Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Oportunidades especulativas

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Oportunidades especulativas

por jgut » 21/10/2015 10:47

Companheiros Alquimista e Malvoisin, :D

Estou aqui com uma dúvidas... segundo o Vosso método qual a estratégia que adotariam para este cenário?

Desde já, Obrigado pelas respostas,
Cumprimentos
Jgut
"Ter paciência é difícil, mas o resultado é gratificante."
Jean-Jacques Rousseau

Qual a dor que escolhes?
A da DISCIPLINA ou do Arrependimento?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1614
Registado: 27/3/2014 21:50

Re: Oportunidades especulativas

por malvoisin » 21/10/2015 1:23

malvoisin Escreveu:
aproveito para postar um gráfico com uma zona à qual vou estar atento para um eventual curto, essencialmente pelo gap que se formou, mas baseado também em 2 linhas (cyan e azul escura) que poderão vir a servir de resistência: serão "linhas da avozinha"? seja como for, o preço terá tudo para voltar àquela zona, a ver vamos.


entrada curta.
Anexos
usd jpy.jpg
 
Mensagens: 776
Registado: 6/3/2014 19:07

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 20/10/2015 23:58

O Alquimista Escreveu:...
Ele entra no gap, eu saio do mercado. Parte do negócio concluído. Agora é só esperar que caia um pouco para voltar a comprar.

Aproxima-se a hora.


Idem.
Anexos
ai.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 20/10/2015 23:52

O Alquimista Escreveu:Apanhando um topo.


O Alquimista Escreveu:
viewtopic.php?f=3&t=83288&start=1650#p1207717
viewtopic.php?f=3&t=83288&p=1208819#p1208752
viewtopic.php?f=3&t=83288&start=1650#p1207516
...
A stop loss permanece no mesmo local e só será movida na quebra da linha.
Quebrada a linha, movida a stop loss.


Agora torna-se evidente que padrão se está a formar.
Tese: o topo apanha-se pela cabeça.
Anexos
ui.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 19/10/2015 22:51

O Alquimista Escreveu:
viewtopic.php?f=3&t=83288&start=1650#p1207717

viewtopic.php?f=3&t=83288&p=1208819#p1208752

viewtopic.php?f=3&t=83288&start=1650#p1207516

...
A stop loss permanece no mesmo local e só será movida na quebra da linha.



Quebrada a linha, movida a stop loss.
Anexos
ai.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por RenatormbCarvalho » 19/10/2015 22:37

malvoisin Escreveu:
RenatormbCarvalho Escreveu:Não queres identificar o ativo?


olá RenatormbCarvalho,

por norma identifico, desta vez, tendo tb em conta o espírito do tópico (foco na técnica em si, e não no activo), quis abrir uma excepção. deixo 1pista: é 1 câmbio.

abraço


Obrigado.

Abraço!
If I Knew What I Know
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 478
Registado: 1/1/2014 0:21

Re: Oportunidades especulativas

por malvoisin » 19/10/2015 20:50

RenatormbCarvalho Escreveu:Não queres identificar o ativo?


olá RenatormbCarvalho,

por norma identifico, desta vez, tendo tb em conta o espírito do tópico (foco na técnica em si, e não no activo), quis abrir uma excepção. deixo 1pista: é 1 câmbio.

abraço
 
Mensagens: 776
Registado: 6/3/2014 19:07

Re: Oportunidades especulativas

por RenatormbCarvalho » 19/10/2015 20:26

Não queres identificar o ativo?
If I Knew What I Know
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 478
Registado: 1/1/2014 0:21

Re: Oportunidades especulativas

por malvoisin » 19/10/2015 18:07

para o caso de se dar um movimento do género do gráfico, e já que o stop está relativamente próximo da entrada, defini vários targets em zona óbvias para ir descarregando, caso o preço siga esse caminho. eventuais recompras na lmlh é uma hipótese que ponho.
Anexos
mist1.jpg
 
Mensagens: 776
Registado: 6/3/2014 19:07

Re: Oportunidades especulativas

por malvoisin » 19/10/2015 17:22

entrada longa neste activo-mistério, com objectivo na ml, e stop abaixo do duplo fundo formado na lmlh. a fork parece-me jeitosinha e os picos que anteriormente eram resistências poderão ser agora um bom suporte. a ver vamos...
Anexos
mist.jpg
 
Mensagens: 776
Registado: 6/3/2014 19:07

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 17/10/2015 23:24

O Alquimista Escreveu:Audaces fortuna juvat, timidosque repellit.

Amat victoria curam: risco colapsado perante o brinde

Ele entra no gap, eu saio do mercado. Parte do negócio concluído. Agora é só esperar que caia um pouco para voltar a comprar.


Aproxima-se a hora.
Anexos
ai.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 17/10/2015 23:16

malvoisin Escreveu:indo agora à linha de que falas, a tal que "justificava uma compra": o que é que te levou a pensar que não era uma "linha da avozinha"? a propósito disto, lembro-me de num post mais antigo, referente a um câmbio, colocares um gráfico com uma linha na qual o preço ia ressaltando, e comentaste dizendo algo deste género: "enquanto o preço na linha ressaltar, eu vou comprar". ora, mesmo que inicialmente a avozinha não detectasse a linha, não a detectaria facilmente a partir de determinado número de toques?


Podia perfeitamente ser uma linha da avozinha. Foi um risco assumido. Sim, é verdade, quantos mais toques, mais evidente se torna. Às vezes o que é evidente também funciona.

abraço
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por malvoisin » 17/10/2015 12:40

O Alquimista Escreveu:
O Alquimista Escreveu:Daqui a pouco apresentarei aqui um negócio no dax que executei esta semana e que foi fruto de tudo isto, sendo curioso destacar que delineei uma venda e acabei por executar uma compra. Será um exemplo daqueles que se colocam nos livros.


Tal como nos livros, um mero exemplo. Tal como nos livros, não importa saber se o autor fez ou não o negócio retratado. Tal como os livros, alguns exemplos servem para aprender, outros só desinformam.

Procurava-se uma "venda grande", mas fez-se uma "compra pequena". Os gráficos contêm os comentários que a situação exigia. Qualquer adenda (que não explicação) que faça neste momento é tão necessária como um punhado de água neste mar onde me banho.

São 12 gráficos no total, apresentados em grupos de 3.

Procuro título para este negócio. Tenho alguns em mente: "pio vai, pio vem", "a pica que o dax me dá". Aceito sugestões.

(continua)


ex. interessante Alquimista, e vendo a zona onde entraste longo (agora que é fácil de falar), percebe-se, até pela intersecção de linhas relevantes, que o negócio tinha alta probabilidade de ser bem sucedido, como aliás foi.

indo agora à linha de que falas, a tal que "justificava uma compra": o que é que te levou a pensar que não era uma "linha da avozinha"? a propósito disto, lembro-me de num post mais antigo, referente a um câmbio, colocares um gráfico com uma linha na qual o preço ia ressaltando, e comentaste dizendo algo deste género: "enquanto o preço na linha ressaltar, eu vou comprar". ora, mesmo que inicialmente a avozinha não detectasse a linha, não a detectaria facilmente a partir de determinado número de toques?

aproveito para postar um gráfico com uma zona à qual vou estar atento para um eventual curto, essencialmente pelo gap que se formou, mas baseado também em 2 linhas (cyan e azul escura) que poderão vir a servir de resistência: serão "linhas da avozinha"? seja como for, o preço terá tudo para voltar àquela zona, a ver vamos.
Anexos
usd jpy.jpg
 
Mensagens: 776
Registado: 6/3/2014 19:07

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 17/10/2015 0:27

Limonov Escreveu:Olá amigo Alquimista estás bom?!

Vi que entretanto colocaste todos os passos do negócio que correu "ao contrário", mas tendo em conta que tive a cogitar uns minutos, e que, segundo o nosso Fernando Pessoa, "Saber trabalhar quer dizer: não fazer um esforço inútil, persistir no esforço até ao fim, e saber reconstruir uma orientação quando se verificou que ela era, ou se tornou, errada", envio a minha hipótese na mesma :mrgreen:

Abraço e bom fim de semana,

Limonov


Olá Limonov,

Tudo bem, e contigo?
Andei pelos gráficos de 20-30 m e não tive em atenção tanto tempo como o que é abrangido pelas tuas linhas. Ao desenhá-las provas que não é necessariamente (nunca foi e nunca será) uma questão de linhas, mas de preço. Como as minhas linhas não são melhores que as tuas e vice-versa e dado que ambas levaram à mesma leitura, todas elas são relevantes (ou não). Parece uma contradição, mas não é: especular é contrariar o mercado na sua intenção de nos tirar o dinheiro. Ora, sendo o mercado constituído por todos nós, a primeira coisa que devemos contrariar somos nós próprios.
Abraço e bom fim de semana
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por Limonov » 16/10/2015 17:32

Olá amigo Alquimista estás bom?!

Vi que entretanto colocaste todos os passos do negócio que correu "ao contrário", mas tendo em conta que tive a cogitar uns minutos, e que, segundo o nosso Fernando Pessoa, "Saber trabalhar quer dizer: não fazer um esforço inútil, persistir no esforço até ao fim, e saber reconstruir uma orientação quando se verificou que ela era, ou se tornou, errada", envio a minha hipótese na mesma :mrgreen:

Abraço e bom fim de semana,

Limonov
Anexos
Alquimista.jpg
A liberdade que há no capitalismo é a do cão preso de dia e solto à noite.
Fonte - Espólio, Autor - Silva , Agostinho
 
Mensagens: 1402
Registado: 7/2/2014 18:03

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 16/10/2015 17:24

Fim.
Anexos
dax11.jpg
dax12.jpg
dax13.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 16/10/2015 17:22

Continuação.
Anexos
dax8.jpg
dax9.jpg
dax10.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 16/10/2015 17:20

Continuação.
Anexos
dax3.jpg
dax5.jpg
dax7.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 16/10/2015 17:12

O Alquimista Escreveu:Daqui a pouco apresentarei aqui um negócio no dax que executei esta semana e que foi fruto de tudo isto, sendo curioso destacar que delineei uma venda e acabei por executar uma compra. Será um exemplo daqueles que se colocam nos livros.


Tal como nos livros, um mero exemplo. Tal como nos livros, não importa saber se o autor fez ou não o negócio retratado. Tal como os livros, alguns exemplos servem para aprender, outros só desinformam.

Procurava-se uma "venda grande", mas fez-se uma "compra pequena". Os gráficos contêm os comentários que a situação exigia. Qualquer adenda (que não explicação) que faça neste momento é tão necessária como um punhado de água neste mar onde me banho.

São 12 gráficos no total, apresentados em grupos de 3.

Procuro título para este negócio. Tenho alguns em mente: "pio vai, pio vem", "a pica que o dax me dá". Aceito sugestões.

(continua)
Anexos
dax.jpg
dax1.jpg
dax2.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por chico_laranja » 16/10/2015 15:40

Continuem que estou a aprender imenso.

Infelizmente não tenho meios para tal mas o saber não ocupa lugar e quem sabe um dia não se abra essa possibilidade :pray:

Um abraço e bons investimentos.
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.
 
Mensagens: 1351
Registado: 29/11/2007 2:37
Localização: Avanca

Re: Oportunidades especulativas

por malvoisin » 16/10/2015 15:07

O Alquimista Escreveu:
Quando tentas ser agressivo, querendo entrar quando pode ser boi ou vaca, tens de colapsar o risco com rapidez, mormente se negoceias em time frames apertados. Uma passagem para b/e era assim aconselhável logo que estavas a ganhar por 1-0. Era o que teria feito no teu exemplo. Repara que no meu exemplo estou sentado na posição há alguns dias, outra das consequências de uma entrada cedo.


sim, tens razão, passar para b/e ou msm fechar uma parte da posição na neck-line. digo isto pq esse suposto duplo topo no dax 5 min foi na realidade um engodo: o preço ainda desceu da neck-line para, logo a seguir, disparar, algo que já vi acontecer vezes sem conta. foi do género: "vá, entrem curto que o padrão activou-se". nesse sentido fez lembrar aquelas quebras de linhas que tu compras em vez de vender.

O Alquimista Escreveu:Daqui a pouco apresentarei aqui um negócio no dax que executei esta semana e que foi fruto de tudo isto, sendo curioso destacar que delineei uma venda e acabei por executar uma compra. Será um exemplo daqueles que se colocam nos livros.


venha daí esse exemplo!

abraço
 
Mensagens: 776
Registado: 6/3/2014 19:07

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 16/10/2015 13:13

malvoisin Escreveu:
em relação à "figura à alquimista", já que shortas após um suposto 1º topo, uma queda "inesperada", e finalmente uma nova subida que te permite entrar curto (sendo o ponto de entrada o suposto 2º topo), torna-se claro o que dizes relativamente ao objectivo de apanhar um duplo topo em formação.

neste caso do dax, foi o que vi e assinalei: no 1º rectângulo horizontal uma zona de aparente fraqueza do preço - inicialmente com 2shooting-star, dps ainda recupera um pouco mas acaba por cair ainda mais, formando o 1º rectângulo vertical, e foi a partir daqui que suspeitei que poderia haver uma queda mais abrupta, e daí ter shortado qd o preço voltou a recuperar - usei na altura uma fork descendente para shortar na umlh. dps da minha entrada o preço ainda subiu mais um pouco, formando o 2º rectângulo horizontal e caindo logo a seguir no 2º rectângulo vertical. qd isso aconteceu pensei que o tinha apanhado, mas foi como estar a ganhar 1-0 e levar 2 golos em menos de nada - eis que percebi que não era uma "figura à alquimista" mas sim uma bull flag, que de resto, obviamente tb estava na calha - era boi ou vaca.


Quando tentas ser agressivo, querendo entrar quando pode ser boi ou vaca, tens de colapsar o risco com rapidez, mormente se negoceias em time frames apertados. Uma passagem para b/e era assim aconselhável logo que estavas a ganhar por 1-0. Era o que teria feito no teu exemplo. Repara que no meu exemplo estou sentado na posição há alguns dias, outra das consequências de uma entrada cedo.

no seguimento disto, e voltando às tuas linhas de ontem em torno da figura (diamante, triângulo dentro do recângulo, etc.), a bull flag tb é uma das hipóteses que pões, não é? nunca sabes se apanhaste um duplo topo ou se, pelo contrário, estás a entrar curto a meio da subida, pois não? até pq qd se começa a formar uma bull flag, tb há sinais de fraqueza do preço (ela aponta para baixo dps de uma subida na vertical), ou seja, não é fácil de distinguir, qd ainda na sua fase inicial, um suposto duplo topo de uma suposta bull flag, pois não


Sim, não é nada fácil, principalmente por que te fazes ao mar sem qualquer informação que tenhas por relevante (ex. confirmação do padrão).

As linhas que traço coincidem, como não podia deixar de ser, com as linhas e formas que caracterizam os padrões. Nessa medida podes dizer que se trataria de uma bull flag (ou outra coisa qualquer). Tal como eu não inventei nada (apenas posso dar um uso diferente à coisa), o Bulkowsky e companhia também não inventaram nada. Grande parte do que existe publicado consiste em pura reciclagem de material antigo que é apresentado como se fosse inovatório. Alguns até se dão ao luxo de os tornarem em sistema e publicá-los gratuitamente por aí. Perante tudo isto, e como será a minha cabeça e só ela que me fará ter êxito, tenho por hábito olhar para a nomenclatura ortodoxa como forma de explorar ao máximo o sofrimento do mercado.

Daqui a pouco apresentarei aqui um negócio no dax que executei esta semana e que foi fruto de tudo isto, sendo curioso destacar que delineei uma venda e acabei por executar uma compra. Será um exemplo daqueles que se colocam nos livros.
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por malvoisin » 16/10/2015 3:04

O Alquimista Escreveu:
malvoisin Escreveu:
Aqui vai Alquimista.


Sim, esse schiff faz sentido, com isto querendo dizer que o desenhaste segundo as regras. Dá a ideia que preço vinha respeitando o fork azul ascendente, daí ter sido repelido pela ML e por causa disso foi violado o schiff.

Quanto à "figura à alquimista", teve e tem um pressuposto: apanhar um duplo topo em formação, com tudo o que isso implica.

Abraço


qt à schiff, ok, compreendido.

em relação à "figura à alquimista", já que shortas após um suposto 1º topo, uma queda "inesperada", e finalmente uma nova subida que te permite entrar curto (sendo o ponto de entrada o suposto 2º topo), torna-se claro o que dizes relativamente ao objectivo de apanhar um duplo topo em formação.

neste caso do dax, foi o que vi e assinalei: no 1º rectângulo horizontal uma zona de aparente fraqueza do preço - inicialmente com 2shooting-star, dps ainda recupera um pouco mas acaba por cair ainda mais, formando o 1º rectângulo vertical, e foi a partir daqui que suspeitei que poderia haver uma queda mais abrupta, e daí ter shortado qd o preço voltou a recuperar - usei na altura uma fork descendente para shortar na umlh. dps da minha entrada o preço ainda subiu mais um pouco, formando o 2º rectângulo horizontal e caindo logo a seguir no 2º rectângulo vertical. qd isso aconteceu pensei que o tinha apanhado, mas foi como estar a ganhar 1-0 e levar 2 golos em menos de nada - eis que percebi que não era uma "figura à alquimista" mas sim uma bull flag, que de resto, obviamente tb estava na calha - era boi ou vaca.

no seguimento disto, e voltando às tuas linhas de ontem em torno da figura (diamante, triângulo dentro do recângulo, etc.), a bull flag tb é uma das hipóteses que pões, não é? nunca sabes se apanhaste um duplo topo ou se, pelo contrário, estás a entrar curto a meio da subida, pois não? até pq qd se começa a formar uma bull flag, tb há sinais de fraqueza do preço (ela aponta para baixo dps de uma subida na vertical), ou seja, não é fácil de distinguir, qd ainda na sua fase inicial, um suposto duplo topo de uma suposta bull flag, pois não?

abraço
Anexos
dax5.jpg
 
Mensagens: 776
Registado: 6/3/2014 19:07

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 16/10/2015 1:56

malvoisin Escreveu:
Aqui vai Alquimista.


Sim, esse schiff faz sentido, com isto querendo dizer que o desenhaste segundo as regras. Dá a ideia que preço vinha respeitando o fork azul ascendente, daí ter sido repelido pela ML e por causa disso foi violado o schiff.

Quanto à "figura à alquimista", teve e tem um pressuposto: apanhar um duplo topo em formação, com tudo o que isso implica.

Abraço
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por malvoisin » 16/10/2015 1:44

O Alquimista Escreveu:
malvoisin Escreveu:
stop atingido. a ml fork ascendente afirmou-se, a modified schiff calou-se.

Alquimista, por precaução ainda despejei mais de 1/3 da carga qd atingiu o 1º target, mas devia ter sido metade. agora que está finalizado o negócio, pergunto-te, caso queiras dizer alguma coisa sobre isto: faria sentido esta modified-schiff?

abraço



Olá Malvoisin,
Põe em destaque esse schiff modificado que desenhaste sff.
Abraço


Aqui vai Alquimista.
Anexos
SP500.jpg
 
Mensagens: 776
Registado: 6/3/2014 19:07

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: afcapitao, Bing [Bot], ciliegino, Google [Bot], hugoch89, JAAMC, JoeP, Jota F, latbal, m-m, morinni, MR32, OCTAMA, Olhar Leonino, PAULOJOAO, peterteam2, PMP69, Shimazaki_2, Tx9262, vasco007 e 188 visitantes