Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Toyota Caetano - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por maturidade » 2/5/2018 15:51

Boas.
outra ação para ter a longo prazo.
dividendo subiu de 0.15€, para 0.20€.
resultados muito sólidos.
Para ter em carteira e ir acumulando.

abraços
 
Mensagens: 2845
Registado: 2/3/2016 20:30

Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por Dr Tretas » 2/5/2018 11:44

Talvez pedindo a ata da última AG ao gabinete do investidor da SCT eles enviem. Antigamente aparecia no site, mas deixaram-se disso.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por zenden » 30/4/2018 21:30

Caro Dr.Tretas , posso ter feito confusão com outra empresa (cipan?!?!) ou algum outro comentário.

Quer o programa de recompra de acções tenha sido proposto por alguém ligado à SCT ou não, o certo é que a família Salvador Caetano anda a comprar acções em bolsa quando estrategicamente não tem necessidade disso.
O verdadeiro caracter de um Homem vê-se pelo modo como trata alguém que não lhe vai dar absolutamente nada!
 
Mensagens: 335
Registado: 18/12/2002 16:30
Localização: Seixal

Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por Dr Tretas » 21/4/2018 13:39

zenden Escreveu:Dr. Tretas, estiveste presente na AG, alguma nota digna de registo?



Não, nunca fui à AG da SCT. Não me dá jeito a localização da sede, era uma viagem de centenas de Km.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por Garf » 21/4/2018 0:49

zenden Escreveu:... Agora é como o Garf diz, recomprar acções próprias num título pouco ilíquido para quê? ...

Penso que não fui eu quem afirmou isso :shock: .

zenden Escreveu:Contrariamente ao habitual reduziram bastante o payout... porquê...?

Para mim, essa decisão tem haver mais com "precaução", que "recompra" de ações

Sinceramente não acredito na saída da Bolsa. É uma Empresa que tem uma certa tradição na bolsa portuguesa.
Entretanto possível é, mas se repararem bem a proposta de recompra possui 8 pontos sendo que, se não estou em erro:

a) O limite é até 10% do RL 2017, ou seja, em torno de 934 mil euros, o que ao fecho de hoje poderá equivaler a 320/350 mil ações;
b) Essa quantidade máxima representa no máximo 12,60% do free-float atual (2,773 milhões de ações)
c) O free-float atual é de 9,72%.
d) A STC no momento não tem ações próprias.
e) Por fim, a proposta foi apresentada por 2 pequenos acionistas que juntos representavam apenas 45.300 ações (0,13% do capital social). Como esse ano não pude ir à AG, não sei se foi ou não colocada à mesa mais alguma proposta nesse sentido.

Portanto ao meu ver essa deliberação só veio fortalecer a minha opinião sobre os resultados e a administração da STC :clap: .

BN
Os comentários de Análise Fundamental quando aqui expressos são exclusivamente pessoais, não podendo portanto serem considerados como recomendação, estímulo ou alusão ao investimento no respectivo ativo.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 297
Registado: 10/11/2011 11:44
Localização: Vila do Conde

Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por zenden » 20/4/2018 21:56

Dr. Tretas, estiveste presente na AG, alguma nota digna de registo?

Atenção, aprovar a possibilidade de recomprar acções não significa que o vá fazer, apenas tem essa possibilidade se assim o entenderem. Agora é como o Garf diz, recomprar acções próprias num título pouco ilíquido para quê? Só se for isso, mais tarde ou mais cedo tirarem a empresa de bolsa, cheira-me que eles podem não querer estar obrigados a certas regras de estarem cotados, não é à toa que passaram a reportar apenas de 6 em 6 meses.

A holding que tem a SCT andou a comprar mais de 80 mil acções em mercado ao longo dos últimos meses de 2017, parece-me que devem ser ainda eles que têm andado ás compras ao longo de 2018, devem ser eles o comprador forte que aí anda no mercado já aos meses. Mas também anda um vendedor fortissimo, a venda nunca mais acaba, não sei de quem seja.

Contrariamente ao habitual reduziram bastante o payout... porquê...?

Posto isto, não podemos mesmo excluir ficarmos sem mais uma empresa.
O verdadeiro caracter de um Homem vê-se pelo modo como trata alguém que não lhe vai dar absolutamente nada!
 
Mensagens: 335
Registado: 18/12/2002 16:30
Localização: Seixal

Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por rg7803 » 20/4/2018 21:45

Garf Escreveu:Foi hoje ainda aprovado, no ponto 7, a recompra de ações :clap: .

http://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/docs/FR68081.pdf
http://www.gruposalvadorcaetano.pt/bin/ ... 1CBZKU.pdf

BN


Não sei se a noticia será tão boa assim, considerando o já de si baixíssimo free float. Não deve faltar muito para a saída de bolsa...
“Buy high, sell higher...”.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4199
Registado: 1/5/2008 23:09
Localização: Almada.

Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por Garf » 20/4/2018 19:52

Os comentários de Análise Fundamental quando aqui expressos são exclusivamente pessoais, não podendo portanto serem considerados como recomendação, estímulo ou alusão ao investimento no respectivo ativo.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 297
Registado: 10/11/2011 11:44
Localização: Vila do Conde

Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por Dr Tretas » 17/4/2018 23:47

Deve ser lá para meio de Maio, como no ano passado.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por maturidade » 17/4/2018 14:14

Boas.
sei que vai pagar um dividendo de 0.20/ação.
para quando está previsto o seu pagamento, alguém sabe?

Gracias
 
Mensagens: 2845
Registado: 2/3/2016 20:30

Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por _x_ » 12/4/2018 15:22

Já não estaria incluído na atual cotação, esses resultados? é que a SC não tem propriamente andado a descer nem a lateralizar. :wink:
_X_

John Maynard Keynes ‏
The capitalist economy is not real, it is simply a delusion that keeps the masses enchained to their social bondage.

É sempre muito falível projetar cenários não acontecidos.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1904
Registado: 9/1/2008 17:56
Localização: 15

Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por maturidade » 12/4/2018 15:05

Boas.
esta é outra ação que apresentou resultados fabulosos, e a cotação nada de si.
Muitas das vezes acho que o mercado é irracional.
mas também é um investimento meu a médio/longo prazo.

abraços
 
Mensagens: 2845
Registado: 2/3/2016 20:30

Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por Garf » 9/4/2018 11:41

Alguém saberia dizer quais as marcas que serão mais afetadas com o novo método de homologação de viaturas (WLTP) que abrangerá todos os modelos a partir de Setembro :?: :-k .

BN
Os comentários de Análise Fundamental quando aqui expressos são exclusivamente pessoais, não podendo portanto serem considerados como recomendação, estímulo ou alusão ao investimento no respectivo ativo.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 297
Registado: 10/11/2011 11:44
Localização: Vila do Conde

Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por Garf » 6/4/2018 19:21

Ontem e hoje os compradores "apareceram" consoante as ofertas de venda colocadas no "livro de ordens" :-k .

BN
Os comentários de Análise Fundamental quando aqui expressos são exclusivamente pessoais, não podendo portanto serem considerados como recomendação, estímulo ou alusão ao investimento no respectivo ativo.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 297
Registado: 10/11/2011 11:44
Localização: Vila do Conde

Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por Thoth » 3/4/2018 11:24

Hoje está com volume (47 mil euros) fora do normal.
Desde 08/11/2017 que não se via nada assim.

Cumprimentos e bons negócios
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1925
Registado: 29/9/2016 16:38
Localização: Antigo Egito

Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por maturidade » 2/4/2018 18:18

Mercado automóvel cresceu 5,4% em Março e 4,7% no primeiro trimestre
Noticias boas para esta menina.
não sei não se um dia a toyota a não vai tirar da bolsa, com um prémio chorudo.
Estou dentro

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... Principais


Abraços
 
Mensagens: 2845
Registado: 2/3/2016 20:30

Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por Garf » 1/4/2018 23:01

zenden Escreveu:Para além dos resultados publicados, achei interessante alguns accionistas proporem a recompra de acções próprias.

Também achei interessante a holding andar a comprar mais acções no mercado, não me espanta que possamos vir a ficar sem mais uma empresa cotada...

Não acredito :shame: que a Toyota Caetano saia do PSI pelo histórico da mesma no nosso mercado, mas isso não quer dizer que não seja possível :roll: .
Espero que isso não vire rotina, mas a verdade é que infelizmente as empresas portuguesas não tem por norma abrir os seus capitais para evoluir e crescer. É uma questão ao meu ver ideológica. É pena, mas enfim...
Os comentários de Análise Fundamental quando aqui expressos são exclusivamente pessoais, não podendo portanto serem considerados como recomendação, estímulo ou alusão ao investimento no respectivo ativo.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 297
Registado: 10/11/2011 11:44
Localização: Vila do Conde

Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por zenden » 30/3/2018 23:06

Para além dos resultados publicados, achei interessante alguns accionistas proporem a recompra de acções próprias.

Também achei interessante a holding andar a comprar mais acções no mercado, não me espanta que possamos vir a ficar sem mais uma empresa cotada...
O verdadeiro caracter de um Homem vê-se pelo modo como trata alguém que não lhe vai dar absolutamente nada!
 
Mensagens: 335
Registado: 18/12/2002 16:30
Localização: Seixal

Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por maturidade » 29/3/2018 16:08

Boas.
pareçe que os investidores gostaram dos resultados.
hoje lá continua a fazer mais uma vela verdinha mas com pouco volume.
estou dentro, e muito optimista para os próximos trimestres que ai vêem.

abraços
 
Mensagens: 2845
Registado: 2/3/2016 20:30

Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por Garf » 28/3/2018 16:29

maturidade Escreveu:Não sei se podemos considerar a Cofina uma small caps ou não, mas é das que tenho mais dinheiro investido para longo prazo.

Não acompanho a Cofina, por isso não posso me pronunciar em AF, mas certamente é uma "smallcaps" no PSI. A propósito, ao meu ver esse conceito é um tanto relativo, qualquer uma dessas se comparada com a Apple é uma "nanocaps" :mrgreen: .

BN
Os comentários de Análise Fundamental quando aqui expressos são exclusivamente pessoais, não podendo portanto serem considerados como recomendação, estímulo ou alusão ao investimento no respectivo ativo.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 297
Registado: 10/11/2011 11:44
Localização: Vila do Conde

Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por maturidade » 28/3/2018 14:01

Boas .
reforcei hoje a minha carteira nesta menina.
Investimento para médio/longo prazo.
Nunca pensei de mas entregarem a 2.80€.
Pouco mexeu, e ainda vêm.
para mim passando aqui os 2.80/2.85, é para ir fechar o gap nos 3.60(+-)

abraços
Anexos
toyota.png
toyota.png (31.03 KiB) Visualizado 9497 vezes
 
Mensagens: 2845
Registado: 2/3/2016 20:30

Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por maturidade » 28/3/2018 9:05

Garf Escreveu:Acreditava que a STC poderia surpreender, mas sinceramente superaram as minhas expectativas :D . Apesar do EPS ter aumentado 57%, reduziram o payout para os 75% sensivelmente :clap: :clap: .

Acho que a gestão soube aproveitar o cliclo positivo que começou a se sentir a partir de 2016 e está com uma perspectiva para este ano bem ponderada na continuação desse ciclo. Penso mesmo que um EPS 2018 de 0,35 é até conservador. Estou mesmo em crer que será viável atingir os 0,40 8-) . As perperctivas da conjuntura sócio-económica de Portugal poderão ajudar e incrementar esse segmento.

Rolling, com relação a redução desse ativo em carteira, é compreensível essa desilusão, mas é como o AR comentou não :shame: se deve lamentar ainda mais se aplicastes esses 90% em outros investimentos de qualidade que trarão bons retornos.
Eu estou a acumular na STC desde finais de 2016, e para isso também tive que reduzir em outras. Em algumas que reduzi também fiquei desiludido pois muitas vezes não temos paciência e calma para aguardar ... O importante é olhar para frente :wink: .

Estou em crer que o ano de 2018 será o ano das smallcaps de qualidade em muitos mercados :-" .

BN



Boas.
100%de acordo contigo.
Também estou dentro, mas só entrei á umas semanas atrás.
Vou reforçar.
Acho que a Vista Alegre também está na viragem, e entrei nela também.
Não sei se podemos considerar a Cofina uma small caps ou não, mas é das que tenho mais dinheiro investido para longo prazo.

Abraços
 
Mensagens: 2845
Registado: 2/3/2016 20:30

Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por Garf » 28/3/2018 2:01

Acreditava que a STC poderia surpreender, mas sinceramente superaram as minhas expectativas :D . Apesar do EPS ter aumentado 57%, reduziram o payout para os 75% sensivelmente :clap: :clap: .

Acho que a gestão soube aproveitar o cliclo positivo que começou a se sentir a partir de 2016 e está com uma perspectiva para este ano bem ponderada na continuação desse ciclo. Penso mesmo que um EPS 2018 de 0,35 é até conservador. Estou mesmo em crer que será viável atingir os 0,40 8-) . As perperctivas da conjuntura sócio-económica de Portugal poderão ajudar e incrementar esse segmento.

Rolling, com relação a redução desse ativo em carteira, é compreensível essa desilusão, mas é como o AR comentou não :shame: se deve lamentar ainda mais se aplicastes esses 90% em outros investimentos de qualidade que trarão bons retornos.
Eu estou a acumular na STC desde finais de 2016, e para isso também tive que reduzir em outras. Em algumas que reduzi também fiquei desiludido pois muitas vezes não temos paciência e calma para aguardar ... O importante é olhar para frente :wink: .

Estou em crer que o ano de 2018 será o ano das smallcaps de qualidade em muitos mercados :-" .

BN
Os comentários de Análise Fundamental quando aqui expressos são exclusivamente pessoais, não podendo portanto serem considerados como recomendação, estímulo ou alusão ao investimento no respectivo ativo.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 297
Registado: 10/11/2011 11:44
Localização: Vila do Conde

Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por Fundamentalist » 28/3/2018 0:55

rollingsnowball Escreveu:Interessantes os resultados:
1) A fábrica de Ovar voltou ao vermelho (1,4M em 6 meses) conforme era esperado mas ainda assim a lucraram 4.3M no 2º semestre.

2) As perspectivas apresentadas para o ano que vem são bastante boas:
a) estimam produzir uma média de 1244 por semestre (2488 no ano) o que é bastante próximo dos 1288 do primeiro semestre
b) o rand está de volta ao patamar do 2º trimestre de 2017; muito melhor que no 2º semestre embora ainda abaixo do 1º trimestre
c) perspectivam um crescimento muito ligeiro do mercado automóvel mas com ganho de quota de mercado Toyota. Um crescimento de 6% (o que é maior do que o crescimento que atingiram em 2017)
d) O segmento de renting tem resultados "falsamente" baixos à custa do aumento de frota automóvel, já que o lucro ocorre apenas na venda (que será em 2018)
e) O volume de negócios nos serviços teve um ligeiro crescimento: como este sector reflete as vendas automóveis dos últimos 5 anos (mais coisa menos coisa), os anos de 2011 e 2012 estarão agora apagados e apagar-se-á agora 2013,refletindo agora anos um pouco melhores do que vinha sendo hábito ultimamente

O conjunto destes factores permite concluir que, caso as perspectivas se confirmem (e as minhas conclusões daí tiradas também), o lucro em 2018 poderá ultrapassar os 0,35€/acção.

Infelizmente a minha posição é pouco mais de um décimo daquilo que já foi, mas mantenho algum apego emocional (monetário também, mas bem menor agora).


Partilho o apego emocional (e monetário, claro). Já vão 5 anos desde que iniciei uma posição, que em tempos foi a minha maior. Mas agora que vejo o Artista a achar a Toyota Caetano boa ideia, pergunto-me se não é altura que dizer adeus (brincadeira).
Quando aos resultados, o 2H17 esteve claramente acima das minhas expectativas visto que, como o rolling diz, era esperado que a fábrica voltasse ao vermelho dado os meses largos que teve parada. Sem paragens programadas para este ano, advinha-sede fato um 2018 melhor.
Há algo estranho, que me tem intrigado: A SCT tem propriedades de investimento de €16m avaliados em €49m e rendas de €3.6m (€4m em 2016) => yield de 2% e a cair vs. 2017? Parece que estão a sub-faturar o resto do grupo...
Também gostaria de saber em que segmento é que estas rendas aparecem já que são 23% dos resultados operacionais. Pela dimensão do montante, parece-me que só poderá estar incluido nos €9.7m do Nacional-Veículos-Comercio, muito embora isto que me pareça também estranho.

O relatório da auditoria da PwC é (para surpresa minha) interessante - é bom saber que eles andaram a verificar com especial atenção as vendas e os valores dos inventários, de tal forma que os consideraram "matérias relevantes de auditoria".
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 135
Registado: 10/12/2013 22:53

Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por Artista Romeno » 27/3/2018 20:22

rollingsnowball Escreveu:Interessantes os resultados:
1) A fábrica de Ovar voltou ao vermelho (1,4M em 6 meses) conforme era esperado mas ainda assim a lucraram 4.3M no 2º semestre.

2) As perspectivas apresentadas para o ano que vem são bastante boas:
a) estimam produzir uma média de 1244 por semestre (2488 no ano) o que é bastante próximo dos 1288 do primeiro semestre
b) o rand está de volta ao patamar do 2º trimestre de 2017; muito melhor que no 2º semestre embora ainda abaixo do 1º trimestre
c) perspectivam um crescimento muito ligeiro do mercado automóvel mas com ganho de quota de mercado Toyota. Um crescimento de 6% (o que é maior do que o crescimento que atingiram em 2017)
d) O segmento de renting tem resultados "falsamente" baixos à custa do aumento de frota automóvel, já que o lucro ocorre apenas na venda (que será em 2018)
e) O volume de negócios nos serviços teve um ligeiro crescimento: como este sector reflete as vendas automóveis dos últimos 5 anos (mais coisa menos coisa), os anos de 2011 e 2012 estarão agora apagados e apagar-se-á agora 2013,refletindo agora anos um pouco melhores do que vinha sendo hábito ultimamente

O conjunto destes factores permite concluir que, caso as perspectivas se confirmem (e as minhas conclusões daí tiradas também), o lucro em 2018 poderá ultrapassar os 0,35€/acção.

Infelizmente a minha posição é pouco mais de um décimo daquilo que já foi, mas mantenho algum apego emocional (monetário também, mas bem menor agora).

honestamente, considero sem duvida bons os resultados, o negocio domestico mostra sinais evidentes de melhoria e para mim isso é chave, não estou dentro mas sinceramente estes resultados são interessantes, pessoalmente prefiro investir em empresas que tenham resultados em mercados que conheça que na africa do sul, que nao domino nada, foi por isso que nao entrei....
Quanto ao vender sem duvida que te percebo rolling, mas fizes-te muitos bons outros negocios com esse capital, por isso não há que lamentar....
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], NTempero e 292 visitantes