Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

controlo / calculo rentabilidade ponderada

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: controlo / calculo rentabilidade ponderada

por MAV8 » 18/4/2014 1:34

nuuuno Escreveu:
Cem pt Escreveu:Caro amigo:

Faz assim,

Retorno ou Rentabilidade = Resultado total nas trades / Capital total de trading = (100 + 10000 - 500) / Capital total de trading

Saludos.


nao...isso dá-me o retorno do bolo/portfolio e nao é isso que pretendo.

acho que nao me estou a conseguir explicar bem, mas o que pretendo é uma media ponderada MAS quero contar valores negativos para esse peso e nao estou a ver matematicamente como fazer. nao quero calcular a rentabilidade total mas sim perceber quais os trades (e a media de ganho neles) que estao a contribuir para a minha performance e ajustar a perfomance a esses trades, para depois comparar com uma media simples.
eu coloquei uma foto e até o ficheiro caso queiram dar uma vista de olhos rapida.


O teu problema é simples de resolver, basta não formatares as celulas para percentagem. É esse facto que te impede de ter valores negativos.

Repara que no exemplo que fiz com os teus dados o simbolo % nunca aparece exatamente por isso.

Tens de fazer as percentagens na formula.

Penso que desta vez respondi ao que querias saber....

Abraço
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1894
Registado: 10/11/2006 10:43
Localização: Leiria

Re: controlo / calculo rentabilidade ponderada

por MAV8 » 18/4/2014 1:27

Para mim tens duas hipoteses:

1 - Fazes como indicaram, somas os valores iniciais e os retornos.
retorno total / valor inicial total * 100 (encontras a média dos retornos).

2 - Utilizas o valor Total da Carteira como referencia - Calculas o retorno face à carteira de cada negocio.
Fazes a média de todos os negocios (encontras a média dos retornos em % da Carteira)

No primeiro encontras o valor que procuravas.

No segundo caso encontras um valor que para mim é muito mais importante, pois permite-te analisar e controlar o peso de cada negocio na carteira, logo o risco inerente aos negocios.
Anexos
Exp. 1.png
Exp. 1.png (15.18 KiB) Visualizado 897 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1894
Registado: 10/11/2006 10:43
Localização: Leiria

Re: controlo / calculo rentabilidade ponderada

por nuuuuno » 16/4/2014 16:24

Cem pt Escreveu:Caro amigo:

Faz assim,

Retorno ou Rentabilidade = Resultado total nas trades / Capital total de trading = (100 + 10000 - 500) / Capital total de trading

Saludos.


nao...isso dá-me o retorno do bolo/portfolio e nao é isso que pretendo.

acho que nao me estou a conseguir explicar bem, mas o que pretendo é uma media ponderada MAS quero contar valores negativos para esse peso e nao estou a ver matematicamente como fazer. nao quero calcular a rentabilidade total mas sim perceber quais os trades (e a media de ganho neles) que estao a contribuir para a minha performance e ajustar a perfomance a esses trades, para depois comparar com uma media simples.
eu coloquei uma foto e até o ficheiro caso queiram dar uma vista de olhos rapida.
Anexos
Capture.JPG
imagem
Capture.JPG (36.54 KiB) Visualizado 992 vezes
exemplo.xlsx
excel
(11.43 KiB) Transferido 74 Vezes
 
Mensagens: 1226
Registado: 10/11/2011 10:05

Re: controlo / calculo rentabilidade ponderada

por Cem pt » 16/4/2014 15:34

Caro amigo:

Faz assim,

Retorno ou Rentabilidade = Resultado total nas trades / Capital total de trading = (100 + 10000 - 500) / Capital total de trading

Saludos.
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3126
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

Re: controlo / calculo rentabilidade ponderada

por nmprc » 16/4/2014 15:24

Faz os 3 em simultaneo: Margem Total/Compras Totais.
 
Mensagens: 531
Registado: 29/11/2007 10:48
Localização: Lisboa

controlo / calculo rentabilidade ponderada

por nuuuuno » 16/4/2014 15:10

boas....
na tentativa de fazer uma analise estatistica aos meus trades, estava aqui a tentar fazer uma media ponderada mas com valores negativos. é possivel?

imaginem o caso:
numero trade retorno em € retorno % (pvenda - pcompra)/Pcompra

trade 1 100 50%
trade2 10000 10%
trade 3 -500 -15%

Qual o retorno ??
se eu quisesse saber a rentabilidade ponderada dos trades como faria?
obviamente o retorno medio nao deve ser (50+10-15)/3....
o meu objectivo é perceber e comparar e perceber se por exº estou com retorno positivo devido a 1 ou 2 trades "sortudos" que tiveream elevado sucesso...


se alguem tiver outras sugestoes/indicadores para controlo da performance do portfolio e dos trades certos/errados p.f informe. (obviamente que medias aritmeticas simples) essas eu consigo calcular! :lol: :lol:
 
Mensagens: 1226
Registado: 10/11/2011 10:05


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: asantosa, Bing [Bot], daininho, hugob0ss, malakas, PAULOJOAO e 183 visitantes