Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Oportunidades especulativas

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 9/7/2014 16:16

Actualização:

eurusd 30 m: agora sim, stoploss no b/e. Equacionar parcial encerramento da posição dada a amplitude do movimento em face do atr do timeframe em causa.
Anexos
eur1.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 8/7/2014 21:54

Actualização

eurusd 30 m: execução :D. Stoploss :-k Target :pray: .

euraud 1 h: os compradores do break desanimaram :cry: Continuar atento ao regaço :-$ .

30y t-bonds 1 h: :D

Neste tópico a chatice dá pelo nome de planificação antecipada, que exige posterior acompanhamento pelo visitante :P . Mas, há alternativas: podemos sempre visitar oportunidades mostradas depois do acontecimento :clap:
Anexos
eur1.jpg
EURAUD.jpg
t-notes.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 8/7/2014 0:49

Só por gostar do que estou a ver actualizo:
euraud 1 h:
O que é que eu posso fazer com a frequência que os pivots 1 e 2 nos dão? Terá essa linha algum valor futuro? A acompanhar de perto porque, mais dia menos dia, o preço cai-nos no regaço.
eurusd 30 m:
Preço em manobras dentro do swing de controlo após realização de máximo.
Anexos
EURAUD.jpg
eur1.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 8/7/2014 0:09

Actualizando apenas 30y t-bonds 1 h (tudo o resto permanece dentro dos parâmetros delineados no anterior post):
Dada a presença de vendedores pelo meio da montanha, equaciona-se um eventual retrocesso do preço à linha.
:pray: pois para que isso aconteça.
Anexos
tnotes 30.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 7/7/2014 0:30

A caminho das 20.000 visualizações. Para comemorar há que simplificar a apresentação do método usado por quem criou este tópico. Como as palavras e conceitos atrapalham (só de pensar no trabalho de procurar o seu significado e contexto...), vamos tentar seguir o princípio kiss mediante a apresentação de meras linhas.

Em baixo segue pois a identificação gráfica de oportunidades especulativas para a semana que se avizinha. O método é simples e a interpretação é livre: comprar no suporte e vender na resistência, vender na resistência e comprar no suporte, tal como está mapeado; r:r 1:3 (mania minha) e stoploss sempre colocada abaixo/acima do pertinente swing low/swing high e calculada de acordo com o atr do respectivo timeframe (ou então à vontade do freguês e segundo a dimensão da conta).
Em algumas situações o preço já saiu disparado sem que o nível de entrada que interessava tivesse sido atingido. Paciência. Nem sempre se chega à estação a tempo. Quem quiser e puder que salte para o comboio em andamento. Confesso que não é a minha praia.

Para terminar dois breves comentários (aproveito este post para não abrir outro, que me sinto muito comodista esta semana):
Diz-nos o JN que há um "abutre" a shortar a pt. Porque é que só avisam agora? :shame:
O que me consola é que os abutres também levantam voo...
Também dizem que em termos sazonais estamos a entrar numa época bull para o ouro, pelo que também poderá estar perto de levantar voo...ou será esta época a excepção que confirma a regra? :-k
Anexos
EURAUD.jpg
fcx.jpg
fb.jpg
gbpcad.jpg
tnotes 30.jpg
eur1.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 3/7/2014 22:38

zecatreca_1 Escreveu:Está não é a minha área.
E que tal um pitchfork com 3pontos fundamentais, no índice do sp?
Mínimo de 2002(768) ;
Máximo de 2007(1576);
Mínimo de 2009(666).
Onde anda a cotação neste momento carissimo Alquimista? 8-)


Amigo Zecatreca,

Quando voltei a abrir o gráfico diário do sp500 apareceram os estudos que podes ver no 1.º gráfico e que havia feito há algum tempo atrás (parece-me que o coloquei no tópico do sp), mas só cobre a partir de 9/2012.

O 2º gráfico é o fork construído usando os pivots por ti indicados.

Breve comentário: o preço dirige-se à median line superior (zona C), "cumprindo-se" a probabilidade associada a esta ferramenta quando ele parte da median line. Essa median line superior, como aliás todos os demais tipos de median lines, constituem suportes e resistências. Portanto, neste caso aquela linha actuará como resistência. Contudo, esta simples circunstância não habilita o especulador a entrar curto no mercado (a não ser que para a esquerda do gráfico haja um qualquer motivo que nos leve a fazer esse short, o que eu não vejo: estamos em price discovery) pois o preço, uma vez aí chegado, poderá adoptar um de três comportamentos: lateraliza (caso em que o preço andará abraçado à linha), quebra para cima (podendo haver um pullback) ou pára e reverte (aqui também poderá haver um pullback). Para melhor veres como o preço se pode comportar uma vez encontrada a tal median line superior (ou qualquer outra median line, pois é indiferente o seu tipo), repara no que sucedeu quando ele encontrou a median line: zonas A e B.
Sumariamente e recorrendo ao original:
There is a high probability that:
1.Prices will reach the latest ML;
2.Prices will either reverse on meeting the ML or gap through it (o gap through it significa neste contexto quebra para cima ou para baixo: o autor usa o verbo gap porque os estudos foram feitos em gráficos diários e semanais e antigamente essa violação da linha aparecia em forma de gap);
3.When prices pass through the ML, they will pull back to it.
Voltando ao caso: é interessante constatar que em ambos os gráficos há uma zona de preços que foi identificada usando a mesma ferramenta mas pivots diferentes.

Espero ter sido esclarecedor.

Aproveito este post para dar notícia do encerramento da posição aberta no cadjpy 30 m por se ter atingido o 2º target (ver 3º gráfico). Agora, sim, fechou definitivamente a presente semana especulativa, dado que os trades abertos foram fechados e os pendentes ainda pendem!

Abraço
Anexos
sp500.jpg
sp5002.jpg
cadjpy.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 3/7/2014 17:13

zecatreca_1 Escreveu:Está não é a minha área.
E que tal um pitchfork com 3pontos fundamentais, no índice do sp?
Mínimo de 2002(768) ;
Máximo de 2007(1576);
Mínimo de 2009(666).
Onde anda a cotação neste momento carissimo Alquimista? 8-)


Amigo Zecatreca,

Só para te dizer que colocarei mais tarde esse pitchfork porque estou de saída para o cross fit e não quero fazer uma coisa em cima do joelho (nem tenho tempo para actualizar o trade do cadjpy 30 m...)

Abraço
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por zecatreca_1 » 3/7/2014 17:01

Está não é a minha área.
E que tal um pitchfork com 3pontos fundamentais, no índice do sp?
Mínimo de 2002(768) ;
Máximo de 2007(1576);
Mínimo de 2009(666).
Onde anda a cotação neste momento carissimo Alquimista? 8-)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1540
Registado: 17/2/2012 14:31

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 3/7/2014 10:11

Actualização:

cadjpy 30 m:
A caminho do 2º target. Stoploss, agora de protecção de ganhos, movida para o local constante do plano.
Anexos
cadjpy.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 3/7/2014 0:14

Com os gráficos que seguem abaixo fica preparada a próxima semana especulativa no eurusd, audusd, usdjpy, 30 t-bonds e fb.
Anexos
eur1.jpg
usd.jpg
aud.jpg
tnotes 30.jpg
fb.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por JorgeNevada » 2/7/2014 2:10

O Alquimista Escreveu:
JorgeNevada Escreveu: Vou me abster de colocar aqui oportunidades porque o meu metodo ainda tem algumas diferenças em relação ao teu, mas vou acompanhando.


Amigo Jorge,

Não se sinta inibido de colocar a sua opinião no tópico, ele existe para isso. O que quero dizer é que eu não vou intervir com a minha técnica para "validar/invalidar" a opinião que um qualquer forista tenha sobre determinado activo usando a técnica do próprio. Se, por exemplo, o meu amigo usar o indicador x para sustentar uma compra, eu não vou usar a minha técnica para confirmar/infirmar a sua leitura, embora lá no meu íntimo possa ter uma opinião. Se o fizesse e a coisa pegasse, transformava-se o caldeirão numa guerra de métodos e do "a minha técnica é melhor do que a tua". Para além de que há gente que não só vem para aqui sem qualquer técnica (a não ser a técnica do palavreado simples) e à procura de justificações para isto e para aquilo, como à procura de ideias fáceis (e baratas) que possa replicar, sem minimamente compreender o que se pretende e qual a razão de ser do negócio. Agora, o que eu não me inibo de criticar, por vezes de forma mordaz (não é defeito, é feitio), é o recurso fácil e acéfalo a ladainhas e panegíricos. As coisas foram ditas e feitas para serem testadas e "sobreviverem" à crítica. Quando faço uma tese, seja ela de pós-graduação, mestrado ou doutoramento, haverá sempre uma crítica ao que existe, pois caso contrário tornar-se-ia num monocórdico e repetitivo discurso. Para os que não conseguem compreender isto só me resta :pray:

"Quando um saber está maduro para se tornar ciência tem necessariamente de surgir uma crise" - Goethe.


Não fico de todo inibido, não é disso que se trata naturalmente. É uma questão de respeito pelo bom trabalho feito aqui neste tópico. Colocar aqui oportunidades genéricas iria apenas poluir o que aqui está a ser feito, e desviar as atenções para algo que não é o intuito deste tópico.

Deixa me só esclarecer que não procuro soluções fáceis e rápidas para ganhar dinheiro, bem sei que isso não existe. Não percebo ainda o metodo de análise que usas, nem sei qual é o critério em que te baseias para desenhar as linhas que desenhas, mas estou aqui para aprender e é evidente que a tua análise tem resultados consistentes.

Sou novo no trading, por isso gosto de manter as minhas análises o mais simples possível. Anos de ganhos consistentes no poker ensinaram me que o pior erro que se pode cometer é tentar dar um passo maior do que a perna.
Como disse, vou estando atento e vou aprendendo, é para isso que cá estou.

Grande abraço e continuação de bons negócios
"Anyone who believes exponential growth can go on forever in a finite world is either a madman or an economist"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 283
Registado: 5/1/2014 17:11

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 1/7/2014 23:08

Actualização:

cadjpy 30 m:
Target atingido, trade fechado (seguindo de forma estrita o plano traçado para este negócio, que tinha por target a center line). Contudo, há planos que podem prever a sucessiva revisão dos targets pois o mercado "pode querer dar mais". No caso concreto, os cânones da técnica usada dizem-nos que é legítimo esperar que o preço se dirija para a reaction line (que agora se traça). Pode assim o especulador, em vez de fechar o trade, subir a stoploss para proteger ganhos potenciais e subir o target. Não há pois planos one size fits all.

Vou reafirmar: entre 1 a 3 trades de curto-prazo por semana é o objectivo quando se especula em gráficos até 45 m. É assim que eu penso, é assim que eu executo. ( Um dia, quando for melhor vou tentar fazer mais negócios. Até lá fico-me pelo meu âmbito de competência.) Ainda é terça-feira mas já foram fechados dois negócios com ganho. Diz a sebenta que quando tal suceder não se executará mais nenhum negócio nessa semana, a não ser que se veja uma "oportunidade das arábias". Consequentemente, a semana encerra aqui, ainda que provisoriamente. Permanecem em aberto as demais oportunidades já planificadas e aqui identificadas.
Anexos
cadjpy.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 1/7/2014 21:10

JorgeNevada Escreveu: Vou me abster de colocar aqui oportunidades porque o meu metodo ainda tem algumas diferenças em relação ao teu, mas vou acompanhando.


Amigo Jorge,

Não se sinta inibido de colocar a sua opinião no tópico, ele existe para isso. O que quero dizer é que eu não vou intervir com a minha técnica para "validar/invalidar" a opinião que um qualquer forista tenha sobre determinado activo usando a técnica do próprio. Se, por exemplo, o meu amigo usar o indicador x para sustentar uma compra, eu não vou usar a minha técnica para confirmar/infirmar a sua leitura, embora lá no meu íntimo possa ter uma opinião. Se o fizesse e a coisa pegasse, transformava-se o caldeirão numa guerra de métodos e do "a minha técnica é melhor do que a tua". Para além de que há gente que não só vem para aqui sem qualquer técnica (a não ser a técnica do palavreado simples) e à procura de justificações para isto e para aquilo, como à procura de ideias fáceis (e baratas) que possa replicar, sem minimamente compreender o que se pretende e qual a razão de ser do negócio. Agora, o que eu não me inibo de criticar, por vezes de forma mordaz (não é defeito, é feitio), é o recurso fácil e acéfalo a ladainhas e panegíricos. As coisas foram ditas e feitas para serem testadas e "sobreviverem" à crítica. Quando faço uma tese, seja ela de pós-graduação, mestrado ou doutoramento, haverá sempre uma crítica ao que existe, pois caso contrário tornar-se-ia num monocórdico e repetitivo discurso. Para os que não conseguem compreender isto só me resta :pray:

"Quando um saber está maduro para se tornar ciência tem necessariamente de surgir uma crise" - Goethe.
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por JorgeNevada » 1/7/2014 18:06

Como cristal. Vou me abster de colocar aqui oportunidades porque o meu metodo ainda tem algumas diferenças em relação ao teu, mas vou acompanhando.
Continuação de bons negócios!
"Anyone who believes exponential growth can go on forever in a finite world is either a madman or an economist"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 283
Registado: 5/1/2014 17:11

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 1/7/2014 17:57

JorgeNevada Escreveu:
fiquei sem perceber se há ou não abertura a aceitar sugestões de oportunidades colocadas por outros foristas, afinal o tópico chama-se "Oportunidades especulativas", ou "Oportunidades especulativas identificadas pelo Alquimista"?


Amigo Jorge Nevada,

Não é o primeiro forista que me diz que não percebe o que eu quero dizer. O problema deve mesmo residir em mim. Vejamos: este tópico foi aberto para eu colocar oportunidades com base na técnica que uso. Se houver mais alguém que saiba usar tal técnica, é óbvio que pode contrapor os seus argumentos. Todas as outras pessoas também são livres de colocar aqui as suas opiniões, assentes na AT que seguem. O que me recuso a fazer é usar a minha técnica para dar opinião sobre a opinião a que um forista chegou usando a sua técnica. Só isto e mais nada do que isto. Pode ser a mais bela leitura usando as médias móveis ou os triângulos que eu não quero saber. O mesmo pensará ele de mim e da minha técnica, que eu também não quero saber. Por isso se pode dizer, como já disse várias vezes, que em certo sentido a especulação financeira é uma forma de egoísmo e, como decorrência, este tópico padece do mesmo defeito.
Se ainda não estiver esclarecido, faça o favor de intervir neste tópico como deseja que logo lhe direi que postura vou adoptar (no sentido de comentar ou não comentar a oportunidade).

Abraço.
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 1/7/2014 17:25

LeonardoL Escreveu:
Da minha parte peço desculpa por ter contribuido para algumas dessas 20.000 visualizações de que tanto se queixa.
Além da persistência que demonstra em continuar a atacar um forista que apenas lhe colocou algumas questões / sugestões é inacreditável.



Esta intervenção suscita uma interrogação e três afirmações:
- quem é que eu ataquei desta vez!? Apenas me limitei a dizer o que faço e não faço. Sinceramente, não há paciência...para além de que eu não ataco pessoas, eu ataco ideias que essas pessoas defendem.
- está desculpado;
- ainda bem que vai deixar de ler este tópico: é que eu começava a pensar que a quantidade de visualizações não assegurava a qualidade dos visitantes;
- fica maravilhosamente exemplificada uma recente afirmação do amigo Cem: " Por aqui se vê que a iliteracia e a ignorância de muita gente que anda pela Bolsa é confrangedora."

Depois de ter sido várias vezes chamado à atenção pela administração do fórum, seria interessante saber a opinião dela sobre esta situação.
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por JorgeNevada » 1/7/2014 17:22

Em primeiro lugar, não sei se o amigo LeonardoL se referia a mim, mas devo dizer que não me senti de modo nenhum atacado pelo Alquimista, sei que o seu estílo de interação com outros foristas pode passar por menos amistoso, mas não interpreto negativamente.

Mesmo assim, fiquei sem perceber se há ou não abertura a aceitar sugestões de oportunidades colocadas por outros foristas, afinal o tópico chama-se "Oportunidades especulativas", ou "Oportunidades especulativas identificadas pelo Alquimista"?.
Observo vários mercados europeus de ações, não apenas o Português, e à medida que vou analisando, identifico ocasionalmente cotadas que podem estar em pontos chave de entrada (curta ou longa). Como a minha experiencia é ainda bastante diminuta, estou à procura de um espaço onde possa partilhar a minha análise e obter feedback, e compreenderei sem problema se este não for esse espaço :)

Quanto ao meu método de análise, uso apenas o timeframe diário e procuro trades que possam durar entre alguns dias a algumas semanas.. O único indicador técnico que uso é o RSI, que me parece dar informação valiosa sobre o eventual esgotamento de um movimento, mas nunca uso um indicador (ou um conjunto deles) para determinar uma entrada. Para isso, desenho linhas de tendencia e linhas de suporte e resistencia horizontais, com o objectivo de procurar trades com o mínimo de risco e o máximo de rentabilidade possível. Também evito negociar "contra a tendencia".

Todos podemos benefiar de discussão :)
"Anyone who believes exponential growth can go on forever in a finite world is either a madman or an economist"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 283
Registado: 5/1/2014 17:11

Re: Oportunidades especulativas

por Royal Orange » 1/7/2014 16:30

O Alquimista Escreveu:Relativamente ao mercado nacional, é claro que também o sigo, mas tenho-me dispensado de colocar aqui oportunidades especulativas por várias razões que eu cá sei (se este tópico, que versa sobre primordialmente sobre forex, já vai a caminho das 20.000 visualizações, o que esperar se passasse a colocar ideias sobre bcp, bes, etc.?).
...
Agora, o que não podem esperar é que, num tópico e num blog, consiga explicar o que me tem levado mais de um ano a aprender. Apenas posso identificar a visão inicial da técnica e quem tiver interesse tem de investigar e trabalhar por si mesmo. Desculpem qualquer coisita, mas não há volta a dar. Para facilidades há vasta oferta.

Mas que contrassenso que vai para aqui...
Isto não é um espaço de partilha e discussao de ideias? Porque escreve num blog/forum entao? Um ficheiro Word causar-lhe-á menores aborrecimentos. A não ser que ainda tenha a versao do Office 97 nao terá de responder a qualquer questão ou duvida, nem mesmo ao proprio clipzinho.
Cada um revela o que quiser, ninguém lhe pediu que revelasse o santo-graal dos investimentos que possui. Sugestão: veja um pouco a postura do Cem Pt e compare-a com a sua, muito diferentes.
Da minha parte peço desculpa por ter contribuido para algumas dessas 20.000 visualizações de que tanto se queixa.
Além da persistência que demonstra em continuar a atacar um forista que apenas lhe colocou algumas questões / sugestões é inacreditável.
Boa sorte com a continuação do seu monólogo poético.
"When facts change, I change my mind. What do you do Sir?"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 140
Registado: 29/11/2007 9:40

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 1/7/2014 16:12

JorgeNevada Escreveu:Caro amigo Alquimista

As tuas oportunidades especulativas aparecem sempre no mercado de cambio? Ou também negoceia ações?
Outra pergunta, o que se pode considerar uma "oportunidade especulativa"? Um bom ponto de entrada deduzido através de AT considera-se uma boa oportunidade especulativa? Se assim for, é permitido outros foristas colocarem aqui exemplos de oportunidades para obter o teu comentário?

Abraço!


Caro Amigo Jorge Nevada,

As oportunidades especulativas sucedem um pouco por todo o lado, já que sigo vários mercados em específicos timeframes e por isso sobra-me tempo para seguir bastantes ao mesmo tempo, já que não perco tempo a fazer ping-pong entre eles. Por exemplo, sigo o usdjpy e o audusd a 20 m, mas as acções já sigo a 60 m ou em gráficos diários. O usdcad e o usdchf por norma são seguidos a 45 m. As bonds americanas são seguidas a 60 m, porque a minha plataforma não fornece os dados em forma de ticks.

Relativamente ao mercado nacional, é claro que também o sigo, mas tenho-me dispensado de colocar aqui oportunidades especulativas por várias razões que eu cá sei (se este tópico, que versa sobre primordialmente sobre forex, já vai a caminho das 20.000 visualizações, o que esperar se passasse a colocar ideias sobre bcp, bes, etc.?).

Sim, concordo com a tua definição de oportunidade especulativa. Contudo, não se esgota aí, pois há oportunidades que assentam num raciocínio que não é técnico (no sentido de AT). Foi o que sucedeu, por exemplo, na carteira que construí no tópico IPO Alibaba.

As pessoas são livres de colocar aqui os seus comentários e de formularem as perguntas que digam respeito aos assuntos aqui tratados. Agora, o que não podem esperar é que, num tópico e num blog, consiga explicar o que me tem levado mais de um ano a aprender. Apenas posso identificar a visão inicial da técnica e quem tiver interesse tem de investigar e trabalhar por si mesmo. Desculpem qualquer coisita, mas não há volta a dar. Para facilidades há vasta oferta.

Num passado recente tive uma experiência algo negativa dada a reacção de um forista a uma análise que eu fiz a seu pedido. Há pois constrangimentos que não podem ser ultrapassados. Como disse na altura, terei sempre a palavra final quanto a fazer o que me seja solicitado. Acresce que aquilo que pode ser uma oportunidade para um forista pode não ser para mim e vice-versa, pelo que por vezes se assiste a verdadeiras discussões de mudos! A especulação é mesmo assim.

Independentemente disso, uma coisa é certa e inquebrantável: eu não faço análise técnica baseada em indicadores tipo estocástico, macd, rsi, cci, médias móveis, bb, volume, etc. E recuso-me a olhar para gráficos que sejam colocados neste tópico com base nesse tipo de AT. Não digo que não resulte, mas apenas que não me identifico com ela.

Quanto aos padrões, também não lhes dou grande valor (para não dizer nenhum) pois a gente vê o que quer ver. Alguns exemplos:
- "Ai não é um triângulo porque a quebra deu-se muito perto do apex? Então é uma linha de tendência quebrada!" [o orador refere-se a uma das linhas que compõe tal figura];
- ombros e cabeças mais não são do que três triângulos seguidos, cada um com a sua dimensão e se quisermos até podemos incluir tudo num círculo ou parábola para termos um rounding top/bottom;
- uma bandeira pode assumir a forma de um triângulo ou de um rectângulo;
- uma cunha é um triângulo com certo tipo de ângulos.

Abraço.
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 1/7/2014 15:19

Actualização:
audusd 20 m: 2º target atingido.

Atingir a performance da semana à terça-feira dá direito a "fechar a semana especulativa".
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por JorgeNevada » 1/7/2014 15:17

Caro amigo Alquimista

As tuas oportunidades especulativas aparecem sempre no mercado de cambio? Ou também negoceia ações?
Outra pergunta, o que se pode considerar uma "oportunidade especulativa"? Um bom ponto de entrada deduzido através de AT considera-se uma boa oportunidade especulativa? Se assim for, é permitido outros foristas colocarem aqui exemplos de oportunidades para obter o teu comentário?

Abraço!
"Anyone who believes exponential growth can go on forever in a finite world is either a madman or an economist"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 283
Registado: 5/1/2014 17:11

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 1/7/2014 15:14

Dada a recente evolução do preço no fcx 1 h, o plano tem de ser revisto. Dispenso-me de colocar aqui o gráfico.
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 1/7/2014 14:42

Actualização:

audusd 20 m:
Encontrado o pivot c do fork com apreciável antecedência, no caso com recurso à inside median line e à confluência (ver posts anteriores), é com agradável surpresa que se vê o 1º target a ser atingido. Dada a recente evolução do preço, a stoploss, entretanto colocada no b/e, poderá ser alterada para um outro swing low. Aguarda-se serenamente que se encaminhe para o target seguinte, sendo certo que ele não se encontra muito distante.


cadjpy 30 m:
Libertando energia. Colapsar o risco movendo stoploss para b/e ou para um prévio low.

Nota: a oportunidade especulativa desenhada no audusd surgiu após a oportunidade desenhada no cadjpy, mas foi a primeira a atingir o primeiro objectivo. A mensagem parece-me clara.

Em recente aparição Luís Tavares, sempre oportuno na sua análise despreocupada, falou num tema que me é querido: a análise técnica barata. Como disse noutro post, foi pena ele não ter tido oportunidade para desenvolver o assunto. Complexo tema este, com ramificação variada e vários interesses em jogo.

Para gáudio de todos os que, profícua ou improficuamente, têm seguido este tópico, voltarei ao tema numa próxima oportunidade. Só para aguçar o apetite e levantar um pouco o véu, direi que hesito em mandar o histórico deste tópico ao "mestre" Bulkowsky para fazer a estatística quanto à percentagem de êxito das oportunidades aqui identificadas em face do reduzidíssimo tempo de vida do mesmo. Mas, de uma coisa podemos ter a certeza: tudo o que é/será longo começou por ser curto.
Anexos
aud.jpg
cad.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 1/7/2014 2:43

Actualização:
cadjpy 30 m: acumulando energia. Para quem não perdeu o fio à meada, a ordem já foi executada. Resta aguardar.
Anexos
cadjpy.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 30/6/2014 16:24

Actualização:
audusd 20 m:
A oportunidade que crepitava já foi executada, estando inclusive perto de se atingir o 1º target. A gestão da stoploss deverá ser feita de acordo com a personalidade de cada um.

No restante (euraud 1 h, 30y t-bonds 1 h, fcx 1 h), aguarda-se que o mercado nos proporcione as entradas estudadas nos respectivos planos. Como nada há de novo não se colocam os gráficos.

Entretanto, algo crepita no gbpcad 2 h, mas ainda não aqueceu o suficiente. A acompanhar de perto.
Anexos
aud.jpg
gbpcad.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot] e 350 visitantes