Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Oportunidades especulativas

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Oportunidades especulativas

por zecatreca_1 » 25/3/2014 12:52

O Alquimista Escreveu:Caro Tennis,

no meu post inicial comecei por dizer que não era minha intenção transformar este tópico numa espécie de "sala de aulas" onde despejasse conhecimentos e conceitos, desde logo porque me falha capacidade



Pois eu tambem estou na mesma relativamente a esta tua afirmação.

Quanto às diferenças entre rectas e linhas de tendência, já participei em discussões em alguns tópicos por aí, no cb.
O ideal será fazeres uma pesquisa sobre a minha opinião sobre esse assunto.

Desde já os meus parabéns por teres lido essas não sei quantas literaturas e, se for o caso, pelo teu sucesso a negociar retas.

Cumprimentos
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1540
Registado: 17/2/2012 14:31

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 25/3/2014 11:54

zecatreca_1 Escreveu:Chamas lta à linha azul?
:-s
Creeeedo... :-"


Caro Zecatreca

quando não se concorda com algo que outrem diz temos de justificar a razão, não podemos apenas mostrar discordância e :-"

as teses confrontam-se com argumentos, mas é claro que argumentar dá trabalho

até poderia concordar consigo quanto à qualificação da linha azul como LTA, pois para mim, e tal como tenho aprendido, ela será mais uma excursion line, mas também poderá ser uma action line, uma reaction line, uma center line, uma pivot 0-pivot 4 line, uma median line de um reverse pitchfork, uma median line de um pitchfork modificado de Schiff, uma median line the pendulum pitchfork (e por aqui me fico nas possibilidades)

eu poderia usar estes conceitos todos fancy para show off mas não o faço

apenas o farei quando entender conveniente

sempre que possível uso linguagem ou siglas que as pessoas que frequentam este fórum normalmente usam, desde que sirvam para descrever o que pretendo mostrar

mas voltando à dita LTA: não estou sozinho na qualificação dessa linha como LTA
a doutrina assim o tem entendido: ver por exemplo Victor Sperandeo, Trader Vic - Methods of a Wall Street Master, p. 71 e segs.; Frost e Pretcher, Elliott Wave Theory, p. 72 e segs (a propósito do channeling); Bulkowski, Encyclopedia of chart patterns, por ex. gráfico da pág. 452 ; Edwards e Magee, Technical Analysis of stock trends, p. 766; Fernando Braga de Matos, Ganhar em bolsa, pág. 327, que cito: "segmento de recta que una pelo menos dois pontos num gráfico de cotações"

então e afinal, para si o que é uma LTA? se não é aquilo, terá de ser necessariamente outra coisa qualquer

abraço
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por zecatreca_1 » 25/3/2014 10:54

Chamas lta à linha azul?
:-s
Creeeedo...
:-"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1540
Registado: 17/2/2012 14:31

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 25/3/2014 10:40

agora um pouco do que é nacional: o BCP

seguindo a análise técnica tradicional, no gráfico que a seguir apresento a linha azul seria uma LTA que poderia justificar uma compra ao dito 3.º toque, com uma stoploss logo abaixo

cada vez mais deveríamos atribuir cada vez menos importância a indicadores, sejam eles quais forem (aqui incluo as ferramentas que uso)

não advogo que sejam eliminados, longe disso, mas que sejam acantonados no seu devido lugar e não ocupem zonas nobres da nossa existência como seres humanos: o "pare, escute e olhe" também tem cabimento nos mercados

neste caso, o que é que nos poderia levar a não arriscar uma compra ao 3.º toque na LTA?

só poderíamos tentar responder a esta pergunta se mantivermos uma distância higiénica de indicadores e linhas (já repararam que, quanto mais evidente for um indicador ou uma linha, mais parece que o mercado gosta de "brincar" com eles, de testar até à exaustão quem os usa? será por isso que se diz que o mercado tem olhos para as nossas stoploss?)

vejamos: o preço formou um coil, dele saiu em gap up (sinal forte de pressão compradora) mas quando corrigiu e entrou na zona do coil este não serviu de "suporte" ou trampolim
ora, se a pressão compradora que levou o preço a sair de um range apertado e de diminuta duração fosse realmente de confiar, tanto mais que fez um gap up, ela teria aparecido, com elevada probabilidade (não é isto que forma suportes?) quando o preço testasse a zona e, inclusive, teria respeito a lta amarelada

como tal não sucedeu, a chegada à LTA tornar-se-ia suspeita e, no mínimo, deveria levar-nos a incluir o trade no grupo dos trades de não elevada probabilidade de êxito

note-se, para finalizar, que agora temos o padrão "coil atrás do V invertido" mas ainda não foi "activado" no sentido de ser usado para um trade shortista
Anexos
bcp.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 25/3/2014 3:39

vamos avançar um pouco, que isto está a ficar monótono e a matéria ainda agora começou

aproxima-se uma oportunidade no usdjpy a 20 m, ver gráfico com linhas de acção (AL, al) e de reacção (RL, rl) com respectivas linhas centrais (CL, cl)

vamos todos empurrar um bocadito para que deixe o marasmo, resvale e caia pois gosto de comprar em saldos

pessoalmente, não gosto de ver um gráfico de dimensão temporal reduzida com as barras tão apertadas, mas teve que ser para mostrar o panorama geral e melhor desenhar as linhas

à medida que o preço se vai aproximando da zona que seleccionei vou alargando e aproximando para melhor ver as velas/barras

as linhas de acção ou de reacção podem ficar por cima ou por baixo da linha central, é indiferente e ficará ao critério de cada um

no 2.º gráfico vemos desenhada a verde uma linha que, segundo a concepção clássica, serviria agora de suporte, tendo sido anteriormente resistência

parece "estar escrito nas estrelas" que essa linha será "violentada", pois é uma linha que até a minha mãe desenharia...

o verdadeiro suporte estará portanto no coil/poi

Tennis, se estás a ler isto aqui fica um exemplo da "novidade" das ferramentas

não estou a dizer que seria errado "comprar na linha", isso pode ser feito se a stoploss for bem colocada para evitar uma "banhada" (wash and rinse)

aguardemos pois o desenvolvimento dos acontecimentos
Anexos
usd.jpg
usd1.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 25/3/2014 2:19

Caro Tennis,

no meu post inicial comecei por dizer que não era minha intenção transformar este tópico numa espécie de "sala de aulas" onde despejasse conhecimentos e conceitos, desde logo porque me falha capacidade

é natural que, sendo o material vastíssimo, muita coisa fica "lost in translation"

também disse que muito do material que aqui seria colocado poderia coincidir com outras coisas ou conceitos já conhecidos - e ainda bem porque deste modo as pessoas sentir-se-iam mais aconchegadas (bem sei quão difícil é iniciar uma nova jornada em matéria de análise técnica, chegando mesmo a ser desesperante imaginar apenas as fontes que por aí pululam)

não é o local nem o momento para falar do assunto, mas dizem as fontes que alguns dos indicadores que hoje são muito conhecidos, como por exemplo as bollinger bands, derivam do trabalho dos criadores das action-reaction lines e dos pitchforks e que teria sido, em certa medida, "usurpado" sem que fosse prestado o devido tributo

note-se ainda que só parte do trabalho de investigação é que se encontra livremente disponível na net: não só são milhares de páginas, como decorre luta judicial por causa de direitos de autor

é minha intenção ir falando de algo que vejo ser pouco utilizado em Portugal (mas posso estar enganado) por forma a abrir a curiosidade de alguém que, como tu, esteja interessado em explorar outros caminhos

contudo, não é possível, num lugar como este, colocar tudo o que pode ser dito e explicar tudo ao pormenor

nota que as ferramentas foram estudadas ao longo de anos e anos por gente com formação superior em Matemática, Termodinâmica, Física e Geometria

foram inclusive objecto de teses de doutoramento em universidades americanas

é minha forte convicção que grande parte do trabalho será sempre nosso e, falando por experiência própria, tem sido mesmo trabalhoso estudar estas ferramentas (alguns videos têm duração superior a 2 horas...)

estudo as ferramentas há quase dois anos e muitas vezes dou por mim a pensar que quanto mais estudo, menos sei: quando penso que domino certo set up, lá vem o mercado com opinião contrária...

contudo, e no que à minha pessoa diz respeito, tem sido muito interessante e intelectualmente gratificante "tropeçar" em novas formas de ver os mercados e aperceber-me como o preço se vai formando, tudo a partir dos ensinamentos (actuais) de alguém que faz a gestão de biliões, contando-se, entre os seus clientes, a família real inglesa, Michael Dell e a fundação Steve Jobs

por tudo isto espero que me perdoes por não responder a todas as tuas questões, presentes e futuras

abordarei apenas as questões 4 e 5, todas as outras só poderás começar a entender se te decidires a estudar (infelizmente é assim) e será com muito gosto que te indicarei as fontes, caso estejas interessado

4: o set up não se identifica pelas ditas 3 velas mas por todo o comportamento ziguezagueante, aquelas são apenas um dos seus elementos (se vires bem, três velas desse tipo podem ser facilmente encontradas em qualquer ponto de um gráfico mas daí não nasce o set up)
5: o chicotear a que me refiro é o que sucedeu depois da saída do coil e não ao teste/reteste dos limites do coil enquanto suporte/resistência (portanto antes da ruptura, como referes); e se reparares bem, o que mais revela é o que o preço fez nesse chicotear: no caso um novo máximo (ainda que relativo); só havendo a quebra de um anterior mínimo ou máximo é que o set up "é válido"

abraço
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 25/3/2014 1:22

depois de ter trepado após ter "farejado" a armadilha, o "coelho" parece agora com vontade de petiscar o isco
por isso vamos todos ficar :-# para não se assustar
exemplificada a primeira tese, está na hora de usar gráficos mais comuns (que são os que eu uso)
aqui ficam o gráfico inicial actualizado e um novo mas agora com preço representado em barras

já agora aqui fica um esclarecimento: como as ferramentas podem ser usadas em qualquer timeframe e em qualquer mercado/instrumento, não deixarei de ir colocando outros activos, nacionais ou não

a título de curiosidade refira-se que o criador do pitchfork (Alan Andrews), para "tentar provar" a mais-valia do seu sistema, fez uma aposta com um meteorologista televisivo sobre quem acertaria na previsão do tempo para determinado período
quem perdeu? o meteorologista
Anexos
chf.jpg
chf1.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por Tennis » 25/3/2014 1:17

O Alquimista Escreveu:
Tennis2 Escreveu:
Sendo assim, considerando o referido neste sentido o coil é como um corner: alguém de dimensão estará a sustentar o preço, não o deixando cair ou subir e a definição deste conceito, não se identifica então este "coil" com os tradicionais suportes ou resistências?
Identificando-se, então o que há de novo nestes conceitos (POI e COIL)?


sem dúvida que os coils podem actuar como zonas de suporte e resistência, mas a sua aplicação não termina aí (se assim fosse nada trariam de novo)

para além disso, a identificação de um coil permitirá:
- identificar uma zona por onde poderá passar uma das chamadas action-reaction lines (verdadeiras founding fathers do pitchfork), nomeadamente a center line
- agir em função do modo como o preço saiu dele (ex. formando 2/3 barras/velas que fecham nos seus máximos ou nos seus terços superiores) para se preparar um trade (comprador ou vendedor), trade esse baseado num set up de negociação denominado: "coil atrás do V"

para um exemplo desta figura, que poderá estar em formação, ver gráfico: repare-se que o preço "chicoteou" o coil em ambas as direcções (note-se que pode fazer este movimento de falso arranque mas não é necessário que o faça), tendo respeitado o anterior mínimo mas tendo quebrado o também anterior máximo fazendo um novo high

deste modo a "novidade" não reside tanto no nome que é dado à coisa, que não passa de mero escolha linguística do seu autor, mas no seu uso multifacetado e supra referido que eu ainda não vi descrito em bibliografia sobre análise técnica, nacional ou estrangeira, que tenho consultado

Tennis, se por acaso souber de alguma publicação que a refira por favor identifique-a, teria muito interesse em conhecer

abraço


Interessante alquimista:)

Não conheço nenhuma publicação que o refira, infelizmente:)

Quanto ao método:

Estou certo que, aos poucos e à medida que vais colocando aqui os gráficos dos títulos que poderão assumir um bom negócio, conseguirei inteirar-me melhor desse método de negociação e ficarei mais esclarecido, sem prejuízo, obviamente, de fazer alguma pesquisa por iniciativa própria para melhor o compreender.

Porém, à medida que vamos falando, confesso que vou ficando cada vez com mais dúvidas ou, dito de outro modo, outras dúvidas se levantam.

É claro que não tens que dar qualquer explicação, só o farás se assim o entenderes e não ficarei minimamente melindrado se optares por nada esclarecer.

Mas, permite-me que te diga, certamente fruto da minha ignorância, ainda não vislumbrei algo de realmente novo nesse método.

1 - De certo modo, esse coil identicar-se-á, pelo menos parcialmente, com zonas de suporte ou resistência, ou vice-versa;

2 - Não compreendi se essas action-reaction lines e/ou center line é algo equiparado a uma linha de tendência ascendente/descendente ou linha de suporte/resistência. Sendo-o, aparentemente, não vislumbro igualmente nada de novo por comparação à chamada análise técnica "tradicional".

3 - Mas, o que para mim também é uma incógnita, é como esse coil ("baliza") poderá identificar uma zona por onde poderá passar as action-reaction line e/ou center line, porquanto, à partida, seriam antes estas que poderiam identificar esse "coil";

4 - O set-up a que te referes, salvo melhor opinião, identificado por três velas verdes no seu máximo ou no seu terço superior, de certo modo, não deixa de ser a quebra de uma resistência ou de um suporte (no caso de entrada curta);

5 - O "chicotear" o coil, de igual modo, parece identificar-se com os chamados "retest" da resistência/suporte, após o qual se dá, então, o movimento de ruptura.

Abraço,

Tennis
 
Mensagens: 623
Registado: 4/11/2002 23:01
Localização: Alcobaça

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 25/3/2014 0:42

Tennis2 Escreveu:
Sendo assim, considerando o referido neste sentido o coil é como um corner: alguém de dimensão estará a sustentar o preço, não o deixando cair ou subir e a definição deste conceito, não se identifica então este "coil" com os tradicionais suportes ou resistências?
Identificando-se, então o que há de novo nestes conceitos (POI e COIL)?


sem dúvida que os coils podem actuar como zonas de suporte e resistência, mas a sua aplicação não termina aí (se assim fosse nada trariam de novo)

para além disso, a identificação de um coil permitirá:
- identificar uma zona por onde poderá passar uma das chamadas action-reaction lines (verdadeiras founding fathers do pitchfork), nomeadamente a center line
- agir em função do modo como o preço saiu dele (ex. formando 2/3 barras/velas que fecham nos seus máximos ou nos seus terços superiores) para se preparar um trade (comprador ou vendedor), trade esse baseado num set up de negociação denominado: "coil atrás do V"

para um exemplo desta figura, que poderá estar em formação, ver gráfico: repare-se que o preço "chicoteou" o coil em ambas as direcções (note-se que pode fazer este movimento de falso arranque mas não é necessário que o faça), tendo respeitado o anterior mínimo mas tendo quebrado o também anterior máximo fazendo um novo high

deste modo a "novidade" não reside tanto no nome que é dado à coisa, que não passa de mero escolha linguística do seu autor, mas no seu uso multifacetado e supra referido que eu ainda não vi descrito em bibliografia sobre análise técnica, nacional ou estrangeira, que tenho consultado

Tennis, se por acaso souber de alguma publicação que a refira por favor identifique-a, teria muito interesse em conhecer

abraço
Anexos
euri.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por MarcoAntonio » 24/3/2014 23:30

O Alquimista Escreveu:Caro Marco António

pelo menos neste tópico eu e o jeab temos tido uma relação cordial
é minha forte convicção que ambos iremos mantê-la, embora um bocadito de pimenta cum grano salis não faça mal

um abraço


Força nisso, mantenham assim então...
:wink:
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38256
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 24/3/2014 23:24

Caro Marco António

pelo menos neste tópico eu e o jeab temos tido uma relação cordial
é minha forte convicção que ambos iremos mantê-la, embora um bocadito de pimenta cum grano salis não faça mal

um abraço
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por MarcoAntonio » 24/3/2014 18:49

Está tudo muito bem menos essas questiunculas entre os dois (jeab/alquim), deixem para lá isso (ou troquem essas mensagens por mp). Não me façam ter de intervir como num tópico anterior, por favor...

:wink:
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38256
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: Oportunidades especulativas

por Tennis » 24/3/2014 18:47

O Alquimista Escreveu:
Tennis2 Escreveu:Se me permites, desde já, tenho duas dúvidas:

1 - Porquê a escolha do timeframe de 30 minutos? Utilizas sempre este ou, por vezes, utilizas também o diária e/ou semanal?

2 - O POI, se percebi correctamente, é uma zona relativamente apertada onde deverá suceder o "disparo". O método em causa indica sempre uma zona de disparo em vez de uma determinada cotação?s


questão 1: como em cada semana tento realizar entre 1 a 3 negócios, independentemente do instrumento, os timeframes que uso variam entre gráficos de 1 h e gráficos de 30 m (o de eleição é o de 20 m) e neles procuro ter apenas o comportamento do preço durante os últimos 3 a 5 dias de negociação. Quanto maior for o timeframe que use menor serão os negócios que posso encontrar em cada semana.

questão 2: sim, correcto, o poi é uma zona de congestão/aperto do preço (coil ou se se quiser um range de reduzida dimensão) que é expectável que possa ser revisitada, e então de duas uma: colocamos ordens pendentes ou aguarda-se que o preço aí chegue para vermos como reage. Não é intenção do pitchfork mostrar esse tipo de zonas. Note-se, contudo, que o poi não se resume a um coil, pois o disparo do preço pode ser tão forte que nem deu tempo para formar uma congestão. Mais do que atribuir nomes às coisas, devemos procurar zonas onde o comportamento do preço se destacou. Uma dessas zonas é precisamente o coil, que poderá servir tanto para colocar ordens de abertura de posições (como supostamente sucederia no gráfico) ou para servir de protecção à nossa stoploss ou de referência para um take profit. Nesta sentido o coil é como um corner: alguém de dimensão estará a sustentar o preço, não o deixando cair ou subir.

Penso ter respondido às questões, embora muito mais se possa dizer sobre os coils (ex. em que sessão foi realizado: asiática, europeia, norte-americana); em que local se formaram (por exemplo, durante a 1.ª onda ou a 5.ª onda se estivermos a usar Elliot). Só isto daria um tópico.

Sempre ao dispor,
abraço


Obrigado pela resposta Alquimista.

Sendo assim, considerando o referido neste sentido o coil é como um corner: alguém de dimensão estará a sustentar o preço, não o deixando cair ou subir e a definição deste conceito, não se identifica então este "coil" com os tradicionais suportes ou resistências?
Identificando-se, então o que há de novo nestes conceitos (POI e COIL)?

Abraço,

Tennis
 
Mensagens: 623
Registado: 4/11/2002 23:01
Localização: Alcobaça

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 24/3/2014 18:23

Tennis2 Escreveu:Se me permites, desde já, tenho duas dúvidas:

1 - Porquê a escolha do timeframe de 30 minutos? Utilizas sempre este ou, por vezes, utilizas também o diária e/ou semanal?

2 - O POI, se percebi correctamente, é uma zona relativamente apertada onde deverá suceder o "disparo". O método em causa indica sempre uma zona de disparo em vez de uma determinada cotação?s


questão 1: como em cada semana tento realizar entre 1 a 3 negócios, independentemente do instrumento, os timeframes que uso variam entre gráficos de 1 h e gráficos de 30 m (o de eleição é o de 20 m) e neles procuro ter apenas o comportamento do preço durante os últimos 3 a 5 dias de negociação. Quanto maior for o timeframe que use menor serão os negócios que posso encontrar em cada semana.

questão 2: sim, correcto, o poi é uma zona de congestão/aperto do preço (coil ou se se quiser um range de reduzida dimensão) que é expectável que possa ser revisitada, e então de duas uma: colocamos ordens pendentes ou aguarda-se que o preço aí chegue para vermos como reage. Não é intenção do pitchfork mostrar esse tipo de zonas. Note-se, contudo, que o poi não se resume a um coil, pois o disparo do preço pode ser tão forte que nem deu tempo para formar uma congestão. Mais do que atribuir nomes às coisas, devemos procurar zonas onde o comportamento do preço se destacou. Uma dessas zonas é precisamente o coil, que poderá servir tanto para colocar ordens de abertura de posições (como supostamente sucederia no gráfico) ou para servir de protecção à nossa stoploss ou de referência para um take profit. Nesta sentido o coil é como um corner: alguém de dimensão estará a sustentar o preço, não o deixando cair ou subir.

Penso ter respondido às questões, embora muito mais se possa dizer sobre os coils (ex. em que sessão foi realizado: asiática, europeia, norte-americana); em que local se formaram (por exemplo, durante a 1.ª onda ou a 5.ª onda se estivermos a usar Elliot). Só isto daria um tópico.

Sempre ao dispor,
abraço
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por Tennis » 24/3/2014 17:12

Parabéns pela iniciativa Alquimista.

Estou deveras curioso em relação a esse método de negociação que, confesso, para mim é completamente desconhecido, embora, numa análise superficial, aliás como resulta do teu primeiro post neste tópico, tem algumas semelhanças com alguns métodos de trading expostos neste forum.

Se me permites, desde já, tenho duas dúvidas:

1 - Porquê a escolha do timeframe de 30 minutos? Utilizas sempre este ou, por vezes, utilizas também o diária e/ou semanal?

2 - O POI, se percebi correctamente, é uma zona relativamente apertada onde deverá suceder o "disparo". O método em causa indica sempre uma zona de disparo em vez de uma determinada cotação?

Abraço,

Tennis
 
Mensagens: 623
Registado: 4/11/2002 23:01
Localização: Alcobaça

Re: Oportunidades especulativas

por Eurouro » 24/3/2014 13:43

O objectivo é ganhar dinheiro nos mercados, mas não podemos exigir nem evitar nada nos mercados. Parece uma contradição mas não é.

Partindo do principio que uma oportunidade é uma maior probabilidade de algo acontecer, então tudo pode ir contra a probabilidade e não há forma ideal para minimizar eventuais perdas em termos de AT.
Só somando todas as oportunidades é que a fatia é maior que o bolo. Ao entrar num trade, a partir do momento em que se está dentro, não podemos exigir nada nem evitar nada.

Só os traders que pensam entrar depois de nós têm capacidade de nos dar lucros, desde que os vendedores subsequentes não anulem a vontade dos outros. Mesmo assim, sabemos que quem entra depois de nós (estando nós in) pretendem lucrar com o nosso dinheiro.

Os mercados parecem sociais, mas no fundo não têm nada de social porque é cada um verdadeiramente por si. Sendo o mercado um conjunto de pessoas com vários montantes de dinheiro a comprar e vender com os mais variados objectivos de tempo e rendibilidade, podemos afirmar que o mercado não é regido por regras e é um local onde cada um de nós toma a completa e inteira liberdade para fazer o que quiser dando asas à sua vontade criativa obtendo um resultado directo das suas acções.
Se o resultado for negativo, a maioria de nós pensa que não é responsável por perdas e faz todo possível para se livrar e evitar novas perdas, levando a uma maré descendente evitando perdas. Se o resultado for positivo, a maioria de nós vai ficar eufóricos e super contentes por conseguir dinheiro, mas isso é temporário, pois mais tarde ou mais cedo é preciso saber parar de negociar. Essa paragem é que nos dá o equilíbrio emocional e certo para se continuar a ganhar sem medo de evitar perdas.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 498
Registado: 18/7/2013 16:01

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 24/3/2014 11:04

jeab Escreveu:Como disse, quero aprender até morrer e por isso aguardo a explanação do método, seja ele comprado, dado, etc. não me interessa, desde que demonstre ser um método ganhador.
Penso que todos os foristas que aqui andam só têm um objectivo, tal como eu - ganhar dinheiro nos mercados financeiros. Para ler blá...blá compro um livro de ficção e aventura :mrgreen:

Mas pode ter a certeza de uma coisa, não irei fazer criticas de bota-abaixo e blá..blá , não é essa a minha formação educacional. Irei colocar dúvidas e apontamentos sempre numa perspectiva de ou tentar perceber o raciocinio subjacente ou questionar dúvidas.

Vamos então ao que interessa ... ganhar dinheiro ... bota aí então a coisa :wink:


Jeab, tenha lá um bocado mais de calma, que você tem um ritmo mais elevado do que o meu

a "armadilha" já foi lançada, agora é só esperar que o "coelho" (mercado) faça a sua parte

e se não fizer, certamente iremos à procura de outras situações, nesse ou noutro instrumento, pois a arte de especular, tal como no xadrez, é também a arte de antecipar 2/3 jogadas

agora, não me compete encher este post com gráficos e mais gráficos pois perdia-se de vista o objectivo onde necessariamente assenta o desejo legítimo de ganhar dinheiro: descrever o processo

por falar em especulação/especular: por acaso já viram num dicionário o significado destas palavras?
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por Bart Simpson » 24/3/2014 10:15

Como disse, quero aprender até morrer e por isso aguardo a explanação do método, seja ele comprado, dado, etc. não me interessa, desde que demonstre ser um método ganhador.
Penso que todos os foristas que aqui andam só têm um objectivo, tal como eu - ganhar dinheiro nos mercados financeiros. Para ler blá...blá compro um livro de ficção e aventura :mrgreen:

Mas pode ter a certeza de uma coisa, não irei fazer criticas de bota-abaixo e blá..blá , não é essa a minha formação educacional. Irei colocar dúvidas e apontamentos sempre numa perspectiva de ou tentar perceber o raciocinio subjacente ou questionar dúvidas.

Vamos então ao que interessa ... ganhar dinheiro ... bota aí então a coisa :wink:
 
Mensagens: 709
Registado: 29/11/2007 4:09
Localização: 69

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 24/3/2014 9:53

jeab Escreveu:Parabéns O Alquimista :clap:

Sempre pretendi ver na prática se os métodos de Charlatães como este http://www.pitchforktrader.com/home2.html que vivem da venda de livros, conferencias, entrevistas, tudo que dê dinheiro, menos especular/investir nos mercados financeiros, se esses métodos, utilizados por algum "aluno" de mente brilhante, consegue então finalmente demonstrar que afinal até dão dinheiro nos mercados financeiros.
Como quero aprender até morrer, aguardo ansiosamente por essa demonstração ... :clap:


Caro Jeab

tem toda a razão quando invoca a existência de charlatães, quer no ensino e prática desta técnica, quer de outras técnicas
por isso uma atitude proactiva de dúvida e questionamento é o mais aconselhável
há quem compreenda esta atitude e há quem se zangue

se está a afirmar ou a insinuar que sigo os ensinamentos de Mircea Dologa, pessoa que vem referida no referido link, está redondamente enganado
o facto de em outro tópico ter mencionado possuir o livro que essa pessoa publicou nada quer dizer de relevante a não ser isso mesmo: que sou dono do livro

nisto de professor/mentor e aluno a resposta está no nome e na citação que fiz no primeiro post: quem quiser que investigue

Jeab, você podia ter feito uma busca usando aquele nome, em vez disso foi buscar outro

repare que no meu gráfico não encontra nenhum pitchfork (nome não técnico, embora assim apareça nas plataformas de negociação; diz-se até que quem o criou não gostava nada desse termo) e você já começou a falar em pitchforks e charlatães

se atentar no exemplo poderá ver que, apesar das virtualidades que aquela técnica (ou outra qualquer) possa ter, a análise que fiz baseou-se em algo muito simples, o que serve para demonstrar que, mais do que uma técnica qualquer, o verdadeiramente importante é sentirmos o "ritmo" do mercado com os nossos olhos e a nossa cabeça, pois a partir do momento em que se parta para uma análise com certos pré-juízos, dados por uma notícia, por um fundamental ou por um qualquer indicador, ficamos logo prisioneiros da informação que um qualquer desses elementos traz
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por Bart Simpson » 24/3/2014 9:16

Parabéns O Alquimista :clap:

Sempre pretendi ver na prática se os métodos de Charlatães como este http://www.pitchforktrader.com/home2.html que vivem da venda de livros, conferencias, entrevistas, tudo que dê dinheiro, menos especular/investir nos mercados financeiros, se esses métodos, utilizados por algum "aluno" de mente brilhante, consegue então finalmente demonstrar que afinal até dão dinheiro nos mercados financeiros.
Como quero aprender até morrer, aguardo ansiosamente por essa demonstração ... :clap:
 
Mensagens: 709
Registado: 29/11/2007 4:09
Localização: 69

Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 24/3/2014 3:03

Dou início a este tópico para apresentar "teses" com base nas ferramentas que normalmente uso.
Tais "teses" serão simples e poderão dar origem a oportunidades especulativas. Desde já advirto que nada disto é aconselhamento ou sugestão de investimento.
Sempre que necessário poderei dar uma breve explicação sobre um conceito, uma sigla, o porquê de certa ferramenta ou outra coisa qualquer que seja pertinente. Não ocuparei este espaço com lições pois não só seria incapaz, como seria uma tarefa hercúlea (não se reduzem anos e anos de investigação dos autores das ferramentas a umas "meras postas" num fórum). A fonte original está disponível para quem tiver interesse e curiosidade em explorar as ferramentas. Muita informação, mas mesmo muita, pode ser consultada livremente (não vou explicar a razão pela qual grande parte do material foi disponibilizado de forma grátis; caso alguém inicie a exploração encontrará a razão). Apenas quero suscitar o interesse por outras ferramentas de análise técnica e caberá a cada um "fazer o trabalho de casa". É o que tenho feito durante os últimos 2 anos. Com sucesso?, perguntar-me-ão os mais curiosos e apressados. Depende do que se entenda por sucesso, responderei.
Todos os conceitos, palavras ou siglas que possa usar não me pertencem. Em algumas situações poderei fazer uma tradução livre, mas como todos os que frequentam este espaço sabem Inglês, e estando eu habituado a usar esta Língua nos meus gráficos e apontamentos, fá-lo-ei também aqui por comodidade.
Poderão constatar que algumas ferramentas serão muito semelhantes a outras que já conhecem, o que de certo modo facilitará as coisas. Tal sucede porque, entre outras razões, os que as "forneceram ao mundo" viveram nas mesmas épocas e de alguma forma estabeleceram contacto.

Então aqui vão as primeiras duas teses:
- para reconhecermos uma oportunidade é indiferente o modo como o preço é apresentado (em velas, em ticks, em linha, em ponto e figura, em barras, etc);
- flutuando o preço, é expectável que ele regresse ou revisite áreas onde no passado algo de significativo se passou.
O gráfico seguinte destina-se a uma pequena exemplificação das teses.
Legenda: P0, P1, P2: pivots 0, 1, 2 (como havia dito, em traços gerais há aqui algo semelhante às ondas de Elliot, ferramenta que apenas uso na sua forma mais simples; contudo; foi intenção do criador deste tipo de contagem de pivots "melhorar" o estudo de Elliot)
POI: point of ignition (querendo significar que nesse ponto deu-se imbalance no mercado).

"Master your tools, master yourself" - Timothy Morge
Anexos
GBPCHF.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Akinfiev, Andre vez, Bing [Bot], Shimazaki_2 e 402 visitantes