Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Perder, nem a peanners...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Perder, nem a peanners...

por RaposoTavares » 6/4/2014 21:17

É revolucionário o banqueiro Salgado,
à sua maneira de homem avisado,
Faz-me lembrar (sem que talvez ele o queira)
um esquerdista católico todo à maneira.

Conversas antigas, de outros festivais,
lembro-me de frases, agora muito banais.
'Natal é quando um homem quiser', dizia-se.
Coisas de tempos que não voltam mais...

Chegou, enfim!... nesta hora o PREC à finança,
veja o leitor que confusão no tormento desta feira!
O Salgado - um revolucionário!- agora com esta dica avança:
Assembleia Geral, é quando um homem queira!

Já não há PRECs infernais,
acabaram as revoluções florais.
Não há juízo, já não há segurança:
Isto as AG são sempre como os Natáis!
Anexos
bes-ag.JPG
bes-ag.JPG (45.43 KiB) Visualizado 12497 vezes
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3525
Registado: 4/12/2013 19:13

Re: Perder, nem a peanners...

por rg7803 » 6/4/2014 21:11

Raposo Tavares Escreveu:Eh pá! Obrigado pelas palavras simpáticas vindas de quem vêm.

Cem, o teu tópico está dentro dos tópicos que mais visito pela sua qualidade e consistência. É muito agradável receber as tuas palavras amáveis e, calhando, um pouco exageradas.

Patrick, reúnes na tua pessoa um aristocrata e um superherói. Receber um elogio teu é portanto de uma grande responsabilidade.

Mais uma vez, obrigado aos dois.
Raposo Tavares



Um super-herói....!?
Estás um bocado equivocado Raposo....
http://www.imdb.com/character/ch0004406/
“Buy high, sell higher...”.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4201
Registado: 1/5/2008 23:09
Localização: Almada.

Re: Perder, nem a peanners...

por RaposoTavares » 6/4/2014 20:58

Eh pá! Obrigado pelas palavras simpáticas vindas de quem vêm.

Cem, o teu tópico está dentro dos tópicos que mais visito pela sua qualidade e consistência. É muito agradável receber as tuas palavras amáveis e, calhando, um pouco exageradas.

Patrick, reúnes na tua pessoa um aristocrata e um superherói. Receber um elogio teu é portanto de uma grande responsabilidade.

Mais uma vez, obrigado aos dois.
Raposo Tavares
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3525
Registado: 4/12/2013 19:13

Re: Perder, nem a peanners...

por SirPatrickBateman » 6/4/2014 16:52

Cem pt Escreveu:Muito bom e relaxante, parabéns ao tópico e aos temas escolhidos, mais um ponto de passagem obrigatória no Caldeirão que nos faz sentir bem!



Idem idem.... belo tópico!
Continua, que está no ponto!
 
Mensagens: 869
Registado: 6/11/2002 16:28
Localização: Avr

Re: Perder, nem a peanners...

por Cem pt » 5/4/2014 16:54

Muito bom e relaxante, parabéns ao tópico e aos temas escolhidos, mais um ponto de passagem obrigatória no Caldeirão que nos faz sentir bem!
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3139
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

Re: Perder, nem a peanners...

por RaposoTavares » 5/4/2014 16:41

Estive a ler as notícias de ontem aqui no Caldeirão e na imprensa de economia.
O resultado do que li deixou-me acagaçadamente expectante. Os raciocínios que vi expressos a propósito de gatilhos, de stoplosses, de suportes, de LTs e do diabo a quatro, levam a que não me espante se as primeiras horas de segunda feira começarem com um monumental impressive spin down capaz de atarrachar a biqueira do sapato de qualquer investidor ao solo (com unha do dedo grande, e tudo).

Imagem

Posso estar a errar mais que o Sócrates quando não viu em 2008 a crise a chegar aí, mas já tomei as minhas previdências: retirei todos os stoplosses que tinha. De qualquer maneira com os 28% que o Estado me leva, os prejuízos serão sempre menores do que parecem...

Um abraço,
Raposo Tavares
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3525
Registado: 4/12/2013 19:13

Re: Perder, nem a peanners...

por RaposoTavares » 3/4/2014 20:50

Acusado de sofrer de tédio (o que é verdade) e de não ter nada para fazer (coisa que não desminto), resolvi fazer uma investigação sobre o emocionante mundo dos mercados lusitanos.
Impunha-se-me que contrariasse estas critícas e resolvi fazê-lo com uma pequena abordagem ao estado do nosso PSI e ao promissor mundo das mercadorias. Não tirei muitas conclusões.
Os trinta e tal minutos de trabalho árduo a que me atirei levaram-me a estas conclusões:

Conclusões definitivas e indesmentíveis. (Até porque toda a gente já as conhece...):

1º.- Os volumes mantêm-se em crescendo na nossa bolsa neste início de mês de Abril. Isso é bom.

2º.- Os fundos de investimento e os fundos de pensões estrangeiros começam a chegar ao nosso estreito Psi e a fazê-lo esticar. Isso é agradável.


Situações susceptíveis de virem a ser confirmadas:

Os investidores asiáticos , dizem alguns, podem vir a caminho. (Duvidámos desta informação e enviaram-nos estas tirada algures na Índia.)

Parece-nos claro que há um grupo de investidores que se prepara para partir depois de resolver alguns problemas logísticos:
Imagem


Outro grande grupo, resolvidos alguns pequenos problemas, lá partiu e já aí vem com toda a vontade de investir nos papéis lusitanos:
Imagem




Entretanto, alheios à subida dos mercados de acções, muitos investidores encarniçam-se ainda e sempre na aposta em mercadorias. Esta febre acentua-se aqui no Caldeirão e sente-se um pouco por todo o lado. As imagens que se seguem documentam algumas das facetas dos mercados de mercadorias em actividade.


Apostando no petróleo...
Imagem


... no café...
Imagem


...no tabaco...
Imagem


...no cereais...
Imagem



...no ouro e noutros metais preciosos...
Imagem.

Pronto. A seguir a este post não me obriguem a vir para aqui colocar uns gráficos manhosos...

Um abraço,
Raposo Tavares
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3525
Registado: 4/12/2013 19:13

Re: Perder, nem a peanners...

por RaposoTavares » 2/4/2014 19:43

Flecha, no tópico do referido papel, já deixei a minha opinião sobre o que me fará tomar posição.

Zeca, obrigado pelas sábias palavras. Concordei com tudo o que disseste e com tudo o que citaste. E sim, é verdade, tal como tu, às vezes também tenho tempo a mais. Quando isso me sucede é cá uma carga de trabalhos... Ui!

Um abraço,
Raposo Tavares
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3525
Registado: 4/12/2013 19:13

Re: As notícias contam? Ai contam, contam...

por zecatreca_1 » 2/4/2014 16:44

Notoriamente existe falta de ocupação em alguns foristas.
É o meu caso, por exemplo, que estou a ocupar o tempo com este tópico.
Gostei principalmente desta frase:
Raposo Tavares Escreveu:Investir na Bolsa assenta em vários pilares e três deles não se estudam: experiência, sensibilidade e bom senso.

Cumprimentos
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1540
Registado: 17/2/2012 14:31

Re: Perder, nem a peanners...

por verdeacordaesperança » 2/4/2014 16:06

conta lá, conta lá que aqui ninguém vê o teu comentário?
não me digas que estás a pensar o mesmo que meo!!!!
 
Mensagens: 368
Registado: 29/11/2007 3:24
Localização: 16

Tipo, ia tudo raso!

por RaposoTavares » 2/4/2014 15:45

Há por aí um tópico onde me apetece entrar de chanca e postar à bruta a seguinte provocação:

Se há aí homens, apostem comigo X elevado 23 vezes em como este papel vai começar a subir antes de Junho. PIMBA!

Só não o faço porque depois me perguntam se sou bruxo ou futurólogo e se consigo justificar a minha afirmação e patati, patatá... Ora isso é estúpido e até cruel! Ninguém tem que justificar as cruzes que titubeante espeta no euromilhões. Ou tem?

Ahhh bom...

Pronto.
Um abraço,
Raposo Tavares
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3525
Registado: 4/12/2013 19:13

Mercados Globais?

por RaposoTavares » 1/4/2014 13:29

Imagem

Source: The Reformed Broker

Um abraço,
Raposo Tavares
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3525
Registado: 4/12/2013 19:13

Um rabisco à Adam:

por RaposoTavares » 1/4/2014 13:21

Imagem

Um abraço,
Raposo Tavares

P.S.: Não resisti a meter-me com o Adam que é, aliás, um forista que aprecio e que também é uma boa pessoa, com causas e tudo, como confirmei hoje.
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3525
Registado: 4/12/2013 19:13

Re: Perder, nem a peanners...

por RaposoTavares » 31/3/2014 18:00

Analista do Tempo? AT, portanto...
Bien, muy bien...

Um abraço,
Raposo Tavares

P.S.: Tens é que evitar andar tanto à chuva: 1º molhas-te; 2º Constipas-te; 3º Numa hora de azar lá vem uma bronquitezita e 4º Olha se as coisas correm mal? Hum? Lá terás, na melhor das hipóteses, de ficar deitado... a ouvir notícias dos jornais, da família, e até do tempo.
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3525
Registado: 4/12/2013 19:13

Re: Perder, nem a peanners...

por WofG » 31/3/2014 17:43

Raposo,

Começo onde terminaste, O Tempo!

Dá chuva a semana toda. E Eu quando tá de chuva acho que os índices vão cair e só quero fechar posições! Pelo contrário quando está de sol, só penso em comprar, qualquer coisa!

Posto isto, e estando o PSI a contrariar o tempo e, de forma a não me contrariarem a mim vou de férias para um sítio com sol, assim não vendo! O problema é se compro :D

Afinal não vale a pena ir de férias!

Analista do tempo.
"Carpe diem. Seize the day, boys. Make your lives extraordinary."
"No matter what anybody tells you, words and ideas can change the world."
"There's a time for daring and there's a time for caution, and a wise man understands which is called for."

WingsofGold
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 335
Registado: 1/10/2010 15:17
Localização: 16

As notícias contam? Ai contam, contam...

por RaposoTavares » 31/3/2014 16:51

Há por aí uns dogmas no Caldeirão que me deixam aturdido. A moda de descurar e de com soberba ironia se menosprezarem as notícias. A moda de investidores recentes já fazerem profissão de fé na AT, na AF...
Vejo muitos frames, vejo muitas velas, muito chartismo e muitas certezas. A certeza de que os dividendos não contam, a certeza que as notícias 'valem o que valem'... Enfim.

Ponto prévio: Não sou um analista técnico e nem sequer sou um analista.
No entanto, não descuro frames, mas se invisto a longo prazo não ando doido em gráficos de quinze minutos.
Não nego as possibilidades de negócios intraday, mas se disponho de uns pataquitos, penso duas vezes antes de andar a pagar taxas a despropósito.
Se invisto a seis meses dou mais importância ao' chartismo' do que às velas japonesas.
Acima de tudo não descuro a informação que me pode interessar: sejam indicadores técnicos, sejam fundamentais, sejam psicológicos, seja lá o que for.
Acima de tudo, não ponho o meu dinheiro em teses académicas. Até porque tanto as AFs como as Ats não são suportadas em qualquer ciência exata. Investir na Bolsa assenta em vários pilares e três deles não se estudam: experiência, sensibilidade e bom senso.

Já agora: fico sempre espantado com a importância reduzidíssima que vejo ser dada a um indicador da maior importância como o volume. Ainda por cima num PSI com a profundidade tão reduzida.

Isto a propósito de ver por aí análises de investidores de meia dúzia de anos assentes num dogmatismo tão aceso que, para além de poderem vir a provocar-lhe a longo prazo sérios distúrbios na carteira, geram, no imediato, fortes discussões bizantinas neste Forum.
Pede-se menos toleima e mais humildade, portanto.

Já cansado, eis-me chegado ao busílis da questão: as notícias.
As notícias têm interesse. Umas têm muito pouco, outras têm bastante.
Esquecendo as que têm pouco interesse, vou ater-me àquelas que têm bastante:
A compra de um lote de ações enorme por um determinado investidor é uma notícia interessante. A compra de ações próprias por uma empresa cotada é uma notícia importante. A redução do free float de uma papel comercial é determinante para a sua volatilidade e para a sua evolução no futuro. Algumas alterações estratégicas na gestão de uma empresa são da maior importância...
Já agora, se o Putin resolver 'salvar' os russos da Letónia, essa será uma notícia com muito mais interesse do que a da Crimeia. Infelizmente.

Quando tiver tempo ainda aqui voltarei.

Um abraço,
Raposo Tavares
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3525
Registado: 4/12/2013 19:13

Re: Perder, nem a peanners...

por RaposoTavares » 30/3/2014 16:36

2 bitaites:

Primo.- O BES lá cumpre a sua via sacra no pó das letras de imprensa do Expresso. Em Outubro, pode ser...

Secundo.- Quando tiver tempo vou tirar a limpo uma sensação que tenho: Os papéis do Benfica e os do BES parece que têm em comum o início de Outubro como início de períodos de subida. A ser verdade isto terá alguma coisa a ver com o sector das lavandarias?

Abraço,
Raposo Tavares

Memorando.- Analisar mais tarde o sector das lavandarias.
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3525
Registado: 4/12/2013 19:13

Re: Perder, nem a peanners...

por Zorg » 30/3/2014 13:27

Obrigado Raposo. Colei aquilo no Google e não deu nada... mandou-me tentar doutras maneiras, mas não tentei. Tens que me explicar isso melhor.

Já li mais um bocadinho.......

Já me enviaram umas MP, mas ainda não gostei de nenhuma. Também é importante a localização e as vistas! Gostava que se visse o Tejo e que houvesse uma tomada por perto por causa do carregador do portátil....

Não percebi o que é que a Razão Pura queria dizer.....a parte dos tremoços percebi, o resto é que não. De qualquer modo, sobre o assunto tratado, 2000000 é muita fruta.

Ah, um aparte:

Coleciono uma série de fascículos, alguns já um pouco antigos, outros mais atuais, do manual "Como investir em Bolsa", 1ª série, 1986, Lx , etc..
Faltam-me o 1, o 8, o 88, o 100 e o 120. O 100 é extremamente raro. Pago bem por ele! É lá que ensinam umas técnicas, pelo que ouvi falar, muito complicadas de se entender, mas que o essencial, como os betas por exemplo, é de fácil compreensão. Quem quiser aprofundar mais é essencial ter lido o 8 e o 88! Assim, é uma porcaria porque também me faltam e só o 100 não basta!! É só oitos....


Abraço


Citação: 3 y hnok wgu tran strk 2. Ark fur bewk mork 50%, arkin tran strk fur....
tradução: 3 é bem mais do que 2. São pelo menos mais 50%, seja do que for...
 
Mensagens: 14
Registado: 13/3/2008 22:38

Cara: você é trader ou sustentador de mercado?

por RaposoTavares » 30/3/2014 1:41

Ora aí está um cara que diz umas verdades:

https://www.youtube.com/watch?v=gWRNLJqrCwo
Editado pela última vez por Visitante em 31/3/2014 16:10, num total de 1 vez.
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3525
Registado: 4/12/2013 19:13

Re: Perder, nem a peanners...

por RaposoTavares » 29/3/2014 23:56

Zorg, quanto à loja para acampares não te posso ajudar. Não vivo em Lisboa.
Quanto à possibilidade de uma leitura mais ergonómica, só se experimentares este pêdêéfezito:


file:///C:/Documents%20and%20Settings/Utilizador/Os%20meus%20documentos/Downloads/O-Banqueiro-Anarquista.pdf

Um abraço,
Raposo Tavares
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3525
Registado: 4/12/2013 19:13

Re: Perder, nem a peanners...

por Zorg » 28/3/2014 23:05

.....devem estar a beber umas cervejitas....

Parece-me ter havido uma tentativa de abandalhamento do tópico enquanto o Raposo Tavares descansava do trabalho árduo de ontem!! É uma foleirice atacar o tópico dum gaijo enquanto ele descansa!

Dá-me a entender que o pessoal é de Lisboa.... talvez pelos tiques...

Isto aqui pelo norte é uma chatice... parece que se passa a vida no frigorífico...

Será que me podiam enviar, por mensagem privada, a loja aí em Lisboa com a entrada mais recuada possível, com um átrio aí de 2 por 2 m, de modo a caber uma caixota de cartão de 2 por 1 pelo menos? Eu gosto de rebolar quando durmo, mas não gosto de incomodar muito e sempre fica meio metro para o pessoal circular sem chatear quando um gaijo dorme até tarde!

Ainda não acabei de ler o banqueiro anarquista......aquilo é de letras muito miudinhas e a parte que li deu-me cabo da cabecinha toda!! Este tipo de segregação feita aos gaijos de vista cansada é uma coisa vil..... ainda se queixam os escritores que se lê pouco em Portugal...
`
Raposo, não podes mandar qualquer coisinha de jeito aí com um corpo de letra 14? Ou maior um bocadinho.....
 
Mensagens: 14
Registado: 13/3/2008 22:38

Re: Perder, nem a peanners...

por Razao_Pura » 28/3/2014 18:05

Bem, eu é mais tremoços....

De qualquer forma e em jeito de contributos para a miríade de temas interessantes que este tópico já abordou, digo eu que, se instituissem a happy hour em after work acho que podia contribuir de forma positiva para o aumento da natalidade que o nosso país tanto precisa. Quero ver quem é que vai pagar as nossas reformas. Cáspite!
(imitei-te hi hi hi )

BFS
Trade the trend.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1673
Registado: 5/11/2002 19:00
Localização: 24

Re: Perder, nem a peanners...

por RaposoTavares » 28/3/2014 17:41

Ando aqui maçado, pá, com os amigos da bolsa... Os amigos da bolsa estão espantados com o decréscimo populacional.

Pudera! Se o pessoal começa a ser amigo da bolsa, em vez de amigo do oposite sex, não há quem faça bebés!

Toda a gente sabe isso. Cáspite!

Um abraço,
Raposo Tavares
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3525
Registado: 4/12/2013 19:13

Re: Perder, nem a peanners...

por WofG » 28/3/2014 16:45

Em termos didáticos era o que temia, não há uma regra, cada caso é um caso e tem a sua estratégia própria. Os stops que usei até agora sempre foram relativamente curtos (5%) e tem resultado, para mim. Mas quando falo em algum caso concreto em outros tópicos do caldeirão dizem sempre que não percebem a minha estratégia 8-)

Quanto a beber 1 copo, tenho 1 problema com o dito 1 propriamente, gosto de múltiplos :lol: . Pelo que a seguir me vir sentar a teclar é uma péssima ideia, as coisas começam a andar de roda (sim, à minha volta)...

Claro que se quiserem combinar esses ditos caracois com minnis ou minuins, por mim tudo bem... se for por Lx e arredores.

Obrigado a todos.
"Carpe diem. Seize the day, boys. Make your lives extraordinary."
"No matter what anybody tells you, words and ideas can change the world."
"There's a time for daring and there's a time for caution, and a wise man understands which is called for."

WingsofGold
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 335
Registado: 1/10/2010 15:17
Localização: 16

Re: Perder, nem a peanners...

por PairOfJacks » 28/3/2014 16:44

Wofg, correndo o risco de abusar do peanners topic, que não se destina a fins didáticos, ao que disseram o mecânico e o sacramento, podes ainda acrescentar, se quisermos ser preciosistas, que se deve evitar a colocação de stops em sítios óbvios (p.e. valores exatos de suportes) mas sim um pouco acima ou abaixo, uma vez que é provável que nesses valores redondos estejam uma série de ordens stop à espera de ser disparadas o que só por si provocará algum efeito na cotação. De resto acho que no conjunto dos dois posts está uma excelente definição/manual de stops.

Cumps
PairOfJacks
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 833
Registado: 22/7/2009 6:41

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Bing [Bot], boavista, Gioes, J.f.vieira, m-m, nfaz, Phil2014, Sinedrio, Ze nabo e 370 visitantes