Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

O lucro acima do orgulho

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: O lucro acima do orgulho

por _Noah » 24/4/2014 19:05

Grande artigo tiagopt.

Cumprimentos.

_Noah
___________________________________________
"I never attempt to make money on the stock market. I buy on the assumption that they could close the market the next day and not reopen it for five years" (Warren Buffet)

When stocks are attractive, you buy them. Sure, they can go lower. I've bought stocks at $12 that went to $2, but then they later went to $30. (Peter Lynch)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 981
Registado: 25/7/2012 12:04
Localização: Algarve

Re: O lucro acima do orgulho

por tiagopt2 » 24/4/2014 18:35

Peço desculpa pela demora na resposta. Obrigado pelos vossos comentários!
Excelentes sugestões, Cem! Alguns deles não conhecia, vou tentar ler.
Reforço a sugestão do Cem, o livro do Larry Williams é brutal e de leitura obrigatória para quem quer aprender mais sobre mercados.

MME5, não conheço nenhum livro em português ou espanhol sobre este tema. As pessoas gostam de comprar sonhos e promessas de fortuna rápida, e o money management é pouco sexy porque te diz que se queres enriquecer tens de esperar pelo menos 30 anos para lá chegares. E isso vende pouco... Admito que haja alguns livros em brasileiro sobre o tema, mas não conheço nenhum.
Há diversos posts aqui no caldeirão sobre esse tema, muito bem explorados. Nomeadamente do Cem, um dos peritos em money management
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2032
Registado: 24/11/2007 23:02
Localização: Pinhal Novo

Re: O lucro acima do orgulho

por MME5 » 24/4/2014 8:22

Livros em Português ou Espanhol alguma sugeres alguma coisa?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 697
Registado: 26/10/2013 19:07

Re: O lucro acima do orgulho

por AT2014 » 24/4/2014 8:20

Amigo tiagopt,

200% de acordo.

Genial como sempre. Parabéns.

Abraço e bons negócios
 
Mensagens: 785
Registado: 4/2/2014 2:39

Re: O lucro acima do orgulho

por Cem pt » 24/4/2014 3:40

Boa, Tiago, mais um excelente artigo, aliás ao mesmo nível do que sempre nos habituaste a ler!

O money management é talvez o tema menos divulgado do trading e ao mesmo tempo o assunto mais "hot" discutido no meio dos traders profissionais desde os anos 80 nos USA.

Por muitas teorias que tenham sido lançadas para o ar, embora bem menos do que seria desejável, poucos consensos têm havido ao redor deste fascinante mas ao mesmo tempo primordial assunto no campo da alavancagem ótima, a que nos permite chegar mais rapidamente a milionários!

No entanto chamo a atenção que em paralelo há que ter sempre debaixo de olho o perigo permanente de não deixar a carteira atingir patamares de falência se arriscarmos permissões de ocorrências de drawdowns gigantescos e indesejáveis.

Houve aí um colega do forum que pediu bibliografia em inglês sobre o money management.

Pois aqui ficam 5 sugestões minhas, três das quais do considerado "papa" do money management, o Ralph Vince, e a última que inclui a fórmula do vencedor do campeonato do mundo de traders profissionais em 1987, que inclui a fórmula de money management do "Optimal f" de Kelly que permitiu ao Larry Williams transformar num ano em tempo real a quantia inicial de 10.000 USD em 1.100.000 USD, uma marca de retorno de 11000% ao ano (!!!), que ainda hoje é considerado o record mundial comprovado da valorização anual duma carteira. No final da competição, apesar de ter ganho por uma vantagem avassaladora sobre o 2º classificado, chegou à conclusão que tinha utilizado riscos que o levariam a uma falência inevitável se a competição se prolongasse por mais uns 2 ou 3 anos!

Qualquer destes livros pode-se obter facilmente na Amazon.com:

- Ralph Vince - "The new money management" + "The mathematics of money management" + "The Handbook of Portfolio Mathematics: Formulas for Optimal Allocation & Leverage"

- Ryan Jones - "The trading game: Playing by the numbers to make millions".

- Larry Williams - "Long-term secrets to short-term trading" (neste caso há um capítulo inteiro dedicado ao money management que vale bem o seu preço mas o resto do livro tem igualmente um grande interesse para quem goste de melhorar as suas técnicas de trading, o referido capítulo estará entre o 13 ao 16, se não estou em erro; estou a indicar de memória porque deixei esse livro em Portugal).

Vale a pena investir nas leituras que sugiro, não se vão arrepender!
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3141
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

Re: O lucro acima do orgulho

por Eurouro » 23/4/2014 14:14

ptbr13 Escreveu:Parabéns Tiago!

No seguimento do teu post, direi que há pessoas com taxas de acerto menores do que 50%, mas com rentabilidades muito boas e outras com uma % de acerto elevada, mas com com resultados medianos, porque não deixam correr os lucros (principalmente em Bull).


Eu li que em acções os ganhadores verdadeiros que pouco perdem são 10% do total.
40% são perdedores e 50% andam a ganhar e perder sem um rumo definido.

Agora, porque se atiram de cabeça não sei.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 498
Registado: 18/7/2013 16:01

Re: O lucro acima do orgulho

por CTT17 » 23/4/2014 12:04

Parabéns Tiago!

No seguimento do teu post, direi que há pessoas com taxas de acerto menores do que 50%, mas com rentabilidades muito boas e outras com uma % de acerto elevada, mas com com resultados medianos, porque não deixam correr os lucros (principalmente em Bull).
 
Mensagens: 777
Registado: 22/12/2013 23:04

Re: O lucro acima do orgulho

por Ulisses Pereira » 23/4/2014 11:58

Excelente post, Tiago.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: O lucro acima do orgulho

por AntónioManuel » 23/4/2014 11:35

PostHeaderIcon My Ten Pieces of Advice For New Traders
PostDateIcon September 21st, 2013 | PostAuthorIcon Author: Stephen Burns
If someone was ready to start trading and had a basic understanding of trading and the markets and asked for some of my best advice on how they could make money as a trader, this is what I would tell them.

Understand that trading is like any other professional endeavor, you will be monetarily rewarded based on the effort and work you put into it to learn how to trade. Trading is one of the few places where amateurs can go compete with professionals for a very low price of entry. Your trading tuition will have to be paid through the experience of losses and time doing your homework.

If you have to get others opinions about your trade, asking others advice on entries and exits, then you really need to stop trading and work on a detailed trading plan that gives you a road map of how to react before you enter a trade.

Do not waste your time on searching for that Holy Grail, easy money, can’t lose, trading method. Trading is always a competitive event and market conditions are always changing from volatile to stable and from trending to choppy so nothing works in all market environments.

Successful trading is based on your winning trades collectively being bigger than your losing trades are collectively. So your goal is to either trade a system with a few huge wins and a lot of very small losses or a high winning percentage system that keeps the losing trades controlled.

Do not look for a good trade, instead look for a great winning methodology to trade with.

Your risk management that you use while trading will determine your trading success more than your method. You have to make it safe to be wrong a few times in a row and not lose all your trading capital.

If you want to be a successful trader then focus on what is actually happening with price action and stay away from your own opinions and biases of what should happen. Wanting to be right for the sake of your ego is another expensive game.

You can’t use anyone else’s system, you have to trade a system that fits you. One that you understand and can trade with discipline because of your confidence in it and yourself.

Look for and find your own edge. What are you the best at doing in the markets? Some are masters of shorting, others trend following, some are great at selling options that expire worthless. Usually the type of trading you are the most passionate about gives you the drive to research it until you find that edge.

Master some aspect of trading, find something to be an expert on. A market, a stock, IPOs, options, futures, day trading, trend following, etc. Don’t be a jack of all trades, be a master of one type of trading.
Fortunes are made every year by those who take the time to learn to interpret charts properly. "O`Neil"
The chart is never wrong. Your interpretation of it however, that's a different story. "J.C.Parets"
Turn off the financial news and watch the charts, they tell the real story. "Steve Burns"
Each trade should end in only one of these ways, a small loss, a small win, a big win. Never a big loss or a huge loss. "Steve Burns"
Professional traders keep good records and have a trading journal to analyze their behavior to improve their edge. Tradeciety-Rolf
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1387
Registado: 17/4/2014 21:22

Re: O lucro acima do orgulho

por AntónioManuel » 23/4/2014 8:34

Bom dia
em resposta á pergunta do KSA
há um Trader que escreveu um livro Steve Burns "New trader Rich trader" sigo-o no Twitter, fala constantemente de money management nos seus posts
ainda não o li mas de acordo com o que vejo no Twitter deve ser interessante.
È um livro que quero ler.
Muito bom o post do Tiagopt, acho que é fundamental conhecer-mos este assunto profundamente se queremos ser bem sucedidos nos mercados.
Abraço
Antonio Manuel
Fortunes are made every year by those who take the time to learn to interpret charts properly. "O`Neil"
The chart is never wrong. Your interpretation of it however, that's a different story. "J.C.Parets"
Turn off the financial news and watch the charts, they tell the real story. "Steve Burns"
Each trade should end in only one of these ways, a small loss, a small win, a big win. Never a big loss or a huge loss. "Steve Burns"
Professional traders keep good records and have a trading journal to analyze their behavior to improve their edge. Tradeciety-Rolf
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1387
Registado: 17/4/2014 21:22

Re: O lucro acima do orgulho

por zecatreca_1 » 23/4/2014 1:35

Muito bom.
Cumprimentos
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1540
Registado: 17/2/2012 14:31

Re: O lucro acima do orgulho

por Sr_SNiper » 23/4/2014 0:56

Excelente artigo, vem um pouco em conta do o livro " Atitude mental do trader"
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

Re: O lucro acima do orgulho

por tiagopt2 » 22/4/2014 22:09

Obrigados :)
KSA, li há uns anos um livro com o título "money management e risk management". Era jeitoso, pelo que me lembro. Há outro de que também gosto, mas não me recordo do nome. É uma pena, mas pelo que sei não há nenhum livro sobre o tema em Portugal. É um tema subvalorizado no nosso país
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2032
Registado: 24/11/2007 23:02
Localização: Pinhal Novo

Re: O lucro acima do orgulho

por Eurouro » 22/4/2014 21:46

Para o lucro vir acima do orgulho é preciso saber aceitar o erro (perda de dinheiro), o risco portanto, deixando o orgulho de lado. Risco esse que da óptica do AT é medido pela volatidade do activo histórica levando-o a definir um stop em relação aos parâmetros técnicos.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 498
Registado: 18/7/2013 16:01

Re: O lucro acima do orgulho

por KSA1 » 22/4/2014 21:18

Parabéns Tiago,

bom post. Tens algumas sugestões de livros em inglês sobre este tema do Money Management ?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 30
Registado: 10/8/2013 18:26

Re: O lucro acima do orgulho

por marijon2 » 22/4/2014 21:11

Tiago

Já tinha lido o artigo no blog :clap: Muito bom :clap:
Maria João
 
Mensagens: 786
Registado: 14/2/2007 22:16
Localização: Parede

Re: O lucro acima do orgulho

por F.Ferreira1 » 22/4/2014 20:52

Muito bom artigo. Muito bem escrito e elaborado.

Parabéns! ;)

Cumprimentos,
Fernando Ferreira
 
Mensagens: 287
Registado: 29/11/2007 3:11

O lucro acima do orgulho

por tiagopt2 » 22/4/2014 20:34

Uma das principais condicionantes associada a quem negoceia nos mercados financeiros passa pelo forte desejo de nunca errar. É esta aversão pelo erro que tantas vezes leva pessoas inteligentes e com enorme sucesso em outras áreas da vida a fracassarem nos mercados. A vida fez, ao longo do tempo, uma triagem destes vencedores, treinando-os para não aceitarem um "não". Eu próprio tenho como mote para o meu dia-a-dia o lema "Failure is not an option", e orgulho-me de o perseguir de forma incessante sempre que uma dificuldade se atravessa no meu caminho. Este pensamento, que me tem favorecido em outras áreas, prejudicou-me durante anos no contexto dos mercados financeiros. Talvez porque não o compreendia em toda a sua magnitude, talvez porque não o conseguia analisar de uma forma global.

Nos mercados, ao tentarmos errar o mínimo de vezes possível, para mantermos um nível "óptimo" em termos de negociação, o que fazemos? Erramos... Se eu desejo intensamente ter um trade positivo, para alimentar o meu ego com uma decisão correcta, a primeira tendência irá no sentido de fechar o negócio logo que o movimento se direccione a meu favor. Isto faz com que eu não aproveite todo o potencial de valorização inerente, cortando os lucros demasiado cedo. O orgulho intromete-se, e pressiona-nos a assumir uma vitória antes que ela se desvaneça. Em sentido inverso, quando o trade corre contra nós, o que fazemos? Deixamos muitas vezes "andar para ver o que acontece", na expectativa de uma inversão do movimento que nos foi contrário, e aguardando que o mercado nos devolva a razão. Ora, este será provavelmente um dos maiores problemas associados aos que se iniciam nos mercados.

É fácil perceber onde está o problema. Difícil é modificar este comportamento, alterar toda uma mentalidade adaptativa, no sentido de a moldar à realidade dos mercados. Ao contrário do que acontece em outras áreas da vida e da sociedade, nos mercados é expectável que se erre e é fundamental assumir esse erro (na forma de um negócio não positivo) como parte integrante do processo. Nem os melhores do mundo têm 100% de acertos, nem algo que se pareça. Uma percentagem de acertos de 70% já está ao nível dos melhores traders, o que deixa ainda assim uma margem para que 3 em cada 10 negócios se traduzam em perdas. É normal. É aceitável. Faz mesmo parte do processo...

O que fazer, então, para assegurar um longo prazo vencedor? É aqui que entra o money management. Basta garantirmos que cada negócio realizado tenha um potencial de ganho superior ao potencial de perda. De preferência, que esse diferencial seja no mínimo duplamente superior. Geralmente, por cada euro que se arrisca, devem esperar-se dois euros de ganho. Uma relação R/R (risk/reward) de 1:2. O que significa isto em termos práticos? Se eu porventura estou a negociar com base em análise técnica, devo ter um target situado ao dobro da distância do meu ponto de stop. Se o meu stop está 5% abaixo, o meu target tem de estar no mínimo 10% acima. O negócio parece extremamente aliciante mas o stop já está demasiado longe? Então não vale a pena proceder a uma entrada, haverá certamente mais oportunidades em breve! É fundamental que tenhamos a estatística do nosso lado, porventura mais importante do que sermos bons analistas.

Se o plano está traçado, o stop está definido, e o objectivo de lucros tem um potencial de proveito positivo, então é altura de deixar correr. Se correr contra nós o stop actua, se correr a favor actua o take profit (ou não, dependendo das características da estratégia).

E se o meu stop estiver demasiado longe do ponto de entrada, mesmo havendo um R/R muito proveitoso, será isso motivo suficiente para me levar a não prosseguir com o negócio? Não, basta simplesmente adaptar o nível de exposição à distância ao stop. Se eu geralmente negoceio com um stop de 5% e uma exposição de 5000 euros por negócio, apenas tenho de reduzir a minha exposição para 2500€ se o meu stop estiver a 10% de distância. E isso, contrariamente ao que possa parecer, não diminui o potencial de rendibilidade. Pelo contrário! Os stops largos estão menos expostos à volatilidade, principal inimiga de quem negoceia com stops automáticos. Quantos de nós não vimos já uma posição ser stopada com um pico intraday para logo de seguida a vermos cumprir milimetricamente a nossa análise?

Não querendo entrar demasiado no fantástico mundo do money management, já que não era esse o meu objectivo quando comecei a escrever este post, é importante que se compreenda que fazer grandes análises não é suficiente para se ter sucesso nos mercados. É necessário ir mais além, ter uma boa estratégia de gestão do risco e do capital, e ter a coragem suficiente para assumir cada perda como uma fase normal do processo de negociação nos mercados financeiros. As perdas devem ser encaradas como algo natural, algo que não pode ser visto de forma alguma como um beliscão no ego. Só depois de tomarmos aprofundadamente consciência desse factor estaremos preparados para começar a ganhar dinheiro, preparados para deixar uma posição correr sem ter pressa de lhe cortar as pernas por receio de estarmos a alimentar um castelo de nuvens.
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2032
Registado: 24/11/2007 23:02
Localização: Pinhal Novo


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Burbano e 396 visitantes