Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BES - A LUTA

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BES - A LUTA

por Gonçalo Sá » 6/8/2014 20:00

Boas, quem foi afetado no BES, agora.... ate dá um certo gozo ver o PSI 20 a descer ( outra coisa nao seria de esperar). Com a ratoeira que eles fazem aos acionistas. A mim nunca mais... pelo menos no nosso PSI 20 ( confiança ZERO). Espero que todos voçes aprendam. O proximo vai ser o BCP.... que gozo!!!!
 
Mensagens: 21
Registado: 5/8/2014 9:52

Re: BES - A LUTA

por excalibur2000 » 6/8/2014 19:02

Raposo Tavares Escreveu:Li a Constituição. Aquele panfleto comunista não tem nada contra o que foi feito. O Miguel é um bom pai e um bom sogro. Lamento.

Para ser coerente estava calado e para ser honesto tinha exposto as suas ligações de compadrio ao Salgado. Neste pobre país não se pode acreditar em ninguém. Já agora...lembro-me que o seu pai também teve problemas com depósitos no estrangeiro.

Uma corja, esta rapaziada toda.

Só falta a rapaziada das fundações vir para aí em defesa do Salgado. Tudo gente séria.



Tens aqui a fundamentação da opinião do Miguel:

"Pais, filhos e netos de gestores do BES com contas congeladas."

Ler mais: http://expresso.sapo.pt#ixzz39dVUAiq8
 
Mensagens: 24
Registado: 9/7/2009 14:46
Localização: 16

Re: BES - A LUTA

por joao73 » 6/8/2014 18:33

Por amor de Deus, não existe ninguém que queira ser gestor da pagina do FB?
 
Mensagens: 374
Registado: 11/5/2014 21:37

Re: BES - A LUTA

por balta » 6/8/2014 16:49

A luta deverá no plano da ação por interpelar o papel da CMVM no decorrer desta situação. Fala-se muito do lamentável papel que o BdP teve, mas e a CMVM, a meu ver não fica atrás no filme, a partir do momento que houve a divulgação dos resultados na quarta passada, e no dia a seguir a ação abre a cair mais de 15%, então não tinha logo que suspender a negociação nessa altura para que fosse apresentado o plano de recapitalização e outra informação relevante? Volto sempre ao mesmo mas acho que devi-se pressionar para que a ação retome a negociação seja a 0,0001, seja o que for, quem nos garante que não pode haver uma OPA, talvez o BESA para saldar a divida que tem (sem garantias????) queira comprar o credor por tuta e meia...lol...
É só pra desanuviar, mas outra ´´area de investigação pode ser a de seguir a pista das grandes movimentações de dinheiros das transações bolsistas em BES no último ano, é que a ação mais do que duplicou e isso também me parece estranho se as contas já andavam marteladas e etc, poderá ter havido grandes compras para fazer mexer mais a ação e depois sacaram o belo a tempo, há que seguir esses capitais se os houver e isso também é a CMVM que pode investigar. Acho estranho até agora ainda não ter ouvido nada dessa entidade, ou se calhar fui eu que não ouvi.

Cumprimentos.

A página ou outra ferramenta deveria ter possibilidade de anonimamente carregar informação do n.º de açoes que o pessoal tem....
 
Mensagens: 305
Registado: 6/4/2005 10:39
Localização: Castelo Branco

Re: BES - A LUTA

por joao73 » 6/8/2014 16:19

Carlanga Escreveu:
spgui Escreveu:Boa tarde a todos.
(...)

- O que existe neste momento é um perfil de FB e não uma página, o gestor do perfil está limitado em termos de informação sobre quem segue a página: numero de pessoas, concentração geográfica e demais informação sobre quem adere.
- Na minha ótica deveria de ser criada uma Página de FB. Nesta, o gestor, teria a um rol de informação muito mais detalhado, e quem quiser aderir basta colocar "gosto" não sendo necessário solicitar amizade, e pode divulgar muito mais rapidamente, basta convidar os seus "amigos" do FB a colocarem "gosto" chegando a muito mais pessoas mais rapidamente.
(...)
Cumps.

Exatamente, como tentei explicar com prints num post anterior...


Por amor de Deus, não existe ninguém que queira ser gestor da pagina do FB?
 
Mensagens: 374
Registado: 11/5/2014 21:37

Re: BES - A LUTA

por Carlanga » 6/8/2014 15:59

spgui Escreveu:Boa tarde a todos.
(...)

- O que existe neste momento é um perfil de FB e não uma página, o gestor do perfil está limitado em termos de informação sobre quem segue a página: numero de pessoas, concentração geográfica e demais informação sobre quem adere.
- Na minha ótica deveria de ser criada uma Página de FB. Nesta, o gestor, teria a um rol de informação muito mais detalhado, e quem quiser aderir basta colocar "gosto" não sendo necessário solicitar amizade, e pode divulgar muito mais rapidamente, basta convidar os seus "amigos" do FB a colocarem "gosto" chegando a muito mais pessoas mais rapidamente.
(...)
Cumps.

Exatamente, como tentei explicar com prints num post anterior...
Put your money were your mouth is
Those who ignore the trend do so at their own peril.
Por regra os experts não fazem um post a dizer "olhem, desta vez enganei-me...", é o que distingue os homens dos meninos.
PS: não dou conversa a quem me faz criticas pessoais neste fórum. Pensemos duas vezes antes de criticar, não hesitemos tanto para elogiar.
 
Mensagens: 80
Registado: 3/8/2014 16:53

Re: BES - A LUTA

por spgui » 6/8/2014 15:52

Boa tarde a todos.

É com agrado que verifico que os pequenos acionistas estão a mobilizar-se para defender o seu património.
Também sou acionista e entrei, contrariando a minha postura nos últimos anos em comprar ações da banca tuga, após o AC, motivado pelas declarações dos responsáveis que nos governam, PM e PR, bem como do G BdP, na perspetiva de um ganho interessante. Saiu o tiro pela culatra!!
O risco sabia qual era, mas nunca pensei nesta possibilidade em relação ao BES até 6ª feira, após a suspensão da negociação e leitura de alguma imprensa e comentários a artigos. Sejamos francos, poucos esperavam que isto acontecesse, e os que sabiam estavam muito bem informados...

Vou tentar contribuir com a minha opinião em relação à divulgação da causa através do FB:

- O que existe neste momento é um perfil de FB e não uma página, o gestor do perfil está limitado em termos de informação sobre quem segue a página: numero de pessoas, concentração geográfica e demais informação sobre quem adere.
- Na minha ótica deveria de ser criada uma Página de FB. Nesta, o gestor, teria a um rol de informação muito mais detalhado, e quem quiser aderir basta colocar "gosto" não sendo necessário solicitar amizade, e pode divulgar muito mais rapidamente, basta convidar os seus "amigos" do FB a colocarem "gosto" chegando a muito mais pessoas mais rapidamente.

Vou-me mantendo informado sobre as diligências que vão fazendo e contem comigo para o que for necessário: constituir-me assistente de um processo, providência cautelar, petições...what ever!

Cumps.
 
Mensagens: 2
Registado: 6/8/2014 15:35

Re: BES - A LUTA

por Carlanga » 6/8/2014 15:26

JDoe Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:Faz uma OTC com alquem, no limite contigo mesmo numa noutra conta onde tens outros titular tambem-
vende tudo por 1 cêntimo.
Eu nesse campo já estou resolvido, vendi tudo por 1 euro ao SHFTR bad bank

Carlanga Escreveu:Não preciso, mas já agora gostava de saber onde é que se pode fazer um contrato OTC, no próprio banco/intermediário?


exacto.. como é que isso se faz?
e é igual fazer agora ou no fim do ano?

quais são os impactos disso para quem vende e para quem compra?


Em termos de IRS é igual fazer agora ou no final do ano.
Put your money were your mouth is
Those who ignore the trend do so at their own peril.
Por regra os experts não fazem um post a dizer "olhem, desta vez enganei-me...", é o que distingue os homens dos meninos.
PS: não dou conversa a quem me faz criticas pessoais neste fórum. Pensemos duas vezes antes de criticar, não hesitemos tanto para elogiar.
 
Mensagens: 80
Registado: 3/8/2014 16:53

Re: BES - A LUTA

por joao73 » 6/8/2014 15:16

[quote="joao73"]Acabei de fazer o seguinte comentário/apelo num artigo do Jornal de Negocio;

Caros accionistas do BES,

Estamos a iniciar um movimento "BES A LUTA" com a intenção de defender os nossos interesses.

Precisamos de reunir o máximo de accionistas possíveis.
Pode ser através do forum Caldeirão da Bolsa, besaluta@outlook.pt ou pela pagina do FB https://www.facebook.com/people/Bes-Alu ... 4176978673.

Contamos com o vosso apoio, Temos que agir muito rápido.

Um abraço,

João

Provavelmente pode ser um bom meio para conseguirmos chegar mais perto dos acionistas do BES.


Colegas,

Com este comentário já recebi vários mails de acionistas.

POR FAVOR NÃO ESPEREM QUE FAÇAM O TRABALHO POR VOÇES........

Tentem usar todos os meios para divulgar o nosso movimento.

Acreditem que vamos conseguir.....
 
Mensagens: 374
Registado: 11/5/2014 21:37

Re: BES - A LUTA

por setas1 » 6/8/2014 15:15

Realmente podiam criar um mercado de OTC em Portugal

Punham lá o BCP , o BANIF , o Bes para começar ....o BES mau claro
 
Mensagens: 57
Registado: 1/8/2014 14:27

Re: BES - A LUTA

por JDoe » 6/8/2014 14:55

Carlanga Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:
vimioso99 Escreveu:Ok. As ações tem risco, isso eu percebo.
Quem ainda não percebeu, vai ficar a perceber.
O guito foi-se.
Mas á minha preocupação é em relação as mais valias.
Há 15 dias atrás tinha quase 3.000 de mais valias.
Compro 5600 do BES . Não vendi (os nosso reguladores dizem banco seguro e forte).
Passado esses 15 dias, ou melhor um fim de semana, tenho Zero.
Como é possível ser tributado numa mais valia de 3000 se na minha conta está a ZERO?
Os pequenos não podem ficar duplamente prejudicados.
Qual a solução? Aqueles que estão como eu, como é que vocês vão fazer? :?

Faz uma OTC com alquem, no limite contigo mesmo numa noutra conta onde tens outros titular tambem-
vende tudo por 1 cêntimo.
Eu nesse campo já estou resolvido, vendi tudo por 1 euro ao SHFTR bad bank


Não preciso, mas já agora gostava de saber onde é que se pode fazer um contrato OTC, no próprio banco/intermediário?


exacto.. como é que isso se faz?
e é igual fazer agora ou no fim do ano?

quais são os impactos disso para quem vende e para quem compra?
 
Mensagens: 244
Registado: 17/9/2012 9:57

Re: BES - A LUTA

por joao73 » 6/8/2014 14:35

Acabei de fazer o seguinte comentário/apelo num artigo do Jornal de Negocio;

Caros accionistas do BES,

Estamos a iniciar um movimento "BES A LUTA" com a intenção de defender os nossos interesses.

Precisamos de reunir o máximo de accionistas possíveis.
Pode ser através do forum Caldeirão da Bolsa, besaluta@outlook.pt ou pela pagina do FB https://www.facebook.com/people/Bes-Alu ... 4176978673.

Contamos com o vosso apoio, Temos que agir muito rápido.

Um abraço,

João

Provavelmente pode ser um bom meio para conseguirmos chegar mais perto dos acionistas do BES.

Colegas utilizem os comentários dos artigos, para divulgar o nosso movimento.

Um abraço,

João
 
Mensagens: 374
Registado: 11/5/2014 21:37

Re: BES - A LUTA

por Carlanga » 6/8/2014 14:30

Sr_SNiper Escreveu:
vimioso99 Escreveu:Ok. As ações tem risco, isso eu percebo.
Quem ainda não percebeu, vai ficar a perceber.
O guito foi-se.
Mas á minha preocupação é em relação as mais valias.
Há 15 dias atrás tinha quase 3.000 de mais valias.
Compro 5600 do BES . Não vendi (os nosso reguladores dizem banco seguro e forte).
Passado esses 15 dias, ou melhor um fim de semana, tenho Zero.
Como é possível ser tributado numa mais valia de 3000 se na minha conta está a ZERO?
Os pequenos não podem ficar duplamente prejudicados.
Qual a solução? Aqueles que estão como eu, como é que vocês vão fazer? :?

Faz uma OTC com alquem, no limite contigo mesmo numa noutra conta onde tens outros titular tambem-
vende tudo por 1 cêntimo.
Eu nesse campo já estou resolvido, vendi tudo por 1 euro ao SHFTR bad bank


Não preciso, mas já agora gostava de saber onde é que se pode fazer um contrato OTC, no próprio banco/intermediário?
Put your money were your mouth is
Those who ignore the trend do so at their own peril.
Por regra os experts não fazem um post a dizer "olhem, desta vez enganei-me...", é o que distingue os homens dos meninos.
PS: não dou conversa a quem me faz criticas pessoais neste fórum. Pensemos duas vezes antes de criticar, não hesitemos tanto para elogiar.
 
Mensagens: 80
Registado: 3/8/2014 16:53

Re: BES - A LUTA

por Sr_SNiper » 6/8/2014 14:10

vimioso99 Escreveu:Ok. As ações tem risco, isso eu percebo.
Quem ainda não percebeu, vai ficar a perceber.
O guito foi-se.
Mas á minha preocupação é em relação as mais valias.
Há 15 dias atrás tinha quase 3.000 de mais valias.
Compro 5600 do BES . Não vendi (os nosso reguladores dizem banco seguro e forte).
Passado esses 15 dias, ou melhor um fim de semana, tenho Zero.
Como é possível ser tributado numa mais valia de 3000 se na minha conta está a ZERO?
Os pequenos não podem ficar duplamente prejudicados.
Qual a solução? Aqueles que estão como eu, como é que vocês vão fazer? :?

Faz uma OTC com alquem, no limite contigo mesmo numa noutra conta onde tens outros titular tambem-
vende tudo por 1 cêntimo.
Eu nesse campo já estou resolvido, vendi tudo por 1 euro ao SHFTR bad bank
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

Re: BES - A LUTA

por moppie85 » 6/8/2014 14:06

zorro2009 Escreveu:
moppie85 Escreveu:
vimioso99 Escreveu:Ok. As ações tem risco, isso eu percebo.
Quem ainda não percebeu, vai ficar a perceber.
O guito foi-se.
Mas á minha preocupação é em relação as mais valias.
Há 15 dias atrás tinha quase 3.000 de mais valias.
Compro 5600 do BES . Não vendi (os nosso reguladores dizem banco seguro e forte).
Passado esses 15 dias, ou melhor um fim de semana, tenho Zero.
Como é possível ser tributado numa mais valia de 3000 se na minha conta está a ZERO?
Os pequenos não podem ficar duplamente prejudicados.
Qual a solução? Aqueles que estão como eu, como é que vocês vão fazer? :?


O Sniper talvez te possa ajudar. Ele estava a pensar vender obrigações (o processo deve ser semelhante com as acções) a um amigo em OTC (over the counter - fora do mercado).


Como funciona isso do OTC ?


Basicamente é um negocio fora de bolsa - há um vendedor e um comprador que fazem um negócio privado. Mas como te disse, quem anda a averiguar isso é o Sniper. Experimenta mandar-lhe uma PM
 
Mensagens: 1331
Registado: 15/4/2008 14:12

Re: BES - A LUTA

por joao73 » 6/8/2014 14:04

Boa tarde,

Já começa a existir várias ideias para seguirmos o nosso caminho.
Temos que ser mais rápidos em encontrar soluções e coloca-las em pratica.

A pagina do FB é muito importante para divulgar o nosso movimento, mas na verdade não esta a ter o efeito pretendido porque não esta desenvolvida.

NECESSITO COM MUITA URGENCIA ALGUEM QUE SE RESPONSABELIZE PELA PAGINA, POR FAVOR TEM QUE EXISTIR ALGUM COLEGA QUE PERCEBA MINIMAMENTE DE FB.

Eu dou a senha de acesso por PM ou mail besaluta@outlook.pt

Colegas não podemos desistir........ temos que continuar a lutar.

PS: Tenho recebido mails de acionistas com vontade de avançar judicialmente.
 
Mensagens: 374
Registado: 11/5/2014 21:37

Re: BES - A LUTA

por AAA_ » 6/8/2014 14:01

El auditor de Gowex ingresa en prisión

El auditor de la firma M&A José Antonio Díaz Villanueva, que avaló las cuentas de la compañía de redes wifi Gowex, se encuentra ya en la cárcel de Segovia después de que expirase el plazo que le había dado la Audiencia Nacional para depositar la fianza de 200.000 euros que le impuso para evitar su ingreso en prisión, han informado a Europa Press fuentes de la investigación.

http://www.expansion.com/2014/08/06/emp ... 15898.html

Este já foi dentro. Por aqui as coisas são mais em modo soft...
 
Mensagens: 719
Registado: 21/10/2010 13:08
Localização: 13

Re: BES - A LUTA

por zorro2009 » 6/8/2014 13:49

moppie85 Escreveu:
vimioso99 Escreveu:Ok. As ações tem risco, isso eu percebo.
Quem ainda não percebeu, vai ficar a perceber.
O guito foi-se.
Mas á minha preocupação é em relação as mais valias.
Há 15 dias atrás tinha quase 3.000 de mais valias.
Compro 5600 do BES . Não vendi (os nosso reguladores dizem banco seguro e forte).
Passado esses 15 dias, ou melhor um fim de semana, tenho Zero.
Como é possível ser tributado numa mais valia de 3000 se na minha conta está a ZERO?
Os pequenos não podem ficar duplamente prejudicados.
Qual a solução? Aqueles que estão como eu, como é que vocês vão fazer? :?


O Sniper talvez te possa ajudar. Ele estava a pensar vender obrigações (o processo deve ser semelhante com as acções) a um amigo em OTC (over the counter - fora do mercado).


Como funciona isso do OTC ?
 
Mensagens: 310
Registado: 8/1/2008 11:47

Re: BES - A LUTA

por moppie85 » 6/8/2014 13:37

vimioso99 Escreveu:Ok. As ações tem risco, isso eu percebo.
Quem ainda não percebeu, vai ficar a perceber.
O guito foi-se.
Mas á minha preocupação é em relação as mais valias.
Há 15 dias atrás tinha quase 3.000 de mais valias.
Compro 5600 do BES . Não vendi (os nosso reguladores dizem banco seguro e forte).
Passado esses 15 dias, ou melhor um fim de semana, tenho Zero.
Como é possível ser tributado numa mais valia de 3000 se na minha conta está a ZERO?
Os pequenos não podem ficar duplamente prejudicados.
Qual a solução? Aqueles que estão como eu, como é que vocês vão fazer? :?


O Sniper talvez te possa ajudar. Ele estava a pensar vender obrigações (o processo deve ser semelhante com as acções) a um amigo em OTC (over the counter - fora do mercado).
 
Mensagens: 1331
Registado: 15/4/2008 14:12

Re: BES - A LUTA

por vimioso99 » 6/8/2014 12:44

Ok. As ações tem risco, isso eu percebo.
Quem ainda não percebeu, vai ficar a perceber.
O guito foi-se.
Mas á minha preocupação é em relação as mais valias.
Há 15 dias atrás tinha quase 3.000 de mais valias.
Compro 5600 do BES . Não vendi (os nosso reguladores dizem banco seguro e forte).
Passado esses 15 dias, ou melhor um fim de semana, tenho Zero.
Como é possível ser tributado numa mais valia de 3000 se na minha conta está a ZERO?
Os pequenos não podem ficar duplamente prejudicados.
Qual a solução? Aqueles que estão como eu, como é que vocês vão fazer? :?
 
Mensagens: 6
Registado: 29/11/2007 14:16
Localização: Pedro Miguel

Re: BES - A LUTA

por elPiranha » 6/8/2014 12:05

Caros,

Costumo acompanhar o fórum mas só agora me registo, para dar nota da minha solidariedade para com todos quantos foram afectados pela situação do BES.

Dois pontos prévios: i) sou cliente do BES mas, felizmente, não fui afectado patrimonialmente (emocionalmente tem sido desgastante); ii) sou jurista e advogado.

Apesar de não ter aprofundado estas questões (complexas), deixo, como forma de sugestão e ajuda à troca de ideias, a minha opinião (sumária) sobre este assunto:

a) Existirão fundamentos para processar o Estado, o BdP, a CMVM e a própria KPMG;

b) A fundamentação basear-se-á no seguinte:

- Ausência de correcta supervisão e fiscalização (medidas preventivas e correctivas) sobres o BES por parte daquelas entidades;
- Comunicação de informações erradas por responsáveis com poderes de decisão (por parte do Governo (Primeiro-Ministro e Ministra das Finanças) e BdP - nomeadamente, a informação de que a continuidade do BES não estaria em causa; que "existira uma almofada financeira para eventuais incumprimentos", etc.);
- Reconhecimento, por parte do BdP, do conhecimento da existência de situações fraudulentas desde Setembro de 2013, sem qualquer intervenção dos órgãos de fiscalização;
- Aprovação e acompanhamento do aumento de capital social, poucas semanas antes da intervenção do Estado;
- Comunicação, pelo BdP, da necessidade de afastamento do Presidente Ricardo Salgado, permitindo que o mesmo se mantivesse em funções cerca de duas semanas após tal facto;
- Nomeação de nova Administração, com o aval do BdP (confiança dos investidores);
- Facto de a Ministra das Finanças ter referido que não se poderia intervir antes do banco colapsar, "sem ter a certeza", sob pena de serem responsabilizados (então, para que servem?);
- Não terem salvaguardado correctamente (em termos legais ) a garantia soberana prestada por Angola relativamente à dívida do BESA ao BES (parece-me que a garantia foi apenas verbal, porque de outro modo, não a poderiam revogar);
- Forma de intervenção do Estado neste processo, nomeadamente: i) não ter dado possibilidade aos accionistas/credores de "salvarem" o Banco; ii) terem deixado os accionistas/credores apenas com a "parte má", expropriando-lhes a parte boa (os accionistas detinham ambas as partes e uma delas foi-lhes retirada sem compensação); iii) terem aprovado legislação no próprio dia, em específico para esta situação; iv) não terem distinguido os pequenos investidores dos demais, etc.

É preciso tomar em conta que se investiu numa das entidades mais supervisionadas e fiscalizadas do país...Não é a mesma coisa do que investir numa qualquer oficina de automóveis. Querem que os accionistas assumam responsabilidades, mas e então os demais? Não assumem?

Os accionistas estão obrigados a fiscalizar. Certo. Mas se eu tenho "meia dúzia" de acções, posso convocar uma Assembleia-Geral? Não. Posso consultar documentação financeira que não seja pública? Não. Posso alterar a Administração? Não. Com excepção das Assembleias-Gerais, a possibilidade de participação dos pequenos investidores é muito reduzida ou mesmo inexistente.

Será mais benéfico se se actuar em associação/litisconsórcio.
Certamente haverá mais ideias e outras formas de actuar. Pelo que, nenhuma ideia será de excluir (incluindo o direito de queixa/recurso ao Tribunal Europeu, demandar a anterior Administração, etc.).

O meu abraço solidário para todos quantos se entreguem a esta luta. Como referi, não fui afectado. Mas considero inaceitável (a todos os níveis) aquilo que foi efectuado.

Cumprimentos,

elPiranha
 
Mensagens: 1
Registado: 6/8/2014 11:28

Re: BES - A LUTA

por Gonçalo Sá » 6/8/2014 10:58

INN JORNAL NEGOCIOS:

BCP e BPI perdem mais de 6% em dois dias.

E Eu pergunto, só????? Enquanto nao lhes acontecer, o k aconteceu ao BES, ja estao com sorte!!!!
É obvio que os peguenos e grandes investidores vao fugir... Com estes responsveis, (digo irresponsaveis, mentirosos)) con ell comandant presidente Bdp!!!!

Estao á espera de quê??
 
Mensagens: 21
Registado: 5/8/2014 9:52

Re: BES - A LUTA

por Gonçalo Sá » 6/8/2014 10:23

Bom dia, Como foi dito no inicio do topico, quem nao esta na luta , e nao estiver a favor desta causa, evite escrever aqui ( certamente nao tinha açoes na sexta-feira).
Assim é facil!!!!
 
Mensagens: 21
Registado: 5/8/2014 9:52

Re: BES - A LUTA

por Pata-Hari » 6/8/2014 10:17

Vejam o artigo do PSG no expresso. Ele aponta alguns argumentos que poderão ser usados (nada de novo, mas muito bem escrito).
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: BES - A LUTA

por artista_ » 6/8/2014 3:53

GUNNY Escreveu:Sou um micro investidor a dar os primeiros passos e comprei "meia duzia" de ações a 0,35€, horas antes de terem sido anunciados os prejuizos. Eram cerca de 500€. Se calhar era pouco dinheiro mas era meu.


Queres que te diga uma coisa, um dia ainda vais agradecer muito a este caso BES. Alguém que começa a dar os primeiros passos na bolsa e na primeira vez em que se queima a sério perde 500 euros... não é para todos essa sorte, estou a falar a

GUNNY Escreveu:Quem me enganou não foi o ex-dono-disto-tudo. Quem me enganou foi o estado que ao longo de semanas foi dizendo que o BES era diferente do GES e que estava tudo bem com o GES. O mesmo estado que permitiu que o ex-dono-disto-tudo ficasse 2 semanas a fazer o que bem quis no banco.


Foram os dois porque, pelos vistos um enganou o outro, e os dois enganaram toda a gente!

GUNNY Escreveu:Percebo que esta solução foi a alternativa a deixar o banco falir, em que de qualquer modo os investidores iriam perder tudo. Será que iriam? Eu sinceramente não sei se daqui a uns meses o banco não dava a volta por cima. O que eu sei é que com esta solução o estado condenou definitivamente uma parte do banco, sem alternativas para o mesmo ou capacidade de dar a volta por cima.


Esquece lá isso, o banco está falido!

GUNNY Escreveu:Esta solução abre um precedente terrivel. A partir de agora, qualquer empresa cotada em bolsa que comece a apresentar sinais de instabilidade poderá conduzir à debanda dos acionistas e a queda abrupta do valor em bolsa.


Por incrível que pareça a história mostra-nos que não é assim... até te digo, o presente mostra-nos que não é assim, nem com este caso os investidores se assustam e continuam a cometer os mesmos erros que os colocam em posição dramática caso se repita algo do género!

GUNNY Escreveu:Esta solução é cobarde porque é aquela que se torna mais facil de aceitar para o cidadão comum. Até é simpático para o cidadão comum saber que os acionistas se lixaram. Porque para o cidadão comum, os acionistas é tudo uma cambada de ricardos salgados. A verdade é que não sou. Eu também sou um cidadão comum e há menos de uma semana que sou micro-acionista de um banco, nunca tive qualquer responsabilidade na gestão do mesmo e acabei por pagar parte desta situação. E secalhar ainda vou pagar mais enquanto contribuinte.


Tens de ter calma, mas alguém acha que os acionistas são todos do género do Ricardo Salgado?! :shock: Mas é óbvio que quando uma empresa vai à falência os seus acionistas perdem o que lá puseram, isso é válido aqui no BES e em qualquer outra empresa, grande ou pequena. Aliás como referi no meu blogue(http://sobe-e-desce.blogspot.pt/2014/08 ... pelos.html), no nosso mercado já tivémos desvalorizações muito superiores a esta, a diferença é que elas aconteceram num período mais alargado de tempo e as empresas não chegaram a falir, mas os investidores perderam mais do que aqui. Compreendo que esta situação, em termos psicológicos, é mais difícil de digerir no imediato, mas garanto-te que muitos investidores, provavelmente tu também, continuariam a ser acionistas do BES por muito mais tempo, até as cotações atingirem décimas de cêntimo, na prática perdiam o mesmo. Obviamente que alguns salvavam-se, conseguiam recuperar alguma coisa, mas é normal que em situações destas haja quem tem mais sorte e menos sorte, na sexta feira certamente terá havido quem tenha comprado mas também houve quem vendesse, estes foram uns sortudos! No teu caso tu até já só tinhas 1/3 dos 500 euros... quantos aqui não gostariam de estar na tua posição!

GUNNY Escreveu:Ainda por cima, soube-se agora que a Goldman Sach efetuou negociação em bolsa de ações do bes em vesperas do crash, o que indicia fuga de informação. Uma vergonha.


Mais uma, nem que se repitam as coisas mil vezes as pessoas não percebem, porque querem ver apenas o que lhes interessa. A GS vendeu 4 milhões de ações mas ficou com mais de 100 milhões, já nem sei, sei que as que vendeu representam apenas uma pequena parte das que tinha.

GUNNY Escreveu:Penso que os pequenos acionistas se deveriam juntar para fazer alguma coisa. Já li algures por ai que há um grupo a formar-se(?!)

Por favor se há algum grupo de pequenos acionistas a formar-se, alguém me dê alguma indicação por PM.

Muito obrigado. Nâo podemos deixar isto ficar assim.


Quanto a isto têm o meu apoio e a minha solidariedade, mas não têm razão em relação á solução adotada, essa ou outra seria igual para os acionistas, perdiam tudo, ou quase tudo! Já em relação à regulação acho que não há palavras para a falta de competência, de responsabilidade e mesmo de ética!

EDIT: Não leves a mal, é apenas a minha opinião. Eu até não perdi nada diretamente com o BES (todos perdemos porque isto obviamente está e vai afetar a economia do pais) mas acho um bocado excessivo, de certa forma até ofensivo para algumas pessoas que foram realmente muito prejudicadas com isto, que alguém que comprou 500 euros de ações do BES quando já se sabia que havia problemas bastante graves não descortinados anteriormente, que não vendeu nada até elas terem uma desvalorização de cerca de 70% (na prática a posição valeria pouco mais de 150 euros) se sinta tão prejudicado com isto!?... desculpa que te diga, mas se há investidores que não têm razão nenhuma para reclarmar do que perderam, tu és um deles!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 444 visitantes