Ola a todos os forenses,
gostava de iniciar um índice de confiança dos forenses do caldeirão. O sistema é muito simples, a questão é: Qual as expectativas dos forenses para as acções nacionais até dia 27 de Julho de 2014?
A ideia é tentar fazer uma actualização semanal pelo que todas as semana cada forense pode votar. Preferencialmente todos os Sábados o gráfico do índice de confiança é actualizado, permitindo ver a evolução da confiança dos forenses nas acções nacionais ao longo do tempo.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Nova semana nova actualização. Na semana passada não ouve index e só eu é que perdi, pois a volatilidade esteve nas nuvens e nunca a expressão crash esteve tão bem empregue. A verdade é que esta semana o Psi-20 caiu 10,08%. Os números falam por si. No centro do problema, o grupo GES e o efeito no banco e na economia nacional. A coisa foi de tal forma que afectou as bolsas pelo mundo fora, pelas más razões. Não obstante os forenses continuam ligeiramente pessimistas em relação ao Psi-20. O index caiu 3,2 pontos para os 1058,6 pontos. Este comportamento do index deve à extrema oposição de opiniões relativas ao futuro do Index. O desvio padrão do voto continua altíssimo, nos 1,96; o que indica que existem visões opostas. Se pensássemos no Index em velas japoneses, estaríamos cheios de Dojis.
Está semana foi uma semana particularmente dura para as acções nacionais, com quedas muito acentuadas. Não obstante é de notar o grande desempenho dos CTT, os quais conseguiram fechar a semana positivos com uma valorização de 1,49%. Este é um grande sinal de força na acção.
Do lado negativo estiveram quase todas as acções nacionais, mas o destaque vai para a banca e as construtoras. Na banca, relacionadas com o BES e a ESFG. As restantes foram por arrasto. Na construção, Mota Engil cancelou o IPO da MEA o que gerou alguma incerteza na acção. TDA não sei bem as razões de uma queda tão expressiva. Poderá estar relacionado com o GES? Isto porque a TDA tem negócios na Venezuela e este é um dos credores do GES.
Do lado negativo também a PT que fez duas semanas seguidas de 15,62% e 20,73% de quedas. Até quando a sangria? Será que a perda potencial de 900 M já não foi descontada na acção? Ou o problema, para alem desse pode ter haver com a % da Corco co que vai ficar para a PT?
Ao nível das correlações a banca continua com correlações muito positivas. A que se junta a Sonae, uma acção que já tem tradição de ser um bom barómetro do Psi-20. Por outro lado, Galp e EDP continuam com as correlações negativas em relação ao Psi-20, ao contrario da JMT que nestas ultimas duas semanas perdeu esse estatuto.
Assim, as votações para as vossas perspectivas para as acções nacionais para as próximas duas semanas estão abertas. Desde já agradeço o apoio e a participação dos forenses que ao longo dos últimos meses tem dado o seu contributo. Boa semana e bons trades
