Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Montepio

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Montepio

por chico_laranja » 4/4/2017 12:06

gfaseed Escreveu:http://joaorendeiro.com/wordpress/?p=2553


Quem diz a verdade nua e crua assim não merece castigo (pelo menos por dizer essa verdade).

Só lá tem ainda o dinheiro quem anda distraído ou então não percebe muito destas coisas de banca..... coisa comum em grande parte dos mutualistas pois tem forte base junto das populações idosas.

O problema é que muitas vezes os actores principais enrolam a conversa de forma a que poucos percebam o que se passa.

Ainda hoje de manhã era ouvir o Costa a enrolar na entrevista na Renascença e em não querer falar de "banco mau" mas sim em "veículo" ou "instrumento".... coisa que o repórter lhe respondeu com algo como...."veículo e instrumento são termos técnicos que grande parte das pessoas não perceberão" e continuou a chamar-lhe banco mau respondendo o Costa com veículo.... enfim.... uma salganhada que se tornou imperceptível para muitos.

Um bom exemplo nessa entrevista de como a semântica enrola a coisa e torna algo de compreensão difícil mas alcançável em tecniquês apenas para meia dúzia perceber... isso os os NPLs ou lá o que é que o repórter traduziu para quem ouvia em "crédito mal parado ou de difícil cobrança".

Hoje de manhã ainda me ri um pouco com estes jogos de palavras.... embora tenha noção que é um rir para não chorar pois quando rebentar é mais uns 5-10 cêntimos/L no combustível, mais umas taxinhas e comissões no banco para pagar mais uns milhões ao tal fundo de resolução, mais uns impostos aqui e ali, mais uma nova taxa por litro de ar respirado ou por cada passo dado na via pública (pois para andar de carro ou mota já se paga IUC logo era só acrescentar IUC para bicicletas e peões).
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.
 
Mensagens: 1351
Registado: 29/11/2007 2:37
Localização: Avanca

Re: Montepio

por gfaseed » 31/3/2017 12:58

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 90
Registado: 24/2/2017 13:53

Re: Montepio

por Tourso » 28/3/2017 2:37

chico_laranja Escreveu:Basicamente é das duas uma:
- Depósito a prazo na CEMG que é coberto pelo Fundo de Garantia de Depósitos e neste caso apenas e só até 100k€ está "garantido". Convém é verificar se está abrangido de forma inequívoca e explícita nos papéis que vos deram na subscrição não vá terem um seguro de capitalização em vez de um DP :-#
- Tudo o resto - Lotaria que no caso de dar asneira origina mais uma associação de indignados :evil:

Daqui a uns tempos é preciso uma nova associação: Associação dos Contribuintes Indignados e Espoliados. É que é meio Portugal a pagar ao outro meio fora os que estão fora mas tinham cá o guito a render de forma valente :wall:



É o que penso também: que " papéis" deram a muita gente? Velhos e sobretudo desconhecedores deste tipo de esquema.
O Chico_Laranja tem razão.
Vai haver forçosamente muitos depenados neste processo.

Passado tanto tempo indigno- me com muitos jornalistas, que não estão de boa-fé na forma de relatar as notícias.
Dizem que não tem nada a haver com o BES/ GES. Eu fui cliente e associado da cemg e da ammg: banco e mutualista.

Assim como ninguém foi ao GES subscrever directamente produtos​, ninguém foi à Mutualista fazer igual acção.
A menos que me engane, tudo foi feito nos respectivos bancos: BES e CEMG.

Como se sabe o accionista do Banco Montepio é a Mutualista , a qual tem uma exposição de 90% (será?) com o banco.
Todo este drama, está a ser abafado.

O BP quer " resguardar" o banco do seu accionista, cuja supervisão é do ministério do trabalho (penso que ainda se mantém).

E os que subscreveram produtos do GES, perdão, da Associação Mutualista, aos balcões do BES, perdão, do Montepio Geral?

São definitivamente tratados como BEStas : problema do governo, o qual quando vir o que está no fundo do tacho, vai cobrir? Não acredito. Qual o valor da Mutualista?

É um desfilar de corrupção e incompetência: cada governo que passa traz consigo um zombie. Este é do PS.

Este os Costas ( os dois) já o deviam ter resolvido: ou foi moeda de troca/ défice para não vir à tona? Venda Novo Banco?

Mas vai ter de se resolver. Não vai ser bonito. Mas está S.Tomás a confortar-nos.

O património imobiliário a cair de podre , numa cidade faminta de casas...
Morei numa. Metade do prédio devoluto em zona nobre. 5 M a arder...A Finibancar-se em Montepês. Malparado? É mais um. E como não é privado nem público...

Isto é explicado aos portugueses? Não. Nem convém. Como...Como a CGD.
Vi com espanto e posso estar mais uma vez enganado: o Gomes Ferreira na SIC, a dizer que o juro era em função do que a TroikaPassos, tinha aplicado à banca Portuguesa. A jornalista abanava a cabecita em aquiescência, mas não lhe perguntou se esses mesmos juros não engordaram o orçamento do Estado, em vez de terem ido parar a privados...
Foi proibido a participação de aforradores por parte do BCE. Porquê? Complexo de entender aos balcões? Não, ó Mário meu Dragaozito, nós de produtos complexos de venda em balcões somos peritos, pois temos o BP que nos protege.

No meu tempo, havia por certo presentes de aniversário em Certificado de Aforro,( que uma pessoa os destruiu pois era cara a sua manutenção..) era uma maneira de financiar o Estado e não estes abutres político/financeiros.

Esta pseudo democracia (há mais países) nunca terá o meu respeito.

A honra de um Homem reside no seu trabalho. Estas poupanças que estão a ser roubadas a três gerações, são como um atentado à memória desse trabalho.

Não merecíamos isto.
 
Mensagens: 180
Registado: 18/6/2014 22:31

Re: Montepio

por Pousada » 27/3/2017 20:56

Obrigado.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 310
Registado: 20/5/2006 11:13
Localização: Berço de Portugal

Re: Montepio

por Pata-Hari » 26/3/2017 16:26

À partida os PPRs são património autónomo, ou seja, está fora do balanço do banco (os activos que lá estão dentro não pertencem ao banco). Mas cuidado com os activos que lá estão. Imagina que estão á activos "arriscados"....

E sim, podem ser transferidos para outros bancos e terás que escolher que PPR queres usar no banco para onde os enviares.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: Montepio

por Pousada » 26/3/2017 16:19

Alguém me sabe dizer o que acontece aos PPR feitos ao balcão do Montepio?
Os PPR são garantidos por quem? ou não têm garantia?
Os PPR podem ser transferidos para outros bancos?

Desde já o meu obrigado
Pousada
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 310
Registado: 20/5/2006 11:13
Localização: Berço de Portugal

Re: Montepio

por gfaseed » 23/3/2017 12:51

A garantia é de Eugénio Rosa, vogal do conselho geral e de supervisão do Montepio, ao jornal i: estão investidos cerca de 3500 milhões de euros em produtos de risco da associação mutualista. Ao contrário dos tradicionais depósitos a prazo, parte do investimento está canalizado em produtos mutualistas e, portanto, não salvaguardados pelo Fundo de Garantia — este fundo protege apenas aplicações até cem mil euros por depositante. Outra parte dos 3500 milhões de euros está investida em produtos de capitalização.

http://observador.pt/2017/03/23/montepi ... -de-risco/

Auch!

Verdade seja dita, que Engénio Rosa é o que mais tem falado desta situação desde 2015.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 90
Registado: 24/2/2017 13:53

Re: Montepio

por chico_laranja » 21/3/2017 20:36

Basicamente é das duas uma:
- Depósito a prazo na CEMG que é coberto pelo Fundo de Garantia de Depósitos e neste caso apenas e só até 100k€ está "garantido". Convém é verificar se está abrangido de forma inequívoca e explícita nos papéis que vos deram na subscrição não vá terem um seguro de capitalização em vez de um DP :-#
- Tudo o resto - Lotaria que no caso de dar asneira origina mais uma associação de indignados :evil:

Daqui a uns tempos é preciso uma nova associação: Associação dos Contribuintes Indignados e Espoliados. É que é meio Portugal a pagar ao outro meio fora os que estão fora mas tinham cá o guito a render de forma valente :wall:
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.
 
Mensagens: 1351
Registado: 29/11/2007 2:37
Localização: Avanca

Re: Montepio

por Beruno » 21/3/2017 20:09

lion heart, as aplicaçoes da mutualista nunca tiveram assim tanta diferença, em termos de juros, para os depositos a prazo. a diferença nao chegava a 1% para os depositos a prazo, para a mesma maturidade. os beneficios que teem por ser de longo prazo, tal como os seguros de capitalizaçao. é o irs mais reduzido, e a entrega de parte da valorizaçao extra que possa haver. sempre que subscrevi, acabaram por dar sempre um pouco mais que os juros iniciais

e la está, nao é um deposito a prazo. é a mesma coisa que subscreverem um seguro de capitalizaçao numa seguradora
 
Mensagens: 637
Registado: 10/7/2013 21:39

Re: Montepio

por jgut » 21/3/2017 19:58

soso Escreveu:Obrigado pelas vossas respostas, mas a minha dúvida mantém-se neste aspecto :

DP estão sempre salvaguardados (caso do BPN, BES, Banif......), julgo eu.... mesmo aqueles que eram superiores a 100K :!:


Logo quem é cliente Montepio, tem que saber exactamente esta coisa :

- subscreveu DP na CEMG ou ou foi "encaminhado" para MGAM através de um qq veículo, com um qq nome (que não um DP)


É este o busílis da questão, certo :?:

Obrigado.

N.B: não tenho (infelizmente :lol: :lol: :lol: :lol: ), qualquer dinheiro no Montepio, mas um amigo emigrado em França tem :!:


O meu também era um depósito a prazo, contudo era "coberto" apenas pela mutualista.... e até pagava um juro de 4,75 a 5 anos com possibilidade de movimentação no final de cada ano sem perda dos juros desse ano... agora pensa. :idea:
"Ter paciência é difícil, mas o resultado é gratificante."
Jean-Jacques Rousseau

Qual a dor que escolhes?
A da DISCIPLINA ou do Arrependimento?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1614
Registado: 27/3/2014 21:50

Re: Montepio

por ZeNovato » 21/3/2017 14:05

Beruno Escreveu:Não, a associação mutualista deve ser vista como um fundo de pensões, e os sócios são donos desse fundo, ao mesmo tempo que teem la o seu dinheiro investido. O problema da associação mutualista é que anda a enterrar quase todo o dinheiro que tem (4,3 biliões que neste momento valem 4,1) no banco Montepio, um dos seus ativos. O problema é que esse ativo que já ocupa cerca de 85% do cash da mutualista, não está a gerar juros. Ou seja, são os restantes 15% que teem que gerar juros para pagar tudo, desde despesas com pessoal, aos juros a pagar aos associados

A política de aplicações da mutualista devia de ser ao contrário, mais prudente, estilo 85% dívida e 15% em ações e imobiliário. E neste momento é ao contrario



Obrigado Beruno, com esta explicação acho que já compreendi o que se passa. Não sou cliente do banco nem associação mas tenho familiares que o são e com produtos da associação.
Ou seja, a ver se percebi, não deixa de ser como um fundo mal diversificado :-" . Assim com uma explicação para uma pessoa mais ou menos burra como eu. É isso? Uma espécie de fundo apenas com um ativo (banco montepio em 85%) e este caindo...... lá se vai o fundo!
 
Mensagens: 289
Registado: 8/3/2014 19:34

Re: Montepio

por Lion_Heart » 21/3/2017 13:37

soso Escreveu:Caldeireiros, que a situação não é famosa já se sabe à uns anos....

( deu no que deu.... manifestações de inocentes).


Obrigado.


No meu ponto de vista esses "inocentes" são uma minoria , a maioria sabe muito bem o que fez. É a chamada ganancia , se os depósitos a prazo davam por exemplo 1% e "estes" 5 ou 6% algum problema tinham. Mas agora claro dá jeito serem todos "lesados" e o PS ajuda a festa.
A solução era esta:

http://observador.pt/2017/01/27/bpi-con ... estimento/
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 7051
Registado: 6/11/2002 22:32
Localização: Toquio

Re: Montepio

por soso » 21/3/2017 13:35

Obrigado pelas vossas respostas, mas a minha dúvida mantém-se neste aspecto :

DP estão sempre salvaguardados (caso do BPN, BES, Banif......), julgo eu.... mesmo aqueles que eram superiores a 100K :!:


Logo quem é cliente Montepio, tem que saber exactamente esta coisa :

- subscreveu DP na CEMG ou ou foi "encaminhado" para MGAM através de um qq veículo, com um qq nome (que não um DP)


É este o busílis da questão, certo :?:

Obrigado.

N.B: não tenho (infelizmente :lol: :lol: :lol: :lol: ), qualquer dinheiro no Montepio, mas um amigo emigrado em França tem :!:
Editado pela última vez por soso em 21/3/2017 13:41, num total de 2 vezes.
1886 – Estátua da Liberdade; oferecida pelos Franceses como aniversário do 1º século de independência dos EUA
A estátua era um símbolo da democracia e das leis
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2024
Registado: 4/2/2008 13:37
Localização: Coimbra

Re: Montepio

por Thoth » 21/3/2017 13:09

jgut Escreveu:O melhor é fazerem como eu fiz há um ano atrás e, juntamente do gestor de conta, questionar: "o meu deposito a prazo está coberto pelo fundo de resolução ou pela associação mutualista? ". Em função da resposta decidir da melhor forma. :wink:


Não basta questionar, o melhor é pedir um documento assinado e carimbado pelo gestor.
Assim não cai na tentação de mentir ...

Cumprimentos e bons negócios
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1925
Registado: 29/9/2016 16:38
Localização: Antigo Egito

Re: Montepio

por jgut » 21/3/2017 13:03

O melhor é fazerem como eu fiz há um ano atrás e, juntamente do gestor de conta, questionar: "o meu deposito a prazo está coberto pelo fundo de resolução ou pela associação mutualista? ". Em função da resposta decidir da melhor forma. :wink:
"Ter paciência é difícil, mas o resultado é gratificante."
Jean-Jacques Rousseau

Qual a dor que escolhes?
A da DISCIPLINA ou do Arrependimento?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1614
Registado: 27/3/2014 21:50

Re: Montepio

por soso » 21/3/2017 12:20

Caldeireiros, que a situação não é famosa já se sabe à uns anos....

Eu acho esta situação muito idêntica ao BES / GES .Todos os cliente fizeram aplicações nos balcões do BES, mas alguns tiveram a "sorte " de fazer DP no BES (ficaram a salvo), enquanto outro "foram encaminhados" para o papel comercial dos GES e afins ( deu no que deu.... manifestações de inocentes).

Corrijam-me, se eu estiver enganado :

quem fez aplicações no balcão do Montepio e lhe venderam (CEMG), está relativamente "descansado" ; já quem fez aplicações no balcão do Montepio e foi "encaminhado" para MGAM, terá muitos motivos para coçar a cabeça, no mínimo....

Obrigado.
1886 – Estátua da Liberdade; oferecida pelos Franceses como aniversário do 1º século de independência dos EUA
A estátua era um símbolo da democracia e das leis
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2024
Registado: 4/2/2008 13:37
Localização: Coimbra

Re: Montepio

por Beruno » 21/3/2017 11:39

Não, a associação mutualista deve ser vista como um fundo de pensões, e os sócios são donos desse fundo, ao mesmo tempo que teem la o seu dinheiro investido. O problema da associação mutualista é que anda a enterrar quase todo o dinheiro que tem (4,3 biliões que neste momento valem 4,1) no banco Montepio, um dos seus ativos. O problema é que esse ativo que já ocupa cerca de 85% do cash da mutualista, não está a gerar juros. Ou seja, são os restantes 15% que teem que gerar juros para pagar tudo, desde despesas com pessoal, aos juros a pagar aos associados

A política de aplicações da mutualista devia de ser ao contrário, mais prudente, estilo 85% dívida e 15% em ações e imobiliário. E neste momento é ao contrario
 
Mensagens: 637
Registado: 10/7/2013 21:39

Re: Montepio

por ZeNovato » 21/3/2017 9:11

Bom dia pessoal,

A ver se percebi o que se passa no Montepio.
Os clientes até 100k por titular do banco estão mais ou menos descansados desde que tenham DP. Os clientes da Associação com produtos da mesma deveriam ter mais atenção e conhecer o risco que correm.
Agora a questão que coloco é.... Sendo uma Associação os donos são os Associados certo? Então os Associados são donos dos bens da Associação (sejam bens imoveis ou mobiliários). Esses bens não cobrem os depósitos dos clientes da Associação?
Uma pergunta super estupida......... A associação mutualista não é equiparada com a VANGUARD, onde os donos desta são os fundos e por sua vez os clientes?
 
Mensagens: 289
Registado: 8/3/2014 19:34

Re: Montepio

por alvaroB » 20/3/2017 15:39

Pelo o que sei, o que irei receber em Maio não me paga preocupações e o que lá tenho sim, isso pode pagar preocupações e outras coisas.
Esta semana irei ao banco falar com eles para terminar a aplicação e tenho de resolver onde o irei aplicar (poderei entrar finalmente nas ETF's).

Confesso que desconhecia esta grande diferença entre o banco Montepio e a Mutualista, principalmente o facto de as aplicações mutualistas não terem salvaguarda. São pessoas cheias de confiança.
 
Mensagens: 190
Registado: 21/1/2017 12:56

Re: Montepio

por chico_laranja » 20/3/2017 13:11

alvaroB Escreveu:Esta agora do Montepio está-me a criar dúvidas. Tenho uma aplicação Mutualista já há alguns anos que vence em Maio e onde eu já contava retirar nessa altura.
O problema é saber se posso esperar até Maio e tirar o valor com os juros deste ano ou tirar já... é que é uma quantia agradável. :roll:


Apenas tu saberás se o que em princípio irás receber de juro em Maio paga a preocupação de hipoteticamente poderes perder uma boa parte do dinheiro caso isto dê para o torto, ou pelo menos não lhe veres a cor nos próximos anos e ver-te enredado num novelo caso o MG caia.

Pessoalmente neste caso acho que preferia perder um pequeno ganho que uma grande perda..... até parece que estou a falar de acções e não de pseudo depósitos a prazo :oh:

Agora o ponto mais sério e dejá vu cá no burgo é quem é quem? Quem cai e quem é arrastado? O Banco arrastando a Mutualista ou o inverso? Estas são as perguntas mais sérias pois para o comum dos mortais isto é um e apenas um: Montepio Geral e nem sabem bem que aquilo são 2 coisas distintas (Mutualista+Banco/CE) e apenas 1 dos lados tem a paz de espírito chama Fundo de Garantia dos Depósitos :-k ).

Pessoalmente neste género de coisas devia de ser proibido o cruzar de nomes para não haver confusões entre banco e "coisas" paralelas nos incautos inocentes que nesta altura serão acima de tudo os velhotes que vêm apenas o Goucha e a Fátima Lopes durante o dia (e deste grupo muitos estão no MG).... os outros têm todos presente na cabeça e na carteira BANIFs, BES, BPNs, BPPs entre outros..... isto para não acrescentar a CGD que também deu o breco mas os ACs são sempre assegurados pelos accionistas do costume..... via impostos :evil:
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.
 
Mensagens: 1351
Registado: 29/11/2007 2:37
Localização: Avanca

Re: Montepio

por alvaroB » 20/3/2017 9:40

Esta agora do Montepio está-me a criar dúvidas. Tenho uma aplicação Mutualista já há alguns anos que vence em Maio e onde eu já contava retirar nessa altura.
O problema é saber se posso esperar até Maio e tirar o valor com os juros deste ano ou tirar já... é que é uma quantia agradável. :roll:
 
Mensagens: 190
Registado: 21/1/2017 12:56

Re: Montepio

por Primvs » 20/3/2017 9:15

negociosbolsa81 Escreveu:De qualquer forma se se der a queda os depósitos até 100.000 eur estão cobertos certo ? :shock:


legalmente sim...empiricamente nao :mrgreen:

PS- vai ver o valor de depositos que existem na Caixa Economica e o valor que existe no Fundo de Garantia de Depositos
É da vida...
 
Mensagens: 2983
Registado: 6/2/2007 16:36
Localização: Alverca

Re: Montepio

por negociosbolsa81 » 20/3/2017 2:11

De qualquer forma se se der a queda os depósitos até 100.000 eur estão cobertos certo ? :shock:
Devagarinho devagarinho, vai enchendo o papo da galinha de ovos de ouro... :)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 461
Registado: 29/3/2012 18:17
Localização: Porto

Re: Montepio

por rg7803 » 20/3/2017 1:11

“Buy high, sell higher...”.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4196
Registado: 1/5/2008 23:09
Localização: Almada.

Re: Montepio

por Lion_Heart » 15/3/2017 13:45

Se o Montepio cair , vai ser como todos os outros anteriores , depois dos grandes sacarem a massa toda , quando os pequenitos chegarem lá já não tem nada , depois chega a resolução. O Montepio já anda assim desde 2015 ou antes.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 7051
Registado: 6/11/2002 22:32
Localização: Toquio

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: bento.jp13, Google Feedfetcher, niceboy e 143 visitantes