Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Oportunidades especulativas

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Oportunidades especulativas

por indian_joe » 13/9/2015 21:24

Boas,

Mais um gráfico para ajudar à festa. Veremos se o fork descreve o rumo dos acontecimentos...
Anexos
DAX.png
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 161
Registado: 6/12/2013 18:57

Re: Oportunidades especulativas

por malvoisin » 13/9/2015 16:20

chico_laranja Escreveu:malvoisin

Fiz um desenho parecido com o teu mas mais simplificado e o preço até ver tem respeitado o teu fork vermelho (ou algo parecido)

Baseando no meu boneco, falta saber agora se a linha colectora de mínimos (não sei se este nome faz sentido mas se tem um nome avisem) aguenta a descida e dessa forma desenha um Hagopian com direcção a Norte ou se é rompida e dessa forma mantém a tendência de descida.

Faz sentido ou tenho alguma falha grave?

Sou um pouco a favor do KISS pelo que poderia sofrer alguns dissabores mas eu sou um mero investidor de bancada :twisted:

Não estou activo no mercado das cotadas em realtime mantendo-me nos fundos :-"


chico, só agora vi este teu post.

gráfico 1: apenas por curiosidade, uma actualização do anterior. o preço "fugiu" às forks mas reagiu na zona seleccionada com duplo fundo pelos 10070/80 (sendo o 2º low superior ao 1º). a "linha colectora", talvez a mais importante dessas linhas, manteve-se intacta.

continuando para o gráfico 2: reajustei a "linha colectora" aos novos mínimos nos 10070 e acrescentei outras linhas. a fork vermelha a "ponteado" é apenas para avisar que ela está lá, neste momento dou mais importância à verde - porquê? lembro-me de uma "rule of thumb" do Tim Morge na qual ele diz que a partir do momento em que 2 swings são ultrapassados, é hora de traçar uma fork ascendente. essa regra, por assim dizer, faz todo o sentido, pois é uma demonstração significativa de força do preço. neste sentido, este último swing high que chegou à zona dos 10500 ultrapassou os 2 anteriores que se tinham ficado pelos 10400, e daí a fork verde, cuja median line tem 2 toques mais ou menos correctos. ainda será cedo, no entanto, para dizer se será válida, faltando um teste à lmlh.

gráfico 3: uma hipótese de OE num gráfico de 15 min, caso o preço faça algo daquele género. a fork ascendente desse gráfico parece-me estar a ganhar coerência e, por essa razão, é uma possibilidade forte que o preço se dirija novamente à sua ml.

p.s. isto, para mim, pelo menos por enquanto, é apenas um exercício, ou seja, não investi, mas talvez aproveite a hipótese do gráfico 3 caso se verifique daquela forma, com um movimento daquele género.
Anexos
dax30 actualização.jpg
dax30 1.jpg
dax15.jpg
 
Mensagens: 776
Registado: 6/3/2014 19:07

Re: Oportunidades especulativas

por chico_laranja » 11/9/2015 12:53

malvoisin

Fiz um desenho parecido com o teu mas mais simplificado e o preço até ver tem respeitado o teu fork vermelho (ou algo parecido)

Baseando no meu boneco, falta saber agora se a linha colectora de mínimos (não sei se este nome faz sentido mas se tem um nome avisem) aguenta a descida e dessa forma desenha um Hagopian com direcção a Norte ou se é rompida e dessa forma mantém a tendência de descida.

Faz sentido ou tenho alguma falha grave?

Sou um pouco a favor do KISS pelo que poderia sofrer alguns dissabores mas eu sou um mero investidor de bancada :twisted:

Não estou activo no mercado das cotadas em realtime mantendo-me nos fundos :-"
Anexos
dax.png
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.
 
Mensagens: 1351
Registado: 29/11/2007 2:37
Localização: Avanca

Re: Oportunidades especulativas

por malvoisin » 9/9/2015 20:57

uma OE no dax
Anexos
dax30.jpg
 
Mensagens: 776
Registado: 6/3/2014 19:07

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 9/9/2015 19:02

viewtopic.php?f=3&t=83288&p=1203148#p1203020

viewtopic.php?f=3&t=83288&p=1203148#p1203023

Observando o evoluir da situação. Na quebra do pivot relevante, o risco será colapsado.
Anexos
ai.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 6/9/2015 2:12

malvoisin Escreveu:infelizmente não tenho nada a dizer sobre o assunto. talvez tenha potencial, talvez não, não faço ideia.

abraço


Nada ter a dizer sobre o assunto é a melhor forma de começar: sem ruído, sem pré-juízos, tudo limpinho, limpinho. Se antes de começar já tivesses conclusões, farias o estudo? De uma coisa tenho a certeza: podes não chegar a qualquer ideia de jeito quanto ao assunto, mas não só estarás à frente da maioria do pessoal (da esmagadora maioria), como corres o risco de descobrires outras coisas, quiçá tão ou mais importantes.

No endeavor that is worthwhile is simple in prospect; if it is right, it will be simple in retrospect - Edward Teller
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por malvoisin » 6/9/2015 1:21

infelizmente não tenho nada a dizer sobre o assunto. talvez tenha potencial, talvez não, não faço ideia.

abraço
 
Mensagens: 776
Registado: 6/3/2014 19:07

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 5/9/2015 22:27

malvoisin Escreveu:por vezes, ideias aparentemente estéreis escondem pérolas e, pela forma como abordavas essa questão dos topos e dos fundos, cheguei a pensar que fosse o caso.


Se achas que pode ser matéria para investigação, força nisso! As descobertas sabem melhor quando são feitas por nós. Temos de ter algum cuidado no modo como encaramos e expomos as ideias pois há quem queira almoços grátis. Acima de tudo, sou apologista do método socrático.

Abraço

Eu não posso ensinar nada a ninguém, eu só posso fazê-lo pensar - Sócrates
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por malvoisin » 5/9/2015 20:15

por vezes, ideias aparentemente estéreis escondem pérolas e, pela forma como abordavas essa questão dos topos e dos fundos, cheguei a pensar que fosse o caso.
 
Mensagens: 776
Registado: 6/3/2014 19:07

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 5/9/2015 2:02

malvoisin Escreveu:
O Alquimista Escreveu:
malvoisin Escreveu:ok, ficou claro!

mas já agora, qual a vantagem de inverteres o gráfico e de assim tratares um fundo como se fosse um topo ou um topo como um fundo?


Simples protecção contra os copistas.


ahahah ok. estou-me a rir de mim próprio pois ainda pensei sobre este assunto durante algum tempo, a tentar perceber qual seria a vantagem. pronto, afinal não havia nada para perceber.

abraço


Não só a ingenuidade tem limites, como o convencimento pelo exemplo está chegando ao fim.

Abraço
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por malvoisin » 5/9/2015 1:53

O Alquimista Escreveu:
malvoisin Escreveu:ok, ficou claro!

mas já agora, qual a vantagem de inverteres o gráfico e de assim tratares um fundo como se fosse um topo ou um topo como um fundo?


Simples protecção contra os copistas.


ahahah ok. estou-me a rir de mim próprio pois ainda pensei sobre este assunto durante algum tempo, a tentar perceber qual seria a vantagem. pronto, afinal não havia nada para perceber.

abraço
 
Mensagens: 776
Registado: 6/3/2014 19:07

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 5/9/2015 1:50

malvoisin Escreveu:ok, ficou claro!

mas já agora, qual a vantagem de inverteres o gráfico e de assim tratares um fundo como se fosse um topo ou um topo como um fundo?


Simples protecção contra os copistas.
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por malvoisin » 5/9/2015 1:19

O Alquimista Escreveu:
Imagina que o gráfico está invertido, ok? É a mesma tese de sempre: um topo é um fundo e um fundo é um topo. Só que desta vez traz um bónus: 150%.
A entrada, vendedora ou compradora, já se deu (ordem de compra/venda no 3º toque). O padrão não está activado? Quero lá saber: se tiver um bom r:r, sei que posso estar errado 70% das vezes e mesmo assim ganho. As linhas horizontais de cima (baixo) são os targets.


ok, ficou claro!

mas já agora, qual a vantagem de inverteres o gráfico e de assim tratares um fundo como se fosse um topo ou um topo como um fundo?
 
Mensagens: 776
Registado: 6/3/2014 19:07

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 5/9/2015 1:07

malvoisin Escreveu:Olá Alquimista,

onde está o duplo/triplo topo? pelo que vejo, parece-me mais um daqueles H&S nos quais compras a quebra do pescoço. nesse sentido, comprarás a quebra da linha, tendo em vista a banhada dos curtos que levaria o preço a disparar, ou queres de facto vender? podes indicar entrada, stop e target para tornar mais clara a tua ideia?

ou por outro, caso seja de facto uma compra que tens em vista: esperarias que a linha quebrasse, as stops de longos fossem varridas, e o preço voltasse à linha, e aí, então sim, comprarias?

abraço


Olá Malvoisin,

Imagina que o gráfico está invertido, ok? É a mesma tese de sempre: um topo é um fundo e um fundo é um topo. Só que desta vez traz um bónus: 150%.
A entrada, vendedora ou compradora, já se deu (ordem de compra/venda no 3º toque). O padrão não está activado? Quero lá saber: se tiver um bom r:r, sei que posso estar errado 70% das vezes e mesmo assim ganho. As linhas horizontais de cima (baixo) são os targets.

Abraço
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por malvoisin » 5/9/2015 0:54

O Alquimista Escreveu:Uma oportunidade especulativa para (tentar) ganhar 150% (1º target) num espaço de tempo reduzido. Fundamento técnico: venda do duplo/triplo topo. Bulkowski, Visual guide..., p. 115 - 162

500 cfd da coisa
margem: +- 5000
valor nominal: +- 25.000
stop: 2000 e picos


Olá Alquimista,

onde está o duplo/triplo topo? pelo que vejo, parece-me mais um daqueles H&S nos quais compras a quebra do pescoço. nesse sentido, comprarás a quebra da linha, tendo em vista a banhada dos curtos que levaria o preço a disparar, ou queres de facto vender? podes indicar entrada, stop e target para tornar mais clara a tua ideia?

ou por outro, caso seja de facto uma compra que tens em vista: esperarias que a linha quebrasse, as stops de longos fossem varridas, e o preço voltasse à linha, e aí, então sim, comprarias?

abraço
 
Mensagens: 776
Registado: 6/3/2014 19:07

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 5/9/2015 0:26

Uma oportunidade especulativa para (tentar) ganhar 150% (1º target) num espaço de tempo reduzido. Fundamento técnico: venda do duplo/triplo topo. Bulkowski, Visual guide..., p. 115 - 162

500 cfd da coisa
margem: +- 5000
valor nominal: +- 25.000
stop: 2000 e picos
Anexos
ai.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 3/9/2015 22:40

O Alquimista Escreveu: Um mercado altamente especulativo no qual se usará, mais uma vez, o método "Darvas reversed" para comprar, com stop loss abaixo do pivot relevante e target na caixa de cima.
Testando a bondade da stop loss.


Apareceu por outras bandas uma referência ao Ray Dalio, na qual este expressava uma ideia muito promissora quanto ao ouro. Qual a razão? Há 4 anos que a sua cotação vem caindo. Nessa referência citava-se o próprio: "All in all, I’m fairly certain that the gold mining stocks are now the most hated asset class in the markets. For that very reason, they may very likely be the most attractive opportunity an investor can find."

Ora está aqui uma oportunidade de investimento, disse eu para o papagaio cá de casa, pois não é todos os dias que um guru vem a público dar a sua opinião desinteressada (se não seguirmos os gurus, quem seguiremos?) Não fosse o papagaio já colorido e teria visto que ficou de todas as cores quando ouviu tal coisa. Fui então à procura de uma gold mining stock e encontrei várias. Optei pela CDE e elaborei um plano usando o método "Darvas reversed". Expu-lo em público, pois nada receio, embora tivesse escondido o activo, não fosse alguém copiá-lo sem mais (com todos os perigos que daí decorrem).
O gráfico que segue conta o resto da ocorrência.

Aspectos a ponderar:
- uma coisa que cai durante 4 anos pode continuar a cair;
- os gurus também se enganam: tive o azar de seguir logo quando um deles se enganou;
- que interesses têm os gurus quando aparecem, por aqui e por ali, com os seus bitaites;
- se o Ray Dalio comentou o que comentou em público, o que terá dito aos seus clientes, que lhe pagam principescamente para gerir carteiras;
- o guru fala e a cotação faz o inverso: o que que é que o guru sabe que o mercado não sabe (ou vice-versa);
- não usar stops é legítimo, a contrapartida é aguentar a queda de 13%;
- fazer o preço médio é uma opção: resulta quando tem de resultar; quando não resulta corre-se o risco de se ficar entalado (pense-se no bes, na pt e no petróleo);
- tivesse eu dado ouvidos à minha técnica e estaria curto e alavancado até às orelhas (ver gráfico 2);

Em conclusão: negócio encerrado por ter sido activada a stop loss.

Eu e a minha mania de demonstrar o que falo e só falar do que posso demonstrar...
Anexos
ai.jpg
ui.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 2/9/2015 22:54

O Alquimista Escreveu:Um mercado altamente especulativo no qual se usará, mais uma vez, o método "Darvas reversed" para comprar, com stop loss abaixo do pivot relevante e target na caixa de cima.


Testando a bondade da stop loss.
Anexos
ai.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por indian_joe » 2/9/2015 9:26

O Alquimista Escreveu:
indian_joe Escreveu:
O Alquimista Escreveu:
3º median lines (em muitos casos uma subespécie)

Abraço


Caro Alquimista,

Só hoje li a resposta que me deste e a subsequente ao Malvoisin. Lamento que reduzas o número de intervenções nos teus tópicos, no entanto compreendo perfeitamente.
O denominas de sub-espécie de median lines?

Abraço
Indian


Olá Indian,

Primeiro foram criadas as linhas de acção-reacção. Para ultrapassar as dificuldades que os alunos sentiam ao estudá-las e implementá-las (grande subjectividade), foram criadas as median lines (mais objectivas), daí se dizer que são uma subespécie.

Abraço


Obrigado Alquimista.

Abraço
Indian
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 161
Registado: 6/12/2013 18:57

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 2/9/2015 0:38

indian_joe Escreveu:
O Alquimista Escreveu:
3º median lines (em muitos casos uma subespécie)

Abraço


Caro Alquimista,

Só hoje li a resposta que me deste e a subsequente ao Malvoisin. Lamento que reduzas o número de intervenções nos teus tópicos, no entanto compreendo perfeitamente.
O denominas de sub-espécie de median lines?

Abraço
Indian


Olá Indian,

Primeiro foram criadas as linhas de acção-reacção. Para ultrapassar as dificuldades que os alunos sentiam ao estudá-las e implementá-las (grande subjectividade), foram criadas as median lines (mais objectivas), daí se dizer que são uma subespécie.

Abraço
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por indian_joe » 2/9/2015 0:13

O Alquimista Escreveu:
3º median lines (em muitos casos uma subespécie)

Abraço


Caro Alquimista,

Só hoje li a resposta que me deste e a subsequente ao Malvoisin. Lamento que reduzas o número de intervenções nos teus tópicos, no entanto compreendo perfeitamente.
O denominas de sub-espécie de median lines?

Abraço
Indian
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 161
Registado: 6/12/2013 18:57

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 1/9/2015 12:37

F-Type Escreveu:https://insider.pro/pt/article/39732/?utm_content=39732&utm_medium=cpc&utm_source=facebook&utm_campaign=webclicks_pt_finance&wall=true


:shame:
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por F-Type » 1/9/2015 11:53

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 468
Registado: 27/8/2008 12:47

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 1/9/2015 2:45

Um mercado altamente especulativo no qual se usará, mais uma vez, o método "Darvas reversed" para comprar, com stop loss abaixo do pivot relevante e target na caixa de cima.
Anexos
ai.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 31/8/2015 19:46

O Alquimista Escreveu:Gráfico 2: o incógnito.
viewtopic.php?f=3&t=83549&p=1201739#p1201611
Agora que a linha azul foi quebrada, aproxima-se uma oportunidade para arriscar um negócio.
E o risco foi adquirido. O preço flutuará, inclusive para testar a zona. Após esta aquisição o FI Alquimia 2015 fica apenas com uma vaga.


Agora que a ordem de compra foi executada, importará observar de perto o modo como eles compram e vendem.
Anexos
ai.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: bento.jp13, Bing [Bot], Google [Bot], Google Adsense [Bot], MP65, Shimazaki_2 e 378 visitantes