Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Conselho sobre 5YR AUTOCALLABLE GAZPROM, NOKIA, DU PONT

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Conselho sobre 5YR AUTOCALLABLE GAZPROM, NOKIA, DU PONT

por Ramiiro_Santiago » 23/9/2014 15:13

Dr Tretas Escreveu:Sinceramente, tendo em conta a idade já avançada e principalmente os problemas cardíacos, não me parece nada aconselhável o investimento em acções. Dá muito stress que não é nada bom para o coração.
Acho que o melhor mesmo é investir em activos de baixo risco como certificados de aforro ou do tesouro, assim dorme-se mais descansado :mrgreen:

O amigo ri-se, mas este não é assunto para ironias.
Eu quando aplico o meu dinheiro, espero/exijo que este seja devidamente remunerado.
Quando aplico uma quantia considerável num produto (como este 5YR AUTOCALLABLE GAZPROM, NOKIA, DU PONT) que, ao fim de 5 anos, não só não me dá qualquer rendimento como me arrisco a receber MENOS do que eu investi há 5 anos atrás, sinceramente, isso não me deixa bem disposto!...
Claro que agora não há nada a fazer. Possivelmente, irei vender estas "notes", encaixar o pesado prejuízo, e lembrar-me - em cada um dos dias que me falta viver - que não posso confiar nesta gente "bem falante" dos bancos de investimento, que o que querem é "vender" e pouco se importam com a seriedade/interesse para o investidor dos produtos que propõem. Já me aconteceu isso com o Dr João Rendeiro e agora volta a acontecer-me com estas malfadadas "notes" (embora os contornos sejam diferentes).
Mas, como disse, provavelmente vou vender e seguir em frente. Onde irei aplicar o meu capital a seguir, sinceramente não sei. Sei apenas que vou ter muito mais cuidado. Isso garanto! No entanto, agradeço os conselhos.
 
Mensagens: 142
Registado: 25/11/2013 11:57

Re: Conselho sobre 5YR AUTOCALLABLE GAZPROM, NOKIA, DU PONT

por Dr Tretas » 23/9/2014 0:49

Sinceramente, tendo em conta a idade já avançada e principalmente os problemas cardíacos, não me parece nada aconselhável o investimento em acções. Dá muito stress que não é nada bom para o coração.
Acho que o melhor mesmo é investir em activos de baixo risco como certificados de aforro ou do tesouro, assim dorme-se mais descansado :mrgreen:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

Re: Conselho sobre 5YR AUTOCALLABLE GAZPROM, NOKIA, DU PONT

por Ramiiro_Santiago » 22/9/2014 21:39

pata-hari Escreveu:Já pensaste na hipótese de tentar shortar as acções (p.e. via CFDs) como meio de neutralizar o risco? pode não ser o modo mais fantástico de gerir a questão mas pelo menos aprenderás mais ou menos como funcionam os instrumentos.

O amigo vai desculpar-me mas essa sua gíria é-me totalmente estranha. O que significa "shortar as acções"? Qual é essa via "CFD"? O que devo fazer ao certo, se optar por levar as notes até à maturidade e depois ficar com as acções russas em carteira?

Neste momento, tenho 2 opções: ou vendo estas notes 5YR AUTOCALLABLE GAZPROM, NOKIA, DU PONT antes da maturidade (26 de outubro) e recebo cerca de 98% do que investi há 5 anos (sem nunca ter recebido um tostão de rendimento), menos os custos da operação, ou então vou até à maturidade e as contas são como o amigo "Dr Tretas" colocou. Cito: "De acordo com o prospecto, receberias na maturidade, por cada 1000 euros:
425 € em dinheiro
104 acções da Gazprom, cujo valor actual é 571,29€
2,81€ de resto.
Total: 999,10€

Portanto, aparentemente, a diferença é mínima. Contudo, como não sou, de forma alguma, um entendido em acções, acho que ficaria um bocadinho "sem saber bem o que fazer" se ficasse com um lote de acções russas em carteira. É mais por essa razão que eu estou a pensar vender estas Notes antes da maturidade. Mas se os amigos aqui do fórum entendidos na matéria acham que até pode ser um bom negócio ficar com as acções da Gazprom (têm potencial de subida?), digam-me por favor. Embora não perceba destes meandros, posso colocar as vossas sugestões ao meu PFA do banco e ver o que ele diz.

Obrigado.
 
Mensagens: 142
Registado: 25/11/2013 11:57

Re: Conselho sobre 5YR AUTOCALLABLE GAZPROM, NOKIA, DU PONT

por Pata-Hari » 22/9/2014 20:00

Já pensaste na hipótese de tentar shortar as acções (p.e. via CFDs) como meio de neutralizar o risco? pode não ser o modo mais fantástico de gerir a questão mas pelo menos aprenderás mais ou menos como funcionam os instrumentos.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: Conselho sobre 5YR AUTOCALLABLE GAZPROM, NOKIA, DU PONT

por Ramiiro_Santiago » 22/9/2014 16:15

Dialmedia Escreveu:Caro Ramiiro,

Gostaria apenas de lhe dar um conselho que, como tem muito mais experiência de vida do que eu, apenas o segue se o quiser, mas fica aqui a minha deixa:

Não pense mais neste assunto nem se martirize pelo mesmo. Investiu num produto que não era do seu conhecimento mas vai recuperar o capital investido, claro está que não é a situação ideal MAS tendo em consideração as circunstâncias, há que ver as coisas pelo lado positivo. Acredite que hoje fosse vender e só recebesse 30% ou 50% do valor investido (ou até se perdesse tudo, veja por exemplo quem investiu no BES no aumento de capital e passado apenas 2 meses ficou sem nada), iria achar que receber "apenas" 100% do capital seria a melhor coisa que podia acontecer.

Converta esse investimento em dinheiro e, tendo em conta o perfil de investidor que deu para aferir pelos seus comentários, aposte em bons depósitos a prazo ou em alternativa num portólio diversificado de fundos de investimento de baixo risco, dado que não expõe o seu capital a variações significativas e rapidamente pode converter estes investimentos em dinheiro. Em qualquer um dos casos existem aqui no forum tópicos especializados para o efeito (que costumam estar nas primeiras páginas) onde poderá consultar algumas sugestões de alguns foristas entendidos na matéria. No final do dia o que interessa é que tenha os seus investimentos alocados de tal forma que durma descansado e não passe o dia a pensar nisso.

De resto, votos de boa sorte nos seus próximos projectos e aproveite ao máximo.


Amigo "Dialmedia". Quero agradecer as suas palavras. São muito ponderadas e razoáveis. O amigo tem toda a razão. Quando um "azar" acontece, há que "encaixá-lo" e... seguir em frente! Trata-se de dinheiro e não da nossa saúde ou da de alguém que nos é próximo. Isso sim é que é verdadeiramente importante!

No entanto, sabe, eu já tive outros "azares" com aplicações financeiras - em 2009, com a carteira de "torno absoluto" do BPP, fui ao Porto à sede e sofri lá um problema no coração que me deixou às portas da morte - e não posso evitar preocupar-me quando é o MEU dinheiro que está em causa.

Desde aí procuro relativizar, ver as coisas por outro prisma, mas custa-me imenso, neste caso das "notes" por que estou agora a passar, ver repetir-se uma situação que não me é desconhecida. Gosto de ter as minhas poupanças bem aplicadas, confio em bancos e gestores para que isso efectivamente aconteça, e sinto-me defraudado (para não dizer algo mais vernacular) quando sou aldrabado com promessas "quase certas" de resultados que depois não se concretizam (e quem os "promete" sabe muito bem disso!...).

Enfim, não vou pormenorizar mais, pois este não é o local adequado nem os amigos têm culpa ou obrigação de me ouvir a carpir mágoas.
Vou, mais uma vez, "encaixar as perdas" e seguir em frente! Tenho é que deixar de ser lorpa e desconfiar de tudo o que seja banco, gestor ou financeiro.

É pena chegar a esta minha idade e ter que ser tão azedo, mas infelizmente não desejo ao meu pior inimigo o que eu já passei com a trafulhice dos bancos.
Reitero os meus agradecimento pelo tempo que tomei aos amigos deste fórum.
 
Mensagens: 142
Registado: 25/11/2013 11:57

Re: Conselho sobre 5YR AUTOCALLABLE GAZPROM, NOKIA, DU PONT

por Dialmedia » 22/9/2014 15:53

Caro Ramiiro,

Gostaria apenas de lhe dar um conselho que, como tem muito mais experiência de vida do que eu, apenas o segue se o quiser, mas fica aqui a minha deixa:

Não pense mais neste assunto nem se martirize pelo mesmo. Investiu num produto que não era do seu conhecimento mas vai recuperar o capital investido, claro está que não é a situação ideal MAS tendo em consideração as circunstâncias, há que ver as coisas pelo lado positivo. Acredite que hoje fosse vender e só recebesse 30% ou 50% do valor investido (ou até se perdesse tudo, veja por exemplo quem investiu no BES no aumento de capital e passado apenas 2 meses ficou sem nada), iria achar que receber "apenas" 100% do capital seria a melhor coisa que podia acontecer.

Converta esse investimento em dinheiro e, tendo em conta o perfil de investidor que deu para aferir pelos seus comentários, aposte em bons depósitos a prazo ou em alternativa num portólio diversificado de fundos de investimento de baixo risco, dado que não expõe o seu capital a variações significativas e rapidamente pode converter estes investimentos em dinheiro. Em qualquer um dos casos existem aqui no forum tópicos especializados para o efeito (que costumam estar nas primeiras páginas) onde poderá consultar algumas sugestões de alguns foristas entendidos na matéria. No final do dia o que interessa é que tenha os seus investimentos alocados de tal forma que durma descansado e não passe o dia a pensar nisso.

De resto, votos de boa sorte nos seus próximos projectos e aproveite ao máximo.
 
Mensagens: 515
Registado: 26/1/2007 17:07

Re: Conselho sobre 5YR AUTOCALLABLE GAZPROM, NOKIA, DU PONT

por Ramiiro_Santiago » 22/9/2014 15:20

Dr Tretas Escreveu:Logo o valor actual está próximo do break-even, e a decisão depende portanto da previsível evolução da cotação da Gazprom durante o próximo mês. Quanto a isso, talvez outros foristas tenham uma opinião formada?
Outra questão a considerar é se gostarias de ser accionista da Gazprom. Quanto a mim há coisas piores para fazer com o dinheiro, o dividendo não me parece mau, mas fica-se sujeito às pancas do Putin, à cotação dos produtos petrolíferos e aos efeitos da guerra comercial entre a Rússia e a UE.
Se calhar, reembolsar a 100% até parece bom.

Antes de mais, quero agradecer ao amigo "Dr Tretas" a sua amável e fundamentada resposta.

De facto, eu não tenho qualquer perfil para ser accionista da Gazprom nem conhecimentos para me movimentar nesses domínios da finanças. Já vou nos "setenta e tais" e - sou o primeiro a reconhece-lo - a compra deste produto há 5 anos atrás foi um ENORME erro que eu cometi. Não adianta arranjar culpados - os "mundos e fundos" prometidos pelo PFA de então do banco ou a aparência de "empresas sólidas" que, nessa altura, estas 3 empresas do cabaz usufruíam. O ERRO foi meu. Não há outro culpados.

Agora que estive os 5 anos com o dinheiro empatado e sem dele obter qualquer juro ou rendimento, só me resta mesmo sair desta trampa o menos "depenado" possível. (desculpem os plebeísmos, mas, como compreenderão, estou aborrecidíssimo por ter entrado em tão mau negócio)

Pelas contas que o amigo fez, e dado o meu perfil (não estou talhado para este tipo de aplicações), o melhor será dar "ordem de venda" ao meu gestor, antes que chegue a maturidade (fim de outubro). Sei que há custos associados à operação - o que ainda fará descer mais o capital que irei recuperar - mas... pelo visto, não tenho outro remédio.

Vou perder bom dinheiro, não só em termos absolutos - objectivamente, vou receber menos do que apliquei há 5 anos atrás - como deixei de ganhar potenciais juros/rendimentos do capital aqui aplicado ao longo deste tempo todo (5 anos). Enfim, uma desgraceira! Confesso, até tenho dificuldade em adormecer, só de pensar na asneira que fiz - no engodo que caí- 5 cinco anos atrás.

Isto "mexe" cá com o velhote!... Se vocês soubesse os calmantes que ando a tomar, só para não pensar neste assunto e conseguir dormir...

Mais uma vez, OBRIGADO amigos pela lição financeira que me deram.
Bem hajam!
 
Mensagens: 142
Registado: 25/11/2013 11:57

Re: Conselho sobre 5YR AUTOCALLABLE GAZPROM, NOKIA, DU PONT

por Dr Tretas » 19/9/2014 21:42

Código: Selecionar todos
                inicial         actual          dif(%)                  Activo
Gazprom($)      12,28           7,05            -42,58957655            OGZD:Londres
Nokia(€)        8,39            6,82            -18,71275328            NOK1V:Helsínquia
Dupont($)       32,09           71,31           122,2187597             DD:Nova Iorque


Cotação EUR/USD         1,2834


De acordo com o prospecto, receberias na maturidade, por cada 1000 euros:
425 € em dinheiro
104 acções da Gazprom, cujo valor actual é 571,29€
2,81€ de resto.
Total: 999,10€

Logo o valor actual está próximo do break-even, e a decisão depende portanto da previsível evolução da cotação da Gazprom durante o próximo mês. Quanto a isso, talvez outros foristas tenham uma opinião formada?
Outra questão a considerar é se gostarias de ser accionista da Gazprom. Quanto a mim há coisas piores para fazer com o dinheiro, o dividendo não me parece mau, mas fica-se sujeito às pancas do Putin, à cotação dos produtos petrolíferos e aos efeitos da guerra comercial entre a Rússia e a UE.
Se calhar, reembolsar a 100% até parece bom.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

Re: Conselho sobre 5YR AUTOCALLABLE GAZPROM, NOKIA, DU PONT

por Dr Tretas » 19/9/2014 20:33

Já dou uma opinião, estou a estudar o prospecto e a recolher as cotações actuais da Gazprom, Nokia e Du Pont.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

Re: Conselho sobre 5YR AUTOCALLABLE GAZPROM, NOKIA, DU PONT

por Ramiiro_Santiago » 19/9/2014 18:31

Podem dar-me, por favor, um conselho sobre a melhor decisão a tomar?
Obrigado.
 
Mensagens: 142
Registado: 25/11/2013 11:57

Re: Conselho sobre 5YR AUTOCALLABLE GAZPROM, NOKIA, DU PONT

por Ramiiro_Santiago » 18/9/2014 17:06

Desculpem voltar a este assunto das Notes 5YR Autocallable Gazprom, Nokia, Du Pont (http://web3.cmvm.pt/sdi2004/pfc/docs/fsd15390.pdf). O certo é que se meteram as férias e acabei por não vender este (malfadado) produto que tenho (há 5 anos!) em carteira. Hoje, a minha PFA telefonou-me a perguntar se eu tinha tomado uma decisão. A maturidade deste produto aproxima-se do fim (é a vinte e tal de Outubro) e torna-se necessário decidir se vou "até ao fim" ou se vendo. A senhora disse-me que a "cotação" presente anda à volta dos 100% (fora comissões). Esta "cotação" creio que é determinada pela "entidade emitente", isto é, o BESI da Irlanda... se é que ainda existe!)

Que a compra deste produto foi um enorme BARRETE que eu enfiei, isso já eu sei há muito tempo. Tive o meu capital (ainda considerável) numa aplicação que: a) não me deu, nestes 5 anos, qualquer rendimento; b) vou arriscar-me, quase de certeza, a que nem o capital investido consiga recuperar... Portanto, foi/está a ser uma "desgraça" completa!

Agora, chegado a este pouco, a minha única preocupação já só é... perder o menos dinheiro possível.

Os amigos o que acham. Nesta altura do "campeonato", a cerca de 1 mês destas Notes terminarem, o que acham que eu devo fazer? Dar uma ordem de venda do produto (aos tais 100%) ou ir até à maturidade? Estou indeciso e não tenho quaisquer conhecimentos financeiros para avaliar a situação. O que me aconselham?

Foi muito grato por uma orientação.
 
Mensagens: 142
Registado: 25/11/2013 11:57

Re: Conselho sobre 5YR AUTOCALLABLE GAZPROM, NOKIA, DU PONT

por Ramiiro_Santiago » 6/7/2014 22:08

Agradeço os seus esclarecimentos.
Confesso, fiquei um pouco mais descansado, mas não muito...
Não quero, de forma alguma, que um situação de "pânico" afete a minha decisão.
Vou confiar que este produto vendido pelo Best, mas que tem como "Agente pagador e calculador" o Banco Espírito Santo de Investimento, S.A., honre os seus compromissos, quer comprando as Notes antes da maturidade, quer - no caso de eu as decidir manter - no final do período de 5 anos estabelecido, que termina em Outubro.
De qualquer forma, tudo isto só vem provar o ENORME ERRO que eu cometi, há 5 anos atrás, quando subscrevi estas Notes 5YR AUTOCALLABLE GAZPROM, NOKIA, DU PONT (http://web3.cmvm.pt/sdi2004/pfc/docs/fsd15390.pdf) que, na altura, eu nem sabia bem o que eram...
Ainda vou pedir alguns "conselhos técnicos" a amigos (de amigos) economistas, sobre a solução a dar (vender as Notes antes da maturidade ou levá-las até Outubro), mas já é mais que certo que vou perder dinheiro!
A minha preocupação agora é (apenas) minimizar essas perdas...
 
Mensagens: 142
Registado: 25/11/2013 11:57

Re: Conselho sobre 5YR AUTOCALLABLE GAZPROM, NOKIA, DU PONT

por Artista Romeno » 6/7/2014 19:23

Ramiiro_Santiago Escreveu:
Artista Romeno Escreveu:Grupo é diferente de banco, só possui 25% deste ultimo...... o banco caçou clientes a comprar divida do grupo..... mas o banco em si, tem muito provavelmente que registas algumas imparidades adicionais não está falido... já o grupo é outra conversa.... DE ESFG para cima salve-se mesmo quem puder....

Mas não é o Banco Espírito Santo de Investimento, S.A., pagador das Notes, que está à rasca?

Não é o ESFG, rio forte e ESI espirito santo internacional,isso parece um bocado marado......mas é o que é
Deixo link da imagem fica muito desformatado...http://www.esfg.com/Portals/0/ESFG%20Gr ... 150514.jpg
esta ve se melhorImagem

entendo as suas cautelas... de facto no meio deste turbilhao um dos maiores riscos que o bes terá que lidar é o reputacional....
Editado pela última vez por Artista Romeno em 6/7/2014 22:21, num total de 1 vez.
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Conselho sobre 5YR AUTOCALLABLE GAZPROM, NOKIA, DU PONT

por Ramiiro_Santiago » 6/7/2014 19:10

Artista Romeno Escreveu:Grupo é diferente de banco, só possui 25% deste ultimo...... o banco caçou clientes a comprar divida do grupo..... mas o banco em si, tem muito provavelmente que registas algumas imparidades adicionais não está falido... já o grupo é outra conversa.... DE ESFG para cima salve-se mesmo quem puder....

Mas não é o Banco Espírito Santo de Investimento, S.A., pagador das Notes, que está à rasca?
 
Mensagens: 142
Registado: 25/11/2013 11:57

Re: Conselho sobre 5YR AUTOCALLABLE GAZPROM, NOKIA, DU PONT

por Artista Romeno » 6/7/2014 17:45

Ramiiro_Santiago Escreveu:Hoje, ao ler o Expresso, apanhei um valente susto!...

Andando eu preocupado com o dinheiro que já perdi com a compra, há 5 anos atrás, destas Notes 5YR AUTOCALLABLE GAZPROM, NOKIA, DU PONT e estando eu agora aflito a ver se minimizo estas perdas, vendendo antecipadamente o produto ou procurando levá-lo até à maturidade (o que será melhor?), vejo agora pela leitura do documento informativo (http://web3.cmvm.pt/sdi2004/pfc/docs/fsd15390.pdf) que o "Agente pagador e calculador" destas Notes é o Banco Espírito Santo de Investimento, S.A.

Isso não poderá ser um factor de "incerteza" (vamos chamar assim...), que poderá levar a que não me comprem as Notes antes da maturidade ou até que, chegado à maturidade (Outubro), ocorram problemas na concretização do que está contratualizado?

Confesso, fiquei (ainda mais) preocupado depois de ler as notícias sobre o GES deste fim de semana...

Os amigos o que acham?


Grupo é diferente de banco, só possui 25% deste ultimo...... o banco caçou clientes a comprar divida do grupo..... mas o banco em si, tem muito provavelmente que registas algumas imparidades adicionais não está falido... já o grupo é outra conversa.... DE ESFG para cima salve-se mesmo quem puder....
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Conselho sobre 5YR AUTOCALLABLE GAZPROM, NOKIA, DU PONT

por Ramiiro_Santiago » 6/7/2014 17:38

Hoje, ao ler o Expresso, apanhei um valente susto!...

Andando eu preocupado com o dinheiro que já perdi com a compra, há 5 anos atrás, destas Notes 5YR AUTOCALLABLE GAZPROM, NOKIA, DU PONT e estando eu agora aflito a ver se minimizo estas perdas, vendendo antecipadamente o produto ou procurando levá-lo até à maturidade (o que será melhor?), vejo agora pela leitura do documento informativo (http://web3.cmvm.pt/sdi2004/pfc/docs/fsd15390.pdf) que o "Agente pagador e calculador" destas Notes é o Banco Espírito Santo de Investimento, S.A.

Isso não poderá ser um factor de "incerteza" (vamos chamar assim...), que poderá levar a que não me comprem as Notes antes da maturidade ou até que, chegado à maturidade (Outubro), ocorram problemas na concretização do que está contratualizado?

Confesso, fiquei (ainda mais) preocupado depois de ler as notícias sobre o GES deste fim de semana...

Os amigos o que acham?
 
Mensagens: 142
Registado: 25/11/2013 11:57

Re: Conselho sobre 5YR AUTOCALLABLE GAZPROM, NOKIA, DU PONT

por Ramiiro_Santiago » 4/7/2014 20:01

tncm Escreveu:Tudo depende do valor da venda... se for para vender à volta dos 80% eu não vendia, ia até ao fim... só venderia sem pestanejar se recuperasse 100% do investimento ou mais.
Realmente há que analisar a questão sobre o preço de venda do ativo vs aquilo que se pode esperar na maturidade.

Esses valores percentuais funcionam mais em termos psicológicos, pois, na realidade, mesmo que eu receba 100% do que investi, não nos podemos esquecer que estive 5 anos com o dinheiro parado, sem dele receber qualquer rendimento. Portanto, seja qual for a ótica em que vejamos esta minha aplicação, estou a perder dinheiro!

O que podia amenizar o cenário era, chegados ao fim de Outubro deste ano, as ações da Nokia e da Gazprom estarem, pelo menos, a 75% do valor de 2009. Aí eu receberia o capital aplicado + os tais 45% do cupão. Contudo, infelizmente e olhando para a evolução das cotações, esse cenário é muito pouco provável...
 
Mensagens: 142
Registado: 25/11/2013 11:57

Re: Conselho sobre 5YR AUTOCALLABLE GAZPROM, NOKIA, DU PONT

por tncm » 4/7/2014 18:16

Tudo depende do valor da venda... se for para vender à volta dos 80% eu não vendia, ia até ao fim... só venderia sem pestanejar se recuperasse 100% do investimento ou mais.
Realmente há que analisar a questão sobre o preço de venda do ativo vs aquilo que se pode esperar na maturidade.
"There are two times in a man's life when he should not speculate: when he can't afford it and when he can."
Pudd'nhead Wilson's New Calendar
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 746
Registado: 7/3/2010 16:49
Localização: Portugal

Re: Conselho sobre 5YR AUTOCALLABLE GAZPROM, NOKIA, DU PONT

por Ramiiro_Santiago » 4/7/2014 18:04

tncm Escreveu:Boa tarde, eu sou cliente BEST e acho incrível que lhe tenham proposto um produto de perfil de investidor claramente agressivo, o que, pelo que li anteriormente, não é o caso, quanto mais não seja, pela sua idade. Posto isto, eu se estivesse no seu lugar venderia imediatamente a 104%, numa perspetiva de protecção de capital, e assim dormiria muito mais descansado... depois aplicaria o valor num fundo de tesouraria, ou outro de nivel de risco baixo, estes fundos tem a vantagem de poderem ser resgatados a qualquer altura sendo que no caso de um fundo de tesouraria o capital vai sempre crescer e nunca desvalorizar.

Nota: Pode consultar o tópico "Fundos à la carte" e por MP pedir uns conselhos ao Rick Lusitano (uma verdadeira madre teresa aqui no fórum ao qual nunca me canso de agradecer a partilha de conhecimentos) sobre fundos de capital garantido ou risco baixo.

Eu já não culpo o "vendedor" do banco. A responsabilidade de, há 5 anos atrás, ter adquirido o produto foi apenas minha! Claro que o meu PFA da altura apresentou-me o produto, de certa forma "aliciou-me" para a compra pois tratavam-se de empresas "muito famosas" (curiosamente, das 3 empresas, a única que eu não conhecia (a Du Pont De Nemours) foi a (única) que se valorizou...), enfim... o funcionário soube "vender o produto". De qualquer forma, eu não sou nenhuma criança nem um iletrado. Deixei-me levar pelas promessas de um "lucro fácil" e... cometi uma grande asneira!
Tenho que assumir a minha responsabilidade e não estar a atirar as culpas para o funcionário do banco.

Mas o que lá vai, lá vai ... Há que aprender com os erros e seguir em frente!

Eu ontem falei com o meu atual gestor sobre este assunto e ele conselhou-me a efetuarmos uma última avaliação no final deste mês, antes de eu ir de férias. Por mais uns dias, acho que vou esperar, e no fim do mês tomarei então uma decisão definitiva. Mas o mais provável é eu vender mesmo estas Notes, encaixando um apreciável prejuízo...
 
Mensagens: 142
Registado: 25/11/2013 11:57

Re: Conselho sobre 5YR AUTOCALLABLE GAZPROM, NOKIA, DU PONT

por tncm » 4/7/2014 14:06

Ramiiro_Santiago Escreveu:
Artista Romeno Escreveu:
Ramiiro_Santiago Escreveu:O valor indicativo destas Notes chegou aos 104,00% (data de referência 26-06-2014).
Boa tarde,
eu talvez vendesse... a gazprom subiu mas a nokia caiu por isso creio que a hipotese do grande premio fica mais longe... é a pior que conta.... 104% se calhar aceitava... mas é uma analise superficial.......


Agradeço a sua resposta.

O que faz haver uma compra a 104% é o facto de, quem levar o produto à maturidade (http://web3.cmvm.pt/sdi2004/pfc/docs/fsd15390.pdf) receber um cupão de 42.5%, mas concordo que muito dificilmente se verificarão, em Outubro, as condições que levam ao pagamento do valor nominal investido e a alternativa de eu ficar na mão com as ações da "pior" empresa não me agrada nada...

Muito sinceramente, estou sem saber o que fazer, já que não sou um especialista em aplicações financeiras.


Boa tarde, eu sou cliente BEST e acho incrível que lhe tenham proposto um produto de perfil de investidor claramente agressivo, o que, pelo que li anteriormente, não é o caso, quanto mais não seja, pela sua idade. Posto isto, eu se estivesse no seu lugar venderia imediatamente a 104%, numa perspetiva de protecção de capital, e assim dormiria muito mais descansado... depois aplicaria o valor num fundo de tesouraria, ou outro de nivel de risco baixo, estes fundos tem a vantagem de poderem ser resgatados a qualquer altura sendo que no caso de um fundo de tesouraria o capital vai sempre crescer e nunca desvalorizar.

Nota: Pode consultar o tópico "Fundos à la carte" e por MP pedir uns conselhos ao Rick Lusitano (uma verdadeira madre teresa aqui no fórum ao qual nunca me canso de agradecer a partilha de conhecimentos) sobre fundos de capital garantido ou risco baixo.
"There are two times in a man's life when he should not speculate: when he can't afford it and when he can."
Pudd'nhead Wilson's New Calendar
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 746
Registado: 7/3/2010 16:49
Localização: Portugal

Re: Conselho sobre 5YR AUTOCALLABLE GAZPROM, NOKIA, DU PONT

por Ramiiro_Santiago » 4/7/2014 13:37

Artista Romeno Escreveu:
Ramiiro_Santiago Escreveu:O valor indicativo destas Notes chegou aos 104,00% (data de referência 26-06-2014).
Boa tarde,
eu talvez vendesse... a gazprom subiu mas a nokia caiu por isso creio que a hipotese do grande premio fica mais longe... é a pior que conta.... 104% se calhar aceitava... mas é uma analise superficial.......


Agradeço a sua resposta.

O que faz haver uma compra a 104% é o facto de, quem levar o produto à maturidade (http://web3.cmvm.pt/sdi2004/pfc/docs/fsd15390.pdf) receber um cupão de 42.5%, mas concordo que muito dificilmente se verificarão, em Outubro, as condições que levam ao pagamento do valor nominal investido e a alternativa de eu ficar na mão com as ações da "pior" empresa não me agrada nada...

Muito sinceramente, estou sem saber o que fazer, já que não sou um especialista em aplicações financeiras.
 
Mensagens: 142
Registado: 25/11/2013 11:57

Re: Conselho sobre 5YR AUTOCALLABLE GAZPROM, NOKIA, DU PONT

por Artista Romeno » 3/7/2014 14:10

Ramiiro_Santiago Escreveu:O valor indicativo destas Notes chegou aos 104,00% (data de referência 26-06-2014).
Isso quererá dizer que está na hora de as vender ou que, pelo contrário, será mais sensato eu mantê-las até à maturidade (28/10/2014)?
Agradeço, dos especialistas, um conselho.
Obrigado.


Boa tarde,

eu talvez vendesse... a gazprom subiu mas a nokia caiu por isso creio que a hipotese do grande premio fica mais longe... é a pior que conta.... 104% se calhar aceitava... mas é uma analise superficial.......
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Conselho sobre 5YR AUTOCALLABLE GAZPROM, NOKIA, DU PONT

por Ramiiro_Santiago » 3/7/2014 14:01

O valor indicativo destas Notes chegou aos 104,00% (data de referência 26-06-2014).
Isso quererá dizer que está na hora de as vender ou que, pelo contrário, será mais sensato eu mantê-las até à maturidade (28/10/2014)?
Agradeço, dos especialistas, um conselho.
Obrigado.
 
Mensagens: 142
Registado: 25/11/2013 11:57

Re: Conselho sobre 5YR AUTOCALLABLE GAZPROM, NOKIA, DU PONT

por Ramiiro_Santiago » 27/6/2014 19:06

rg7803 Escreveu:Eu gosto da Gazprom...aliás mais do que a Nokia.


Eu não sou um especialista em finanças nem em mercados, muito longe disso! Envolvi-me na compra deste produto, há 5 anos atrás, quase "sem saber ao que vinha", por sugestão do meu PFA da altura. Foi uma asneira que cometi, mas... é passado! Só me culpo a mim próprio. O funcionário do banco apenas fez o seu papel. Agora não vale a pena "moer" mais o assunto, a lamentar decisão que tomei. O meu único objetivo, agora, é unicamente sair deste produto com a menor perda possível. Já aprendi a lição, acreditem!

Como não tenho perfil para ficar com este tipo de ações internacionais em carteira, a decisão que eu vier a tomar, muito provavelmente, passará pela sua venda imediata. Mas o melhor mesmo seria eu nem as receber! Isso significaria que, na maturidade (próximo outubro) ambas tinham atingido +75% do seu valor de 2009 e eu, então, sairia destas Notes não muito chamuscado.

Contudo, e Infelizmente para mim, esse não será o cenário mais provável...
 
Mensagens: 142
Registado: 25/11/2013 11:57

Re: Conselho sobre 5YR AUTOCALLABLE GAZPROM, NOKIA, DU PONT

por rg7803 » 27/6/2014 16:38

Ramiiro_Santiago Escreveu:
Thorp Escreveu:Sim, o único cenário onde valeria a pena vender agora a 100% seria se achasse provável que a Nokia ou a GazProm ficassem abaixo dos 57.5% em 21 de Outubro (para simplificar ignorando comissões de resgate antecipado, comissões de venda de ações e custo de oportunidade do capital nestes 4 meses que faltam).

Ninguém sabe se isso acontecerá. No seu lugar manteria o produto porque penso que a Nokia e Gazprom estarão entre 60 a 75% do valor inicial. De notar que se a Nokia ou a GazProm descerem entretanto, o valor de venda do Autocallable também desce. O banco comprará sempre o Autocallable com um desconto de meia duzia de pontos percentuais face ao valor real de mercado.

Admitindo que espera pela maturidade e recebe as ações (possivelmente as da Nokia), deve pensar na melhor estratégia para as vender. Talvez o melhor seja vender logo, mas se preferir manter as ações na esperança que subam não se esqueça de colocar uma ordem stop para não ser surpreendido por eventuais descidas que aconteçam depois.

Se vender as ações tem de declarar a menos/mais valia no IRS do ano seguinte. No caso deste produto não sei como se calculará a menos/mais valia das ações. Se fôr em relação ao valor inicial de 2009 seria uma menos-valia, o que é uma vantagem fiscal para si, mas provavelmente será em relação à data de maturidade, o que é neutro para si. Convém confirmar.

Agradeço o seu comentário.
Vou então proceder como sugere. Vou acompanhando a evolução das ações da Nokia e da Gazprom e, dependendo dessa evolução, decidirei em conformidade. Na hipótese de levar estas Notes até à maturidade e depois vir a ficar "no regaço" com as ações pior cotadas, o meu receio (e penso ser essa a maior probabilidade) é ficar com as ações da Gazprom! Se fosse as da Nokia até nem me importava muito...
Sim, há também essa questão do IRS e da contabilização das menos/mais valias (anexo G).
Enfim, meti-me (desnecessariamente) numa "salgalhada" da qual dificilmente não sairei chamuscado.
Como disse já aqui, o meu intuito agora é minimizar o dano e tentar sair deste produto da melhor forma possível.
Reitero os meus agradecimento pela ajuda.



Eu gosto da Gazprom...aliás mais do que a Nokia.
“Buy high, sell higher...”.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4201
Registado: 1/5/2008 23:09
Localização: Almada.

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, afcapitao, Bing [Bot], Google Feedfetcher, J_Investidor, m-m, nfaz, Olhar Leonino, papamericano, Phil2014 e 346 visitantes