Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Oportunidades especulativas

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 5/4/2014 3:52

actualização bes: nada a acrescentar

análise post mortem ao trade da akamai:
sou da opinião que um trade perdedor tem a virtualidade de nos ensinar mais do que um trade ganhador
sempre que as minhas stoploss são activadas procuro estudar o que se passou por forma a tentar encontrar algo susceptível de correcção
quer queira quer não, haverá sempre algo que não foi devidamente ponderado

eis pois o que me apraz comentar
positivo:
- uso de uma stoploss (sempre o faço) e a sua manutenção no local originário

negativo:
- na ânsia de encontrar um lugar para uma compra, preocupei-me com o tipo de velas que o preço fez em determinada área e não tive em devida atenção algo que parece ser um pouco subtil mas que mais não é do que o devir do preço: quando identifiquei a oportunidade especulativa, a compra seria realizada numa zona de confluência entre a linha inferior do fork azul e uma linha que unia dois mínimos e que poderia constituir um suporte (ver gráfico do dia 2/4); dado que o tempo foi decorrendo sem que essa área tivesse sido atingida – na verdade, o preço não só não desceu, como ainda subiu um pouco – a queda do preço que então se desse implicaria necessariamente a violação da linha média inferior do fork azul (pois só caindo abaixo dela é que a ordem de compra pendente podia ser executada)
ora, esta queda constituiria uma alteração substancial e radical da ideia originária, que então deveria ter sido revista

- outro pecadilho foi não ter valorado o fork descendente: também ele dava sinais de evidente perigo para a compra, na medida em que o preço tentou permanecer acima da sua linha média (com o objectivo de se dirigir à linha média superior), mas não conseguiu e começou a dirigir-se para a sua linha média inferior, onde chegou
a este movimento de reversão a meio do caminho dá-se o nome de Hagopian´s rule (Hagopian era o nome do aluno de Andrews que estudou este fenómeno) e que aparece descrita como regra n.º 4 de Andrews: When prices reverse before reaching the Median Line, leaving a “space”, they will move more in the opposite direction than when prices were rising toward the Median Line. Por outras palavras: quando o preço é suposto dirigir-se a uma linha (qualquer delas), mas a certa altura do percurso desiste e inverte, ele não só irá dirigir-se para a linha contrária àquela a que se dirigia, como ainda prosseguirá além dela pelo menos numa distância equivalente àquela que deixou de percorrer – ver último gráfico

repare-se que o preço veio a imobilizar-se no cluster formado pela linha paralela à linha média inferior do fork descendente e pela linha de aviso do fork ascendente (!)

em suma, se é certo que a realização antecipada de um plano de trading com lugares de entrada e saída é para mim essencial e imprescindível, não é menos verdade que, flutuando o preço no tempo, devemos adaptar-nos constantemente às novas circunstâncias, sob pena de ficarmos agarrados a uma opinião ou intenção
Anexos
bes.jpg
akam.jpg
akam1.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 4/4/2014 15:30

actualização

akam 30 m: stoploss activada

audusd 20 m: segundo target atingido

questão em aberto: o preço descobre as linhas ou as linhas descobrem o preço?
Anexos
akam.jpg
aud.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 4/4/2014 14:39

actualização audusd

para os mais conservadores a procura de um toque numa linha, seja ela qual for, em jeito de confirmação de uma ideia já elaborada com base em outros motivos para além dela, traz consequências

como havia dito (não gosto de escrever depois dos factos), os mais agressivos já teriam entrado no mercado com base na estrutura que ele mostrava e, neste momento, já teriam atingido o primeiro target e estariam serenamente à espera do segundo target
Anexos
aud.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 4/4/2014 0:56

Sr_SNiper Escreveu:Obrigado pela resposta ( mesmo não tendo respondido à minha questão)
Um abraço e bons trades


primeiro: se eu respondesse a todas as perguntas, com que trabalho de casa é que ficava (ficavam)?

segundo: eu respondi à pergunta...com os dados dos trades que aqui tenho colocado, não com os dados da conta real, porque se o fizesse teriam de acreditar neles como se fosse uma "questão de fé"
e então de duas, uma: ou seriam resultados muito bons e quem é que acreditaria, ou seriam resultados muito maus e ninguém mostraria interesse por este tópico

um pouco de mistério também calha bem, sempre aguça a imaginação e faz-nos mover

de uma coisa tenho a certeza: nem sou tão bom como o melhor trade, nem tão mau como o pior

abraço
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por Sr_SNiper » 4/4/2014 0:22

Obrigado pela resposta ( mesmo não tendo respondido à minha questão)
Um abraço e bons trades
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 3/4/2014 23:14

Sr_SNiper Escreveu:Este é um método em que usas na realidade?
Que rendibilidade tens?


SIM, É UM MÉTODO QUE USO NA REALIDADE E COM O QUAL ME SINTO À VONTADE (COMO NUNCA ANTES ME SENTI)
COMO TENHO MAIS QUE FAZER, NÃO VENHO PARA ESTE FÓRUM GASTAR O MEU TEMPO E ESGOTAR A PACIÊNCIA DOS LEITORES SÓ PARA SHOW OFF

ALIÁS, DIGA-SE EM ABONO DA VERDADE QUE POR CAUSA DESTA MINHA PARTICIPAÇÃO NO CALDEIRÃO TENHO MAIS DE UMA SEMANA DE ATRASO NO MEU ESTUDO, MAS É UM PREÇO QUE NÃO ME IMPORTO DE PAGAR PORQUE AO FALAR SOBRE ESTES TEMAS TAMBÉM SOU OBRIGADO A PENSAR E A QUESTIONAR-ME

RELATIVAMENTE À QUESTÃO DE RENDIBILIDADES, JÁ TIVE OPORTUNIDADE DE REFERIR, EMBORA NÃO SEJA VISÍVEL PORQUE FORAM RETIRADOS (E AINDA BEM), QUE NÃO É MEU OBJECTIVO COLOCAR AQUI REFERÊNCIAS A GANHOS OU PERDAS PARA ALÉM DAQUILO QUE RESULTAR DAS PRÓPRIAS IDEIAS QUE VOU MENCIONANDO

QUEM SE DEDICAR A SEGUIR ESTE TÓPICO PODERÁ IR VENDO COMO O MÉTODO FUNCIONA E O QUE VAI ACONTECENDO ÀS DITAS OPORTUNIDADES ESPECULATIVAS
ASSIM, E POR EXEMPLO, SE A MEMÓRIA NÃO ME FALHA, TEMOS O SEGUINTE ESTADO: DUAS IDEIAS PERDEDORAS, UMA GANHADORA E UMA COM GANHO POTENCIAL
AGORA NÃO ME PERGUNTEM SOBRE PERCENTAGENS DE GANHO PORQUE NÃO É ISSO QUE ME MOVE AQUI
SE EM CADA NEGÓCIO QUE FAÇA QUERO R:R 1/3, É SÓ FAZER AS CONTAS

MAIS DO QUE SUGERIR ISTO OU AQUILO, QUERO APENAS DAR A CONHECER ALGO QUE ME PARECE POUCO EXPLORADO ENTRE NÓS, NÃO OBSTANTE TODO O SEU POTENCIAL (QUANDO DEVIDAMENTE APLICADO, PORQUE NÃO HÁ MÉTODOS MILAGROSOS)

QUANDO APRESENTO UMA IDEIA QUERO, EM PRIMEIRO LUGAR, QUE A COMPREENDAM, E, EM SEGUNDO LUGAR, QUE A CRITIQUEM, COMO POR EXEMPLO ACONTECEU COM O CEM PT QUANDO AQUI COLOQUEI UMA IDEIA SOBRE A AKAMAI

O MÉTODO DÁ TRABALHO? DÁ, E MUITO
HÁ ALGUMA COISA ESCRITA EM PORTUGUÊS? NADA (QUE EU SAIBA...)
ESTUDO HÁ MUITO TEMPO? HÁ 15 MESES (COMO É QUE SE PODE APRENDER ALGO QUE FOI ESTUDADO E TESTADO DURANTE ANOS A FIO E SUJEITO À CRÍTICA ACADÉMICA? RESPONDA QUEM SOUBER, QUE EU NÃO SEI)
É PRECISO TANTO TEMPO? SE CALHAR NEM O DOBRO...MAS AGORA TEMOS O TRABALHO FACILITADO EM COMPARAÇÃO COM OS SEUS CRIADORES
O ESTUDO É CARO? MUITA COISA, MESMO MUITA, PODE SER ACEDIDA DE FORMA LIVRE; OUTROS GASTOS DEPENDERÃO, COMO É EVIDENTE, DO GRAU DE ESPECIALIZAÇÃO QUE SE QUEIRA PERSEGUIR (SÓ O MATERIAL LIVRE DARÁ PARA QUASE UM ANO DE ESTUDO: ISTO ASSUMINDO QUE A PESSOA TEM UM TRABALHO REGULAR; CASO CONTRÁRIO, A DEDICAÇÃO PODE E DEVE SER OUTRA)
VEJO EVOLUÇÃO NO MEU TRADING? INQUESTIONAVELMENTE, NEM QUE SEJA NA IDENTIFICAÇÃO DOS LUGARES MAIS ADEQUADOS PARA A COLOCAÇÃO DA STOPLOSS
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por Sr_SNiper » 3/4/2014 22:20

Este é um método em que usas na realidade?
Que rendibilidade tens?
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 3/4/2014 22:10

actualização

bes:
nada a acrescentar

akamai:
ordens de compra, stoploss e take profit foram hoje activadas

audusd:
continua em aproximação uma oportunidade especulativa (os mais agressivos colocariam ordens pendentes usando a estrutura relevante que se vê gráfico)
note-se qual das duas linhas descendentes foi o preço testar - coincidência ou frequência?
seja qual for a resposta, permanece desprezível
Anexos
bes.jpg
akam.jpg
aud.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 3/4/2014 15:16

agora que o nosso audusd penetrou na área previamente identificada, está na hora de nos aproximarmos da acção e desenhar qualquer coisa

porquê o início da linha descendente a vermelho naquele específico local?
porque foi essa a barra que quebrou a linha media do fork

podia tal linha ter começado no pivot anterior? sem dúvida que sim!

há entre ambas alguma diferença? desprezível no contexto do corrente price action e da oportunidade especulativa em construção
Anexos
aussie.jpg
ausie2.jpg
aussie3.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 3/4/2014 2:14

já tive oportunidade de me referir a zonas de contracção do preço (coils)
em si mesmas consideradas, estas zonas não têm um significado especial pois os gráficos estão cheios delas
a sua importância derivará antes da sua localização e do modo como o preço sai delas
esta é uma forma, diria simples, de tentar encontrar zonas de procura e oferta
às vezes, as linhas num gráfico, sejam elas quais forem e por mais bonitas ou probabilísticas que sejam, causam distracção para aquilo que verdadeiramente é importante: saber onde estão os compradores ou vendedores "de confiança"
assim, a tarefa de tentar adivinhar o futuro ficará mais facilitada
um pequeno exemplo vale mais do que mil palavras
Anexos
jpy.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 2/4/2014 22:54

actualização

bes 240 m:
de referir apenas que à medida que o tempo vai passando o/os target poderão ser revistos para mais, visto que as linhas médias e o preço vão caminhando "para a direita" até eventualmente se encontrarem num determinado ponto que, dado do decurso do tempo, não é o ponto inicialmente projectado

audusd 20 m:
preço aproximou-se da área que havíamos identificado da última vez
poderá aproximar-se oportunidade especulativa, dependendo do modo como preço reaja à linha média inferior do fork azul, já que ele passou a linha média do fork vermelho

akamai 30 m:
continua a aguardar-se a penetração do preço em área de interesse, sem prejuízo de revisão do ponto de entrada
Anexos
bes.jpg
aud.jpg
akam.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 2/4/2014 0:47

actualização


audusd 20 m:
respeitando o swing low já referido, mantém tendência ascendente, embora em fase de criação de um range
a linha de aviso do fork azul e linha média do fork vermelho, conjugados com uma linha multipivot construída a partir do swing low, poderão servir de referência para uma compra (como se havia referido)
continuando a seguir de perto

akamai 30 m:
preço não penetrou área de interesse comprador, tendo inclusive se afastado dela e criado um novo máximo relativo
esta atitude, conjugada com a existência de um gap mostra, pelo menos de momento, pressão compradora
fork descendente a acompanhar de perto caso haja necessidade de reajustar, subindo, o spot comprador
estando o preço a "meio caminho", sentar em cima das mãos, como dizia Livermore

bes 240 m:
ordem de compra pendente activada
a caminho de um dos targets (linha média e anterior máximo), possível segundo target no cluster linha média superior / projecção 100% fibonacci
Anexos
aud.jpg
akam.jpg
akam1.jpg
bes.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 1/4/2014 2:36

breve actualização audusd 20 m:

em posts anteriores foi feita análise com identificação de um eventual spot comprador e da stoploss

deixou-se em aberto quer a identificação do take profit, quer o modo como se poderia fazer a gestão do risco (ex. determinar em que momento de colocaria a stoploss no b/e)

com esta omissão dar-se-ia aos eventuais interessados a possibilidade de completarem o plano de trading à sua maneira, recorrendo por exemplo à forquilha ou a outras ferramentas

quem quisesse usar a forquilha teria identificado a median line como local objectivo para colocar o target, tal como se pode ver no gráfico seguinte
note-se que o anterior máximo situa-se nessas proximidades em termos de valor, o que seria mais uma razão para aí se colocar o take profit
tal target foi atingido

mantendo-se a tendência ascendente, não está posta de parte a visita à median line superior, caso em que se coloca novamente a questão da gestão do risco, que mais uma vez fica aberta

está também aberta a possibilidade de uma nova compra

seja como for, agora que o preço atingiu a median line teremos de ter em mente a regra n.º 2 de Andrews: Prices will either reverse on meeting the Median Line or gap through it (gap through it quer dizer quebrar, com ou sem gap)
Anexos
aud.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 31/3/2014 16:07

breve actualização

audusd 20 m:
os mais agressivos teriam entrado (comprado) aquando da formação do pivot 5
os mais conservadores teriam esperado por um sinal de força que, no caso seria a quebra da median line superior do fork descendente, e agora equacionam um bom ponto de entrada
em qualquer dos casos, a stoploss só poderia ser colocada num sítio: abaixo do swing low em medida de acordo com o gosto de cada um

bes 240 m:
sinal de compra em formação

bcp 30 m : por baixo ou por cima da median line, a regra é sempre a mesma
Anexos
aud.jpg
bes.jpg
bes1.jpg
bcp.jpg
bcp1.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 30/3/2014 23:37

Amigo Cem,

em primeiro lugar, quero agradecer-te teres comentado a minha análise e fundamentado a tua opinião divergente, coisa a que infelizmente não se assiste com a regularidade desejável

tenho para mim que só aprendemos, aqui ou noutros sítios, se dialogarmos com quem saiba mais do que nós e tu estás nesse grupo

nas ideias que aqui tenho colocado tenho procurado mostrar, bem ou mal, que tipo de ferramentas uso e porquê, procurando, ao máximo, apontar para elas e evitando descrever a minha opinião ao pormenor, esperando deste modo que as pessoas as estudem e, vendo-as, se decidam a interpretá-las à sua maneira, sem estarem condicionadas à opinião de alguém que, como eu, as usa com assaz regularidade

na verdade, como a minha opinião vale tanto como outra qualquer, optei por me preocupar em dar exemplos do modo como o fork é construído e usado, cabendo posteriormente a cada um dos observadores tirar as suas conclusões e pôr os pés ao caminho em matéria de estudo e experimentação (porque nisto também há arte e subjectividade envolvidas)

relativamente à akamai passo então a explicar por palavras a história que construí com o plano elaborado (a tal opinião que tenho procurado não colocar aqui para não condicionar):
concordo contigo quando dizes que o preço apresentará uma tendência descendente a 30 m, embora não pela razão que apontas: imaginando que o preço desceu o que desceu numa única barra, dirias que a tendência seria na mesma descendente, certo? eu diria que sim e eu penso que tu também dirias, daí que o n.º de barras para baixo, embora possa suceder como neste caso, não seja a razão para se qualificar o sentido da tendência: é descendente porque o preço faz lower highs e lower lows (com uma ou várias velas)

eis então o que eu vi que me levou a equacionar um negócio contra a tendência:
1.º preço está lateralizando, indiciando que pelo menos de momento a queda estancou, sendo expectável que inicie uma correcção que, neste caso, seria uma reversão à média, média essa que nos é dada pela linha média do fork, tendo feito um higher high (relativo)
2.º o ponto de compra situa-se numa confluência entre a median line inferior do fork (parcialmente desenhada a negro) e a linha horizontal verde
3.º ratio r:r de 1:3 (se fosse inferior, e mesmo que tudo o restante que escrevi se desse, não realizaria o trade)
4.º o pivot 3 do fork está ancorado numa barra que mostra forte pressão compradora nessa zona, o que me dá segurança para colocar a stoploss abaixo dela: repare-se que formou uma cauda bem assinalável, tendo fechado no seu terço superior, ou seja, apesar de nesse momento ter feito um novo mínimo para o movimento, apareceu suficiente força compradora que "devorou" a oferta aí disponível

em suma: os fundamentos do trade podem ser resumidos na resposta a uma pergunta que faço sempre que quero entrar no mercado: quais são as posições?
resposta que obtive: como está descendente, as posições são vendedoras (curtas); ora, se o mercado está maioritariamente short, se o preço dá sinais de lateralização, se consigo ver pressão compradora que me dará protecção quando o preço chegar a esse nível, se tenho uma linha do fork e uma outra linha horizontal a servir de suporte (note-se até que se pode ver um duplo fundo), se o ratio r:r é no mínimo de 1:3, se tenho um fork virado para cima, se consegui construir uma stoploss de acordo com a volatilidade histórica do activo neste timeframe, precisarei de mais alguma coisa para especular para aquele target específico? não

admito que é uma entrada agressiva e que se poderia esperar que o preço chegue à zona assinalada e se veja como se comporta e então executar o trade
isso dependerá da personalidade de cada um

abraço

Judge investors by the quality of their arguments, not the performance of their last trade - Morgan Housel
Anexos
akam3.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por Cem pt » 30/3/2014 20:53

Amigo Alqui:

Assim à primeira vista, apesar da linha média de Pitchfork apontar num sentido ascendente, creio que o nº de barras do gráfico apresentado é suficientemente elevado para indicar que a tendência dominante no gráfico de meia hora da Akamai Technologies é, contrariamente ao que diz o canal de Pitchfork, essencialmente descendente, pelo que o risco de não se vir a materializar o cenário que indicas é substancial.

Claro que neste caso eu estou talvez um pouco influenciado pelo que faria no meu caso, se pusesse a trabalhar o sistema de trading que utilizo neste papel.

No entanto como se trata de uma time frame de 30 minutos tudo é possível, uma vez que a sorte joga um papel não negligenciável nestas escalas abaixo das diárias, e abaixo das horárias em particular.

Desejo-te boa sorte na trade, quando chegar ao trigger que assinalaste.
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3139
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 30/3/2014 19:32

VOLTEMOS ENTÃO AO TRABALHO ATRAVÉS DE TÓPICOS QUE, SE INTERIORIZADOS, PERMITIRÃO "LEVANTAR UM POUCO O VÉU" SOBRE AS BASES EM QUE ASSENTOU A INVESTIGAÇÃO DE ALAN ANDREWS E EQUIPA
SERÃO PRECISAMENTE ISSO: TÓPICOS, POIS SERIA FASTIDIOSO DESENVOLVÊ-LOS AQUI
QUEM NISSO TIVER INTERESSE INVESTIGARÁ
TÓPICO 1: UMA VEZ UNIDOS, OS PIVOTS 1, 2 E 3 DO PITCHFORK (QUE POR VEZES TAMBÉM SÃO IDENTIFICADOS PELAS LETRAS A, B E C) FORMAM UM TRIÂNGULO
TÓPICO 2: O TRIÂNGULO TEM 3 LINHAS MÉDIAS E TODAS ELAS SE CRUZAM NUM PONTO CHAMADO CENTRÓIDE DO TRIÂNGULO
TÓPICO 3: A LINHA MÉDIA QUE NASCE NO VÉRTICE DADO PELO PIVOT 1 E PASSA NO CENTRÓIDE DO TRIÂNGULO FORMADO PELOS PIVOTS 1, 2 E 3 É A MEDIAN LINE DO PITCHFORK
TÓPICO 4: PRIMEIRO POSTULADO DE EUCLIDES: PARA QUAISQUER DOIS PONTOS, PODE-SE TRAÇAR O SEGMENTO DE RECTA QUE OS UNE
TÓPICO 5: TERCEIRO POSTULADO DE EUCLIDES: UM SEGMENTO DE LINHA PODE SER ESTENDIDO INDEFINIDAMENTE EM AMBAS AS DIRECÇÕES
NA POSSE DESTES ELEMENTOS PODEMOS TRAÇAR UM PLANO PARA APROVEITAR UMA OE

"If Euclid failed to kindle your youthful enthusiasm, then you were not born to be a scientific thinker." - Albert Einstein
Anexos
akam1.jpg
akam2.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por Eurouro » 30/3/2014 1:24

Vou dar a minha opinião relativamente ao tema. As oportunidades nem sempre são especulativas, mas os negócios que se fazem para tentar ganhar dinheiro com a variação imediacta dos preços, tornam-se especulativas e sem fundamento e esse é a maior parte da actividade bolsista dos agentes que estão no mercado.

Uma oportunidade em bolsa é uma maior probabilidade de algo acontecer quer em timing quer em pricing sem colocar em causa os resultados da oportunidade.

Estou certo que mais de 50% dos intervenientes não andam em sintonia com as maiores probabilidades porque não sabem lidar com a própria oportunidade, independentemente reconhecer isso.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 498
Registado: 18/7/2013 16:01

Re: Oportunidades especulativas

por MarcoAntonio » 30/3/2014 0:31

Vão-me desculpar mas vou retirar os últimos posts (incluindo os que tinham estado na base do meu aviso anterior). Vocês não podem continuar com esta pescadinha de rabo na boca de ora este ataque aquele, numa espécie de vingança ou perseguição.

Pela enésima e última vez, coloquem uma pedra no assunto e discutam qq questão ainda em aberto de carácter pessoal por outra via qq, mp ou e-mail.

Todos os posts deste género serão retirados de ora em diante. E eventualmente outras medidas poderão ser tomadas. Não é possível estar constantemente a avisar um conjunto restrito de participantes num conjunto restrito de tópicos que mantém este tipo de diálogo/discussão, que não são o que se pretende deste espaço...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38234
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: Oportunidades especulativas

por Bart Simpson » 29/3/2014 21:24

MarcoAntonio Escreveu:Este é um espaço de debate e troca de opiniões que se espera cordial e descontraído. Do que não são um exemplo as trocas de posts anteriores. E se já antes intervim em discussões entre vocês os dois e posso dizer que foi mais ou menos de parte a parte, neste caso e de forma no mínimo algo despropositada, és tu jeab que estás a gerar confusão: primeiro com "tiradas" de carácter pessoal que se podem ver mais atrás; depois com uma acelerada crítica com base num ou dois trades que terão/teriam corrido mal se baseados no método x; e por fim com exigências sobre o que os outros participantes devem fazer quando expõe sobre metodologias ou abordagens de investimento.

Até poderás ter toda a razão do mundo na substância. Mas se a tiveres, estás a perdê-la no tom e formato escolhido para a crítica.

Ninguém é obrigado a colocar track records ou manter uma carteira em tempo real num tópico no Forum. Se o fizerem tudo bem, se não o fizerem, tudo bem também. Caberá aos outros (os que acompanham/lêem o tópico) ir saudável e calmamente formando a sua opinião sobre o mesmo. O que daí a tornarem-se "fiscais" do tópico ou andarem a "picar" o autor ainda vai uma boa distância...


OK. Vou tentar ser mais cordial nas críticas, se a matéria valer a pena ... :wink:
 
Mensagens: 709
Registado: 29/11/2007 4:09
Localização: 69

Re: Oportunidades especulativas

por MarcoAntonio » 29/3/2014 20:40

Este é um espaço de debate e troca de opiniões que se espera cordial e descontraído. Do que não são um exemplo as trocas de posts anteriores. E se já antes intervim em discussões entre vocês os dois e posso dizer que foi mais ou menos de parte a parte, neste caso e de forma no mínimo algo despropositada, és tu jeab que estás a gerar confusão: primeiro com "tiradas" de carácter pessoal que se podem ver mais atrás; depois com uma acelerada crítica com base num ou dois trades que terão/teriam corrido mal se baseados no método x; e por fim com exigências sobre o que os outros participantes devem fazer quando expõe sobre metodologias ou abordagens de investimento.

Até poderás ter toda a razão do mundo na substância. Mas se a tiveres, estás a perdê-la no tom e formato escolhido para a crítica.

Ninguém é obrigado a colocar track records ou manter uma carteira em tempo real num tópico no Forum. Se o fizerem tudo bem, se não o fizerem, tudo bem também. Caberá aos outros (os que acompanham/lêem o tópico) ir saudável e calmamente formando a sua opinião sobre o mesmo. O que daí a tornarem-se "fiscais" do tópico ou andarem a "picar" o autor ainda vai uma boa distância...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38234
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 29/3/2014 1:57

perdoem-me mas tenho mesmo uma fixação pela menina 20 m usdjpy

estava eu a fazer a minha análise post-mortem e dei comigo a contemplar o gráfico que segue: depois de ter quebrado a center line, o preço tentou testar a action line mas desistiu de o fazer e depressa inverteu

agora vejam lá onde é que foi :wall: depois de ter invertido: na reaction line

quantos toques tinha essa reaction line quando foi construída? e quantos pivots foram precisos para a fabricar?

um caso para exemplificar a 4.ª regra de Andrews: When prices reverse before reaching the Median Line, leaving a “space”, they will move more in the opposite direction than when prices were rising toward the Median Line.

quando é que me ponho do lado certo da geometria? :-k

-"I have always found it profitable to study my mistakes." -Edwin Lefevre
Anexos
jpy.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 29/3/2014 0:02

a menina usdjpy a 20 m não quis nada comigo, disse que sou muito velho para ela

bem, vou tentar uma mais da minha idade: a usdjpy 240m

e tentar outra de 20 m, que não desisto: a audusd

entre nós, o bes continua a acumular energia (mantém-se desenho já feito)

I always say that you could publish my trading rules in the newspaper and no one would follow them. The key is consistency and discipline. - Richard Dennis
Anexos
jpy.jpg
aud.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 28/3/2014 17:13

Caro Jeab,

isto vai mesmo às pinguinhas...
falo do método, não falo da stoploss
falo da stoploss, não falo no target
falarei do target, não falarei de...?
há aqui um verdadeiro padrão...

procuro um r:r de 1/3 ou superior, esta é a regra seja qual for o mercado ou o timeframe
às vezes cedo ao impulso e lá vai um r:r menor

no usdjpy o target do short seria precisamente na área onde eu vi pretérito forte interesse comprador que originou reversão do preço
segue gráfico

agora um pequeno comentário a esta semana (quem não vem seguindo as pisadas terá dificuldade em perceber):

gbpchf: the one that got away

usdcad: efectivamente, ao contrário também dói

eurusd e usdjpy:
"Please, Mr. Market, do not stop me out! Let me have at least a winning trade for this week. You know, I am blogging and I need to show expertise, otherwise nobody will listen to me. I have faith, I am a church goer. And I do not watch porn anymore!

"Mr. Market: What are you saying, boy? Who are you? Do not be so insolent!! Did you ever think that you would start winning that easy, just by using some fancy lines and probabilities thaught by professors who invented it half a centrury ago? I am the Professor, God damn it!!! You should learn from me!!! So keep learning and paying the fees, I need your money because there were some winners today and this is almost like Ponzi. Go now and spread the truth!"

abraço
Anexos
jp1.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por Bart Simpson » 28/3/2014 16:20

uso uma stop calculada com recurso ao ATR 34 ou 200: entre 1,5 - 2 x o maior deles (anda à volta de 20-30 pips em gráficos de 20/30 m)
coloco-a, por exemplo, acima de um anterior mínimo ou máximo, escondida atrás de um coil ou de outra formação ou estrutura de preços que me proporcione segurança (que me diga que alguém com bolsos largos estará a comprar ou a vender sempre que o preço aí chegue
por vezes, tudo isto coincide com uma linha de acção-reacção ou com uma median line (muitas vezes são a mesma coisa), com um projecção ou extensão de fibo


Hum ... penso que percebi, que não leva em conta o racio entre o objectivo e o valor do stop. Isso não levará a que se o objectivo do preço para o profit estiver relativamente perto, ser pouco maior que o valor do stop ? Ou se caso isso se apresentar, pura e simplesmente não entra no trade ?

Thanks
 
Mensagens: 709
Registado: 29/11/2007 4:09
Localização: 69

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Bing [Bot], JFDIL, nfaz, Shimazaki_2, xeidafome e 363 visitantes