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Caldeirão da Bolsa

Toyota Caetano - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por zenden » 8/11/2016 12:36

15k na venda a 1.15, quem estiver interessado em volume tem aqui uma boa oportunidade.

Se o dividendo for igual ao ano passado dá uma yield de 10%.
O verdadeiro caracter de um Homem vê-se pelo modo como trata alguém que não lhe vai dar absolutamente nada!
 
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Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por Eurobrexit » 2/9/2016 20:39

rollingsnowball Escreveu:Os resultados são fraquinhos mas dentro do esperado. Pelo menos lá tivemos um item extraordinário a ajudar, mas o segmento indústria continua a dar muito prejuizo (1,5M no semestre). A verdade é que se a indústria chegasse ao break even eram uns 8 centimos por acção ao ano (depois de impostos).

Fora isso o endividamento aumentou à custa dos dividendos pagos e do segmento de renting, mas o fluxo no renting inverte-se no segundo semestre e não há dividendos a pagar no segundo semestre.

Continuo a manter o mesmo, quando o segmento indústria deixar de perder dinheiro (ou até ganhar algum) os lucros vão ao sítio. Até lá, é preciso paciência e não esperar aumentos de dividendos, podendo até haver uma ligeira redução.

ps: Romeno, continuo a dizer o mesmo, em 2,5 anos se há coisa que não aconteceu foi isto ficar na mesma :) só os dividendos já dão um resultado razoável e ainda tivemos a subida da cotação. O retorno que tivemos foi mais do que satisfatório (embora esperasse que tivesse sido melhor). O que nos podemos perguntar é se podemos esperar retornos iguais daqui para a frente ou se nem por isso... A minha opinião é que estamos dependentes do que se passa na fábrica de Ovar. A parte boa é que só precisamos que deixe de dar prejuízo (o que em última instância se conseguiria fechando a fábrica)

edit: no entretanto a minha posição andou 1,5 anos para trás, vendi o excesso...


TOYOTA - nao foram resultados bons mas tb nso foram maus ou seja a continuar assimmdao um rendimento razoável (a aposta era rendimento extra mas...)
 
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Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por Toughpine » 1/9/2016 9:25

zenden Escreveu:Já agora, sobre a reavaliação das propriedades de investimento, era grande jogada por detrás da participação do BCP, mas alguém roeu a corda e a coisa nunca se concretizou, o que levou à saìda do BCP do capital da SCT.


Penso que a saída dos fundos do BCP terá sido por motivos de limites de liquidez, "float" e capitalização. As regras mudaram e os fundos passaram a ter limites para desfazer posições na ordem dos 2-3 dias, o que não seria possível numa posição em SCT. Não acredito que tenham vendido por vontade própria. O facto dos institucionais terem saído do capital pode ter tido impacto da desvalorização da ação nos últimos anos e por isso desencantou o mercado...
 
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Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por zenden » 31/8/2016 21:11

Já agora, sobre a reavaliação das propriedades de investimento, era grande jogada por detrás da participação do BCP, mas alguém roeu a corda e a coisa nunca se concretizou, o que levou à saìda do BCP do capital da SCT.
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Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por zenden » 31/8/2016 20:59

Por mim se os dividendos andarem por 0,10-0,15 já fico bastante agradado, não serão precisos muitos anos para recuperar o investimento. Rolling, sou capaz de ter-te comprado uns trocos.
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Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por rollingsnowball » 31/8/2016 20:46

Os resultados são fraquinhos mas dentro do esperado. Pelo menos lá tivemos um item extraordinário a ajudar, mas o segmento indústria continua a dar muito prejuizo (1,5M no semestre). A verdade é que se a indústria chegasse ao break even eram uns 8 centimos por acção ao ano (depois de impostos).

Fora isso o endividamento aumentou à custa dos dividendos pagos e do segmento de renting, mas o fluxo no renting inverte-se no segundo semestre e não há dividendos a pagar no segundo semestre.

Continuo a manter o mesmo, quando o segmento indústria deixar de perder dinheiro (ou até ganhar algum) os lucros vão ao sítio. Até lá, é preciso paciência e não esperar aumentos de dividendos, podendo até haver uma ligeira redução.

ps: Romeno, continuo a dizer o mesmo, em 2,5 anos se há coisa que não aconteceu foi isto ficar na mesma :) só os dividendos já dão um resultado razoável e ainda tivemos a subida da cotação. O retorno que tivemos foi mais do que satisfatório (embora esperasse que tivesse sido melhor). O que nos podemos perguntar é se podemos esperar retornos iguais daqui para a frente ou se nem por isso... A minha opinião é que estamos dependentes do que se passa na fábrica de Ovar. A parte boa é que só precisamos que deixe de dar prejuízo (o que em última instância se conseguiria fechando a fábrica)

edit: no entretanto a minha posição andou 1,5 anos para trás, vendi o excesso...
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.
 
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Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por Dr Tretas » 31/8/2016 20:24

Artista Romeno Escreveu:zenden / tretas :mrgreen: :wink:

o pá o endividamento aumentou 10m, e o resultado liquido não descola, acho que vais ter que te consolar com os dividendos... porque vai ser dificil largares esta posição na realidado lucro antes de impostos está na lesma como a mesma e já vamos no 3º ano de conversas desportivas :oh:


Ora, porque é que haveria de querer largar a posição? Não é propriamente um mau investimento, não exageremos...
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Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por Artista Romeno » 31/8/2016 20:13

Dr Tretas Escreveu:
zenden Escreveu:Fechou o semestre com 2 mn de lucro, ou seja, 0.057 por ação,. Parece mais um ano promissor.


Tirando o resultado extraordinário de 750k €, parece estar tudo mais ou menos em linha com o ano anterior.


zenden / tretas :mrgreen: :wink:

o pá o endividamento aumentou 10m, e o resultado liquido não descola, acho que vais ter que te consolar com os dividendos... porque vai ser dificil largares esta posição na realidado lucro antes de impostos está na lesma como a mesma e já vamos no 3º ano de conversas desportivas :oh:
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
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Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por Dr Tretas » 31/8/2016 17:51

zenden Escreveu:Fechou o semestre com 2 mn de lucro, ou seja, 0.057 por ação,. Parece mais um ano promissor.


Tirando o resultado extraordinário de 750k €, parece estar tudo mais ou menos em linha com o ano anterior.
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Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por zenden » 31/8/2016 17:29

Fechou o semestre com 2 mn de lucro, ou seja, 0.057 por ação,. Parece mais um ano promissor.
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Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por Toughpine » 29/8/2016 16:11

Dr Tretas Escreveu:Ah, foste tu que começaste aquele tópico da Cipan... Mas mudaste de nick entretanto... Bom, vou mas é falar da Cipan no tópico correcto.


Sim, eu vou colocar o texto que redigi sobre cipan no tópico. Realmente faz mais sentido!
 
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Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por Dr Tretas » 29/8/2016 15:52

Ah, foste tu que começaste aquele tópico da Cipan... Mas mudaste de nick entretanto... Bom, vou mas é falar da Cipan no tópico correcto.
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Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por Toughpine » 29/8/2016 15:23

Fundamentalist Escreveu:Toughpine, esses sao os peers da Toyota Motors, nao da Toyota Caetano... É um poquinho diferente.
O resto já tem sido de uma forma ou de outra abordade neste tópico, mas é sempre bom recordar.

Já agora, reparei que esta é a tua segunda msg e que a primeira foi à procura de vendedores da Cipan. Essas compras correram bem, hein?
Para quando uma analise semelhante à Cipan?


Sim, os peers não são uma comparação perfeita, até porque têm os braços financeiros. No entanto, penso que servem de referência para esta análise. E sim, de um modo geral concordo que já foi tudo abordado, mas achei que uma análise simples e clara poderia reviver o tópico. Adicionalmente, estou convicto que é uma das ações mais "overlooked" no pequeno mercado português, e merece maior atenção devido à grande margem de segurança que aparenta ter. Julgo que não é um "value trap", apenas não existem pessoas suficientes para bidarem até a um preço justo. Pode ser uma questão de divulgação da ideia, até porque nos tempos que correm, dividendos como este são extremamente atractivos para qualquer investidor e em particular com a segurança de balanço que ostenta.

Penso que a Cipan era um "no-brainer" naqueles níveis. A ideia, na altura, foi bastante semelhante a esta. Valor escondido no balanço, bom "management", e momentum operacional em termos de desalavancagem financeira (no caso da SCT não é pela desalavancagem). Para além do que estava completamente adormecida, e no site do haitong IB disseram que tinham intermediado a venda dos laboratórios atral http://www.haitongib.com/pt/haitong/operacoes-e-premios#id=10792 na mesma linha de pensamento, era evidente que o grupo atral-cipan estava a procurar "exit strategies". Mas como a atral não é cotada, não houve divulgação dessa transação, apenas estando ás transações de "M&A" em Portugal é que era possível fazer a dedução. Desde aí fui fazer os devidos ajustes ao balanço, que continha uma panóplia de ativos produtivos totalmente depreciados (nomeadamente, patentes sobre compostos químicos que estão associados a medicamentos que trazem rendimento para o grupo, para além das fábricas e outros imóveis que valiam muito menos do que o provável valor de mercado). O valor da OPA é bastante "fair" comparativamente com um valor de liquidação na altura.
 
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Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por Fundamentalist » 29/8/2016 14:40

Toughpine, esses sao os peers da Toyota Motors, nao da Toyota Caetano... É um poquinho diferente.
O resto já tem sido de uma forma ou de outra abordade neste tópico, mas é sempre bom recordar.

Já agora, reparei que esta é a tua segunda msg e que a primeira foi à procura de vendedores da Cipan. Essas compras correram bem, hein?
Para quando uma analise semelhante à Cipan?
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Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por Eurobrexit » 29/8/2016 14:09

Toughpine Escreveu:Boas,

Penso não haver qualquer lógica para justificar uma capitalização bolsista tão reduzida na Toyota Caetano (~44M€), quando o valor contabilístico do capital próprio da mesma é de ~128M€. Adicionalmente, lendo cuidadosamente o relatório anual é possível verificar a existência de valor escondido nas propriedades para investimento. A rubrica consta no balanço a ~16,5M€ (com base no último balanço trimestral), e no último relatório anual a empresa revela que de acordo com avaliações e de acordo com critérios de avaliação geralmente aceites para o mercado imobiliário, o justo valor das propriedades de investimento é de 61,9M€. Estas avaliações são uma mistura de internas e externas, o que poderá levar a algum cepticismo no que toca ao valor real. No entanto, para uma empresa com pouco capital disperso (~8,18%) e com a Toyota Japão como accionista de referência não faria muito sentido enganar accionistas minoritários.


Dito isto, o valor real do valor contabilístico do capital próprio da empresa é de ~173,4€ vs capitalização bolsista de ~44M€ perfazendo um rácio de Price to Tangible Book Value (P/TBV) de ~0,26x (retirei a este valor o goodwill e intangíveis). Com 35 milhões de ações emitidas, o valor contabilístico da ação é de 4.90€ vs atual cotação de 1,27€.


Os peers europeus cotam com um P/B médio de 0.99x vs o ajustado de SCT de 0.26x:
BMW 1.15x
Daimler 1.27x
Renault 0.72x
Audi 1.15x
Peugeot 0.92x
Volkswagen 0.72x

Para além desta análise relativamente superficial, e como value investor, é importante efetuar alguns ajustes e avaliar a empresa em cenário de liquidação, no qual existiriam cortes nos inventários, contas a receber e outros ativos:


Capital Próprio Reportado = 128.845.116€

(-) 611.997€ 100% Goodwill
(-) 1.446.826€ 100% Intangíveis
(+) 61.900.000€ - 16.528.782€ = 45.371.218€ (-) corte de 20% para simular maior facilidade de venda
(-) 2.059.920€ 100% Ativos por impostos diferidos
(-) 81.600.971€ 66,67% Inventários
(-) 60.517.842 33,33% Clientes
Capital Próprio Ajustado Cenário de Liquidação = 83.144.330€ ou 2,38€ por ação vs atual cotação de 1,27€

Enquadramento macroeconómico:
Apesar dos problemas económicos e riscos políticos que prevalecem sobre Portugal, o que é certo é que os principais indicadores do setor automóvel tem registado valores bastante positivos. Nomeadamente, as novas vendas de veículos em Portugal estão a registar valores mensais de 2010 de acordo com a Associação do Comércio Automóvel, tendo registado 30.685 em Março de 2016 vs 10.956 em Março de 2012. A taxa de desemprego em Portugal encontra-se em níveis de 2009, cifrando-se nos 11,2% (Fonte: Eurostat) e tendo estado em máximos de 17,3% em 2012. O confiança dos consumidores, de acordo com o INE, cifra-se nos -13.1, em valores de 2001 e que compara com um valor mínimo de -54.7 em 2012. Estando num setor cíclico, a cotação da Toyota Caetano parece não ter acompanhado o setor automóvele a recuperação a nível global desde a crise financeira e desde o bailout em Portugal. Isto evidencia-se pelo alto dividend yield (à cotação atual são 12% de yield face ao último pagamento) que apresenta e pela consistência com a qual tem pago dividendos desde 2006, tendo apenas deixado de o pagar nos 2 anos sucessivos ao bailout em Portugal, inclusive.

No entanto, a justificação que contribui para a depressão desta cotação são: falta de liquidez, visto que cota em leilão e tem pouca dispersão em bolsa, e também a falta de confiança de investidores em Portugal. Mas o que é certo é que os fundamentais estão lá, e o rendimento também é palpável, tendo a empresa distribuído cerca de 1,21€ por ação em dividendos desde 2006, e com endividamento reduzido e em linha com os peers europeus. E num cenário conservador, de liquidação, um investidor paciente obteria um retorno bastante atractivo.

Dito isto, estamos perante uma empresa que historicamente tem gerado um nível saudável de cash flow para os acionistas e que para além de o devolver, tem reinvestido nas operações. Apesar de grandes dificuldades neste ambiente económico e político, a empresa que tem um historial de boa gestão foi capaz de não só sobreviver como crescer as suas operações. Com esta simples análise de balanço e enquadramento macroeconómico, penso que existe uma grande margem de segurança baseado na atual cotação. Qualquer das formas, será aconselhável conhecer bem a empresa e efetuar uma análise mais exaustiva para perceber o potencial da empresa como um "going-concern". Esta análise foca-se no balanço e valoriza-a num cenário de liquidação.

Aconselho ler os relatórios mais antigos para aprofundar também o conhecimento dos ativos e inclusive debater com pessoal da empresa antes de proceder com uma decisão de investimento. Todas as criticas são bem-vindas, e de preferência que tenham visão contrária!

Disclaimer: Não constitui uma oferta ou proposta de investimento, apenas um comentário independente. Possuo ações da Toyota Caetano à data de hoje.



BOA ANALISE
VE ESTORIL SOL CTT BPI...
 
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Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por Toughpine » 29/8/2016 12:08

Boas,

Penso não haver qualquer lógica para justificar uma capitalização bolsista tão reduzida na Toyota Caetano (~44M€), quando o valor contabilístico do capital próprio da mesma é de ~128M€. Adicionalmente, lendo cuidadosamente o relatório anual é possível verificar a existência de valor escondido nas propriedades para investimento. A rubrica consta no balanço a ~16,5M€ (com base no último balanço trimestral), e no último relatório anual a empresa revela que de acordo com avaliações e de acordo com critérios de avaliação geralmente aceites para o mercado imobiliário, o justo valor das propriedades de investimento é de 61,9M€. Estas avaliações são uma mistura de internas e externas, o que poderá levar a algum cepticismo no que toca ao valor real. No entanto, para uma empresa com pouco capital disperso (~8,18%) e com a Toyota Japão como accionista de referência não faria muito sentido enganar accionistas minoritários.


Dito isto, o valor real do valor contabilístico do capital próprio da empresa é de ~173,4€ vs capitalização bolsista de ~44M€ perfazendo um rácio de Price to Tangible Book Value (P/TBV) de ~0,26x (retirei a este valor o goodwill e intangíveis). Com 35 milhões de ações emitidas, o valor contabilístico da ação é de 4.90€ vs atual cotação de 1,27€.


Os peers europeus cotam com um P/B médio de 0.99x vs o ajustado de SCT de 0.26x:
BMW 1.15x
Daimler 1.27x
Renault 0.72x
Audi 1.15x
Peugeot 0.92x
Volkswagen 0.72x

Para além desta análise relativamente superficial, e como value investor, é importante efetuar alguns ajustes e avaliar a empresa em cenário de liquidação, no qual existiriam cortes nos inventários, contas a receber e outros ativos:


Capital Próprio Reportado = 128.845.116€

(-) 611.997€ 100% Goodwill
(-) 1.446.826€ 100% Intangíveis
(+) 61.900.000€ - 16.528.782€ = 45.371.218€ (-) corte de 20% para simular maior facilidade de venda
(-) 2.059.920€ 100% Ativos por impostos diferidos
(-) 81.600.971€ 66,67% Inventários
(-) 60.517.842 33,33% Clientes
Capital Próprio Ajustado Cenário de Liquidação = 83.144.330€ ou 2,38€ por ação vs atual cotação de 1,27€

Enquadramento macroeconómico:
Apesar dos problemas económicos e riscos políticos que prevalecem sobre Portugal, o que é certo é que os principais indicadores do setor automóvel tem registado valores bastante positivos. Nomeadamente, as novas vendas de veículos em Portugal estão a registar valores mensais de 2010 de acordo com a Associação do Comércio Automóvel, tendo registado 30.685 em Março de 2016 vs 10.956 em Março de 2012. A taxa de desemprego em Portugal encontra-se em níveis de 2009, cifrando-se nos 11,2% (Fonte: Eurostat) e tendo estado em máximos de 17,3% em 2012. O confiança dos consumidores, de acordo com o INE, cifra-se nos -13.1, em valores de 2001 e que compara com um valor mínimo de -54.7 em 2012. Estando num setor cíclico, a cotação da Toyota Caetano parece não ter acompanhado o setor automóvele a recuperação a nível global desde a crise financeira e desde o bailout em Portugal. Isto evidencia-se pelo alto dividend yield (à cotação atual são 12% de yield face ao último pagamento) que apresenta e pela consistência com a qual tem pago dividendos desde 2006, tendo apenas deixado de o pagar nos 2 anos sucessivos ao bailout em Portugal, inclusive.

No entanto, a justificação que contribui para a depressão desta cotação são: falta de liquidez, visto que cota em leilão e tem pouca dispersão em bolsa, e também a falta de confiança de investidores em Portugal. Mas o que é certo é que os fundamentais estão lá, e o rendimento também é palpável, tendo a empresa distribuído cerca de 1,21€ por ação em dividendos desde 2006, e com endividamento reduzido e em linha com os peers europeus. E num cenário conservador, de liquidação, um investidor paciente obteria um retorno bastante atractivo.

Dito isto, estamos perante uma empresa que historicamente tem gerado um nível saudável de cash flow para os acionistas e que para além de o devolver, tem reinvestido nas operações. Apesar de grandes dificuldades neste ambiente económico e político, a empresa que tem um historial de boa gestão foi capaz de não só sobreviver como crescer as suas operações. Com esta simples análise de balanço e enquadramento macroeconómico, penso que existe uma grande margem de segurança baseado na atual cotação. Qualquer das formas, será aconselhável conhecer bem a empresa e efetuar uma análise mais exaustiva para perceber o potencial da empresa como um "going-concern". Esta análise foca-se no balanço e valoriza-a num cenário de liquidação.

Aconselho ler os relatórios mais antigos para aprofundar também o conhecimento dos ativos e inclusive debater com pessoal da empresa antes de proceder com uma decisão de investimento. Todas as criticas são bem-vindas, e de preferência que tenham visão contrária!

Disclaimer: Não constitui uma oferta ou proposta de investimento, apenas um comentário independente. Possuo ações da Toyota Caetano à data de hoje.
 
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Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por zenden » 9/8/2016 16:16

Para já os vendedores continuam muito fortes.
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Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por MarketGodzilla » 9/8/2016 14:55

E o volume continua...
 
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Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por zenden » 8/8/2016 15:53

Por este andar também devem rapar as 20k a 1.29.
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Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por rg7803 » 8/8/2016 15:44

Certo, acabaram de comprar 9000 acções aproximadamente, o que para os valores habituais de liquidez é uma monstruosidade!
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Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por zenden » 8/8/2016 11:12

Os compradores andam picados na Toyota Caetano, sempre a meterem-se à frente um do outro.lol
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Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por zenden » 28/7/2016 20:40

Hoje falaram da SCT no tópico da C.Amorim. Tem andado muito parada, será que vai manter o dividendo no próximo ano? Se mantiver pelos níveis dos últimos anos dá uma excelente yield. Já tenho uma boa quantidade e estou na dúvida se reforce, não para especular mas para ver bons dividenodos a pingar todos os anos.
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Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por ricardmag » 22/6/2016 19:06

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Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por MarketGodzilla » 22/6/2016 18:38

Dr Tretas Escreveu:Eu nem percebo quem é que faz estes negócios de 10 acções nem qual o seu propósito, quer dizer, não faz sentido negociar tão poucas acções, é alguém que não paga comissões?
É que se fosse eu pagava no mínimo 5€ para quê, vender 10€ de acções? É só para manipular o preço? É que eu nem ligo nenhuma a estes movimentos, é que não ligo mesmo... só se aparecesse alguém a vender tipo 10k ao melhor ou isso, mesmo assim o único efeito que tinha em mim era tentar compra-las ao menor preço possível :mrgreen:


Exatamente Dr Tretas, por essa razão é que vim cá dizer, a ver se alguém me explicava, porque eu acho exatamente o mesmo que colocaste no teu post, quem é que compra e quem é que vende 10 ações? Só as comissões são quase tanto como o valor da compra/venda.
 
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Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por rollingsnowball » 22/6/2016 13:59

Dr Tretas Escreveu:Eu nem percebo quem é que faz estes negócios de 10 acções nem qual o seu propósito, quer dizer, não faz sentido negociar tão poucas acções, é alguém que não paga comissões?
É que se fosse eu pagava no mínimo 5€ para quê, vender 10€ de acções? É só para manipular o preço? É que eu nem ligo nenhuma a estes movimentos, é que não ligo mesmo... só se aparecesse alguém a vender tipo 10k ao melhor ou isso, mesmo assim o único efeito que tinha em mim era tentar compra-las ao menor preço possível :mrgreen:

Acho que é mesmo só para manipular o preço.. Se pudessem vender ou comprar só 1 acção era isso que faziam mas acho que algumas correctoras bloqueiam essas ordens para evitar problemas.
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