Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Aumento de Capital - BANIF - 2014

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Aumento de Capital - BANIF - 2014

por fil2014 » 5/6/2014 9:44

obrigado pela resposta
 
Mensagens: 12
Registado: 5/6/2014 9:24

Re: Aumento de Capital - BANIF - 2014

por mantana » 5/6/2014 9:39

fil2014 Escreveu:Bom dia. Tenho uma questão que gostaria que me ajudassem; há uns meses comprei algumas acões do banif, entretanto com o aumento de capital comprei mais algumas, no entanto estas ultimas aparecem-me na minha carteira (do sistema homebanking do bpi) como mercado de balcão e sem cotação, não deveriam adicionar-se as ações que já tenho? desculpem a ignorância mas ainda sou novo nisto.

obrigado


so amaha estão desbloqueadas e com valor do mercado...
 
Mensagens: 112
Registado: 21/5/2014 15:33

Re: Aumento de Capital - BANIF - 2014

por fil2014 » 5/6/2014 9:34

Bom dia. Tenho uma questão que gostaria que me ajudassem; há uns meses comprei algumas acões do banif, entretanto com o aumento de capital comprei mais algumas, no entanto estas ultimas aparecem-me na minha carteira (do sistema homebanking do bpi) como mercado de balcão e sem cotação, não deveriam adicionar-se as ações que já tenho? desculpem a ignorância mas ainda sou novo nisto.

obrigado
 
Mensagens: 12
Registado: 5/6/2014 9:24

Re: Aumento de Capital - BANIF - 2014

por richardj » 27/5/2014 20:10

Cem pt Escreveu:Termina no final da corrente semana o Aumento de Capital do Banif.

Em anteriores operações semelhantes, com a aproximação do último dia de subscrição, em geral os operadores do mercado, fossem eles Bancos ou Corretoras com quem em geral contactamos, sabiam sempre em termos aproximados como estava a decorrer a subscrição.

Essa informação em geral é importante para termos uma ideia para, em caso de interesse, darmos ordens adicionais de subscrição para ações sobrantes (não é o meu caso, note-se) que não fossem exercidas por direitos, embora se saiba que neste caso em concreto do Banif não há direitos mas sim ordens de preferência ou precedência dos atuais acionistas.

Nesta operação em concreto não se sabe absolutamente nada, está tudo no segredo dos deuses: desconhece-se se a operação ultrapassou o limite previsto e vai haver rateio, se está em vias de estar quase subscrita pela totalidade, ou finalmente se está a ser um fiasco por estar longe da meta estabelecida com os responsáveis do Banco a tentar desesperadamente a convencer potenciais grandes investidores a subscrever alguma coisa.

Face à falta de informação que nada deixa transparecer cá para fora, o que do meu ponto de vista provavelmente não augura pelo menos o primeiro cenário muito favorável, qual a vossa opinião: qual dos 3 cenários julgam que estará a ocorrer nesta altura do campeonato?


Amigo Cem,

estou inclinado para a 2, na verdade não me lembro do ultimo AC em que não foram subscritos a totalidade das acções. Nem sei quais são as consequências de tal facto, para alem de serem pessimistas.

Cooper: CASE, get ready to match our spin with the retro thrusters.

CASE: It's not possible.

Cooper: No, it's necessary!

INTERSTELLAR
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2706
Registado: 25/4/2011 22:36
Localização: Drama City

Re: Aumento de Capital - BANIF - 2014

por richardj » 27/5/2014 20:06

Vesta Escreveu:
Bom dia,

Richardj, o Banif está a realizar um AC porque a isso foi obrigado a quando da entrada do estado. O Banif tinha de aumentar o capital em 450 milhões, a escolha seria só o timing e de que modo. Podes dizer que é mau sinal terem optado pela OPV para finalizar o AC em vez da entrada da Guiné, se calhar nem "optaram", nem tinham outra hipótese, mas isso já é especular. O melhor cenário para o Banif seria mesmo este AC ser totalmente subscrito e a GE entrar por compra direta de parte da posição do Estado, mas isto também sou eu a especular. Já agora, disseste noutro dos teus posts que o estado está com perdas potenciais de não sei quantos milhões, mas não vejo como chegas a esse valor. O estado meteu 700milhoes em ações a 1 cent e 450 milhões em CoCos. As ações do Banif não estão abaixo de 1 cent e se o dinheiro do AC for usado pra isso (o mais provável) os CoCos ficam pagos, logo não está a perder.


Tens razão, li essa perda algures no forum mas não cheguei a confirmar, my bad.
Quanto ao que seria melhor para o banif, seriam conseguir gerar cash por meios próprios, mas como muito poucos bancos estão a dar lucro, seria então por obrigações a uma taxa de juro razoável. Essa possibilidade não existe devido as condições actuais do banco, e dai os cocos (a juros elevados) e o AC (sinal de falta de alternativas).

Vesta Escreveu:Relativamente ao futuro da cotação do Banif, acho que é tão descabido dizer que depois do RSS o Banif vai voltar a 1cent como era dizer que como estava a 1cent ia subir para 10. Não me parece que haja muitas posições significativas no Banif com ações abaixo de 1 cent (pelo contrário), e não vejo como é que alguém andou a subscrever ACs com o intuito de vender a perder. Só vende se tiver medo de perder grande parte do valor senão o fizer, e para isso também é preciso algum sinal claramente negativo. Obviamente que a ação pode descer, até é capaz de ser o mais provável, a ação do Banif descer é normal, agora afundar não vejo o porque de isso fazer sentido, da mesma forma como não acho que vá disparar só porque sim.


Ninguem disse que ia dos 0,1 para os 0,01 nem o inverso, nem disse que ia afundar. Disse que o RSS ia gerar pressão vendedora.

Vesta Escreveu:Os valores do Banif já estão neste post, as contas do trimestre já foram apresentadas, não são boas nem más, reduziu os prejuízos. O AC ainda está a decorrer, resta saber se a OPV vai ser toda subscrita ou não, se a GE entra já, ou depois ou não entra. Vai ocorrer o RSS. O Banif tem parte da Açoreana que vai vender, resta saber a que valores, e o que mais vai vender (malta, brasil, etc)... há aqui tantas incógnitas como potencial de subida/descida.

Cumprimentos.


Reduziu os prejuízos, são más, mas estão a melhorar. Não vejo como ter prejuízos pode ser "boas noticias". Mas percebo o que dizes. Na verdade, eles tem feito um trabalho notável, mas o problema é que eles precisam de mais tempo e mais empréstimos, e não sei se o vão ter. A venda da Açoreana é bom no curto prazo e mau no longo prazo, IMO

Cooper: CASE, get ready to match our spin with the retro thrusters.

CASE: It's not possible.

Cooper: No, it's necessary!

INTERSTELLAR
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2706
Registado: 25/4/2011 22:36
Localização: Drama City

Re: Aumento de Capital - BANIF - 2014

por Doreen » 27/5/2014 19:13

Cem pt Escreveu:Termina no final da corrente semana o Aumento de Capital do Banif.

Em anteriores operações semelhantes, com a aproximação do último dia de subscrição, em geral os operadores do mercado, fossem eles Bancos ou Corretoras com quem em geral contactamos, sabiam sempre em termos aproximados como estava a decorrer a subscrição.

Essa informação em geral é importante para termos uma ideia para, em caso de interesse, darmos ordens adicionais de subscrição para ações sobrantes (não é o meu caso, note-se) que não fossem exercidas por direitos, embora se saiba que neste caso em concreto do Banif não há direitos mas sim ordens de preferência ou precedência dos atuais acionistas.

Nesta operação em concreto não se sabe absolutamente nada, está tudo no segredo dos deuses: desconhece-se se a operação ultrapassou o limite previsto e vai haver rateio, se está em vias de estar quase subscrita pela totalidade, ou finalmente se está a ser um fiasco por estar longe da meta estabelecida com os responsáveis do Banco a tentar desesperadamente a convencer potenciais grandes investidores a subscrever alguma coisa.

Face à falta de informação que nada deixa transparecer cá para fora, o que do meu ponto de vista provavelmente não augura pelo menos o primeiro cenário muito favorável, qual a vossa opinião: qual dos 3 cenários julgam que estará a ocorrer nesta altura do campeonato?


Esse segredo todo não augura nada de bom, na minha opinião. E considerando que a cotação não ata nem desata, vou deixar-me estar com as que tenho sem subscrever as que tinha direito, pois há muito mais escolha para fazer boas negociatas por esse mundo fora. :-" E, quando finalmente a cotação subir por aí fora até ao céu, as que tenho chegam-me bem \:D/
 
Mensagens: 21
Registado: 29/11/2007 3:04
Localização: Porto

Re: Aumento de Capital - BANIF - 2014

por Cem pt » 27/5/2014 16:01

Termina no final da corrente semana o Aumento de Capital do Banif.

Em anteriores operações semelhantes, com a aproximação do último dia de subscrição, em geral os operadores do mercado, fossem eles Bancos ou Corretoras com quem em geral contactamos, sabiam sempre em termos aproximados como estava a decorrer a subscrição.

Essa informação em geral é importante para termos uma ideia para, em caso de interesse, darmos ordens adicionais de subscrição para ações sobrantes (não é o meu caso, note-se) que não fossem exercidas por direitos, embora se saiba que neste caso em concreto do Banif não há direitos mas sim ordens de preferência ou precedência dos atuais acionistas.

Nesta operação em concreto não se sabe absolutamente nada, está tudo no segredo dos deuses: desconhece-se se a operação ultrapassou o limite previsto e vai haver rateio, se está em vias de estar quase subscrita pela totalidade, ou finalmente se está a ser um fiasco por estar longe da meta estabelecida com os responsáveis do Banco a tentar desesperadamente a convencer potenciais grandes investidores a subscrever alguma coisa.

Face à falta de informação que nada deixa transparecer cá para fora, o que do meu ponto de vista provavelmente não augura pelo menos o primeiro cenário muito favorável, qual a vossa opinião: qual dos 3 cenários julgam que estará a ocorrer nesta altura do campeonato?
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3139
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

Re: Aumento de Capital - BANIF - 2014

por Vesta » 26/5/2014 11:32

richardj Escreveu:
Calius Escreveu:A diferença é que eu estou a tentar ver um copo meio cheio e tu um meio vazio e como é óbvio, respeito. Daí ter lançado o "mote" para discussão.


A bolsa não é uma ciência exacta, podes sempre ver as coisas dessa maneira. O que interessa é estar do lado certo do mercado e não contra o mercado. É dificil resistir a tentar apanhar facas, mas é um jogo perigoso eu acho.

Quais são os aspectos positivos para possam criar uma pressão compradora no curto prazos?

Para mim:

-> uma entrada no capital por parte da GE
-> subida de rating a cima de lixo
-> passar a lucro

Alguma destas coisas vai acontecer no curto prazo? Na minha opinião não, pelo que não tenho motivos para estar dentro.

Dado a incerteza do AC, a fragilidade do banco (já pensaste porque que o banco fez um AC? Se precisa de dinheiro não consegue um empréstimo? Se o CP foram destruídos e é preciso uma injecção de capital, a que se deveu essa situação?), o RSS e a falta de lucros são tudo indicadores de pressão vendedora. Claro que pode sempre subir, qualquer acção pode subir ou descer no dia seguinte. Essa não é a questão. A questão é Qual é a tendência que achas que tem maior probabilidade de acontecer neste momento tendo em conta os conhecimentos de AT e AF que se tem.


Bom dia,

Richardj, o Banif está a realizar um AC porque a isso foi obrigado a quando da entrada do estado. O Banif tinha de aumentar o capital em 450 milhões, a escolha seria só o timing e de que modo. Podes dizer que é mau sinal terem optado pela OPV para finalizar o AC em vez da entrada da Guiné, se calhar nem "optaram", nem tinham outra hipótese, mas isso já é especular. O melhor cenário para o Banif seria mesmo este AC ser totalmente subscrito e a GE entrar por compra direta de parte da posição do Estado, mas isto também sou eu a especular. Já agora, disseste noutro dos teus posts que o estado está com perdas potenciais de não sei quantos milhões, mas não vejo como chegas a esse valor. O estado meteu 700milhoes em ações a 1 cent e 450 milhões em CoCos. As ações do Banif não estão abaixo de 1 cent e se o dinheiro do AC for usado pra isso (o mais provável) os CoCos ficam pagos, logo não está a perder.

Relativamente ao futuro da cotação do Banif, acho que é tão descabido dizer que depois do RSS o Banif vai voltar a 1cent como era dizer que como estava a 1cent ia subir para 10. Não me parece que haja muitas posições significativas no Banif com ações abaixo de 1 cent (pelo contrário), e não vejo como é que alguém andou a subscrever ACs com o intuito de vender a perder. Só vende se tiver medo de perder grande parte do valor senão o fizer, e para isso também é preciso algum sinal claramente negativo. Obviamente que a ação pode descer, até é capaz de ser o mais provável, a ação do Banif descer é normal, agora afundar não vejo o porque de isso fazer sentido, da mesma forma como não acho que vá disparar só porque sim.

Os valores do Banif já estão neste post, as contas do trimestre já foram apresentadas, não são boas nem más, reduziu os prejuízos. O AC ainda está a decorrer, resta saber se a OPV vai ser toda subscrita ou não, se a GE entra já, ou depois ou não entra. Vai ocorrer o RSS. O Banif tem parte da Açoreana que vai vender, resta saber a que valores, e o que mais vai vender (malta, brasil, etc)... há aqui tantas incógnitas como potencial de subida/descida.

Cumprimentos.
 
Mensagens: 13
Registado: 17/4/2014 11:59

Re: Aumento de Capital - BANIF - 2014

por ricardmag » 25/5/2014 22:19

richardj e katolo

O meu plano para o banif sempre foi de longo prazo (2, 3 anos).
Comprei as acções em janeiro de 2014 já com uma pequena ideia do mau estado em que o banco se encontrava. Mesmo assim arrisquei, influenciado, e mal pelo caso do BCP.

Neste momento estou com perdas efectivas de aproximadamente 20%.
- 10% de desvalorização da acção
- 10% de comissões de compra/venda (6+6€)
Não pago guarda de títulos.

Percebo e aconselho a argumentação quanto à venda das acções e executaria esse plano caso estivesse em jogo valores na ordem das dezenas ou centenas de milhar de euros. Aliás, nesse caso nem investiria no banif, e caso tivesse investido não admitiria perdas superiores a 5%. Na altura tinha a perfeita consciência que era um investimento de alto risco. Eu não sou trader, apenas um simples curioso que decidiu torrar uns tostões para aprender alguma coisa deste negócio que é a bolsa.

No meu caso como são "apenas" 100€, tal como quando comprei neste momento vejo isto como uma lotaria.
Vou seguir o plano inicial e esperar 2, 3 anos, caso entretanto possa vender com micro-valias melhor. Coisa que não me parece muito provável!

Ou então espero pelo reverse-stock-split e ganho 1000% :wall: :lol:

Cumprimentos
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: Aumento de Capital - BANIF - 2014

por jccgold » 24/5/2014 23:30

Quais sao os bancos que nao auferem comissao de guarda de titulos?
 
Mensagens: 1278
Registado: 11/11/2011 3:58
Localização: 16

Re: Aumento de Capital - BANIF - 2014

por richardj » 24/5/2014 23:28

katolo Escreveu:Certo! O que, caso saltasse fora agora, 10% iriam já à vida. Depende de cada um e da sua capacidade financeira, mas por 100€ valerá a pena saltar fora agora? Menos uns jantares fora e o capital está amortizado :wink:


o segredo do sucesso a longo prazo está da capacidade de evitar grandes perdas. As grandes perdas evitam-se cortando relativamente cedo nas perdas. É preferível perder um potencial ganho do que ganhar uma perda. Fácil de perceber, difícil de fazer ...

Cooper: CASE, get ready to match our spin with the retro thrusters.

CASE: It's not possible.

Cooper: No, it's necessary!

INTERSTELLAR
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2706
Registado: 25/4/2011 22:36
Localização: Drama City

Re: Aumento de Capital - BANIF - 2014

por katolo » 24/5/2014 23:05

Certo! O que, caso saltasse fora agora, 10% iriam já à vida. Depende de cada um e da sua capacidade financeira, mas por 100€ valerá a pena saltar fora agora? Menos uns jantares fora e o capital está amortizado :wink:
 
Mensagens: 1394
Registado: 20/2/2014 22:01

Re: Aumento de Capital - BANIF - 2014

por richardj » 24/5/2014 21:30

katolo Escreveu:Nem todos os bancos cobram comissões de custódia. No meu caso não pago nada. Só compra e venda.


Exacto, essas comissões de compra e venda para valores brutos de investimento baixos tem um valor bruto, tipo 5/10 euros, o que é uma % demasiada elevada se só tiveres a investir com 100 euros. Repara que mesmo que pagues só 5 euros por compra e 5 por venda, com 100 euros tens de garantir um ganho de 10% só para pagar as comissões. É impraticável.

Cooper: CASE, get ready to match our spin with the retro thrusters.

CASE: It's not possible.

Cooper: No, it's necessary!

INTERSTELLAR
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2706
Registado: 25/4/2011 22:36
Localização: Drama City

Re: Aumento de Capital - BANIF - 2014

por katolo » 24/5/2014 21:03

Nem todos os bancos cobram comissões de custódia. No meu caso não pago nada. Só compra e venda.

A menos que esse dinheiro faça falta, não vejo qual o problema em arriscar 100€. Pode correr bem, ou não.

Alguém aqui com certezas absolutas? Dúvido! Esse alguém, se existir, não anda aqui com certeza :wink:
 
Mensagens: 1394
Registado: 20/2/2014 22:01

Re: Aumento de Capital - BANIF - 2014

por richardj » 24/5/2014 20:51

ricardmag Escreveu:
richardj Escreveu:
ricardmag Escreveu:Espero também estar enganado, também tenho acções a 0,011.
Neste momento é tudo especulação, mas não estou a ponderar torrar nem mais um tostão no banif.
Cumprimentos


qual é o teu plano no banif?


richardj, o meu plano para o banif é muito simples. Não fazer nada.
Como só tenho lá 100€ enterrados a 0,011 não vou participar neste aumento de capital, vou esperar pelo reverse stock split e ver no que dá.
Se nunca passar dos 0,11€ ficam para os netos :wall: e se subir vendo, se possível com micro-valias :lol:

Achas um bom plano? O que farias tú nesta situação?
Cumprimentos


saia da acção, e juntava mais dinheiro para investir em bolsa se tiver como objectivo ganhar dinheiro.

Se for para ganhar experiência/perceber como funcionam as coisas e querer fazer isso com dinheiro verdadeiro em vez de simulações virtuais, sai e entrava noutra acção. Tempo é dinheiro, na minha forma de ver as coisas, não existe nenhuma razão para se ficar numa acção se não tiver motivos para ela subir nos próximos dias.

EDIT: o problemas dos 100 euros é que as comissões comem-te os lucros todos...

Cooper: CASE, get ready to match our spin with the retro thrusters.

CASE: It's not possible.

Cooper: No, it's necessary!

INTERSTELLAR
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2706
Registado: 25/4/2011 22:36
Localização: Drama City

Re: Aumento de Capital - BANIF - 2014

por ricardmag » 24/5/2014 14:39

richardj Escreveu:
ricardmag Escreveu:Espero também estar enganado, também tenho acções a 0,011.
Neste momento é tudo especulação, mas não estou a ponderar torrar nem mais um tostão no banif.
Cumprimentos


qual é o teu plano no banif?


richardj, o meu plano para o banif é muito simples. Não fazer nada.
Como só tenho lá 100€ enterrados a 0,011 não vou participar neste aumento de capital, vou esperar pelo reverse stock split e ver no que dá.
Se nunca passar dos 0,11€ ficam para os netos :wall: e se subir vendo, se possível com micro-valias :lol:

Achas um bom plano? O que farias tú nesta situação?
Cumprimentos
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: Aumento de Capital - BANIF - 2014

por richardj » 24/5/2014 9:58

informador Escreveu:
richardj Escreveu:
richardj por vezes alguns pequenos investidores também tem informações privilegiadas (quando digo isto não estou a referir a conversa de café, esquina ou palavras de analistas) :wink:


Verdade, mas eu acredito que a maioria não tem e por isso prefiro eliminar essa informação da analise de uma acção.

Se eu tivesse acesso a esse tipo de informação também não a trazia para o debate, uma vez que é pointless, porque só podes debater com base na mesma base de informação. Se eu disser que sobre determinado assunto sei mais do que tu porque conheço alguém dentro da empresa bem colocado, é pointless, não é um argumento, é uma questão de se acredita na pessoa ou não, o que não é o objectivo do debate :)

EDIT: por outro lado, quando alguém entra no campo do eu sei mais informação do que o resto e a partilha com os outros e esse acontecimento não acontece (como tem acontecido em muitas acções nacionais), não só a pessoa perde credibilidade, como gera ruído em torno da acção, tornando mais difícil a sua analise. Isso conduz a acções mais voláteis...

Cooper: CASE, get ready to match our spin with the retro thrusters.

CASE: It's not possible.

Cooper: No, it's necessary!

INTERSTELLAR
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2706
Registado: 25/4/2011 22:36
Localização: Drama City

Re: Aumento de Capital - BANIF - 2014

por richardj » 24/5/2014 9:53

Calius Escreveu:A diferença é que eu estou a tentar ver um copo meio cheio e tu um meio vazio e como é óbvio, respeito. Daí ter lançado o "mote" para discussão.



A bolsa não é uma ciência exacta, podes sempre ver as coisas dessa maneira. O que interessa é estar do lado certo do mercado e não contra o mercado. É dificil resistir a tentar apanhar facas, mas é um jogo perigoso eu acho.

Quais são os aspectos positivos para possam criar uma pressão compradora no curto prazos?

Para mim:

-> uma entrada no capital por parte da GE
-> subida de rating a cima de lixo
-> passar a lucro

Alguma destas coisas vai acontecer no curto prazo? Na minha opinião não, pelo que não tenho motivos para estar dentro.

Dado a incerteza do AC, a fragilidade do banco (já pensaste porque que o banco fez um AC? Se precisa de dinheiro não consegue um empréstimo? Se o CP foram destruídos e é preciso uma injecção de capital, a que se deveu essa situação?), o RSS e a falta de lucros são tudo indicadores de pressão vendedora. Claro que pode sempre subir, qualquer acção pode subir ou descer no dia seguinte. Essa não é a questão. A questão é Qual é a tendência que achas que tem maior probabilidade de acontecer neste momento tendo em conta os conhecimentos de AT e AF que se tem.

Cooper: CASE, get ready to match our spin with the retro thrusters.

CASE: It's not possible.

Cooper: No, it's necessary!

INTERSTELLAR
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2706
Registado: 25/4/2011 22:36
Localização: Drama City

Re: Aumento de Capital - BANIF - 2014

por informador » 24/5/2014 9:41

richardj Escreveu: Os argumentos tem de valeres por si sós, independentemente de que os profere. Negociar com base em noticias é altamente arriscado e na maioria dos casos resulta em perdas significativas.

Se as recomendações das casas de investimento já são pouco de fiar, quanto mais um "li algures online nas palavras de um analista"...


Concordo con tudo richardj, muito sinceramente acho que ou "eles" continuam a segurar a acção ou o charme do 0,01 vai ao ar com o RSS, pelo menos no curto prazo ate a AF não demonstrar mais sumo!
richardj por vezes alguns pequenos investidores também tem informações privilegiadas (quando digo isto não estou a referir a conversa de café, esquina ou palavras de analistas) :wink:
 
Mensagens: 433
Registado: 23/7/2013 12:01

Re: Aumento de Capital - BANIF - 2014

por richardj » 24/5/2014 9:40

o erro da maioria das pessoas que compram uma acção que está a 1 cêntimo é focarem-se demasiado no valor de um cêntimo e menos na razão pela qual um acção que esteve a 60 cêntimos foi para 1 cêntimo.

Cooper: CASE, get ready to match our spin with the retro thrusters.

CASE: It's not possible.

Cooper: No, it's necessary!

INTERSTELLAR
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2706
Registado: 25/4/2011 22:36
Localização: Drama City

Re: Aumento de Capital - BANIF - 2014

por Calius » 24/5/2014 2:13

Richardj, era precisamente isso que pretendia com o meu post: ouvir a opinião de outros investidores ;)

Os teus argumentos são válidos.
A diferença é que eu estou a tentar ver um copo meio cheio e tu um meio vazio e como é óbvio, respeito. Daí ter lançado o "mote" para discussão.
É da divergência de opiniões que nasce o conhecimento. E eu gosto de aprender.

Quando referi as acções do BCP não foi com o intuito de as comparar. Sei que são incomparáveis.
Referi-o porque me lembro que no final de 2012 uma quase unanimidade da opinião pública, analistas e afins, davam o banco como perdido; uma espécie de "já está morto e ainda não sabe"... e afinal, em cerca de 1 ano, valorizou 380%.
E na minha opinião essa valorização não reflete a realidade do BCP, que para mim é mais uma cotada que goza de "muita parra e pouca uva".
Isto remete-me para o 1º parágrafo do meu 1º post, quando disse "O mercado funciona, como toda a nossa sociedade, com base num princípio muito simples: O comportamento de rebanho, associado ao pessimismo/optimismo que lhe define o rumo."

Eu continuo a acreditar que se o rebanho virar para o lado do optimismo (e neste momento está propenso a isso) há potencial de valorização, seja ela real ou não.
Se valoriza 5% ou 500% não faço ideia. Não faço futurologia. ;) Pessoalmente, basta-me que subam 10% para recuperar o capital das que tenho a .011 :oh:
 
Mensagens: 171
Registado: 23/5/2014 12:26

Re: Aumento de Capital - BANIF - 2014

por richardj » 24/5/2014 1:05

Calius Escreveu:Ricardmag,
Concordo que o Reverse Split pode abrir uma porta para uma nova desvalorização.
Mas também pode abrir uma porta para uma maior credibilidade em bolsa, com os respectivos frutos.

Quanto aos números anunciados pelo tal analista (infelizmente já não me lembro onde o li), concordo que possam ser inflacionados. Parecem assustadoramente tentadores! Bons demais para ser verdade.
Mas por outro lado quem é que em Dezembro de 2012, com as acções do BCP nos .06 diria que passado apenas 1 ano, estariam a bater nos .23, ou seja, com uma valorização de cerca de 380%?

Pela minha parte, como estou "entalado" com acções do BANIF a .011, espero que estejas enganado ;)


existem acções na india e no suldoeste da asia com valorizações de 1000% ao ano. isso vale de alguma coisa? Uma premissa em que se compara duas acções que não exactamente na mesma situação é uma extrapolação que não é valida :twisted:

Cooper: CASE, get ready to match our spin with the retro thrusters.

CASE: It's not possible.

Cooper: No, it's necessary!

INTERSTELLAR
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2706
Registado: 25/4/2011 22:36
Localização: Drama City

Re: Aumento de Capital - BANIF - 2014

por richardj » 24/5/2014 1:02

ricardmag Escreveu:Espero também estar enganado, também tenho acções a 0,011.
Neste momento é tudo especulação, mas não estou a ponderar torrar nem mais um tostão no banif.
Cumprimentos


qual é o teu plano no banif?

Cooper: CASE, get ready to match our spin with the retro thrusters.

CASE: It's not possible.

Cooper: No, it's necessary!

INTERSTELLAR
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2706
Registado: 25/4/2011 22:36
Localização: Drama City

Re: Aumento de Capital - BANIF - 2014

por richardj » 24/5/2014 0:59

Calius Escreveu:

É certo que há biliões de acções livres nas mãos do "público em geral". Mas é esse público em geral que acredita que pode estar aqui um potencial lucro "fácil". E é esse "público em geral" que mesmo depois do AC tentará comprar as acções dispersas, acreditando na sua valorização no curto/médio prazo. Ou seja... a procura continuará, acredito eu, a ser alta. E quando há muita procura.........


Calius, desde bem vindo ao forum :)

Esse argumento é o que faz com que os tubarões comam os pequenos investidores ao pequeno almoço. Por muito barato que seja o valor da acção, a emrpesa continua a ser a mesma e se não valer esse valor, vai existir pressão vendedora. O fenómeno que falas é minoritário...

Calius Escreveu:Por outro lado prevê-se um Reverse Split de x10. Isto não só irá atrair (em teoria) investidores de peso, como irá travar a alta especulação associada ao Day Trade.
E com isto, mais uma vez em teoria, a credibilidade da instituição sairá beneficiada.


Discordo, acho exactamente o oposto. 1º O efeito de trazer investidores de peso só porque a acção está a cotar em centimos ou em euros é praticamente nulo. No resto acho mesmo que é o oposto, actualmente é impossivel fazer daytrading com a acção tal como está. Um RSS é que vai permitir fazer daytrading, e segundo tu mesmo, trazer mais "especulação". Na minha opinião o RSS vai conduzir a uma maior pressão vendedora, porque para alem de perder o efeito que falavas a trás do barato, permite uma maior liquidez na negociação (porque é mais fácil colocar ordens nos valores que queremos) e dadas as analises de AF e AT eu acho que isso vai permitir uma maior pressão vendedora.


Calius Escreveu:Temos por último, a libertação das "garras" do Estado que, como se sabe, não abona nada a favor de qualquer instituição bancária, pelos motivos já bem conhecidos.


Explica lá isso melhor(?) o estado é o maior accionista e está com perdas de 500M. O que queres dizer é que eles estão a apreçar o pagamento dos empréstimos do estado, o que é muito diferente de se libertar do estado.

Calius Escreveu:Li algures online e nas palavras de um analista, que não seria inverosímil que as acções do BANIF, num curto/médio prazo pudessem atingir os .05 e que no longo, pudessem chegar aos .10 ... isto à cotação actual, não considerando o Reverse Split.


Os argumentos tem de valeres por si sós, independentemente de que os profere. Negociar com base em noticias é altamente arriscado e na maioria dos casos resulta em perdas significativas.

Se as recomendações das casas de investimento já são pouco de fiar, quanto mais um "li algures online nas palavras de um analista"...

Cooper: CASE, get ready to match our spin with the retro thrusters.

CASE: It's not possible.

Cooper: No, it's necessary!

INTERSTELLAR
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2706
Registado: 25/4/2011 22:36
Localização: Drama City

Re: Aumento de Capital - BANIF - 2014

por mantana » 23/5/2014 22:42

Manipulacao ???? Ha sim poucos vendedores e com certeza compradores, nao se fiem nos coffs, a continuar o marasmo a acao pode ter alguma procura por pouca forca vendedora.
 
Mensagens: 112
Registado: 21/5/2014 15:33

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, afcapitao, Bing [Bot], J_Investidor, m-m, nfaz, Olhar Leonino, papamericano, paul_invest, Phil2014 e 388 visitantes