Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

papel comercial rio forte e bsi

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: papel comercial rio forte e bsi

por jopsilveira » 5/11/2014 18:52

Novo Banco prepara solução de longo prazo para papel comercial

Instituição já está a trabalhar numa solução para compensar os clientes de retalho que perderam aplicações em papel comercial do GES. Em cima da mesa está uma proposta que, no longo prazo, permite recuperar o capital investido.


Artigo completo:
:arrow: https://drive.google.com/file/d/0B8Jvtw ... hZSnM/view
Editado pela última vez por jopsilveira em 6/11/2014 1:01, num total de 4 vezes.
 
Mensagens: 309
Registado: 5/8/2014 20:53

Re: papel comercial rio forte e bsi

por Pedro Filipe Santos » 5/11/2014 16:31

se fosse o novobanco não pagava nada têm o produto da venda dos activos da insolvente para receber :mrgreen:
 
Mensagens: 42
Registado: 10/5/2014 23:35

Re: papel comercial rio forte e bsi

por Cem pt » 5/11/2014 16:23

Daqui a pouco só fica a faltar o Novo Banco obrigar os clientes do papel comercial a sujeitarem-se aos detetores de mentiras a instalar em cada balcão para comprovar se estão a dizer a verdade, que tristeza...

É assim que querem captar a "simpatia" de clientes antigos? E como vão buscar os novos que tanto precisam, dando 2,5% ao ano como cenoura?
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3141
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

Re: papel comercial rio forte e bsi

por migmig » 5/11/2014 16:11

Se não querem pagar, até posso compreender e aceito.

Agora com o argumento de que só quem prove ter sido enganado...não. Palhaçada.

Não devia existir uma linha correcta, um dado financeiro correcto nos prospectos assinados.

Os dodos financeiros nos prospectos estavam todos falseados...

Enganados foram todos!!! Todos que compraram qualquer forma de divida do grupo.
 
Mensagens: 164
Registado: 17/10/2014 16:06

Re: papel comercial rio forte e bsi

por policarpinho » 5/11/2014 15:38

Boas tardes!

Esta noticia vale o que vale, não passa de " chapa 5 " só para vender jornais.

Penso que já ninguém liga a esta fantochada.

Abraço
 
Mensagens: 89
Registado: 9/9/2014 0:48

Re: papel comercial rio forte e bsi

por Santa Maria » 5/11/2014 14:03

Boas,
Economia/Política00:05
Novo Banco vai indemnizar clientes enganados com dívida do GES
FILIPE ALVES E ANTÓNIO COSTA
00:05
Novo Banco vai indemnizar clientes enganados com dívida do GES
Novo Banco prepara plano que prevê indemnizar clientes que tenham investido de forma pouco informada, ou que o banco considere estratégicos. Plano depende de OK dos reguladores.
O Novo Banco quer propor aos supervisores, até ao final do ano, uma solução para os clientes de retalho do antigo BES, que investiram entre 500 e 700 milhões de euros em papel comercial da Rioforte e da Espírito Santo International (ESI). Ao que o Diário Económico apurou, a solução deverá prever o pagamento de indemnizações apenas aos clientes que, comprovadamente, tenham comprado ‘gato por lebre'. Mas também a outros clientes que o banco queira compensar, por serem importantes para a sua estratégia comercial.
Esta possibilidade está prevista na medida de resolução do BES, que foi decretada pelo Banco de Portugal (BdP) a 3 de Agosto, já que o Novo Banco não herdou as dívidas da Rioforte e da ESI. Mas requer, ainda assim, a ‘luz verde' do BdP e CMVM.

O Novo Banco quer ter a palavra final em relação à escolha dos clientes que serão indemnizados: não terão direito a compensações os clientes que não consigam provar que não sabiam o que estavam a comprar, ou que não sejam seleccionados para o efeito. Para decidir quem será indemnizado, a instituição liderada por Eduardo Stock da Cunha vai realizar uma análise ao universo de cerca de cinco mil clientes (com aplicações que, em média, se situam entre 150 e 200 mil euros), que investiram em papel comercial daquelas duas holdings do GES.

Em causa estão entre 500 e 700 milhões de euros em dívida de curto-prazo da Rioforte e da ESI, que foi colocada junto de clientes de retalho durante a gestão de Ricardo Salgado. Antes da resolução, esta dívida estava garantida por um penhor de 700 milhões de euros que foi entregue ao BES pela sua accionista Espírito Santo Financial Group (ESFG), por determinação do Banco de Portugal (BdP) Mas as sucessivas insolvências do ESFG, da Rioforte e da ESI, juntamente com a resolução do BES, fizeram tábua rasa desta garantia. A qual, aliás, consistia num activo (a seguradora Tranquilidade) que não valia 700 milhões de euros, mas cerca de metade deste montante.
Resolução prevê que banco não é responsável pela dívida
Ao contrário do que sucede no caso da dívida sénior do BES, de cujo reembolso o Novo Banco ficou responsável, a dívida da Rioforte e da ESI não passou para a instituição liderada por Stock da Cunha. A medida de resolução decretada pelo BdP prevê que "todas as obrigações ou outros títulos representativos de dívida não emitidos pelo BES devem ser reembolsados pelos respectivos emitentes, uma vez que são estes os devedores dos créditos relativos a esses títulos ou obrigações".

Ou seja, a dívida em questão deve ser reembolsada pela Rioforte e pela ESI, não pelo Novo Banco. Apenas os casos em que os clientes tenham sido induzidos em erro serão da responsabilidade do banco. Nestes casos, o Novo Banco procurará chegar a acordo com os clientes lesados, para o pagamento de uma indemnização. Mas o Novo Banco tem ainda a possibilidade de propor um acordo semelhante aos clientes que tenha interesse em preservar, mesmo que não tenham sido lesados.

"Eventuais propostas de tratamento dos clientes de retalho que detenham estes instrumentos, de que o Novo Banco não é devedor, e que se revelem importantes para a preservação da relação de confiança com os clientes, dependem de condições que têm de ser definidas pelo Conselho de Administração do Novo Banco", refere a mesma deliberação do BdP.
Adianta: "Estas condições têm de dar cumprimento às recomendações já emitidas pelo Banco de Portugal, devendo, em particular, assegurar um impacto positivo ou neutro ao nível dos resultados, rácios de capital e posição de liquidez do Novo Banco".

Este processo vai permitir, a prazo, a redução das provisões que foram constituídas para acautelar o pagamento desta dívida subscrita por clientes de retalho. Este impacto potencialmente positivo não será incluído no balanço zero da instituição. E poderá ser contrabalançado por outros impactos, negativos, que possam surgir nos próximos meses.
Não foi possível obter esclarecimentos do Novo Banco até ao fecho da edição.
 
Mensagens: 599
Registado: 28/1/2009 15:18
Localização: 3

Re: papel comercial rio forte e bsi

por fundof » 1/11/2014 11:44

Bom dia

Acho que nesta altura isto dos inventários,dos modelos e desenhos das soluções não passa tudo de uma treta

Vamos aos factos: Ja faz tres meses a resolução da criação do Novo Banco,mandaram apenas um comunicado do dia 14 de agosto relacionado com Obrigacões,divida ges e acções preferenciais.
Desde dai mais nada,primeiro demonstra a falta de respeito que têm com os clientes,segundo o inventário não demora tanto tempo devem estar a verificar mais alguns aspectos que não saem para fora.
Neste momento o que banco resolveu:
2º Semana de Agosto-Desbloqueio de Produtos estruturados
10 de Setembro-Obrigações senior ou seja Bes ordem(compra e venda de obrigações)
29 de Setembro-Resolução encontrada para séries comerciais e Ost
Até agora falta resolver Gdc,papel comercial e poupança plus(Acções preferenciais)
Cumprimentos
 
Mensagens: 126
Registado: 6/8/2009 12:13
Localização: 10

Re: papel comercial rio forte e bsi

por Jaws_PC » 1/11/2014 10:38

oK Amigo........................obrigado

Mas continuo a achar estranha aquela "ausência".


Abraço
 
Mensagens: 35
Registado: 25/10/2014 9:00

Re: papel comercial rio forte e bsi

por Optimiza » 1/11/2014 3:16

Jaws_PC Escreveu:O comunicado do Novo Banco de 14/8/2014 sobre o papel comercial, desapareceu misteriosamente do site do Novo Banco ( eu pelo menos já não o encontro em lado nenhum )..................inocente???!!

Não me parece.

"Comunicado do Novo Banco sobre o Papel Comercial
O Novo Banco está determinado em comprar aos clientes de retalho do Novo Banco o
papel comercial da ESI e RioForte, subscritos na rede de retalho do BES até 14 de
Fevereiro de 2014, tal como fora anteriormente afirmado pelo BES.
Este processo sofreu algum atraso, face ao que era desejado pelo Novo Banco, atendendo
à necessidade de acerto de algumas questões técnicas com o Banco de Portugal,
nomeadamente salvaguarda de obrigações prudenciais e de outras obrigações que
resultaram do próprio processo de resolução.
O Novo Banco conta ter todas essas questões resolvidas, com o Banco de Portugal, num
curto prazo, para apresentar aos clientes propostas comerciais de compra do referido
papel comercial."


JAWS, Tudo Ok e acessível! Procedimentos legais, declarações, comunicados e deliberações, com provisões efectivas e autorização do BP - estamos na fase em que o banco de Portugal aprecia o elenco/validação de clientes nacionais de retalho BES e BEST para ESI e Rioforte (emitidas até 14 de fev), do impacto e da montagem da solução ( via emissão obrigacionista de dívida novo banco ou depósitos a prazo ou papel commercial).

Links apenas do que foi produzido no dia 14/8 pelo Banco de Portugal e pleo Novobanco sobre o seu compromisso perante o papel commercial rioforte e esi

Anexo o Link do referido Comunicado oficial do Novobanco
http://www.novobanco.pt/site/cms.aspx?s ... &attach=No
http://webcache.googleusercontent.com/s ... clnk&gl=pt

Site do Novobanco (Faq's)
Qual é a implicação da criação do NOVO BANCO para clientes com investimento em Papel Comercial (ESI, Rio Forte)?
O Papel Comercial emitido pela ESI e Rio Forte transitam para o NOVO BANCO, e este mantém a intenção de assegurar o reembolso, na maturidade, do capital investido pelos seus clientes não institucionais junto das redes comerciais do Grupo BES de então.
http://www.novobanco.pt/Site/cms.aspx?p ... obj=660137

Deliberação do banco de Portugal de 14/8 doc. em pdf)
Ponto 3º alínea b) Nao pode ser feito qualquer pagamento sem que o Banco de Portugal aprecie o conteudo de
urn inventario exaustivo dos titulos de divida emitida por entidades do Grupo Espirito Santo
( desagregado por tipo de instrumento, individualizando o papel comercial, e emitente,
autonomizando a ESI e a Rioforte) detidos, por clientes de retalho de entidades que integrem
o grupo Novo Banco, SA, a data de 14 de fevereiro de 2014 e que se encontrem ainda por
liquidar. Este inventario deve ser acompanhado de um sumario que descreva de forma
precisa a operacao de compensayao e os respetivos impactos;
http://www.bportugal.pt/pt-PT/OBancoeoE ... 40814.aspx

cumps, perseu
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Re: papel comercial rio forte e bsi

por Jaws_PC » 31/10/2014 22:27

O comunicado do Novo Banco de 14/8/2014 sobre o papel comercial, desapareceu misteriosamente do site do Novo Banco ( eu pelo menos já não o encontro em lado nenhum )..................inocente???!!

Não me parece.

"Comunicado do Novo Banco sobre o Papel Comercial
O Novo Banco está determinado em comprar aos clientes de retalho do Novo Banco o
papel comercial da ESI e RioForte, subscritos na rede de retalho do BES até 14 de
Fevereiro de 2014, tal como fora anteriormente afirmado pelo BES.
Este processo sofreu algum atraso, face ao que era desejado pelo Novo Banco, atendendo
à necessidade de acerto de algumas questões técnicas com o Banco de Portugal,
nomeadamente salvaguarda de obrigações prudenciais e de outras obrigações que
resultaram do próprio processo de resolução.
O Novo Banco conta ter todas essas questões resolvidas, com o Banco de Portugal, num
curto prazo, para apresentar aos clientes propostas comerciais de compra do referido
papel comercial."
 
Mensagens: 35
Registado: 25/10/2014 9:00

Re: papel comercial rio forte e bsi

por fundof » 31/10/2014 16:56

:shock:

Discutam mas com argumentos por favor

Cumprimentos
 
Mensagens: 126
Registado: 6/8/2009 12:13
Localização: 10

Re: papel comercial rio forte e bsi

por Ulisses Pereira » 29/10/2014 19:38

O nível de debate nestetópico (dos dois lados) é demasiado baixo. Olhem para o que escrevam e pensam se é esta a postura que devem ter num espaço publico de opinião.
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: papel comercial rio forte e bsi

por jopsilveira » 29/10/2014 19:28

E lá voltamos... :wall:
 
Mensagens: 309
Registado: 5/8/2014 20:53

Re: papel comercial rio forte e bsi

por Sr_SNiper » 29/10/2014 19:16

A única coisa que rebenta nos mercados financeiros é a carteira de quem não quer aprender.
Um forte abraço.
Julgo que mais explicações são neste momento desnecessárias, já está tudo escrito
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

Re: papel comercial rio forte e bsi

por policarpinho » 29/10/2014 18:52

Deixem a reacção a falar sozinhos, pode ser que inchem e rebentem.

Abraço
 
Mensagens: 89
Registado: 9/9/2014 0:48

Re: papel comercial rio forte e bsi

por policarpinho » 29/10/2014 18:49

OK!
 
Mensagens: 89
Registado: 9/9/2014 0:48

Re: papel comercial rio forte e bsi

por bike1 » 29/10/2014 16:59

bike1 Escreveu:ok


ok
 
Mensagens: 26
Registado: 7/4/2010 10:43
Localização: 15

Re: papel comercial rio forte e bsi

por bboniek33 » 29/10/2014 16:08

Sr_SNiper Escreveu:Que tipo de pessoa diz que todos deviam ser indemnizados pelo estado? ?? Que tipo d é pessoa? ?? Se fosse o meu sobrinho de 5 anos ainda desculpava, agora pessoas adultas? ??
Haja paciência.
Então eu tenho uma barbearia, o meu toc engana me e foge com o meu dinheiro, não paga os impostos nem a segurança social, os meus clientes que me compram champôs nao me pagam e fogem e eu vou querer que o estado me indemnize?
Por amor da Santa.
Pensem um pouco antes de escrever disparates
E por favor, não interessa se é as poupanças da vida, se é velhinho ou doente, que eu sabia a legislação nao diz que se for doente é assim e se for saudavel a resolução de falência é diferente.
Esses argumentos só mostram o quanto as pessoas sabem, que neste caso, é nada.
E vou ficar por aqui, dizendo que não faz sentido o estado indemnizar me pelas minhas subordinadas do bes, nem tal me passou pela cabeça em nenhum momento


Claro. Ee um caso "de poliicia" a ser resolvido pela Justic,a. Foram contractos livremente constituidos entre particulares e a Banca, devendo o eventual dolo ser avaliado judicialmente.

Pretender que seja "o Estado" a cobrir os prejuizos so manifesta ignorancia.

A complexidade do desfalque fara o caso arrastar-se durante muitos anos. Ja estamos habituados a essas demoras na Justica portuguesa.
Imagem
 
Mensagens: 2713
Registado: 22/4/2003 23:12

Re: papel comercial rio forte e bsi

por Sr_SNiper » 29/10/2014 15:49

Que tipo de pessoa diz que todos deviam ser indemnizados pelo estado? ?? Que tipo d é pessoa? ?? Se fosse o meu sobrinho de 5 anos ainda desculpava, agora pessoas adultas? ??
Haja paciência.
Então eu tenho uma barbearia, o meu toc engana me e foge com o meu dinheiro, não paga os impostos nem a segurança social, os meus clientes que me compram champôs nao me pagam e fogem e eu vou querer que o estado me indemnize?
Por amor da Santa.
Pensem um pouco antes de escrever disparates
E por favor, não interessa se é as poupanças da vida, se é velhinho ou doente, que eu sabia a legislação nao diz que se for doente é assim e se for saudavel a resolução de falência é diferente.
Esses argumentos só mostram o quanto as pessoas sabem, que neste caso, é nada.
E vou ficar por aqui, dizendo que não faz sentido o estado indemnizar me pelas minhas subordinadas do bes, nem tal me passou pela cabeça em nenhum momento
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

Re: papel comercial rio forte e bsi

por bike1 » 29/10/2014 13:58

ok
Editado pela última vez por bike1 em 29/10/2014 16:57, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 26
Registado: 7/4/2010 10:43
Localização: 15

Re: papel comercial rio forte e bsi

por Jaws_PC » 29/10/2014 9:38

cliente1 Escreveu:Mas que grande confusão vai para aqui. Por alguma razão não recebi a notificação de que este tópico tinha actualizações e hoje levo com 4 páginas novas :wall:

O que vou escrever não tem muito a ver com o papel comercial, mas queria só dizer que me parece que quando não sabemos alguma coisa e existe quem nos queira ensinar, que o devemos aproveitar. E neste tópico em particular tenho aprendido com os "ensinamentos" de vários users (por exemplo o Sniper e o Moopie85), pois eu era era claramente um "ignorante", mas depois de perceber qual a profundidade dessa ignorância quis deixar de o ser (penso que já o sou menos um bocadinho :mrgreen: ).

Obviamente que percebo a posição de quem tem papel comercial e a vontade de o receber, mas parece-me que é importante "aprender as regras" para numa próxima vez não cair na mesma asneira (ou pelo menos, se cair saber naquilo que se estava a meter). Pelo menos é como eu vejo as coisas...


Concordo em absoluto................. o grande problema é que essas regras foram gravemente e dolosamente quebradas por quem vendeu o produto, e para não perder tempo nem a vossa paciência explicando isso, leiam com atenção os posts do colega Perseu.............volto a dizer, por alguma razão BP, CMVM, BES e Novo Banco, garantem o reembolso dessas aplicações através de vários comunicados já referidos, já para não falar na tal provisão............................com isto não quero dizer que vou receber o que tanto me custou a ganhar na vida ( o que me parece que deixa alguns felizes ) , e continuo a achar que de uma forma ou outra TODOS deviam ser reembolsados, pq premeditamente tudo não passou de uma fraude, burla gigantesca, e quem tinha poder ( e sabia ) nada fez.
 
Mensagens: 35
Registado: 25/10/2014 9:00

Re: papel comercial rio forte e bsi

por cliente1 » 29/10/2014 9:25

Mas que grande confusão vai para aqui. Por alguma razão não recebi a notificação de que este tópico tinha actualizações e hoje levo com 4 páginas novas :wall:

O que vou escrever não tem muito a ver com o papel comercial, mas queria só dizer que me parece que quando não sabemos alguma coisa e existe quem nos queira ensinar, que o devemos aproveitar. E neste tópico em particular tenho aprendido com os "ensinamentos" de vários users (por exemplo o Sniper e o Moopie85), pois eu era era claramente um "ignorante", mas depois de perceber qual a profundidade dessa ignorância quis deixar de o ser (penso que já o sou menos um bocadinho :mrgreen: ).

Obviamente que percebo a posição de quem tem papel comercial e a vontade de o receber, mas parece-me que é importante "aprender as regras" para numa próxima vez não cair na mesma asneira (ou pelo menos, se cair saber naquilo que se estava a meter). Pelo menos é como eu vejo as coisas...
 
Mensagens: 232
Registado: 13/8/2014 17:30

Re: papel comercial rio forte e bsi

por Optimiza » 27/10/2014 21:02

Aine Escreveu:Ulrich: "Se quiserem que o BPI tenha mais clientes, então tratem mal os clientes do Novo Banco"

O presidente do BPI diz não perceber como é que ainda se discute se o Novo Banco deve reembolsar os clientes de papel comercial do Grupo Espírito Santo (GES).
"Se quiserem que o BPI tenha mais clientes, então tratem mal os clientes do Novo Banco. Faz-me impressão que, quase três meses volvidos sobre a resolução [do BES], esses temas ainda sejam motivo de discussão". Foi desta forma que Fernando Ulrich respondeu à questão sobre se o Novo Banco deve assegurar o reembolso do papel comercial dos clientes de retalho.

Desde a criação do Novo Banco "foram feitas afirmações quanto ao reembolso desses aforradores. E a expectativa de reembolso é reafirmada quando há provisões" para fazer face a esses compromissos, sublinhou Ulrich.

O banqueiro avisou ainda que "não recomendaria manter muitos clientes sem saber o que lhes vai acontecer", referindo-se aos clientes de retalho do Novo Banco que investiram em papel comercial do GES.

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... banco.html


O Presidente do BPI é de facto um TopManager íntegro. Seria um bom comprador do NovoBanco (até pelos rácios de capital do BPI), e faria recredibilizar a entidade adquirida! :clap:
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Re: papel comercial rio forte e bsi

por Aine » 27/10/2014 20:21

Ulrich: "Se quiserem que o BPI tenha mais clientes, então tratem mal os clientes do Novo Banco"

O presidente do BPI diz não perceber como é que ainda se discute se o Novo Banco deve reembolsar os clientes de papel comercial do Grupo Espírito Santo (GES).
"Se quiserem que o BPI tenha mais clientes, então tratem mal os clientes do Novo Banco. Faz-me impressão que, quase três meses volvidos sobre a resolução [do BES], esses temas ainda sejam motivo de discussão". Foi desta forma que Fernando Ulrich respondeu à questão sobre se o Novo Banco deve assegurar o reembolso do papel comercial dos clientes de retalho.

Desde a criação do Novo Banco "foram feitas afirmações quanto ao reembolso desses aforradores. E a expectativa de reembolso é reafirmada quando há provisões" para fazer face a esses compromissos, sublinhou Ulrich.

O banqueiro avisou ainda que "não recomendaria manter muitos clientes sem saber o que lhes vai acontecer", referindo-se aos clientes de retalho do Novo Banco que investiram em papel comercial do GES.

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... banco.html
 
Mensagens: 25
Registado: 23/3/2014 20:46

Re: papel comercial rio forte e bsi

por bboniek33 » 27/10/2014 20:15

moppie85 Escreveu:
...

Na minha opinião, o BdP nunca pensou que o buraco fosse tão grande e portanto pensou que as coisas se resolveriam através de cedencia de créditos e empréstimos intragrupo que iram levar a que no fim, o pagamento fosse feito por quem de facto emitiu a divida (tipo um remendo temporário). Só que correu mal, muito mal. E agora não sabem o que fazer... hehe... por um lado andaram a dizer que o NB iria pagar esses papeis (que valem pouco mais que zero) e isso abriria um buraco do tamanho de hoje e amanhã no NB (à custa do contribuinte e do restante sistema bancário), por outro lado, eu se fosse obrigacionista subordinado do BES ficava lixado (e se fosse uma grande empresa não deixava passar ao lado) - porque não tem qualquer sentido o BES/NB pagar divida de outra empresa e ele que tem divida directa (ok que é subordinada - mas é divida da empresa e não de terceiros) ser ultrapassado por um credor que não é da empresa.

A coisa para ser bem feita teria de ser sido:

- papel comercial pago pelas empresas que o emitiram. Não há dinheiro? Não se paga, trata-se de uma falência. Há suspeitas e provas de irregularidades sobre o BES/NB? Vai-se para tribunal - quem provar que houve fraude, depois de o provar, iria parar ao nivel correspondente na liquidação/resolução do BES.

- bes? Ardiam até onde tinha de arder e ficarmos com um banco neutro (sem estar em falência) - primeiro ardiam os accionistas, depois os obrigacionistas subordinados, depois os restantes, e, por fim os depositantes acima dos 100k€. É só seguir a ordem e ir queimando de acordo com isso, em vez de se estar a inventar.


Mas em Portugal, acha-se que as regras são muito complicadas de seguir... temos de inventar dividas que passam de empresa para empresa porque "sim" e porque "ah e tal foi vendido áquele balcão, por isso fui enganado", etc, etc, etc.

É por essas e por outras que investir em Portugal, vade retro!


Exacto.
Imagem
 
Mensagens: 2713
Registado: 22/4/2003 23:12

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Andre vez, Bing [Bot], m-m, Shimazaki_2 e 384 visitantes