Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

SUMOL + COMPAL - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: SUMOL + COMPAL - Tópico Geral

por rollingsnowball » 11/12/2016 23:36

Economista_markeeter Escreveu:Obrigado pela dica.

Mas o dinheiro recebido já descontei (estou a considerar apenas 51% para a Sumol).
Tenho é de descontar 19 cêntimos que distribuíram em dividendos.

Mesmo assim, parece-me um excelente negócio:
- ao preço atual estou apenas a pagar o negócio internacional
- fico com o negócio em Portugal (que atualmente é 70% das vendas, mas vai certamente diminuir), como extra

Olha que não são 19 centimos.. Estás a esquecer-te da redução de capital ( salvo erro custou 35.531.373€)... O que faz uma diferença grande..
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.
 
Mensagens: 1048
Registado: 13/12/2008 12:42
Localização: 14

Re: SUMOL + COMPAL - Tópico Geral

por Economista_markeeter » 11/12/2016 20:45

Obrigado pela informação, pois não tenho acompanhado o histórico desta "menina".
Confesso também que não acompanhei a fusão entre Sumol e Compal. (a cotada era a Sumolis? Lembro-me de na Compal/Frize/Nutrinveste estar o Pires de Lima do CDS)

Mas a Sumol+Compal chegou a estar a 1,90 euros à cerca de ano e meio.

- Depois disso, já abriu uma fábrica em Angola em 2015.
- Já tinha aberto uma fábrica em Moçambique em 2013.
- Tem um contrato com a COPAGEF, para vender para quase todo o mercado africano.

- Espero que agora comece a gerar cash, depois da crise que ocorreu nestes mercados.

- Vou entrar...antes que seja tarde. wish me luck!
 
Mensagens: 17
Registado: 28/12/2007 23:51

Re: SUMOL + COMPAL - Tópico Geral

por Dr Tretas » 11/12/2016 19:34

Há uns 20 anos que sigo esta empresa, a maior parte do tempo cota entre 1€ e 1.5€
Assim sendo, não espero que vá mudar agora.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

Re: SUMOL + COMPAL - Tópico Geral

por Economista_markeeter » 11/12/2016 13:46

Obrigado pela dica.

Mas o dinheiro recebido já descontei (estou a considerar apenas 51% para a Sumol).
Tenho é de descontar 19 cêntimos que distribuíram em dividendos.

Mesmo assim, parece-me um excelente negócio:
- ao preço atual estou apenas a pagar o negócio internacional
- fico com o negócio em Portugal (que atualmente é 70% das vendas, mas vai certamente diminuir), como extra
 
Mensagens: 17
Registado: 28/12/2007 23:51

Re: SUMOL + COMPAL - Tópico Geral

por rollingsnowball » 11/12/2016 10:56

Economista_markeeter Escreveu:Alguém me consegue ajudar a fazer umas contas e confirmar uns dados sobre esta "menina":

> Em novembro de 2014, foi anunciado na imprensa que a Copagef, empresa do grupo francês Castel e accionista da cerveja angolana Cuca comprou 49,9% do capital da Sumol+Compal Marcas por 88,2 milhões de euros. Ou seja esta SUMOL+COMPAL MARCAS vale no total cerca de 177 milhões de euros. Esta MARCAS destina-se apenas aos mercados africanos/internacionais.
> Em cima disto está todo o negócio em Portugal (quase 70% das vendas).
> Existem 60.499.364 ações.

> Ou seja, só pela MARCAS cada ação vale 1,46 euros. (177 M *51,1%/60,5 M) = 1,46 euros
Em cima disto todo o negócio em Portugal (70% das vendas).

Está a cotar a 1,17 euros?

Tou a ver mal alguma coisa? Mesmo assumindo o mesmo valor pra PT, teríamos um valor próximo do intervalo entre 2,5-3 euros.
Se for assim, tou "dentro" na próxima semana.

Tens que ter em conta o dinheiro recebido e descontar o dividendo entretanto pago e a divida que não tenha passado para a sociedade conjunta. Para além disso tens que ter em conta que o plano de internacionalização em áfrica falhou e eles estão agora a alterá-lo. A fat tax é apenas um extra. Sendo a sumol compal uma empresa portuguesa não me admiraria se a fat tax tivesse sido desenhada à medida das suas marcas próprias (basta ver que nem o sumol nem o compal pagam, pelo que percebi), e portanto o efeito negativo poderá ser ligeiramente inferior.
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.
 
Mensagens: 1048
Registado: 13/12/2008 12:42
Localização: 14

Re: SUMOL + COMPAL - Tópico Geral

por Economista_markeeter » 11/12/2016 1:00

Alguém me consegue ajudar a fazer umas contas e confirmar uns dados sobre esta "menina":

> Em novembro de 2014, foi anunciado na imprensa que a Copagef, empresa do grupo francês Castel e accionista da cerveja angolana Cuca comprou 49,9% do capital da Sumol+Compal Marcas por 88,2 milhões de euros. Ou seja esta SUMOL+COMPAL MARCAS vale no total cerca de 177 milhões de euros. Esta MARCAS destina-se apenas aos mercados africanos/internacionais.
> Em cima disto está todo o negócio em Portugal (quase 70% das vendas).
> Existem 60.499.364 ações.

> Ou seja, só pela MARCAS cada ação vale 1,46 euros. (177 M *51,1%/60,5 M) = 1,46 euros
Em cima disto todo o negócio em Portugal (70% das vendas).

Está a cotar a 1,17 euros?

Tou a ver mal alguma coisa? Mesmo assumindo o mesmo valor pra PT, teríamos um valor próximo do intervalo entre 2,5-3 euros.
Se for assim, tou "dentro" na próxima semana.
 
Mensagens: 17
Registado: 28/12/2007 23:51

Re: SUMOL + COMPAL - Tópico Geral

por Economista_markeeter » 8/12/2016 16:49

Fui verificar - são estas. Há muitas que não têm fat tax.
Aliás nem sabia que eram tantas marcas. A Sumol+compal é lider de vendas em bebidas, mesmo à frente da Coca-Cola em Portugal.
- Sumol
- 7Up
- Pepsi
- Guaraná Antarctica
- Lipton Ice Tea
- Compal
- Um Bongo
- Compal Horta
- Águas da Serra da Estrela
- Águas Frize
- Cerveja Tagus
- Cerveja Damm
- Lipton
- Cacaolat
- Gallo
 
Mensagens: 17
Registado: 28/12/2007 23:51

Re: SUMOL + COMPAL - Tópico Geral

por Economista_markeeter » 8/12/2016 0:59

Quase de certeza..teve quedas brutais.

Mas já agora..alguém sabe quais as marcas da Sumol+Compal? (todas têm açucar)?
 
Mensagens: 17
Registado: 28/12/2007 23:51

Re: SUMOL + COMPAL - Tópico Geral

por Blackjackpt » 7/12/2016 23:57

Economista_markeeter Escreveu:A Sumol Compal é provavelmente uma das melhores ações portuguesas. Depois das fortes quedas que teve, devido à crise da economia angolana, a administração lançou este comunicado. O que é que isto pode significar para os lucros da empresa/cotação da empresa? Vale pena comprar agora? (tudo parece positivo).
Portugal e Angola a recuperarem, e a parceria com a COPAGEF para vender para todo o continente africano.

"Acontece que o desempenho da empresa está a ser melhor do que o inicialmente perspetivado devido à conjugação dos seguintes fatores:
• Em Portugal, o Condições climatéricas no verão e outono melhores do que o normal para a época, o Crescimento do consumo privado beneficiando do aumento do rendimento disponível e do turismo, o Ganho de quota de mercado,
• Em Angola, o Recuperação do ritmo de vendas beneficiando da alteração do modelo de distribuição.
Este desempenho permite agora antever, em comparação com o ano anterior, um fecho do exercício de 2016 com um Volume de Negócios ligeiramente superior e um Resultado Operacional moderadamente superior."


Atenção...será que a Fat tax já foi incorporada na cotação?
 
Mensagens: 29
Registado: 3/2/2010 3:01
Localização: 3

Re: SUMOL + COMPAL - Tópico Geral

por Economista_markeeter » 7/12/2016 22:35

A Sumol Compal é provavelmente uma das melhores ações portuguesas. Depois das fortes quedas que teve, devido à crise da economia angolana, a administração lançou este comunicado. O que é que isto pode significar para os lucros da empresa/cotação da empresa? Vale pena comprar agora? (tudo parece positivo).
Portugal e Angola a recuperarem, e a parceria com a COPAGEF para vender para todo o continente africano.

"Acontece que o desempenho da empresa está a ser melhor do que o inicialmente perspetivado devido à conjugação dos seguintes fatores:
• Em Portugal, o Condições climatéricas no verão e outono melhores do que o normal para a época, o Crescimento do consumo privado beneficiando do aumento do rendimento disponível e do turismo, o Ganho de quota de mercado,
• Em Angola, o Recuperação do ritmo de vendas beneficiando da alteração do modelo de distribuição.
Este desempenho permite agora antever, em comparação com o ano anterior, um fecho do exercício de 2016 com um Volume de Negócios ligeiramente superior e um Resultado Operacional moderadamente superior."
 
Mensagens: 17
Registado: 28/12/2007 23:51

Re: SUMOL + COMPAL - Tópico Geral

por ricardmag » 18/7/2016 11:49

:mrgreen: , epá já vai à mais de um ano que as despachei!
Mas digo desde já que variações destas em papeis pouco líquidos é normalíssimo.
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: SUMOL + COMPAL - Tópico Geral

por _x_ » 18/7/2016 11:41

Foi devido ao Ricado ter despachado a sua posição, em títulos de pouco volume, dá nisto. :wink:
_X_

John Maynard Keynes ‏
The capitalist economy is not real, it is simply a delusion that keeps the masses enchained to their social bondage.

É sempre muito falível projetar cenários não acontecidos.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1904
Registado: 9/1/2008 17:56
Localização: 15

Re: SUMOL + COMPAL - Tópico Geral

por epdfm » 18/7/2016 10:44

Alguém pode esclarecer o que se passou para estar a desvalorizar tanto?
 
Mensagens: 23
Registado: 29/6/2016 11:46

Re: SUMOL + COMPAL - Tópico Geral

por ricardmag » 18/6/2015 15:25

Bem, dou como encerrada a minha posição na sumol+compal que já durava desde inicio de 2014. Quase 80%... + 72% dos dividendos :lol:
De vez enquanto é preciso liquidar posições e usufruir 8-) Obrigado a todos pelos esclarecimentos ...
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: SUMOL + COMPAL - Tópico Geral

por Dr Tretas » 5/5/2015 12:30

Bom, resolvi sair da Sumol+Compal. Se metade valia 88 M€, então toda vale 176 M€, penso eu de que. A contar com os 19 cêntimos de dividendo que já foram pagos, estamos nesse valor. Isto assim contas à padeiro, claro :mrgreen:

Não tomem isto como uma recomendação de venda, eu nunca na vida saí exactamente num topo nem entrei exactamente num fundo, não creio que esta vá ser a primeira.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

Re: SUMOL + COMPAL - Tópico Geral

por MNPTLIS » 2/5/2015 12:12

Agora que a CGD saiu da Sumol+Compal isto é bom para a Empresa ou não tem influencia. ?
Comecei a olhar para esta acção mas tenho ainda pouca informação sobre a mesma.
Se alguem puder ajudar agradeço

:shock:
 
Mensagens: 491
Registado: 7/11/2014 12:30

Re: SUMOL + COMPAL - Tópico Geral

por Ferreiranrf » 27/4/2015 22:36

"A SUMOL+COMPAL, S.A., (“SUMOL+COMPAL”) vem tornar público que, na sequência da proposta apresentada pela accionista REFRIGOR, S.A., foi aprovada a suspensão da Assembleia Geral hoje realizada para deliberar sobre a redução do capital social e distribuição de reservas livres, a qual será retomada no próximo dia 4 de Maio de 2015, pelas 9.30 horas."
Investing involves a great deal of risk, including the loss of all or a portion of your investment, as well as emotional distress. Nothing contained herein should be construed as a warranty of investment results. All risks, losses and costs associated with investing, including total loss of principal, are your responsibility.
Be fearful when others are greedy. Be greedy when others are fearful." - Warren Buffett
The stock market is filled with individuals who know the price of everything, but the value of nothing." - Phillip Fisher
 
Mensagens: 45
Registado: 28/12/2014 10:35

Re: SUMOL + COMPAL - Tópico Geral

por Ferreiranrf » 24/4/2015 1:30

Eish que confusão...

Comprei no dia 10 na abertura e vendi no fecho +-10%
Recomprei no 13 segunda feira mesmo pelo dividendo
Investing involves a great deal of risk, including the loss of all or a portion of your investment, as well as emotional distress. Nothing contained herein should be construed as a warranty of investment results. All risks, losses and costs associated with investing, including total loss of principal, are your responsibility.
Be fearful when others are greedy. Be greedy when others are fearful." - Warren Buffett
The stock market is filled with individuals who know the price of everything, but the value of nothing." - Phillip Fisher
 
Mensagens: 45
Registado: 28/12/2014 10:35

Re: SUMOL + COMPAL - Tópico Geral

por ricardmag » 23/4/2015 23:33

Ferreira acho que não é assim. Acho que se recebe por cada acção detida.

Quanto à questão que coloquei já descobri o gato, e é muito grave.

No documento oficial diz
SUMOL+COMPAL, S.A Escreveu:Informa-se adicionalmente que, a partir do dia 14 de Abril (inclusive), as acções da
SUMOL+COMPAL, S.A. serão transaccionadas em bolsa sem conferirem direito aos referidos
rendimentos.


E na noticia
Jornal de Negócios Escreveu:O que significa que os títulos negoceiam com direito ao dividendo até ao dia 10 de Abril, descontando este valor no dia 13.


Isto não dá direito a cartão vermelho?
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: SUMOL + COMPAL - Tópico Geral

por Ferreiranrf » 23/4/2015 21:05

Pequeno esclarecimento ao novato por favor:

Tenho 750 acções dessas são extintas 277 mais ou menos, ficando com 473 certo?

Mas qual é o valor que vou receber por cada acção extinta?

Estou a comer gelados com a testa :wall: :wall: :wall:

Agradeço desde já os esclarecimentos.
Investing involves a great deal of risk, including the loss of all or a portion of your investment, as well as emotional distress. Nothing contained herein should be construed as a warranty of investment results. All risks, losses and costs associated with investing, including total loss of principal, are your responsibility.
Be fearful when others are greedy. Be greedy when others are fearful." - Warren Buffett
The stock market is filled with individuals who know the price of everything, but the value of nothing." - Phillip Fisher
 
Mensagens: 45
Registado: 28/12/2014 10:35

Re: SUMOL + COMPAL - Tópico Geral

por ricardmag » 23/4/2015 19:43

Se aparecerem uns a comprar à maluca, ai vai vai.... :lol:

Estou aqui com uma duvida existencial :?

Quem vendeu no dia 13 de Abril ao preço de, por exemplo, 1,29€ também ganhou o dividendo :?: Que é igual a ter vendido a 1,29+0,1908= 1,4808€
O quê que está a falhar :?: :?

Jornal de Negócios Escreveu:A Sumol+Compal vai distribuir um dividendo que corresponde a uma rendibilidade de quase 20%. O dividendo será pago a partir de 16 de Abril.

Os accionistas da Sumol+Compal aprovaram esta segunda-feira, 6 de Abril, em assembleia geral a distribuição de dividendos num montante total de 19,08 cêntimos, um valor que contabiliza os resultados conseguidos no ano passado e reservas livres, de acordo com o comunicado emitido para a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

O dividendo que será pago a partir de 16 de Abril corresponde a uma rendibilidade de 18,9% face à cotação de fecho das acções na última sessão (1,01 euros). O que significa que os títulos negoceiam com direito ao dividendo até ao dia 10 de Abril, descontando este valor no dia 13.

Num segundo comunicado, a Sumol+Compal revela que convocou uma nova assembleia geral para o próximo dia 27 de Abril, cujo objectivo é o de reduzir o capital social em quase 40%.

Esta medida será discutida no dia 27 de Abril e caso seja aprovada as acções deverão ser suspensas no dia 29 do mesmo mês.
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: SUMOL + COMPAL - Tópico Geral

por JeSuisCharlie » 23/4/2015 16:49

Olhando para o gráfico diz-me que têm tudo para amanhã atacar os 1.50€
estarei a ver vêm?

Gracias
Anexos
sumol.gif
sumol.gif (12.67 KiB) Visualizado 9107 vezes
 
Mensagens: 72
Registado: 9/4/2015 14:22

Re: SUMOL + COMPAL - Tópico Geral

por JeSuisCharlie » 23/4/2015 16:21

JeSuisCharlie Escreveu:
ricardmag Escreveu:Hoje o volume foi muitas vezes superior à média 8-)

SUMOL+COMPAL.png



Hoje lá continua com a pica todo.
Cofres cheinhos nas compras, já leva ganhos de 10%.
Será que vai fazer novos máximos.
estou fora, mas se fizer novos máximos entro.

abraços



A ordem estava lá.
já estou dentro.
Novos máximos anuais nos 1.35€
Grande volume acompanhada com variação.

abraços
 
Mensagens: 72
Registado: 9/4/2015 14:22

Re: SUMOL + COMPAL - Tópico Geral

por ricardmag » 23/4/2015 13:14

É melhor leres umas páginas para trás para estares a par do que se vai passar. Depois decide...

Cumprimentos
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: SUMOL + COMPAL - Tópico Geral

por JeSuisCharlie » 23/4/2015 12:50

ricardmag Escreveu:Hoje o volume foi muitas vezes superior à média 8-)

SUMOL+COMPAL.png



Hoje lá continua com a pica todo.
Cofres cheinhos nas compras, já leva ganhos de 10%.
Será que vai fazer novos máximos.
estou fora, mas se fizer novos máximos entro.

abraços
 
Mensagens: 72
Registado: 9/4/2015 14:22

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: daininho, Google [Bot], hugob0ss, macau5m, malakas, navaldoc, PAULOJOAO e 140 visitantes