Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BES - A LUTA

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BES - A LUTA

por fausto1 » 6/8/2014 3:26

Olá a todos!
Estou solidário convosco. Por princípio e porque sou também vítima do roubo/expropriação, ou wathever...
Sou também advogado.
Independemente da opinião que tenho sobre a legalidade (por todos apregoada) da mediada de resolução adoptada pelo BdP (parece-me, no mínimo, forçada se não ilegal), julgo que neste momento a prioridade é atacar o último aumento de capital e os seus responsáveis. Queremos que nos devolvam o dinheiro que metemos no Banco há um mês e meio, sob falsas permissas.
Um abraço.
 
Mensagens: 12
Registado: 15/5/2014 0:54

Re: BES - A LUTA

por GUNNY » 6/8/2014 2:44

mp69 Escreveu:Posso dar-te uma simples indicação uma vez que te acabaste de inscrever. Carregas na página 1 deste tópico. Lês todos os posts, repetes para a página 2 e seguintes. No fim garanto-te que ficas mais esclarecido. Acaba também por ser um exercicio de informação util para os teus futuros negócios.... informação.


Obrigado pela dica. Entretanto já estive a ler. :)

Penso que o mais importante seria mesmo criar uma associação que pudesse agir em nome dos pequenos acionistas subscritores. Senão andamos cada um para o seu lado a mandar umas bocas e não se chega a lado nenhum. Já vi por ai vários emails, mas não sei se é produtivo estar a contactar ora um ora outro user. Talvez fosse melhor fazer aqui uma lista de interessados e dentro desses interessados ver-se quem está em melhores condições para tomar a iniciativa de criar a associação. A partir do momento que houver a associação é mais facil encaminhar as restantes pessoas para a mesma.

Já vi que há uma página do FB. Na minha opinião o FB não é a melhor plataforma para se debaterem ideias (porque os assuntos não ficam minimamente organizados), mas é bastante útil para chamar pessoas para a causa.

O que eu proponho é que vão fazendo "quote" da lista de interessados, juntando o vosso nickname:

Lista de interessados:

- GUNNY


Proponho que de entre as pessoas que se juntem a esta lista até ao próximo fim-de-semana, se tome a iniciativa de prosseguir com a formação da associação. Agradece-se que pessoas mais entendidas na matéria colaborem. Obviamente a lista de interessados não deverá fechar no fim-de-semana, mas é preciso definirmos um marco temporal para avançarmos. Quanto mais rápido avançarmos melhor (pode ser necessário tomar providências cautelares ou outras medidas).

Se o grupo de pessoas achar produtivo eu posso criar um um forum online gratuito para debate e organização de ideias.

Não estou a querer ser mais papista do que papa, até porque sou quase ignorante nestas matérias, mas penso que é preciso fazer-se algo de objetivo. Peço desculpa se estou a atropelar alguém :X
 
Mensagens: 16
Registado: 6/8/2014 1:47

Re: BES - A LUTA

por RaposoTavares » 6/8/2014 2:36

Li a Constituição. Aquele panfleto comunista não tem nada contra o que foi feito. O Miguel é um bom pai e um bom sogro. Lamento.

Para ser coerente estava calado e para ser honesto tinha exposto as suas ligações de compadrio ao Salgado. Neste pobre país não se pode acreditar em ninguém. Já agora...lembro-me que o seu pai também teve problemas com depósitos no estrangeiro.

Uma corja, esta rapaziada toda.

Só falta a rapaziada das fundações vir para aí em defesa do Salgado. Tudo gente séria.
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3525
Registado: 4/12/2013 19:13

Re: BES - A LUTA

por katolo » 6/8/2014 2:27

excalibur2000 Escreveu:
A Filha do Miguel Sousa Tavares é casada com um filho do Ricardo Salgado... Os homens são compadres!


Compadre ou não, alguma dúvida que a solução encontrada é inconstitucional?

Aguardem pelos próximos episódios! A novela ainda agora começou...
 
Mensagens: 1394
Registado: 20/2/2014 22:01

Re: BES - A LUTA

por excalibur2000 » 6/8/2014 2:24

mp69 Escreveu:
GUNNY Escreveu:
marathmartin Escreveu:
Ainda por cima, soube-se agora que a Goldman Sach efetuou negociação em bolsa de ações do bes em vesperas do crash, o que indicia fuga de informação. Uma vergonha.

.


A Goldman vendeu 4 milhões de acções e ficou com mais de 100 milhões na mão!!!!
 
Mensagens: 24
Registado: 9/7/2009 14:46
Localização: 16

Re: BES - A LUTA

por mp69 » 6/8/2014 2:19

GUNNY Escreveu:
marathmartin Escreveu:Caros Caldeireiros
Acabei de me registar de propósito após ler este comentário. Poderia ter sido eu a escreve-lo. Identifico-me totalmente.

Sou um micro investidor a dar os primeiros passos e comprei "meia duzia" de ações a 0,35€, horas antes de terem sido anunciados os prejuizos. Eram cerca de 500€. Se calhar era pouco dinheiro mas era meu.

Quem me enganou não foi o ex-dono-disto-tudo. Quem me enganou foi o estado que ao longo de semanas foi dizendo que o BES era diferente do GES e que estava tudo bem com o GES. O mesmo estado que permitiu que o ex-dono-disto-tudo ficasse 2 semanas a fazer o que bem quis no banco.

Percebo que esta solução foi a alternativa a deixar o banco falir, em que de qualquer modo os investidores iriam perder tudo. Será que iriam? Eu sinceramente não sei se daqui a uns meses o banco não dava a volta por cima. O que eu sei é que com esta solução o estado condenou definitivamente uma parte do banco, sem alternativas para o mesmo ou capacidade de dar a volta por cima.

O que não me conformo é com a conduta do BP e da CMVM.

Esta solução abre um precedente terrivel. A partir de agora, qualquer empresa cotada em bolsa que comece a apresentar sinais de instabilidade poderá conduzir à debanda dos acionistas e a queda abrupta do valor em bolsa.

Esta solução é cobarde porque é aquela que se torna mais facil de aceitar para o cidadão comum. Até é simpático para o cidadão comum saber que os acionistas se lixaram. Porque para o cidadão comum, os acionistas é tudo uma cambada de ricardos salgados. A verdade é que não sou. Eu também sou um cidadão comum e há menos de uma semana que sou micro-acionista de um banco, nunca tive qualquer responsabilidade na gestão do mesmo e acabei por pagar parte desta situação. E secalhar ainda vou pagar mais enquanto contribuinte.

Ainda por cima, soube-se agora que a Goldman Sach efetuou negociação em bolsa de ações do bes em vesperas do crash, o que indicia fuga de informação. Uma vergonha.

Penso que os pequenos acionistas se deveriam juntar para fazer alguma coisa. Já li algures por ai que há um grupo a formar-se(?!)

Por favor se há algum grupo de pequenos acionistas a formar-se, alguém me dê alguma indicação por PM.

Muito obrigado. Nâo podemos deixar isto ficar assim.


Posso dar-te uma simples indicação uma vez que te acabaste de inscrever. Carregas na página 1 deste tópico. Lês todos os posts, repetes para a página 2 e seguintes. No fim garanto-te que ficas mais esclarecido. Acaba também por ser um exercicio de informação util para os teus futuros negócios.... informação.
 
Mensagens: 31
Registado: 12/12/2008 1:13
Localização: 15

Re: BES - A LUTA

por excalibur2000 » 6/8/2014 2:14

JCosta011281 Escreveu:
myself11 Escreveu:
JCosta011281 Escreveu:Ouviram por acaso o que disse o Miguel Sousa Tavares a o+pouco no Jornal da Noite???


Por acaso não. Quer fazer um resumo? Ele tem laços familiares com Ricardo Salgado.


Assim em traços gerais disse que os acionista foram confiscados coisa que é ilegal, pois a constituição não permite tal coisa...
Existe material para se poder agir judicialmente.


A Filha do Miguel Sousa Tavares é casada com um filho do Ricardo Salgado... Os homens são compadres!
 
Mensagens: 24
Registado: 9/7/2009 14:46
Localização: 16

Re: BES - A LUTA

por GUNNY » 6/8/2014 2:08

marathmartin Escreveu:Caros Caldeireiros

Sou um dos perdedores com o BES. Notas prévias: é um facto que a Analise Técnica avisou muito a tempo que teríamos de sair do titulo...se lá estivéssemos (eu não estava); um accionista arrisca-se a que a sua empresa vá à falência. Acontece.

O que não pode acontecer é isto : http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... o_bes.html . Um homem que ganha mais do que o presidente da FED a falar do que não sabe. Eu só comprei BES, contra todas as analises técnicas do mundo, depois de salgado sair do banco e do Banco de Portugal e a CMVM garantirem, inclusive no Parlamento, que o BES tinha todas as protecções necessárias para aguentar a exposição ao GES. Se não tinham certeza então que estivessem calados.

Quem me enganou não foi salgado foi o Banco de Portugal e a CMVM.

O que eu quero não é processar salgado. Esse não me enganou. Agora o sr. do Banco de Portugal, cujo nome não deve ser pronunciado, ou mentiu, ou falou sobre assuntos de que não tinha a certeza absoluta influenciando decisivamente o mercado. Esse sim tem de ser responsabilizado. É grave ser banqueiro e fazer uma gestão danosa. É muito mais grave ser regulador, ser aquele em quem todos devemos confiar e acreditar, ser o portador da mensagem do Estado e vigarizar o mercado desta maneira.

Ainda por cima assume o cumulo da incompetência ao afirmar que sabia de irregularidades graves e após reunir com o infractor e o pôr a par do plano para o afastar...o deixa continuar a gestão danosa por mais umas semanas...isto é inacreditável! Acresce que suspeito que houve informação a sair do Estado para o mercado que fez o titulo descambar numa semana. Muitos já sabiam o que o sr., cujo nome não deve ser pronunciado, ia fazer...

Eu ainda não estava no titulo no aumento de capital mas...então sabiam de irregularidades graves desde 2013 e deixaram fazer um aumento de capital, com informação escondida pelos próprios reguladores!!! O regulador participou, conscientemente na aldrabice? E o Governo assina por baixo?

Quem me ouça falar pode pensar que perdi muito dinheiro. Para perceberem o meu estado de espírito vos digo que esta perda não chega a 10% daquilo que já perdi em bolsa. Não me vai fazer passar fome. Não tem grande peso nas minhas contas porque o que invisto em bolsa é apenas 25% da minha poupança global...que é pequena, mas é minha. Perder na bolsa é normal para um nabo dos mercados como eu. Ser enganado pelo Estado não é.

Se o tal sr. não tinha certezas estava calado. A responsabilidade extracontratual no Estado serve para isto mesmo. Para mim ele é o principal culpado e é ele que temos de levar ao banco dos réus.


Acabei de me registar de propósito após ler este comentário. Poderia ter sido eu a escreve-lo. Identifico-me totalmente.

Sou um micro investidor a dar os primeiros passos e comprei "meia duzia" de ações a 0,35€, horas antes de terem sido anunciados os prejuizos. Eram cerca de 500€. Se calhar era pouco dinheiro mas era meu.

Quem me enganou não foi o ex-dono-disto-tudo. Quem me enganou foi o estado que ao longo de semanas foi dizendo que o BES era diferente do GES e que estava tudo bem com o GES. O mesmo estado que permitiu que o ex-dono-disto-tudo ficasse 2 semanas a fazer o que bem quis no banco.

Percebo que esta solução foi a alternativa a deixar o banco falir, em que de qualquer modo os investidores iriam perder tudo. Será que iriam? Eu sinceramente não sei se daqui a uns meses o banco não dava a volta por cima. O que eu sei é que com esta solução o estado condenou definitivamente uma parte do banco, sem alternativas para o mesmo ou capacidade de dar a volta por cima.

O que não me conformo é com a conduta do BP e da CMVM.

Esta solução abre um precedente terrivel. A partir de agora, qualquer empresa cotada em bolsa que comece a apresentar sinais de instabilidade poderá conduzir à debanda dos acionistas e a queda abrupta do valor em bolsa.

Esta solução é cobarde porque é aquela que se torna mais facil de aceitar para o cidadão comum. Até é simpático para o cidadão comum saber que os acionistas se lixaram. Porque para o cidadão comum, os acionistas é tudo uma cambada de ricardos salgados. A verdade é que não sou. Eu também sou um cidadão comum e há menos de uma semana que sou micro-acionista de um banco, nunca tive qualquer responsabilidade na gestão do mesmo e acabei por pagar parte desta situação. E secalhar ainda vou pagar mais enquanto contribuinte.

Ainda por cima, soube-se agora que a Goldman Sach efetuou negociação em bolsa de ações do bes em vesperas do crash, o que indicia fuga de informação. Uma vergonha.

Penso que os pequenos acionistas se deveriam juntar para fazer alguma coisa. Já li algures por ai que há um grupo a formar-se(?!)

Por favor se há algum grupo de pequenos acionistas a formar-se, alguém me dê alguma indicação por PM.

Muito obrigado. Nâo podemos deixar isto ficar assim.
 
Mensagens: 16
Registado: 6/8/2014 1:47

Re: BES - A LUTA

por artista_ » 6/8/2014 1:37

marathmartin Escreveu:...Perder na bolsa é normal para um nabo dos mercados como eu. Ser enganado pelo Estado não é.
...


Concordo inteiramente com o teu texto, acrescento apenas que, infelizmente, em Portugal, é normal o estado enganar-nos! :|

Em relação à pessoa de quem achas que o nome não deve ser pronunciado :mrgreen: , acrescento, que mesmo que tivesse sido muito bem enganado nisto tudo e até tivesse poucas "culpas", se fosse minimamente responsável e integro, demitia-se! Se calhar custava-lhe, mas as duas palavras e atos também custaram muito a muitos acionistas do BES...

Felizmente eu sou daqueles tipos que só olha para os gráficos! Nunca, como agora, vi a importância disso, embora falasse nas vantagens com frequência, neste caso elas ficam à vista de todos de uma semana para a outra, ou mesmo de um dia para o outro, nem dá para, como em outros casos, argumentar que o tempo dará razão aos que não usam stops nem olham para a AT! :|

Boa sorte para todos!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: BES - A LUTA

por JoãoL » 6/8/2014 1:32

Os acionistas foram impedidos de negociar as ações pelas 15h, quando o mercado só fecha às 16h30! Muitos como eu que estava a fazer intraday na 6ª feira tinham ainda muito tempo para as vender independentemente do prejuízo até às 16h30! E nem estavam todos a perder, quem comprou a 10.1 cêntimos até estava a ganhar 20% quando as suspenderam!

Já apostei em TurboWarents e perdi quando estoiravam a valor “0”, mas nunca imaginei que poderiam roubar os acionistas retirando-lhes o poder de realizar menos valias com o título antes de falir, porque na realidade o BES não faliu em bolsa, foi apenas afirmado pelo BDP que assim seria!

Agora pergunto, se o Banif esta em bolsa a negociar a 0.85 cêntimos por que razão os acionistas do BES foram impedidos de o fazer aos 12 cêntimos sem hipótese de voltar a negocia-las? Isto não será uma base legar para pedir indemnização pelo preço que elas foram suspensas?

Eu estava ciente dos riscos, mas não que iriam mudar as regras a meio do jogo! Suspender 1h30 antes do fecho sem qualquer possibilidade de retorno! Segundo me parece que vi num jornal o valor acionista do BES seria uns 650 milhões de euros a 12 cêntimos, no mínimo esse deveria de ser o valor a pagar pelo Estado/BDP/CMVM.
 
Mensagens: 11
Registado: 3/8/2014 20:41

Re: BES - A LUTA

por Gonçalo Sá » 6/8/2014 0:58

marathmartin Escreveu:Caros Caldeireiros

Sou um dos perdedores com o BES. Notas prévias: é um facto que a Analise Técnica avisou muito a tempo que teríamos de sair do titulo...se lá estivéssemos (eu não estava); um accionista arrisca-se a que a sua empresa vá à falência. Acontece.

O que não pode acontecer é isto : http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... o_bes.html . Um homem que ganha mais do que o presidente da FED a falar do que não sabe. Eu só comprei BES, contra todas as analises técnicas do mundo, depois de salgado sair do banco e do Banco de Portugal e a CMVM garantirem, inclusive no Parlamento, que o BES tinha todas as protecções necessárias para aguentar a exposição ao GES. Se não tinham certeza então que estivessem calados.

Quem me enganou não foi salgado foi o Banco de Portugal e a CMVM.

O que eu quero não é processar salgado. Esse não me enganou. Agora o sr. do Banco de Portugal, cujo nome não deve ser pronunciado, ou mentiu, ou falou sobre assuntos de que não tinha a certeza absoluta influenciando decisivamente o mercado. Esse sim tem de ser responsabilizado. É grave ser banqueiro e fazer uma gestão danosa. É muito mais grave ser regulador, ser aquele em quem todos devemos confiar e acreditar, ser o portador da mensagem do Estado e vigarizar o mercado desta maneira.

Ainda por cima assume o cumulo da incompetência ao afirmar que sabia de irregularidades graves e após reunir com o infractor e o pôr a par do plano para o afastar...o deixa continuar a gestão danosa por mais umas semanas...isto é inacreditável! Acresce que suspeito que houve informação a sair do Estado para o mercado que fez o titulo descambar numa semana. Muitos já sabiam o que o sr., cujo nome não deve ser pronunciado, ia fazer...

Eu ainda não estava no titulo no aumento de capital mas...então sabiam de irregularidades graves desde 2013 e deixaram fazer um aumento de capital, com informação escondida pelos próprios reguladores!!! O regulador participou, conscientemente na aldrabice? E o Governo assina por baixo?

Quem me ouça falar pode pensar que perdi muito dinheiro. Para perceberem o meu estado de espírito vos digo que esta perda não chega a 10% daquilo que já perdi em bolsa. Não me vai fazer passar fome. Não tem grande peso nas minhas contas porque o que invisto em bolsa é apenas 25% da minha poupança global...que é pequena, mas é minha. Perder na bolsa é normal para um nabo dos mercados como eu. Ser enganado pelo Estado não é.

Se o tal sr. não tinha certezas estava calado. A responsabilidade extracontratual no Estado serve para isto mesmo. Para mim ele é o principal culpado e é ele que temos de levar ao banco dos réus.


iDENTIFICO-ME muito com o que este colega acabou de escrever, e digo mais: eu e muitos de nos nao aplicamos nem mais um centimo no psi 18, 20 ou amanha 17?
e nao somos so nos, temos mais um aliado que nao quer nada com Portugal:

Crédit Agricole afasta investimento no Novo Banco
O banco francês, que perdeu 708 milhões de euros devido ao BES, pondera processar quem o "enganou". E afasta qualquer novo investimento em Portugal.
E de certeza que vao ser muitos mais investidores internacionais:
Demos um grande passo atras no progresso do pais, Anda o governo a fazer visitas internacionais, a pedir esmolas para conseguir investimentos internacionais para o nosso pais. E depois fazemos borradas destas: ou sou eu que sou mt burro, ou somos governados por um bando de incompetentes.
De mim no psi nem mais um centimo. De mim nem mais um voto. Olho para os partidos, e é so um bando de incompetentes ( nao percebem nada de economia.

Abraço a todos, custa a engolir.
 
Mensagens: 21
Registado: 5/8/2014 9:52

Re: BES - A LUTA

por katolo » 6/8/2014 0:34

Não tarde nada, um Juíz anula esta decisão do bom e mau Banco e depois quero ver onde se enfia o BdP, CMVM e Estado!

Cada vez há mais provas do conhecimento que tinham no que concerne aos problemas do Banco e que enganaram e iludiram meio mundo. Não será nada difícil ganhar esta guerra!

O careca do Bento? Esse nem aparece! Também saiu cá uma bela peça. Já estou a ver a conversa dele: " Ah e tal, eu assumo a governação do Banco, mas quero-o limpinho. Não tenho capacidade nem competência para gerir problemas. Estou a fazer um tratamento capilar e não quero deitar tudo a perder!"

Em vez de terem optado por uma solução como nos outros Bancos, decidiram inventar e o tiro vai-lhes sair pela culatra. Emprestavam dinheiro e esse dinheiro seria pago e devolvido com juros. Depois da casa arrumada, não seria difícil vender a participação do Estado a um novo acionista de referência.

"Ah, mas não quisemos prejudicar os contribuintes!" Pois não, prejudicaram, contribuintes, acionistas e credores. Levou tudo por tabela :mrgreen:
 
Mensagens: 1394
Registado: 20/2/2014 22:01

Re: BES - A LUTA

por Carlanga » 6/8/2014 0:15

Comunicado Novo Banco S.A. - 05/08/2014
Anexos
05082014_Novo Banco.pdf
(160.28 KiB) Transferido 321 Vezes
Put your money were your mouth is
Those who ignore the trend do so at their own peril.
Por regra os experts não fazem um post a dizer "olhem, desta vez enganei-me...", é o que distingue os homens dos meninos.
PS: não dou conversa a quem me faz criticas pessoais neste fórum. Pensemos duas vezes antes de criticar, não hesitemos tanto para elogiar.
 
Mensagens: 80
Registado: 3/8/2014 16:53

Re: BES - A LUTA

por moppie85 » 6/8/2014 0:02

Carlanga Escreveu:
moppie85 Escreveu::wall:Alguém faz ideia se esta pode ser uma solução válida?

Sistema de Indemnização aos Investidores
http://www.cmvm.pt/CMVM/Apoio%20ao%20Investidor/Faq/Pages/SistemadeIndemniza%C3%A7%C3%A3oaosInvestidores.aspx#1

20. Em que situações é acionado o SII?

O SII é acionado quando:

    a) O participante do SII não tenha capacidade financeira para restituir ou reembolsar ao investidor os instrumentos financeiros ou dinheiro nele depositado para ser aplicado em instrumentos financeiros e o Banco de Portugal, depois de ouvir a CMVM, constate que o participante não conseguirá fazê-lo brevemente;

    b) O Banco de Portugal comunique a decisão de revogar a autorização para o exercício de atividade à entidade participante no SII;

    c) Relativamente a instituições com sucursais em Portugal, quando for recebida a notificação da autoridade de supervisão do país de origem comprovando que se encontra suspenso o exercício de direitos dos investidores a reclamarem os seus créditos sobre essa entidade.

Carlanga Escreveu:Serve para quem tem acções de outras Sociedades (fora do GES) comercializadas pelo BES. (Sendo o BES o intermediário que vai falir).

empirestate Escreveu:Não. Toda a carteira (o deposito de valores) foi passada para o Novo Banco... logo não há problema por aqui, logo o SII não é chamado à baila.


Pois, como não sei em pormenor o que fica no Novo, coloquei essa hipótese como exemplo.[/quote]

Basta pensar que se fosse assim, o pessoal desatava a comprar empresas que estivessem à beira da falencia e pudessem recuperar. Se fosse à falencia, o SII indemnizava, se recuperasse, ficavam milionários!
 
Mensagens: 1331
Registado: 15/4/2008 14:12

Re: BES - A LUTA

por Carlanga » 5/8/2014 23:42

moppie85 Escreveu::wall:Alguém faz ideia se esta pode ser uma solução válida?

Sistema de Indemnização aos Investidores
http://www.cmvm.pt/CMVM/Apoio%20ao%20Investidor/Faq/Pages/SistemadeIndemniza%C3%A7%C3%A3oaosInvestidores.aspx#1

20. Em que situações é acionado o SII?

O SII é acionado quando:

    a) O participante do SII não tenha capacidade financeira para restituir ou reembolsar ao investidor os instrumentos financeiros ou dinheiro nele depositado para ser aplicado em instrumentos financeiros e o Banco de Portugal, depois de ouvir a CMVM, constate que o participante não conseguirá fazê-lo brevemente;

    b) O Banco de Portugal comunique a decisão de revogar a autorização para o exercício de atividade à entidade participante no SII;

    c) Relativamente a instituições com sucursais em Portugal, quando for recebida a notificação da autoridade de supervisão do país de origem comprovando que se encontra suspenso o exercício de direitos dos investidores a reclamarem os seus créditos sobre essa entidade.
[/quote]
Carlanga Escreveu:Serve para quem tem acções de outras Sociedades (fora do GES) comercializadas pelo BES. (Sendo o BES o intermediário que vai falir).

empirestate Escreveu:Não. Toda a carteira (o deposito de valores) foi passada para o Novo Banco... logo não há problema por aqui, logo o SII não é chamado à baila.


Pois, como não sei em pormenor o que fica no Novo, coloquei essa hipótese como exemplo.
Put your money were your mouth is
Those who ignore the trend do so at their own peril.
Por regra os experts não fazem um post a dizer "olhem, desta vez enganei-me...", é o que distingue os homens dos meninos.
PS: não dou conversa a quem me faz criticas pessoais neste fórum. Pensemos duas vezes antes de criticar, não hesitemos tanto para elogiar.
 
Mensagens: 80
Registado: 3/8/2014 16:53

Re: BES - A LUTA

por moppie85 » 5/8/2014 23:37

Carlanga Escreveu::wall:
empirestate Escreveu:Alguém faz ideia se esta pode ser uma solução válida?

Sistema de Indemnização aos Investidores
http://www.cmvm.pt/CMVM/Apoio%20ao%20Investidor/Faq/Pages/SistemadeIndemniza%C3%A7%C3%A3oaosInvestidores.aspx#1

O Sistema de Indemnização aos Investidores (Sistema) é uma pessoa colectiva de direito público, criada pelo Decreto Lei n.º 222/99, de 22 de Junho, com o objectivo de proteger os pequenos investidores e que funciona junto da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.

...

20. Em que situações é acionado o SII?

O SII é acionado quando:

    a) O participante do SII não tenha capacidade financeira para restituir ou reembolsar ao investidor os instrumentos financeiros ou dinheiro nele depositado para ser aplicado em instrumentos financeiros e o Banco de Portugal, depois de ouvir a CMVM, constate que o participante não conseguirá fazê-lo brevemente;

    b) O Banco de Portugal comunique a decisão de revogar a autorização para o exercício de atividade à entidade participante no SII;

    c) Relativamente a instituições com sucursais em Portugal, quando for recebida a notificação da autoridade de supervisão do país de origem comprovando que se encontra suspenso o exercício de direitos dos investidores a reclamarem os seus créditos sobre essa entidade.


Serve para quem tem acções de outras Sociedades (fora do GES) comercializadas pelo BES. (Sendo o BES o intermediário que vai falir).


Não. Toda a carteira (o deposito de valores) foi passada para o Novo Banco... logo não há problema por aqui, logo o SII não é chamado à baila.
 
Mensagens: 1331
Registado: 15/4/2008 14:12

Re: BES - A LUTA

por Carlanga » 5/8/2014 23:35

:wall:
empirestate Escreveu:Alguém faz ideia se esta pode ser uma solução válida?

Sistema de Indemnização aos Investidores
http://www.cmvm.pt/CMVM/Apoio%20ao%20Investidor/Faq/Pages/SistemadeIndemniza%C3%A7%C3%A3oaosInvestidores.aspx#1

O Sistema de Indemnização aos Investidores (Sistema) é uma pessoa colectiva de direito público, criada pelo Decreto Lei n.º 222/99, de 22 de Junho, com o objectivo de proteger os pequenos investidores e que funciona junto da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.

...

20. Em que situações é acionado o SII?

O SII é acionado quando:

    a) O participante do SII não tenha capacidade financeira para restituir ou reembolsar ao investidor os instrumentos financeiros ou dinheiro nele depositado para ser aplicado em instrumentos financeiros e o Banco de Portugal, depois de ouvir a CMVM, constate que o participante não conseguirá fazê-lo brevemente;

    b) O Banco de Portugal comunique a decisão de revogar a autorização para o exercício de atividade à entidade participante no SII;

    c) Relativamente a instituições com sucursais em Portugal, quando for recebida a notificação da autoridade de supervisão do país de origem comprovando que se encontra suspenso o exercício de direitos dos investidores a reclamarem os seus créditos sobre essa entidade.


Serve para quem tem acções de outras Sociedades (fora do GES) comercializadas pelo BES. (Sendo o BES o intermediário que vai falir).
Put your money were your mouth is
Those who ignore the trend do so at their own peril.
Por regra os experts não fazem um post a dizer "olhem, desta vez enganei-me...", é o que distingue os homens dos meninos.
PS: não dou conversa a quem me faz criticas pessoais neste fórum. Pensemos duas vezes antes de criticar, não hesitemos tanto para elogiar.
 
Mensagens: 80
Registado: 3/8/2014 16:53

Re: BES - A LUTA

por moppie85 » 5/8/2014 23:34

marathmartin Escreveu: Quem me enganou não foi salgado foi o Banco de Portugal e a CMVM.



Esta é tesourinho!

Quem alegadamente enganou e roubou foi o Salgado! Os outros foram na cantiga. Como diria o gajo do CA francês, "fui traído por uma familia" lol

Quanto ao resto do discurso, concordo - o G BP e cia (entre os quais a Min Fin, PM e PR) induziram muito boa gente em erro!
 
Mensagens: 1331
Registado: 15/4/2008 14:12

Re: BES - A LUTA

por moppie85 » 5/8/2014 23:27

empirestate Escreveu:Alguém faz ideia se esta pode ser uma solução válida?

Sistema de Indemnização aos Investidores
http://www.cmvm.pt/CMVM/Apoio%20ao%20Investidor/Faq/Pages/SistemadeIndemniza%C3%A7%C3%A3oaosInvestidores.aspx#1

O Sistema de Indemnização aos Investidores (Sistema) é uma pessoa colectiva de direito público, criada pelo Decreto Lei n.º 222/99, de 22 de Junho, com o objectivo de proteger os pequenos investidores e que funciona junto da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.

...

20. Em que situações é acionado o SII?

O SII é acionado quando:

    a) O participante do SII não tenha capacidade financeira para restituir ou reembolsar ao investidor os instrumentos financeiros ou dinheiro nele depositado para ser aplicado em instrumentos financeiros e o Banco de Portugal, depois de ouvir a CMVM, constate que o participante não conseguirá fazê-lo brevemente;

    b) O Banco de Portugal comunique a decisão de revogar a autorização para o exercício de atividade à entidade participante no SII;

    c) Relativamente a instituições com sucursais em Portugal, quando for recebida a notificação da autoridade de supervisão do país de origem comprovando que se encontra suspenso o exercício de direitos dos investidores a reclamarem os seus créditos sobre essa entidade.


não.
 
Mensagens: 1331
Registado: 15/4/2008 14:12

Re: BES - A LUTA

por empirestate » 5/8/2014 23:18

Alguém faz ideia se esta pode ser uma solução válida?

Sistema de Indemnização aos Investidores
http://www.cmvm.pt/CMVM/Apoio%20ao%20Investidor/Faq/Pages/SistemadeIndemniza%C3%A7%C3%A3oaosInvestidores.aspx#1

O Sistema de Indemnização aos Investidores (Sistema) é uma pessoa colectiva de direito público, criada pelo Decreto Lei n.º 222/99, de 22 de Junho, com o objectivo de proteger os pequenos investidores e que funciona junto da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.

...

20. Em que situações é acionado o SII?

O SII é acionado quando:

    a) O participante do SII não tenha capacidade financeira para restituir ou reembolsar ao investidor os instrumentos financeiros ou dinheiro nele depositado para ser aplicado em instrumentos financeiros e o Banco de Portugal, depois de ouvir a CMVM, constate que o participante não conseguirá fazê-lo brevemente;

    b) O Banco de Portugal comunique a decisão de revogar a autorização para o exercício de atividade à entidade participante no SII;

    c) Relativamente a instituições com sucursais em Portugal, quando for recebida a notificação da autoridade de supervisão do país de origem comprovando que se encontra suspenso o exercício de direitos dos investidores a reclamarem os seus créditos sobre essa entidade.
Price is what you pay. Value is what you get.
- <b>Warren Buffett</b>
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 49
Registado: 9/9/2011 15:44
Localização: 17

Re: BES - A LUTA

por marathmartin » 5/8/2014 23:09

Caros Caldeireiros

Sou um dos perdedores com o BES. Notas prévias: é um facto que a Analise Técnica avisou muito a tempo que teríamos de sair do titulo...se lá estivéssemos (eu não estava); um accionista arrisca-se a que a sua empresa vá à falência. Acontece.

O que não pode acontecer é isto : http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... o_bes.html . Um homem que ganha mais do que o presidente da FED a falar do que não sabe. Eu só comprei BES, contra todas as analises técnicas do mundo, depois de salgado sair do banco e do Banco de Portugal e a CMVM garantirem, inclusive no Parlamento, que o BES tinha todas as protecções necessárias para aguentar a exposição ao GES. Se não tinham certeza então que estivessem calados.

Quem me enganou não foi salgado foi o Banco de Portugal e a CMVM.

O que eu quero não é processar salgado. Esse não me enganou. Agora o sr. do Banco de Portugal, cujo nome não deve ser pronunciado, ou mentiu, ou falou sobre assuntos de que não tinha a certeza absoluta influenciando decisivamente o mercado. Esse sim tem de ser responsabilizado. É grave ser banqueiro e fazer uma gestão danosa. É muito mais grave ser regulador, ser aquele em quem todos devemos confiar e acreditar, ser o portador da mensagem do Estado e vigarizar o mercado desta maneira.

Ainda por cima assume o cumulo da incompetência ao afirmar que sabia de irregularidades graves e após reunir com o infractor e o pôr a par do plano para o afastar...o deixa continuar a gestão danosa por mais umas semanas...isto é inacreditável! Acresce que suspeito que houve informação a sair do Estado para o mercado que fez o titulo descambar numa semana. Muitos já sabiam o que o sr., cujo nome não deve ser pronunciado, ia fazer...

Eu ainda não estava no titulo no aumento de capital mas...então sabiam de irregularidades graves desde 2013 e deixaram fazer um aumento de capital, com informação escondida pelos próprios reguladores!!! O regulador participou, conscientemente na aldrabice? E o Governo assina por baixo?

Quem me ouça falar pode pensar que perdi muito dinheiro. Para perceberem o meu estado de espírito vos digo que esta perda não chega a 10% daquilo que já perdi em bolsa. Não me vai fazer passar fome. Não tem grande peso nas minhas contas porque o que invisto em bolsa é apenas 25% da minha poupança global...que é pequena, mas é minha. Perder na bolsa é normal para um nabo dos mercados como eu. Ser enganado pelo Estado não é.

Se o tal sr. não tinha certezas estava calado. A responsabilidade extracontratual no Estado serve para isto mesmo. Para mim ele é o principal culpado e é ele que temos de levar ao banco dos réus.
Editado pela última vez por marathmartin em 5/8/2014 23:31, num total de 3 vezes.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 46
Registado: 5/8/2014 9:37

Re: BES - A LUTA

por JULIAO 2 » 5/8/2014 22:53

joao73 Escreveu:Tenho recebido vários mails de acionistas dispostas a fazerem parte na nossa luta, com disponibilidade de financiarem com algum dinheiro as custas judicias (desde que não seja muito).
Nota-se que existe muita gente que desconhece este movimento, mas de certeza que quando o conhecer vai querer fazer parte do mesmo.

O problema é que temos que ser rápidos, tudo isto é novo e podemos estar a perder prazos para impugnar seja o que for.

Este movimento foi começado por mim. Mas quem sou eu? Que credibilidade tenho para que este movimento seja um sucesso? Começo a sentir que necessitamos de alguém que lidere o nosso movimento, alguém com credibilidade e com conhecimentos para poder levar o nosso movimento para o caminho do sucesso.

Ao responder ao MarcoAntonio, surgiu-me a ideia que poderia ser perfeitamente o Caldeirão / os seus administradores, já que foi aqui que nasceu o movimento. o Caldeirão é um fórum de referencia para todos os acionistas da Bolsa Portuguesa, não temos duvidas da sua credibilidade ao longo destes anos.

Sei que não é o objetivo do Caldeirão meter-se nestas problemas, mas a verdade é que o problema é novo e muito grave, e com a vossa ajuda podíamos ser muito mais fortes.

Deixo o convite/desafio aos administradores, como seriamos felizes se vocês aceitam-se.


sr Joao
Força tera o apoio de muitos anonimos. Nunca dexista. Tera o meu apoio.Desejo lhe muito sucesso.



Um abraço,

João
 
Mensagens: 11
Registado: 29/11/2007 4:24

Re: BES - A LUTA

por Polahvski » 5/8/2014 22:31

MarcoAntonio Escreveu:
brunoktm Escreveu:
Penso que se os administradores do forum quiserem dar uma ajuda podem começar por por este tópico como (fix ) acho que seja assim o nome , e assim ele estará sempre ao inicio como o outro que lá tem ... eu por exemplo só hoje reparei no tópico e foi através do tópico do bes , assim como deve de haver malta a quem passou despercebido



Na verdade, por experiência, desde que o tópico em questão esteja activo, tem mais visibilidade se não estiver fixo. A principal vantagem do tópico fixo é "não se perder" o tópico, porque em termos de visibilidade, as pessoas tendem a ignorar os tópicos fixos no topo do forum.

:wink:


Concordo, mas tenho a certeza que este não passa do meio para baixo!!!
 
Mensagens: 45
Registado: 20/5/2014 20:39

Re: BES - A LUTA

por JCosta011281 » 5/8/2014 22:04

Esta a dar na TVI24 sobre o BES
 
Mensagens: 27
Registado: 3/8/2014 16:29

Re: BES - A LUTA

por JCosta011281 » 5/8/2014 22:00

myself11 Escreveu:
JCosta011281 Escreveu:Ouviram por acaso o que disse o Miguel Sousa Tavares a o+pouco no Jornal da Noite???


Por acaso não. Quer fazer um resumo? Ele tem laços familiares com Ricardo Salgado.


Assim em traços gerais disse que os acionista foram confiscados coisa que é ilegal, pois a constituição não permite tal coisa...
Existe material para se poder agir judicialmente.
 
Mensagens: 27
Registado: 3/8/2014 16:29

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], JoeP, m-m, macau5m, malakas, Masterchief, Mr_ALL, OCTAMA, papamericano, PAULOJOAO, peterteam2, VALHALLA, yggy e 204 visitantes