Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

O Be Ah Ba de Analise Fundamental

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: O Be Ah Ba de Analise Fundamental

por Artista Romeno » 30/7/2014 22:37

richardj Escreveu:bem, eu sei que o BES não coisa fácil, mas umas explicações fundamentais do estado do banco eram bem vindas :D

olhai, a cratera ....

http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/FR51559.pdf


está la dado... tenho pena de nao ter tempo para ver friamente mas menos 3mm de AC nao sera a meu ver se for para arrumar a casa de x
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: O Be Ah Ba de Analise Fundamental

por richardj » 30/7/2014 22:25

bem, eu sei que o BES não coisa fácil, mas umas explicações fundamentais do estado do banco eram bem vindas :D

olhai, a cratera ....

http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/FR51559.pdf

I'll say this to you,
my friend,
with all the love in my heart
and all the wisdom of the universe,
Take it sleazy.

The Good Place
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2699
Registado: 25/4/2011 22:36
Localização: Drama City

Re: O Be Ah Ba de Analise Fundamental

por Artista Romeno » 30/7/2014 12:45

Rapidamente as necessidades de working capital ou fundo de maneio de uma empresa è o pmrecebimentos- pm inventario-pmpagamento a fornecedores, se uma empresa recebe rapido e paga tarde como numa cadeia de supermercados em condições normais..... então vai na generalidade das vezes libertar fundo de maneio que vai usar na sua expansão( é este tipo de coisas que o per não diz) .... ora na jm ontem antes de fechar o tasco fiquei simplesmente muito alarmado por isto que vou postar

* pm = prazo medio
Anexos
Que per é este Raios me partam!.png
Inacreditavel a jm aumenta a divida entre outras coisas porque precisa de fundo de maneio...
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: O Be Ah Ba de Analise Fundamental

por Artista Romeno » 26/7/2014 2:02

richardj Escreveu:Amigo romeno, nos ultimos dias não tenho tido muito tempo para vir aqui, mas desde já agradeço-te bastante pela informação que tens partilhado. Tenho a certeza que outros foristas também ficaram a aprender... :P


Pois mas agora por motivo de ferias de amanha em diante a minha participação neste topico fica em stand by dado que exige tempo... relativamente ao forum em si será exporadica
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: O Be Ah Ba de Analise Fundamental

por richardj » 26/7/2014 1:56

Amigo romeno, nos ultimos dias não tenho tido muito tempo para vir aqui, mas desde já agradeço-te bastante pela informação que tens partilhado. Tenho a certeza que outros foristas também ficaram a aprender... :P

I'll say this to you,
my friend,
with all the love in my heart
and all the wisdom of the universe,
Take it sleazy.

The Good Place
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2699
Registado: 25/4/2011 22:36
Localização: Drama City

Re: O Be Ah Ba de Analise Fundamental

por Artista Romeno » 26/7/2014 0:46

Antes de ir para férias focar 2 acções em destaque hoje uma na qual estive investido recentemente Caixabank e essencialmente RBS edit que sobe 10,77% ontem :-k

caixa

Caixabank gave fresh evidence of the upswing in Spain’s banking market on Friday, unveiling a rise in quarterly profits and the second consecutive drop in the group’s bad loan ratio.
Investors sent Caixabank’s shares up sharply in response, with the stock gaining almost 4 per cent to €4.56 in midday trading.
Like its main rivals, Banco Santander and BBVA, Caixabank has emerged as one of the main beneficiaries of the broader turnround in the Spanish economy, which is bouncing back from recession faster than expected.

The recovery means banks are setting aside fewer provisions for their crisis-scarred loan portfolios and can once again focus on their core lending business.
Caixabank reported second-quarter net interest income, the profit a bank makes on its lending operations, of €1.01bn, up from €967m in the same period last year. Net income more than doubled, from €73m in the second quarter of 2013 to €153m this year.
The group’s bad loan ratio fell from 11.36 per cent at the end of March to 10.78 per cent at the end of June. Caixabank’s progress towards a full clean-up of its loan portfolio also showed up in the sharp fall in impairment losses, which declined 54 per cent in the first six months of the year, to €1.31bn.
Analysts at Citibank described the results as “solid”, and argued that consensus estimates for the Barcelona-based lender’s full-year results should be lifted by 1-2 per cent" sai do cabk e ja nao tenciono reentrar ainda tem potencial mas o catalunya ja la era... um dos drivers era os m&a protegi um pequeno ganho e nao me arrependo muito de o ter feito pode valer entre 5,25 a 5,5 mas nao muito mais a meu ver, se surgir mais perto dos 4 euros pode ser de considerar a este preço aproximadamente no qual sai a margem e menor...

RBS

Last updated: July 25, 2014 6:54 pm
RBS shares jump on better than expected trading update
By Martin Arnold and Andy SharmanAuthor alerts


Sir Philip Hampton showed off his mastery of the understatement on Friday when the Royal Bank of Scotland chairman said: “We haven’t exactly been overburdened with positive results recently.”
The 81 per cent state-owned bank, which has made six consecutive years of losses, sent analysts scrambling to upgrade their forecasts after releasing first-half results a week early because they were well ahead of consensus analysts’ estimates

The bank spent much of Friday trying to rein in expectations that the rate of improvement in the first half of the year would be maintained, warning that “significant” conduct and litigation issues would hold it back for the rest of the year.
Yet some analysts speculated that RBS could close the gap with Lloyds Banking Group, which was also bailed out by the taxpayer during the crisis but now trades at a much higher multiple than RBS and hopes to restart its dividend soon.
Pre-tax profits at RBS almost doubled in the second quarter from a year earlier to £1bn, well above analyst expectations. That takes pre-tax profits to £2.65bn for the first six months of the year, double the same period of last year.
RBS is in the midst of a sweeping restructuring plan aimed at refocusing the bank on its core UK retail and corporate lending franchise, as it seeks to turn itself round six years after being bailed out.
Ross McEwan, the New Zealander appointed as chief executive in October, said the update showed “progress on all of our key priorities – capital is stronger, costs are lower and customer activity is gradually improving”.


RBS: reasons to be cheerful – and cautious
With the UK economy back to pre-financial crisis size and Ireland’s picking up too, it took only a little good news from state-controlled Royal Bank of Scotland to lift the market’s spirits further. The bank may be top of the leader board this morning, but can – and should – the euphoria last?
Continue reading
He said the bank had benefited from both a rise in the value of assets in its RBS Capital Resolution unit – the bad bank set up last year to house toxic assets from its balance sheet – as well as a sharp improvement in the UK and Irish economies.
Gross new small business lending at RBS increased by almost a third in the second quarter to £5bn. Loan applications from small businesses increased 11 per cent in the first half of the year.
Mr McEwan said small business lending activity had picked up, adding to the existing recovery in consumer borrowing. Together they indicated “a more general recovery coming in the marketplace”. He added that there had been a 40 per cent drop in the number of struggling businesses being moved into its restructuring unit.
This helped RBS to take a £258m reduction of provisions that led to a positive £93m net release for impairments in its quarterly results – something the bank said had not happened since it started quarterly reporting five years ago.
Shares in RBS rose almost 11 per cent to to 364p. However, the shares remain below the 500p price that the government paid to bail out the bank during the financial crisis.
Mr McEwan said RBS had enjoyed “a good wind in the sails” for disposing of assets in its bad bank, many of which were sold above book value. He forecast £1bn of bad debt impairments for the full-year, which is half of what analysts were expecting.


The bank cut its estimate of the overall cost of winding down its bad bank from £4bn-£4.5bn to £2.5bn-£3bn, adding that it would take “another couple of years” to reach a point where the bad bank would be completely wound down.
However, Mr McEwan sought to rein in expectations by warning of “bumps in the road ahead of us” particularly the “significant conduct and litigation issues” that it expects to hit its future profits.


RBS has settled over the high-profile Libor rate-rigging investigation. But it still faces a number of claims over the alleged manipulation of the foreign exchange market; the sale of US mortgage-backed securities; small business lending in the UK; and the mis-selling of interest-rate swaps and payment protection insurance.
Mr McEwan said a settlement of the US mortgage-backed securities investigation was not likely for another 18-24 months.
RBS said litigation and conduct costs had fallen from £650m in the first half of last year to £250m. This included an additional provision of £150m for PPI redress and a further £100m relating to interest-rate hedging product claims.
“The capital is building earlier than expected,” said Joseph Dickerson, analyst at Jefferies. “I see this relative gap between RBS and Lloyds closing.” He added that RBS was on the way to being one of the best-capitalised banks in the UK and could restart dividend payments as early as next year.
Analysts at Citi said: “The beat is mainly due to loan loss reversals, which is not sustainable. We therefore view today’s share price reaction as overdone.”
RBS said that impairment losses fell sharply from £2.1bn to £269m. Total income in the first half declined 6 per cent to £9.97bn.
Its common equity tier one capital ratio – a key measure of financial strength – rose to 10.1 per cent at the end of June, up from 8.6 per cent in December – which Mr McEwan said made it well placed to pass this year’s stress tests by UK and European regulators.

se a posição de capital em face dos desafios de litigancia fosse melhor teria entrado..... margem financeira acelera, imapridades melhoram e de que maneira ( atenção pode nao ser para sempre ainda assim tao cor de rosa custos caiem, produto bancario se retirados os ganhos de trading melhora.. ponto fraco volume de emprestimos ainda em queda, apesar do bom sinal das pme e riscos de litigancia mais infohttp://investors.rbs.com/~/media/Files/R/RBS-IR/results-center/preliminary-results-2014.pdf, quanto as acções subirem muito os indicadores recorrentes melhoraram todos.... é logico.... :wink:
Anexos
Que per é este Raios me partam!.png
RBS Express antes de ir pa férias!!!!
Que per é este Raios me partam!.png (161.01 KiB) Visualizado 14498 vezes
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: O Be Ah Ba de Analise Fundamental

por Artista Romeno » 25/7/2014 12:48

fica aqui um exemplo com contas para o bbva, atençao que nao esta totalmente up to date...
Anexos
BPI.png
exemplo bbva nao inclui compra do catalunya
BPI.png (30.8 KiB) Visualizado 14550 vezes
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: O Be Ah Ba de Analise Fundamental

por Artista Romeno » 25/7/2014 12:33

mmrmm Escreveu:Caro Artista Romeno,

No tópico do BPI escreveste:

[...] mantenho os 2 euros para o longo medio prazo... mas por agora vou estblecer como objetivo mediamente um pouco mais proximo 1,80... depois quando a margem financeira melhorar ela ha de subir assim a economia nao afunde, penso que os 2 euros surgirao....

Se não for pedir muito, como é que chegas a estes target's em termos de AF?
Muito obrigado.


Relacionando a posição de capital do banco já proxima das exigencias regulares de basileia 3.... com a rentabilidade que perspetivo em 2 ou 3 anos..... a meu ver o bpi pode sacar tranquilamente nesse espaço temporal 120-130m euros no internacional e outro tanto em Portugal assim a margem financeira, comissoes etc começem a recuperar ora 250m euros /1700m capital em basileia 3 da grosso modo 14,7% adicionando um growth factor de 2% pela presença em Angola e Moçambique dá me 1700*1,67/1465 m acções dá me 1,93 euros no entanto vamos ver nao digo que este valor é hoje ou amanha ... por isso acho mais razoavel para ja num espeço de um ano ser mais cauteloso e 1,8 ja me parece mais prudente...
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: O Be Ah Ba de Analise Fundamental

por Artista Romeno » 25/7/2014 12:27

ParaCima Escreveu:
Artista Romeno Escreveu:
ParaCima Escreveu:O roic ali esta dado fui busca-lo a net... honestamente nao confirmei as contas, o beta está na net taxa sem risco normalmente é das obrigações do tesouro americano na chipotle diria risk premium universal entre o 5 e o 8 eu iria para entre 6 e 7 o re= rf+ beta * risk premium... se quiseres um valor padrao tens ai em cima... mas eu nao sou tao purista gosto de ver os pares o crescimento do EBITDA, crescimentos em base comparavel e dai tiro as minhas conlusoes sobre que valores pode atingir... net debt é ebitda é importante pois ao leres o ev/ebitda tiras ao ev a divida e ficas com o valor de mercado, logo ev/ebitda 10, ebitda 2000m ev 20000m divida 8000m equity 12000m



o que eu queria saber é como chegas a um valor, imagina que tens uma empresa cotada com um ev/ebitda de 5... com uma cotação de 10 euros... vais aos pares e vês o ev/ebitda e dai cálculas o valor?? no caso da corticeira n ão há comparação... como é que chegaste aos 4 euros e tal? essa é a questão

numa empresa portuguesa que tenha como principal mercado o português a taxa sem risco é a taxa de juro das obrigações do tesouro... como tão a 5% como é que podes atribuir uma taxa de risco?


nao so pelos pares mas é uma referencia a usar....alem dos pares olho pa geração de cash flow e para o crescimento implicito.. tens a formula ai atras se quiseres ser mais cientifiico.... a taxa das obrigações tesouro é muito menos que isso 3,6% a 10 anos 2,25 a 5 anos..... ja nem falo das outras.... quanto ao custo da divida depende da empresa em questão... o premio de risco da equity é o beta*( um valor entre o 5 e o 8 eu uso entre o 6 e 7 normalmente 5 é curto a meu ver)

Mais um racio importante Free Cash Flow Yield = free cash flow por acção a dividir pelo preço a meu ver muito melhor que o per.... objetivo caçar empresas com boas perspetivas de cash flow a desconto....

corticeira... alem do software gostei da resistencia em momento de crise e isso para mim tambem me enviesou um pouco para cima, no 1º olhar.... no entanto a conta no fim deu 3,70... uma acção dessas nao se rege por uma analise tao depurada é o per e pronto
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: O Be Ah Ba de Analise Fundamental

por ParaCima » 25/7/2014 11:06

Artista Romeno Escreveu:
ParaCima Escreveu:O roic ali esta dado fui busca-lo a net... honestamente nao confirmei as contas, o beta está na net taxa sem risco normalmente é das obrigações do tesouro americano na chipotle diria risk premium universal entre o 5 e o 8 eu iria para entre 6 e 7 o re= rf+ beta * risk premium... se quiseres um valor padrao tens ai em cima... mas eu nao sou tao purista gosto de ver os pares o crescimento do EBITDA, crescimentos em base comparavel e dai tiro as minhas conlusoes sobre que valores pode atingir... net debt é ebitda é importante pois ao leres o ev/ebitda tiras ao ev a divida e ficas com o valor de mercado, logo ev/ebitda 10, ebitda 2000m ev 20000m divida 8000m equity 12000m



o que eu queria saber é como chegas a um valor, imagina que tens uma empresa cotada com um ev/ebitda de 5... com uma cotação de 10 euros... vais aos pares e vês o ev/ebitda e dai cálculas o valor?? no caso da corticeira n ão há comparação... como é que chegaste aos 4 euros e tal? essa é a questão

numa empresa portuguesa que tenha como principal mercado o português a taxa sem risco é a taxa de juro das obrigações do tesouro... como tão a 5% como é que podes atribuir uma taxa de risco?
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima

"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima

"A ignorante nao é o que nao sabe, mas sim, o que finge saber!" By ParaCima

o que interessa
1- viabilidade do negocio a prazo;
2- valorização da empresa;
3 - a concorrência a que é sujeita, e a facilidade da entrada de novos players
4 - a relação entre o acionista e a administração.
 
Mensagens: 934
Registado: 12/3/2009 3:42
Localização: 17

Re: O Be Ah Ba de Analise Fundamental

por mmrmm » 25/7/2014 10:25

Caro Artista Romeno,

No tópico do BPI escreveste:

[...] mantenho os 2 euros para o longo medio prazo... mas por agora vou estblecer como objetivo mediamente um pouco mais proximo 1,80... depois quando a margem financeira melhorar ela ha de subir assim a economia nao afunde, penso que os 2 euros surgirao....

Se não for pedir muito, como é que chegas a estes target's em termos de AF?
Muito obrigado.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 376
Registado: 27/2/2014 20:36

Re: O Be Ah Ba de Analise Fundamental

por SERRA LAPA » 25/7/2014 3:05

Parabéns ao richardj por esta excelente iniciativa. Quanto às discussões pessoais dispensam-se...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1619
Registado: 17/3/2008 4:57
Localização: 13

Re: O Be Ah Ba de Analise Fundamental

por Artista Romeno » 25/7/2014 2:36

Por uma questão de precisão vou deixar financials atualizados para a chipotle como deve de ser e nao de sites na net....... :idea:
Anexos
Que per é este Raios me partam!.png
info adicional
Que per é este Raios me partam!.png
Que per é este Raios me partam!.png (230.35 KiB) Visualizado 14687 vezes
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: O Be Ah Ba de Analise Fundamental

por Artista Romeno » 24/7/2014 23:54

ultimo da noite, a vodafone tem a clareza de apresentar no fim este dado numa base de gestão o que considero positivo alem da imagem o ebitda como em boa telecom europeia que se preze lá tem que ser.... logo o fundo de maneio parece compensar no operacional a queda mas a meu ver aquela variação mais tarde pode passar fatura, ou pelo menos nao ser sustentada....a empresa mete a compra de espetro abaixo do free cash flow a meu ver é discutivel mas pela tecnolgia a mudar essa despesa de x em x surge pelo que uma parte desse valor deve ser considerado em cada ano nos proximos tempos... a venda da verizon dá para muito ao limpar divida liquida e dar um dividendo extraordinario... mas isto nao vem sem um custo, nomeadamente o fim dos dividendos da verizon....por agora é tudo pela minha parte....... caso tenham alguma coisa da qual queiram ter a minha opiniao postem que eu ei de responder há dias que estou mais por aqui e ha outros que nem sequer estou mas hei de responder.... :idea:
Anexos
vodafone cash flows.png
a Venda da verizon
vodafone cash flows.png (39.97 KiB) Visualizado 14708 vezes
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: O Be Ah Ba de Analise Fundamental

por Artista Romeno » 24/7/2014 23:24

Vamos aos factos a maior parte relatados na imagem a começar pela divida liquida que num ano sobe mais de 1200m euros... dividendos de 557m à mistura muito acima do lucro e mesmo do free cash flow do ano anterior que incluia dividendos recebidos que se iam acabar e venda de ativos financeiros enfim ia acabar mal.... :idea:
itens a olhar
Cash flow operacional EBITDA ( ja tratado)- capex( despesas de investimento em capital)+- variações fundo de maneiro... aqui importa destes 3 primorialmente o EBITDA depois o capex e depois o fundo maneio... mas cuidado uma empresa que aumenta as vendas mas recebe muito mais tarde do que paga a fornecedores é Grave, nisso os supermercados são genios.....
depois para calcular o o dinheiro liberto efetivamente pela empresa tem que se tirar ainda impostos, gastos financeiros, dividendos de empresas participadas

no final disto temos o free cash flow ou cash liberto pela parte operacional empresa que pode ser usado no caso de uma telecom em:

investimentos em espectro( eu consideraria uma parte disto como recorrente dado que tempos em tempos isto surge)

e DAQUI É QUE SE DEVEM PAGAR DIVIDENDOS... quando o dividendo é maio que o cash liberto num ano é de ficar alerta....a nao ser que hajam esquemas tarifarios com proteçao estatal.... como na edp

convem dizer que lucro é obviamente diferente de cash flow dado que a contabilitade para entre outras coisas do principio do acrescimo segundo o qual custos e proveitos são reconhecidos quando ocorrem e não quando são pagos ou recebidos... objetivo de uma empresa é gerar mais free cash flow to equity no longo prazo conceito a ser explicado a seguir:
"Measuring what firms can return to their stockholders
Given what firms are returning to their stockholders in the form of dividends or
stock buybacks, how do we decide whether they are returning too much or too little? We
measure how much cash is available to be paid out to stockholders after meeting
reinvestment needs and compare this amount to the amount actually returned to
stockholders.
Free Cash Flows to Equity
To estimate how much cash a firm can afford to return to its stockholders, we
begin with the net income –– the accounting measure of the stockholders’ earnings during
the period –– and convert it to a cash flow by subtracting out a firm’s reinvestment needs.
First, any capital expenditures, defined broadly to include acquisitions, are subtracted
from the net income, since they represent cash outflows. Depreciation and amortization,
on the other hand, are added back in because they are non-cash charges. The difference
between capital expenditures and depreciation is referred to as net capital expenditures
and is usually a function of the growth characteristics of the firm. High-growth firms tend
to have high net capital expenditures relative to earnings, whereas low-growth firms may
have low, and sometimes even negative, net capital expenditures.2
Second, increases in working capital drain a firm’s cash flows, while decreases in
working capital increase the cash flows available to equity investors. Firms that are
growing fast, in industries with high working capital requirements (retailing, for instance),
typically have large increases in working capital. Since we are interested in the cash flow
effects, we consider only changes in non-cash working capital in this analysis.
Finally, equity investors also have to consider the effect of changes in the levels of
debt on their cash flows. Repaying the principal on existing debt represents a cash
outflow; but the debt repayment may be fully or partially financed by the issue of new
debt, which is a cash inflow. Again, netting the repayment of old debt against the new
debt issues provides a measure of the cash flow effects of changes in debt.
Allowing for the cash flow effects of net capital expenditures, changes in working
capital and net changes in debt on equity investors, we can define the cash flows left over
after these changes as the free cash flow to equity (FCFE).
Free Cash Flow to Equity (FCFE) = Net Income
- (Capital Expenditures - Depreciation)
- (Change in Non-cash Working Capital)
+ (New Debt Issued - Debt Repayments)
This is the cash flow available to be paid out as dividends or stock buybacks.
link avaliar empresas pelo Free cash flow to equityhttp://pages.stern.nyu.edu/~adamodar/pdfiles/valn2ed/ch14.pdf
Pode tambem como ja deixei um exemplo na corticeira partir-se do EBIT que vou colocar novamente aqui :wink:
Anexos
BPI.png
Lindo serviço.....
BPI2.png
é uma empresa brasileira dai a questao da inflação e já é antigo
BPI2.png (75.71 KiB) Visualizado 14716 vezes
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: O Be Ah Ba de Analise Fundamental

por Artista Romeno » 24/7/2014 22:54

Prometi e cá está Portugal telecom uma subida acompnhar um indice sem grande logica.... o futuro trataria disto.... :D ebitda custos financeiros receitas por utilizador a sofrer dividendos altos tivemos de tudo como virá no post seguinte.... mais uma empresa arruinada por salgado..... nem o corte de divindos lhe valeu talvez se tem optado por um scrip nao tinha tido bem o mesmo fim mas o mau investimento na oi esse tava feito...
Anexos
Que per é este Raios me partam!.png
Sobe sobe balão sobe......
Que per é este Raios me partam!.png (70.4 KiB) Visualizado 14734 vezes
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: O Be Ah Ba de Analise Fundamental

por Turtle Trader » 24/7/2014 18:24

.
Editado pela última vez por Turtle Trader em 2/12/2014 0:48, num total de 1 vez.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1188
Registado: 10/7/2013 20:26

Re: O Be Ah Ba de Analise Fundamental

por Artista Romeno » 24/7/2014 18:22

Bom mais logo pelas 23h30 Cash flow vodafone pos verizon e PT como a AT e os investidores andavam na lua :D
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: O Be Ah Ba de Analise Fundamental

por Artista Romeno » 24/7/2014 18:18

Tens razão Sniper, a verdade é que em AF dá para esconder tudo ou quase tudo.
Em AF faço essencialmente um relatório sobre a evolução verificada dos CP no efeito global de alavanca financeira! Modelo multiplicativo (ROI X Mult. Act x Efix Fin.) e/ou Modelo aditivo (Roi x End. Ext. x (ROI-I) X Efeit. Fis.) Estamos a falar de longo prazo e tentar perceber a situaçaão da empresa ao longo de por exemplo min 2ou3 anos e perceber qual será o próximo rumo. Assim da para perceber qual o rumo da RC'P.
De uma forma mais simplista sigo os seguintes indicadores EGEAF, ROI, SOLV (fundo de maneio), AUT. FIN., ENDIV. BREAKEEVAN (PM), C-V-R, etc etc etc....

Uma coisa vos garanto, da para perceber perfeitamente com todos estes indicadores o caminho que a empresa esta a seguir e/ou tem feito anteriormente, mas com a AF ninguem adivinha o futuro e muito menos o valor da cotação. Serve para perceber o passado, o presente e dar uma pequena ajuda sobre o futuro......até porque como o sniper disse o contabilista pode ser culpado de muita coisa :mrgreen: :mrgreen:[/quote]

Acho que falta ai o interplay com o resto perpsetivas futuro, balanço a valores de mercado, geração de cash flow, o racio de autonomia financeira ao pé das perspetivas futuras é peanners... o valor de uma empresa é o seu futuro deduzido do seu lastro do passado e a generalidade desses racios contabilisticos fala só de passado..... sem tentar perceber o g o potencial da coisa digamos nada feito... e as acções americanas são as ideias para se perceber a limitação desse metodo[/quote]


Nao faltam so esses Artista, faltam muito mais. Ao contrario do que fazes eu nao encontro valores possiveis e imposiveis, acçoes esticadas ou não e sabes bem que ja tinha-mos discutido esse assunto e tens falhado em muitos dos valores que disseste no topico do BCP.[/quote]

Eu no bcp fiz uma avaliação a 1 ano.... eu proprio ainda disse muito recentemente que no curto prazo a AT predomina e sim mantenho que as minhas estimativas para um ano são entre 10 e 15 centimos... eu nao disse que no dia 24 julho ia valer x e se vires bem segundo as regras de basileia 3 quais são os racios de capital do bcp a cotação nao está barata prova-me o contrario que eu mudo de opiniao com rwa's de 42mm euros core tier 1 fl3 de 7 e picos por cento sem cocos....

quanto a thrutle trader a questão, evidente aqui é saber se vendas ebitda e lucros vão crescer assim para o futuro e justificar este per e ev/ebitda crescerá para sempre 8 ou 9% esta chipotle? é isso que esta cotação implica.... e isso não é nada facil de aferir sem conhecer in loco e muito bem o negocio a estes preços acho que o risco retorno já nao compensa só para entradas cp curtas ou longas em AT
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: O Be Ah Ba de Analise Fundamental

por Turtle Trader » 24/7/2014 18:14

.
Editado pela última vez por Turtle Trader em 2/12/2014 0:49, num total de 1 vez.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1188
Registado: 10/7/2013 20:26

Re: O Be Ah Ba de Analise Fundamental

por informador » 24/7/2014 18:10

Artista Romeno Escreveu:
informador Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:Depois o contabilista esquece-se de declarar mil milhões e lá estraga a análise fundamental...


Tens razão Sniper, a verdade é que em AF dá para esconder tudo ou quase tudo.
Em AF faço essencialmente um relatório sobre a evolução verificada dos CP no efeito global de alavanca financeira! Modelo multiplicativo (ROI X Mult. Act x Efix Fin.) e/ou Modelo aditivo (Roi x End. Ext. x (ROI-I) X Efeit. Fis.) Estamos a falar de longo prazo e tentar perceber a situaçaão da empresa ao longo de por exemplo min 2ou3 anos e perceber qual será o próximo rumo. Assim da para perceber qual o rumo da RC'P.
De uma forma mais simplista sigo os seguintes indicadores EGEAF, ROI, SOLV (fundo de maneio), AUT. FIN., ENDIV. BREAKEEVAN (PM), C-V-R, etc etc etc....

Uma coisa vos garanto, da para perceber perfeitamente com todos estes indicadores o caminho que a empresa esta a seguir e/ou tem feito anteriormente, mas com a AF ninguem adivinha o futuro e muito menos o valor da cotação. Serve para perceber o passado, o presente e dar uma pequena ajuda sobre o futuro......até porque como o sniper disse o contabilista pode ser culpado de muita coisa :mrgreen: :mrgreen:


Acho que falta ai o interplay com o resto perpsetivas futuro, balanço a valores de mercado, geração de cash flow, o racio de autonomia financeira ao pé das perspetivas futuras é peanners... o valor de uma empresa é o seu futuro deduzido do seu lastro do passado e a generalidade desses racios contabilisticos fala só de passado..... sem tentar perceber o g o potencial da coisa digamos nada feito... e as acções americanas são as ideias para se perceber a limitação desse metodo



Nao faltam so esses Artista, faltam muito mais. Ao contrario do que fazes eu nao encontro valores possiveis e imposiveis, acçoes esticadas ou não e sabes bem que ja tinha-mos discutido esse assunto e tens falhado em muitos dos valores que disseste no topico do BCP.
 
Mensagens: 433
Registado: 23/7/2013 12:01

Re: O Be Ah Ba de Analise Fundamental

por Artista Romeno » 24/7/2014 18:03

informador Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:Depois o contabilista esquece-se de declarar mil milhões e lá estraga a análise fundamental...


Tens razão Sniper, a verdade é que em AF dá para esconder tudo ou quase tudo.
Em AF faço essencialmente um relatório sobre a evolução verificada dos CP no efeito global de alavanca financeira! Modelo multiplicativo (ROI X Mult. Act x Efix Fin.) e/ou Modelo aditivo (Roi x End. Ext. x (ROI-I) X Efeit. Fis.) Estamos a falar de longo prazo e tentar perceber a situaçaão da empresa ao longo de por exemplo min 2ou3 anos e perceber qual será o próximo rumo. Assim da para perceber qual o rumo da RC'P.
De uma forma mais simplista sigo os seguintes indicadores EGEAF, ROI, SOLV (fundo de maneio), AUT. FIN., ENDIV. BREAKEEVAN (PM), C-V-R, etc etc etc....

Uma coisa vos garanto, da para perceber perfeitamente com todos estes indicadores o caminho que a empresa esta a seguir e/ou tem feito anteriormente, mas com a AF ninguem adivinha o futuro e muito menos o valor da cotação. Serve para perceber o passado, o presente e dar uma pequena ajuda sobre o futuro......até porque como o sniper disse o contabilista pode ser culpado de muita coisa :mrgreen: :mrgreen:


Acho que falta ai o interplay com o resto perpsetivas futuro, balanço a valores de mercado, geração de cash flow, o racio de autonomia financeira ao pé das perspetivas futuras é peanners... o valor de uma empresa é o seu futuro deduzido do seu lastro do passado e a generalidade desses racios contabilisticos fala só de passado..... sem tentar perceber o g o potencial da coisa digamos nada feito... e as acções americanas são as ideias para se perceber a limitação desse metodo
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: O Be Ah Ba de Analise Fundamental

por informador » 24/7/2014 17:57

Sr_SNiper Escreveu:Depois o contabilista esquece-se de declarar mil milhões e lá estraga a análise fundamental...


Tens razão Sniper, a verdade é que em AF dá para esconder tudo ou quase tudo.
Em AF faço essencialmente um relatório sobre a evolução verificada dos CP no efeito global de alavanca financeira! Modelo multiplicativo (ROI X Mult. Act x Efix Fin.) e/ou Modelo aditivo (Roi x End. Ext. x (ROI-I) X Efeit. Fis.) Estamos a falar de longo prazo e tentar perceber a situaçaão da empresa ao longo de por exemplo min 2ou3 anos e perceber qual será o próximo rumo. Assim da para perceber qual o rumo da RC'P.
De uma forma mais simplista sigo os seguintes indicadores EGEAF, ROI, SOLV (fundo de maneio), AUT. FIN., ENDIV. BREAKEEVAN (PM), C-V-R, etc etc etc....

Uma coisa vos garanto, da para perceber perfeitamente com todos estes indicadores o caminho que a empresa esta a seguir e/ou tem feito anteriormente, mas com a AF ninguem adivinha o futuro e muito menos o valor da cotação. Serve para perceber o passado, o presente e dar uma pequena ajuda sobre o futuro......até porque como o sniper disse o contabilista pode ser culpado de muita coisa :mrgreen: :mrgreen:
 
Mensagens: 433
Registado: 23/7/2013 12:01

Re: O Be Ah Ba de Analise Fundamental

por Artista Romeno » 24/7/2014 16:56

ParaCima Escreveu:artista romeno seria interessante explicares conta a conta como é que chegas ao roic/coe e também aos custos de capital próprio... os custos de capital alheio é só fazer os juros a dividir pela divida, certo?

também seria interessante perceber qual é a taxa de risco e a taxa sem risco... e já agora o Beta para calcular o wacc.

com um exemplo prático a malta ia lá. eu uso principalmente o ev/ebitda... mas gostava de saber mais... como por exemplo como calculas uma cotação futura(preço justo) como fizeste na corticeira...

quais são os valores que olhas para uma DR crescimento do ebitda? não olhas para a autonomia financeira? dívida/ebitda?

cumprimentos


O roic ali esta dado fui busca-lo a net... honestamente nao confirmei as contas, o beta está na net taxa sem risco normalmente é das obrigações do tesouro americano na chipotle diria risk premium universal entre o 5 e o 8 eu iria para entre 6 e 7 o re= rf+ beta * risk premium... se quiseres um valor padrao tens ai em cima... mas eu nao sou tao purista gosto de ver os pares o crescimento do EBITDA, crescimentos em base comparavel e dai tiro as minhas conlusoes sobre que valores pode atingir... net debt é ebitda é importante pois ao leres o ev/ebitda tiras ao ev a divida e ficas com o valor de mercado, logo ev/ebitda 10, ebitda 2000m ev 20000m divida 8000m equity 12000m
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: O Be Ah Ba de Analise Fundamental

por ParaCima » 24/7/2014 16:48

artista romeno seria interessante explicares conta a conta como é que chegas ao roic/coe e também aos custos de capital próprio... os custos de capital alheio é só fazer os juros a dividir pela divida, certo?

também seria interessante perceber qual é a taxa de risco e a taxa sem risco... e já agora o Beta para calcular o wacc.

com um exemplo prático a malta ia lá. eu uso principalmente o ev/ebitda... mas gostava de saber mais... como por exemplo como calculas uma cotação futura(preço justo) como fizeste na corticeira...

quais são os valores que olhas para uma DR crescimento do ebitda? não olhas para a autonomia financeira? dívida/ebitda?

cumprimentos
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima

"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima

"A ignorante nao é o que nao sabe, mas sim, o que finge saber!" By ParaCima

o que interessa
1- viabilidade do negocio a prazo;
2- valorização da empresa;
3 - a concorrência a que é sujeita, e a facilidade da entrada de novos players
4 - a relação entre o acionista e a administração.
 
Mensagens: 934
Registado: 12/3/2009 3:42
Localização: 17

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], hugob0ss, karaya75, PAULOJOAO e 100 visitantes