Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Toyota Caetano - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por Dr Tretas » 7/4/2016 9:39

Agora já não dá para entrar com dinheiro que se veja, a liquidez secou quando o BCP acabou de vender, se alguém hoje quiser comprar 100k acções, já não há :mrgreen: e não estou a ver o pessoal aqui do Caldeirão a vender abaixo de 2. Também por este motivo, não diria que foram anos perdidos. Foi uma oportunidade, que já passou.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por Fundamentalist » 6/4/2016 23:02

Artista Romeno Escreveu:A SCT melhorou, aumentou o lucro, o cash flow das atividades operacionais passou a positivo, mas a meu ver a empresa não deveria distribuir dividendos tão altos pois apesar de ter pouca divida está a endividar-se para o fazer ( eu sei que o custo é barato mas ainda assim), e há que ver que os investimentos estão a ser metade das depreciações, eventualmente poderia ser agora a altura de entrar, no entanto com o aumento da fiscalidade automóvel importa perguntar, quanto podem crescer estes lucros, se calhar pouco :mrgreen: ainda assim pode ser a altura de entrar para quem goste de correr riscos, lamento informar que perderam 3 anos!
*se estoril so desse dividendos esta tambem poderia ser a altura.... e essa gera bem mais cash que a sct


Chama-lhe perdidos... Há 3 anos conseguias comprar à volta de €0.80. Com estes dividendos dá um retorno de 35% (13cent + 15cent), sendo razoavelmente provável que conseguirias vender a posição com ganhos de capital.

Quanto à Estoril Sol, não me espantava nada que anunciassem dividendos que representassem uma DY na ordem dos 25% vs preços atuais. O problema é q a Estoril Sol ainda tem uma liquidez menor do que a T.Caetano, portanto é bastante complicado adquirir uma posição interessante.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 135
Registado: 10/12/2013 22:53

Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por Artista Romeno » 6/4/2016 19:07

A SCT melhorou, aumentou o lucro, o cash flow das atividades operacionais passou a positivo, mas a meu ver a empresa não deveria distribuir dividendos tão altos pois apesar de ter pouca divida está a endividar-se para o fazer ( eu sei que o custo é barato mas ainda assim), e há que ver que os investimentos estão a ser metade das depreciações, eventualmente poderia ser agora a altura de entrar, no entanto com o aumento da fiscalidade automóvel importa perguntar, quanto podem crescer estes lucros, se calhar pouco :mrgreen: ainda assim pode ser a altura de entrar para quem goste de correr riscos, lamento informar que perderam 3 anos!
*se estoril so desse dividendos esta tambem poderia ser a altura.... e essa gera bem mais cash que a sct
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por NM_2 » 8/2/2016 15:14

EAGLETRADER20 Escreveu:
NM_2 Escreveu:
Dr Tretas Escreveu:Acho que a maioria das empresas não vai optar pela tal história dos 14% a não ser que os benefícios sejam muito evidentes, que pelos vistos não são. Quer dizer, com as regras a mudar permanentemente, quem pode confiar na tal recuperação fiscal futura? Não me parece :shame:

Uma empresa dar hoje ao estado para recuperar amanhã/ daqui a um tempo?!?!?!?!?!? :wall: :wall: :wall:
Dá vontade de chorar!!!!!!


Até faz sentido.
Eu aqui há tempos, vi uns vídeos antigos, em que se esclarecia as pessoas que entregavam as coisas á cooperativa, e depois a cooperativa, no futuro disponibilizava os meios para suprir as necessidades.

Nesse tempo acho que a confiança mutua era outra...
O governo não tem políticas fiscais estáveis pelo que o risco aumenta do lado da empresa...
Tem de ser visto caso a caso na MHO
 
Mensagens: 1536
Registado: 2/9/2014 22:13

Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por rollingsnowball » 8/2/2016 14:35

Dr Tretas Escreveu:Acho que a maioria das empresas não vai optar pela tal história dos 14% a não ser que os benefícios sejam muito evidentes, que pelos vistos não são. Quer dizer, com as regras a mudar permanentemente, quem pode confiar na tal recuperação fiscal futura? Não me parece :shame:

É certo, mas:
1- o método de recuperação é fácil de perceber (bens reavaliados amortizam do mesmo modo que todos os outros) e parece-me que não seria constitucionalmente reversível a partir do momento em que efectuado
2-a taxa de IRC está sempre a mudar e o Governo anterior até a queria continuar a baixar. No entanto, se tentarmos olhar para o futuro do nosso país a médio/longo prazo talvez a tendência até seja de subida (os impostos sobre as empresas são populistas e o endividamento do país não vai ao sítio tão cedo).

Dito isto, também tenho dificuldade em perceber se compensa a menos que seja claro (é só fazer os discount cash flows e ver se compensa por uma margem larga)...

edit: a possibilidade de saída do CIMÓVEL criada por este conjunto de leis é o que me parece mais interessante aqui, embora possa ser menos relevante que a reavaliação de activos por si só
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.
 
Mensagens: 1048
Registado: 13/12/2008 12:42
Localização: 14

Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por EAGLETRADER20 » 8/2/2016 13:52

NM_2 Escreveu:
Dr Tretas Escreveu:Acho que a maioria das empresas não vai optar pela tal história dos 14% a não ser que os benefícios sejam muito evidentes, que pelos vistos não são. Quer dizer, com as regras a mudar permanentemente, quem pode confiar na tal recuperação fiscal futura? Não me parece :shame:

Uma empresa dar hoje ao estado para recuperar amanhã/ daqui a um tempo?!?!?!?!?!? :wall: :wall: :wall:
Dá vontade de chorar!!!!!!


Até faz sentido.
Eu aqui há tempos, vi uns vídeos antigos, em que se esclarecia as pessoas que entregavam as coisas á cooperativa, e depois a cooperativa, no futuro disponibilizava os meios para suprir as necessidades.
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por NM_2 » 8/2/2016 13:49

Dr Tretas Escreveu:Acho que a maioria das empresas não vai optar pela tal história dos 14% a não ser que os benefícios sejam muito evidentes, que pelos vistos não são. Quer dizer, com as regras a mudar permanentemente, quem pode confiar na tal recuperação fiscal futura? Não me parece :shame:

Uma empresa dar hoje ao estado para recuperar amanhã/ daqui a um tempo?!?!?!?!?!? :wall: :wall: :wall:
Dá vontade de chorar!!!!!!
 
Mensagens: 1536
Registado: 2/9/2014 22:13

Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por Dr Tretas » 8/2/2016 13:42

Acho que a maioria das empresas não vai optar pela tal história dos 14% a não ser que os benefícios sejam muito evidentes, que pelos vistos não são. Quer dizer, com as regras a mudar permanentemente, quem pode confiar na tal recuperação fiscal futura? Não me parece :shame:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por rollingsnowball » 8/2/2016 13:12

Fundamentalist Escreveu:
A minha leitura é que as empresas beneficiam da diferenca entre o IRC do ano das amortizacoes e os 14%. Basicamente, assumindo que teem lucros, pagariam os 14% da reavaliacao dos imoveis no primeiro ano, e que depois beneficiariam do nao pagamento de IRC (21.5% em 2015 sem contar com derramas) relativos aos lucros "eliminados" por via da amortizacao da reavaliacao.

Basicamente o estado procura beneficiar da antecipacao de receita fiscal, prejudicando os anos futuros - muito desapontante mas nada de novo.

Para a SCT, isto é bem capaz de ser relevante.

Essa parte eu tinha percebido (embora para ser honesto estava a precisar de ver se esse era o entendimento de mais alguém).

A parte que me faz confusão é se o spread compensa: é que os 14% são pagos agora (ou ao longo de 3 anos) enquanto que os 21,5% só vão ser recuperados ao longo de mais de 5 anos (eles só aceitam activos com mais de 5 anos de vida expectável), o que no caso dos imóveis pode ser até bastante mais de 5 anos. Portanto o spread tem que compensar o custo do dinheiro ao longo do tempo (tendo também em conta que a empresa tem que pagar também juros pela dívida acrescida gerada por esses 14%). Com a taxa base de IRC não compensa muito (principalmente se o António Costa cair e voltar para lá o Passos, caso em que o IRC volta a descer), mas realmente se tivermos em conta as derramas pode compensar bastante (num ano normal o rendimento tributável deverá ultrapassar os 7,5M (ainda que não por muito, em média) o que coloca a derrama nos 5% um pouco mais acima, e aí poderá compensar mais porque o desconto vai incidir sobre a taxa limite (se tinha 8,5M antes e passar a 7,5M a taxa de IRC evitada é na prática de ~26%, salvo erro).

Em 31/12/2014:
Propriedades de investimento
valor contabilístico: 17.345.321
valor de avaliação: 53.942.900

Edifícios e outras construções em activos fixos tangíveis
valor contabilístico: 33.902.266 (59.461.724 em amortizações acumuladas o que indica que a situação será idêntica à das propriedades de investimento)
valor de avaliação: ? (numa regra de três simples seria: 105.433.998)

Se a reavaliação fosse completa e a avaliação nos activos fixos tangíveis estiver aproximadamente certa (até porque eles poderão ter outros ativos a reavaliar para além dos edifícios) então
valor da reavaliação: aproximadamente 108M
Taxa a pagar: 15,1M

Para além disso, há ainda a possibilidade de em caso de alienação se conseguir evitar parte das mais valias (embora julgue que o Governo irá impôr uma limitação aqui), mas isso fica para à frente.


Factores relevantes no Orçamento para a Toyota Caetano:
1- Reavaliação de activos (falada atrás)
2- IMI sobre imóveis para empresas sobe
3- Fundos de investimento imobiliário pagam IMI
4- Fundos de investimento imobiliário, salvo erro, deixam de pagar IRC apenas sobre metade dos lucros (já terá sido assim em 2015)
5- Imposto sobre veículos sobe (mais nos veículos de maior cilindrada e nos mais poluentes, o que é menos mau tendo em conta o mix Toyota, podendo torná-los mais competitivos)
6- Benefícios fiscais aos híbridos plug-in baixam significativamente)

Aqui são especialmente relevantes os pontos 3 e o 4, por causa da exposição ao CIMÓVEL (3.052.897+11.451.494). Com estas alterações o investimento no CIMÓVEL perde a generalidade dos atractivos (já que as comissões ao banco e custos de reavaliação de activos são bastante altas e a compensação no IMI e no IRC desaparece). O impacto pode ser razoável podendo compensar uma saída da Toyota Caetano (o que não seria muito difícil já que juntando fundo de pensões e empresa a Toyota Caetano tem cerca de 40% do fundo e paga também cerca de 40% das rendas. Com a reavaliação de activos a Toyota Caetano podia inclusivamente fazer uma permuta a justo valor com o fundo (entrega 40% do fundo mais uma ou outra propriedade de investimento se necessário e recebe os activos que tem lá e cuja renda está a pagar). Como julgo que o fundo de pensões não tem grandes mais valias pendentes neste investimento parece-me que a recuperação da participação no CIMÓVEL não seria complicada.

Os pontos 5 e 6 terão algum impacto mas sendo a subida generalizada para todas as empresas e admitindo que o mix Toyota poderá até ser ligeiramente favorecido, o impacto não será assim tão grande (se os os preços dos outros subirem mais do que os da Toyota esta se não concorrer por quota pode sempre reter a diferença como margem).
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.
 
Mensagens: 1048
Registado: 13/12/2008 12:42
Localização: 14

Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por Fundamentalist » 8/2/2016 12:08

rollingsnowball Escreveu:Alguém percebeu a reavaliação opcional de activos pelas empresas com taxa a 14%? Em que situações é que isso pode ser útil? Pelo que percebi pagam a 14% nos próximos 3 anos e depois vão deduzindo ao Irc à taxa que estiver em vigor, mas não percebo em que medida este spread poderia justificar o investimento...?

Ps: não me enganei no tópico, parece-me que o potencial impacto aqui poderia ser enorme, basta ver a diferença de valor contabilistico vs de avaliação dos imóveis de investimento e extrapolar para parte dos ativos fixos tangíveis que em princípio serão mais do que os de investimento...


A minha leitura é que as empresas beneficiam da diferenca entre o IRC do ano das amortizacoes e os 14%. Basicamente, assumindo que teem lucros, pagariam os 14% da reavaliacao dos imoveis no primeiro ano, e que depois beneficiariam do nao pagamento de IRC (21.5% em 2015 sem contar com derramas) relativos aos lucros "eliminados" por via da amortizacao da reavaliacao.

Basicamente o estado procura beneficiar da antecipacao de receita fiscal, prejudicando os anos futuros - muito desapontante mas nada de novo.

Para a SCT, isto é bem capaz de ser relevante.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 135
Registado: 10/12/2013 22:53

Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por Artista Romeno » 6/2/2016 11:21

A frota de carros em Portugal já estava envelhecida sendo só charutos e uma idade média salvo erro de 12 anos, então agora é que vai ser pior, a meu ver a Toyota tem algum relevo nos inbridos, mas o saldo pa sct pode não ser assim tão bom convem não esquecer que os outros carros vão todos ficar mais caros e nem toda a gente os vai trocar por híbridos..... :shock:
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por rollingsnowball » 6/2/2016 2:29

Alguém percebeu a reavaliação opcional de activos pelas empresas com taxa a 14%? Em que situações é que isso pode ser útil? Pelo que percebi pagam a 14% nos próximos 3 anos e depois vão deduzindo ao Irc à taxa que estiver em vigor, mas não percebo em que medida este spread poderia justificar o investimento...?

Ps: não me enganei no tópico, parece-me que o potencial impacto aqui poderia ser enorme, basta ver a diferença de valor contabilistico vs de avaliação dos imóveis de investimento e extrapolar para parte dos ativos fixos tangíveis que em princípio serão mais do que os de investimento...
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.
 
Mensagens: 1048
Registado: 13/12/2008 12:42
Localização: 14

Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por rollingsnowball » 3/2/2016 0:11

Bem, parece que o costa vai aumentar o imposto sobre veículos... O ponto menos mau é que se de facto também decidir reforçar o aumento do imposto sobre combustíveis pode ser que os híbridos da Toyota ganhem quota de mercado. Vamos lá a ver onde ele vai buscar os milhões que faltam...

Entretanto o 3o trimestre lá fechou com ligeira queda das vendas como esperado, a produção foi em linha com o plano anunciado também. No global o ano foi em linha com os planos em termos de volume, resta saber em termos de resultados. Entretanto, em janeiro houve um ligeiro aumento de vendas, normal tendo em conta que no ano passado foi um mês fraco, mas que é sempre bom sinal, se se confirmar o aumento de impostos é provável uma corrida nos próximos meses com queda nos meses seguintes, vamos esperar.
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.
 
Mensagens: 1048
Registado: 13/12/2008 12:42
Localização: 14

Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por Artista Romeno » 30/11/2015 22:11

rollingsnowball Escreveu:
Artista Romeno Escreveu:e pelo fundo de maneio a Abengoa explodiu :wall: resta saber se aquilo não escondia fraude :mrgreen:
mas aceito que os resultados trimestrais devem ser lidos no ambito de uma tendencia, no entano este ano da toyota caetano é fraco, o 3rd quarte muito fraco mesmo, se vender mais implica empatar muito mais em inventário esqueçam, é atentar aos proximos trimestres a ver se diminui

A meu ver esta é uma jogada muito arriscada, eu gozei quando aqui cheguei porque a meu ver a liquidez é ridiculamente muito baixa, e os resultados são muito fracos a empresa tem um book value de 150m mas qual é o roe 1%?

voces fizeram uma análise contabilistica, esqueceram-se a meu ver foi de fazer uma analise de valor estratégica e de tendencia do consumidor
-no ramo auto os switching costs são baixos eu posso ter hoje um audi amanha um mercedes nada me prende
-a concorrencia é alta
-cada vez se vendem mais os "charutos" usados, quem antes comprarva familiares agora compra carros tipo mercedes com 7 ou 8 anos, por isto tudo acho que este setor não volta ao antigamente

mas posso estar errado e subitamente as margens subirem imenso, outra coisa a politica de dividendos é estupidamente agressiva :wink:

a meu ver a SCT está cara e com um problema para voces, se tiverem que desfazer a posição terão que andar meses e meses :mrgreen:

por isso tudo disse que entre um etf e isto preferia o etf, voces na sct tem um binomio risco liquidez que não interessa....

comprar por value investment é empresas com boas prespetivas e com multiplos não muito bons, voces o que fizeram foi extreme value investing, que o fez na ramada ou na corticeira foi wow, mas aqui duvido que isso venha a ocorrer, diziam a corticeira cara a 2,50, agora é que está a ficar cara sim..... :mrgreen:

tretas e rolling opinem sobre a sonae industria, eu nao consigo em termos concretos analisar a operação porque nao sei o ebitda de cada segmento mas creio que o belmiro vendeu aquilo com um ev/ebitda pouco maior que a divida liquida.......sinal que ele sabe é que ir vendendo as partes e tentar ir "sobrevivendo"

Sim, não há vantagem competitiva. Dito isto se o negócio ficasse estável onde acredito que está agora (embora não se veja nos resultados do trimestre) dá um lucro bastante razoável para os meus objectivos (mas não me reformo com isto...). E estando o negócio estável não é preciso aumentar mais o fundo de maneio relativamente ao que tínhamos no final deste trimestre. Se precisarem de aumentar será porque o negócio cresceu e os lucros serão maiores. Se o negócio ficar estático e não houver valorizável alteração da inflação isto deixa de aumentar o fundo de maneio. Se for para o negócio ficar estável podem distribuir os lucros na sua quase totalidade como dividendos porque a dívida por enquanto não é assustadora.

Se o negócio continuar a melhorar a um bom ritmo aí poderá ser prudente abrandar os dividendos e distribuí-los apenas quando o negócio abrandar também. Mas não me vou queixar se o negócio melhorar :) Mas acho que isto a melhorar vai ser devagar, os 30 centimos de lucro em 2016 que tinha em vista são capazes de ser complicados de atingir, embora ache que ainda são perfeitamente atingíveis. E sim, 30 centimos ainda assim seria um ROE miserável, mas isso já sabia à cabeça já que era o meu objectivo

Vou ver se olho para a SONI (depois de jantar), achas que vale o esforço de olhar ou tens há alguma coisa que te esteja a intrigar lá?
abraço


o que me intriga é o belmiro vender quase metade das fabricas na europa toda e na africa do sul por 137m de euros, os laminados não entram mas eu não conheço a soni pode ser que os laminados seja o melhor loool :mrgreen:

para chegares aos 30 centimos tens que aumentar o lucro bruto em mais quase 11m de euros não é impossivel, mas quando este ano não aumentou quase nada, será um grande pulo um aumento de quase 20%.....
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por rollingsnowball » 30/11/2015 21:57

Artista Romeno Escreveu:e pelo fundo de maneio a Abengoa explodiu :wall: resta saber se aquilo não escondia fraude :mrgreen:
mas aceito que os resultados trimestrais devem ser lidos no ambito de uma tendencia, no entano este ano da toyota caetano é fraco, o 3rd quarte muito fraco mesmo, se vender mais implica empatar muito mais em inventário esqueçam, é atentar aos proximos trimestres a ver se diminui

A meu ver esta é uma jogada muito arriscada, eu gozei quando aqui cheguei porque a meu ver a liquidez é ridiculamente muito baixa, e os resultados são muito fracos a empresa tem um book value de 150m mas qual é o roe 1%?

voces fizeram uma análise contabilistica, esqueceram-se a meu ver foi de fazer uma analise de valor estratégica e de tendencia do consumidor
-no ramo auto os switching costs são baixos eu posso ter hoje um audi amanha um mercedes nada me prende
-a concorrencia é alta
-cada vez se vendem mais os "charutos" usados, quem antes comprarva familiares agora compra carros tipo mercedes com 7 ou 8 anos, por isto tudo acho que este setor não volta ao antigamente

mas posso estar errado e subitamente as margens subirem imenso, outra coisa a politica de dividendos é estupidamente agressiva :wink:

a meu ver a SCT está cara e com um problema para voces, se tiverem que desfazer a posição terão que andar meses e meses :mrgreen:

por isso tudo disse que entre um etf e isto preferia o etf, voces na sct tem um binomio risco liquidez que não interessa....

comprar por value investment é empresas com boas prespetivas e com multiplos não muito bons, voces o que fizeram foi extreme value investing, que o fez na ramada ou na corticeira foi wow, mas aqui duvido que isso venha a ocorrer, diziam a corticeira cara a 2,50, agora é que está a ficar cara sim..... :mrgreen:

tretas e rolling opinem sobre a sonae industria, eu nao consigo em termos concretos analisar a operação porque nao sei o ebitda de cada segmento mas creio que o belmiro vendeu aquilo com um ev/ebitda pouco maior que a divida liquida.......sinal que ele sabe é que ir vendendo as partes e tentar ir "sobrevivendo"

Sim, não há vantagem competitiva. Dito isto se o negócio ficasse estável onde acredito que está agora (embora não se veja nos resultados do trimestre) dá um lucro bastante razoável para os meus objectivos (mas não me reformo com isto...). E estando o negócio estável não é preciso aumentar mais o fundo de maneio relativamente ao que tínhamos no final deste trimestre. Se precisarem de aumentar será porque o negócio cresceu e os lucros serão maiores. Se o negócio ficar estático e não houver valorizável alteração da inflação isto deixa de aumentar o fundo de maneio. Se for para o negócio ficar estável podem distribuir os lucros na sua quase totalidade como dividendos porque a dívida por enquanto não é assustadora.

Se o negócio continuar a melhorar a um bom ritmo aí poderá ser prudente abrandar os dividendos e distribuí-los apenas quando o negócio abrandar também. Mas não me vou queixar se o negócio melhorar :) Mas acho que isto a melhorar vai ser devagar, os 30 centimos de lucro em 2016 que tinha em vista são capazes de ser complicados de atingir, embora ache que ainda são perfeitamente atingíveis. E sim, 30 centimos ainda assim seria um ROE miserável, mas isso já sabia à cabeça já que era o meu objectivo

Vou ver se olho para a SONI (depois de jantar), achas que vale o esforço de olhar ou tens há alguma coisa que te esteja a intrigar lá?
abraço
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.
 
Mensagens: 1048
Registado: 13/12/2008 12:42
Localização: 14

Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por Artista Romeno » 30/11/2015 21:23

rollingsnowball Escreveu:"Modo Artista_Romeno on"
Aumento do fundo de maneio, cash flow operacional fortemente negativo, aumento de dívida constante, resultados péssimos
"Modo Artista_Romeno off"
:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Claro que não gosto de nenhum dos pontos atrás mas para ser honesto não vi nada que não fosse expectável. Só não consigo nunca perceber o negócio do aluguer. Aquilo flutua que é uma coisa doida. É isso e o negócio em Cabo Verde que flutua também que é uma coisa doida, tanto dá prejuízos monstros como lucros incríveis. Parece-me que nestes dois negócios o melhor é não ligar às variações trimestrais senão fico com um nó... O negócio de aluguer para além do capital lá empregue aparentemente é responsável por metade dos custos financeiros. à excepção de eventuais efeitos indirectos que possam ser reflectidos em outros segmentos é um negócio da treta.

Dito isto, sem surpresas :)


e pelo fundo de maneio a Abengoa explodiu :wall: resta saber se aquilo não escondia fraude :mrgreen:
mas aceito que os resultados trimestrais devem ser lidos no ambito de uma tendencia, no entano este ano da toyota caetano é fraco, o 3rd quarte muito fraco mesmo, se vender mais implica empatar muito mais em inventário esqueçam, é atentar aos proximos trimestres a ver se diminui

A meu ver esta é uma jogada muito arriscada, eu gozei quando aqui cheguei porque a meu ver a liquidez é ridiculamente muito baixa, e os resultados são muito fracos a empresa tem um book value de 150m mas qual é o roe 1%?

voces fizeram uma análise contabilistica, esqueceram-se a meu ver foi de fazer uma analise de valor estratégica e de tendencia do consumidor
-no ramo auto os switching costs são baixos eu posso ter hoje um audi amanha um mercedes nada me prende
-a concorrencia é alta
-cada vez se vendem mais os "charutos" usados, quem antes comprarva familiares agora compra carros tipo mercedes com 7 ou 8 anos, por isto tudo acho que este setor não volta ao antigamente

mas posso estar errado e subitamente as margens subirem imenso, outra coisa a politica de dividendos é estupidamente agressiva :wink:

a meu ver a SCT está cara e com um problema para voces, se tiverem que desfazer a posição terão que andar meses e meses :mrgreen:

por isso tudo disse que entre um etf e isto preferia o etf, voces na sct tem um binomio risco liquidez que não interessa....

comprar por value investment é empresas com boas prespetivas e com multiplos não muito bons, voces o que fizeram foi extreme value investing, que o fez na ramada ou na corticeira foi wow, mas aqui duvido que isso venha a ocorrer, diziam a corticeira cara a 2,50, agora é que está a ficar cara sim..... :mrgreen:

tretas e rolling opinem sobre a sonae industria, eu nao consigo em termos concretos analisar a operação porque nao sei o ebitda de cada segmento mas creio que o belmiro vendeu aquilo com um ev/ebitda pouco maior que a divida liquida.......sinal que ele sabe é que ir vendendo as partes e tentar ir "sobrevivendo"
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por rollingsnowball » 30/11/2015 21:05

Dr Tretas Escreveu:As vendas aumentaram, é verdade, mas isso não se traduziu em lucro porque as margens são fraquinhas. A dívida aumentou, não gosto de dívida. Houve uma queda dos capitais próprios, também não gosto. A única desculpa que têm é que foram custos com a reconfiguração da fábrica.
Na minha opinião, é tudo um bocado abaixo do que eu esperava. Têm urgentemente que ver se melhoram essas margens de lucro. É importante intensificar esses bombardeamentos na Síria :twisted:
Mas pronto, digamos que foi um ano de transição. Se para o ano o lucro não aumentar substancialmente, tenho que concluir que a cotação não pode chegar aos 2-3€ que eu queria quando entrei.

Suponho que não estejas a falar do trimestre em relação ao que sublinhei.

As margens são fraquinhas como sempre foram. Grande parte dos custos são fixos, portanto se eles venderem pouco acima do break-even não se podem esperar grandes lucros. A parte boa é que qualquer aumento acima disso tem um impacto desproporcional nos lucros, a parte má é que as vendas de automóveis (em volume) só aumentaram 11% em relação ao mesmo trimestre do ano passado e é provável que até caiam neste último trimestre em relação ao 4T2014, até pelo congelamento de investimentos que houve no país em Outubro e Novembro (que não sei se entretanto foram reatados). Mas nos próximos dias já devemos saber as vendas de Novembro. Se as vendas forem ao sítio os lucros também vão. Mas não podemos esperar que as vendem voltem ao normal enquanto o desemprego não cair para um nível normal e o rendimento disponível não aumentar.
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.
 
Mensagens: 1048
Registado: 13/12/2008 12:42
Localização: 14

Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por rollingsnowball » 30/11/2015 20:55

"Modo Artista_Romeno on"
Aumento do fundo de maneio, cash flow operacional fortemente negativo, aumento de dívida constante, resultados péssimos
"Modo Artista_Romeno off"
:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Claro que não gosto de nenhum dos pontos atrás mas para ser honesto não vi nada que não fosse expectável. Só não consigo nunca perceber o negócio do aluguer. Aquilo flutua que é uma coisa doida. É isso e o negócio em Cabo Verde que flutua também que é uma coisa doida, tanto dá prejuízos monstros como lucros incríveis. Parece-me que nestes dois negócios o melhor é não ligar às variações trimestrais senão fico com um nó... O negócio de aluguer para além do capital lá empregue aparentemente é responsável por metade dos custos financeiros. à excepção de eventuais efeitos indirectos que possam ser reflectidos em outros segmentos é um negócio da treta.

Dito isto, sem surpresas :)
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.
 
Mensagens: 1048
Registado: 13/12/2008 12:42
Localização: 14

Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por Dr Tretas » 30/11/2015 20:16

As vendas aumentaram, é verdade, mas isso não se traduziu em lucro porque as margens são fraquinhas. A dívida aumentou, não gosto de dívida. Houve uma queda dos capitais próprios, também não gosto. A única desculpa que têm é que foram custos com a reconfiguração da fábrica.
Na minha opinião, é tudo um bocado abaixo do que eu esperava. Têm urgentemente que ver se melhoram essas margens de lucro. É importante intensificar esses bombardeamentos na Síria :twisted:
Mas pronto, digamos que foi um ano de transição. Se para o ano o lucro não aumentar substancialmente, tenho que concluir que a cotação não pode chegar aos 2-3€ que eu queria quando entrei.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por ricardmag » 30/11/2015 20:06

Caro tretas, na tua opinião pioraram ou foram abaixo das expectativas?

Se os Land Cruisers vão para o isis então eles agora vão precisar de mais :twisted: :-$
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por Dr Tretas » 30/11/2015 19:17

Já vi a coisa mais bem encaminhada :|
Como reestruturaram a produção, e isso deve ter tido alguns custos, vou-lhes dar o benefício da dúvida por enquanto. A fábrica esteve uns meses parada e tal. Mas se durante o ano que vem não começa a entrar lucro a sério, vou ter que repensar este investimento :-k
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por ricardmag » 30/11/2015 18:48

E que tal os resultados? http://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/docs/PCT57875.pdf
Obrigado.
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por rollingsnowball » 28/10/2015 20:13

Dr Tretas Escreveu:Não resisti...

LC70.jpg


Mas não, vendo bem a coisa, a produção de Ovar é com condutor do lado direito. É chato porque o Estado Islâmico e a frente Al-Nusra são consumidores importantes :|

Isso até era um ponto a favor! Normalmente dispara-se para o condutor. Se o condutor estiver do lado errado confunde o adversário... :mrgreen:
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.
 
Mensagens: 1048
Registado: 13/12/2008 12:42
Localização: 14

Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por Dr Tretas » 28/10/2015 17:24

Não resisti...

LC70.jpg
Esquerda: veículo nas fases finais de inspecção em Ovar
Direita: veículo já em acção, em Idlib, Síria.


Mas não, vendo bem a coisa, a produção de Ovar é com condutor do lado direito. É chato porque o Estado Islâmico e a frente Al-Nusra são consumidores importantes :|
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por Eurobrexit » 9/10/2015 7:28

SE tudo correr normalnente temos a Toyota nos 2 euros.
Porque tera resultados que a um PER de 10/12 o permite.
Valido ate contas des 2015 ca fora.
Isto e mera adivinhação pois ninguem sabe a chave do euromilhoes exceto alguns iluminados do bcp.... e....
 
Mensagens: 793
Registado: 29/11/2007 10:27
Localização: Portugal

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: bento.jp13, Bing [Bot], chico_laranja, Garfield, JotaFreitas1, jvrs, latbal, m-m, malakas, PAULOJOAO, TheKuby e 103 visitantes