Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Ansiedade no Trading: Actos que levam a níveis exagerados

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Ansiedade no Trading: Actos que levam a níveis exagerado

por Filipedv » 13/8/2014 18:48

Já que se falou em livros, alguém já leu este online?

http://www.livrodabolsa.com/downloads/L ... ecnica.pdf
 
Mensagens: 9
Registado: 26/3/2008 0:09

Re: Ansiedade no Trading: Actos que levam a níveis exagerado

por pcm1979 » 13/8/2014 17:09

Eu nem sei dar ordens de bolsa, fiz agora uma cagada :?

Tinha uma ordem de compra ao preço x. Vi na plataforma e no site investing que esse valor foi atingido, no entanto a ordem não foi executada.
Resolvi colocar uma ordem de compra com stop ao preço x :shock:
Como o preço estava acima do stop... pimba, executada. :roll:
 
Mensagens: 971
Registado: 26/7/2014 12:37
Localização: Braga

Re: Ansiedade no Trading: Actos que levam a níveis exagerado

por EuroSexy » 13/8/2014 14:23

Penso que ninguém quer estourar contas próprias ou alheias.
Eu, quando perco dinheiro num trade não me aflige e é para o lado que durmo melhor porque essa perda é o custo que eu previamente destino para fazer o negócio. É como pagar para tentar ganhar dinheiro. Quando dá, dá mesmo. Quando não dá, é esse o custo residual que pago.
Portanto, um ou dois trades perdedores não me aflige nada.
O que me aflige é pagar um preço acima do valor dos activos, ou entrar numa série consecutiva de trades perdedores. É importante saber sempre o rácio W/L.
 
Mensagens: 1004
Registado: 16/6/2014 0:01

Re: Ansiedade no Trading: Actos que levam a níveis exagerado

por bogos » 13/8/2014 13:56

Boa tarde...

O individuo que participa no mercado, em primeiro lugar nunca pensa no factor psicológico para entrar no mercado.
O individuo por norma, atira-se logo às ferramentas existentes (AF, AT, indicadores estatísticos, isotéricos, isotermicos, o diabo a quatro, etc) para participar no mercado.

O factor medo, ansiedade é aqui "quase tábua rasa", e que não o impedirá de entrar de imediato no mercado.
O factor preço do ativo é também um factor negligenciado, como também a alavancagem e capital a investir.

Grosso modo um participante no mercado no seu estado "virgem" investe porque o mercado é daquelas coisas que dá dinheiro e alimenta o ego.

Depois, acabarão mais cedo ou mais tarde por aparecer as amarguras, stresses, ansiedades, medos, receios, faltas expectativas, temores, tremores, horrores e finalmente.....desilusão total e perda irreparável.

Sinceramente que digo com certeza, que foi raro aquele indivíduo, raríssimo mesmo, que antes de entrar no mercado se questionou:
- Eu estou de plena consciência, e certo que ao fazer este negócio posso ficar sem nada.

Enquanto os indivíduos não colocarem a questão principal, a principal mesmo, não estarão preparados para superar os seus medos, quanto mais o mercado.

Quem assimilar esta fase, passará inevitavelmente a segunda, "e bem", que será então as (AF, AT, indicadores estatísticos, isotéricos, isotermicos, o diabo a quatro, etc). Aí tentará encontrar algo que o faça contrariar a primeira questão inicial., isto é, ser um participante no mercado tentando através dessas ferramentas não perder tudo, ou ganhar algum.

Uma pergunta simples que queria deixar aos participantes:

O que sentem quando perdem uma trade?

O que sentem quando estouram uma conta?

Deixo a MHO.

Cumprimentos
Um dos efeitos do medo é perturbar os sentidos e fazer que as coisas não pareçam o que são.
Miguel Cervantes
No outro lado de cada medo está a liberdade.
Marilyn Ferguson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2887
Registado: 29/12/2005 16:34
Localização: Porto

Re: Ansiedade no Trading: Actos que levam a níveis exagerado

por rsacramento » 13/8/2014 1:48

Artista Romeno Escreveu:bottom line invisto de acordo com o meu perfil, vais dizer ah mas entao tu nao jogas nos limites, pois nao nem quero jogar, por esse nivel de pressão nao o chutaria para fora e dava maus resultados

isso de jogar nos limites não tem a ver com ser-se um investidor racional, é mais para os carentes de adrenalina

assim, totalmente de acordo: conhecer-se a si mesmo, e se for caso disso, saber diversificar os investimentos, claro
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: Ansiedade no Trading: Actos que levam a níveis exagerado

por Artista Romeno » 13/8/2014 1:28

rsacramento Escreveu:isso, disciplinado e descontraído: na zone, portanto :lol:

e podes-te rir mas há um 5 :idea: que me faz ficar muito tranquilo, carteira diversificada alem daquilo que eu mexo por fundos e etf de classes e paises diversos, porque, porque se fizer porcaria nao ardi com a carteira toda, é muito simples esta agora se andas a jogar a tua riqueza toda na bolsa diretamente, claro a pressao é alta nao há como fugir ao tema..... agora se jogas dinheiro de um banco ou apenas uma parte penso que é mais gerivel, sendo impossivel ser nula,
precisamente por saber nao ser capaz de gerir a pressão de ter 50 ou 70% a meu cargo, só invisto diretamente uma percentagem tanto por acção como por pais que me sinto confortavel com a mesma e tenho sempre limites rigorosos ao peso de cada setor pais na carteira que normalmente anda a volta das 10 agora menos, e depois regra geral o modo como invisto nao requer decisões permanentes se reparares tirando agora o bcp, e mais um ou outro caso, nem eu quero esse tipo de aposta... porque porque essa pressão nao é para mim :mrgreen:

bottom line invisto de acordo com o meu perfil, vais dizer ah mas entao tu nao jogas nos limites, pois nao nem quero jogar, por esse nivel de pressão nao o chutaria para fora e dava maus resultados
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Ansiedade no Trading: Actos que levam a níveis exagerado

por O Alquimista » 13/8/2014 1:24

HJOR Escreveu:A caça não é feita de qualquer maneira.
Sempre que for possível ao MM baixar ou subir o preço, para caçar stop's (caso justifique) sem alterar a estrutura do movimento, ela será feita.
Por isso, sou da opinião, que se for caçado é porque colocou-se a jeito.


pois muito bem, esse é o conceito de caçada, mas o que eu quero é ver uma, aprender como se faz para mais tarde participar numa. Será que isso não se aprende nos livros de AT?
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Ansiedade no Trading: Actos que levam a níveis exagerado

por rsacramento » 13/8/2014 1:15

isso, disciplinado e descontraído: na zone, portanto :lol:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: Ansiedade no Trading: Actos que levam a níveis exagerado

por Artista Romeno » 13/8/2014 1:10

rsacramento Escreveu:
Artista Romeno Escreveu:regras unicas, nao vale inventar numa coisa facil

se fosse assim tão fácil não havia tantos estampanços :lol:

estabelecer um plano envolve muitas vertentes, desde o money management até aos critérios de saída, passando pelos critérios de entrada, colocação (ou não) do stop, concepção e execução da piramidagem, e por aí fora

eu nao disse que era facil fazer o plano isso nao é, agora ou és bom a cumpri-lo e a chutar a pressão para longe ou não és isso é chapa 3, tens um titulo a cair e começas a violar os stops, ou por exemplo no bpi eu podia ter insistido se me focasse so no ativo, mas tinha mesmo necessidade de me arriscar à trovoada claro que nao sai a ganhar e a seguir veio o tufão, nao sou o rei disto porque ja falhei mas que chutar a pressão e cumprir o plano desde que ele seja bom aumenta a rentabilidade e quase limpinho e quem me disse esta foi um profissional , agora se começas a sentir muitos sentimentos pelos ativos, violas o plano, acreditas deixa cair que ta barato vou reforçar so por isso e diluo preço medio BOU ACABOU :idea:
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Ansiedade no Trading: Actos que levam a níveis exagerado

por rsacramento » 13/8/2014 1:03

Artista Romeno Escreveu:regras unicas, nao vale inventar numa coisa facil

se fosse assim tão fácil não havia tantos estampanços :lol:

estabelecer um plano envolve muitas vertentes, desde o money management até aos critérios de saída, passando pelos critérios de entrada, colocação (ou não) do stop, concepção e execução da piramidagem, e por aí fora
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: Ansiedade no Trading: Actos que levam a níveis exagerado

por HJOR » 13/8/2014 0:58

O Alquimista Escreveu:
rsacramento Escreveu:conforme já disse acima, os stops mentais têm a vantagem de não serem caçados pelas expedições organizadas por quem sabe onde eles estão


haverá por aqui alguém que, estando do outro lado das trincheiras (não confundir com o outro lado da posição), seja capaz de explicar e mostrar como são organizadas essas expedições?


A caça não é feita de qualquer maneira.
Sempre que for possível ao MM baixar ou subir o preço, para caçar stop's (caso justifique) sem alterar a estrutura do movimento, ela será feita.
Por isso, sou da opinião, que se for caçado é porque colocou-se a jeito.
The trend is your friend until it ends. Until then, let the profits run.

Gann Rule #23: Never change your position in the market without a good reason.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1730
Registado: 29/11/2007 3:48
Localização: Torres Novas

Re: Ansiedade no Trading: Actos que levam a níveis exagerado

por rsacramento » 13/8/2014 0:53

a colocação dos stops prende-se também com a duração do trade; lembro-me de ter criado aqui no fórum um tópico que se chamava algo parecido com stops à moda do magee, e que alguns leitores se espantavam que nalguns casos o stop estava entre 30 a 50% do preço, e ter vindo o Cem explicar que essa colocação era perfeitamente aceitável, e até recomendável, dada a duração do trade
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: Ansiedade no Trading: Actos que levam a níveis exagerado

por O Alquimista » 13/8/2014 0:49

rsacramento Escreveu:conforme já disse acima, os stops mentais têm a vantagem de não serem caçados pelas expedições organizadas por quem sabe onde eles estão


haverá por aqui alguém que, estando do outro lado das trincheiras (não confundir com o outro lado da posição), seja capaz de explicar e mostrar como são organizadas essas expedições?
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Ansiedade no Trading: Actos que levam a níveis exagerado

por Artista Romeno » 13/8/2014 0:48

regras unicas, nao vale inventar numa coisa facil
1- ter um plano establecido
2- ser capaz de sacudir permanentemente a pressão, quem o fizer melhor menos erra
3- cumpra as 2 anteriores :mrgreen:
4- se não sacode a pressão vai dar trampa :oh:
Editado pela última vez por Artista Romeno em 13/8/2014 0:50, num total de 1 vez.
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Ansiedade no Trading: Actos que levam a níveis exagerado

por rsacramento » 13/8/2014 0:44

AntónioManuel Escreveu:No meu caso em relação aos stops, estou perfeitamente á vontade, consigo colocá-los com uma boa eficácia, acredito que a eficiência na sua colocação depende de conhecer a matriz do mercado, quando se tem uma ideia mental clara de como o mercado funciona e se faz uma boa leitura do que está a acontecer, a colocação do stop é fácil, pode até ser uma ajuda para definir se a abertura da posição envolve um risco aceitável ou exagerado e a partir daí decidirmos se devemos ou não abrir a posição.

o problema não é saber colocar stops, mas sim ter a disciplina de os activar
AntónioManuel Escreveu:no meu caso os stops mentais não funcionaram quando os utilizei.

conforme já disse acima, os stops mentais têm a vantagem de não serem caçados pelas expedições organizadas por quem sabe onde eles estão
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: Ansiedade no Trading: Actos que levam a níveis exagerado

por AntónioManuel » 12/8/2014 23:54

No meu caso em relação aos stops, estou perfeitamente á vontade, consigo colocá-los com uma boa eficácia, acredito que a eficiência na sua colocação depende de conhecer a matriz do mercado, quando se tem uma ideia mental clara de como o mercado funciona e se faz uma boa leitura do que está a acontecer, a colocação do stop é fácil, pode até ser uma ajuda para definir se a abertura da posição envolve um risco aceitável ou exagerado e a partir daí decidirmos se devemos ou não abrir a posição.
Mas aceito e acredito que há traders que possam ser lucrativos sem eles, no meu caso os stops mentais não funcionaram quando os utilizei.
Fortunes are made every year by those who take the time to learn to interpret charts properly. "O`Neil"
The chart is never wrong. Your interpretation of it however, that's a different story. "J.C.Parets"
Turn off the financial news and watch the charts, they tell the real story. "Steve Burns"
Each trade should end in only one of these ways, a small loss, a small win, a big win. Never a big loss or a huge loss. "Steve Burns"
Professional traders keep good records and have a trading journal to analyze their behavior to improve their edge. Tradeciety-Rolf
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1387
Registado: 17/4/2014 21:22

Re: Ansiedade no Trading: Actos que levam a níveis exagerado

por indian_joe » 12/8/2014 23:25

Boas

Excelente tópico! Sofro infelizmente da mesma ansiedade descrita pelo autor do tópico. Vou seguir a recomenação de compra do livro do M. Douglas. Este é um bom tópico para os mais experientes passarem aos que agora iniciaram ou tentam melhorar a controlar va ansiedade.

Abraço e parabéns pelo tópico António!
José Graça
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 161
Registado: 6/12/2013 18:57

Re: Ansiedade no Trading: Actos que levam a níveis exagerado

por rsacramento » 12/8/2014 20:27

O Alquimista Escreveu:
Sergon Escreveu:Desculpa RSacramento,

de facto quem cita o livro é o Alquimista, a quem peço o favor de indicar o sei título.


quem citou o livro foi o Cem pt, eu apenas citei a citação de forma rudimentar

nesse caso é mesmo o livro que te disse
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: Ansiedade no Trading: Actos que levam a níveis exagerado

por O Alquimista » 12/8/2014 20:19

Sergon Escreveu:Desculpa RSacramento,

de facto quem cita o livro é o Alquimista, a quem peço o favor de indicar o sei título.


quem citou o livro foi o Cem pt, eu apenas citei a citação de forma rudimentar
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Ansiedade no Trading: Actos que levam a níveis exagerado

por Sergon » 12/8/2014 20:13

Desculpa RSacramento,

de facto quem cita o livro é o Alquimista, a quem peço o favor de indicar o sei título.
 
Mensagens: 115
Registado: 8/12/2006 20:38

Re: Ansiedade no Trading: Actos que levam a níveis exagerado

por rsacramento » 12/8/2014 16:20

Sergon Escreveu:RSacramento,

Qual o título do livro do Larry Williams? É que tem vários e estou interessado em seguir o teu conselho.

Obrg.
SG

não estarás a confundir-me com outro? eu recomendei o M Douglas

mas o livro do L Williams creio que será o Long-term secrets to short-term trading

voltando aos stops mentais, se não existir disciplina, não há stop que valha, evidentemente

mas a sua utilização previne muitas caçadas aos stops que habitualmente ocorrem durante o período de negociação
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: Ansiedade no Trading: Actos que levam a níveis exagerado

por Sergon » 12/8/2014 15:48

RSacramento,

Qual o título do livro do Larry Williams? É que tem vários e estou interessado em seguir o teu conselho.

Obrg.
SG
 
Mensagens: 115
Registado: 8/12/2006 20:38

Re: Ansiedade no Trading: Actos que levam a níveis exagerado

por aaugustobb_69 » 12/8/2014 15:44

pcm1979 Escreveu:
aaugustobb_69 Escreveu: pensão


Pensam. :wink:

Eu penso que esse stop mental vai ser acionado muitas vezes. :lol:


Já entendi...estava a ser ironico.... :wall: :wall: :wall:

P.S. hoje estou mesmo a leste...

Abraços
 
Mensagens: 687
Registado: 29/11/2007 1:39
Localização: santa maria da feira

Re: Ansiedade no Trading: Actos que levam a níveis exagerado

por aaugustobb_69 » 12/8/2014 15:41

pcm1979 Escreveu:
aaugustobb_69 Escreveu: pensão


Pensam. :wink:

Eu penso que esse stop mental vai ser acionado muitas vezes. :lol:


Em relação ao erro ortografico não sei onde estava com a cabeça... :oops:

Em relação à minha estratégia, porque é que acha que vai ser acionado muitas vezes???...por outro lado se for acionado muitas vezes é sinal de disciplina ou não???...se esse stop fosse automático não seria pior???....para alem de muitas vezes ele ser acionado durante a sessão, e depois ficava ver a cotação a fechar acima do meu preço... :cry:

Abraços
 
Mensagens: 687
Registado: 29/11/2007 1:39
Localização: santa maria da feira

Re: Ansiedade no Trading: Actos que levam a níveis exagerado

por zecatreca_1 » 12/8/2014 15:39

pcm1979 Escreveu:
aaugustobb_69 Escreveu: pensão


Pensam. :wink:

Eu penso que esse stop mental vai ser acionado muitas vezes. :lol:

Nâo querias dizer NENHUMA vez?
Stops mentais é um "deixa andar".
Imaginando que está longo e a cotaçao desce:
"se passar daqui fecho...!"
e vai mesmo á zona....
"opá, pronto. Desço mais um pouco o stop entao..."
e continua a descer e a conta a sumir
"mau, ai cum carago...tou tramado...vou fechar o pc!"

:mrgreen:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1540
Registado: 17/2/2012 14:31

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Bing [Bot], jprgodinho, navaldoc, Nuno V, Opcard, smog63, Xacal e 140 visitantes