Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Banco Best

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Banco Best

por Cardoso25 » 14/7/2014 15:58

gmartins409 Escreveu:Já vai para aqui uma granda confusão :D . Passo a esclarecer:

- No caso dos Fundos de Investimento, na realidade a segurança até é maior, pois ao contrário dos depósitos, estes produtos estão segregados do balanço do banco (o banco é meramente um depositário de valores mobiliários observando o princípio da segregação patrimonial).
- Segregação patrimonial significa que o banco mantém registos separados dos títulos dos clientes dos seus próprios títulos, pelo que se for à falência os ativos são devolvidos aos clientes precisamente porque estão identificados com tal nos custodiantes quaisquer que eles sejam. Mesmo que algum custodiante vá á falência isso não significa nada pois os títulos depositados serão devolvidos aos clientes de origem por estarem assim identificados nas suas contas – isso é o que significa segregação patrimonial.



Boas gmartins409,

Desculpa citar o teu comentário, mas têm de se colocar a bold estes dois pontos que resumem toda esta situação.
Por isso é que disse no meu comentário que caso o banco vá à falência não se deve nunca resgatar fundos de investimento, pois aí é que passam a constar do balanço do banco.
 
Mensagens: 345
Registado: 4/3/2012 18:57

Re: Banco Best

por gmartins409 » 14/7/2014 15:06

Já vai para aqui uma granda confusão :D . Passo a esclarecer:
- Qualquer banco português utiliza outros bancos para custódia dos títulos dos Clientes.
- Os direitos dos depositantes e investidores são iguais em qualquer banco, independentemente da forma como as cláusulas dos contratos foram escritas (aliás, não se pode andar a tirar e a comparar cláusulas avulsas e a interpretá-las fora do contexto).
- No que diz respeito aos direitos dos depositantes, os depósitos estão cobertos pelo Fundo de Garantia de Depósitos, que garante o reembolso até ao valor máximo de 100.000 euros, por cada depositante.
- No caso dos Fundos de Investimento, na realidade a segurança até é maior, pois ao contrário dos depósitos, estes produtos estão segregados do balanço do banco (o banco é meramente um depositário de valores mobiliários observando o princípio da segregação patrimonial).
- Segregação patrimonial significa que o banco mantém registos separados dos títulos dos clientes dos seus próprios títulos, pelo que se for à falência os ativos são devolvidos aos clientes precisamente porque estão identificados com tal nos custodiantes quaisquer que eles sejam. Mesmo que algum custodiante vá á falência isso não significa nada pois os títulos depositados serão devolvidos aos clientes de origem por estarem assim identificados nas suas contas – isso é o que significa segregação patrimonial.
- Os riscos dos títulos estão mais concentrados no risco de quem os emite do que nesta questão da custódia. Todos os bancos têm a custódia dos títulos em grandes bancos internacionais, tipo a Goldman Sachs.
Entretanto, estou a pensar entrar na bolsa portuguesa, dada a desvalorização que tem ocorrido nos últimos tempos (continuo a achar que o melhor momento para entrar é depois de desvalorizações e não quando as cotações estão a subir). Estou a pensar em apostar na Jerónimo Martins, que já caiu cerca de 20% este ano. O que vos parece :idea: ?
 
Mensagens: 1
Registado: 14/7/2014 14:20

Re: Banco Best

por Tio_Moedas » 14/7/2014 14:50

Tio_Moedas Escreveu:
Zoprano Escreveu:Agora que li este topico fiquei confuso e admito com medo ....


Sou cliente best, e tenho capital em varios fundos, passo a dizer os que são:

AXA WF Gb High Y B
Allianz Eup Growth
ES Liquidez
ES Rend Plus

P Global Bond -
FT Global Total Ret Hdg

Fiquei preocupado, principalmente com os que estão a negrito, tem o nome Espirito Santo ...

Concelhos sinceros plese


Olá, para conhecer a exposição de cada fundo ao GES (fundos comercializados em Portugal), veja, por favor, o site da CNVM. As listagens são de Março de 2014, mas dá para perceber como estão as coisas.

http://web3.cmvm.pt/sdi2004/fundos/carteiras/fim/carteiras_fim.cfm
Em princípio, dada a supervisão do Banco de Portugal, essas carteiras já deverão encontrar-se isentas de activos tóxicos do GES.

Quanto à situação do banco Best, há outra parte nas condições gerais que diz algo diferente e contradiz o assinalado anteriormente:

SECÇÃO C
APLICAÇÕES FINANCEIRAS

5. Disposições Várias
5.1. O BEST, no exercício das suas funções de depositário ou registador de Valores Mobiliários, observará o princípio da segregação patrimonial.

https://www.bancobest.pt/ptg/bestsite/best_docs/ContratoAberturaConta.pdf

Francamente, não sei o que isto significa realmente, pois há artigos contraditórios no mesmo documento das Condições Gerais...

(Por alguma razão a trapalhada da organização em cascata do GES deu o que deu...) :oh:


A ES- INVEST LIQUIDITY (presente na Espírito Santo Liquidez, com um valor, em Março de 2014, de 36382406,67 euros, e no Espírito Santo Rendimento Plus, na mesma data, com um valor de 9051944,40 euros) está cheia de papel do GES:
http://investing.money.msn.com/investments/mutual-funds-holdings/?symbol=LU0875978065

Em princípio, não deve haver azar, porque há outros activos (não tóxicos) nos fundos.
 
Mensagens: 79
Registado: 18/2/2010 15:30
Localização: 20

Re: Banco Best

por Tio_Moedas » 14/7/2014 14:37

Zoprano Escreveu:Agora que li este topico fiquei confuso e admito com medo ....


Sou cliente best, e tenho capital em varios fundos, passo a dizer os que são:

AXA WF Gb High Y B
Allianz Eup Growth
ES Liquidez
ES Rend Plus

P Global Bond -
FT Global Total Ret Hdg

Fiquei preocupado, principalmente com os que estão a negrito, tem o nome Espirito Santo ...

Concelhos sinceros plese


Olá, para conhecer a exposição de cada fundo ao GES (fundos comercializados em Portugal), veja, por favor, o site da CNVM. As listagens são de Março de 2014, mas dá para perceber como estão as coisas.

http://web3.cmvm.pt/sdi2004/fundos/carteiras/fim/carteiras_fim.cfm
Em princípio, dada a supervisão do Banco de Portugal, essas carteiras já deverão encontrar-se isentas de activos tóxicos do GES.

Quanto à situação do banco Best, há outra parte nas condições gerais que diz algo diferente e contradiz o assinalado anteriormente:

SECÇÃO C
APLICAÇÕES FINANCEIRAS

5. Disposições Várias
5.1. O BEST, no exercício das suas funções de depositário ou registador de Valores Mobiliários, observará o princípio da segregação patrimonial.

https://www.bancobest.pt/ptg/bestsite/best_docs/ContratoAberturaConta.pdf

Francamente, não sei o que isto significa realmente, pois há artigos contraditórios no mesmo documento das Condições Gerais...

(Por alguma razão a trapalhada da organização em cascata do GES deu o que deu...) :oh:
 
Mensagens: 79
Registado: 18/2/2010 15:30
Localização: 20

Re: Banco Best

por Zoprano » 14/7/2014 14:05

Agora que li este topico fiquei confuso e admito com medo ....


Sou cliente best, e tenho capital em varios fundos, passo a dizer os que são:

AXA WF Gb High Y B
Allianz Eup Growth
ES Liquidez
ES Rend Plus

P Global Bond -
FT Global Total Ret Hdg

Fiquei preocupado, principalmente com os que estão a negrito, tem o nome Espirito Santo ...

Concelhos sinceros plese
 
Mensagens: 101
Registado: 27/5/2014 14:57

Re: Banco Best

por Tio_Moedas » 14/7/2014 13:51

Cardoso25 Escreveu:
Tio_Moedas Escreveu:Obrigado pelas informações e alertas relativos ao Banco Best.
À segurança, já dei ordem de encerramento de todos os fundos que tenho no Best e vou passar a trabalhar com o ActivoBank, onde, nas condições gerais, se explicita maior segurança para a carteira de títulos do cliente:

Cláusula 16
http://www.activobank.pt/pt/Information/Lists/ProductDocumentation/Condicoes_gerais_contas.pdf


Fechar todos os fundos?

Os fundos estão num banco depositário (http://www.deutsche-bank.pt/db_pt/content/2809.htm) e em caso de falência de um banco, continuamos a deter as UP´s. Basta pedir transferência para outro banco.

Em caso de falência de um banco, não se deve em caso algum resgatar os fundos que temos em carteira.

Muita gente está a precipitar-se com algo que não é mais do que uma "tempestade perfeita" :mrgreen: .


Sim, seria essa a situação óbvia.
Porém, as condições gerais da conta do Banco Best dizem algo que, na actual condição séria que enfrenta o grupo GES (e cujas consequências para o BES ainda não estão totalmente clarificadas), são muito perturbadoras: o risco de perder tudo, por uma situação de insolvência da entidade BES, GES ou outra que as condições gerais não explicitam...


15.1 O Cliente reconhece e aceita que os seus Valores Mobiliários poderão vir a ser detidos por um terceiro (o “Custodiante”) numa conta global em nome do BEST, não podendo o BEST ser responsabilizado, salvo em caso de dolo ou culpa do BEST, por quaisquer danos que dessa situação decorram para o Cliente.

15.2. A situação supra referida apresenta diversos riscos entre os quais decorrentes da (i) confundibilidade entre os activos pertencentes ao Custodiante, ao BEST e ao Cliente, (ii) insolvência do Custodiante e, assim, os direitos do Cliente poderem não sobrestar a todos ou alguns dos demais credores do insolvente, (iii) constituição de garantias ou de criação de direitos de compensação de uma terceira entidade contra o Custodiante com afectação dos activos do Cliente e (iv) aplicabilidade de um direito estrangeiro que não confira a mesma protecção ao Cliente que o direito português; pelo que o Cliente reconhece e aceita a existência dos riscos supra referidos.

15.3 Sem prejuízo do estabelecido no número anterior, o Cliente reconhece e aceita que a possibilidade de detenção de Valores Mobiliários por terceiros poderá implicar a sua indisponibilidade para o Cliente, por motivos alheios ao BEST.
 
Mensagens: 79
Registado: 18/2/2010 15:30
Localização: 20

Re: Banco Best

por Cardoso25 » 14/7/2014 13:17

Tio_Moedas Escreveu:Obrigado pelas informações e alertas relativos ao Banco Best.
À segurança, já dei ordem de encerramento de todos os fundos que tenho no Best e vou passar a trabalhar com o ActivoBank, onde, nas condições gerais, se explicita maior segurança para a carteira de títulos do cliente:

Cláusula 16
http://www.activobank.pt/pt/Information/Lists/ProductDocumentation/Condicoes_gerais_contas.pdf


Fechar todos os fundos?

Os fundos estão num banco depositário (http://www.deutsche-bank.pt/db_pt/content/2809.htm) e em caso de falência de um banco, continuamos a deter as UP´s. Basta pedir transferência para outro banco.

Em caso de falência de um banco, não se deve em caso algum resgatar os fundos que temos em carteira.

Muita gente está a precipitar-se com algo que não é mais do que uma "tempestade perfeita" :mrgreen: .
 
Mensagens: 345
Registado: 4/3/2012 18:57

Re: Banco Best

por Tio_Moedas » 14/7/2014 11:58

Obrigado pelas informações e alertas relativos ao Banco Best.
À segurança, já dei ordem de encerramento de todos os fundos que tenho no Best e vou passar a trabalhar com o ActivoBank, onde, nas condições gerais, se explicita maior segurança para a carteira de títulos do cliente:

Cláusula 16
http://www.activobank.pt/pt/Information/Lists/ProductDocumentation/Condicoes_gerais_contas.pdf
 
Mensagens: 79
Registado: 18/2/2010 15:30
Localização: 20

Re: Banco Best

por GC14 » 13/7/2014 20:52

observador_best Escreveu:Em troca de mensagens com outros membros do caldeirao, ocorreu-me o seguinte:

A cerca de 1 ano atras, apos ter recomendado ao resto da familia que abrisse conta no Banco Best fiquei incomodado por alguns 'gestores de conta' tentarem vender o seguinte CLN a pessoas com mais de 60 anos:

--------------------------

http://web3.cmvm.pt/sdi2004/pfc/docs/fsd28021.pdf

PRODUTO FINANCEIRO COMPLEXO

Está sujeito ao risco de crédito do Emitente, a Espírito Santo Investment p.l.c., e da Entidade de Referência, a Portugal Telecom International Finance BV;

Está sujeito a potenciais conflitos de interesses na actuação do Agente de Cálculo, o Banco Espírito Santo de Investimento, S.A., do Emitente, Espírito Santo Investment p.l.c., e da entidade colocadora, o Banco BEST.

-----------------

Olhando para as noticias que se sabem hoje entre estas 3 entidades - diria que estavam já a embrulhar lixo toxico em pacotes de marketing apelativos com a designação de ''Produto Financeiro complexo'.

Que nojo...


Boa tarde,

Neste momento nao me encontro muito tranquilo com tudo o que se passa e possuo o CLN da Brisa.

O que aconselham?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 51
Registado: 17/6/2014 21:08

Re: Banco Best

por observador_best » 13/7/2014 19:13

Em troca de mensagens com outros membros do caldeirao, ocorreu-me o seguinte:

A cerca de 1 ano atras, apos ter recomendado ao resto da familia que abrisse conta no Banco Best fiquei incomodado por alguns 'gestores de conta' tentarem vender o seguinte CLN a pessoas com mais de 60 anos:

--------------------------

http://web3.cmvm.pt/sdi2004/pfc/docs/fsd28021.pdf

PRODUTO FINANCEIRO COMPLEXO

Está sujeito ao risco de crédito do Emitente, a Espírito Santo Investment p.l.c., e da Entidade de Referência, a Portugal Telecom International Finance BV;

Está sujeito a potenciais conflitos de interesses na actuação do Agente de Cálculo, o Banco Espírito Santo de Investimento, S.A., do Emitente, Espírito Santo Investment p.l.c., e da entidade colocadora, o Banco BEST.

-----------------

Olhando para as noticias que se sabem hoje entre estas 3 entidades - diria que estavam já a embrulhar lixo toxico em pacotes de marketing apelativos com a designação de ''Produto Financeiro complexo'.

Que nojo...
 
Mensagens: 4
Registado: 13/7/2014 16:01

Re: Banco Best

por observador_best » 13/7/2014 16:54

bboniek33 Escreveu: "... Acho que ainda vou para o deutsche bank... ..." ROFL :mrgreen:


Removi o comentário ao 'Deutsche bank' porque ainda não li as clausulas miudinhas todas, mas parecem ter uma campanha atrativa de mudança.

Gostei da abordagem do BPI: não deveria ser gerido sempre assim por todos?? com os activos separados?

Gosto especialmente da frase: "não são passíveis de ser subtraídos por terceiros" (bpi) vs "os direitos do Cliente poderem não sobrestar a todos ou alguns dos demais credores do insolvente" (best) :shock:

Então na busca por uma correctora com o criterio de solidez o meu top 3 seria (sem uma ordem especial):

- BPI Investimento
- Caixa Invest
- Deutsche Bank

- Orey e LG Carregosa são solidos? Ou pelo menos separam os activos dos clientes?
 
Mensagens: 4
Registado: 13/7/2014 16:01

Re: Banco Best

por bboniek33 » 13/7/2014 16:38

observador_best Escreveu:Comparando por exemplo com a informação disponivel no site BPI...

O Banco BPI, S.A, o Banco Português de Investimento, S.A. e a BPI Gestão de Activos - Sociedade Gestora de Fundos de Investimento Mobiliário, S.A. dispõem dos meios técnicos e humanos que asseguram a protecção dos activos (dinheiro e instrumentos financeiros) depositados ou registados em nome ou por conta dos seus clientes, encontrando-se implementados mecanismos que permitem uma clara distinção entre os bens pertencentes ao seu património e os bens pertencentes ao património de cada um dos seus clientes.

Por protecção dos activos entende-se a sua guarda (ou, no caso de activos escriturais, a manutenção dos respectivos registos) em termos que visam garantir que, designadamente:
• Os mesmos não são passíveis de ser subtraídos por terceiros;
• Sem prejuízo do regime próprio dos valores fungíveis, os mesmos se encontram e podem ser permanentemente identificados como pertencendo ao cliente, não sendo confundidos nem tratados como bens de outros clientes ou do Grupo BPI;
• São regularmente efectuadas as necessárias actividades de controlo, entre as quais a reconciliação de posições e movimentos.

-----

Acho que ainda vou para o deutsche bank...


"... Acho que ainda vou para o deutsche bank... ..." ROFL :mrgreen:
Imagem
 
Mensagens: 2713
Registado: 22/4/2003 23:12

Re: Banco Best

por trend=friend » 13/7/2014 16:31

Dom_Quixote Escreveu:
observador_best Escreveu:A questão é então: Quem é o Custodiante? Será o Saxo, o BES? O GES, ou pior ???


Em princípio será o BES, mas acho que podias tirar essa dúvida com um simples telefonema (daqueles gravados) para o BEST. :wink:


Diria que é o Saxo no caso da BTPro; o próprio Best (que é Banco) ou o Bes no caso da plataforma standard do Best. Mas no contrato não diz quem é?
Editado pela última vez por trend=friend em 13/7/2014 16:47, num total de 1 vez.
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3984
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Banco Best

por Dom_Quixote » 13/7/2014 16:19

observador_best Escreveu:A questão é então: Quem é o Custodiante? Será o Saxo, o BES? O GES, ou pior ???


Em princípio será o BES, mas acho que podias tirar essa dúvida com um simples telefonema (daqueles gravados) para o BEST. :wink:
"É de sábios mudar de opinião" - Miguel de Cervantes
"A verdade é o preço" - bogos in Caldeirão de Bolsa
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2286
Registado: 3/4/2012 21:06
Localização: Mancha

Re: Banco Best

por observador_best » 13/7/2014 16:13

Comparando por exemplo com a informação disponivel no site BPI...

O Banco BPI, S.A, o Banco Português de Investimento, S.A. e a BPI Gestão de Activos - Sociedade Gestora de Fundos de Investimento Mobiliário, S.A. dispõem dos meios técnicos e humanos que asseguram a protecção dos activos (dinheiro e instrumentos financeiros) depositados ou registados em nome ou por conta dos seus clientes, encontrando-se implementados mecanismos que permitem uma clara distinção entre os bens pertencentes ao seu património e os bens pertencentes ao património de cada um dos seus clientes.

Por protecção dos activos entende-se a sua guarda (ou, no caso de activos escriturais, a manutenção dos respectivos registos) em termos que visam garantir que, designadamente:
• Os mesmos não são passíveis de ser subtraídos por terceiros;
• Sem prejuízo do regime próprio dos valores fungíveis, os mesmos se encontram e podem ser permanentemente identificados como pertencendo ao cliente, não sendo confundidos nem tratados como bens de outros clientes ou do Grupo BPI;
• São regularmente efectuadas as necessárias actividades de controlo, entre as quais a reconciliação de posições e movimentos.

-----

É totalmente o oposto...
Editado pela última vez por observador_best em 13/7/2014 16:30, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 4
Registado: 13/7/2014 16:01

Re: Banco Best

por observador_best » 13/7/2014 16:09

Boa Tarde,

Tambem sou cliente do Banco Best e estava preocupado com este tema.

Investigando o que dizem as clausulas do contrato de custodia de valores imobiliarios disponivel no site:

Informação relativa à Protecção dos Activos do Cliente

15.1 O Cliente reconhece e aceita que os seus Valores Mobiliários poderão vir a ser detidos por um terceiro (o “Custodiante”) numa conta global em nome do BEST, não podendo o BEST ser responsabilizado, salvo em caso de dolo ou culpa do BEST, por quaisquer danos que dessa situação decorram para o Cliente.

15.2. A situação supra referida apresenta diversos riscos entre os quais decorrentes da (i) confundibilidade entre os activos pertencentes ao Custodiante, ao BEST e ao Cliente, (ii) insolvência do Custodiante e, assim, os direitos do Cliente poderem não sobrestar a todos ou alguns dos demais credores do insolvente, (iii) constituição de garantias ou de criação de direitos de compensação de uma terceira entidade contra o Custodiante
com afectação dos activos do Cliente e (iv) aplicabilidade de um direito estrangeiro que não confira a mesma protecção ao Cliente que o direito português; pelo que o Cliente reconhece e aceita a existência dos riscos supra referidos.

15.3 Sem prejuízo do estabelecido no número anterior, o Cliente reconhece e aceita que a possibilidade de detenção de Valores Mobiliários por terceiros poderá implicar a sua indisponibilidade para o Cliente, por motivos alheios ao BEST.

----------

A questão é então: Quem é o Custodiante? Será o Saxo, o BES? O GES, ou pior ???
 
Mensagens: 4
Registado: 13/7/2014 16:01

Re: Banco Best

por bboniek33 » 13/7/2014 0:22

lisboa_casino Escreveu:Já agora o GES é constituído por 3 empresas: rioforte, espírito santo international e "outra que não me lembro do nome" :oops:

"
É na segunda que foram detectadas irregularidades. Na quinta feira no jornal da noite na tvi, explicaram bem a situação. Se alguém encontrar a entrevista e colocar aqui ,talvez esclareça muitas pessoas"

Não é bem assim, numas foram detectadas irregularidades e nas outras está a detectar-se excessivo endividamento e acima de tudo muita confusão!

Mas BES banco e não acção BES é outra coisa !

A dimensão do buraco do BEs na perpsectiva de continuidade do Banco, só é relevante para o contribuinte uma vez que se falta "pilim" o estado só tem um caminho!

Entrar , entrar e entrar com capital necessário! Pois mais vale tapar um grande buraco do que cair o prédio todo ( economia do tuga!)


"... tapar um grande buraco..." ROFL :mrgreen:
Imagem
 
Mensagens: 2713
Registado: 22/4/2003 23:12

Re: Banco Best

por Lisboa_Casino » 12/7/2014 23:37

Já agora o GES é constituído por 3 empresas: rioforte, espírito santo international e "outra que não me lembro do nome" :oops:

"
É na segunda que foram detectadas irregularidades. Na quinta feira no jornal da noite na tvi, explicaram bem a situação. Se alguém encontrar a entrevista e colocar aqui ,talvez esclareça muitas pessoas"

Não é bem assim, numas foram detectadas irregularidades e nas outras está a detectar-se excessivo endividamento e acima de tudo muita confusão!

Mas BES banco e não acção BES é outra coisa !

A dimensão do buraco do BEs na perpsectiva de continuidade do Banco, só é relevante para o contribuinte uma vez que se falta "pilim" o estado só tem um caminho!

Entrar , entrar e entrar com capital necessário! Pois mais vale tapar um grande buraco do que cair o prédio todo ( economia do tuga!)
 
Mensagens: 3272
Registado: 23/11/2011 21:02
Localização: 16

Re: Banco Best

por zecatreca_1 » 12/7/2014 20:18

Tio_Moedas Escreveu:Sou cliente do Banco Best, com o património investido exclusivamente numa carteira diversificada de fundos de investimento (geridos por outras empresas que não a ESAF) e em PPR da ESAF.
Tenho acompanhado, com particular atenção, o que se vai publicando acerca da saúde financeira do Banco Espírito Santo, proprietário em 75% do banco BEST.

Será que é sensato manter os investimentos no Banco Best?
Tenho receio de problemas graves na casa-mãe e de um confisco à cipriota dos bens existentes na subsidária Best...
O SII não me ajudaria já que só os PPR valem mais do dobro dos 25.000 euros garantidos...

BES é diferente do GES.
O GES tem 25% do BES e o BES tem 75% do BEST.
Já agora o GES é constituído por 3 empresas: rioforte, espírito santo international e "outra que não me lembro do nome" :oops:
É na segunda que foram detectadas irregularidades. Na quinta feira no jornal da noite na tvi, explicaram bem a situação. Se alguém encontrar a entrevista e colocar aqui ,talvez esclareça muitas pessoas
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1540
Registado: 17/2/2012 14:31

Banco Best

por Tio_Moedas » 12/7/2014 17:59

Sou cliente do Banco Best, com o património investido exclusivamente numa carteira diversificada de fundos de investimento (geridos por outras empresas que não a ESAF) e em PPR da ESAF.
Tenho acompanhado, com particular atenção, o que se vai publicando acerca da saúde financeira do Banco Espírito Santo, proprietário em 75% do banco BEST.

Será que é sensato manter os investimentos no Banco Best?
Tenho receio de problemas graves na casa-mãe e de um confisco à cipriota dos bens existentes na subsidária Best...
O SII não me ajudaria já que só os PPR valem mais do dobro dos 25.000 euros garantidos...
 
Mensagens: 79
Registado: 18/2/2010 15:30
Localização: 20

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], edvieira, Google Adsense [Bot], JFDIL, navaldoc, Phil2014, VALHALLA e 234 visitantes