Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Oportunidades especulativas II

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Oportunidades especulativas II

por O Alquimista » 29/10/2014 14:05

Apenas para puxar este "fundo" para cima por nenhuma razão especial já que por ele mesmo vai voando...
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas II

por RaposoTavares » 25/10/2014 2:14

O Alquimista Escreveu:Vê lá se quando chegares a casa, bem lagavulido, não terás ninguém à espera...
Duvido... Ninguém me bate no exercício da nobre arte da espera: só vou para casa depois de estar de facto bem lagavoulindo. Para isso é preciso dar um bocado de tempo ao tempo. Um néctar daqueles saboreia-se, não se emborca à carroceiro.
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3525
Registado: 4/12/2013 19:13

Re: Oportunidades especulativas II

por O Alquimista » 25/10/2014 2:07

Raposo Tavares Escreveu:Um dia destes vou convencer o tipo do bar ali da esquina das vantagens da arte da espera. Vou convencê-lo a deixar-me beber a crédito.
Ainda por cima o gaijo tem ali umas Lagavulins bem jeitosas que só sabem bem se se beber bastante. Bebendo pouco sabem um bocado a remédio para a tosse convulsa... Tornam-se desagradáveis.

É mesmo isso. Pago os dois primeiros copos. Explico-lhe que a coisa assim sabe a remédio e acrescento que não tenho dinheiro para beber mais. O Manel aceita: porreiro! Não aceita: peço o livro de reclamações, um polícia e um café e ameaço processá-lo por venda de produto contrafeitos e desagradáveis. Lixo-o.


Vê lá se quando chegares a casa, bem lagavulido, não terás ninguém à espera...
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas II

por RaposoTavares » 25/10/2014 2:01

Um dia destes vou convencer o tipo do bar ali da esquina das vantagens da arte da espera. Vou convencê-lo a deixar-me beber a crédito.
Ainda por cima o gaijo tem ali umas Lagavulins bem jeitosas que só sabem bem se se beber bastante. Bebendo pouco sabem um bocado a remédio para a tosse convulsa... Tornam-se desagradáveis.

É mesmo isso. Pago os dois primeiros copos. Explico-lhe que a coisa assim sabe a remédio e acrescento que não tenho dinheiro para beber mais. O Manel aceita: porreiro! Não aceita: peço o livro de reclamações, um polícia e um café e ameaço processá-lo por venda de produto contrafeitos e desagradáveis. Lixo-o.
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3525
Registado: 4/12/2013 19:13

Re: Oportunidades especulativas II

por O Alquimista » 25/10/2014 1:59

Raposo Tavares Escreveu:Verdade, verdadinha. Lembro-me de os tipos do BEs me terem falado em coisas dessas. Bem lembrado.


Só não percebi porque é que não podia levantar o dinheiro logo depois de receber os juros desse tipo de produtos... Vontade de maçar-me? Só podia ser isso... Desisti e fiz um empréstimo tendo como garantia um depósito a prazo... Cá para mim quem me tira o gosto de esperar tira-me tudo.


E parece-me que o bcp também tinha, até havia publicidade que mencionava chocolate... ou então já sou eu a delirar a esta hora da noite
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas II

por O Alquimista » 25/10/2014 1:58

O Alquimista Escreveu:
EuroSexy Escreveu:Que achas do crude?


O crude precisa de tancagem e aumentar o stock e inclusive é mais saudável na separação entre a agua e o betume. Afinal é um barril caro com 15 , 20% de agua.


A resposta de fdpc satisfez?


Para o caso de não ter sido uma resposta satisfatória, diria que o futuro do crude não será muito risonho para o lado dos longos. A caminho dos 45-40 dólares? O ano de 2015 poderá ser muito interessante.
Anexos
cl.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas II

por RaposoTavares » 25/10/2014 1:53

Verdade, verdadinha. Lembro-me de os tipos do BEs me terem falado em coisas dessas. Bem lembrado.


Só não percebi porque é que não podia levantar o dinheiro logo depois de receber os juros desse tipo de produtos... Vontade de maçar-me? Só podia ser isso... Desisti e fiz um empréstimo tendo como garantia um depósito a prazo... Cá para mim quem me tira o gosto de esperar tira-me tudo.
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3525
Registado: 4/12/2013 19:13

Re: Oportunidades especulativas II

por O Alquimista » 25/10/2014 1:45

Raposo Tavares Escreveu:É a mesma arte que nos permite receber juros de depósitos a um ano 366 dias depois de os termos realizado.


Simultaneamente :clap: e :shame: - há produtos que pagam logo os juros.

Self education will make you a fortune! - Timothy Morge
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas II

por RaposoTavares » 25/10/2014 1:09

A arte da espera. Cá está!... MUITO BOM.
É a mesma arte que nos permite receber juros de depósitos a um ano 366 dias depois de os termos realizado.
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3525
Registado: 4/12/2013 19:13

Re: Oportunidades especulativas II

por O Alquimista » 25/10/2014 1:02

EuroSexy Escreveu:Que achas do crude?


O crude precisa de tancagem e aumentar o stock e inclusive é mais saudável na separação entre a agua e o betume. Afinal é um barril caro com 15 , 20% de agua.


A resposta de fdpc satisfez?
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas II

por FDPC » 25/10/2014 0:59

EuroSexy Escreveu:Que achas do crude?


O crude precisa de tancagem e aumentar o stock e inclusive é mais saudável na separação entre a agua e o betume. Afinal é um barril caro com 15 , 20% de agua.
Por uma Politica Solidária a Migração, abaixo os muros da intolerância
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1469
Registado: 15/9/2013 23:16
Localização: Sintra

Re: Oportunidades especulativas II

por EuroSexy » 25/10/2014 0:52

Que achas do crude?
 
Mensagens: 1004
Registado: 16/6/2014 0:01

Re: Oportunidades especulativas II

por O Alquimista » 25/10/2014 0:02

A arte do investimento ou da especulação é a arte da espera - O Alquimista

Repescando este tópico mediante a colocação de dois gráficos que mostram a evolução do preço. Os gráficos primitivos foram feitos em Junho - repito, Junho. Estamos em Outubro. Como é evidente, ao terem chegado às zonas previamente assinaladas e tendo o preço mostrado vontade de "aí colar", os activos foram logo comprados para a carteira. Foi para isso que se traçaram as linhas com tamanha antecedência. Quanto aos demais activos, ou continuaram com tal força que não me deram oportunidade de compra (ex. GILD) ou não colaram onde se queria (ex. BP).
Fica assim demonstrada uma técnica para construir uma carteira com antecedência, sem andar preocupado com a movimentação diária da cotação e sem recorrer a fundamentais seja de que tipo for. Seria aliás interessante saber se por este fórum anda algum forista que, recorrendo à análise fundamental, siga qualquer dos activos adquiridos e qual a opinião que tinha na data da sua compra.
Uma muito ligeira observação (vou falar baixinho): um activo vai com 20% de valorização, o outro com 15%. E ainda não terminou o mês em que foram comprados.
Uma palavra para a técnica: não foram usados osciladores, médias móveis ou outros indicadores tradicionais. Ontem, hoje e amanhã sempre a mesma técnica, o mesmo método, o mesmo processo. Os 3º e 4.º gráficos servem apenas para mostrar que as compras ocorreram quando o preço se deslocava por baixo das mm dos 20, 50 e 200 dias. As melhores compras são feitas quando a maioria anda distraída ou tem medo de entrar. Mas não basta apregoar, é preciso fazer. E como são compras para o médio-longo prazo, quero lá saber se o preço vai cair porque vai tocar nas mm! Se estivesse preocupado, fecharia as posições com aqueles ganhos e esperava pela queda para voltar a comprar. E no entretanto ficava à espera de ver a performance de outros gestores para medir alfas...
Apesar de ser muito gratificante ver o trabalho recompensado e de só terem passados 5 dias desde o meu regresso a estas lides, já me começo a sentir cansado...outra vez.

Feito o estudo da carteira do longo prazo e analisada a especulação de curto-prazo que foi hoje executada, chegou a hora de... (preenchimento livre, mas com imaginação).
Anexos
amat.jpg
sun.jpg
sun2.jpg
amat1.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas II

por O Alquimista » 11/8/2014 14:06

O portefolio lá vai sendo arquitectado com mais estas duas.
Só esperando que entrem em saldos.
Anexos
CEMEX.jpg
AKAMAI.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas II

por O Alquimista » 21/7/2014 15:58

Usando o gráfico diário da BP para repescar este tópico dado o seu recente comportamento e em face do que se avizinha no geral.
Relembre-se: oportunidade especulativa tipo portfólio.
Anexos
bp.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas II

por O Alquimista » 2/7/2014 22:52

Gild (já mencionado):tendo feito novo máximo, fica confirmado o último mínimo, o que nos poderá dar um local para colocação da stoploss.
Anexos
gild.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas II

por O Alquimista » 28/6/2014 15:42

Para investir basta uma ideia, um sector, uma acção, um gráfico, duas horas ao fim de semana para consulta e estudo: Hal.
http://www.marketwatch.com/story/hallib ... atest_news.
Serão precisas médias móveis, osciladores, linhas de tendência, pitchforks ou outros quejandos para ver a tendência?
Por coincidência, colocou-se neste tópico um activo que se enquadra no mesmo sector, ainda que em diferente subsector. Há outras possibilidades, inclusive na Europa.
Anexos
hal.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas II

por O Alquimista » 24/6/2014 1:50

Quem frequentar este tópico nunca se pode esquecer:

A plan involves a portfolio that is calibrated to deliver what the plan calls for as an acceptable outcome over time. It involves calculations and assumptions. It utilizes statistical fact and educated guesswork. It creates scenarios and populates them with probabilities.

Joshua Brown, http://www.thereformedbroker.com/2014/0 ... ot-a-plan/
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas II

por O Alquimista » 22/6/2014 22:22

Mais uma ideia para seguir num gráfico diário. Comparativamente, haverá um perigo acrescido aquando da aproximação à zona se entretanto não fizer um novo máximo.
Anexos
gild.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Oportunidades especulativas II

por O Alquimista » 21/6/2014 23:28

Dado que o outro tópico privilegia o curto-prazo, crio este com o objectivo de colocar ideias de investimento/especulação em gráficos diários. Há toda uma área de interesse, quiçá esmagadoramente maioritária, que não está para aturar/explorar as flutuações do dia-a-dia.

A tese é muito simples: as compras tipo portfolio são preparadas quando o mercado está em alta. Quando o mercado estiver em baixa, em saldos e com "gente a berrar" executa-se o plano. É uma postura aproximada dos "value investing", mas que se baseia unicamente no preço. De fundamentais não sei, nem quero saber, porque não é isso que me move. Se por acaso os fundamentais disserem "comprar", será pura coincidência. Do mesmo modo, se os fundamentais disserem "vender" mas o estudo técnico disser "comprar" ou "manter", comprar-se-á ou manter-se-á. E se os fundamentais ou os pareceres dos gurus/gestores/casas de investimento forem negativos mas a AT disser para comprar, comprar-se-á "à grande e à francesa".

Como é natural, a minha intervenção neste tópico será muito mais residual. Assim e por exemplo, não virei aqui logo que determinada área previamente seleccionada seja alcançada ou evitada.

Aqui ficam pois algumas oportunidades especulativas. Dado serem sobejamente conhecedores da técnica, e por economia de tempo e esforço, os gráficos não serão legendados (salvo honrosas excepções). Também não perderei tempo em decifrar os tickers ou a identificar as empresas. Quem a isto não estiver disponível não merece... (preencham à vontade!).

Como tudo na vida, competirá aos interessados a fatia de leão no acompanhamento da situação.
Anexos
bp.jpg
amat.jpg
sun.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], PAULOJOAO, Pedromoreiraaaa e 256 visitantes