Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

SUMOL + COMPAL - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: SUMOL + COMPAL - Tópico Geral

por ricardmag » 10/4/2015 16:47

Hoje o volume foi muitas vezes superior à média 8-)

SUMOL+COMPAL.png
SUMOL+COMPAL.png (39.42 KiB) Visualizado 9366 vezes
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: SUMOL + COMPAL - Tópico Geral

por suminvestido » 7/4/2015 14:16

E esta subida é apenas pelo dividendo, quando saír a noticia da redução de capital (0,37 € por titulo detido) mais distribuição de 0,14 € de distribuição de reservas , volta a haver subida (o pessoal só compra quando sai a noticia)

Nota: No post acima calculei (erradamente) a distribuição do dividendo pelo capital após a redução quando deveria ter sido pelo actual capital
 
Mensagens: 859
Registado: 15/1/2008 23:45

Re: SUMOL + COMPAL - Tópico Geral

por Dr Tretas » 7/4/2015 11:44

Hoje é que sobem? Já há quase um mês que tinha calculado que o dividendo ia ser de 19 cêntimos :roll: Este pessoal não lê a documentação?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

Re: SUMOL + COMPAL - Tópico Geral

por ricardmag » 6/4/2015 20:52

Sumol+Compal paga dividendo de 19,08 cêntimos a partir de 16 de Abril

Jornal de Negócios Escreveu:A Sumol+Compal vai distribuir um dividendo que corresponde a uma rendibilidade de quase 20%. O dividendo será pago a partir de 16 de Abril.

Os accionistas da Sumol+Compal aprovaram esta segunda-feira, 6 de Abril, em assembleia geral a distribuição de dividendos num montante total de 19,08 cêntimos, um valor que contabiliza os resultados conseguidos no ano passado e reservas livres, de acordo com o comunicado emitido para a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

O dividendo que será pago a partir de 16 de Abril corresponde a uma rendibilidade de 18,9% face à cotação de fecho das acções na última sessão (1,01 euros). O que significa que os títulos negoceiam com direito ao dividendo até ao dia 10 de Abril, descontando este valor no dia 13.

Num segundo comunicado, a Sumol+Compal revela que convocou uma nova assembleia geral para o próximo dia 27 de Abril, cujo objectivo é o de reduzir o capital social em quase 40%.

Esta medida será discutida no dia 27 de Abril e caso seja aprovada as acções deverão ser suspensas no dia 29 do mesmo mês.

http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... abril.html
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: SUMOL + COMPAL - Tópico Geral

por ricardmag » 2/4/2015 16:46

Obrigado pelos esclarecimentos.

Se a memoria não me falha à uns dias atrás não havia tanta gente a vender.
O pessoal quer despachar por algum motivo.

sumol-compal.png
sumol-compal.png (10.87 KiB) Visualizado 10999 vezes
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: SUMOL + COMPAL - Tópico Geral

por suminvestido » 2/4/2015 16:35

Pelas minhas contas quem tiver acções da Sumol Compal vai receber liquidos 0,686 € por acção uma vez que:

Redução de capital: 0,37 € por acção livre de impostos
Res.2014 + Res.transitados = 18.325.276,01 € / 60.499.364 acções = 0,30 € - 28% irs = 0,216 €
Reservas livres (ponto 4 assembleia de 27/04) 0,14 € - 28% irs = 0,10 €


Nota: possuo acções da Sumol-Compal
 
Mensagens: 859
Registado: 15/1/2008 23:45

Re: SUMOL + COMPAL - Tópico Geral

por Fundamentalist » 2/4/2015 14:20

Nao é assim tao confuso. A maior incerteza é se a distribuicao de capital é taxada. Algo, caso nao exista mais valia, nao deverá ser. É como se de uma venda se tratasse. Só pagamos impostos sobre o principal de obrigacoes se as comprarmos abaixo do par. Aqui, na S+C, só deveremos pagar se comprarmos abaixo do valor contabilístico que vai ser distribuído (€1). No entanto, se algum "contabilista" pudesse confirmar, agradecia.

Quanto ao "cash out", há poucas duvidas, será €51m (53% do market cap), o que dá uma distribuicao total de 53cent/sh. Assumindo que só os dividendos pagarao imposto, serao 49cent/sh liquidos (i.e. cash out yield liquida de 49%)

Ajustando o MCap por desta distribuicao, a S+C está a transaccionar c um PER de 8.8x. Nada mau.

MAS, depois da distribuição, o free float (em Eur) será ainda menor... Será apenas uns míseros €1.5m.
Se a S+C já tinha pouca liquidez, dp disto, ...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 135
Registado: 10/12/2013 22:53

Re: SUMOL + COMPAL - Tópico Geral

por ricardmag » 2/4/2015 12:06

:oh: Que confusão....
Obrigado :wink:
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: SUMOL + COMPAL - Tópico Geral

por Dr Tretas » 2/4/2015 11:46

Bom, vão ser extintas 37 acções por cada 100, recebendo o accionista o valor do capital, ou seja, por cada 100 acções, ficas só com 63 e recebes 37€ em dinheiro (que é capaz de estar sujeito a imposto apesar de não ser bem um dividendo).
Além disso, recebes uma certa quantia que ainda não percebi bem quanto vai ser, aponto para uns 20 cêntimos por acção, de distribuição de reservas e lucros.

É uma trapalhada, de facto, aposto que haverá muito poucos aqui no fórum que consigam explicar isto ao pormenor, falo também das consequências fiscais. Isto vão ser horas para nos explicarem isto nas finanças, o que vale é que temos um ano para estudar o assunto...
Por exemplo, as acções antigas são extintas e substituídas por novas? Desaparecem a custo zero? Podemos registar menos-valias? A distribuíção de capital por redução de capital paga imposto? Não é um dividendo nem resulta da actividade da empresa... As novas acções são atribuídas a custo zero de aquisição? Etc...

Eu próprio também tenho uma micro-posição na Sumol-Compal. Vai ser giro :mrgreen:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

Re: SUMOL + COMPAL - Tópico Geral

por ricardmag » 2/4/2015 11:16

Boas, tenho uma micro posição à mais de ano e para longo prazo, neste momento ainda estou positivo 8-)
Fundamentalist e Dr Tretas isso que estão a dizer na prática quer dizer o quê? Vai ser distribuído um dividendo maior, quanto?
Desculpem mas percebo pouco destas "negociatas" :wink:

Agradeço desde já, cumprimentos.
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: SUMOL + COMPAL - Tópico Geral

por Fundamentalist » 2/4/2015 10:52

Vai dar cerca de 50% "DY" este ano. Ajustando o capital investido por esta distribuição, e assumindo que os €5.5m de resultados atribuídos à empresa mae sao sustentateis, a S+C irá transacionar a um PER de 10x.
O que parece atribuir zero valor à possibilidade de crescimento em África - o que é bem capaz de ser justo, dado que tanto pode correr muito bem, como muito mal.

Mas se assumirmos que FY14 ainda foi um ano fraquinho em Portugal, comprar-las a um PER de 10x, parece-me um bom negócio.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 135
Registado: 10/12/2013 22:53

Re: SUMOL + COMPAL - Tópico Geral

por Dr Tretas » 1/4/2015 20:37

Afinal descobriram uma forma de distribuir a totalidade do produto da venda através de uma redução de capital e distribuição do excesso de capital pelos accionistas. Uma operação que eu não me recordo de alguma vez ter visto. Querem mesmo por as mãos na massa...

http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/CONV54651.pdf
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

Re: SUMOL + COMPAL - Tópico Geral

por Dr Tretas » 12/3/2015 13:31

Afinal os accionistas controladores só querem mesmo é a massa. Vão distribuir 15.658.444,48€ dos resultados mais 2.666.831,53€ que estavam nos resultados transitados, num total de 18.325.276,01€, cerca de 19 cêntimos por acção em circulação. Para mim é sempre mau sinal quando querem extrair à força dinheiro da empresa, que podiam, por exemplo, ter usado para sanear um pouco a dívida da Sumol Marcas através de um aumento de capital em conjunto com os parceiros franceses. Veja-se o caso da PT e da Novabase, parece muito bom quando chegam os dividendos à bruta, mas depois a longo prazo :roll:

Volto a salientar que este dividendo é completamente excepcional, daqui a uns dias quando a comunicação social começar a fazer contas e vier dizer que a Sumol tem um dividend yield perto dos 20% pensem bem...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

Re: SUMOL + COMPAL - Tópico Geral

por pcm1979 » 10/12/2014 9:16

Bom mesmo seria receber os dividendos em lotes de compal pêra. :mrgreen: Comprava já algumas.
 
Mensagens: 971
Registado: 26/7/2014 12:37
Localização: Braga

Re: SUMOL + COMPAL - Tópico Geral

por Dr Tretas » 10/12/2014 0:54

Foi aprovado o dividendo extraordinário de 7 cêntimos por acção (bruto):
http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/DIVI53175.pdf

Nota: tenho uma pequena participação na Sumol Compal.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

Re: SUMOL + COMPAL - Tópico Geral

por Dr Tretas » 18/11/2014 23:35

Bom, a Refrigor precisa de uns 12M€ para comprar a participação da CGD. Como tem 80% da Sumol Compal, seria preciso distribuir 15M€ de dividendos. Ou então, compra a posição da CGD com um empréstimo, fica com 90% e depois distribui-se os dividendos e amortiza-se o empréstimo, assim poupam dinheiro. Talvez até pensem tirar a Sumol Compal de Bolsa quando tiverem 90%?
Mas para tudo isso bastavam 25-30M€. Mais uns 30M€ para abater dívida da holding, bom, já não sobra assim tanto dinheiro :-k
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

Re: SUMOL + COMPAL - Tópico Geral

por rollingsnowball » 18/11/2014 23:06

Dr Tretas Escreveu:A Sumol Compal vai alienar 49,9% da sua subsidiária Sumol Compal Marcas que agrega quase todas as actividades operacionais da empresa, por cerca de 90M€. O comprador é uma empresa francesa que opera em África, a Copagef.
Não entendo bem para que querem tanto dinheiro na holding, dá para pagar toda a dívida e ainda sobra muito. Só se depois haverá um aumento de capital da Sumol Compal Marcas, que essa sim tem muita dívida para abater.

também não entendi... e pensei na mesma hipótese do aumento de capital..tenho dúvidas que a intenção seja essa porque se fosse podiam ter anunciado logo.. sempre ajudava nas autorizações da Caixa... é muita dívida mesmo... mesmo com esse eventual aumento da capital a dívida continuaria enorme... só em Portugal se conseguem acumular dívidas destas e as empresas não estourarem
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.
 
Mensagens: 1048
Registado: 13/12/2008 12:42
Localização: 14

Re: SUMOL + COMPAL - Tópico Geral

por Dr Tretas » 18/11/2014 22:54

A Sumol Compal vai alienar 49,9% da sua subsidiária Sumol Compal Marcas que agrega quase todas as actividades operacionais da empresa, por cerca de 90M€. O comprador é uma empresa francesa que opera em África, a Copagef.
Não entendo bem para que querem tanto dinheiro na holding, dá para pagar toda a dívida e ainda sobra muito. Só se depois haverá um aumento de capital da Sumol Compal Marcas, que essa sim tem muita dívida para abater.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

Re: SUMOL + COMPAL - Tópico Geral

por ricardmag » 30/5/2014 16:56

Resultados bastante animadores.

SUMOL+COMPAL, S.A. - 1º Trimestre de 2014
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: SUMOL + COMPAL - Tópico Geral

por Artista Romeno » 30/5/2014 16:43

Olha um episódio romeno, não sei se estes orgãos sociais são novos ou transitam mas atentemos nos ultimos nomes,
Presidente: António Sérgio Brito Pires Eusébio;
Vogal: Amélia Maria Brito Pires Eusébio;
Vogal: António Rui Libório Frade;
Vogal: Duarte Nunes Ferreira Lopes Pinto;
Vogal: João António Brito Pires Eusébio;
Vogal: José Manuel Doutel Jordão;
Vogal: José Tomaz Júdice Gamito Pires.
É A FAMILIA BRITO PIRES EUSÉBIO NO SEU MELHOR :wall: :wall: :wall: :wall: :wall: :wall: :wall: :wall:
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: SUMOL + COMPAL - Tópico Geral

por Dr Tretas » 13/5/2014 11:51

Acho que não tem grande importância, pelo menos no caso da Sumol, que de qualquer forma nunca foi dada a grandes movimentos. Já para papéis com cotações muito baixas, tipo 10 cêntimos, ou menos, quanto mais casas decimais melhor, acho que não interessa a ninguém uma cotação cuja variação mínima seja de 10%, dificulta a formação de preços e reduz a liquidez.

Em suma, para mim é neutro ou positivo haver mais casas decimais.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

Re: SUMOL + COMPAL - Tópico Geral

por ricardmag » 13/5/2014 9:06

Sim não é a única. Estes gajos andam a brincar com povo.

Não sei até que ponto isto é bom/mau para as cotadas mas parece-me que as subidas/descidas são mais lentas.
Qual a tua opinião?

Cumprimentos.
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: SUMOL + COMPAL - Tópico Geral

por Dr Tretas » 13/5/2014 1:35

Reparei agora que a Sumol Compal está a negociar com 3 casas decimais. E pelos vistos não é a única, a julgar por esta notícia, todas as acções com preço inferior a 10€ que negoceiam em contínuo passaram a ter 3 casas decimais em 7 de Abril. Só agora é que dei por isso :|
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

Re: SUMOL + COMPAL - Tópico Geral

por ricardmag » 9/5/2014 17:33

Obrigado pelo exclarecimento Dr Tretas!

estava a ver que iam ser só posts meus neste tópico :lol:

Cumprimentos.
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: SUMOL + COMPAL - Tópico Geral

por Dr Tretas » 9/5/2014 17:28

Acho que a compra e venda de acções próprias não tem grande importância.

Quanto à empresa em si, o problema é a dívida, resultante da aquisição da Compal, neste momento de 270 M€ que tem vindo a ser reduzida a uns 15M por ano. O cash flow (aquilo a que eu chamo o lucro real, que são os resultados líquidos + depreciações e amortizacões + provisões) foi uns 22M este ano, o que chega para pagar juros, investimento e amortizar dívida, mas ainda assim o peso do serviço da dívida deixa muito pouco em termos de lucro líquido.

É uma boa empresa, mas o preço parece-me correcto, logo não me interessa, eu gosto é de pechinchas. Talvez daqui a uns 10 anos, depois deste bull morrer, quando o próximo bear der sinais de inversão, eu entre na Sumol-Compal. Até lá fico só a ver.

Múltiplos, considerando 96M de acções em circulação (i.e. descontando as acções próprias).

price to book: 0,83 (moderadamente barato)
PER: 24 (muito caro para uma empresa com pouco ou nenhum crescimento)
dívida/capital: 200% (bastante alavancagem - risco)

Daqui a 10 anos, se amortizar metade da dívida, os resultados líquidos serão de uns 15M€ (ignorando a inflação). Nessa altura, se cotar ao preço de hoje, já valerá a pena :wink:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], PAULOJOAO e 113 visitantes