Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Oportunidades especulativas

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 4/6/2014 23:18

negociosbolsa81 Escreveu:Alquimista, gostava muito de voltar a ver os seus gráficos de BCP... :wink:

Abraço


Caro Negociosbolsa81,

Não coloco mais gráficos do bcp ou do bes porque há gente de valor que o faz, como o Ulisses, o Adamedge, e eu nada tenho a acrescentar. Se no essencial há coincidência, a minha intervenção seria espúria. Quando intervim foi para tentar mostrar o carácter projectivo de certo tipo de linhas.
Deixo agora um gráfico do bcp, tal como sugeriste, mas é preciso não esquecer que não servirá de nada se não soubermos a mensagem que as linhas tentam transmitir. linhas essas que foram desenhadas há algum tempo (quando chamei o gráfico elas apareceram logo, mudei apenas a cor).

Abraço
Anexos
bcp.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por negociosbolsa81 » 4/6/2014 16:25

Alquimista, gostava muito de voltar a ver os seus gráficos de BCP... :wink:

Abraço
Devagarinho devagarinho, vai enchendo o papo da galinha de ovos de ouro... :)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 461
Registado: 29/3/2012 18:17
Localização: Porto

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 4/6/2014 16:15

actualização:

usdcad 45 m: alguém está mexendo no meu queijo...perdão, no meu cad. Protecção do profit potencial de acordo com a teoria do último swing. Quem não tiver medo poderá/deverá esperar pelo target originário. Os que têm medo deverão procurar apoio especializado.

E agora, time to cross fit!
Anexos
cad.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 4/6/2014 12:01

Com tanta preocupação especulativa já me esquecia do pensamento...
É um assunto que me tem ocupado a mente nestes últimos dias, talvez por hesitar em fazer o investimento.
Então, aqui vai.

Havendo a possibilidade de sermos ensinados por alguém a quem objectivamente se atribui elevada qualidade (quer dizer, com provas dadas facilmente verificáveis), até quanto estaremos dispostos a pagar pelas mensalidades e durante quanto tempo? Isto dos mercados financeiros não será precisamente a mesma coisa que tudo o resto nas nossas vidas: a qualidade é cara; o barato sai caro; a formação leva anos; etc.?
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 4/6/2014 11:06

actualização

usdcad 45 m:
Com o preço a atingir duas median lines:
- está legitimada a retirada parcial de proveitos;
- é imperativo colocar a stoploss em b/e. Quem não o fizer, merece ser fustigado, sem piedade, pelos manipuladores dos mercados.
Para quem tiver paciência e disciplina continua em aberto o target inicialmente apontado.
Anexos
cad.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 4/6/2014 1:17

rg7803 Escreveu:Mas tu não dormes homem :D !
Grande abraço!


Amigo RG,

Prometo que este é o último post desta noite.
Forte abraço


If you are not consumed by these bussiness, then you are not going to be successful, because most of the players are consumed by it - Adam Smith, The money game

actualização

eurusd 30 m: o primeiro target foi atingido e o segundo target mantém-se na mesma zona. Há, porém, novos targets a considerar. Admito que há muitas linhas e é um pouco confuso, mas todas elas contam uma história. Se a história acaba bem ou mal, logo se verá.
Anexos
euro.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por rg7803 » 4/6/2014 0:58

Mas tu não dormes homem :D !
Grande abraço!
“Buy high, sell higher...”.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4199
Registado: 1/5/2008 23:09
Localização: Almada.

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 4/6/2014 0:33

actualização

usdcad 45 m:
Gráfico 1: repare-se que a median line do fork cujo pivot c foi por nós recentemente mexido coincide com a linha de frequência que há já algum tempo construímos com base em apenas dois "pequenitos" pontos/pivots.
Gráfico 2: presentemente o preço "brinca" com essa median line, tendo formado um coil que poderá ser testado e dar lugar a mais uma oportunidade especulativa.
Anexos
cad.jpg
CAD1.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 3/6/2014 22:36

Mas será que é sempre a mesma história? Então na imprensa especializada (tv) falam bem das obrigações americanas e alemãs e elas caem? Estão mesmo a manipular os mercados...eu bem que andava e ando à procuro do pivot c...
E será que falaram e esclareceram os ouvintes sobre a maturidade dos contratos de futuros? Bem, já começo a ouvir o ring-ring dos telefones dos brokers...
Anexos
bund.jpg
t-notes.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 3/6/2014 21:30

Bart Simpson Escreveu:Poças, com duas forquilhas, é mesmo para carregar o reboque com francos.

O peso do CHF no cabaz do Dollar index é pequeno, de 3,6 % , mas caso esse desvalorize, não irá influenciar ?


Caro Bart, será mesmo para carregar o reboque com francos?
O DXY é algo que não capta a minha atenção e, embora haja mercados correlacionados, procuro ver cada gráfico pelos seus méritos e deméritos próprios, por isso não me preocupo saber o que aquele índice está a fazer ou qual o peso da moeda que negoceio no seu seio.
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por Bart Simpson » 3/6/2014 18:37

Poças, com duas forquilhas, é mesmo para carregar o reboque com francos.

O peso do CHF no cabaz do Dollar index é pequeno, de 3,6 % , mas caso esse desvalorize, não irá influenciar ?
Os profetas do mercado enchem os novos ouvidos, mas nunca encherão as nossas carteiras - Warren Buffett
Os patos voam em bando.
 
Mensagens: 709
Registado: 29/11/2007 4:09
Localização: 69

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 3/6/2014 17:20

Oportunidade especulativa no usdchf 45 m (no seguimento da perseguição que se encetou a este activo, confrontar posts anteriores).

Há dúvidas sobre a tendência? Não.
Há dúvidas sobre o local para comprar? Não.
Há dúvidas sobre o local onde colocar a stoploss e o take profit? Não.
Há dúvidas sobre a colocação de ordem tipo limite? Não.
Há dúvidas sobre o que fazer quando o preço vencer um anterior máximo regional? Não.
Há dúvidas sobre a possibilidade de estar redondamente enganado? Não.
Ficarei chateado se a stoploss for atingida? Não.
De que é que eu preciso para aproveitar esta oportunidade? Preciso de um "Sim, vamos a isto!".
Será que ouço barulho de passos atrás de mim...?
Anexos
chf.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 3/6/2014 16:20

actualização

audusd 20 m:
Muito interessante! O que é que eu faço agora? Chamo um economista? Vou falar com o meu gestor de conta do banco? Mando um email ao económico tv para eventual análise? Vou a um blog? Consulto os números da inflação, do desemprego, das exportações, cá dentro e lá fora, nomeadamente dos países em questão? Preocupo-me com os efeitos-não efeitos do QE? Telefono ao meu broker? Olho para a sazonalidade? Ligo a CNBC ou a Bloomberg? Vou folhear o Edwards/Magee ou o Bulkowski à procura de uma figura que se assemelhe ao que (penso que) estou a ver? Mudo o pivot A do fork (comparem-se os gráficos)? Apago tudo e desenho de novo? Atiro moeda ao ar?
Meus Deus, se isto fosse tão óbvio o dinheiro que eu não estaria a ganhar...
Anexos
aud.jpg
aud1.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 3/6/2014 12:40

actualização

usdcad 45 m:
Parece que os compradores estavam à espera que se movimentasse o pivot c. Ainda bem.

audusd 20 m e usdjpy 20 m:
Míticas palavras de J. P. Morgan: Price will fluctuate. É deixá-lo flutuar, que a minha especialidade não é a velocidade, mas a resistência.

Sempre que achar oportuno ou interessante vou deixar por aqui uns pensamentos para o dia (que pode ser em forma de afirmação ou de interrogação).
Aqui vai o primeiro: Quanto mais entalado alguém estiver seguindo a análise fundamental, as notícias, os comentadores, as teses do que "é suposto acontecer mas não acontece", mais zurzirá na análise técnica?
Anexos
cad.jpg
aud.jpg
yen.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 3/6/2014 1:28

Voltando às oportunidades especulativas, eis dois mercados aqui referidos há algum tempo: gbpcad e eurcad. Pelo modo como o preço se tem vindo a comportar, está na hora de melhorar o esboço do plano que resulta dos gráficos. Como as baleias negoceiam preços e não indicadores, há que olhar para eles de forma íntima. Enquanto se espera o desenrolar dos acontecimentos pode ser que mais "alguém" se lembre destes activos e faça uns videos/comentários/análises interessantes.
Anexos
EURCAD.jpg
EURCAD1.jpg
gbpcad.jpg
gbpcad1.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 2/6/2014 23:05

Não, não é uma oportunidade especulativa, mas apenas para constatar que o nosso colega Luis Tavares analisou, a pedido de "alguém", a 30y t-notes e as bunds, mercados que aqui mencionei há alguns dias. É caso para perguntar: "sabedoria" desse "alguém" ou leitura atenta deste tópico? Seja qual for a resposta, é de se lhe tirar o chapéu!
Qualquer dia veremos o Luis tavares a analisar duas das minhas meninas predilectas: o yen e o cad.

Já agora aproveito para referir o seguinte: quando este tópico atingir as 20.000 visualizações vou sugerir a realização de um almoço/jantar para convívio entre os que, seguindo este tópico como membros ou como visitantes, têm tido a coragem de executar com dinheiro real as oportunidades especulativas que aqui vão sendo colocadas. Para pagamento podem usar parte dos proveitos até agora recolhidos a propósito das mesmas, antes que esvoacem. Como é óbvio, o evento é aberto a outros interessados.
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 2/6/2014 13:40

actualização

audusd 20 m:
Chegada à zona previamente identificada. Let´s wait and see, e eu sei o que quero ver, que aliás está no desenho.

usdcad 45 m:
Mantém-se o anteriormente descrito e avança-se o pivot c do fork.

usdyen 20 m:
O swing de controlo foi vencido, tal como a median line superior. Preço transmite a intenção de seguir certo caminho.
Anexos
aud.jpg
cad.jpg
yen.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 2/6/2014 12:32

actualização

eurusd 30 m:
Ordem de venda limit executada e primeiro target atingido. Stoploss para b/e até se atingir o segundo target. Note-se que este segundo target situa-se acima da median line inferior e tem a sua justificação. Como aquela poderá ser atingida, o plano prevê fazer o trailing da stop (profit).
Anexos
euro.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 2/6/2014 2:06

Oportunidade especulativa no eurusd 30 m, independentemente do que vier a ser dito pelo MG.
O padrão está tão referenciado neste tópico que me dispenso de explanar fundamentos, entrada, targets e stop.
Anexos
euro.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 1/6/2014 19:37

Ao fim de semana preparam-se mercados e oportunidades especulativas. Como está tudo ainda muito fresco, os desenhos não podem ser muito auspiciosos, mas sempre indicarão o modo como nos queremos colocar. Ao preço caberá fazer a sua parte.
Eis pois alguns mercados que vão estar debaixo de olho nos próximos dias.
Anexos
yen.jpg
aud.jpg
t-notes.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 31/5/2014 16:15

actualização

usdjpy 20 m:
Todo o trade tem uma dimensão de preço (entrada e saída) e tempo. Cada plano deverá prever tais dimensões, entre outras coisas. No gráfico do usdjpy "queria-se" que o preço tivesse penetrado a zona assinalada no respectivo espaço temporal para encontrar a linha de resistência (a vermelho), originando a queda para o target. Verificou-se que assim não sucedeu, sendo que tal teste veio a ocorrer muito mais tarde do que o previsto no plano. Por isso, e por se aproximar o fim de semana, o plano traçado para esta oportunidade especulativa dizia-me para retirar a ordem pendente. Caso ela tivesse sido executada (com, por ex., uma venda ao mercado", o que poderia desde logo contrariar o ratio r:r 1/3, mas isso dependerá de cada um), seria importante a colocação da stoploss no b/e logo que o preço se encontrasse a cerca de metade do target, com ou sem retirada parcial de proveitos. A ter acontecido esta deslocação para b/e, a ordem terá sido executada.
Nova semana, apagar tudo e graficar de novo.

btu diário:
Preço em manifesta correcção. Consultar o plano para ver o que ele nos diz. É um negócio de portfolio.

usdcad 45 m:
É muito interessante acompanhar o modo como os compradores têm tentado segurar o preço na descida. Continuarão eles a ter força na próxima semana? Quem transacciona este par cambial tem de estar preparado para estes prolongados momentos de letargia que, bem vistas as coisas, são os que proporcionam as melhores oportunidades especulativas.
Anexos
yen.jpg
btu.jpg
cad.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 30/5/2014 0:47

actualização

usdjpy 20 m:
Quem, como eu, tem por hábito circunscrever a atenção a um conjunto predeterminado de mercados (só assim se poderá começar a ganhar a intimidade necessária ao conhecimento das matreirices de cada um deles), tem de ter especial cuidado com o modo como faz os seus desenhos nos respectivos gráficos. É que facilmente se fica preso à leitura que se tenha feito numa 2.ª feira à noite e entretanto já chegámos à 5.ª feira. Assim, e por exemplo, se naquela data se equacionava um certo tipo de negócio, pode suceder que a evolução do preço venha entretanto mudar a configuração do mercado. Ora, se nos mantivermos fiéis às linhas que de início desenhámos, não só ficamos fechados a outras oportunidades, como passamos grande parte do tempo à espera que o mercado faça aquilo que queríamos que fizesse (que bata nas linhas ou chegue às zonas) e não conseguiremos detectar que ele assim não irá fazer, pelo menos do modo previamente suposto (ex. chegar com certa velocidade a certo nível, em certa data, etc.). A situação torna-se cada vez mais grave quanto menor for a escala temporal usada, dado que pelo mero decurso do tempo uma linha ou uma zona rapidamente são ultrapassadas. A única solução para este problema é apagar tudo e começar de novo. Eis pois um novo gráfico do usdjpy a 20 m, onde se poderá ver que o mercado está em fase descendente (lembre-se que se tinha vindo a perseguir uma compra). A fraqueza do preço é evidente na medida em que, depois de ter quebrado a linha média inferior do fork, não fez o teste (switchback) e dela tem vindo a afastar-se e entretanto fez um novo mínimo. Teremos pois uma oportunidade especulativa vendedora.
Anexos
yen.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 29/5/2014 17:05

actualização

usdcad 45 m:
Como já tive oportunidade de referir noutras ocasiões, nem sempre as linhas fornecem protecção para colocação da stoploss, sejam elas quais forem e ainda que estejam rodeadas das mais belas probabilidades. Serve isto para fazer ver que, no contexto do eventual negócio executado naquele par cambial, o "segredo" para ainda não termos sido stopados reside no lugar onde aquela foi colocada. Agora, se a estrutura escolhida será suficiente para aguentar a corrente fase descendente do preço é algo que não se pode saber de antemão, mas uma coisa me parece evidente: não faltará muito para se saber se se aguenta ou não (é agora que os compradores terão de aparecer para protecção da zona). Se a coisa quer efectivamente subir, então é preferível que o preço volte a gostar da linha média inferior do fork e "salte para cima dela" com todo o vigor.
Anexos
cad.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 29/5/2014 8:38

actualização

usdjpy 20 m: o preço aproxima-se de uma área de interesse para uma oportunidade especulativa compradora e pelo caminho não nos deu a oportunidade vendedora que também se havia assinalado.

audusd 20 m: recente reacção do preço terá sido fruto de forte acumulação na base. Negociar no sentido do fecho da montanha invertida dependerá da colocação da stoploss no lugar mais adequado sob o prisma do r:r e de quem nos poderá proteger. Coisa que não faço, porque ainda não sei fazer (mas lá que deve haver modo, deve...), é perseguir o preço.
Anexos
yen.jpg
aud.jpg
aud1.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 28/5/2014 23:50

No dia 9 de Maio falei aqui de uma certa sazonalidade do eurusd. Para sustentar a ideia coloquei vários gráficos diários referentes aos anos de 2011, 2012 e 2013 (de momento não interessa saber se são em número suficiente para ser algo "estatisticamente relevante", pois não é disto que se trata). Como nos aproximamos do fim do mês está na altura de actualizar o gráfico (referente a este ano), nele se destacando o local onde o preço se encontrava naquela data.
Anexos
euro.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Cem pt, cmsbarros, jprgodinho, mquinaz, PAULOJOAO e 311 visitantes