Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Toyota Caetano - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por rollingsnowball » 21/12/2014 0:26

Sim. Essa parte já tinha percebido (depois de ter perdido um ou outro lote sem perceber porquê)... Só faltava perceber a parte da prioridade a quem chega primeiro. Não me parece muito correcto é que quem chega primeiro perca a prioridade quando a venda acaba por ser feita ao mesmo preço que ofereceu...mas ninguém disse que a vida tinha que ser justa..ou fácil...
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.
 
Mensagens: 1048
Registado: 13/12/2008 12:42
Localização: 14

Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por Dr Tretas » 20/12/2014 23:44

O critério é temporal dentro de cada preço, mas os compradores mais altos e os vendedores mais baixos passam à frente. E as ordens ao melhor passam à frente das que têm preço.

Por exemplo, aqui na SCT imaginemos que eram 10h (o leilão de abertura é às 10:30, como sabes) e havia:

Código: Selecionar todos
Venda       
1€        10k


Chegava um tipo e pensava: "Eu quero esse lote. Vou por uma compra de 10k a 1 euro":

Código: Selecionar todos
Venda               Compra       
1€        10k       1€           10k


Esse comprador tem prioridade sobre todos os que colocarem compras a 1€, porque chegou primeiro. Só que depois, chega outro que andou a ler o manual de negociação da Euronext, e põe uma compra a 1,01€ :mrgreen:

Código: Selecionar todos
Venda               Compra       
1€        10k       1,01€        10k
                    1€           10k


Neste momento, ele é que vai ficar com o lote, e pelo preço do vendedor, que é 1€. O primeiro comprador repara, tira a sua ordem e muda para uma ao melhor:

Código: Selecionar todos
Venda               Compra       
1€        10k       ao melhor    10k
                    1,01€        10k 


Agora já ninguém lhe pode passar à frente, vai ficar com o lote na abertura por 1€... A não ser que o vendedor repare e mude o preço no último momento :mrgreen:

Código: Selecionar todos
Venda               Compra       
1,10€     10k       ao melhor    10k
                    1,01€        10k 


E é assim que funcionam os leilões da Euronext (tanto quanto pude entender até hoje com as minhas observações da SCT e leituras de documentação).
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por rollingsnowball » 20/12/2014 21:09

Dr Tretas Escreveu:
rollingsnowball Escreveu:
Não sei se percebi bem. Colocas uma ordem e consegues que no order book apareçam menos acções do que aquelas que pediste?


Exacto. Eu há muitos anos que sabia da existência desse tipo de ordens, elas estão disponíveis na Euronext mas já existiam antes na BVL. Só que nem todas as corretoras dão acesso a todos os tipos de ordem que existem na plataforma Euronext... As ordens aparentes, iceberg na terminologia americana ou reserve order na terminologia da Euronext funcionam assim (cito da Euronext):

Euronext Escreveu: Reserve Orders

The disclosed quantity of a reserve order means the quantity of securities the Member wishes to be made apparent to the market. It is the maximum quantity of securities that will be visible to the market at any given time.

On entry the Member must specify a total volume and a peak volume (displayed quantity) which must be greater than a minimum size (10 times the trading unit). The initial peak is introduced into the order book with the original timestamp of the reserve order. When a reserve order is executed for its disclosed quantity (the 'peak') that quantity is renewed automatically and the order is positioned behind orders at the same limit. For the execution of one entering opposite-side order, the displayed quantities of all orders at the same price first are executed on a time priority basis and secondly the remaining reserve orders are executed for their total amount according to a time priority.

The modification of the total quantity does not affect the order priority.


Eu abri uma conta num segundo operador (Banco Invest) que dá acesso a esse tipo de ordens. A minha outra corretora (BIG) só tem as ordens básicas (limite, ao melhor, e com stop).

Ok... obrigado. Assim também percebi que o critério para decidir que ordens têm prioridade é temporal...
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.
 
Mensagens: 1048
Registado: 13/12/2008 12:42
Localização: 14

Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por Dr Tretas » 20/12/2014 20:05

rollingsnowball Escreveu:
Não sei se percebi bem. Colocas uma ordem e consegues que no order book apareçam menos acções do que aquelas que pediste?


Exacto. Eu há muitos anos que sabia da existência desse tipo de ordens, elas estão disponíveis na Euronext mas já existiam antes na BVL. Só que nem todas as corretoras dão acesso a todos os tipos de ordem que existem na plataforma Euronext... As ordens aparentes, iceberg na terminologia americana ou reserve order na terminologia da Euronext funcionam assim (cito da Euronext):

Euronext Escreveu: Reserve Orders

The disclosed quantity of a reserve order means the quantity of securities the Member wishes to be made apparent to the market. It is the maximum quantity of securities that will be visible to the market at any given time.

On entry the Member must specify a total volume and a peak volume (displayed quantity) which must be greater than a minimum size (10 times the trading unit). The initial peak is introduced into the order book with the original timestamp of the reserve order. When a reserve order is executed for its disclosed quantity (the 'peak') that quantity is renewed automatically and the order is positioned behind orders at the same limit. For the execution of one entering opposite-side order, the displayed quantities of all orders at the same price first are executed on a time priority basis and secondly the remaining reserve orders are executed for their total amount according to a time priority.

The modification of the total quantity does not affect the order priority.


Eu abri uma conta num segundo operador (Banco Invest) que dá acesso a esse tipo de ordens. A minha outra corretora (BIG) só tem as ordens básicas (limite, ao melhor, e com stop).
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por rollingsnowball » 20/12/2014 12:11

Dr Tretas Escreveu:
rollingsnowball Escreveu:
Numa linha à parte alguém resolveu corrigir o preço em mercado da Toyota Caetano

Edit: Uma coisa é certa, à conta da SCT ganhei muita experiência em como funciona o mercado de chamada. Por exemplo, descobri que com uma ordem ao melhor se pode descobrir (enfim, se tivermos recursos para colocar uma ordem suficientemente grande) quais as ordens que aparecem com o seu tamanho real, e quais são aparentes (iceberg). Por exemplo, uma das ordens de compra que está na SCT é minha, e é aparente (tem mais volume do que aquele que aparece no livro de ordens). Na minha corretora #2 posso modificar a quantidade real sem se notar nada na aparente, mas quando estava o vendedor ao melhor com 10k, o "preço teórico de abertura" ia ajustando ao valor correcto que seria formado no leilão, considerando a quantidade real e não a aprente. É interessante... Um dia mostro-vos o processo a funcionar :mrgreen:


Não sei se percebi bem. Colocas uma ordem e consegues que no order book apareçam menos acções do que aquelas que pediste? Por acaso já tinha reparado que às vezes quando chega a hora aparecem ordens vindas do nada (exemplo há uma ordem de compra para 2000 acções e uma de venda para 4000 e a ordem de venda acaba por ser totalmente preenchida). Mas pensava que eram ordens que alguém tinha colocado em cima da hora. Como se faz isso?
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.
 
Mensagens: 1048
Registado: 13/12/2008 12:42
Localização: 14

Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por Dr Tretas » 20/12/2014 1:28

rollingsnowball Escreveu:
Numa linha à parte alguém resolveu corrigir o preço em mercado da Toyota Caetano


Eu não fui :mrgreen:
Alguém resolveu por 10k a vender ao melhor, e assim que viu que a ordem de venda poderia ser cumprida, desapareceu. Bom, pelo menos já sabemos por onde é que andam os compradores, eu já aqui tinha falado que o melhor é entrar abaixo de 80 cêntimos. Oferta de acções não falta, já toda a gente percebeu que o BCP quer vender os + de 500k que tem. Também já aqui disse que eu sozinho não consigo comprar a posição do BCP, só se viesse aos 20 cêntimos ou isso... Se quiserem oferecê-las, lá estarei :mrgreen:

Edit: Uma coisa é certa, à conta da SCT ganhei muita experiência em como funciona o mercado de chamada. Por exemplo, descobri que com uma ordem ao melhor se pode descobrir (enfim, se tivermos recursos para colocar uma ordem suficientemente grande) quais as ordens que aparecem com o seu tamanho real, e quais são aparentes (iceberg). Por exemplo, uma das ordens de compra que está na SCT é minha, e é aparente (tem mais volume do que aquele que aparece no livro de ordens). Na minha corretora #2 posso modificar a quantidade real sem se notar nada na aparente, mas quando estava o vendedor ao melhor com 10k, o "preço teórico de abertura" ia ajustando ao valor correcto que seria formado no leilão, considerando a quantidade real e não a aprente. É interessante... Um dia mostro-vos o processo a funcionar :mrgreen:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por rollingsnowball » 19/12/2014 20:52

Entretanto saiu a adenda aos resultados do 3ºT (admito que não tinha reparado no erro do cash flow bruto já que não ligo muito àquela tabela). Mas assim já conseguimos conjecturar com mais baseo que se passou na unidade de aluguer que eu não estava a conseguir analisar na minha análise ao 3º trimestre:
-vendas de 1.538.388 no trimestre de 2014 que comparam com vendas de 2.648.045 no mesmo trimestre de 2013. A diferença é enorme com uma queda de 42% nas vendas

Como eu tinha referido:

there are three explanations I can remember:
1- 3Q was a bad quarter for the rent-a-car business
2- The reduction in RACs in comparison to last year had a bigger impact than I expected
3- There might be one off results (in sales of RACs) in last year's 3Q, that were delayed to 4Q this year (the announced 560 RACs sale)

Since this Summer was significatively better for portuguese tourism than last year's I believe option 1 is unlikely. In fact, if the RACs usage was higher (less vehicles more demand) it could explain that RACs sales could have been delayed - option 3). If that is the case, it is possible that it was not a true result reduction. Option 2 is harder to guess: last year the fleet contained 1383 units at the beggining of 3Q, which included 254 industrial machines. This year total fleet was 1226 units (88%) but segment composition is not disclosed. I had guessed 90% of net income but went wrong. I believe option 2 had an impact both because of a bigger reduction in the passenger segment than the global number implies and because fixed costs might have stayed...fixe

AUma queda de 42% nas vendas não me parece ser justificável apenas pela redução no número de RACs. Aliás, admitindo uma redução de 15 a 20% no número de RACS não faria sentido uma queda de 42% se a actividade fosse a mesma. Aliás, uma redução no número de viaturas deveria resultar num aumento da ocupação e portanto esperaria uma queda nas vendas inferior à diminuição do número de RACs, num contexto de procura estável. O Verão é uma altura de pico para a actividade de rent a car o que se vê quer pelas vendas mais altas desta unidade quer pela decisão da Toyota Caetano de aumentar o número de RACs no segundo trimestre para depois acabar por diminuir o número até ao final do ano. Portanto como o Turismo aumentou neste Verão, esperaria ainda menos uma queda de vendas superior à diminuição do número de RACs. Parece-me portanto que a opção mais provável é agora a 3. Se assim for podemos esperar um resultado no último trimestre muito superior nesta unidade por dois motivos: por um lado o eventual atraso no início desta alienação poderá estar relacionado a um 3º trimestre com uma taxa de ocupação elevada e por outro lado isso significaria que as RACS por alienar poderão estar próximo das 560 RACs planeadas até final do ano. Claro que parte são efeitos one-off (a redução global do número de RACs), mas parte faz parte do normal negócio de rent a car (tirar lucro pela alienação do veículo em compensação por margens menores no aluguer propriamente dito).

E já agora os dados da produção de Novembro (178 unidades) também saíram e esta unidade precisa apenas de produzir 122 veículos em Dezembro para igualar o 2º trimestre. Parece-me que será de esperar por isso que este seja o melhor trimestre do ano em termos de produção automóvel, isto apesar do feriado+Natal+Ano Novo já que no ano passado o mês de dezembro foi melhor que Novembro e Outubro contrariando a tese do impacto de natal e ano novo (há sempre o banco de horas)

http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/PCT53342.pdf

Numa linha à parte alguém resolveu corrigir o preço em mercado da Toyota Caetano
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.
 
Mensagens: 1048
Registado: 13/12/2008 12:42
Localização: 14

Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por Dr Tretas » 10/12/2014 0:43

rollingsnowball Escreveu:
ricardmag Escreveu:Qual é o link :?: Obrigado.

Cumprimentos

ok.. fica aqui.. como havia um link algures lá para trás achei que não valia a pena, mas cá está ele
http://keepthesnowballrolling.blogspot.pt/2014/12/toyota-caetano-3rd-quarter-better-than.html


Então encontraste por aí outra pechincha e não queres dizer ao pessoal :mrgreen:
A única coisa mais ou menos barata que por aí vejo é a SonaeCom, market cap de 426M€, com 166M€ de cash líquido, quer dizer que os 25% da NOS ficam avaliados em 260M€, ou por outras palavras, a NOS comprada via SonaeCom vale 1040M€, 2,5x mais barata que comprada directamente :mrgreen:

(nota: não tenho SonaeCom)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por rollingsnowball » 9/12/2014 23:33

ricardmag Escreveu:Qual é o link :?: Obrigado.

Cumprimentos

ok.. fica aqui.. como havia um link algures lá para trás achei que não valia a pena, mas cá está ele
http://keepthesnowballrolling.blogspot.pt/2014/12/toyota-caetano-3rd-quarter-better-than.html
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.
 
Mensagens: 1048
Registado: 13/12/2008 12:42
Localização: 14

Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por ricardmag » 9/12/2014 23:18

Qual é o link :?: Obrigado.

Cumprimentos
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por rollingsnowball » 9/12/2014 23:03

Finalmente, escrevi no meu blog o post sobre os resultados do 3º trimestre. Grande parte já disse aqui mas acrescentei uma ou outra coisa
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.
 
Mensagens: 1048
Registado: 13/12/2008 12:42
Localização: 14

Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por rollingsnowball » 30/11/2014 12:08

Dr Tretas Escreveu:A fábrica de Ovar dá muito prejuízo, é certo, mas o mercado automóvel é cíclico por natureza. A SCT tem uma longa história e confio que a gestão tem essa experiência e sabe (acredita) que melhores dias virão, e nesse futuro (que eu também espero fervorosamente que chegue nos próximos anos :mrgreen: ) a fábrica de Ovar será tão lucrativa como agora dá prejuízo, pelo que é uma aposta manter a fábrica em funcionamento, sustentada pelo resto da empresa.

A indústria é uma coisa engraçada, com os custos fixos que tem, é um lastro enorme nos tempos maus, mas muito lucrativa nos momentos bons. Bem diferente do comércio e serviços, requer mais visão de longo prazo e tolerância à dor financeira. E uma estrutura financeira sólida.

Eu pessoalmente sou a favor de manter Ovar em funcionamento durante esta crise que atravessamos, há-de dar retorno.


Segmento indústria (resultados pre tax/depreciações/dispêndios de capital fixo/ caetano components EBIT)
2007 -3.273.049/......./......../949.133
2008 -4.133.630/3.630.014/4.130.798/ 48.050
2009 -5.315.770/4.083.537/2.374.603/-432.374
2010 -3.073.873/2.093.932/199.276/
2011 -5.454.267/2.007.533/924.667
2012 -4.320.757/1.836.275/432.411/ -419.753
2013 -4.029.575/1.551.136/(613.559)/-717.812
2014(9M) -1.928.611/787.032/1.032.202

2007 usei os resultados excluindo operações descontinuadas mas os restantes dados não são comparáveis. Os restantes até 2013 provavelmente incluirão as perdas da caetano components por isso incluí os dados que temos disponíveis. Basicamente os resultados pelo menos desde 2008 (provavelmente já vinha de trás) não só são negativos como há consumo de capital (o EBITDA foi sempre negativo ao que se tem que acrescentar o investimento que foi sendo realizado e os juros que foram sendo pagos também). Ou seja, neste momento precisavam de conseguir lucros de cerca de 30M para conseguir o break even... começo a acreditar que nem com a fábrica a funcionar a 100% (para o que é preciso novos modelos).. o único ponto positivo que realmente vejo é que os resultados em 2014 estão a ser os melhores da série acima. De qualquer modo o encerramento da caetano components é sinal que a administração está atenta ao problema e que não tolera perdas eternamente (embora não haja dúvida que são muito pacientes e que tentam aguentar as coisas abertas durante muito tempo)
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.
 
Mensagens: 1048
Registado: 13/12/2008 12:42
Localização: 14

Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por Dr Tretas » 29/11/2014 18:34

A fábrica de Ovar dá muito prejuízo, é certo, mas o mercado automóvel é cíclico por natureza. A SCT tem uma longa história e confio que a gestão tem essa experiência e sabe (acredita) que melhores dias virão, e nesse futuro (que eu também espero fervorosamente que chegue nos próximos anos :mrgreen: ) a fábrica de Ovar será tão lucrativa como agora dá prejuízo, pelo que é uma aposta manter a fábrica em funcionamento, sustentada pelo resto da empresa.

A indústria é uma coisa engraçada, com os custos fixos que tem, é um lastro enorme nos tempos maus, mas muito lucrativa nos momentos bons. Bem diferente do comércio e serviços, requer mais visão de longo prazo e tolerância à dor financeira. E uma estrutura financeira sólida.

Eu pessoalmente sou a favor de manter Ovar em funcionamento durante esta crise que atravessamos, há-de dar retorno.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por rollingsnowball » 29/11/2014 13:06

Há de facto um investimento brutal em working capital que não vem acompanhado do esperado aumento dos lucros. Ou seja, à primeira vista a empresa parece estar a investir para ganhar cada vez menos. À primeira vista: não gosto.

Em relação à concorrência no mercado estar brutal não tenho tanta certeza: seria esse o caso se a Toyota estivesse a fazer este esforço e a manter a quota de mercado, no entanto estes esforço está anexado a um forte crescimento da quota de mercado num mercado já de si em crescimento (quota de mercado dos ligeiros toyota em Julho Agosto setembro e Outubro foi 5.60, 4.95, 5.5 e 5.28 respectivamente versus 4.8, 3.4, 3.94 e 4.65 um ano antes), o que significa que o aumento do volume é ainda superior.

Sinceramente à primeira vista preferia um menor sacrifício de margem e uma manutenção da quota de mercado: havia menos investimento de working capital e um aumento dos lucros graças à recuperação do mercado automóvel. No entanto, vemos que 24% do volume de negócios (aqui sem distinguir o segmento automóvel ou indústria) provém de peças e reparações pelo que é possível que esta tentativa de ganhar quota de mercado seja um modo de melhorar as perspectivas futuras destas áreas. Se o objectivo for esse é possível que se justifique este esforço para conquistar quota de mercado (desde que não haja prejuízos para o fazer) aproveitando a fragilidade da competição. Outro modo de ver as coisas é que com a crise a empresa deixou cair a quota de mercado para tentar melhorar a situação financeira (o que sabemos que aconteceu) o que no fundo foi também terá sido de certa forma um desinvestimento nestes sectores e agora mais não está a fazer do que a tentar recuperar o estado pré crise investindo agora que os riscos e custos de financiamento são mais baixos... em relação à tal vantagem em relação à competição a toyota caetano traz uma desvantagem grande também que os outros não têm : a fábrica de Ovar que é a única unidade que verdadeiramente dá prejuízo (um prejuízo brutal) e consome capital. O ponto bom é que sendo, o único segmento verdadeiramente mal, a resolução deste problema (simplesmente acabar com os prejuízos, já nem falo em dar lucro) tinha um impacto positivo muito forte .

Dito isto a história do "jam tomorrow" da rainha branca nem sempre soa bem nos meus ouvidos... No entanto, olhando para o segmento industrial sou forçado a dizer que se calhar a ideia é boa: aqui as vendas de equipamento geram muito pouco lucro mas os serviços são de onde vem o lucro (neste segmento aceito facilmente as vendas de equipamento sem lucro como um investimento no futuro e fico contente quando vejo que no 3º trimestre vendeu-se quase tanto como em todo o primeiro semestre :) --- isto apesar de os dados que à disponíveis na acap sobre as vendas nacionais de empilhadores dizerem que este foi o pior trimestre do ano o que poderá significar que houve também aqui um ganho de quota de mercado).

Não sou adepto de aumentar vendas sem ligar aos lucros.. a questão é que não tenho a certeza que este aumento de vendas com queda dos lucros associados não seja um investimento no futuro e uma forma de aproveitar a melhoria dos custos de financiamento como forma de acautelar uma fonte de rendimento mais asset light para quando os custos de financiamento voltarem a ser superiores (permitindo que aí a dívida volte a cair rapidamente).

Há ainda algumas coisas que estou a tentar perceber nestes resultados.. uma melhor análise fica para outro dia
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.
 
Mensagens: 1048
Registado: 13/12/2008 12:42
Localização: 14

Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por Dr Tretas » 29/11/2014 0:14

É verdade, os resultados do 3º trimestre são um bocado pró fraquinhos :oh:
E no entanto, as rubricas de custos estão controladas, é apenas uma redução da margem de lucro. A concorrência no sector deve estar a ser brutal... Se a SCT mal consegue estar positiva, com a estrutura financeira sólida que tem, não vejo como é que a SAG pode sobreviver a este ambiente... Mais dia menos dia temos aí outra Sonae Indústria.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por Artista Romeno » 28/11/2014 20:57

Resultados do trimestre fracos, rentabilidade marginal, aumento singificativo do endividamente liquido desde o ano passado em mais de 50% esta empresa é má a gerar cash flow... é só working capital a voar, as vendas de facto crescem bem, mas isso per si é uma metrica fraca para avaliar empresas

Para o DR tretas... o belmiro falhou a 2ª parte do jogo de futebol, como vendo bem era expectável que falhasse... uma coisa é o peixinho... o tubarão não é idiota isto já não são os anos 90 :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por ricardmag » 28/11/2014 18:26

Toyota Caetano Portugal, S.A., divulga as contas relativas ao 3º Trimestre de 2014.

Toyota-resultados.png
Toyota-resultados.png (52.99 KiB) Visualizado 8889 vezes


PCT53035.pdf
(289.89 KiB) Transferido 215 Vezes
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por Random Walker » 20/11/2014 23:33

Dialmedia Escreveu:
Random Walker Escreveu:Acredito que os auditores tenham olhado para os valores para verificarem se são no mínimo razoáveis.


Na prática o auditor verifica se a informação preparada pela Empresa e respectivos pressupostos para suportar esses débitos é razoável, mas não é o auditor que avalia directamente que os gastos estão dentro dos preços de mercado ou não. Quando se tratam de transacções com partes relacionadas, sobretudo quando pertencem ao mesmo Grupo, o auditor verifica se a Empresa ou o Grupo preparou o dossier de preços de transferência (normalmente feito com o apoio de uma Big 4), esse sim que fundamenta se os débitos efectuados entre empresas (royalties, management fees, compras e vendas de stock, juros com empréstimos...) se encontram dentro do praticado no mercado, ou seja, que os preços praticados são semelhantes aos que seriam praticados numa transacção entre terceiros sem influência entre si.

Nestes grupos com esta dimensão raro são os casos que não tem esse tipo de dossier preparado e actualizado, contudo, mesmo que não tenham, se o auditor considerar que tal não é relevante, decorrente dos gastos não serem manifestamente divergentes com o praticado no mercado, ou que a eventual contingência fiscal daí resultante não seria materialmente relevante, então esse tema é discutido apenas com a Administração da empresa e não chega a público. No caso da Toyota Caetano é provável que essas transacções se encontrem devidamente suportadas.

Cumps.

Edit: Alterei o texto inicial dado que por lapso induzia em erro o leitor.


Ena! Obrigado pelo esclarecimento dos procedimentos de auditoria. Resumindo: se a coisa não parecer razoável e for materialmente relevante o auditor olha com atenção, certo?

Qt às vendas do bcp, se as minhas contas estiverem certas são 15% do volume total de ações nesses meses. Relevante, mas há mais vendedores por aí!
 
Mensagens: 10
Registado: 15/10/2014 11:16

Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por Dialmedia » 19/11/2014 1:04

Random Walker Escreveu:Acredito que os auditores tenham olhado para os valores para verificarem se são no mínimo razoáveis.


Na prática o auditor verifica se a informação preparada pela Empresa e respectivos pressupostos para suportar esses débitos é razoável, mas não é o auditor que avalia directamente que os gastos estão dentro dos preços de mercado ou não. Quando se tratam de transacções com partes relacionadas, sobretudo quando pertencem ao mesmo Grupo, o auditor verifica se a Empresa ou o Grupo preparou o dossier de preços de transferência (normalmente feito com o apoio de uma Big 4), esse sim que fundamenta se os débitos efectuados entre empresas (royalties, management fees, compras e vendas de stock, juros com empréstimos...) se encontram dentro do praticado no mercado, ou seja, que os preços praticados são semelhantes aos que seriam praticados numa transacção entre terceiros sem influência entre si.

Nestes grupos com esta dimensão raro são os casos que não tem esse tipo de dossier preparado e actualizado, contudo, mesmo que não tenham, se o auditor considerar que tal não é relevante, decorrente dos gastos não serem manifestamente divergentes com o praticado no mercado, ou que a eventual contingência fiscal daí resultante não seria materialmente relevante, então esse tema é discutido apenas com a Administração da empresa e não chega a público. No caso da Toyota Caetano é provável que essas transacções se encontrem devidamente suportadas.

Cumps.

Edit: Alterei o texto inicial dado que por lapso induzia em erro o leitor.
 
Mensagens: 515
Registado: 26/1/2007 17:07

Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por Dr Tretas » 19/11/2014 0:45

O BCP lá continua a vender acções, de Julho a Setembro venderam cerca de 6500. A este ritmo vão demorar uns 15 anos para vender tudo :mrgreen:
Por outro lado, eu não sei quem anda a comprar, mas com a pressão vendedora permanente do BCP, eu aconselharia a deixar cair mais antes de entrar, é só uma questão de ter paciência. Mais vale comprar a 1€ que a 1,10€. A 90 cêntimos ainda melhor, e por aí fora. Afinal, já se viu que o BCP continuava vendedor a 70 e tal cêntimos. Acho que já dão a massa como perdida :mrgreen:

Entretanto, lá saiu a produção automóvel de Outubro, bom crescimento da Toyota Caetano, mas como sabemos, ainda muito abaixo da capacidade de produção de Ovar.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por Random Walker » 7/11/2014 8:38

rollingsnowball Escreveu:Parece que tinhas razão :) a boa notícia é que caíram nas minhas mãos..


Boa!!! :) Eu é que já não posso comprar mais... tenho uma regra auto-imposta sobre o limite de cada posição porque por mais trabalho de casa que se faça às vezes as coisas correm mal. Mas que apetecia, isso apetecia!

rollingsnowball Escreveu:ps: já publiquei no meu blog o post prometido sobre as relações com entidades relacionadas. Acrescentei algumas coisas que não tinha referido aqui mas que entretanto me surgiram (a vantagem de um blog é essa, como se quer escrever as coisas bem acabam por surgir dados que tinham passado despercebidos antes) quer em relação às entidades relacionadas quer em relação aos outros pontos colocados pelo Random Walker (que está lá mencionado como o responsável por aquele post surgir)
[/quote]

Belo post. As transacções com partes relacionadas são sempre uma chatice. Por um lado podem haver muito bons motivos para o fazer, por outro a tentação para dobrar um pouco as regras é enorme...

Dando o beneficio da dúvida aqui ficam possíveis boas justificações para as transacções:

- Com a Fundação isto pode ter resultado da venda de automóveis em leasing, por exemplo. Nesse caso teria sido bom para a SCT, desde que a preços de mercado (e esta o auditor pode verificar facilmente).

- As despesas de marketing mais elevadas que a SAG podem ser até um bom sinal de que a SCT ainda tem capacidade de investimento e que tenta preservar quota de mercado. Contem com despesas de marketing elevadas em 2014 com o lançamento do novo Aygo. (É engraçado como agora reparo em tudo o que é Toyota, sempre que vejo uma matricula que diz Caetano Auto penso que uma pequena parte do lucro daquele carro irá parar à minha conta bancária :D )

- Usar marketing e consultoria do grupo Salvador Caetano poderia ser uma boa maneira de reduzir despesa ao centralizar todas essas funções.

Acredito que os auditores tenham olhado para os valores para verificarem se são no mínimo razoáveis. Claro que esta salada russa de partes relacionadas torna tudo mais obscuro e o ideal seria uma explicação mais detalha (e no relatório anual, não em documentos espalhados por vários sítios), além do legalmente exigido. Seria um belo sinal de transparência fazerem isso.


PS: snowball, tinhas razão no teu post sobre o facto eu ainda não ter feito comentários aqui no forum. Há muito tempo que venho cá como visitante mas AT não me atrai e ia observando à distância. É interessante ver como parece ter havido um aumento de pessoal mais virado para AF recentemente. Algumas das discussões são de muito boa qualidade.
 
Mensagens: 10
Registado: 15/10/2014 11:16

Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por rollingsnowball » 4/11/2014 23:34

Dr Tretas Escreveu:
rollingsnowball Escreveu:ps: já publiquei no meu blog o post prometido sobre as relações com entidades relacionadas. Acrescentei algumas coisas que não tinha referido aqui mas que entretanto me surgiram (a vantagem de um blog é essa, como se quer escrever as coisas bem acabam por surgir dados que tinham passado despercebidos antes) quer em relação às entidades relacionadas quer em relação aos outros pontos colocados pelo Random Walker (que está lá mencionado como o responsável por aquele post surgir)


Já estive a ler o post no blog, parece-me um bom trabalho de investigação sobre a empresa. Realmente também não gosto nada desses gastos de 6M€ com entidades relacionadas. A SAG, que tem vendas bem maiores, gasta cerca de 6M em publicidade e menos de 1M em consultoria, logo os gastos da Toyota Caetano parecem-me um bocado exagerados (9M em publicidade :-k ), ainda que possam estar dentro de valores de mercado. Enfim, suponho que temos que viver com isto... Se calhar vou à próxima AG, ver se descubro mais informação.

Pois... o meu ponto de vista é o mesmo... temos que viver com isso... também ando a pensar ir à próxima AG, mas na altura verei
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.
 
Mensagens: 1048
Registado: 13/12/2008 12:42
Localização: 14

Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por Dr Tretas » 4/11/2014 23:19

rollingsnowball Escreveu:ps: já publiquei no meu blog o post prometido sobre as relações com entidades relacionadas. Acrescentei algumas coisas que não tinha referido aqui mas que entretanto me surgiram (a vantagem de um blog é essa, como se quer escrever as coisas bem acabam por surgir dados que tinham passado despercebidos antes) quer em relação às entidades relacionadas quer em relação aos outros pontos colocados pelo Random Walker (que está lá mencionado como o responsável por aquele post surgir)


Já estive a ler o post no blog, parece-me um bom trabalho de investigação sobre a empresa. Realmente também não gosto nada desses gastos de 6M€ com entidades relacionadas. A SAG, que tem vendas bem maiores, gasta cerca de 6M em publicidade e menos de 1M em consultoria, logo os gastos da Toyota Caetano parecem-me um bocado exagerados (9M em publicidade :-k ), ainda que possam estar dentro de valores de mercado. Enfim, suponho que temos que viver com isto... Se calhar vou à próxima AG, ver se descubro mais informação.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por rollingsnowball » 4/11/2014 21:25

jccgold Escreveu:Sendo as noticias boas espera-se uma queda na cotação da Toyota Caetano. É assim que a bolsa portuguesa funciona. Nunca mais me esqueço que cada má noticia que saía do BES no inicio de Junho era a cotação a galopar para cima todos os dias durante 2 semanas.


Parece que tinhas razão :) a boa notícia é que caíram nas minhas mãos.. Como disse o Dr. Tretas numa small cap destas as notícias de muito curto prazo têm pouco a ver com as cotações. A boa notícia é que é por isso mesmo que se conseguem bons negócios: às vezes há muitas notícias e dados que não estão incorporados nas cotações.

ps: já publiquei no meu blog o post prometido sobre as relações com entidades relacionadas. Acrescentei algumas coisas que não tinha referido aqui mas que entretanto me surgiram (a vantagem de um blog é essa, como se quer escrever as coisas bem acabam por surgir dados que tinham passado despercebidos antes) quer em relação às entidades relacionadas quer em relação aos outros pontos colocados pelo Random Walker (que está lá mencionado como o responsável por aquele post surgir)
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.
 
Mensagens: 1048
Registado: 13/12/2008 12:42
Localização: 14

Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por Dr Tretas » 3/11/2014 21:25

jccgold Escreveu:Sendo as noticias boas espera-se uma queda na cotação da Toyota Caetano. É assim que a bolsa portuguesa funciona. Nunca mais me esqueço que cada má noticia que saía do BES no inicio de Junho era a cotação a galopar para cima todos os dias durante 2 semanas.


Isto aqui nas small caps sem liquidez é diferente. Um movimento de 10 ou 15% em qualquer direcção não significa grande coisa, provavelmente amanhã nem haverá qualquer negociação. A estratégia é tomar uma posição e mantê-la enquanto os pressupostos não se alterarem, a recompensa há-de chegar, mesmo que demore muitos meses :mrgreen:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Ferreiratrade, Google [Bot], J.f.vieira, JoaoMatosSilva, m-m, machadosoares31, malakas, MR32, nunorpsilva, PAULOJOAO, peterteam2, yggy e 223 visitantes