Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Toyota Caetano - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por Artista Romeno » 26/4/2015 20:32

rollingsnowball Escreveu:http://www.vanguardngr.com/2014/11/say-lc70-pickup/
É sempre bom saber o que se diz em África (neste caso Nigeria) sobre o lc70 se o destino da produção é esse... só vi um "defeito":

The plant engineer, who further noted that his company has been using six units of the LC70 since 2004, explained that they have only changed brake pads after many years. - See more at: http://www.vanguardngr.com/2014/11/say- ... mJbP3.dpuf

se estas coisas durarem para sempre só se vende uma vez... mas é sempre mais um motivo para ser escolhido


toyota é uma marca com design pouco ortodoxo mas regra geral fiável isso não tem questão
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por rollingsnowball » 26/4/2015 10:39

http://www.vanguardngr.com/2014/11/say-lc70-pickup/
É sempre bom saber o que se diz em África (neste caso Nigeria) sobre o lc70 se o destino da produção é esse... só vi um "defeito":

The plant engineer, who further noted that his company has been using six units of the LC70 since 2004, explained that they have only changed brake pads after many years. - See more at: http://www.vanguardngr.com/2014/11/say- ... mJbP3.dpuf

se estas coisas durarem para sempre só se vende uma vez... mas é sempre mais um motivo para ser escolhido
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.
 
Mensagens: 1048
Registado: 13/12/2008 12:42
Localização: 14

Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por Artista Romeno » 13/4/2015 22:48

O andebol esta montado.....agora e que vai ser mercado desportivo a bombar aqui....mas cuidado isto n tem liquidez nenhuma o preco e como o capital do montepio ainda vai levar anos se alguma x o charuto tiver sucesso a chegar a niveis da corticeira coisa que alias em market cap nem pensar niveis de preco va...mas a queimar fundo de maneio assim n vao ser peras doces
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por Fundamentalist » 13/4/2015 22:12

Faz sentido. O (financial) leasing não foi um cash inflow, mas a liability foi adicionada à divida financeira. Se foi o leasing, os financial leases explicam €3.4m dos €4m, o que deixa uma diferença marginal. Obrigado.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 135
Registado: 10/12/2013 22:53

Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por rollingsnowball » 13/4/2015 21:57

Random Walker Escreveu:Tenho andado silencioso porque o tempo é muito pouco mas dei uma olhada rápida às contas.

3 comentários rápidos:

1) Aqueles lucros pareceram-me excessivos inicialmente, confirma-se que uma parte vem da redução das amortizações devido ao menor investimento nos últimos anos e não devido a melhorias operacionais.

2) O incêncio de Março no Carregado foi em propriedade da SCT, como eu tinha medo. Aparentemente está tudo devidamente segurado (espero que edifício e rendas perdidas) o que mostra gestão prudente.

3) Não gostei de o Cash Flow operacional estar tão negativo com resultados bons. Parece-me que isso se deveu à gestão do Working Capital mas não tenho tempo de ver com cuidado. Já houve aqui vários comentários relacionados com o Working Capital, claramente é preciso perceber isto melhor.

Rolling Snowball, se fores ver as contas em detalhe aconselho a verificar o que se passou com aquele Cash Flow operacional. Se o padrão se mantiver muito tempo é usualmente muito mau sinal.

De qualquer modo acho que agora é sempre a subir :)

Ainda estou a tratar de ver aquilo.. a vida anda complicada, mas vou tentar olhar para isso esta semana

edit: na minha avaliação inicial o grande consumo de capital foi em inventários e parte em clientes como disseram atrás, nada que não fosse de esperar.. na página do cashflow aparece nos pagamentos a fornecedores mas no balanço são os inventários.. eles explicam isso lá no meio.. e acho que no post que estou a preparar também falo nisso... quanto ao cash flow de investimentos à primeira vista também me parece que a diferença são leasings mas tenho que ver isso fresco
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.
 
Mensagens: 1048
Registado: 13/12/2008 12:42
Localização: 14

Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por Random Walker » 13/4/2015 17:41

Fundamentalist Escreveu:
Random Walker Escreveu:Tenho andado silencioso porque o tempo é muito pouco mas dei uma olhada rápida às contas.

3 comentários rápidos:

1) Aqueles lucros pareceram-me excessivos inicialmente, confirma-se que uma parte vem da redução das amortizações devido ao menor investimento nos últimos anos e não devido a melhorias operacionais.

2) O incêncio de Março no Carregado foi em propriedade da SCT, como eu tinha medo. Aparentemente está tudo devidamente segurado (espero que edifício e rendas perdidas) o que mostra gestão prudente.

3) Não gostei de o Cash Flow operacional estar tão negativo com resultados bons. Parece-me que isso se deveu à gestão do Working Capital mas não tenho tempo de ver com cuidado. Já houve aqui vários comentários relacionados com o Working Capital, claramente é preciso perceber isto melhor.

Rolling Snowball, se fores ver as contas em detalhe aconselho a verificar o que se passou com aquele Cash Flow operacional. Se o padrão se mantiver muito tempo é usualmente muito mau sinal.

De qualquer modo acho que agora é sempre a subir :)


Quanto ao ponto 3), o CF operancial negativo de -€15m foi sobretudo para financiar um aumento de inventário (+€27m) e de contas a receber (+€13m), sendo que o aumento dos fornecedores (+€9m) ajudou a compensar. Como as vendas aumentaram bastante, as maiores necessidades de WC nao foram surpresa. Excluindo movimentos de WC, o CF operacional foi de €16m... Nada mau para uma empresa com um market cap de €45m.

No entanto, quanto analiso o balanco e o CF statement da Toyota Caetano, há algo que acho estranho. O aumento da divida financeira no balanco é de €24.2m, enquanto no CF statment, a Toyota Caetano diz apenas obteve €20.5m em novos financiamentos e pagou €0.5m, portanto o aumento da divida deveria ter sido €20m. Há €4m de divida adicionais que aparecem no balanco do nada (aparentemente). Alguem tem uma explicacao para isto?


Isso deve ser efeito dos leasings, que acho que passam directamente para o Balanço e não passam pelo Cash Flow.
 
Mensagens: 10
Registado: 15/10/2014 11:16

Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por Fundamentalist » 13/4/2015 15:33

Random Walker Escreveu:Tenho andado silencioso porque o tempo é muito pouco mas dei uma olhada rápida às contas.

3 comentários rápidos:

1) Aqueles lucros pareceram-me excessivos inicialmente, confirma-se que uma parte vem da redução das amortizações devido ao menor investimento nos últimos anos e não devido a melhorias operacionais.

2) O incêncio de Março no Carregado foi em propriedade da SCT, como eu tinha medo. Aparentemente está tudo devidamente segurado (espero que edifício e rendas perdidas) o que mostra gestão prudente.

3) Não gostei de o Cash Flow operacional estar tão negativo com resultados bons. Parece-me que isso se deveu à gestão do Working Capital mas não tenho tempo de ver com cuidado. Já houve aqui vários comentários relacionados com o Working Capital, claramente é preciso perceber isto melhor.

Rolling Snowball, se fores ver as contas em detalhe aconselho a verificar o que se passou com aquele Cash Flow operacional. Se o padrão se mantiver muito tempo é usualmente muito mau sinal.

De qualquer modo acho que agora é sempre a subir :)


Quanto ao ponto 3), o CF operancial negativo de -€15m foi sobretudo para financiar um aumento de inventário (+€27m) e de contas a receber (+€13m), sendo que o aumento dos fornecedores (+€9m) ajudou a compensar. Como as vendas aumentaram bastante, as maiores necessidades de WC nao foram surpresa. Excluindo movimentos de WC, o CF operacional foi de €16m... Nada mau para uma empresa com um market cap de €45m.

No entanto, quanto analiso o balanco e o CF statement da Toyota Caetano, há algo que acho estranho. O aumento da divida financeira no balanco é de €24.2m, enquanto no CF statment, a Toyota Caetano diz apenas obteve €20.5m em novos financiamentos e pagou €0.5m, portanto o aumento da divida deveria ter sido €20m. Há €4m de divida adicionais que aparecem no balanco do nada (aparentemente). Alguem tem uma explicacao para isto?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 135
Registado: 10/12/2013 22:53

Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por Random Walker » 13/4/2015 14:19

Tenho andado silencioso porque o tempo é muito pouco mas dei uma olhada rápida às contas.

3 comentários rápidos:

1) Aqueles lucros pareceram-me excessivos inicialmente, confirma-se que uma parte vem da redução das amortizações devido ao menor investimento nos últimos anos e não devido a melhorias operacionais.

2) O incêncio de Março no Carregado foi em propriedade da SCT, como eu tinha medo. Aparentemente está tudo devidamente segurado (espero que edifício e rendas perdidas) o que mostra gestão prudente.

3) Não gostei de o Cash Flow operacional estar tão negativo com resultados bons. Parece-me que isso se deveu à gestão do Working Capital mas não tenho tempo de ver com cuidado. Já houve aqui vários comentários relacionados com o Working Capital, claramente é preciso perceber isto melhor.

Rolling Snowball, se fores ver as contas em detalhe aconselho a verificar o que se passou com aquele Cash Flow operacional. Se o padrão se mantiver muito tempo é usualmente muito mau sinal.

De qualquer modo acho que agora é sempre a subir :)
 
Mensagens: 10
Registado: 15/10/2014 11:16

Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por rollingsnowball » 10/4/2015 22:59

Artista Romeno Escreveu:Eu sempre tive um fetiche que por temer ser atraicoado por ele nunca o executei a letra e i fetiche era investir em coisas muito ordinarias...marcas ordinarias tipo nos ate pode ser agora este lc70 bate tudo que charuto meu deus! Mas pa sct diria que e positivo para dar atividade a fabrica.... se a sct tivesse dado o aumento da divida em dividendos era positivo agora aumentar por aumentar e mau, qt aos custos financeiros aquilo n e so juros tem outros itens
bottom line accoes desportivas sao isso mesmo liquidez ridicula que tirando o caso particular da corticeira me manterao afastado deste mercado apesar do fetiche....gostava de investir se houvesse em accoes do lidl e ganhar com aquilo por exemplo...ha marcas ordinarias a dar dinheiro a renault por exemplo mas n chega quero mais....lol

Em relação aos dividendos discordo. Acho que já tivemos esta discussão mas basicamente:
1- A Toyota Caetano tem tido como política distribuir a quase totalidade do resultado líquido em dividendos. Em anos bons distribuiu um pouco menos em anos menos bons ultrapassa os resultados líquidos. Em anos muito maus não distribui para manter a estabilidade financeira. E tem sido consistente nisso. Sendo assim é importante que continue porque significa que está a cumprir um contrato implícito com os accionistas.
2- Não vejo motivo para não distribuir os dividendos: a dívida continua baixa, a que há é coberta à larga por inventários, contas a receber e imobiliário. É certo que inventários normalmente não são um garante muito seguro mas neste caso são automóveis e portanto um garante perfeitamente seguro (e vendável rapidamente e com baixos custos na actividade normal da empresa). Contas a receber são parecidas em todo o lado e o imobiliário (sem ir para o imobiliário necessário para a actividade) está avaliado a muito mais do que a dívida que lhe está adstrita. Adicionalmente o custo da dívida está baixo (sim, tem lá as perdas com derivados misturadas mas até foram maiores do que no ano passado por isso o custo foi de facto mais baixo), e por isso convém aproveitar. O Governo devolve 1/5 dos juros e entretanto o dinheiro está nos accionistas que precisam mais dele do que a empresa (mesmo ao próprio Grupo Salvador Caetano deve dar mais jeito o dinheiro no Grupo: pagam juros mais baratos na SCT e deixam de os pagar no GSC, mas isto sou eu a deduzir). Por mim eles distribuíam 1 euro de dividendo e não se ia notar grande diferença. Convinha era que fosse com dívida de mais longo prazo senão ficava-se na corda bamba.
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.
 
Mensagens: 1048
Registado: 13/12/2008 12:42
Localização: 14

Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por Artista Romeno » 10/4/2015 22:20

Ir a uma ag com meia duzia de romenos tambem deve ter o seu k de piada
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por Artista Romeno » 10/4/2015 22:20

Eu sempre tive um fetiche que por temer ser atraicoado por ele nunca o executei a letra e i fetiche era investir em coisas muito ordinarias...marcas ordinarias tipo nos ate pode ser agora este lc70 bate tudo que charuto meu deus! Mas pa sct diria que e positivo para dar atividade a fabrica.... se a sct tivesse dado o aumento da divida em dividendos era positivo agora aumentar por aumentar e mau, qt aos custos financeiros aquilo n e so juros tem outros itens
bottom line accoes desportivas sao isso mesmo liquidez ridicula que tirando o caso particular da corticeira me manterao afastado deste mercado apesar do fetiche....gostava de investir se houvesse em accoes do lidl e ganhar com aquilo por exemplo...ha marcas ordinarias a dar dinheiro a renault por exemplo mas n chega quero mais....lol
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por ricardmag » 10/4/2015 14:15

Só para ficar registado 8-)

Economico Escreveu:O jipe Toyota Land Cruiser Serie 70 passa a ser produzido em Ovar a partir de Julho.
A fábrica potuguesa da Toyota Caetano, em Ovar, vai receber um novo modelo a partir de Julho de 2015. O jipe Toyota Land Cruiser Serie 70 passará a ser produzido em Portugal apenas para exportação.

De acordo com o relatório e contas referente ao exercício de 2014, "foram ultrapassados as incertezas existentes sobre a continuidade da unidade fabril de Ovar, após o acordo com a TMC para a montagem de unidades LC70 com destino à exportação".

Desta forma, a Toyota Caetano acredita num futuro "mais desanuviado, competindo-nos demonstrar mais uma vez todas as capacidades e empenho que os colaboradores desta unidade fabril sempre exibiram na prossecução dos objectivos traçados".

A produção do novo modelo arranca no segundo semestre, estimando-se já para este ano "um volume de montagem capaz de absorver a integralidade dos gastos fabris e consequentemente a obtenção do equilíbrio económico nesta unidade", refere o comunicado.

A fábrica de Ovar é responsável pela produção do comercial ligeiro Dyna.

Este modelo manteve a liderança pelo 8º ano consecutivo no segmento Chassis-Cabine.
Facturação situa-se nos 272 milhões de euros
O grupo automóvel liderado por José Ramos fechou 2014 com um volume de negócio de 272 milhões de euros, o que representa um crescimento de 22% face ao ano anterior.

Em termos comerciais, as vendas Toyota apresentaram um crescimento de 44% no seu total, atingindo as 8.449 unidades, traduzindo-se num ganho de quota de mercado de 0,3 p.p. face a 2013 (quota de mercado total de 4,9%).

O desempenho positivo da marca Toyota fica a dever-se, essencialmente, à boa performance dos modelo Yaris e Auris e ao forte crescimento das vendas dos modelos com motorização híbrida (+163% vs 2013).

A Toyota Caetano salienta ainda o bom desempenho dos modelos Hilux e Dyna (produzido em Ovar), que "incrementaram uma vez mais a sua quota de mercado e terminaram como líderes de vendas nos respectivos segmentos".

Lexus cresce 89%

No mercado ‘premium', a marca Lexus ficou acima do comportamento do mercado, apresentando um forte crescimento de 89%. Em 2014, a Lexus registou 295 matrículas, traduzindo-se numa quota de 0,8% no mercado ‘premium' (+0,2 p.p. face a 2013).

"O acréscimo acentuado nas vendas da Lexus em 2014 ficou a dever-se ao bom desempenho do modelo IS, à renovação do compacto CT, assim como ao lançamento do novo modelo NX", sublinha o relatório.

Para 2015, os objectivos da Toyota Caetano para a marca Lexus passam por reforçar o posicionamento de inovação, alavancado na oferta alargada e exclusiva de viaturas híbridas com design avançado", tonando a marca uma referência em termos de design e reforçar o seu apelo emocional, através da renovação e alargamento da gama de modelos.
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por rollingsnowball » 10/4/2015 12:23

ptbr13 Escreveu:Parabéns a quem acreditou nesta cotada, também acho que é uma boa empresa, principalmente num período de recuperação da economia. Ser pouco líquida é uma desvantagem, mas quem investe uma pequena quantia, não vejo isso como um problema.

P.S. Já tentei entrar com um pequeno investimento e havia vendedores ao preço que fiz a oferta e não foi efectuada. Por isso ainda continuo de fora (por achar entranho este comportamento), mas não estranharia que subisse fortemente. Boa sorte a quem alimenta este tópico.

Lê este tópico para trás. O funcionamento deste tipo de mercado está explicado. É tudo limpo


ps: também gosto mais da versão caixa aberta... Essa versão fechada já não gosto. Só se for para Safaris

edit: A Wikipedia é uma fonte perfeitamente credível e faz sentido pôr um modelo para Àfrica em Portugal e nas mãos do grupo Salvador Caetano que já tem experiência com esse mercado

edit2: O mercado africano também tem a vantagem de ser um mercado em franco crescimento o que é óptimo :) e é um tipo de vaículo que "veio para ficar"

edit3: é tudo limpo mas quando não sabia como funcionava também me limparam ao tirarem-me da boca blocos de acções que pensava que já eram meus
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.
 
Mensagens: 1048
Registado: 13/12/2008 12:42
Localização: 14

Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por rollingsnowball » 10/4/2015 12:20

Dr Tretas Escreveu:Pelos vistos havia informação na wikipédia sobre o novo modelo em Ovar (Land Cruiser 70) desde 23 de Janeiro (enfim, também vale o que vale, o modelo é mesmo o LC70, agora que é para ir para África não está especificado nos documentos da Toyota Caetano, pelo menos não reparei):

2015: The Land Cruiser 70 will be produced in Ovar, Portugal in an updated version from mid 2015 onwards for export to the African market.


Suponho que as várias guerras em África e no Médio Oriente precisam de veículos :evil:

Imagem


Já acabei de ler o relatório. depois vou desmontá-lo e remontar à minha maneira como habitual mas fica para quando tiver tempo.
Entretanto de relevante fica:
- No 4ºT a empresa já só perdeu 390k líquidos no segmento produção automóvel.
- O segmento indústria perdeu 2319k líquidos no segmento produção automóvel durante o ano
- Recebemos um novo modelo e espera-se que este segmento já não tenha perdas no segundo trimestre. Deduz-se que para o ano (2016) já hajam lucros mas vou assumir apenas uma anulação dos prejuízos. 2319k líquidos são 6,6 cêntimos por acção. Ou seja, como estamos a ser conservadores ao admitir que este segmento apenas vai anular prejuizos acho que se justifica um múltiplo de 10 no mínimo (possivelmente mais). Só isto já justifica 66 cêntimos da cotação
- Quanto a já estar decidido desde Janeiro e só agora aparecer: já estava decidido provavelmente há muito tempo, mas provavelmente nada no papel e faltavam pormenores. A casa mãe certamente que queria manter flexibilidade para se o mundo ficasse de pernas para o ar poderem cancelar sem dar Cavaco a ninguém. Sendo assim eram mais dois meses menos dois meses e ficou para o relatório de contas. Passo a citar:
Assembleia Abril 2013:
(..) próxima conclusão de um acordo (...) novo projecto de montagem para a fábrica de Ovar e destinado à exportação (...) iniciar-se-à muito provavelmente em 2016

e note-se que no ano seguinte a data já estava de acordo com a actual
Assembleia Abril 2014:
Referiu que, atendendo aos resultados obtidos pela Caetano Components na sua atividade dos últimos anos foi deliberada a sua dissolução e liquidação. Mais disse que a Unidade Industrial de Ovar continuou a contribuir negativamente para os resultados apurados, mas que se espera, a partir de meados de 2015, a implementação de um novo projecto, em parceria com a Toyota, tendo-se a expectativa de, a partir de 2016, a sociedade deixar de suportar perdas com a Unidade Industrial acima referida.



- comércio interno automóvel lucra 1790k no último trimestre: alto volume e atingimento de objectivos na provável origem. Não sei se conseguimos extrapolar que a este volume correspondam por norma estes lucros porque poderá ter feito com que os objectivos do ano fossem ultrapassados e ter criado lucros que seriam referentes à totalidade do ano e não apenas às vendas do trimestre
- Os serviços automóveis tiveram lucro de 110k no trimestre, atingindo o zero no ano. Importante aqui é que isto foi apesar da queda de vendas, graças à diminuição do pessoal. Eles reafirmam o óbvio: é o volume de vendas dos anos anteriores que determina o trabalho aqui e os anos anteriores foram maus. A boa notícia é que se assim conseguem não ter prejuízo a coisa está bem encaminhada com o aumento de vendas que tem havido
- Nos serviços de máquinas industriais o lucro caiu para 108k no trimestre, dentro da variabilidade que me parece normal. Mesmo assim um resultado brilhante de 1142k no ano
- A divisão de aluguer automóvel lucro 244 k no trimestre. Não sei se a maior parte não será das mais valias com alienação de frota. Sendo assim não consigo avaliar adequadamente este segmento
- A divisão de aluguer de máquinas teve um lucro de 330k para um total anual de 1142k
- A divisão de venda de máquinas indústriais lucrou 135k. É bom lucrar aqui e nos serviços mas parece-me que o importante é a segunda parte e não esta. Mas como o grupo teve um ano enorme em termos de conquista de quota de mercado é óptimo atingir um lucro anual de 273k.
-Depois há eliminações intragrupo para a a frente e para trás mas a coisa correu bem. Aliás:
LUCRO reportado aos últimos 3 meses 2014: 1987K
LUCRO reportado aos primeiros 9 meses 2014: 1973k

Entretanto os dados do 1ºT 2015 têm saído razoáveis (entre parêntises os números do 4ºT):
- 2319 veículos novos vendidos (2848)
- produção automóvel 169+179+? (549)
- Mercado Máquinas movimentação de carga: 273+112+? (443)

Em resumo: o mercado de MMC deverá ter melhorado, a produção automóvel é provável que decaia um pouco mas pode ficar sobreponível sem grandes surpresas, venderam-se menos veículos novos mas não me parece que seja muito fácil extrapolar daí

Extras:
- o fundo de pensões levou um banho, como aconteceu pelo mundo inteiro 2014 serviu para as empresas aproveitarem os resultados bons para reverem as tabelas actuariais. São 3,9M líquidos que desaparecem dos capitais próprios sem nunca lá terem estado. Na prática os dados agora são certamente mais realistas do que eram.
- Mais - valias na alienação de ativo fixo tangível 344.648 (2014) 1.274.484 (2013). Parte destas mais valias são esperadas enquanto as unidades de renting existirem mas alguns dos lucros, principalmente no ano anterior, foram por redução de frota. Ou seja, os lucros da alienação da frota de aluguer não foram muito altos o que poderá significar que os resultados também não estejam assim tão deturpados por factores não recorrentes.
-Foram gastos 7.3 M em publicidade dos quais 2M são recuperáveis (portanto 5.3M). Destes 7.3M, 2.7M foram com a Caetsu (2.2M no ano passado). A publicidade é um gasto não só necessário mas importantíssimo. Presto atenção só por causa da Caetsu pertencer ao Grupo, parece-me no entanto que a coisa está perfeitamente dentro do controlo.
-Bastante mais dívida (dívida líquida de 38.375k vs 19046k) e menos juros(1528k vs 2619k). Assim vale a pena aumentar a dívida :)
-Na sequência do ponto anterior a ideia de distribuir 0.13€ por acção de dividendos (4.55M€) é óptima e quando muito peca por defeito (porque os juros descontam nos impostos :) ).

ps: isto são apenas umas notas soltas

ps2: Talvez consiga ir à assembleia geral. Calha numa data em que acho que consigo gozar umas das folgas que tenho em atraso. Vou falar com o chefe. Alguém vai?

ps3: Sim, o volume extra que adicionei no ano passado descompensou as cotações. Não fui tudo eu e a coisa continuou a disparar (bastante) para cima depois de eu ter parado, e depois fui abrandando a queda. Espero ter aprendido a lição já que se tudo correr como planeado vou fazer um cobres em todas elas mas em menos acções do que poderia ter com o mesmo capital investido. Há erros que saem do bolso, tenho tido uns quantos e este é um deles... é para juntar às acções da Ramada que vendi logo no início ainda nem eu percebi bem porquê (e já agora as da corticeira e as da Novabase.. estas duas bastava ter esperado 2 meses e só vender depois que tinha tido um impacto enorme nos meus bolsos.. e as da Corticeira foi estupidez igual às da Ramada.. As da Novabase menos mal porque eu não adivinhava que elas iam disparar mas as outras estava fácil de ver na altura)... Tenho pago caro alguns erros mas estou em paz com eles.

ps4: eles tiveram bom gosto. Passar da Dyna para o LC70 é nível. E pelo que percebi as Dynas para o mercado nacional são para manter, o que é bom já que é líder de mercado cá em Portugal.

ps5: a coisa está a encaminhar-se para em 2 dias (ontem e hoje) eu conseguir recuperar (no papel) tudo o que deixei de ganhar por não ter ficado quieto no ano passado. E olhando para trás para o meu primeiro artigo na Toyota Caetano está tudo a correr tão bem ou melhor que o planeado. Como disse o Dr. Tretas:

I love it when a plan comes together
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.
 
Mensagens: 1048
Registado: 13/12/2008 12:42
Localização: 14

Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por CTT17 » 10/4/2015 11:56

Parabéns a quem acreditou nesta cotada, também acho que é uma boa empresa, principalmente num período de recuperação da economia. Ser pouco líquida é uma desvantagem, mas quem investe uma pequena quantia, não vejo isso como um problema.

P.S. Já tentei entrar com um pequeno investimento e havia vendedores ao preço que fiz a oferta e não foi efectuada. Por isso ainda continuo de fora (por achar entranho este comportamento), mas não estranharia que subisse fortemente. Boa sorte a quem alimenta este tópico.
 
Mensagens: 777
Registado: 22/12/2013 23:04

Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por Dr Tretas » 10/4/2015 11:38

Continuo a achar que a versão pickup é que vai vender bem. Reparem que o Monstro das Bolachas prefere Toyota :mrgreen:

Imagem
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por ricardmag » 10/4/2015 11:21

Novo Toyota feito em Ovar

Imagem

Dinheiro Vivo Escreveu:A fábrica da Toyota Caetano vai ganhar um segundo modelo a partir de julho de 2015. A empresa anunciou que vai iniciar o fabrico do jipe Toyota Land Cruiser Série 70, um modelo destinado ao mercado de exportação, confirmou fonte oficial da empresa. A novidade foi comunicada no relatório e contas da empresa, publicado ontem junto da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.

A série 70 da viatura de todo-o-terreno é produzida desde 1984 e é uma versão especial do Toyota Land Cruiser, que foi relançada no ano passado no mercado japonês. Com o aumento do volume de montagem, a Toyota Caetano conta "absorver a integralidade dos gastos fabris e consequentemente a obtenção do equilíbrio económico nesta unidade".

O grupo automóvel fechou o ano de 2014 com um volume de negócios de 272 milhões de euros, assinalando um crescimento na ordem de 22% em termos homólogos. Também o EBITDA [resultado antes de juros, impostos, depreciações e amortizações] cresceu dos 2,9 milhões para os 18,3 milhões de euros.

A fábrica de Ovar é atualmente responsável pela produção do comercial ligeiro Dyna.
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por Dr Tretas » 9/4/2015 22:49

Pelos vistos havia informação na wikipédia sobre o novo modelo em Ovar (Land Cruiser 70) desde 23 de Janeiro (enfim, também vale o que vale, o modelo é mesmo o LC70, agora que é para ir para África não está especificado nos documentos da Toyota Caetano, pelo menos não reparei):

2015: The Land Cruiser 70 will be produced in Ovar, Portugal in an updated version from mid 2015 onwards for export to the African market.


Suponho que as várias guerras em África e no Médio Oriente precisam de veículos :evil:

Imagem
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por ricardmag » 9/4/2015 22:15

Vale o que vale...

toy-book.PNG
toy-book.PNG (11.97 KiB) Visualizado 9216 vezes
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por Fundamentalist » 9/4/2015 22:08

e... estes resultados ainda não estão refletidos no preço. Acho que vai ser muito difícil alguem conseguir comprar perto de €1 nos proximos tempos. :mrgreen:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 135
Registado: 10/12/2013 22:53

Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por Dr Tretas » 9/4/2015 21:57

Artista Romeno Escreveu:13 centimos para a cotação de 1 euro, não é mau, 19 centimos era obvio que era demais, agora percebo a excitação em torno desta sct :mrgreen: , isto pode com a retoma valer mais mas entretanto tiveram o capital aqui empatado quando já houve muitos bons negocios nos ultimos tempos a voarem :!: :?: :!:


Cada qual tem o seu estilo de investimento 8-) Tudo bem, entrei no Verão de 2013 (!) o dinheiro esteve empatado durante quase 2 anos, apesar disso o meu retorno actual é 25%, pelo que a SCT sempre está a bater o PSI20 :mrgreen:

Isto se correr bem ainda vai ao sítio (2,5-3€), não espero outra F. Ramada na qual tenho um retorno absurdo (six-bagger como diria o Peter Lynch), mas ainda assim...

(Aquele salto em Março-Abril de 2014 acho que foi o rollingsnowball a entrar a pés juntos, com o volume de negociação da SCT o pessoal já é um médio investidor, tem que ser com calma :wink: um dia quando sairem vejam lá como é que fazem a coisa)
Anexos
SCTvsPSI_2.png
SCTvsPSI_2.png (10.08 KiB) Visualizado 9229 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por rollingsnowball » 9/4/2015 21:10

Artista Romeno Escreveu:13 centimos para a cotação de 1 euro, não é mau, 19 centimos era obvio que era demais, agora percebo a excitação em torno desta sct :mrgreen: , isto pode com a retoma valer mais mas entretanto tiveram o capital aqui empatado quando já houve muitos bons negocios nos ultimos tempos a voarem :!: :?: :!:

Houve.. esperava que tivesse disparado antes um pouco.. Se tivesse ficado quieto tinha feito mais de 30% no ano passado e como foi perdi 5%... Em compensação isto algum dia tem que descolar :)

ps: ainda não li nada..só li dos 0.08+0.05
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.
 
Mensagens: 1048
Registado: 13/12/2008 12:42
Localização: 14

Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por Artista Romeno » 9/4/2015 20:55

13 centimos para a cotação de 1 euro, não é mau, 19 centimos era obvio que era demais, agora percebo a excitação em torno desta sct :mrgreen: , isto pode com a retoma valer mais mas entretanto tiveram o capital aqui empatado quando já houve muitos bons negocios nos ultimos tempos a voarem :!: :?: :!:
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por ricardmag » 9/4/2015 20:35

Os accionistas actuais da altura dos dividendos não devem estar nada felizes :shock:

SCT-long.PNG
SCT-long.PNG (21.09 KiB) Visualizado 9267 vezes


Já os de inicio de 2014 devem estar a comemorar 8-) :!:

SCT.PNG
SCT.PNG (63.52 KiB) Visualizado 9267 vezes
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por Dr Tretas » 9/4/2015 20:20



:mrgreen:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: bento.jp13, Bing [Bot], CORTIÇA, Ferreiratrade, Garfield, latbal, m-m, malakas, MPAM, mquinaz, Olhar Leonino, papamericano, PAULOJOAO, Phil2014, Shimazaki_2, yggy e 123 visitantes