Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Toyota Caetano - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por jccgold » 3/11/2014 21:00

Sendo as noticias boas espera-se uma queda na cotação da Toyota Caetano. É assim que a bolsa portuguesa funciona. Nunca mais me esqueço que cada má noticia que saía do BES no inicio de Junho era a cotação a galopar para cima todos os dias durante 2 semanas.
 
Mensagens: 1278
Registado: 11/11/2011 3:58
Localização: 16

Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por Dr Tretas » 3/11/2014 20:58

Houve uma desaceleração das vendas de algumas marcas em Outubro, por enquanto não afectou a Toyota, que ganhou quota de mercado. Vamos ver se a economia se aguenta :pray:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

Vendas de Outubro

por ricardmag » 3/11/2014 18:53

"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por rollingsnowball » 26/10/2014 17:27

Passo aqui só para dizer que a minha análise acima ao cimóvel tem uma ou outra incorreção. Acabei agora outra análise mais completa e adequada que vou pôr no meu blog daqui a uns dias (quando estiver com a cabeça fresca para rever o que escrevi).
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.
 
Mensagens: 1048
Registado: 13/12/2008 12:42
Localização: 14

Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por Dr Tretas » 22/10/2014 22:19

Boa, nem me tinha lembrado de ir ver a composição dos fundos :oh:

Parece que o Millenium PPA já acabou de vender tudo, toda a participação está no "Millenium Acções Portugal". Pelos vistos continuam com vontade de vender.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por Random Walker » 22/10/2014 14:20

Já agora,

o BCP ainda tinha em Julho pelo menos 604091 acções:

http://web3.cmvm.pt/sdi2004/fundos/app/ ... P%20%20%0A

não há dados mais recentes. Não sei as regras de reporte dos fundos. Ou não mudaram a carteira ou só são obrigado a actualizar esta info mais tarde.
 
Mensagens: 10
Registado: 15/10/2014 11:16

Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por Random Walker » 17/10/2014 15:26

Não considerei nada ofensiva, no problem.

Qt à questão fiscal acho que estava enganado, não me parece que se pague imposto até à alienação:

http://www.pwc.pt/pt/guia-fiscal/2014/i ... lias.jhtml
 
Mensagens: 10
Registado: 15/10/2014 11:16

Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por rollingsnowball » 17/10/2014 14:24

Não interpretes a última parte do meu post como ofensiva.. era apenas uma constatação de que não têm havido assim tantas vendas.

ps: vou tentar mandar-te mensagem privada aqui no fórum por causa de uma das tuas questões
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.
 
Mensagens: 1048
Registado: 13/12/2008 12:42
Localização: 14

Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por Random Walker » 17/10/2014 0:12

Obrigado rollingsnowball pela excelente análise às rendas e às partes relacionadas. Aliás, a tua análise no teu blog tb é de grande nível!

Realmente concordo que não parece haver nada de estranho mas é este tipo de relações são perigosas e um clássico para martelar contas. Preferia ver as coisas feitas de um modo mais limpo mas também aceito que possa haver vantagens, por exemplo permitindo uma gestão dos imóveis entre todo o grupo Salvador Caetano, sem ter de fazer vendas que provavelmente iriam levar a pagamento de impostos, etc.

Achei curioso que na AG de 2012 ou 2013 o tipo do BCP perguntou porque é que os imóveis não eram avaliados a preço de mercado nas contas. A resposta (em acta) foi que a contabilidade é prudente mas parece-me que o motivo podem ser impostos. Alguém sabe se a reavaliação do valor de ativos conta para lucro tributável? Deve contar porque as imparidades também devem dar para deduzir aos impostos. Este é um bom motivo para não reavaliar os imóveis.


rollingsnowball Escreveu:Quem anda a vender? Repara bem a quantidade de ações que tem sido vendida.. muito poucas: a maior parte das quedas tem ocorrido com volumes de 100 a 300 ações seguindo-se de vendas de 2000 ou 3000 a esse preço... e se reparares o BCP ainda não conseguiu vender todas. E há muitos motivos para vender. Mete quedas suficientemente grandes em algumas ações e eu se calhar também pondero reduzir aqui, o que não significa que não acredite que esta está barata.

Porque é que o BCP vendeu? É importante? O Credit Suisse (salvo erro) também vendeu F Ramada a 0.64 (salvo erro) há uns anos, isso não impediu quem estava do outro lado de quintuplicar o investimento (leia-se o Dr Tretas, eu não aguentei a mão).. Há muitos motivos para vender e é preciso sempre alguém vender para outro comprar, podendo ambos ter tomado uma ótima decisão.


Claro! Concordo totalmente! Acho que não me expliquei bem. O que eu queria era suscitar uma discussão sobre os pontos negativos. Temos todos a tendência de ver os investimentos feitos de modo muito positivo (pelo menos até dar bronca). É sempre boa ideia tentar encontrar buracos na nossa tese. No caso da SCT há dois óbvios:

1) A liquidez, que é mais ou menos irrelevante para o longo prazo para pequenos investidores.

2) o risco macro. Se as vendas de carros não descolarem a SCT tb não descola. Mas este já pareceu bem pior (ou parecia até ontem).

Resumindo, será que dá para fazer um bom argumento sobre "porque é que a SCT não vale mais de 1.5€"?
 
Mensagens: 10
Registado: 15/10/2014 11:16

Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por rollingsnowball » 16/10/2014 23:13

Random Walker Escreveu:Pena não ter encontrado esta discussão qd investi na SCT há uns meses atrás...

De qq modo cheguei mais ou menos às mesmas conclusões: um valor de ~3€/acção qd as vendas regressarem a niveis mais normais. Saída por valorazação da acção ou então aproveitar os dividendos por muitos anos... Voltar aos 10€/acção é que era!

Para mim comprar a SCT de 1 a 1.4 é comprar a carteira de imobiliário que rende ~3M€/ano com um negócio de venda de carros atrelado, que ainda perdeu 3M€ em 2013, antes de impostos. Com este rendimento o valor dos imóveis é de certeza entre 30 a 45M€ (10 a 15 vezes as rendas).

Com pouca dívida o principal problema pode vir das ligações com o resto do grupo, como todos aprendemos recentemente no caso BES. Esperemos que com a Toyota Europa como acionista isso não aconteça. Também o valor das rendas dos imóveis pode estar martelado se as rendas forem a entidades relacionadas. Alguém sabe quem são os inquilinos?

De qualquer modo fiquei descanso por ver a administração desinvestir e abater dívida nos últimos anos. Nem todos fizeram isso. Vão ver as contas da SAG e aquilo até mete medo: Passivo corrente acima do ativo corrente, Book equity quase a zero, enfim, tudo o que a SCT não é!

Agora voltei a procurar info da SCT porque há uma pergunta que não me sai da cabeça: quem é que anda a vender?

Não pode ser malta assustada com a queda das ações, esses já saltaram há muito tempo. O pessoal da AT não toca na SCT por falta de liquidez. Eu sei que o BCP vendeu mas porquê? Quem comprou a 0.7 pode querer vender já para encaixar as mais valias mas não me parece que isto explique tudo.

Alguém por aí tem uma boa explicação? Por enquanto no fórum só vi motivos para não ter a ação por falta de liquidez e pelas flutuações no preço que isso causa.

Quem está curto SCT?

Continuando (tive que atender o telemóvel e esqueci-me de continuar)

Abatimento de dívida: chegou a um ponto em que não faz sentido continuar.

Quem anda a vender? Repara bem a quantidade de ações que tem sido vendida.. muito poucas: a maior parte das quedas tem ocorrido com volumes de 100 a 300 ações seguindo-se de vendas de 2000 ou 3000 a esse preço... e se reparares o BCP ainda não conseguiu vender todas. E há muitos motivos para vender. Mete quedas suficientemente grandes em algumas ações e eu se calhar também pondero reduzir aqui, o que não significa que não acredite que esta está barata.

Porque é que o BCP vendeu? É importante? O Credit Suisse (salvo erro) também vendeu F Ramada a 0.64 (salvo erro) há uns anos, isso não impediu quem estava do outro lado de quintuplicar o investimento (leia-se o Dr Tretas, eu não aguentei a mão).. Há muitos motivos para vender e é preciso sempre alguém vender para outro comprar, podendo ambos ter tomado uma ótima decisão.
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.
 
Mensagens: 1048
Registado: 13/12/2008 12:42
Localização: 14

Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por rollingsnowball » 16/10/2014 22:42

Random Walker Escreveu:Pena não ter encontrado esta discussão qd investi na SCT há uns meses atrás...

De qq modo cheguei mais ou menos às mesmas conclusões: um valor de ~3€/acção qd as vendas regressarem a niveis mais normais. Saída por valorazação da acção ou então aproveitar os dividendos por muitos anos... Voltar aos 10€/acção é que era!

Para mim comprar a SCT de 1 a 1.4 é comprar a carteira de imobiliário que rende ~3M€/ano com um negócio de venda de carros atrelado, que ainda perdeu 3M€ em 2013, antes de impostos. Com este rendimento o valor dos imóveis é de certeza entre 30 a 45M€ (10 a 15 vezes as rendas).

Com pouca dívida o principal problema pode vir das ligações com o resto do grupo, como todos aprendemos recentemente no caso BES. Esperemos que com a Toyota Europa como acionista isso não aconteça. Também o valor das rendas dos imóveis pode estar martelado se as rendas forem a entidades relacionadas. Alguém sabe quem são os inquilinos?

De qualquer modo fiquei descanso por ver a administração desinvestir e abater dívida nos últimos anos. Nem todos fizeram isso. Vão ver as contas da SAG e aquilo até mete medo: Passivo corrente acima do ativo corrente, Book equity quase a zero, enfim, tudo o que a SCT não é!

Agora voltei a procurar info da SCT porque há uma pergunta que não me sai da cabeça: quem é que anda a vender?

Não pode ser malta assustada com a queda das ações, esses já saltaram há muito tempo. O pessoal da AT não toca na SCT por falta de liquidez. Eu sei que o BCP vendeu mas porquê? Quem comprou a 0.7 pode querer vender já para encaixar as mais valias mas não me parece que isto explique tudo.

Alguém por aí tem uma boa explicação? Por enquanto no fórum só vi motivos para não ter a ação por falta de liquidez e pelas flutuações no preço que isso causa.

Quem está curto SCT?

Vamos por partes:

Rendas: acredito que sejam maioritariamente (senão totalmente) partes relacionadas, nomeadamente com o grupo salvador caetano. Mas não vejo motivo para cobrarem rendas acima do valor de mercado... Se eles são donos de quase 100% de um lado e de 60% do outro parece-me que a puxarem a renda era para baixo.

Ligações ao resto do grupo:
"Adicionalmente, esta rubrica inclui, em 30 de junho de 2014, o montante de, aproximadamente, 800.000 Euros a receber da empresa relacionada Salvador Caetano Auto África, SGPS, S.A. (800.000 Euros em 31 de dezembro de 2013).

"Finalmente, refira-se que a presente rubrica inclui igualmente um saldo a receber no valor de 957.989 Euros da parte relacionada Fundação Salvador Caetano (937.500 Euros em 31 de Dezembro de 2013)."

"o montante de 3.274.639 Euros (2012: 3.116.402 Euros) correspondentes a 580.476 Unidades de Participação do Cimóvel"
"Cimóvel - Fundo de Investimento Imobiliário Fechado 37,7% 10.878.417" -- no fundo de pensões--- invertendo dá 1928353 unidades participação... Ou seja, entre directo e indirecto a Toyota caetano é dona de aproximadamente 2.508.829 unidades

Portanto aqui torna-se importante perceber o que é o fundo cimóvel:
Unidades de participação: 8.250.695

Participantes
Fundos de pensões salvador caetano 49.87%
Salvador fernandes caetano 13.76%
caetano auto 7.04 %
carteira outros seguros 6.8 %
fundo de pensões aberto Multiforma 3.85
fundo de pensoes aberto GES 3.36
Salvador acacio martins caetano 2.42
Eng Jose Reis silva ramos 2.42
Fundo de pensões BP portuguesa 1.93
PPR DINAMICO 55+ 1.61
Miguel pedro caetano ramos 1.21
Outros 5.73

O que significa que eles juntam os fundos de pensões. Separando os fundos de pensões salvador caetano
Outros fundos de pensões salvador caetano 2.186.072 unidades 26.50%
Fundo de pensoes toyota caetano 1928353 unidades 23.37%
Salvador fernandes caetano 13.76%
caetano auto 7.04 %
carteira outros seguros 6.8 %
fundo de pensões aberto Multiforma 3.85
fundo de pensoes aberto GES 3.36
Salvador acacio martins caetano 2.42
Eng Jose Reis silva ramos 2.42
Fundo de pensões BP portuguesa 1.93
PPR DINAMICO 55+ 1.61
Miguel pedro caetano ramos 1.21
Outros 5.73

Ou seja: 30% pertence à Toyota Caetano. O resto é maioritariamente grupo salvador caetano, familia e alguns outsiders. Assim o risco com este fundo não parece vir da elevada exposição mas pelo contrário, ao contrário do que poderia ser de esperar. Portanto em vez de nos preocupar-nos com a posse de unidades do cimovel pela Toyota Caetano devemos antes preocupar-nos em ver se a Toyota Caetano poderá estar a pagar rendas a esta entidade e esse valor ser usado para desviar dinheiro de um lado para o outro. E já agora quem está a pagar rendas a este fundo:

b caetano drive sport e urban SA
c caetano drive sport e urban SA
d devoluto
e caetano drive sport e urban SA
f caetano parts e caetano baviera (ADP dealer services portugal rescindiu)
g caetano Technik e Squadra, caetano city e Active e Auto partner
h caetano motors
i caetano Auto e Tovicar
j caetano formula
k caetano Auto
l caetano formula
m auto partner e caetano auto
n caetano drive sport e urban SA--- comprado à companhia imobiliaria são bernardo e com opção de venda à Auto Partner
o caetano drive sport e urban SA --- idem de n

Tirando algumas situações especiais devidamente justificadas no prospecto as rentabilidades situaram-se todas entre 6 e 8.9% num total de rendas de 3.337.912 em 2012 correspondendo 1.060.008 (6%) ao k e 89.040 (8.9%) ao m havendo mais algumas rendas divididas. As rendas que a toyota caetano reparte com outros são de 196k e de 157k. O n e o o são relativos apenas a um período entre 10 e 20 dias portanto não dão para avaliar adequadamente.


Pelo que vejo aqui não me parece que haja desvios. Mas com tantas partes relacionadas aqui provavelmente também haverá nas tais rendas. Não fiquei preocupado quando vi isto há uns meses.
Editado pela última vez por rollingsnowball em 16/10/2014 23:16, num total de 1 vez.
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.
 
Mensagens: 1048
Registado: 13/12/2008 12:42
Localização: 14

Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por Random Walker » 16/10/2014 17:38

Pena não ter encontrado esta discussão qd investi na SCT há uns meses atrás...

De qq modo cheguei mais ou menos às mesmas conclusões: um valor de ~3€/acção qd as vendas regressarem a niveis mais normais. Saída por valorazação da acção ou então aproveitar os dividendos por muitos anos... Voltar aos 10€/acção é que era!

Para mim comprar a SCT de 1 a 1.4 é comprar a carteira de imobiliário que rende ~3M€/ano com um negócio de venda de carros atrelado, que ainda perdeu 3M€ em 2013, antes de impostos. Com este rendimento o valor dos imóveis é de certeza entre 30 a 45M€ (10 a 15 vezes as rendas).

Com pouca dívida o principal problema pode vir das ligações com o resto do grupo, como todos aprendemos recentemente no caso BES. Esperemos que com a Toyota Europa como acionista isso não aconteça. Também o valor das rendas dos imóveis pode estar martelado se as rendas forem a entidades relacionadas. Alguém sabe quem são os inquilinos?

De qualquer modo fiquei descanso por ver a administração desinvestir e abater dívida nos últimos anos. Nem todos fizeram isso. Vão ver as contas da SAG e aquilo até mete medo: Passivo corrente acima do ativo corrente, Book equity quase a zero, enfim, tudo o que a SCT não é!

Agora voltei a procurar info da SCT porque há uma pergunta que não me sai da cabeça: quem é que anda a vender?

Não pode ser malta assustada com a queda das ações, esses já saltaram há muito tempo. O pessoal da AT não toca na SCT por falta de liquidez. Eu sei que o BCP vendeu mas porquê? Quem comprou a 0.7 pode querer vender já para encaixar as mais valias mas não me parece que isto explique tudo.

Alguém por aí tem uma boa explicação? Por enquanto no fórum só vi motivos para não ter a ação por falta de liquidez e pelas flutuações no preço que isso causa.

Quem está curto SCT?
 
Mensagens: 10
Registado: 15/10/2014 11:16

Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por rollingsnowball » 15/10/2014 16:45

Artista Romeno Escreveu:As carrinhas de caixa abertê já na dão pa nade :!: :mrgreen: tem que se dedicar aos lexus ...... enfim 1000 carros em 9 meses é 110 carros por mes não chega aos 4 carros por dia :wall: Imagem, o mal é que a construção civil tá nas lonas :oh:

pois... a vantagem de ter uma área que está a dar resultados péssimos enquanto as outras correm bem é que esse é um problema muito fácil de resolver se houver vontade e sendo assim as opção são: ou vem um novo modelo ou a solução vai acabar por ser o fecho da fábrica de Ovar

edit: nas lonas cá e por toda a Europa... mas não me acredito que isso mude tão cedo portanto isto não vai lá só com a Dyna
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.
 
Mensagens: 1048
Registado: 13/12/2008 12:42
Localização: 14

Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por Artista Romeno » 15/10/2014 10:39

As carrinhas de caixa abertê já na dão pa nade :!: :mrgreen: tem que se dedicar aos lexus ...... enfim 1000 carros em 9 meses é 110 carros por mes não chega aos 4 carros por dia :wall: Imagem, o mal é que a construção civil tá nas lonas :oh:
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por rollingsnowball » 15/10/2014 0:05

Dr Tretas Escreveu:Já sairam os números da produção de Setembro:
http://www.autoinforma.pt/prog/documento.php?documento_id=5446&fazer=abrir

Vendo que a SCT produziu até Setembro cerca de 1000 veículos, fiquei com curiosidade em saber qual é a capacidade da fábrica de Ovar. Encontrei um relatório de estágio/tese de mestrado de uma aluna da Universidade Portucalense que foi realizado na SCT, que refere uma capacidade de 9800 veículos por ano. Supondo que serão produzidos 1400 veículos até ao fim do ano, dá uma utilização de capacidade de 14,3% :wall:
Será assim tão difícil vender as Dynas, tipo para o norte de África, acho que era um bom mercado. Será que a Toyota não deixa? :-k

tenho aqui esse relatório para ler desde Maio e ainda só dei uma vista de olhos... Pela persistência dos resultados negativos apesar do aumento franco da produção já suspeitava que a fábrica estava a funcionar muito abaixo da capacidade (o facto de antes ter 2 modelos e agora apenas um também o indiciava)... mas passar das suspeitas para números é sempre diferente... Parece-me que produzir mais só com um novo modelo e consequente investimento. O que espero é que não só o modelo venha, mas também que o investimento necessário seja baixo quando comparado com a melhoria dos lucros (já que na situação actual era mais lucrativo fechar a actividade de produção do que continuar assim). Vamos ver no que dão as negociações.
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.
 
Mensagens: 1048
Registado: 13/12/2008 12:42
Localização: 14

Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por ricardmag » 14/10/2014 0:51

Também já saiu isto...
Anexos
{599933698-20141001-171035}_09_-_VENDAS_PROVISORIAS_DE_LIGEIROS_E_PESADOS_SETEMBRO14_.xls
(143 KiB) Transferido 230 Vezes
{1678294579-20141001-171022}_VENDAS_DE_LIGEIROS_E_PESADOS_desde_2000_2014.xls
(252 KiB) Transferido 230 Vezes
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por Dr Tretas » 14/10/2014 0:41

Já sairam os números da produção de Setembro:
http://www.autoinforma.pt/prog/documento.php?documento_id=5446&fazer=abrir

Vendo que a SCT produziu até Setembro cerca de 1000 veículos, fiquei com curiosidade em saber qual é a capacidade da fábrica de Ovar. Encontrei um relatório de estágio/tese de mestrado de uma aluna da Universidade Portucalense que foi realizado na SCT, que refere uma capacidade de 9800 veículos por ano. Supondo que serão produzidos 1400 veículos até ao fim do ano, dá uma utilização de capacidade de 14,3% :wall:
Será assim tão difícil vender as Dynas, tipo para o norte de África, acho que era um bom mercado. Será que a Toyota não deixa? :-k
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por rollingsnowball » 17/9/2014 15:21

Dr Tretas Escreveu:
rollingsnowball Escreveu:Não podes declarar menos valias se voltares a comprar as acções durante um mês e declarar mais valias antes do tempo não faz sentido.


Não sabia disso do 1 mês. Mas faz sentido declarar as mais valias antes do tempo se por exemplo tiveres um crédito fiscal de menos valias de anos anteriores, e estiver quase a expirar (só dura 2 anos, creio).

Ou então, de facto, os romenos andam por aí :mrgreen:

pois, não me lembrei da história do crédito fiscal.. como tenho ideia que cá em portugal abate contra o rendimento colectável excluí essa hipótese logo à cabeça..
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.
 
Mensagens: 1048
Registado: 13/12/2008 12:42
Localização: 14

Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por Dr Tretas » 17/9/2014 14:37

rollingsnowball Escreveu:Não podes declarar menos valias se voltares a comprar as acções durante um mês e declarar mais valias antes do tempo não faz sentido.


Não sabia disso do 1 mês. Mas faz sentido declarar as mais valias antes do tempo se por exemplo tiveres um crédito fiscal de menos valias de anos anteriores, e estiver quase a expirar (só dura 2 anos, creio).

Ou então, de facto, os romenos andam por aí :mrgreen:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por Artista Romeno » 17/9/2014 11:53

rollingsnowball Escreveu:
Dr Tretas Escreveu:Também estava a observar estas movimentações, mas não faço ideia do que signifiquem. Será alguém a comprar a si próprio, talvez por questões fiscais, ou talvez queira transferir a carteira para outro intermediário? Nesse caso não se importaria muito com a cotação.

comprar a si próprio por questões fiscais não faz muito sentido. Não podes declarar menos valias se voltares a comprar as acções durante um mês e declarar mais valias antes do tempo não faz sentido. A transferência de carteira não faz sentido porque a ordem de compra de ontem era à certa para as acções que estavam disponíveis, o que mostra que eram essas que eram para ser adquiridas. É estranho... devem ser os romenos... (o meu blog teve umas quantas visitas da roménia esta semana aos posts da Toyota Caetano... achei engraçado por causa da comparação que o artista romeno faz entre os romenos de cá e os de lá)

:P está aí uma bela salada russa, mas a meu ver esse tipo de acção é para se comprar e esqueçer durante 2 ou 3 anos e depois vender, toda a gente sabe que isso não tem liquidez, e daí surgirem sempre palhaçadas.......
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por rollingsnowball » 17/9/2014 11:47

Dr Tretas Escreveu:Também estava a observar estas movimentações, mas não faço ideia do que signifiquem. Será alguém a comprar a si próprio, talvez por questões fiscais, ou talvez queira transferir a carteira para outro intermediário? Nesse caso não se importaria muito com a cotação.

comprar a si próprio por questões fiscais não faz muito sentido. Não podes declarar menos valias se voltares a comprar as acções durante um mês e declarar mais valias antes do tempo não faz sentido. A transferência de carteira não faz sentido porque a ordem de compra de ontem era à certa para as acções que estavam disponíveis, o que mostra que eram essas que eram para ser adquiridas. É estranho... devem ser os romenos... (o meu blog teve umas quantas visitas da roménia esta semana aos posts da Toyota Caetano... achei engraçado por causa da comparação que o artista romeno faz entre os romenos de cá e os de lá)
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.
 
Mensagens: 1048
Registado: 13/12/2008 12:42
Localização: 14

Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por Dr Tretas » 17/9/2014 11:08

Também estava a observar estas movimentações, mas não faço ideia do que signifiquem. Será alguém a comprar a si próprio, talvez por questões fiscais, ou talvez queira transferir a carteira para outro intermediário? Nesse caso não se importaria muito com a cotação.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por rollingsnowball » 17/9/2014 10:46

Tenho andado a observar o orderbook (férias :)) e não consigo perceber o sentido destas ordens:
Ontem: aparece uma ordem de compra para 1462 +11 acções a 1.32 ---> em cima da hora aparece uma ordem de venda a 1.28. A ordem a 1.32 era conhecida. Para garantir que se vendia o bloco bastava baixar para os 1.31 mas baixaram para 1,28. Não percebo o sentido de se perder 0.03 por acção

Hoje: como o preço ontem foi puxado dos 1,32 para os 1,28 deduz-se que alguém quer vender uma posição e está disposto a vendê-la a 1,28. Aparece portanto uma ordem para 3000 acções a 1,28. Não há qualquer ordem de venda colocada a esse preço. Entretanto aparece em cima da hora uma ordem de venda a 1,27. Desta vez a perda é de apenas 0,01€ por acção. No entanto, se contarmos que a ordem a 1,28 aparece ancorada no preço de fecho de ontem então a perda é de 0.05 por acção, que me parece o valor mais realista.

Alguém está habituado a olhar para os orderbooks e me sabe dizer se isto é norma? É apenas curiosidade já que não estou a pensar vender tão cedo mas achei estranho
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.
 
Mensagens: 1048
Registado: 13/12/2008 12:42
Localização: 14

Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por rollingsnowball » 2/9/2014 18:59

Artista Romeno Escreveu:
rollingsnowball Escreveu:
Artista Romeno Escreveu:Pois eu olhando mais calmamente, que naquele dia, vi aqui uma coisa que para mim chumbava logo, mas como isto é mercado secundario passa.... esta empresa no ultimo quarter queimou fundo de maneio que nem uma senhora :mrgreen:
vejamos bem que se o aumento de inventario até foi compensado pelo aumento de fornecedores, a rubrica de clientes dispara fortemente, :arrow: O objectvo de uma empresa não é estar a receber tarde, é pagar tarde e receber cedo, foi assim que o belmiro caçou os fornecedores e se expandiu à pala deles.... e este aumentar da rubrica clientes de 43 para 52m no ultimo Quarter é um abuso, não interessa só vender, interessa a margem com que a venda é feita e o prazo de pagamento..... :-k, dito isto em termos de cash flow é um quarter mau... para nao dizer péssimo.... mas no mercado desportivo, ninguem topa isto

sim, fiz referência a isso... foram 5M que foram metidos no working capital ex cash que de lá não saem mais até haver ou uma redução de vendas ou um aumento de margens e que não trouxeram qualquer rendimento operacional associado. Dito isto, não me parece que faça grande diferença no valor final da empresa: se a empresa resolvesse andar com mais 5-6M em cash do que anda e não o distribuir o efeito era semelhante. Mas obviamente preferia ver esses 5M a geral algum rendimento

faz diferença sabes porque o problema não é o dinheiro andar lá, o problema é quando pa tapar isso aparece mais divida....e apareceram mais 5 milhoes em endividamento...., no entanto importa aferir nos proximos quarters se continua ou não, mas vender assim é treta, pois no fim do dia,traz o que se verificou na pagina de cash flows....

sim... são mais 5 milhões em endividamento, tal como seriam mais 5M em endividamento se tivessemos lá mais 5M em cash parados. E sim, era preferível que as vendas subissem sem ser necessário investir em working capital. Mas isto não é um hipermercado nem um restaurante. Já era de esperar o aumento do working capital (ex cash). Esperaria um aumento de lucros associado que não houve mas é um efeito one off que não foi totalmente perdido, apenas está lá parado sem fazer nada (ou se preferires a pagar juros, que supostamente deverão ser baixos por serem facilmente associados a receivables de curto prazo) até haver ou uma redução de vendas ou um aumento de margens. Ficava preocupado se os receivables não fossem pagos.
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.
 
Mensagens: 1048
Registado: 13/12/2008 12:42
Localização: 14

Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por Artista Romeno » 2/9/2014 18:32

rollingsnowball Escreveu:
Artista Romeno Escreveu:Pois eu olhando mais calmamente, que naquele dia, vi aqui uma coisa que para mim chumbava logo, mas como isto é mercado secundario passa.... esta empresa no ultimo quarter queimou fundo de maneio que nem uma senhora :mrgreen:
vejamos bem que se o aumento de inventario até foi compensado pelo aumento de fornecedores, a rubrica de clientes dispara fortemente, :arrow: O objectvo de uma empresa não é estar a receber tarde, é pagar tarde e receber cedo, foi assim que o belmiro caçou os fornecedores e se expandiu à pala deles.... e este aumentar da rubrica clientes de 43 para 52m no ultimo Quarter é um abuso, não interessa só vender, interessa a margem com que a venda é feita e o prazo de pagamento..... :-k, dito isto em termos de cash flow é um quarter mau... para nao dizer péssimo.... mas no mercado desportivo, ninguem topa isto

sim, fiz referência a isso... foram 5M que foram metidos no working capital ex cash que de lá não saem mais até haver ou uma redução de vendas ou um aumento de margens e que não trouxeram qualquer rendimento operacional associado. Dito isto, não me parece que faça grande diferença no valor final da empresa: se a empresa resolvesse andar com mais 5-6M em cash do que anda e não o distribuir o efeito era semelhante. Mas obviamente preferia ver esses 5M a geral algum rendimento

faz diferença sabes porque o problema não é o dinheiro andar lá, o problema é quando pa tapar isso aparece mais divida....e apareceram mais 5 milhoes em endividamento...., no entanto importa aferir nos proximos quarters se continua ou não, mas vender assim é treta, pois no fim do dia,traz o que se verificou na pagina de cash flows....
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Arlos, bento.jp13, Bing [Bot], Carlos73, Cem pt, icemetal, iniciado1, jprgodinho, latbal, Lisboa_Casino, malakas, Mmmartins, PAULOJOAO, Phil2014, Shift72 e 152 visitantes