Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Toyota Caetano - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por rollingsnowball » 23/12/2016 9:22

Dr Tretas Escreveu:Rolling, agora que és casado, não te esqueças que podes doar acções à tua esposa, pagando ela 0,8% de Imposto de Selo, visto que a parte dos 10% fica isenta por serem casados.

Depois, por via do art. 45 do código do IRS, as acções na posse da tua esposa ficam registadas como se tivessem sido adquiridas ao valor que serviu de base ao IS, que por sua vez é a cotação à data da transmissão.

Enfim, à custa de muita papelada (a CMVM tem que certificar a cotação), é teoricamente possível em vez de pagar 28% de IRS sobre as mais valias, pagar antes 0,8% de IS sobre o valor total das acções, mais comissões (transação fora de bolsa, pode não sair barato), que devem dar outro tanto, e passam a ser da tua esposa, que depois as pode vender basicamente sem mais-valias.

Claro que isto deve dar um trabalhão dos diabos (nunca experimentei), mas para acções que valorizaram muito em percentagem pode ser vantajoso, principalmente se estivermos a falar de umas boas dezenas ou centenas de milhar de euros.

Ah, e ainda me falta um dia ir às finanças, com a maior lata, perguntar se ao doar acções podemos registar menos-valia, por alienação a valor zero. Isso é que era giro :lol: :lol: :lol:

:shock:
Se isso for assim deitei uns milhares de euro pela janela fora nestes últimos meses :shock: agora já não tenho muitas... Isso também se aplica para o ano?

De qualquer modo tenho ideia que com separação de bens (motivos laborais) não lhe posso doar nada ( ando a ver se descubro como aumentar a parte dela, mas com o dinheiro do lado de cá a escalar e o do lado de lá parado fica cada vez mais difícil...até estava a pensar ajudá-la a comprar casa mas a casa ficar só no nome dela...) Mas tenho que ver bem isso... Para o ano em principio também dará jeito e sempre era melhor do que a ideia de comprar casa...
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.
 
Mensagens: 1048
Registado: 13/12/2008 12:42
Localização: 14

Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por Dr Tretas » 23/12/2016 2:46

Rolling, agora que és casado, não te esqueças que podes doar acções à tua esposa, pagando ela 0,8% de Imposto de Selo, visto que a parte dos 10% fica isenta por serem casados.

Depois, por via do art. 45 do código do IRS, as acções na posse da tua esposa ficam registadas como se tivessem sido adquiridas ao valor que serviu de base ao IS, que por sua vez é a cotação à data da transmissão.

Enfim, à custa de muita papelada (a CMVM tem que certificar a cotação), é teoricamente possível em vez de pagar 28% de IRS sobre as mais valias, pagar antes 0,8% de IS sobre o valor total das acções, mais comissões (transação fora de bolsa, pode não sair barato), que devem dar outro tanto, e passam a ser da tua esposa, que depois as pode vender basicamente sem mais-valias.

Claro que isto deve dar um trabalhão dos diabos (nunca experimentei), mas para acções que valorizaram muito em percentagem pode ser vantajoso, principalmente se estivermos a falar de umas boas dezenas ou centenas de milhar de euros.

Ah, e ainda me falta um dia ir às finanças, com a maior lata, perguntar se ao doar acções podemos registar menos-valia, por alienação a valor zero. Isso é que era giro :lol: :lol: :lol:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por rollingsnowball » 23/12/2016 1:24

zenden Escreveu:Também já ouvi a versão do critério variar de banco para banco, é questão de perguntar.

De qualquer das formas, contrariamente ao habitual, tens bom volume do lado compra sem ter que partir muito o preço. Ás tantas mais vale arrumar o assunto 2 ou 3 cêntimos abaixo do que estar à espera e poder ficar agarrado.

Neste caso o banco pura e simplesmente coloca as duas datas e alguém que escolha! Pelo que suponho que aqui se aplique a lei...

Já pensei nisso, mas se vender abaixo do preço perco x% com a única vantagem de adiar o pagamento de uma pequena % de impostos em 1 ano.. Se a ideia que tinha há umas semanas ainda estivesse ao mesmo preço nem me importava, mas agora já subiu 25-30% e portanto não tenho a mesma motivação para baixar o preço... Tenho mais ideias mas têm que ser pelo menos tão boas como o preço a que vender as SCT para valer a pena (a perda que declaro é baixa em termos percentuais e por isso o valor de adiar os impostos é também baixo, no fundo serve para desempate - para se ter uma ideia eu no máximo conseguirei adiar uns 5% dos impostos sobre mais valias que tenho para pagar em Agosto...)
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.
 
Mensagens: 1048
Registado: 13/12/2008 12:42
Localização: 14

Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por zenden » 23/12/2016 0:48

Também já ouvi a versão do critério variar de banco para banco, é questão de perguntar.

De qualquer das formas, contrariamente ao habitual, tens bom volume do lado compra sem ter que partir muito o preço. Ás tantas mais vale arrumar o assunto 2 ou 3 cêntimos abaixo do que estar à espera e poder ficar agarrado.
O verdadeiro caracter de um Homem vê-se pelo modo como trata alguém que não lhe vai dar absolutamente nada!
 
Mensagens: 335
Registado: 18/12/2002 16:30
Localização: Seixal

Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por Thoth » 22/12/2016 10:04

Pela informação exposta concluo a mesma coisa.

Cumprimentos e bons negócios
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1925
Registado: 29/9/2016 16:38
Localização: Antigo Egito

Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por rollingsnowball » 21/12/2016 19:15

Thoth Escreveu:Por causa das duvidas é melhor considerar que a data limite da liquidação no máximo poderá ser dia 31 de Dezembro.

CIRS - http://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt ... ex_irs.htm

Cumprimentos e bons negócios

Obrigado. Procurei aí mas não consegui encontrar (se calhar por falta de jeito)

Encontrei isto:
"A liquidação financeira dos negócios realizados na Euronext Lisboa ocorre três dias úteis após a concretização dos mesmos. Por exemplo, se um negócio for realizado numa quinta-feira, apenas será liquidado na terça-feira seguinte."

E isto:
Euronext's cash and derivatives markets will be open Monday to Friday throughout 2016 except on the following days:

2016
Friday 1 January 2016 New Year's Day
Friday 25 March 2016 Good Friday
Monday 28 March 2016 Easter Monday
Monday 26 December 2016 Boxing Day


On Friday 23 December 2016 and on Friday 30 December 2016, trading on the Cash and Derivatives markets will close at the usual times.

O que deve implicar que a segunda feira 26 conta como fim de semana, mas isso não deverá ter relevância.
Sendo assim, segunda está fechado mas um negócio feito na terça 27 deverá fechar na sexta 30. Se for na quarta 28 já fica para para segunda 02 (e por aí fora).

Se estiver certo em principio posso vender com menos menos valias até terça (inclusive) e com mais valias a partir daí, certo?


obrigado
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.
 
Mensagens: 1048
Registado: 13/12/2008 12:42
Localização: 14

Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por Thoth » 21/12/2016 18:45

Por causa das duvidas é melhor considerar que a data limite da liquidação no máximo poderá ser dia 31 de Dezembro.

CIRS - http://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt ... ex_irs.htm

Cumprimentos e bons negócios
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1925
Registado: 29/9/2016 16:38
Localização: Antigo Egito

Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por rollingsnowball » 21/12/2016 18:31

Thoth Escreveu:Caro rollingsnowball, pelo que tenho visto depende da tua corretora.
Há corretoras que enviam a data da operação e outras que enviam a de liquidação.
Informa-te junto da tua e ficarás a saber.

Cumprimentos e bons negócios

A minha envia as duas (pelo menos nos impressos para o IRS deste ano que passou foi assim) o que implica que em teoria aplica-se a segunda data (tenho ideia que isso mudou com o Passos Coelho mas procuro no google e não encontro nada).

Ainda por cima ainda não consegui perceber como calcular a data de fecho e portanto não faço ideia quando termina o ano (humpf, não estou muito habituado a não conseguir perceber as coisas nem com o google)

Obrigado
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.
 
Mensagens: 1048
Registado: 13/12/2008 12:42
Localização: 14

Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por Thoth » 21/12/2016 18:16

Caro rollingsnowball, pelo que tenho visto depende da tua corretora.
Há corretoras que enviam a data da operação e outras que enviam a de liquidação.
Informa-te junto da tua e ficarás a saber.

Cumprimentos e bons negócios
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1925
Registado: 29/9/2016 16:38
Localização: Antigo Egito

Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por rollingsnowball » 21/12/2016 18:06

Alguém sabe até que data se podem vender acções para as mais/menos valias entrarem no IRS deste ano? É que depois de vender SCT com mais valias agora ando a vender as SCT em que tenho menos valias (faltam 9mil e qualquer coisa) mas não sei até que data posso vender. Antes era só vender até ao fim do ano, mas agora acho que o negócio tem que fechar até ao fim do ano o que acrescenta aqueles dias (acho que 3 mas não tenho a certeza) que demora o dinheiro a chegar. Pelas minhas contas isso implica que se até lá não me tiverem comprado as acções tenho que retirar a ordem de venda até segunda (ou terça?), mas dava jeito ter a certeza (não tenho interesse em declarar menos valias para o ano que vem). É que com tolerâncias de ponto e outros que tais se for preciso o ano fecha já esta semana e eu ando aqui ao engano.
Em paralelo, em teoria se eu vender acções este ano mas que o negócio só feche no ano seguinte o que acontece é que só declaro essas mais valias no ano que vem, certo?

Obrigado
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.
 
Mensagens: 1048
Registado: 13/12/2008 12:42
Localização: 14

Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por zenden » 30/11/2016 23:47

É sempre engraçado ler as contas das nossas cotadas, é como se fosse manhã de Natal e fossemos abrir as prendas


É exactamente essa a sensação, eu não diria melhor, esse paralelismo retrata bem o que sinto.hehe

De facto , as vendas têm decepcionado face ao comportamento da média do mercado, a minha esperança são mesmo os não recorrentes como disseste. Nem que seja recuperação de imposto como no 2T. O dividendo global é capaz de manter-se, mesmo que o ordinário cai sempre podem distribuir reservas, como fizeram relativamente ao exercício de 2014 julgo eu.
O verdadeiro caracter de um Homem vê-se pelo modo como trata alguém que não lhe vai dar absolutamente nada!
 
Mensagens: 335
Registado: 18/12/2002 16:30
Localização: Seixal

Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por rollingsnowball » 30/11/2016 23:20

zenden Escreveu:Acho interessante o mercado ter absorvido uma boa quantidade de papel nestes níveis sem mexer muito. Afinal ainda há quem tenha interesse nas SCT. Há uns dias meti mais 500@1,10 no saco, ás tantas eram tuas.hehe

Os resultados não deviam ter saído hoje? Ou temos aqui uma seguidora da Engil...?

A 1,10? eram quase de certeza... Nunca sei muito bem quando saem os resultados, mas não acho muito relevante. É sempre engraçado ler as contas das nossas cotadas, é como se fosse manhã de Natal e fossemos abrir as prendas, mas a verdade é que em muitos casos já se sabe mais ou menos o que esperar. O trimestre foi mau a menos que hajam one offs... A produção em Ovar foi de apenas 115 unidades (em Agosto habitualmente fecham para férias e como iam ter uma alteração no veículo em Setembro também não produziram) e a fábrica de Ovar é o principal factor de desiquilíbrio. Venderam apenas 1885 veículos, em comparação com 2218 no ano passado e 2086 há dois anos. Não se pode esperar nada de mais.

Este ano a coisa ficou muito complicada pelo abandono da Dyna (a produção de Ovar era na totalidade para consumo nacional e ainda se produziam uns milhares -- 1111 em 2013 mas 2553 em 2010, em 2010 provavelmente também incluía alguns Hilux que acho que também foram descontinuados). Os veículos comerciais levaram um afundamento brutal e os híbridos apesar do crescimento ainda não conseguem cobrir as perdas no segmento comercial. A parte positiva é que isto significa que eles não estão a entrar em loucuras de competição pelo preço e não vendem com prejuízo.

Continuo a achar que isto vai acabar por descolar, mas neste momento estou convencido que os resultados do ano vão ficar abaixo do ano passado, o que pode significar que o dividendo não melhore ou até diminua qualquer coisa. Há alguns sinais que a coisa pode inverter para o ano, mas ainda é muito cedo para ter a certeza... A verdade é que para o ano já não têm o comparativo da Dyna, mas por outro lado estão a afastar-se dos objectivos fixados..
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.
 
Mensagens: 1048
Registado: 13/12/2008 12:42
Localização: 14

Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por zenden » 30/11/2016 22:27

Acho interessante o mercado ter absorvido uma boa quantidade de papel nestes níveis sem mexer muito. Afinal ainda há quem tenha interesse nas SCT. Há uns dias meti mais 500@1,10 no saco, ás tantas eram tuas.hehe

Os resultados não deviam ter saído hoje? Ou temos aqui uma seguidora da Engil...?
O verdadeiro caracter de um Homem vê-se pelo modo como trata alguém que não lhe vai dar absolutamente nada!
 
Mensagens: 335
Registado: 18/12/2002 16:30
Localização: Seixal

Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por rollingsnowball » 30/11/2016 21:56

zenden Escreveu:Depois de almoço estavam mais 25k na venda a 1.08, depois passaram para 1.16.

Se fores tu já começas a assustar a malta.hehe

Vendi um monte delas a 1,1€ sem grande dificuldade. Não era muita esperteza pô-las à venda a 1.08€ e perder logo aí 0,02 por acção. Para além disso ainda não consegui usar o dinheiro das vendas da manhã, coloquei duas ordens mas o preço está a fugir-me, se continuar a fugir ainda vou arranjar-lhe outro destino :) não faltam é pretendentes, parecem é menos atraentes...

Ainda assim a SCT mantém-se uma posição bastante grande, embora tenha vendido mais do que pensava inicialmente... Mas é um jogo de paciência e eu nesse jogo às vezes perco, espero que não seja o caso...
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.
 
Mensagens: 1048
Registado: 13/12/2008 12:42
Localização: 14

Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por zenden » 30/11/2016 16:54

Depois de almoço estavam mais 25k na venda a 1.08, depois passaram para 1.16.

Se fores tu já começas a assustar a malta.hehe
O verdadeiro caracter de um Homem vê-se pelo modo como trata alguém que não lhe vai dar absolutamente nada!
 
Mensagens: 335
Registado: 18/12/2002 16:30
Localização: Seixal

Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por rollingsnowball » 30/11/2016 11:47

zenden Escreveu:Rolling,

Já reduziste as SCT que querias? hoje apareceu alguém forte do lado da compra a 1,10.

Está praticamente fechado (faltam 4.561 acções, mas deve ser rápido porque ontem havia uma ordem para mais do que as que eu estou a pensar vender). Também a minha janela de oportunidade de entrar noutra empresa parece estar também a fechar (bem mais tarde do que contava). Quase tudo o que se vendeu a 1,10 e algumas a 1,15 fui eu (a queda de 4,5% na Toyota foi compensada por uma queda média de uns 5% na outra empresa) e por isso ainda deu para comprar o que queria. Daqui a uns dias devo adiantar a ideia...

edit: afinal já mas compraram (não sei se antes se depois deste post), fico com as 72 que não pegaram.
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.
 
Mensagens: 1048
Registado: 13/12/2008 12:42
Localização: 14

Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por zenden » 29/11/2016 14:37

Rolling,

Já reduziste as SCT que querias? hoje apareceu alguém forte do lado da compra a 1,10.
O verdadeiro caracter de um Homem vê-se pelo modo como trata alguém que não lhe vai dar absolutamente nada!
 
Mensagens: 335
Registado: 18/12/2002 16:30
Localização: Seixal

Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por rollingsnowball » 8/11/2016 22:54

Artista Romeno Escreveu:
rollingsnowball Escreveu:
zenden Escreveu:15k na venda a 1.15, quem estiver interessado em volume tem aqui uma boa oportunidade.

Se o dividendo for igual ao ano passado dá uma yield de 10%.

Obrigado pela publicidade :) encontrei uma oportunidade boa e assim reduzia a sct para 50%do portfolio... É muita concentração para uma pessoa só


sempre me pareceu que a sct não ia ser tenbagger :mrgreen:

Tenbagger nunca achei que viesse a ser. Mas mantenho a ideia que isto vai passar os 3 euros nos próximos anos... A questão é que lá fora encontrei uma que me parece um double (ou quase) em 6-12 meses :) já despejei as minhas acções da novabase todas e agora pondero reduzir na sct. Custa-me porque tenho visto alguns sinais de que no próximo ano isto vai começar a acelerar mas a verdade é que se calhar daqui a 6-12 meses quando a outra estiver resolvida ainda vou a tempo :) para além de que não as ia despachar todas ou sequer a maior parte :) a minha vida nos últimos meses levou uma volta e agora tenho tido tempo para ter ideias e já consigo diversificar :)
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.
 
Mensagens: 1048
Registado: 13/12/2008 12:42
Localização: 14

Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por Artista Romeno » 8/11/2016 18:31

rollingsnowball Escreveu:
zenden Escreveu:15k na venda a 1.15, quem estiver interessado em volume tem aqui uma boa oportunidade.

Se o dividendo for igual ao ano passado dá uma yield de 10%.

Obrigado pela publicidade :) encontrei uma oportunidade boa e assim reduzia a sct para 50%do portfolio... É muita concentração para uma pessoa só


sempre me pareceu que a sct não ia ser tenbagger :mrgreen:
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por rg7803 » 8/11/2016 15:02

3%
“Buy high, sell higher...”.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4201
Registado: 1/5/2008 23:09
Localização: Almada.

Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por Dr Tretas » 8/11/2016 14:54

Ok, já que estamos numa de disclosure, na minha carteira a SCT são 30%.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por zenden » 8/11/2016 14:48

Eu estou à espera que caiam os próximos dividendos para voltar a reforçar, é o que tenho vindo a fazer, mas óbvio que os montantes são pequenos.

Por curiosidade, ás cotações actuais a SCT representa 61% da carteira.
O verdadeiro caracter de um Homem vê-se pelo modo como trata alguém que não lhe vai dar absolutamente nada!
 
Mensagens: 335
Registado: 18/12/2002 16:30
Localização: Seixal

Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por Dr Tretas » 8/11/2016 14:37

Eu de momento também ando numa de diversificação e não me apetece comprar mais SCT... Noto pouco dinamismo nas vendas da Toyota por cá.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por zenden » 8/11/2016 14:26

Mas é tua? hehe
O verdadeiro caracter de um Homem vê-se pelo modo como trata alguém que não lhe vai dar absolutamente nada!
 
Mensagens: 335
Registado: 18/12/2002 16:30
Localização: Seixal

Re: Toyota Caetano - Tópico Geral

por rollingsnowball » 8/11/2016 13:34

zenden Escreveu:15k na venda a 1.15, quem estiver interessado em volume tem aqui uma boa oportunidade.

Se o dividendo for igual ao ano passado dá uma yield de 10%.

Obrigado pela publicidade :) encontrei uma oportunidade boa e assim reduzia a sct para 50%do portfolio... É muita concentração para uma pessoa só
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.
 
Mensagens: 1048
Registado: 13/12/2008 12:42
Localização: 14

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Barão de Soestrova, Bing [Bot], farami, Google [Bot], jlmt, joao garcao, latbal, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 411 visitantes