa_Casino, Masim , Nuno V, Olhar Leonino, Opcard, PAULOJOAO e 131 visitantes