Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Análise Técnica (AT) versus Análise Fundamental (AF)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Manipulação das cotações no PSI20

por NirSup » 3/5/2014 10:29

richardj Escreveu:
NirSup Escreveu:É sempre bom saber que a manipulação do mercado não é uma mera hipótese académica.

«Jardim Gonçalves, Filipe Pinhal, Christopher de Beck e António Rodrigues estavam acusados de crimes de manipulação de mercado e falsificação de documentos. As acusações referem-se a factos ocorridos entre 1999 e 2007 relacionados com sociedades sediadas em paraísos fiscais (offshores). A acusação considera que estas empresas foram usadas para esconder a situação real das contas do BCP e influenciar as acções em bolsa»
Foram condenados a dois anos de prisão com pena suspensa, por manipulação de mercado.
Do Jornal de Negócios.


a pensa suspensa é que é mesmo uma coisa engraçada, foste condenado, mas ficas só avisado LOL. nem um trabalho comunitário para ajudar a sociedade.


Não critico nem comento as decisões judiciais.
Os senhores juízes com toda a certeza decidiram bem tendo em conta os interesses legítimos em jogo: os legítimos interesses dos arguidos e o interesse da sociedade em punir /proteger o bem jurídico violado.
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Manipulação das cotações no PSI20

por richardj » 3/5/2014 10:03

NirSup Escreveu:É sempre bom saber que a manipulação do mercado não é uma mera hipótese académica.

«Jardim Gonçalves, Filipe Pinhal, Christopher de Beck e António Rodrigues estavam acusados de crimes de manipulação de mercado e falsificação de documentos. As acusações referem-se a factos ocorridos entre 1999 e 2007 relacionados com sociedades sediadas em paraísos fiscais (offshores). A acusação considera que estas empresas foram usadas para esconder a situação real das contas do BCP e influenciar as acções em bolsa»
Foram condenados a dois anos de prisão com pena suspensa, por manipulação de mercado.
Do Jornal de Negócios.


a pensa suspensa é que é mesmo uma coisa engraçada, foste condenado, mas ficas só avisado LOL. nem um trabalho comunitário para ajudar a sociedade.

Cooper: CASE, get ready to match our spin with the retro thrusters.

CASE: It's not possible.

Cooper: No, it's necessary!

INTERSTELLAR
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2706
Registado: 25/4/2011 22:36
Localização: Drama City

Manipulação das cotações no PSI20

por NirSup » 2/5/2014 14:34

É sempre bom saber que a manipulação do mercado não é uma mera hipótese académica.

«Jardim Gonçalves, Filipe Pinhal, Christopher de Beck e António Rodrigues estavam acusados de crimes de manipulação de mercado e falsificação de documentos. As acusações referem-se a factos ocorridos entre 1999 e 2007 relacionados com sociedades sediadas em paraísos fiscais (offshores). A acusação considera que estas empresas foram usadas para esconder a situação real das contas do BCP e influenciar as acções em bolsa»
Foram condenados a dois anos de prisão com pena suspensa, por manipulação de mercado.
Do Jornal de Negócios.
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Análise Técnica (AT) versus Análise Fundamental (AF)

por BearManBull » 28/4/2014 21:18

richardj Escreveu:
Bart Simpson Escreveu:O jogo da moeda ao ar

Aparentemente, ao se jogar uma moeda ao ar, teríamos uma probabilidade de 50% de sair caras e 50% de sair coroas. Mas existe ainda uma 3ª possibilidade, a de a moeda ficar em pé. É só uma pequena percentagem, algo tipo 0,0001% , mas o suficiente para considerarmos não 50% de cara e 50% coroa, pois a probabilidade exacta será 49,9999% para sair coroas e 49,9999% caras e 0,0001% em pé.
Se transpuséssemos isso para trades, seria algo do género 49,9999% de pobrabilidades do preço subir, 49,9999% de probabilidades do preço cair e 0,0001% do preço ficar igual.
Estas probabilidades só fazem sentido com outro factor na equação, o tempo. Quando mais longo o tempo e o maior número de vezes eu atiraria a moeda ao ar, mais estável seriam as % das 3 probabilidades.
Teóricamente, isto quer dizer, que se eu me encontrasse curto no mercado durante um tempo tão longo quanto possível, só teria a probabilidade de perder 0,0001% do meu capital, que seria as vezes da 3ª probabilidade , do preço estagnar, pois ganharia nas 49,9999% das vezes que o preço estaria a meu favor e perderia 49,9999% das vezes que o preço iria a meu desfavor.

Então vou utilizar a AT, para analisar o que o preço fez num determinado periodo de tempo, para introduzir uma probabilidade condicionada http://pt.wikipedia.org/wiki/Probabilidade_condicionada e aí tentar que faça a balança das % pender para o meu lado favorável.
Aqui entra tudo da AT, desde o básico de ir a favor da tendencia, os ranges, etc. que aparentemente seriam suficientes para saírmos ganhadores,até às análises mais sofisticadas, tipo O Alquimista ( adoro aqueles gráficos todo coloridos :wink: ) , mas na realidade normalmente continua-se a ficar do lado errado do movimento do preço.
E porquê?
Por duas razões : - pelo factor tempo e pela factor psicológico.
Pelo fator tempo, porque normalmente não fazemos as análises no time frame que vamos tradar ou deixar que o preço evolua durante o tempo suficiente que corresponda a nossa análise e que nos leva a sofrer de uma pressão psicológica que nos faz intervir precipitadamente no trade ou a não sair dele atempadamente.

Um exemplo concreto disto, é este bull market ser dos mais odiados dos últimos tempos. Olha-se para um gráfico do DAX ( escolhi este por haver muitos Daxianos por aqui) do time frame mensal e vemos que o preço está numa tendencia ascendente tão forte que nem consolida com ranges do time frame seguinte o semanal, que também se encontra ascendente e a consolidar, fazendo então um range do diário onde se encontra.
Psicológicamente, esta análise fica retida no subconsciente do analista e mesmo para aqueles que fazem Swing trading, seria contraproducente entrar curto, tendo uma tendencia de fundo ascendente tão pronunciada. Quando muito, teriam saído do trade longo e estariam fora do mercado para entrar quando a tendencia retomar o seu caminho. Mas ao olhar para os times frames menores a tentação de apanhar facas é grande, de cada vez que o preço faz um retrocesso em dois ou tres dias. A pergunta que o assalta logo é : - isto está muito esticado, e se é aqui que isto vai retroceder? Apanhava isto mesmo, mesmo ali no topo e pumba, lá vai disto ó evaristo.E ganha num dia, perde no outro, torna a ganhar noutro e torna a perder noutro. Não colocou as probabilidades a seu favor. Não fez a balança pender para o seu lado favorável.
E porquê? Porque não está a tradar os times frames que analisou e que lhe está no subconsciente, a tendencia do mensal e do semanário. Está a tradar o range do diário e como range que é e pelo time frame , forma up legs de 3 ou 4 ou 5 dias com o preço a subir e outras legs downs de outros tantos dias com o preço a cair.
Claro que o trader até sabe tradar ranges, mas o problema é que ele não está focado na análise do trade que está a tradar. Para isso ele teria que esquecer os times frames maiores e focar-se-ia no diário, no 4H e no 1H para seguir as legs do diário e tradá-las em daytrading. Penso que seja isto que alguns Daxianos estejam a fazer :wink:
Claro que há muitas mais variáveis que podem entrar neste jogo matemático de probabilidades, mas só quis exprimir o que penso da AT ( tentar que ela me ajude a desiquilibrar o prato das probabilidades a meu favor) e como interpreto a variação do preço no passado.

Já agora, no caso concreto do Dax, muitas vezes fico longo e curto ao mesmo tempo :mrgreen:
Claro com produtos financeiros diferentes, mas tendo como subjacente o Dax. Porque utilizo um etf para o longo prazo e faço daytrading em futuros, money management assim o obriga :wink:


Interessante e já pensei nessa premissa, mas ela não é verdadeira.

Porque o que estás a admitir é que a evolução da bolsa é aleatória e que, portanto, há medida que o tempo passa, ou seja, que repetes os lançamentos da moeda, os resultados tem de convergir para o valor teórico. E é ai que reside a falácia, porque enquanto na moeda tu consegues determinar as probabilidades teóricas, nas acções não sabes. Sobretudo porque em cada lançamento da moeda, a probabilidade de sair cara é sempre 49,99999% e nas acções a probabilidade de ser verde varia todos os dias, todos os lançamentos, pelo que não extrapolavel. Alem disso parte do pressuposto de um comportamento aleatório, que não é.



E não só uma probabilidade condicionada não é assim que funciona é mais o caso de se ter as bolas com números no saco e a que cada momento se tem menos bolas no saco. Em termos meramente probabilisticos o preço diário é um acontecimento independente já que a probabilidade de subir descer ou manter é sempre a mesma em qualquer dia. A AT não olha para dias em particular mas para períodos de tempo e para zonas de preço. Isso meus caros serão daquelas formulas maradas (com muitos símbolos de reunião e n e k) que ás vezes se vêm em páginas que abrimos acidentalmente na wikipedia
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8724
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Análise Técnica (AT) versus Análise Fundamental (AF)

por richardj » 27/4/2014 14:07

por outro lado, podes usar as probabilidades neste sentido:

verificar qual é a probabilidade de um determinado movimento se estar a repetir. por exemplo, independentemente do time frame verificas que a acção faz por exemplo, -1% -2% +1% e depois +4% em cada unidade do time frame. Imagina que este padrão é identificado no passado com frequência, embora nem sempre este movimento seja completo(as vezes pode ser -1% -2% +1% -3% ou -1% -2% +0% +4%) . Com base nisso podes determinar a probabilidade de esse movimento se formar (com base no passado) e usar essa probabilidade no presente.

Cooper: CASE, get ready to match our spin with the retro thrusters.

CASE: It's not possible.

Cooper: No, it's necessary!

INTERSTELLAR
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2706
Registado: 25/4/2011 22:36
Localização: Drama City

Re: Análise Técnica (AT) versus Análise Fundamental (AF)

por richardj » 27/4/2014 13:49

Bart Simpson Escreveu:O jogo da moeda ao ar

Aparentemente, ao se jogar uma moeda ao ar, teríamos uma probabilidade de 50% de sair caras e 50% de sair coroas. Mas existe ainda uma 3ª possibilidade, a de a moeda ficar em pé. É só uma pequena percentagem, algo tipo 0,0001% , mas o suficiente para considerarmos não 50% de cara e 50% coroa, pois a probabilidade exacta será 49,9999% para sair coroas e 49,9999% caras e 0,0001% em pé.
Se transpuséssemos isso para trades, seria algo do género 49,9999% de pobrabilidades do preço subir, 49,9999% de probabilidades do preço cair e 0,0001% do preço ficar igual.
Estas probabilidades só fazem sentido com outro factor na equação, o tempo. Quando mais longo o tempo e o maior número de vezes eu atiraria a moeda ao ar, mais estável seriam as % das 3 probabilidades.
Teóricamente, isto quer dizer, que se eu me encontrasse curto no mercado durante um tempo tão longo quanto possível, só teria a probabilidade de perder 0,0001% do meu capital, que seria as vezes da 3ª probabilidade , do preço estagnar, pois ganharia nas 49,9999% das vezes que o preço estaria a meu favor e perderia 49,9999% das vezes que o preço iria a meu desfavor.

Então vou utilizar a AT, para analisar o que o preço fez num determinado periodo de tempo, para introduzir uma probabilidade condicionada http://pt.wikipedia.org/wiki/Probabilidade_condicionada e aí tentar que faça a balança das % pender para o meu lado favorável.
Aqui entra tudo da AT, desde o básico de ir a favor da tendencia, os ranges, etc. que aparentemente seriam suficientes para saírmos ganhadores,até às análises mais sofisticadas, tipo O Alquimista ( adoro aqueles gráficos todo coloridos :wink: ) , mas na realidade normalmente continua-se a ficar do lado errado do movimento do preço.
E porquê?
Por duas razões : - pelo factor tempo e pela factor psicológico.
Pelo fator tempo, porque normalmente não fazemos as análises no time frame que vamos tradar ou deixar que o preço evolua durante o tempo suficiente que corresponda a nossa análise e que nos leva a sofrer de uma pressão psicológica que nos faz intervir precipitadamente no trade ou a não sair dele atempadamente.

Um exemplo concreto disto, é este bull market ser dos mais odiados dos últimos tempos. Olha-se para um gráfico do DAX ( escolhi este por haver muitos Daxianos por aqui) do time frame mensal e vemos que o preço está numa tendencia ascendente tão forte que nem consolida com ranges do time frame seguinte o semanal, que também se encontra ascendente e a consolidar, fazendo então um range do diário onde se encontra.
Psicológicamente, esta análise fica retida no subconsciente do analista e mesmo para aqueles que fazem Swing trading, seria contraproducente entrar curto, tendo uma tendencia de fundo ascendente tão pronunciada. Quando muito, teriam saído do trade longo e estariam fora do mercado para entrar quando a tendencia retomar o seu caminho. Mas ao olhar para os times frames menores a tentação de apanhar facas é grande, de cada vez que o preço faz um retrocesso em dois ou tres dias. A pergunta que o assalta logo é : - isto está muito esticado, e se é aqui que isto vai retroceder? Apanhava isto mesmo, mesmo ali no topo e pumba, lá vai disto ó evaristo.E ganha num dia, perde no outro, torna a ganhar noutro e torna a perder noutro. Não colocou as probabilidades a seu favor. Não fez a balança pender para o seu lado favorável.
E porquê? Porque não está a tradar os times frames que analisou e que lhe está no subconsciente, a tendencia do mensal e do semanário. Está a tradar o range do diário e como range que é e pelo time frame , forma up legs de 3 ou 4 ou 5 dias com o preço a subir e outras legs downs de outros tantos dias com o preço a cair.
Claro que o trader até sabe tradar ranges, mas o problema é que ele não está focado na análise do trade que está a tradar. Para isso ele teria que esquecer os times frames maiores e focar-se-ia no diário, no 4H e no 1H para seguir as legs do diário e tradá-las em daytrading. Penso que seja isto que alguns Daxianos estejam a fazer :wink:
Claro que há muitas mais variáveis que podem entrar neste jogo matemático de probabilidades, mas só quis exprimir o que penso da AT ( tentar que ela me ajude a desiquilibrar o prato das probabilidades a meu favor) e como interpreto a variação do preço no passado.

Já agora, no caso concreto do Dax, muitas vezes fico longo e curto ao mesmo tempo :mrgreen:
Claro com produtos financeiros diferentes, mas tendo como subjacente o Dax. Porque utilizo um etf para o longo prazo e faço daytrading em futuros, money management assim o obriga :wink:


Interessante e já pensei nessa premissa, mas ela não é verdadeira.

Porque o que estás a admitir é que a evolução da bolsa é aleatória e que, portanto, há medida que o tempo passa, ou seja, que repetes os lançamentos da moeda, os resultados tem de convergir para o valor teórico. E é ai que reside a falácia, porque enquanto na moeda tu consegues determinar as probabilidades teóricas, nas acções não sabes. Sobretudo porque em cada lançamento da moeda, a probabilidade de sair cara é sempre 49,99999% e nas acções a probabilidade de ser verde varia todos os dias, todos os lançamentos, pelo que não extrapolavel. Alem disso parte do pressuposto de um comportamento aleatório, que não é.

Cooper: CASE, get ready to match our spin with the retro thrusters.

CASE: It's not possible.

Cooper: No, it's necessary!

INTERSTELLAR
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2706
Registado: 25/4/2011 22:36
Localização: Drama City

Re: Análise Técnica (AT) versus Análise Fundamental (AF)

por Bart Simpson » 27/4/2014 11:51

O jogo da moeda ao ar

Aparentemente, ao se jogar uma moeda ao ar, teríamos uma probabilidade de 50% de sair caras e 50% de sair coroas. Mas existe ainda uma 3ª possibilidade, a de a moeda ficar em pé. É só uma pequena percentagem, algo tipo 0,0001% , mas o suficiente para considerarmos não 50% de cara e 50% coroa, pois a probabilidade exacta será 49,9999% para sair coroas e 49,9999% caras e 0,0001% em pé.
Se transpuséssemos isso para trades, seria algo do género 49,9999% de pobrabilidades do preço subir, 49,9999% de probabilidades do preço cair e 0,0001% do preço ficar igual.
Estas probabilidades só fazem sentido com outro factor na equação, o tempo. Quando mais longo o tempo e o maior número de vezes eu atiraria a moeda ao ar, mais estável seriam as % das 3 probabilidades.
Teóricamente, isto quer dizer, que se eu me encontrasse curto no mercado durante um tempo tão longo quanto possível, só teria a probabilidade de perder 0,0001% do meu capital, que seria as vezes da 3ª probabilidade , do preço estagnar, pois ganharia nas 49,9999% das vezes que o preço estaria a meu favor e perderia 49,9999% das vezes que o preço iria a meu desfavor.

Então vou utilizar a AT, para analisar o que o preço fez num determinado periodo de tempo, para introduzir uma probabilidade condicionada http://pt.wikipedia.org/wiki/Probabilidade_condicionada e aí tentar que faça a balança das % pender para o meu lado favorável.
Aqui entra tudo da AT, desde o básico de ir a favor da tendencia, os ranges, etc. que aparentemente seriam suficientes para saírmos ganhadores,até às análises mais sofisticadas, tipo O Alquimista ( adoro aqueles gráficos todo coloridos :wink: ) , mas na realidade normalmente continua-se a ficar do lado errado do movimento do preço.
E porquê?
Por duas razões : - pelo factor tempo e pela factor psicológico.
Pelo fator tempo, porque normalmente não fazemos as análises no time frame que vamos tradar ou deixar que o preço evolua durante o tempo suficiente que corresponda a nossa análise e que nos leva a sofrer de uma pressão psicológica que nos faz intervir precipitadamente no trade ou a não sair dele atempadamente.

Um exemplo concreto disto, é este bull market ser dos mais odiados dos últimos tempos. Olha-se para um gráfico do DAX ( escolhi este por haver muitos Daxianos por aqui) do time frame mensal e vemos que o preço está numa tendencia ascendente tão forte que nem consolida com ranges do time frame seguinte o semanal, que também se encontra ascendente e a consolidar, fazendo então um range do diário onde se encontra.
Psicológicamente, esta análise fica retida no subconsciente do analista e mesmo para aqueles que fazem Swing trading, seria contraproducente entrar curto, tendo uma tendencia de fundo ascendente tão pronunciada. Quando muito, teriam saído do trade longo e estariam fora do mercado para entrar quando a tendencia retomar o seu caminho. Mas ao olhar para os times frames menores a tentação de apanhar facas é grande, de cada vez que o preço faz um retrocesso em dois ou tres dias. A pergunta que o assalta logo é : - isto está muito esticado, e se é aqui que isto vai retroceder? Apanhava isto mesmo, mesmo ali no topo e pumba, lá vai disto ó evaristo.E ganha num dia, perde no outro, torna a ganhar noutro e torna a perder noutro. Não colocou as probabilidades a seu favor. Não fez a balança pender para o seu lado favorável.
E porquê? Porque não está a tradar os times frames que analisou e que lhe está no subconsciente, a tendencia do mensal e do semanário. Está a tradar o range do diário e como range que é e pelo time frame , forma up legs de 3 ou 4 ou 5 dias com o preço a subir e outras legs downs de outros tantos dias com o preço a cair.
Claro que o trader até sabe tradar ranges, mas o problema é que ele não está focado na análise do trade que está a tradar. Para isso ele teria que esquecer os times frames maiores e focar-se-ia no diário, no 4H e no 1H para seguir as legs do diário e tradá-las em daytrading. Penso que seja isto que alguns Daxianos estejam a fazer :wink:
Claro que há muitas mais variáveis que podem entrar neste jogo matemático de probabilidades, mas só quis exprimir o que penso da AT ( tentar que ela me ajude a desiquilibrar o prato das probabilidades a meu favor) e como interpreto a variação do preço no passado.

Já agora, no caso concreto do Dax, muitas vezes fico longo e curto ao mesmo tempo :mrgreen:
Claro com produtos financeiros diferentes, mas tendo como subjacente o Dax. Porque utilizo um etf para o longo prazo e faço daytrading em futuros, money management assim o obriga :wink:
Os profetas do mercado enchem os novos ouvidos, mas nunca encherão as nossas carteiras - Warren Buffett
Os patos voam em bando.
 
Mensagens: 709
Registado: 29/11/2007 4:09
Localização: 69

Re: Análise Técnica (AT) versus Análise Fundamental (AF)

por mmrmm » 26/4/2014 20:53

Há também a questão do comportamento cíclico dos mercados como disse o Richard este artigo aborda o tema http://www.investopedia.com/articles/te ... 050504.asp[/quote]

Artigo e site interessantes. Obrigado pela sugestão.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 376
Registado: 27/2/2014 20:36

Re: Análise Técnica (AT) versus Análise Fundamental (AF)

por BearManBull » 26/4/2014 15:43

richardj Escreveu:
VHVR Escreveu:Uma reflexão:

Qualquer análise baseia-se, totalmente, em informação obtida no passado; a evolução da cotação depende, por completo, dos acontecimentos futuros.

VHVR


assumindo que o ser humano é irracional, e portanto, toma as mesmas decisões perante as mesmas situações, como os outros animais, sabendo o passado podemos prever o futuro :twisted:


Exacto a principal função da AT é identificar tendências. E uma tendência é um fenómeno que se prolonga por um determinado período de tempo e que segue uma regra ora sobe, desce ou lateraliza.

"a evolução da cotação depende, por completo, dos acontecimentos futuros." não me parece correcto. A cotação é uma medida do presente é média do valor da oferta mais optimista com a mais pessimista a qualquer momento. A maneira como cada investidor avalia o título é que sim é uma projecção do potencial do título baseada em decisões tomadas no passado, e.g. a Apple a investir no sector automóvel a cotação poderá ser influenciada por os investidores acharem que este é um mercado com potencial ou pelo contrário este poderá ser um desperdício de recursos.

A evolução dá-se baseada numa acção passada e na influência que pode ter no capital do título no futuro. Esta será a visão fundamentalista.

Na visão técnica olha-se para o gráfico e tenta-se auferir qual é comportamento mais provável dado que o título se encontra num determinado nível de preço e que tem um determinado comportamento nos últimas n sessões.

Há também a questão do comportamento cíclico dos mercados como disse o Richard este artigo aborda o tema http://www.investopedia.com/articles/te ... 050504.asp
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8724
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Análise Técnica (AT) versus Análise Fundamental (AF)

por richardj » 26/4/2014 9:30

VHVR Escreveu:Uma reflexão:

Qualquer análise baseia-se, totalmente, em informação obtida no passado; a evolução da cotação depende, por completo, dos acontecimentos futuros.

VHVR


assumindo que o ser humano é irracional, e portanto, toma as mesmas decisões perante as mesmas situações, como os outros animais, sabendo o passado podemos prever o futuro :twisted:

Cooper: CASE, get ready to match our spin with the retro thrusters.

CASE: It's not possible.

Cooper: No, it's necessary!

INTERSTELLAR
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2706
Registado: 25/4/2011 22:36
Localização: Drama City

Re: Análise Técnica (AT) versus Análise Fundamental (AF)

por VHVR » 26/4/2014 3:15

.
Editado pela última vez por VHVR em 3/7/2014 22:29, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 175
Registado: 11/4/2014 16:59

Re: Análise Técnica (AT) versus Análise Fundamental (AF)

por NirvSup » 26/4/2014 0:47

O Alquimista Escreveu:"Ten ways to lose money on Wall Street:
...
4. Follow the public."
...
Humphrey Neill, Tape reading and market tactics


Ray Barros: "There is a study by Thomas A. Hieronymous that shows that 92% of the study population blew their account within a short time and stopped trading. Hieronymous did not define ’short time’. Another study by Ronald L. Johnson showed this: risk of ruin calculations on the trader’s statistics found that in theory, three quarters (75%) of the sample were headed inexorably toward failure, with a 100% risk of ruin. Finally there is the recent NFA study that showed that 92% of new traders surveyed blew their account within 6 months of starting it or lost so much of it they had to top up."

quem quiser dedicar-se ao estudo para descontruir certos "mitos" que por aí abundam pode começar por ver http://www.stator-afm.com/wp-content/up ... ersion.pdf

aí se diz, entre outras coisas: "As previous research documenting loss realization aversion focuses on small retail
customers and experimental subjects, these findings – that professional traders, whose livelihood
depends on their success, also exhibit the disposition effect - provide evidence that behavioral
attributes are pervasive in the population
. On one hand, this could be reassuring, in the sense
that professional traders are really no different than the rest of us."

se, afinal, os profissionais americanos não são muito diferentes de todos os outros, que comentários merecem as ideias de que "nos EUA os mercados são mais tecnicistas e que as indicações da AT são muito consideradas e seguidas"?


Não deixa de ser pertinente a tua pergunta, caro Alquimista. Mas não te sei responder.
Aquilo que ouço por aí é que a AT funciona bem em grandes mercados (com muitos players) que por isso mesmo se tornam mais eficientes e que funciona mal em mercados pequenos ou marginais, como é o nosso.
 
Mensagens: 90
Registado: 8/4/2010 12:27
Localização: 14

Re: Análise Técnica (AT) versus Análise Fundamental (AF)

por Artista Romeno » 25/4/2014 23:44

O mercado americano, tem mais movimento players, o capitalismo popular é mais enraizado e a cultura financeira maior dai que regra geral o mercado é mais eficiente... Em portugal o que atrapalha mais é a iliteracia de mts investidores, mas nao vejo no dia de hoje casos de pricing irracional de accoes das que acompanho mcap acima de 1000m... Pode haver movimentos intraday ou em um 2 3 dias eskesitos... Mas nas accoes liquidas o que tem sentido ocorrer no fim de contas, ocorre... Tdu, soni, impresa e afins nos eua enfim... Accoes de clubes de bola isso sim nao ha nada de logico ali, resumindo maior market cap, maior eficiencia... Market cap marginal piora a meu ver... Mas pt edp bcp, jm, sonae etc tem comportamentos relativamente logicos de acordo com a sua performance atual e futura expectada, enquadrada no momento do mercado
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Análise Técnica (AT) versus Análise Fundamental (AF)

por O Alquimista » 25/4/2014 23:13

"Ten ways to lose money on Wall Street:
...
4. Follow the public."
...
Humphrey Neill, Tape reading and market tactics


Ray Barros: "There is a study by Thomas A. Hieronymous that shows that 92% of the study population blew their account within a short time and stopped trading. Hieronymous did not define ’short time’. Another study by Ronald L. Johnson showed this: risk of ruin calculations on the trader’s statistics found that in theory, three quarters (75%) of the sample were headed inexorably toward failure, with a 100% risk of ruin. Finally there is the recent NFA study that showed that 92% of new traders surveyed blew their account within 6 months of starting it or lost so much of it they had to top up."

quem quiser dedicar-se ao estudo para descontruir certos "mitos" que por aí abundam pode começar por ver http://www.stator-afm.com/wp-content/up ... ersion.pdf

aí se diz, entre outras coisas: "As previous research documenting loss realization aversion focuses on small retail
customers and experimental subjects, these findings – that professional traders, whose livelihood
depends on their success, also exhibit the disposition effect - provide evidence that behavioral
attributes are pervasive in the population
. On one hand, this could be reassuring, in the sense
that professional traders are really no different than the rest of us."

se, afinal, os profissionais americanos não são muito diferentes de todos os outros, que comentários merecem as ideias de que "nos EUA os mercados são mais tecnicistas e que as indicações da AT são muito consideradas e seguidas"?
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Análise Técnica (AT) versus Análise Fundamental (AF)

por NirvSup » 25/4/2014 22:02

mmrmm Escreveu:
Joao-D Escreveu:De nada.

Deixo um exemplo prático:
Analiso técnicamente o setor da banca dos EUA através do indice BIX ( http://stockcharts.com/freecharts/gallery.html?$BIX ) e decido que é uma boa altura para investir nesse setor. (Na verdade, não acho que seja uma boa altura para investir nesse sector, mas isto é apenas uma hipótese hipotética).
Existem muitas dezenas de ações da banca nos EUA e para decidir quais as ações ou qual a ação que devo selecionar, uso a AF e a AT.


Em Portugal, como não existe uma variedade tão grande de ações, acho que a AF não é tão necessária.
Há também mais informação relativa aos sectores e às empresas nos EUA do que em Portugal. O nosso mercado é mais pequenino. O facto de ser pequenino tem vantagens e desvantagens, mas isso é outra discussão.


Excelente site que desconhecia. 2xobrigado.
Já agora desculpe mais uma acha para a fogueira: tenho lido e ouvido que nos EUA estão os mercados mais "tecnicistas", onde as indicações da AT são muito consideradas e seguidas. Pelo contrário o nosso mercado é muito menos eficiente, possivelmente devido à grande iliteracia por parte de muitos investidores. Deram-me o exemplo do anterior AC do BANIF, e penso com o novo se está a passar o mesmo embora com valores mais baixos, a quando do anuncio cotava a 0,04, e mesmo depois continuou uns tempos a cotar por esse valor. Nos EUA imediatamente a cotação convergiria para o valor anunciado.


Caro mmrmm,
Nos EUA a AT funciona de forma mais perfeita na medida em que são mais (imensamente mais) os actores a seguir o mesmo guião. Ora, segundo as teorias ou princípios do JAMES SUROWIECKI, que escreveu um livro que é o guia espiritual de muitos desses investidores, A SABEDORIA DAS MULTIDÕES, os sentimentos bullish e bearish dos mercados resultam da opinião dominante num dado momento. E estão todos os membros do grupo (neste caso os investidores) conscientes das opiniões no mesmo sentido dos outros investidores e começam a imitar-se uns aos outros. É por essa razão que a AT funciona de forma quase perfeira nos EUA e aqui não.
Concordo contigo quando afirmas existir alguma irracionalidade no nosso mercado. E se não é de exigir mais aos investidores particulares para corrigir as assimetrias que ocorrem pontualmente, eu pergunto: o que estão a fazer, nessa altura, os investidores profissionais, nomeadamente os que gerem fundos de investimento? E só encontro uma resposta para isso: incompetência.
 
Mensagens: 90
Registado: 8/4/2010 12:27
Localização: 14

Re: Análise Técnica (AT) versus Análise Fundamental (AF)

por mmrmm » 25/4/2014 19:28

Joao-D Escreveu:De nada.

Deixo um exemplo prático:
Analiso técnicamente o setor da banca dos EUA através do indice BIX ( http://stockcharts.com/freecharts/gallery.html?$BIX ) e decido que é uma boa altura para investir nesse setor. (Na verdade, não acho que seja uma boa altura para investir nesse sector, mas isto é apenas uma hipótese hipotética).
Existem muitas dezenas de ações da banca nos EUA e para decidir quais as ações ou qual a ação que devo selecionar, uso a AF e a AT.


Em Portugal, como não existe uma variedade tão grande de ações, acho que a AF não é tão necessária.
Há também mais informação relativa aos sectores e às empresas nos EUA do que em Portugal. O nosso mercado é mais pequenino. O facto de ser pequenino tem vantagens e desvantagens, mas isso é outra discussão.


Excelente site que desconhecia. 2xobrigado.
Já agora desculpe mais uma acha para a fogueira: tenho lido e ouvido que nos EUA estão os mercados mais "tecnicistas", onde as indicações da AT são muito consideradas e seguidas. Pelo contrário o nosso mercado é muito menos eficiente, possivelmente devido à grande iliteracia por parte de muitos investidores. Deram-me o exemplo do anterior AC do BANIF, e penso com o novo se está a passar o mesmo embora com valores mais baixos, a quando do anuncio cotava a 0,04, e mesmo depois continuou uns tempos a cotar por esse valor. Nos EUA imediatamente a cotação convergiria para o valor anunciado.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 376
Registado: 27/2/2014 20:36

Re: Análise Técnica (AT) versus Análise Fundamental (AF)

por Joao-D » 25/4/2014 15:13

De nada.

Deixo um exemplo prático:
Analiso técnicamente o setor da banca dos EUA através do indice BIX ( http://stockcharts.com/freecharts/gallery.html?$BIX ) e decido que é uma boa altura para investir nesse setor. (Na verdade, não acho que seja uma boa altura para investir nesse sector, mas isto é apenas uma hipótese hipotética).
Existem muitas dezenas de ações da banca nos EUA e para decidir quais as ações ou qual a ação que devo selecionar, uso a AF e a AT.


Em Portugal, como não existe uma variedade tão grande de ações, acho que a AF não é tão necessária.
Há também mais informação relativa aos sectores e às empresas nos EUA do que em Portugal. O nosso mercado é mais pequenino. O facto de ser pequenino tem vantagens e desvantagens, mas isso é outra discussão.
 
Mensagens: 1315
Registado: 27/5/2010 18:17
Localização: Lisboa

Re: Análise Técnica (AT) versus Análise Fundamental (AF)

por mmrmm » 25/4/2014 14:58

Joao-D Escreveu:
mmrmm Escreveu:
Joao-D Escreveu:Uso a AT para decidir quando quero entrar e sair do mercado, mas por vezes também uso a AF para selecionar as ações que pretendo investir.
Então, em vez de ser AT ou AF, sugiro a combinação de ambas.


Já agora, e uma vez que penso ser o primeiro a levantar a questão, de que forma combina as duas?
Obrigado.

Um abraço,


Tal como escrevi, uso a AT para analisar o mercado (os índices ou setores) e decidir quando quero entrar e sair do mercado.
E depois de analisar o mercado uso a AF para selecionar as ações desse mercado que pretendo investir.

Uso mais a AT... mas por vezes tenho duvidas em decidir entre uma ação e outra ação, então uso a AF para decidir qual a que devo escolher.


Obrigado.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 376
Registado: 27/2/2014 20:36

Re: Análise Técnica (AT) versus Análise Fundamental (AF)

por Joao-D » 25/4/2014 14:34

mmrmm Escreveu:
Joao-D Escreveu:Uso a AT para decidir quando quero entrar e sair do mercado, mas por vezes também uso a AF para selecionar as ações que pretendo investir.
Então, em vez de ser AT ou AF, sugiro a combinação de ambas.


Já agora, e uma vez que penso ser o primeiro a levantar a questão, de que forma combina as duas?
Obrigado.

Um abraço,


Tal como escrevi, uso a AT para analisar o mercado (os índices ou setores) e decidir quando quero entrar e sair do mercado.
E depois de analisar o mercado uso a AF para selecionar as ações desse mercado que pretendo investir.

Uso mais a AT... mas por vezes tenho duvidas em decidir entre uma ação e outra ação, então uso a AF para decidir qual a que devo escolher.
 
Mensagens: 1315
Registado: 27/5/2010 18:17
Localização: Lisboa

Re: Análise Técnica (AT) versus Análise Fundamental (AF)

por mmrmm » 25/4/2014 14:11

Joao-D Escreveu:Uso a AT para decidir quando quero entrar e sair do mercado, mas por vezes também uso a AF para selecionar as ações que pretendo investir.
Então, em vez de ser AT ou AF, sugiro a combinação de ambas.


Já agora, e uma vez que penso ser o primeiro a levantar a questão, de que forma combina as duas?
Obrigado.

Um abraço,
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 376
Registado: 27/2/2014 20:36

Re: Análise Técnica (AT) versus Análise Fundamental (AF)

por Joao-D » 25/4/2014 12:57

Uso a AT para decidir quando quero entrar e sair do mercado, mas por vezes também uso a AF para selecionar as ações que pretendo investir.
Então, em vez de ser AT ou AF, sugiro a combinação de ambas.
 
Mensagens: 1315
Registado: 27/5/2010 18:17
Localização: Lisboa

Re: Análise Técnica (AT) versus Análise Fundamental (AF)

por Artista Romeno » 25/4/2014 0:53

As grandes empresas geralmente divulgam ficheiros excel, onde esta toda a info importante, e na maioria das x ja se encontra trabalhada,( qd nao esta nos rc esta la td ), logo o argumento do pequeno investidor recorrer a racios toscos por nao ter info de divida liquida, fcf, margens, arpus etc morre. Poder se ao dar 2 casos, 1 - nao ser capaz de pegar nesses dados e relacionar com perspetivas macro e micro, e dai tirar conclusoes. 2 - nao ter capacidade/ conhecimento de base financeira, mais do k contabilistica para olhar para akilo e concluir coisas. A meu ver mais vale olhar pa uma coisa k se percebe bem e focar se ai, do k para uma bem e outra k vista assim ate pode ser erronea e baralhar, no meu caso nao fui a pt pk nunca acreditei na oi, mas se tivesse sido em x de tef entrando algum tempo antes poderia ter sido bonito nessa do DY... Acho k braga de matos dar um conselho desses nao tem sentido, uma empresa ta bear tecnicamente, mas pera ai per dy e pbv sao bons ah vou ja comprar... Lol!
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Análise Técnica (AT) versus Análise Fundamental (AF)

por ROADSTER 1 » 24/4/2014 22:29

JorgeNevada Escreveu:

Acho que não compreendeste bem o que quis dizer Braga de Matos naquela citação. A AF tem muito valor mas, a maioria das vezes, apenas os investidores institucionais têm acesso a informação das empresas suficiente para fazer uma AF realmente profunda e significativa. Já o investidor particular apenas tem acesso a um estreito conjunto de informação sobre a empresa, por isso é que ele aconselha ao particular o uso da AT, em conjunto com alguns conceitos de AF que são mais viáveis de se obterem.


Nem mais, Jorge. :wink:

Abraço.
Há duas classes de autores de previsões: os que não sabem - e os que não sabem que não sabem

John Kenneth Galbraith
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 257
Registado: 7/5/2013 11:46
Localização: Cascais

Tomar decisões em razão das emoções

por NirvSup » 24/4/2014 21:15

A propósito de decisões tomadas em razão de estados emocionais, diz Bill Gross, the world\'s leading bond fund manager.
"Such emotions can convince any investor or management firm to do exactly the wrong thing during irrational periods in the market."

Esta citação fez-me recordar o que se passou no ano de 2000, no auge da bolha das dot.com. A PT Multimédia (antecessora da Zon Multimédia) tinha uma capitalização bolsista maior do que a casa mãe, apesar de ser uma subsidiária maioritariamente da PT. O que não deixava de ser, no mínimo, curioso.
Havia quem achasse isso natural e quem achasse isso uma aberração. E que a cotação da PT Multimédia tinha subido aos píncaros da insensatez.
Não me recordo o que diziam, nessa altura, os experts da AT, se defendiam uma saída rápida e em força da dot.com ou não. Mas sei que esta história teve um final infeliz.
«Em pouco menos de um mês, a «Internet stock» nacional perdeu cerca de 51% da sua capitalização bolsista».
Dizem que a mesma água nunca passa duas vezes por baixo da mesma ponte. Mas é mentira. Ela pode dar a volta ao mundo mas um dia volta a passar debaixo da mesma ponte.
Editado pela última vez por NirvSup em 25/4/2014 10:47, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 90
Registado: 8/4/2010 12:27
Localização: 14

Re: Análise Técnica (AT) versus Análise Fundamental (AF)

por JorgeNevada » 24/4/2014 17:52

Artista Romeno Escreveu:
ROADSTER 1 Escreveu:"

- " A análise Fundamental é e deve ser o método de selecção preferido pelos invvestidores institucionais, que não podem dispensá-la.
- A Análise Técnica deve ser a metodologia a utilizar pelos particulares, mas dentro de um ambiente de Análise Fundamental, rigorosamente imprescidível.
- Na questão de determinar o timing de mercado, o Momento, o autor sustenta a superioridade da Análise Técnica sobre a Fundamental, mas sem esquecer apports com que esta concorre, nomeadamente a análise do ambiente económico mundial, das economias de que dependemos e da economia nacional, em particular o ciclo económico, bem como indicadores bolsistas, indicando médias, como PER,PBV,DY"

Fernando Braga de Matos in Ganhar em Bolsa

Muitos e bons posts já enquadraram a questão da AF versus AT com toda a propriedade. Com as citações acima, pretendo apenas demonstrar que posições académicas fundamentalistas e arrogantes como a de Howard Marks ( embora entenda o racional da mesma) não fazem o meu género. Como em tudo na vida, entendo que o veneno está na dose, daí a minha preferência pela síntese entre as duas teorias e pelo pragmatismo de posições como as expressas pelo Braga de Matos.

Abraço.

Braga de Matos eu já ando nisto há algum tempo, mas não tanto desde o primeiro livro do braga de matos, logo não conhecia, podem me bater a vontade... mas quem se ri a quem lhe da ouvidos sou eu!!!... e vou falar de uma má experiência quando nao dominava a analise fundamental devidamente, Investimento no início de Maio de 2012 na Telefonica e pensei esta empresa presente em inumeros mercados a dar 1,5 euros ao ano de dividendo, para um preço de menos de 10 euros é de entrar.. e fui a jogo até ver que subitamente acabou-se nao havia dividendos esperados para ninguem! e la se tinha ido o negocio maravilha... se perdi mt não.. ainda sai com ganho marginal, mas desde esse dia que garanti a mim mesmo que nunca seria caçado numa coisa tao basica.....e que iria melhorar e muito os meus conhecimentos de analise fundamental rapidamente.http://economia.elpais.com/economia/201 ... 754.html... primeiro era efetivo depois era scrip e efetivo e depois e depois pronto... enfim uma empresa não é ah tem dividend yield alto ta barata golo, tem que gerar FCF sustentadamente para o pagar..hoje e no futuro. e se paga mt dividendo nao está a reinvestir nem a crescer... PBV também não diz nada de jeito porque é um racio entre o balanço a valores de mercado vs valores contabilisticos uma empresa pode ter um PBV de 3 e ser barata ser as perspectivas forem boas.e outra PODE TER PBV de 2 e ser cara.. PER é um racio que pode dar para algumas industrias enventualmente energia, mas uma empresa pode ter per 15 e tar cara e outra per 20 e estar barata alias é muito frequente.... enfim depois de ler esse paragrafo nem vou perder tempo com essa treta.....p.s: agora percebo certas misconceptions de varios colegas de forum que afirmaram ler tão brilhante documento..... Braga de matos pode ter um nome curioso mas so se for em analise técnica k saiba kk coisa com concelhos desses de PER DY E PBV isso até um puto do primeiro ano da faculdade o dizia



Acho que não compreendeste bem o que quis dizer Braga de Matos naquela citação. A AF tem muito valor mas, a maioria das vezes, apenas os investidores institucionais têm acesso a informação das empresas suficiente para fazer uma AF realmente profunda e significativa. Já o investidor particular apenas tem acesso a um estreito conjunto de informação sobre a empresa, por isso é que ele aconselha ao particular o uso da AT, em conjunto com alguns conceitos de AF que são mais viáveis de se obterem.
"Anyone who believes exponential growth can go on forever in a finite world is either a madman or an economist"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 283
Registado: 5/1/2014 17:11

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Goya777, HFCA, HUGAF, PAULOJOAO, rg7803, Xacal e 198 visitantes
cron