Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

E que tal ensinar os filhos sobre os mercados financeiros?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: E que tal ensinar os filhos sobre os mercados financeiro

por pcm1979 » 14/10/2014 16:47

Eu só acompanho os mercados desde o início deste ano :roll: andei tanto tempo pela net sem fazer nada de jeito... :wall:
Inúmeras vezes penso para mim mesmo: "Em 2012 estavas a dormir, perdeste enormes oportunidades de fazer dinheiro"
 
Mensagens: 971
Registado: 26/7/2014 12:37
Localização: Braga

Re: E que tal ensinar os filhos sobre os mercados financeiro

por mav888 » 14/10/2014 16:34

Jconnor Escreveu:Na minha modesta opinião e tendo em conta que existe muita iliteracia financeira em Portugal em geral na população adulta, que tal começar por ensinar ás crianças como podem gerir o seu dinheiro!
http://empregodinheiro.com/2013/04/educ ... ceira.html


Falar de dinheiro é tabu nas escolas, aliás não só nas escolas, também na sociedade Portuguesa em geral.

As únicas conversas sobre dinheiro que se ouvem, são os "Milhões do Futebol", "Milhões que os Politicos roubam" e os "Milhões desaparecidos na Banca". Como a maioria da População não tem milhões, estas conversas são como as telenovelas, são apenas histórias para tema de conversa no café !!!

Falar de dinheiro, "capital", é ainda tabu, deve ser herança do 25 de Abril !!!

É dificil encontrar um espaço como este para poder falar de dinheiro sem complexos, mesmo aqui, acontece porque a maioria não se conhece. Se este tipo de conversas que existem no caldeirão fossem tidas presencialmente, a maioria dos Forenses não estariam presentes ! A nossa sociedade descrimina todos os que saem da média, os que têm muito e os que têm pouco, os que são maus e os que são bons, etc...

Neste sentido, todos os que investem diretamente nos mercados, são "porcos capitalistas sem valor, especuladores implacaveis", mas o vizinho que faz um PPR "é um gajo porreiro poupadinho que só quer garantir uma reforma melhorzinha" - Pois para mim, em termos de ética são iguaizinhos, investem no mesmo mercado embora o 2º não saiba que o faz e o 1º tenha objetivos mais audazes, assim como o Mourinho ou o Cristiano Ronaldo, querem ser melhores!

Enquanto este tipo de estereotipo existir será muito dificil de se falar de dinheiro e de ensinar seja o que for sobre dinheiro nas escolas, além disso coloca-se outro problema, quem é que vai ensinar ? a população, (inclui a maioria dos professores), está formatada para não o fazer, para além de ser extremamente dificil ensinar aquilo que não se domina.

Já existem alguns proogramas e projetos no sentido da alfabetização Financeira e eu já li alguns que na minha humilde opinião valem Zero !!!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 365
Registado: 29/11/2007 10:24
Localização: Leiria

Re: E que tal ensinar os filhos sobre os mercados financeiro

por traderh » 14/10/2014 16:26

engraçado, ainda este fim de semana vi no dragon´s den, shark tank do canada, um puto de 14 que tumou interesse pelos mercados aos 8 anos, e foi pedir 50.000 dolares para investir de acordo com um sistema que tinha criado. E não é que 4 dos empreendedores deram-lhe os 50.000, 12.500 cada um deles meteu o dinheiro nas mãos de um puto de 14 anos.

Hoje acho que tem 17 anos e quer ser um grande gestor de fundos.

Cá está o puto: http://www.marchesefinancial.com/about-me/
 
Mensagens: 194
Registado: 10/6/2014 9:24

Re: E que tal ensinar os filhos sobre os mercados financeiro

por Jconnor » 14/10/2014 15:57

Na minha modesta opinião e tendo em conta que existe muita iliteracia financeira em Portugal em geral na população adulta, que tal começar por ensinar ás crianças como podem gerir o seu dinheiro!
http://empregodinheiro.com/2013/04/educ ... ceira.html
 
Mensagens: 3
Registado: 11/10/2014 23:56

Re: E que tal ensinar os filhos sobre os mercados financeiro

por EuroSexy » 29/7/2014 18:04

As pessoas por vezes não distinguem ou não sabem distinguir qualidade de vida, de felicidade. Misturam. :-s
O que o dinheiro permite é qualidade de vida, não felicidade!!! :arrow:

É naturalmente compreensível que ter qualidade de vida também trás felicidade isso é indiscutível, mas ambas são independentes.
O que não falta nesta sociedade são pessoas cheias de qualidade de vida, mas infelizes. Porquê?
- Porque ou não se conhecem a si próprias e não param nem reflectem sobre si e sobre a perda, ou permitem que se vá acumulando certos problemas que não querem à partida poder resolver, evitando-os, mesmo se conhecendo a si próprias.

O que realmente interessa é que as pessoas felizes são na maioria o tempo todo, felizes, independentemente de terem muito ou pouco dinheiro.
A felicidade trabalha nas mesmas proporções do dinheiro e também é capitalizável.
Na Suécia nos anos 60 a sociedade entrou em crise de felicidade (não financeira) porque o povo tinha toda qualidade de vida e não sabiam dar o devido valor ao que tinham.

-----------------------------------------------------------------


Com a crise actual, a população viu rendimentos a cair e perda permanente da qualidade de vida e isso está intimamente ligado. Podendo até, salvo raros casos, influenciar na felicidade da pessoa. A felicidade é pois o produto não só da genética, mas também de tudo o que o Ser pensa, diz e age. Seja qual for o grau destas 3 vertentes (conforme a educação, valores, etc), são de facto o elemento fundamental que está responsável pela felicidade, e não ter mais ou menos dinheiro.

----------------------------------------------------------------


Se me permitem, quero ainda dizer mais uma coisa: :arrow: Os mercados financeiros têm o poder de criar artificialmente sentimentos exageradamente positivos ou negativos em determinados momentos na negociação e isso não é salutar para o objectivo do investidor realista, que pretende ganhar dinheiro. Pois se o investidor não souber fazer um balanço correcto entre o poder ganhar mais e evitar a perda, tudo se contradiz.
O investidor não se pode dar ao luxo de exigir seja o que for do mercado. Para já porque não o controla nunca. E depois porque não sabe exactamente para onde ele vai em qualquer prazo temporal.
A emoção de ganhar dinheiro através da bolsa é exactamente a mesma de quando uma pessoa vai pela rua e encontra uma nota no chão. O sentimento é de: jubilo.
Não é felicidade nem contentamento: é júbilo! euforia! O dinheiro não pertencia à pessoa, mas como a pessoa estava no lugar exacto há hora certa, a pessoa apodera-se do dinheiro e passa a ser seu. No mercado é a empresa certa ao preço certo.
No dia seguinte se a mesma pessoa passar no mesmo local e encontrar de novo dinheiro, irá tentar fazer o mesmo por tempo indeterminado até deixar de o encontrar. Só uma pessoa parva vai dizer a todo mundo que está a encontrar dinheiro todos os dias em determinado lugar e chamar outros ao local. Na negociação em bolsa acontece o mesmo, ninguém revela, seja profissional ou não, o método, a forma como actua a negociar.

Aliás, qualquer pessoa, seja ou não experiente pode conseguir fazer um trade maravilhoso e ganhador. E se consegue esse trade pensa que conseguirá muitos mais iguais. Mas isso não é assim! Cada trade é único na vida e ninguém passa pela mesma situação 2 vezes.
 
Mensagens: 1004
Registado: 16/6/2014 0:01

Re: E que tal ensinar os filhos sobre os mercados financeiro

por chopsuey29 » 29/7/2014 17:12

pikota Escreveu:
MME5 Escreveu:Para mim faz mais sentido que a partir do 5º ano seja dada alguma matéria de finanças, aprender a gerir o nosso dinheiro face ás despesas.


Não tenho filhos mas é uma das coisas que sempre defendi, faz sentido sim. :clap:


se fosse referendável, eu votava sim!! :clap:
 
Mensagens: 132
Registado: 5/6/2014 14:26

Re: E que tal ensinar os filhos sobre os mercados financeiro

por speedbird » 29/7/2014 15:40

Não te proporciona felicidade, nem te trás amizades verdadeiras.

E a pobreza? Proporciona?

Prefiro ser infeliz na frente de uma lareira , do que infeliz embaixo de uma ponte.
 
Mensagens: 46
Registado: 21/4/2008 9:06
Localização: queijas

Re: E que tal ensinar os filhos sobre os mercados financeiro

por EuroSexy » 29/7/2014 15:25

pikota Escreveu:
EuroSexy Escreveu:Independentemente da profissão dos filhos e dos seus sonhos, acho que se deve ensinar sobre mercados financeiros, mas isto, desde que os pais saibam ensinar-lhes. À partida nenhuma criança nasce com um sonho. É fundamental mostrar o caminho e as opções.
Deve-se não impor que negociem, mas sim mostrar a opção de como tudo isto funciona e para que serve o mercado. Uma actividade complementar de rendimento.
É nos mercados que o dinheiro está. Todo dinheiro é divida directa ou indirectamente. Mesmo o dinheiro de um simples ordenado é divida indirecta.
Tudo começa desde que o Banco Central decida emprestar.

E o dinheiro significa muito em vida.


O problema é que para muitos o dinheiro é mais do que tudo, o que está errado.

Na escola sempre me disseram, se estudares ganhas muito dinheiro, se não estudares vais ser pobre...Isto não é correcto.



O dinheiro só proporciona independência e segurança. Não te proporciona felicidade, nem te trás amizades verdadeiras.
Tu podes ter até bons amigos, ter saúde, ter familia, ter trabalho mal remunerado, mas se não tiveres dinheiro nunca terás a segurança e o tempo necessário a seres completamente feliz. Estarás sempre dependente de alguém, moralmente e financeiramente.

Repito: dinheiro só trás segurança e independência, nada mais. Mas essa 2 são condição sine qua non para obter qualidade de vida.
 
Mensagens: 1004
Registado: 16/6/2014 0:01

Re: E que tal ensinar os filhos sobre os mercados financeiro

por pikota » 29/7/2014 15:06

EuroSexy Escreveu:Independentemente da profissão dos filhos e dos seus sonhos, acho que se deve ensinar sobre mercados financeiros, mas isto, desde que os pais saibam ensinar-lhes. À partida nenhuma criança nasce com um sonho. É fundamental mostrar o caminho e as opções.
Deve-se não impor que negociem, mas sim mostrar a opção de como tudo isto funciona e para que serve o mercado. Uma actividade complementar de rendimento.
É nos mercados que o dinheiro está. Todo dinheiro é divida directa ou indirectamente. Mesmo o dinheiro de um simples ordenado é divida indirecta.
Tudo começa desde que o Banco Central decida emprestar.

E o dinheiro significa muito em vida.


O problema é que para muitos o dinheiro é mais do que tudo, o que está errado.

Na escola sempre me disseram, se estudares ganhas muito dinheiro, se não estudares vais ser pobre...Isto não é correcto.
 
Mensagens: 571
Registado: 4/2/2010 15:57
Localização: Viana do Castelo

Re: E que tal ensinar os filhos sobre os mercados financeiro

por EuroSexy » 29/7/2014 15:01

Independentemente da profissão dos filhos e dos seus sonhos, acho que se deve ensinar sobre mercados financeiros, mas isto, desde que os pais saibam ensinar-lhes. À partida nenhuma criança nasce com um sonho. É fundamental mostrar o caminho e as opções.
Deve-se não impor que negociem, mas sim mostrar a opção de como tudo isto funciona e para que serve o mercado. Uma actividade complementar de rendimento.
É nos mercados que o dinheiro está. Todo dinheiro é divida directa ou indirectamente. Mesmo o dinheiro de um simples ordenado é divida indirecta.
Tudo começa desde que o Banco Central decida emprestar.

E o dinheiro significa muito em vida.
 
Mensagens: 1004
Registado: 16/6/2014 0:01

Re: E que tal ensinar os filhos sobre os mercados financeiro

por speedbird » 29/7/2014 11:31

Acho que não faz nenhum sentido ensinar aos filhos sobre mercados financeiros.

Faz sentido sim , explicar sobre finanças pessoais. Como ensinar a gerir o dinheiro, já que isto não faz parte do currículo escolar.Infelizmente.O sistema ganha muito dinheiro com a desorganização e iliteracia financeira das pessoas.

Os mercados financeiros são para profissionais e para aqueles que podem investir o dinheiro de que não necessitam , o que não vai ser o caso dos filhos em um futuro tão próximo.E como está coisa , se calhar nem tão longo.

Para chegar ao ponto de investir nos mercados , é preciso que se tenha juntado dinheiro , e isto só se consegue com boa gestão das finanças. além disso o bom conhecimento da gestão financeira não garante uma boa gestão , se a pessoa se deixar levar por entusiasmos e paixões.Também é preciso que esteja vocacionado para isso.!! Há gente que não liga a dinheiro , que acha que tem que viver o hoje porque pode morrer amanhã ,ou nao tem mesmo aptidão ou interesse pelo assunto.

Considerando que o filho passou e aprovou em todos estes testes ,tem aptidão e gosta do assunto , seria o momento de então aprender sobre os mercados . Mas como disse anteriormente , o mercado é para profissionais.E poucos aqui o são. Então poderíamos apenas despertar-lhe o interesse , mas não ter a pretensão de que lhes vamos ensinar aquilo que muitas vezes nem nós sabemos. Ou poderemos estar a explicar-lhes mal.
Então , o melhor é que siga a carreira de economia e aprenda sobre mercados e aí sim , a ganhar o seu dinheiro ,ponha em prática a gestão financeira , para juntar algum e ai começar a investir.

Speedbird
 
Mensagens: 46
Registado: 21/4/2008 9:06
Localização: queijas

Re: E que tal ensinar os filhos sobre os mercados financeiro

por richardj » 26/7/2014 20:08

mmrmm Escreveu:Correndo o risco de causar polémica, e desculpando-me desde já por qualquer sentimento que possa ferir, mas o que li aqui de vários intervenientes traduz um absoluto desconhecimento da escola pública actual e do perfil do aluno médio. O aluno típico, em primeiro lugar, não tem a noção do espaço que frequenta, dos direitos que tem, dos deveres a que está obrigado. Para a maioria a escola não lhes diz nada. Como professor de ensino secundário, com a maior parte das turmas que acabam o 9.º ano e passam para o 10.º ano, passo quase um período inteiro a ensiná-los simplesmente a saberem estar dentro de uma sala de aula. Através de uma avaliação diagnóstica constato que chegam a este nível de ensino sem os conhecimentos básicos das duas áreas primordiais da estruturação do pensamento, a saber, capacidade de organização do raciocínio e sua consequente expressão. Não é por acaso que a Matemática e o Português são as duas áreas que melhor ajudam, sendo portanto as carências do aluno médio de 15 anos gritantes nestes quadros. Embora não esteja actualmente no activo garanto-lhes por experiência própria, pela partilha de experiências com terceiros e pela leitura de relatórios especializados, que a situação só piorou desde que comecei a dar aulas no início do novo milénio.
Não digo que a ideia não possa ser interessante em contextos específicos como opção curricular, em áreas de economia ou gestão. O que defendo, e sempre o fiz, é a criação de uma disciplina transversal, nos 12 anos de ensino, onde vários assuntos fossem abordados em função das idades e necessidades que se afirmam com as mesmas. A Educação para a Cidadania preencheria essa necessidade. Assuntos como: educação sexual, socorrismo (obrigatório nos países escandinavos por exemplo), organização político-administrativa do país, o mundo e os seus problemas, e também conceitos básicos de economia e gestão fossem abordados. Antes de aprenderem a investir deveriam aprender a poupar, a saber fazer balanços das suas economias domésticas, a saber separar o essencial do acessório, para depois apreender os diferentes tipos de aplicações do dinheiro poupado.
Em suma e independentemente dos créditos da ideia, as necessidades da escola pública são tão grandes e os problemas tão profundos que sobrecarrega-las com uma disciplina obrigatória deste cariz seria mais uma medida para fazer parte do problema e não da solução.



Well, o que acontece é que a internet tem um efeito de alavancagem nos jovens. Para alguns abre-lhe a mente para imensas questões, imensas oportunidades para outros voos. Para outros, apenas videojogos e outras actividades pouco produtivas. Nunca, dentro da mesma geração houve pessoas tão dispares. A tendência só vai aumentar...

Cooper: CASE, get ready to match our spin with the retro thrusters.

CASE: It's not possible.

Cooper: No, it's necessary!

INTERSTELLAR
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2706
Registado: 25/4/2011 22:36
Localização: Drama City

Re: E que tal ensinar os filhos sobre os mercados financeiro

por EuroSexy » 25/7/2014 15:24

Eu ainda não tenho filhos. Mas se um dia tiver, vou procurar não só ensiná-lo a negociar mas também acompanhá-lo nos negócios. E se os sobrinhos quiserem também..
Os melhores traders da América tiveram a sorte de ter um mentor desde pequenos. Outros que começaram mais tarde tiveram também a sorte de tornarem-se dos melhores.
Procurar ter sempre em mente que investir é um caminho que nos leva a algum lugar. E é importante ter a certeza que nos vale a pena.
Compreender que a capitalização de pequenas poupanças pode-nos tornar ricos financeiramente e que isso é diferente de receber um simples ordenado constante ao fim do mês.

Compreender ainda que não é preciso saber nada sobre nós mesmos ou sobre o mercado para ser bem sucedido. Mas é indispensável saber escolher e avaliar uma empresa singular.

Michel Kiwanuka começou a percorrer os EUA na crise de 2008 sem nada no bolso. Viajou a pé e teve experiências incriveis. Por onde passou foi amealhando e simpatizando com toda gente e hoje é uma dos artistas mais ricos da América.
 
Mensagens: 1004
Registado: 16/6/2014 0:01

Re: E que tal ensinar os filhos sobre os mercados financeiro

por ATLAS_ » 25/7/2014 14:58

traderh Escreveu:Só vou responder a este ponto, porque os outros pontos não sou dogmático quis apenas defender uma ideia/conceito. Não com uma verdade absoluta mas algo que pode ser bom, pode ser mau sinceramente não sei.

"Depende da tua atitude. Se o teu filho tivesse (ou tiver) capacidade para ser médico, mas te dissesse: "pai, independentemente das minhas capacidades, e de até ter média de 20 no secundário, eu gostaria era de ser violoncelista". O que farias tu? Deixavas que ele fosse feliz à maneira dele ou não? É na prática, com decisões, que se vê se é um clichê, ou não"

Neste exemplo não sei o que faria, mas por exemplo se ele disse que gostaria de ser professor, historiador, educador de infancia (exemplos quase ao calhas), explicar-lhe-ia, que a probabilidade de arranjar emprego era muito pouca e a probabilidade de vir a ter um salário decente era muito pouca senão uma certeza. Por isso que pensasse bem se não seria melhor enveredar por um curso mais rentável/empregavel.

Isso de um amor e uma cabana é muito bonito, mas deixa-o ser violoncelista e se ele for um banal violoncelista sustenta-o para o resta da tua vida e vais ver onde fica a felicidade dele e a tua e da tua mulher.

Por favor não me digas que o dinheiro não é tudo...


E não é. O dinheiro é muito importante. Muito mesmo. Mas não é tudo!

Concordo contigo quando indicas que devemos demonstrar-lhes os perigos das decisões que irão tomar. Essa é a nossa função enquanto pais. Mas se ele insistir em ser um banal violoncelista, e mal ganhar para se sustentar, é o que irá ser. Terei a minha consciência tranquila, porque, por um lado, avisei os perigos; e, por outro, foi o caminho que ele escolheu. Irá ter de se governar com o que ganhar. E se não chegar e tiver de abandonar a profissão, mais uma vez: foi o caminho que ele escolheu, conscientemente, depois de eu o ter avisado.

Não se trata de "amor e uma cabana", porque ele terá de se governar com o que ganhar. Trata-se de não lhe impor um sonho que é o meu, e não o dele. Não quero mesmo que ele me diga um dia que é frustrado por minha causa (porque ele queria ser músico, ou professor ou outra coisa qualquer e eu não deixei).

E acho que podemos terminar a nossa "discussão" (troca de argumentos) por aqui. Eu pelo menos não irei continuar.

Cumprimentos,
 
Mensagens: 240
Registado: 8/6/2014 11:59

Re: E que tal ensinar os filhos sobre os mercados financeiro

por Artista Romeno » 25/7/2014 14:41

traderh Escreveu:Só vou responder a este ponto, porque os outros pontos não sou dogmático quis apenas defender uma ideia/conceito. Não com uma verdade absoluta mas algo que pode ser bom, pode ser mau sinceramente não sei.

"Depende da tua atitude. Se o teu filho tivesse (ou tiver) capacidade para ser médico, mas te dissesse: "pai, independentemente das minhas capacidades, e de até ter média de 20 no secundário, eu gostaria era de ser violoncelista". O que farias tu? Deixavas que ele fosse feliz à maneira dele ou não? É na prática, com decisões, que se vê se é um clichê, ou não"

Neste exemplo não sei o que faria, mas por exemplo se ele disse que gostaria de ser professor, historiador, educador de infancia (exemplos quase ao calhas), explicar-lhe-ia, que a probabilidade de arranjar emprego era muito pouca e a probabilidade de vir a ter um salário decente era muito pouca senão uma certeza. Por isso que pensasse bem se não seria melhor enveredar por um curso mais rentável/empregavel.

Isso de um amor e uma cabana é muito bonito, mas deixa-o ser violoncelista e se ele for um banal violoncelista sustenta-o para o resta da tua vida e vais ver onde fica a felicidade dele e a tua e da tua mulher.

Por favor não me digas que o dinheiro não é tudo...


Estive a analisar melhor este tema e fomentar a literacia financeira sim... mas forçar É ERRADO, quem te garante que o teu filho nao será como investidor mediocre e muito bom como biologo psicologo ou cantor :D .. nem todas as pessoas sao iguais
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: E que tal ensinar os filhos sobre os mercados financeiro

por traderh » 25/7/2014 14:38

Só vou responder a este ponto, porque os outros pontos não sou dogmático quis apenas defender uma ideia/conceito. Não com uma verdade absoluta mas algo que pode ser bom, pode ser mau sinceramente não sei.

"Depende da tua atitude. Se o teu filho tivesse (ou tiver) capacidade para ser médico, mas te dissesse: "pai, independentemente das minhas capacidades, e de até ter média de 20 no secundário, eu gostaria era de ser violoncelista". O que farias tu? Deixavas que ele fosse feliz à maneira dele ou não? É na prática, com decisões, que se vê se é um clichê, ou não"

Neste exemplo não sei o que faria, mas por exemplo se ele disse que gostaria de ser professor, historiador, educador de infancia (exemplos quase ao calhas), explicar-lhe-ia, que a probabilidade de arranjar emprego era muito pouca e a probabilidade de vir a ter um salário decente era muito pouca senão uma certeza. Por isso que pensasse bem se não seria melhor enveredar por um curso mais rentável/empregavel.

Isso de um amor e uma cabana é muito bonito, mas deixa-o ser violoncelista e se ele for um banal violoncelista sustenta-o para o resta da tua vida e vais ver onde fica a felicidade dele e a tua e da tua mulher.

Por favor não me digas que o dinheiro não é tudo...
 
Mensagens: 194
Registado: 10/6/2014 9:24

Re: E que tal ensinar os filhos sobre os mercados financeiro

por ATLAS_ » 25/7/2014 14:27

[quote="traderh"]Discordar em quase tudo é muita discordância.

Então quer dizer que discordas que ao ensinarem matemática se mostrarem aos miudos onde determinados gráficos e formulas podem ser aplicados na practica por exemplo em investimentos na bolsa é errado?

Não entendo do assunto para te saber responder. Mas nas contas que aprendi até ao 9º ano não via necessidade de ligação a gráficos

Realmente ter de decorar quando ocorreu a batalha de aljubarrota e outras datas é muito importante e desenvolve muito o cérebro, interessante é perguntar a esses mesmos miudos passado uns meses ou 2 ou 3 anos se ainda se lembram?

é interessante sim e eu ainda me lembro. E esse exemplo que deste é ainda mais infeliz, pois o que pretendes é que aos jovens seja removida a memória história do teu país. Não conheço nenhum sistema de ensino no mundo inteiro em que os acontecimentos históricos daquele país não sejam devidamente ensinados nas escolas e decorados pelos alunos

Quarto: Só vamos saber se eles gostam disto ou daquilo se eles experimentarem, se não experimentarem não vamos saber.

Não irei colocar o meu filho a fazer short selling, a investir longo e a negociar warrants. Quando ele tiver maturidade, for adulto e tiver ganho o dinheiro dele, nessa altura, ele, se quiser, que o faça.

Qual é o pai que não gostaria que o filho fosse médico ou engenheiro ou outra coisa qualquer? qual é o pai que não acha que algo é o melhor para o seu filho e tenta leva-lo por esse caminho?

o caminho do meu filho será o dele. Se ele quiser ser engenheiro, médico, economista ou advogado, tudo bem. Mas se quiser ser chef, ou artista, ou mecânico, ou músico ou escultor, tudo bem também. Tentarei ajudá-lo a descobrir o que é melhor para ele, e que ele goste. Mas não irei levá-lo por caminho nenhum, porque o caminho será ele que o irá fazer.

Isso do ser feliz é um grande cliche.

Depende da tua atitude. Se o teu filho tivesse (ou tiver) capacidade para ser médico, mas te dissesse: "pai, independentemente das minhas capacidades, e de até ter média de 20 no secundário, eu gostaria era de ser violoncelista". O que farias tu? Deixavas que ele fosse feliz à maneira dele ou não? É na prática, com decisões, que se vê se é um clichê, ou não

E mais te digo: muitas das pessoas que aqui escrevem neste fórum nem sequer sabem articular uma frase escrita. Não conhecem pontuação e são incultos. Autênticos iletrados na escrita. Ganham muito dinheiro a especular, mas é tudo. Outros são verdadeiros "freaks", pessoas enfadonhas e desinteressantes (assim como há freak's dos computadores que namoram pela internet e que mijam de vergonha à frente de uma mulher a sério). Atenção que não me estou a referir a ti. Mas isto sim... se o meu filho ficar igual a muitos que aqui escrevem, eu terei falhado na minha missão de o educar
 
Mensagens: 240
Registado: 8/6/2014 11:59

Re: E que tal ensinar os filhos sobre os mercados financeiro

por traderh » 25/7/2014 13:28

Discordar em quase tudo é muita discordância.

Então quer dizer que discordas que ao ensinarem matemática se mostrarem aos miudos onde determinados gráficos e formulas podem ser aplicados na practica por exemplo em investimentos na bolsa é errado?

Pode ser perigoso como muito bem disse o Marco mas isso tambem é um bom tema de debate.

Realmente ter de decorar quando ocorreu a batalha de aljubarrota e outras datas é muito importante e desenvolve muito o cérebro, interessante é perguntar a esses mesmos miudos passado uns meses ou 2 ou 3 anos se ainda se lembram?

Terceiro: Quando o meu filho era pequeno tambem fazia todas essas actividades, agora faço menos mas felizmente temos um desporto em comum que ambos praticamos juntos.

Quarto: Só vamos saber se eles gostam disto ou daquilo se eles experimentarem, se não experimentarem não vamos saber.

Qual é o pai que não gostaria que o filho fosse médico ou engenheiro ou outra coisa qualquer? qual é o pai que não acha que algo é o melhor para o seu filho e tenta leva-lo por esse caminho? Claro que gostaria que o meu filho fosse determinada coisa, podia ser médico mas se ele tem medo de sangue o que fazer?

O que eu quero é que ele estude e que tenha gosto pelo desporto, para isso contribuo com regras alimentares, descanso, estudo e treino, eu faço a minha parte o resto é com ele.


Isso do ser feliz é um grande cliche, o meu miudo neste momento era feliz se podesse ficar sentado a ver televisão e com um tablet na mão, por isso ao dizeres que o levarás para aqui e para acoli estás a impor os teus gostos e não os gostos dele, achas que aquilo que te fez feliz em tempos é o que lhe trará felicidade a ele, mas isso não é necessariamente assim.
 
Mensagens: 194
Registado: 10/6/2014 9:24

Re: E que tal ensinar os filhos sobre os mercados financeiro

por ATLAS_ » 25/7/2014 12:46

traderh Escreveu:
Eu pensava que querias que ele fosse feliz, quem te diz que a felicidade dele é jogar ao berlinde, macaca etc... Não sei onde vives mas se for um centro urbano acredita que ele vai ser feliz é a jogar playstation, tablet e a ver a canais pandas, nickleodon etc...

Não sei porque é que has-de ficar boquiaberto, com uma discussão de ideias, eu apenas lancei o tema para o discutir para saber opiniões.

Agora em relação ao ensino, o ensino de hoje está completamente ultrapassado e se as crianças chegam ao secundário sem bases sem disciplina etc... é porque se calhar andam a ensinar-lhes coisas para o qual eles não veem qualquer interesse nem qualquer aplicabilidade pratica.

Eu vejo o meu filho a estudar história e estudo do meio, a decorar factos e factos e ponho-me a pensar e pá mas eu nunca precisei desta informação para nada e provavelmente nunca precisarei dela e se precisar neste momento tenho essa informação precisa(sem falha de memória) à distância de alguns cliques, num futuro muito próximo tada essa informação de datas, factos etc... estarão inseridas nuns oculos (google glasses) onde basta apenas perguntar.

Por isso se calhar começar a passar informação/matéria que eles possam aplicar na practica pode ser que eles se interessem mais pelas matérias e perceberem que para chegar a um RSI, MACD, Estocástico é preciso saber matemática, estatistica etc... E depois eles aplicando essas practicas vão perceber que estatisticamente a probabilidade de acerto é maior seguindo determinadas regras. E dessa forma pode ser que a matemática tenha mais interesse para alguns.


Discordo de ti em quase tudo.

Primeiro, eu não fico boquiaberto com a discussão de ideias. Eu fico boquiaberto é com algumas ideias que aqui foram expostas.

Segundo, é muito importante para o desenvolvimento do cérebro que, em determinadas fases do crescimento, as crianças se treinem a decorar, porque lhes permitirá desenvolver a memória. E uma boa memória é uma ferramenta poderosa, a par da estruturação do pensamento (ideias bem arrumadas na cabeça). E por isso não concordo com isso de ir pesquisar ao google.

Terceiro, ainda não é tempo para isso, mas quando chegar à altura, farei o que muitos pais fazem: aos sábados, se puder, guardarei a manhã para o arrancar de casa e brincar com ele num espaço público. E a playstation e a TV terão de ter um tempo limitado (dentro de uma margem razoável, claro...) pois passar muito tempo em frente à TV não faz bem, a começar pelos olhos.

Quarto: e se os nossos filhos não quiserem saber disto para nada? Se forem responsáveis, mas preferirem a música, ou o kataré, natação ou línguas e detestarem estes assuntos? Vamos estar a forçá-los?

Sobre a matemática, é uma área do saber como outra qualquer. Não a tenho desde o 9º ano (segui letras). Não me fez falta. Governei-me e governo muito bem sem ela. Se o meu filho vier a gostar de matemática, muito bem. Mas e se o meu filho (ou o teu) for como eu?

Vais forçá-lo a que seja à tua imagem e semelhança? Uma marioneta, que irás manobrar para que ele seja, não o que queria ser, mas o que tu gostarias que ele fosse?

Ainda bem que não és meu pai...
 
Mensagens: 240
Registado: 8/6/2014 11:59

Re: E que tal ensinar os filhos sobre os mercados financeiro

por traderh » 25/7/2014 8:55

ATLAS_ Escreveu:Eu fico boquiaberto com o que aqui leio. Sinceramente, alguns de vós estão lé lés da tola... estão tão concentrados nestes assuntos que a realidade já vos passa ao lado.

Fui pai há muito pouco tempo. E o que eu quero é que o meu filho, quando crescer, seja feliz. Se ele gostar desta temática dos investimentos, tudo bem. Se ele detestar estes assuntos e gostar de outros, tudo bem também.

Crianças a aprenderem Análise Técnica e Análise fundamental? Como? Ratios? Pib? Ler um balanço? hã?

Quero é que o meu filho jogue ao berlinde como eu joguei. Que ande de bicicleta, como eu. Que jogue à bola, à macaca... que brinque. Que namore.

E que estude. A partir daqui, é ele que trilha o caminho dele.

De finanças, só quero que ele reconheça o seguinte: o valor e a dignidade do trabalho; a prudência de poupar; e o dever de ter sempre as contas limpas perante os credores.

No demais, estou-me a borrifar. Quero lá saber se ele faz depósitos a prazo, se investe na bolsa, em ETF's ou se mete dinheiro nos CTT... desde que se governe e seja feliz, é o que me importa!


Eu pensava que querias que ele fosse feliz, quem te diz que a felicidade dele é jogar ao berlinde, macaca etc... Não sei onde vives mas se for um centro urbano acredita que ele vai ser feliz é a jogar playstation, tablet e a ver a canais pandas, nickleodon etc...

Não sei porque é que has-de ficar boquiaberto, com uma discussão de ideias, eu apenas lancei o tema para o discutir para saber opiniões.

Agora em relação ao ensino, o ensino de hoje está completamente ultrapassado e se as crianças chegam ao secundário sem bases sem disciplina etc... é porque se calhar andam a ensinar-lhes coisas para o qual eles não veem qualquer interesse nem qualquer aplicabilidade pratica.

Eu vejo o meu filho a estudar história e estudo do meio, a decorar factos e factos e ponho-me a pensar e pá mas eu nunca precisei desta informação para nada e provavelmente nunca precisarei dela e se precisar neste momento tenho essa informação precisa(sem falha de memória) à distância de alguns cliques, num futuro muito próximo tada essa informação de datas, factos etc... estarão inseridas nuns oculos (google glasses) onde basta apenas perguntar.

Por isso se calhar começar a passar informação/matéria que eles possam aplicar na practica pode ser que eles se interessem mais pelas matérias e perceberem que para chegar a um RSI, MACD, Estocástico é preciso saber matemática, estatistica etc... E depois eles aplicando essas practicas vão perceber que estatisticamente a probabilidade de acerto é maior seguindo determinadas regras. E dessa forma pode ser que a matemática tenha mais interesse para alguns.
 
Mensagens: 194
Registado: 10/6/2014 9:24

Re: E que tal ensinar os filhos sobre os mercados financeiro

por ATLAS_ » 25/7/2014 0:55

Sr_SNiper Escreveu:A primeira coisa que pretendo ensinar a um filho meu é que existem coisas com muito valor que não têm preço


Concordo totalmente.
 
Mensagens: 240
Registado: 8/6/2014 11:59

Re: E que tal ensinar os filhos sobre os mercados financeiro

por ATLAS_ » 25/7/2014 0:52

Eu fico boquiaberto com o que aqui leio. Sinceramente, alguns de vós estão lé lés da tola... estão tão concentrados nestes assuntos que a realidade já vos passa ao lado.

Fui pai há muito pouco tempo. E o que eu quero é que o meu filho, quando crescer, seja feliz. Se ele gostar desta temática dos investimentos, tudo bem. Se ele detestar estes assuntos e gostar de outros, tudo bem também.

Crianças a aprenderem Análise Técnica e Análise fundamental? Como? Ratios? Pib? Ler um balanço? hã?

Quero é que o meu filho jogue ao berlinde como eu joguei. Que ande de bicicleta, como eu. Que jogue à bola, à macaca... que brinque. Que namore.

E que estude. A partir daqui, é ele que trilha o caminho dele.

De finanças, só quero que ele reconheça o seguinte: o valor e a dignidade do trabalho; a prudência de poupar; e o dever de ter sempre as contas limpas perante os credores.

No demais, estou-me a borrifar. Quero lá saber se ele faz depósitos a prazo, se investe na bolsa, em ETF's ou se mete dinheiro nos CTT... desde que se governe e seja feliz, é o que me importa!
 
Mensagens: 240
Registado: 8/6/2014 11:59

Re: E que tal ensinar os filhos sobre os mercados financeiro

por jonas007 » 24/7/2014 22:45

Sr_SNiper Escreveu:A primeira coisa que pretendo ensinar a um filho meu é que existem coisas com muito valor que não têm preço


Exactamente. E até digo mais.
Muitos homens, gananciosos e com ambição desmedida ficaram sem nada... Ou o pouco que tinham era muito agora.

Por vezes é preciso perder tudo para ganhar tudo

Não venham com conversas para mim
criança = adolescente = jovem adulto = adulto = idoso = Humano
Ou seja, está programado para cair e levantar. E é no levantar que se aprende mais.
 
Mensagens: 831
Registado: 21/5/2014 22:06

Re: E que tal ensinar os filhos sobre os mercados financeiro

por Tridion » 24/7/2014 22:34

Se um jovem com, vá lá 20 ou 23 anos, tiver a maturidade mental necessária para ser trader, parabéns vão todos ficar ricos lá em casa...
_______________________________
Bons Negócios
Tridion.twitter.com
http://theknownothinginvestor.com/
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1352
Registado: 13/5/2010 17:53
Localização: Lx

Re: E que tal ensinar os filhos sobre os mercados financeiro

por EuroSexy » 24/7/2014 22:27

Rendimento = Consumo + Poupança

Poupança = Investimento »»»»»»»» possível geração de riqueza. :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: (felicidade)

Mas se só Rendimento = Consumo »»»» caminho da pobreza ou riqueza ilusória e temporária. :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: (dificuldades e dependência de tudo)

Se não houver Rendimento (nas suas mais variadas formas) = pobreza e miséria. :oops: :-# :-s
 
Mensagens: 1004
Registado: 16/6/2014 0:01

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Apramg, Bing [Bot], Crissssx, Google Adsense [Bot], J.f.vieira, MarketGodzilla, Mmmartins e 430 visitantes