Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

O Be Ah Ba de Analise Fundamental

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: O Be Ah Ba de Analise Fundamental

por Artista Romeno » 18/1/2017 21:24

As proximas ações que irei analisar será uma de 7: Wolters Kluwer, RELX, rubis gas, navigator,Ahold Delhaize, Unilever ou Heineken, podem sempre deixar o voto, mas não garanto que anlise a escolhida :D
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: O Be Ah Ba de Analise Fundamental

por Artista Romeno » 4/1/2017 21:36

Deixo este texto que escrevi noutro topico sobre o ano de 2017, porque considero importante:
"Gosto muito de ler estes teus textos nos incios dos anos, a meu ver o bull market das bonds chegou ao final, não digo com isto que de repente as us treasuries voltem para niveis de yield a 10 anos de 5 ou 6 por cento e a alemanha para 3 ou4 %, mas que terão que subir terão, até porque a meu ver desde 2014 na europa o mercado obrigacionista entrou numa bolha que faz lembrar a das dot com nas ações. No mercado acionista com mais inflação os resultados das empresas poderão subir,mas em termos reais o retorno nos proximos 10 anos nos mercados acionistas não poderá ser brutal porque estamos já tirando na europa e nos brasil russia, num ciclo de expansão economica desde 2008, pelo que é possivel uma nova crise proximamente( 5 -10 anos), sendo que como os multiplos de partida é alto se contarmos hoje, espero retornos reais de 3 a 4% ao ano assumindo uma inflação de 3 a 4%. Na minha opinião, se os eua podem dar-se ao luxo de criar barreiras alfandegarias, ainda que para o fazerem devam claramente aumentar a poupança interna, qualquer outro pais sem capacidade de influenciar os mercados dos bens mundiais sair-se á mal. Dizer que donald trump percebe de tijolos, o que ele propõe vai levar a economia americana que hoje apresenta níveis de desempego já normalizados, muito provavelmente para um inflationary gap, não me restam grandes duvidas disso...."

A cotada que vou analisar é o ING Groep, vou fazer a analise depois dos resultados de fecho de ano.
alguns dos fatores que levaram a escolha:
setor fustigado, por erros desde legais, a mal parado no sul da europa, um modelo de relação com o cliente ultrapassado, baixas taxas de juro que dificultam a obtenção de resultados e uma imagem desgastada :oh: mas e se houvesse um diferente? um setor que cota a multiplos baratos, dado muitos bancos estarem mesmo na realidade falidos
eu acredito que esse diferente é o ing groep, tem uma posição de capital forte em basileia 3 fully loaded acima dos 13,5%, tem um modelo apostado na banca digital e com pouca presença físca, exceptuando na belgica onde vai reestruturar a operação e passar para os standards das demais, tem um retorno sobre os capitais proprios acima do custo de capital, lucros crescentes, apenas 2,8% de emprestimos falidos, volumes e margens financeiras crescentes, e está a crescer em mercados onde a concorrencia está seriamente danificada como espanha, italia, alemanha etc, além de ter um dividendo totalmente assente em resultados que dava quando eu comprei a ação uma dividend yield de quase 5%. Acho que o banco valerá cerca de 17,55 euros, mas só venderei acima desse valor, é verdade que há grandes riscos politicos na europa, mas mesmo que o euro se desintegre, o negocio do banco é muito nos paises fortes e pouco nos fracos, e acredito estar aqui uma plataforma de crescimento
posso dizer que em termos de atratividade de 1 a 5:
Valorização 4,25
Dinamica Setorial 2
Estratégia 5
Modelo de negocio 4,5
Estratégia Visionaria ( empresa que dentro de um negocio tradicional sempre foi capaz de criar formas mais simples de fazer negocio) 5
Qualidade do serviço, 4,25
Oceano azul, não é na totalidade, mas redefiniu os parametros que o consumidor valoriza, ao ser pioneiro em banca á distancia 3,75
Paises principais, Benelux, Alemanha,( top 3) Polonia, Espanha 4
Tem exposição á banca Wholesale mas não está metido na Banca de investimento nos segmentos mais arriscados e que trouxeram mais multas pesadas 3,25
completarei depois mais aprofundadamente esta analise
deixo ainda opiniao da moodys
falta analisar mais coisas, quando tiver mais tempo eu analiso :mrgreen:
Anexos
Moody-Credit_Opinion_ING_Bank_Jan_2016 (4).pdf
Rating analysis ING
(146.89 KiB) Transferido 382 Vezes
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: O Be Ah Ba de Analise Fundamental

por Artista Romeno » 20/12/2016 21:08

pcm1979 Escreveu:
Artista Romeno Escreveu: por agora é tudo daqui a uma a duas semanas darei novidades


As duas semanas passaram, já podemos saber qual será a primeira? 8-)


Podes é o ing groep, e estou investido!, após as festas mostrarei coisas, estou atarefado com as compras de natal.
Relativamente á sonae industria após falar com diversas pessoas, concluo que numa unidade fabril a vida dos ativos pode perfeitamente ir além da contabilistica, pelo que não excluo da lista de candidatas a investimento
outra coisa que dá que pensar é isto:
"Montepio aberto a receber dinheiro recuperado pelos lesados do BES
O banco poderá vir a apresentar uma proposta comercial aos clientes que queiram investir o dinheiro que vierem a receber do mecanismo de compensação, avança a Lusa.
"
aqui como dizia o outro pode muito bem haver gato, mas também quem já meteu dinheiro em papel comercial da rio forte, que não venha chorar uma segunda x... :-k :mrgreen: :wall:

aproveito para desejar a todos um

Imagem
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: O Be Ah Ba de Analise Fundamental

por pcm1979 » 20/12/2016 18:51

Artista Romeno Escreveu: por agora é tudo daqui a uma a duas semanas darei novidades


As duas semanas passaram, já podemos saber qual será a primeira? 8-)
 
Mensagens: 971
Registado: 26/7/2014 12:37
Localização: Braga

Re: O Be Ah Ba de Analise Fundamental

por Artista Romeno » 11/12/2016 20:10

Excerto de outro topico, que considero relevante

"estive a analisar melhor e a soni, tem um parque de ativos fixos com uma idade muito avançada senão vejamos no ultimo R&C, a empresa tinha um valor bruto de ativos de 2,1MM de euros e um valor líquido de 628m de euros, o que dá um racio de valor remanescente de 29%, e é indiciador de que varias unidades industriais da soni poderão ter que ser alvo de avultados investimentos de reposição de capital fixo, num futuro não muito distante. Se compararmos em 2007 a empresa tinha os ativos liquidos a valerem 50% dos ativos Brutos, sendo que deste 2007 a empresa investiu em ativos fixos muito menos do que o valor das depreciações, tendo incluisive existido um caso em que investiu menos de 2% dos ativos fixos tangiveis liquidos, não me cabe a mim dizer se foi certo ou errado, apenas cabe dizer que é altissima a probabilidade da sonae arauco ou sonae industria nos proximos anos terem que levar a cabo pesados planos de investimento, por isso e apesar de achar que a empresa até pode valer mais 50%, estou fora. só valeria apena entrar numa empresa que cota nas casas decimais que esta cota perante, um potencial de valorização de 150 ou 200%, ao contrário do que inicialmente pensei, pode muito bem não se tratar disso pelos motivos expostos pelo que I'm out. E digo mais, empresas como a Navigator com 32,77% e a altri com 30,74% em menor escala, mas podem ter problemas deste tipo num futuro não muito longinquo, com investimentos sistematicamente menores que as depreciações, e remaing values não muito melhores do que os da SONI, a diferença reside no facto, da situação financeira destas ser mais folgada a meu ver, mas cuidado que as maquinas da pasta do papel e do papel custam centenas de milhões de uma assentada, é um misterio, se a sua vida util vai alem da contabilistica, mas cuidado, quem avisa, de todas a melhor é a navigator, pelas outras 2 não teria particular interesse......"

* a altri em 2010 tinha 46% de vida média remanescente, e a Navigator 40%, pelo que há uma clara queda...
A cotada que analisarei, vai ser o banco ING groep no qual aviso que poderei vir a tomar posição, com vista ao longo prazo, será analisado já com base no novo framework dentro de 2 semanas

Outro excerto sobre dividendos "depende do tipo de dividendo, se for como os da pt que não eram sustentados nos resultados da empresa, esqueçam, agora se for um dividendo sustentado, não vejo mal nenhum, tudo depende da rentabilidade dos projectos que a empresa tenha em cima da mesa, mas como não há projetos acima do custo do capital infinitamente não me choca nada que algumas empresas distribuam uma dividend yield de 2 a 4%, se sustentada é uma forma de o investidor ir vendo algum retorno dos seus investimentos, eu sei que tecnicamente a cotação ajusta, mas para quem faça buy and hold pode ser importante, pois ajusta naquele momento, mas ao longo do tempo a empresa cria valor"
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: O Be Ah Ba de Analise Fundamental

por Artista Romeno » 6/12/2016 23:55

:arrow: a amazon opera com margens esmagadas, isto é mau para os supermercados concorrentes
COMPAÑÍAS SEGÚN 'THE WALL STREET JOURNAL' Amazon planea abrir más de 2.000 supermercados a partir de 2017

En función del éxito de los prototipos de los nuevos supermercados, que de momento funcionarán en fase beta, la compañía abrirá al público nuevas tiendas físicas a finales del próximo año.

El gigante de la logística y el comercio digital Amazon estudia abrir más de 2.000 supermercados a partir de 2017 como parte de su plan de expansión en el sector alimentario, según informó hoy The Wall Street Journal.

Tras la apertura de "Amazon Go", -su primer supermercado a pie de calle y sin línea de cajas para pagar-, este lunes en Seattle, estado de Washington, -primero para sus propios empleados y para el público general a principios de 2017- la compañía está desarrollando dos nuevos formatos, uno de los cuales consiste en "grandes tiendas multifuncionales" con opción de recogida en la puerta.

Amazon nació en julio de 1994 como una tienda virtual de libros que ha ido extendiendo progresivamente sus negocios en otras áreas, incluyendo videojuegos, electrónica, ropa, muebles, juguetes y, más recientemente, la venta online de alimentos frescos.

En función del éxito de los prototipos de los nuevos supermercados, que de momento funcionarán en fase beta, la compañía abrirá al público nuevas tiendas físicas a finales del próximo año en el marco del proyecto Como, el plan de Amazon para maximizar la venta de alimentos y ampliar su dominio en el mercado minorista.

Los establecimientos "Amazon Go", que son más pequeños que las tiendas de comestibles tradicionales de Estados Unidos, tendrán un estilo de almacenamiento similar al de las cadenas europeas de supermercados Aldi o Lidl y ofrecerán una selección limitada de productos frescos.

Pese a ser su primera incursión en el sector alimentario, no es la primera tienda física que Amazon tiene en suelo estadounidense: en noviembre de 2015 abrió su primera librería en Seattle, ciudad que alberga la sede central de la compañía, y tiene otras en Portland y San Diego.

Según los expertos, esta apuesta ayudará a Amazon a competir mejor contra rivales como Target y Wal-Mart, que también están ampliando sus servicios de compra online.

No obstante, el periódico The New York Post afirmó hoy que este experimento amenaza con "matar millones de empleos" en el sector al prescindir del personal de caja y debido al uso creciente de robots y vehículos teledirigidos.

En este sentido, advirtió de que este formato de supermercados podría resultar en una reducción del 75% de la plantilla en comparación con un supermercado convencional.
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: O Be Ah Ba de Analise Fundamental

por O Alquimista » 6/12/2016 3:13

Artista Romeno Escreveu: dycom não gera cash flow


Se não o gera e tem o comportamento que tem tido, o que fará quando tiver?
Anexos
dy.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: O Be Ah Ba de Analise Fundamental

por Piu26 » 5/12/2016 23:53

Beruno Escreveu:consegues ver quais as empresas que constituem o S&P Euro High Yield Dividend Aristocrats ?? No prospecto so mostram as 10 primeiras


Portefólio diario (o que quer que seja que isso quer dizer :roll: )
https://www.spdrseurope.com/library-con ... ldings.xls?

Fico á espera de ver por aqui esse TAC , a cores com legendas s.f.f :D
 
Mensagens: 128
Registado: 26/6/2014 23:20

Re: O Be Ah Ba de Analise Fundamental

por Artista Romeno » 5/12/2016 21:50

Beruno Escreveu:consegues ver quais as empresas que constituem o S&P Euro High Yield Dividend Aristocrats ?? No prospecto so mostram as 10 primeiras

consigo, mas não é de uso publico, no entanto se gostas tanto do indice compra um ETF sobre o mesmo, dificilmente conseguirás bater a performance do indice
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: O Be Ah Ba de Analise Fundamental

por Beruno » 5/12/2016 19:43

consegues ver quais as empresas que constituem o S&P Euro High Yield Dividend Aristocrats ?? No prospecto so mostram as 10 primeiras
 
Mensagens: 637
Registado: 10/7/2013 21:39

Re: O Be Ah Ba de Analise Fundamental

por Beruno » 4/12/2016 18:21

A Vonovia. Mas estas sao uma curiosidade recente, de quando eu estava a procura de REIT's europeus. A minha ideia é ate aprofundar este tipo de analise fundamental sobre todas as bluechips/empresas com "nome conhecido"/lideres de mercado que distribuam dividendos, para que quando houver a "proxima crise" eu ataque forte nessas, para ficar com um bom dividend yield até "à morte"
 
Mensagens: 637
Registado: 10/7/2013 21:39

Re: O Be Ah Ba de Analise Fundamental

por Artista Romeno » 4/12/2016 18:01

Beruno Escreveu:podes juntar a Vonovia e a Deutsche Wohnen ??

posso mas não garanto que vá analisar as duas quando as tac's começarem, analisarei uma das 2, podes dizer qual te parece melhor mas eu também vou ver
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: O Be Ah Ba de Analise Fundamental

por Beruno » 4/12/2016 15:29

podes juntar a Vonovia e a Deutsche Wohnen ??
 
Mensagens: 637
Registado: 10/7/2013 21:39

Re: O Be Ah Ba de Analise Fundamental

por Artista Romeno » 4/12/2016 13:53

pcm1979 Escreveu:
Artista Romeno Escreveu:poderei começar com uma empresa conhecida tipo Heineken vs AB inbev


Que pena, eu preferia que fosse a Ambev, que é controlada pela AB inbev. :mrgreen:
First Solar e Cofina podem ir para a fila de espera? 8-)


no sreaning de empresas não muito caras, forward per abaixo de 20 e que gerem cash flow yield acima dos 4%, passou a cofina e a ambev, a autoparts não é má empresa mas mas está num preço que não é razoavel, e dycom não gera cash flow outras candidatas a ser alvo de analise podem ser a sonae industria, a fresnius, a pandora, por agora é tudo daqui a uma a duas semanas darei novidades
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: O Be Ah Ba de Analise Fundamental

por pcm1979 » 4/12/2016 13:33

Artista Romeno Escreveu:poderei começar com uma empresa conhecida tipo Heineken vs AB inbev


Que pena, eu preferia que fosse a Ambev, que é controlada pela AB inbev. :mrgreen:
First Solar e Cofina podem ir para a fila de espera? 8-)
 
Mensagens: 971
Registado: 26/7/2014 12:37
Localização: Braga

Re: O Be Ah Ba de Analise Fundamental

por O Alquimista » 4/12/2016 2:33

Artista Romeno Escreveu:
rollingsnowball Escreveu:Quanto ao resultados futuros do tac, os mesmos serão visiveis daqui a 3 ou 5 anos


O mercado não precisa de 3/5 anos anos para incorporar no preço o resultado do tac, principalmente quando dele for conhecido. Prova: brexit, Trump
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: O Be Ah Ba de Analise Fundamental

por Artista Romeno » 4/12/2016 1:59

rollingsnowball Escreveu:
Artista Romeno Escreveu:dentro de até aproximadamente 2meses vou apresentar um novo modelo, sem calculos complexos, mas que vai analisar as empresas tento em conta
valuation( free cash flow yeidl, per, ebit growth, fixed charges coverage, ROIC/wacc, net debt to EBITA)
posição estratégica( dinamica do setor, qualidade do produto/serviço etc, 5 forças, existencia de oceano azul, posicionamento da empresa , shaping, classic, adaptative, visionary), moat caso exista
Corporate governance
itens diferenciadores que podem bonificar ou prejudica, empresa familiar, small cap, holding, free float alto/ baixo, paises onde opera)
estou aberto a mais topicos
vai ser uma coisa do genero 50/50 ou 60 40 entre o valuation financeira e o resto, é uma ideia vaga, estou aberto a criticas e sugestões de indicadores que achem interessantes, pensem no que diferencia uma empresa para o bem e para o mal?
a ideia é fazer uma tac á empresa
p.s poderei analisar empresas nas quais tenho ou venha a ter posições, mas sempre que for o caso, será publicamente feito o disclosure :mrgreen:

caso gostassem de ver alguma empresa analisada futuramente podem sugerir mas é sem compromisso e apenas caso ache interessante, o objectivo vai ser analisar bons/ grandes negocios, a preços razoaveis, leia-se free cash flow yield acima de 4% e forward per abaixo de 20x

Ou fazes um relatório bem claro dessa tac ou ninguém vai conseguir interpretar, são muitas imagens :mrgreen:

Mas a sério: a análise de uma empresa deve ser feita sempre com esse detalhe ou mais, mas parece-me que não dá para fazeres uma análises assim tão completa do tipo discos pedidos, demora muito tempo a fazer e obriga a ler muita coisa sobre a empresa e a conhecer bem o negócio em que opera... Dito isto, força nisso...

Admito que grandes negócios a preços razoáveis não são a minha área de especialidade, volta e meia veja alguns desses não me tenho conseguido convencer a investir. Estou habituado a negócios razoáveis a óptimos preços e é difícil mudar o chip

Abraço


será feito um relatorio em excel, poderei começar com uma empresa conhecida tipo Heineken vs AB inbev, unilever, navigator, ing, iss facility services são só 5 exemplos dos quais não quer dizer que vá investir, vou na altura devida dar uma flashada pelas do alquimista a ver se se enquadram.
Quanto ao resultados futuros do tac, os mesmos serão visiveis daqui a 3 ou 5 anos, o objectivo é uma carteira baseada no crescimento dos resulta
quanto aos fatores a adicionar há outro contexto politico, espero daqui até ao ano novo ter um framework inicial em que se deva assentar
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: O Be Ah Ba de Analise Fundamental

por O Alquimista » 4/12/2016 1:24

Artista Romeno Escreveu:dentro de até aproximadamente 2meses vou apresentar um novo modelo, sem calculos complexos, mas que vai analisar as empresas tento em conta
valuation( free cash flow yeidl, per, ebit growth, fixed charges coverage, ROIC/wacc, net debt to EBITA)
posição estratégica( dinamica do setor, qualidade do produto/serviço etc, 5 forças, existencia de oceano azul, posicionamento da empresa , shaping, classic, adaptative, visionary), moat caso exista
Corporate governance
itens diferenciadores que podem bonificar ou prejudica, empresa familiar, small cap, holding, free float alto/ baixo, paises onde opera)
estou aberto a mais topicos
vai ser uma coisa do genero 50/50 ou 60 40 entre o valuation financeira e o resto, é uma ideia vaga, estou aberto a criticas e sugestões de indicadores que achem interessantes, pensem no que diferencia uma empresa para o bem e para o mal?
a ideia é fazer uma tac á empresa
p.s poderei analisar empresas nas quais tenho ou venha a ter posições, mas sempre que for o caso, será publicamente feito o disclosure :mrgreen:

caso gostassem de ver alguma empresa analisada futuramente podem sugerir mas é sem compromisso e apenas caso ache interessante, o objectivo vai ser analisar bons/ grandes negocios, a preços razoaveis, leia-se free cash flow yield acima de 4% e forward per abaixo de 20x


O'Reilly Automotive Inc.
Dycom Industries Inc.
Equinix Inc.

Depois do tac há que tirar conclusões, ter coragem de assumir o risco e optar pelos tradicionais comprar, vender, acumular. E se a coisa correr mal não dar às de vila-diogo...para alguma coisa há-de servir o disclaimer. Mas, claro está, 99% da assistência quer a papinha toda feita, à borla e servida diariamente...
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: O Be Ah Ba de Analise Fundamental

por rollingsnowball » 4/12/2016 0:59

Artista Romeno Escreveu:dentro de até aproximadamente 2meses vou apresentar um novo modelo, sem calculos complexos, mas que vai analisar as empresas tento em conta
valuation( free cash flow yeidl, per, ebit growth, fixed charges coverage, ROIC/wacc, net debt to EBITA)
posição estratégica( dinamica do setor, qualidade do produto/serviço etc, 5 forças, existencia de oceano azul, posicionamento da empresa , shaping, classic, adaptative, visionary), moat caso exista
Corporate governance
itens diferenciadores que podem bonificar ou prejudica, empresa familiar, small cap, holding, free float alto/ baixo, paises onde opera)
estou aberto a mais topicos
vai ser uma coisa do genero 50/50 ou 60 40 entre o valuation financeira e o resto, é uma ideia vaga, estou aberto a criticas e sugestões de indicadores que achem interessantes, pensem no que diferencia uma empresa para o bem e para o mal?
a ideia é fazer uma tac á empresa
p.s poderei analisar empresas nas quais tenho ou venha a ter posições, mas sempre que for o caso, será publicamente feito o disclosure :mrgreen:

caso gostassem de ver alguma empresa analisada futuramente podem sugerir mas é sem compromisso e apenas caso ache interessante, o objectivo vai ser analisar bons/ grandes negocios, a preços razoaveis, leia-se free cash flow yield acima de 4% e forward per abaixo de 20x

Ou fazes um relatório bem claro dessa tac ou ninguém vai conseguir interpretar, são muitas imagens :mrgreen:

Mas a sério: a análise de uma empresa deve ser feita sempre com esse detalhe ou mais, mas parece-me que não dá para fazeres uma análises assim tão completa do tipo discos pedidos, demora muito tempo a fazer e obriga a ler muita coisa sobre a empresa e a conhecer bem o negócio em que opera... Dito isto, força nisso...

Admito que grandes negócios a preços razoáveis não são a minha área de especialidade, volta e meia veja alguns desses não me tenho conseguido convencer a investir. Estou habituado a negócios razoáveis a óptimos preços e é difícil mudar o chip

Abraço
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.
 
Mensagens: 1048
Registado: 13/12/2008 12:42
Localização: 14

Re: O Be Ah Ba de Analise Fundamental

por Artista Romeno » 3/12/2016 23:49

dentro de até aproximadamente 2meses vou apresentar um novo modelo, sem calculos complexos, mas que vai analisar as empresas tento em conta
valuation( free cash flow yeidl, per, ebit growth, fixed charges coverage, ROIC/wacc, net debt to EBITA)
posição estratégica( dinamica do setor, qualidade do produto/serviço etc, 5 forças, existencia de oceano azul, posicionamento da empresa , shaping, classic, adaptative, visionary), moat caso exista
Corporate governance
itens diferenciadores que podem bonificar ou prejudica, empresa familiar, small cap, holding, free float alto/ baixo, paises onde opera)
estou aberto a mais topicos
vai ser uma coisa do genero 50/50 ou 60 40 entre o valuation financeira e o resto, é uma ideia vaga, estou aberto a criticas e sugestões de indicadores que achem interessantes, pensem no que diferencia uma empresa para o bem e para o mal?
a ideia é fazer uma tac á empresa
p.s poderei analisar empresas nas quais tenho ou venha a ter posições, mas sempre que for o caso, será publicamente feito o disclosure :mrgreen:

caso gostassem de ver alguma empresa analisada futuramente podem sugerir mas é sem compromisso e apenas caso ache interessante, o objectivo vai ser analisar bons/ grandes negocios, a preços razoaveis, leia-se free cash flow yield acima de 4% e forward per abaixo de 20x
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: O Be Ah Ba de Analise Fundamental

por nuuuuno » 21/11/2016 17:06

nao estamos a falar do BCP! :mrgreen: :mrgreen:
longe disso...Os earnings positivos e o cash flow tb...(nos ultimos anos)
A questão é mesmo o treasury stock que é elevadissimo como podes ver no balanço...
mas o meu raciocinio é correto, a equity é negativa pq o treasury stock é elevado? Significa tb que a free float deve estar muito baixa...?
Fundamentalmente á 1ª vista parece-me razoavelmente saudável.
 
Mensagens: 1226
Registado: 10/11/2011 10:05

Re: O Be Ah Ba de Analise Fundamental

por Artista Romeno » 21/11/2016 15:32

nuuuuno Escreveu:Boas experts! Eu como ando a estudar AF, balanços, etc...dei com esta situação... o balanço da duns and bradstreet mostra uma equity negativa principalmente parece-me pq o treasury stock é maior que o common stock. Para mim é dificil entender esta parte: 1-significa que a empresa recomprou muitos titulos acima do par value da emissao inicial ? 2-esta situação seria um “show stopper” numa possivel compra?
Sinceramente nao entendo muito bem. Se puderem esclarecer obrigado.
http://www.investing.com/equities/dun---bradstreet-balance-sheet

isso ocorre porque certamente como a marriot a empresa efetuou sharebuybacks de elevado montante, ao contrario do que alguns apregoam aqui o facto de ter book value negativo, não quer dizer que o ativo não tenha valor, muitas vezes e a dun apesar de não a ter analisado em detalhe pode ter um per alto, mas creio que não se pode afirmar de todo que seja uma empresa falida, dado dar resultados positivos consistentemente, tirando o efeito extraordinario na venda de ativos neste quarter. Bottom line pode não valer 4,5bi á primeira vista, mas não está falida de modo algum.... :D
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: O Be Ah Ba de Analise Fundamental

por nuuuuno » 21/11/2016 14:44

Boas experts! Eu como ando a estudar AF, balanços, etc...dei com esta situação... o balanço da duns and bradstreet mostra uma equity negativa principalmente parece-me pq o treasury stock é maior que o common stock. Para mim é dificil entender esta parte: 1-significa que a empresa recomprou muitos titulos acima do par value da emissao inicial ? 2-esta situação seria um “show stopper” numa possivel compra?
Sinceramente nao entendo muito bem. Se puderem esclarecer obrigado.
http://www.investing.com/equities/dun---bradstreet-balance-sheet
 
Mensagens: 1226
Registado: 10/11/2011 10:05

Re: O Be Ah Ba de Analise Fundamental- Conselho ao Particula

por Artista Romeno » 10/11/2016 21:40

vou citar esta msg privada que enviei sobre a TDU porque a meu ver pode ser util ao pequeno investidor ler
" a teixeira duarte neste momento negoceia como uma opção e não como uma ação uma empresa que tem um ativo de 2,5BI de euros vale menos de 3% disso na bolsa está tudo explicado, um endividamento brutal, uma exposição muito além do setor construtor a angola, hoteis negocios de venda de carros e afins explicam muito disto. O Cash flow até foi positivo no semestre, agora o que o mercado acredita é que empresas como esta e a impresa não tem viabilidade. Esta terá se o petroleo voltar aos 80 ou 90 dolares. Quanto ao resto o meu conselho ao investidor particular é que:
1- aposte em empresas mais estaveis tipo jmt portucel( a cotação caiu mas deu bons dividendos, eventualmente EDP e pouco mais em portugal, e que olhe antes para as grandes multinacionais que há no estrangeiro, pois na realidade se a economia nacional é uma treta as empresas que nela se inserem não podem ser grande coisa.
2- mais vale não querer ganhar 50% num ano e pensar em ganhar 10% do que se estatelar ao comprido, um particular que não perceba de analise financeira a serio, só deve ou fazer trading com stop losses muito bem definidos ou então comprar empresas com marcas fortes pouco alavancadas com per's não muito acima de 20 e cujos resultados tenham vindo a crescer.
3- teixeira duarte e mota engil são o oposto dos pontos anteriores, ainda que das 2 Mota é melhor a meu ver"
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: O Be Ah Ba de Analise Fundamental

por rollingsnowball » 8/10/2016 15:54

pcm1979 Escreveu:Artista Romeno, o que achas da atual cotação da EON? Um poço sem fundo ou uma oportunidade à Buffet? :mrgreen:


Longe de ter sido uma empresa que tenha analisado, deixo aqui um link da opinião de um alemão cujas ideias respeito bastante (do mesmo site de que coloquei o último link):

https://valueandopportunity.com/2016/01/26/david-einhorn-nice-q4-letter-but-e-on-as-a-long-pick-really-cmon/

https://valueandopportunity.com/2016/08/30/greenlight-re-e-onuniper-update/

https://valueandopportunity.com/2016/09/08/unipere-on-spin-off-take-one-ugly-duck-and-transform-it-into-2-really-ugly-ducks/

Aqui está a lista de todos os posts dele sobre a E.On:
https://valueandopportunity.com/?s=e.on

ps: talvez tenha lido um ou outro destes posts mas já não me recordo do que falam, portanto até pode estar errado.
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.
 
Mensagens: 1048
Registado: 13/12/2008 12:42
Localização: 14

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: afcapitao, Bing [Bot], bpcolaco, cibernautix, Google [Bot], karaya75, Olhar Leonino, Opcard, PAULOJOAO, Pmart 1, psandrade, slbnnbobadela, yggy e 394 visitantes