Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Oportunidades especulativas

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 19/5/2015 23:57

Uma oportunidade especulativa borbulhando com base na técnica "se não é boi, é vaca". Leia-se: se é suposto cair e não cai é porque vai subir; se é suposto subir e não sobe é porque vai cair. Compra na zona assinalada com stop abaixo do mínimo em medida equivalente ao atr/perfil de risco e target lá em cima.

The four golden rules of econometrics: 1.Think brilliantly, 2.Be infinitely creative, 3.Be outstandingly lucky, 4.Otherwise, stick to being a theorist. -David Hendry
Anexos
ai.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 19/5/2015 22:10

O Alquimista Escreveu:Uma oportunidade especulativa vendedora para a próxima semana/15 dias: as linhas e as zonas falam por si. Dois potenciais locais para colocação da stoploss, tudo dependendo do modo como o preço se comporte, e dois targets. É mister que, chegando a uma das linhas, o preço mostre fraqueza.


Decidiu partir sem me levar. Oportunidade encerrada.
Activo: Eldorado Gold Corp, 30 m
Anexos
ego.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 19/5/2015 22:04

zecatreca_1 Escreveu:[
Bom...limitaste-te a assistir mas, com está citação, (não querendo menospresar ou enaltecer alguém) parece-me que a ideia verde um sugestão tua.
:D
Vou-me.
Abraços


Uma gota minha no mar de análise do malvoisin
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por zecatreca_1 » 19/5/2015 22:01

O Alquimista Escreveu:
malvoisin Escreveu:Alquimista,

no eur/usd é isto que vejo: preço em zona de conhecida resistência, fork "what if" com um certo ar, indicadores num canal descendente há já uns dias (ainda para mais com o rsi a descer da zona dos 80), razões suficientes para estar de olho num eventual curto.

(...)


Malvoisin,

Agora desenha um fork ascendente.

Já que vais usar informação de há meses, porque não fazes a análise no diário?


Abraço

Bom...limitaste-te a assistir mas, com esta citação, (não querendo menosprezar ou enaltecer alguém) parece-me que a ideia veio de uma sugestão tua.
:D
Vou-me.
Abraços
Editado pela última vez por zecatreca_1 em 19/5/2015 22:08, num total de 1 vez.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1540
Registado: 17/2/2012 14:31

Re: Oportunidades especulativas

por malvoisin » 19/5/2015 21:54

O Alquimista Escreveu:Investir e fazer trading é tudo menos exibição de conhecimentos sobre técnicas; caso contrário, bastaria uns mesitos a ler umas coisas e riqueza aqui vou eu! Debitar técnicas de trading como por ex. do Velez, do Booker, da Boroden, do Sperandeo, do Ed Ponzi, do Busby, etc., não é o mesmo que executá-las.


pois não.

Falo por mim: o mercado não me paga pela sabedoria que possa evidenciar, pelos gráficos bonitinhos que possa fazer, pelos videos que possa realizar, ou pelas leituras que tenho feito sobre os mais variados assuntos, mas pela execução. Repito: pela execução.


é verdade que sim, embora a demonstração da técnica por si só, mesmo quando não tem dinheiro em vista, apenas pela mera discussão de ideias, tb seja interessante.
mas claro, a execução é a cereja da técnica.

abraço
 
Mensagens: 776
Registado: 6/3/2014 19:07

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 19/5/2015 21:49

zecatreca_1 Escreveu:Passei por aqui e gostei da análise ao eurusd.
Embora não tenha entrado curto com base nessa análise mas sim com outro tipo de análise, saí a 1,118.
Neste momento, para mim, esta zona é um suporte horizontal que se aguentar, poderá atacar novamente a ltd apresentada na página anterior. Se superada, então podemos falar de um ihs, ou quebra da ltd, ou continuação do fork ascendente (como queiram) e testar os 1,2 qui ça 1,21.
Bom...no fundo, passei só para dar os parabéns pela análise.
Um abraco para cada um de vocês os dois :D


A análise foi feita pelo malvoisin, eu limitei-me a assistir.
Abraço
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por malvoisin » 19/5/2015 21:46

zecatreca_1 Escreveu:
malvoisin Escreveu:
O Alquimista Escreveu:
talvez não tenhas percebido a mensagem: como não desenhaste, desenhei eu para que fosses à procura de algo, tal como eu fui e ainda estou

já várias vezes disse que quaisquer pivots podem ser usados para criar o fork e os que usei caem nessa categoria; do desenho não segue necessariamente o negócio

com o tempo hás-de chegar à conclusão, se é que já não chegaste, que as coisas conquistadas por nós têm sempre mais valor do que as oferecidas


claro que sim! apenas tive curiosidade em relação ao porquê da escolha desses pivots (não me são óbvios), ainda para mais depois de ver no gráfico onde o preço parou - precisamente na UMLH da tua fork (também na LMLH da tal fork ascendente). se tivesse um curto, seria aqui que o fecharia.

abraço

Passei por aqui e gostei da análise ao eurusd.
Embora não tenha entrado curto com base nessa análise mas sim com outro tipo de análise, saí a 1,118.
Neste momento, para mim, esta zona é um suporte horizontal que se aguentar, poderá atacar novamente a ltd apresentada na página anterior. Se superada, então podemos falar de um ihs, ou quebra da ltd, ou continuação do fork ascendente (como queiram) e testar os 1,2 qui ça 1,21.
Bom...no fundo, passei só para dar os parabéns pela análise.
Um abraco para cada um de vocês os dois :D



Zeca, parabéns pelo tiro! abraço
 
Mensagens: 776
Registado: 6/3/2014 19:07

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 19/5/2015 21:28

malvoisin Escreveu:ainda em relação a essa fork... partindo do panorama de fundo: o preço vinha de uma queda abrupta e inverteu. o que fizeste foi criar uma fork que simulasse precisamente esse movimento inicialmente descendente do preço (e portanto a fork é descendente) e que, a certa altura, devido ao movimento de inversão, é quebrada em alta, e a fork adapta-se bem a esse panorama de queda seguida de inversão - em 1º lugar por causa do hagopian em relação à LMLH, dps há um certo bambolear em torno da ML sem toques muito precisos... é sim, na UMLH que há muita coerência com o preço - inicialmente a "escorregar" ao longo da linha e dps, qd esta foi quebrada, funcionou como um suporte com boa reacção, dando inclusivamente origem a um novo máximo. por isso, o que me parece, é que esta tua fork serviu para antecipar um ponto de paragem do preço pois, tal como no toque anterior, seria de esperar que a linha reagisse de novo qd o preço lá chegasse - nesse sentido uma "linha única" como as que utilizas. foi isto que me ocorreu.


Estás a ver como as coisas descritas/conquistadas por nós têm muito valor? Porquê? Porque nos põem a pensar. E quando pensamos por nós próprios e não pela cabeça dos outros ficamos "livres". O que menos interessa é a minha opinião sobre a descrição que acabas de fazer. Fizeste-a tu, pela tua cabeça e por não teres desistido de ir à procura dela. Por outras palavras, não te escondes por trás do guru x ou da técnica y nem dele ou dela fazes dogma. Quanto mais te agarrares a dogmas, mais excepções terás de fazer porque o mercado, sendo repetitivo, não se repete sempre da mesma forma.

Investir e fazer trading é tudo menos exibição de conhecimentos sobre técnicas; caso contrário, bastaria uns mesitos a ler umas coisas e riqueza aqui vou eu! Debitar técnicas de trading como por ex. do Velez, do Booker, da Boroden, do Sperandeo, do Ed Ponzi, do Busby, etc., não é o mesmo que executá-las. Falo por mim: o mercado não me paga pela sabedoria que possa evidenciar, pelos gráficos bonitinhos que possa fazer, pelos videos que possa realizar, ou pelas leituras que tenho feito sobre os mais variados assuntos, mas pela execução. Repito: pela execução.

Se fosse apenas debitar regras, comprava um papagaio e ensinava-lhe uma técnica. Depois era só abrir a plataforma e começar o diálogo:
- papagaio meu, papagaio meu: que onda se segue à onda xpto?
- é a onda otpx;
- então compra-se, vende-se ou espera-se?
- olha lá, para essa resposta tens que contratar outro papagaio!

Limitei-me a desenhar o fork porque instintivamente o vi, mas não me pus a estudar a oportunidade usando as tuas linhas porque estava a seguir o mesmo mercado num gráfico de 20 m com outras linhas. Ora, quando negoceio o de 20 m, a coisa que menos me preocupa é saber como está o diário, o semanal, o sector, os índices e sabe-se lá mais o quê. Já tenho problemas que cheguem com os de 20 m e não quero criar mais.
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por zecatreca_1 » 19/5/2015 21:25

malvoisin Escreveu:
O Alquimista Escreveu:
talvez não tenhas percebido a mensagem: como não desenhaste, desenhei eu para que fosses à procura de algo, tal como eu fui e ainda estou

já várias vezes disse que quaisquer pivots podem ser usados para criar o fork e os que usei caem nessa categoria; do desenho não segue necessariamente o negócio

com o tempo hás-de chegar à conclusão, se é que já não chegaste, que as coisas conquistadas por nós têm sempre mais valor do que as oferecidas


claro que sim! apenas tive curiosidade em relação ao porquê da escolha desses pivots (não me são óbvios), ainda para mais depois de ver no gráfico onde o preço parou - precisamente na UMLH da tua fork (também na LMLH da tal fork ascendente). se tivesse um curto, seria aqui que o fecharia.

abraço

Passei por aqui e gostei da análise ao eurusd.
Embora não tenha entrado curto com base nessa análise mas sim com outro tipo de análise, saí a 1,118.
Neste momento, para mim, esta zona é um suporte horizontal que se aguentar, poderá atacar novamente a ltd apresentada na página anterior. Se superada, então podemos falar de um ihs, ou quebra da ltd, ou continuação do fork ascendente (como queiram) e testar os 1,2 qui ça 1,21.
Bom...no fundo, passei só para dar os parabéns pela análise.
Um abraco para cada um de vocês os dois :D
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1540
Registado: 17/2/2012 14:31

Re: Oportunidades especulativas

por malvoisin » 19/5/2015 20:54

ainda em relação a essa fork... partindo do panorama de fundo: o preço vinha de uma queda abrupta e inverteu. o que fizeste foi criar uma fork que simulasse precisamente esse movimento inicialmente descendente do preço (e portanto a fork é descendente) e que, a certa altura, devido ao movimento de inversão, é quebrada em alta, e a fork adapta-se bem a esse panorama de queda seguida de inversão - em 1º lugar por causa do hagopian em relação à LMLH, antes disso há um certo bambolear em torno da ML sem toques muito precisos... é sim, na UMLH que há muita coerência com o preço - inicialmente a "escorregar" ao longo da linha e dps, qd esta foi quebrada, funcionou como um suporte com boa reacção, dando inclusivamente origem a um novo máximo. por isso, o que me parece, é que esta tua fork serviu para antecipar um ponto de paragem do preço pois, tal como no toque anterior, seria de esperar que a linha reagisse de novo qd o preço lá chegasse - nesse sentido uma "linha única" como as que utilizas. foi isto que me ocorreu.
 
Mensagens: 776
Registado: 6/3/2014 19:07

Re: Oportunidades especulativas

por malvoisin » 19/5/2015 17:41

O Alquimista Escreveu:
malvoisin Escreveu:
um gajo a olhar para a fork à procura de algo :-k , a tentar ser sério, enfim... :oh:

e lá se foi o curto no eur/usd.


talvez não tenhas percebido a mensagem: como não desenhaste, desenhei eu para que fosses à procura de algo, tal como eu fui e ainda estou

já várias vezes disse que quaisquer pivots podem ser usados para criar o fork e os que usei caem nessa categoria; do desenho não segue necessariamente o negócio

com o tempo hás-de chegar à conclusão, se é que já não chegaste, que as coisas conquistadas por nós têm sempre mais valor do que as oferecidas


claro que sim! apenas tive curiosidade em relação ao porquê da escolha desses pivots (não me são óbvios), ainda para mais depois de ver no gráfico onde o preço parou - precisamente na UMLH da tua fork (também na LMLH da tal fork ascendente). se tivesse um curto, seria aqui que o fecharia.

abraço
Anexos
eur usd1.jpg
 
Mensagens: 776
Registado: 6/3/2014 19:07

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 19/5/2015 17:10

malvoisin Escreveu:
um gajo a olhar para a fork à procura de algo :-k , a tentar ser sério, enfim... :oh:

e lá se foi o curto no eur/usd.


talvez não tenhas percebido a mensagem: como não desenhaste, desenhei eu para que fosses à procura de algo, tal como eu fui e ainda estou

já várias vezes disse que quaisquer pivots podem ser usados para criar o fork e os que usei caem nessa categoria; do desenho não segue necessariamente o negócio

com o tempo hás-de chegar à conclusão, se é que já não chegaste, que as coisas conquistadas por nós têm sempre mais valor do que as oferecidas
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por malvoisin » 19/5/2015 17:01

O Alquimista Escreveu:
malvoisin Escreveu:
O Alquimista Escreveu:não tinha em mente nenhuma dessas, mas a que apresento agora


qual a razão de ser da tua escolha de fork - algum aspecto específico de coerência com o preço? também por ter como pivots B e C, valores mais extremos, e assim abarcar melhor, por assim dizer, este último movimento do preço? outros factores?


Simplesmente o facto de a não teres desenhado/mostrado :mrgreen:


um gajo a olhar para a fork à procura de algo :-k , a tentar ser sério, enfim... :oh:

e lá se foi o curto no eur/usd.
 
Mensagens: 776
Registado: 6/3/2014 19:07

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 19/5/2015 16:51

malvoisin Escreveu:
O Alquimista Escreveu:não tinha em mente nenhuma dessas, mas a que apresento agora


qual a razão de ser da tua escolha de fork - algum aspecto específico de coerência com o preço? também por ter como pivots B e C, valores mais extremos, e assim abarcar melhor, por assim dizer, este último movimento do preço? outros factores?


Simplesmente o facto de a não teres desenhado/mostrado :mrgreen:
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por malvoisin » 19/5/2015 7:19

O Alquimista Escreveu:não tinha em mente nenhuma dessas, mas a que apresento agora


qual a razão de ser da tua escolha de fork - algum aspecto específico de coerência com o preço? também por ter como pivots B e C, valores mais extremos, e assim abarcar melhor, por assim dizer, este último movimento do preço? outros factores?
 
Mensagens: 776
Registado: 6/3/2014 19:07

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 19/5/2015 2:23

não tinha em mente nenhuma dessas, mas a que apresento agora
Anexos
eur.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por malvoisin » 19/5/2015 2:14

O Alquimista Escreveu:
malvoisin Escreveu:
havia uma outra hipótese para fork low-high-low, mas esta continua a parecer-me a melhor. alterei o pivot B da fork descendente para o low absoluto - o mesmo que usei para o pivot A da ascendente. o que me salta à vista é que o preço se recusou, desta vez, a ir até à median line (eventual hagopian), mas claro, isto tb pode ser defeito do filtro visual de quem antecipa curto. é tb verdade que o preço pode reagir na LMLH da fork ascendente.


desenha essa outra hipótese, desenhar e seguir não custa nada


a outra hipótese é esta, e neste caso o preço foi perfeitamente coerente com a UMLH (sem qq Hagopian) e com boas reacções à median line. pois, por vezes a tentação de apanhar topos e fundos é grande.
Anexos
eur usd1.jpg
 
Mensagens: 776
Registado: 6/3/2014 19:07

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 19/5/2015 1:59

malvoisin Escreveu:
havia uma outra hipótese para fork low-high-low, mas esta continua a parecer-me a melhor. alterei o pivot B da fork descendente para o low absoluto - o mesmo que usei para o pivot A da ascendente. o que me salta à vista é que o preço se recusou, desta vez, a ir até à median line (eventual hagopian), mas claro, isto tb pode ser defeito do filtro visual de quem antecipa curto. é tb verdade que o preço pode reagir na LMLH da fork ascendente.


desenha essa outra hipótese, desenhar e seguir não custa nada
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por malvoisin » 19/5/2015 1:55

O Alquimista Escreveu:
malvoisin Escreveu:voltando à fork "what if" inicial em cuja UMLH o preço reagiu fortemente no dia de hoje, será este o plano (resolvi esperar por novo toque, por isso acabei por não entrar), agora já mais definido:

entrada curta no círculo assinalado num eventual próximo toque na UMLH. a hipótese na mesa é de que o preço não fará novos máximos e respeitará a linha, razão para o 1º stop - mais curto (eventualmente a minha opção). 2º stop acima da 3ª linha da zona de resistência assinalada e coil.

qt aos targets: 1º - os 1,10 - anterior resistência, e 2º - a median line.


estritamente com base neste gráfico desenha um fork low-high-low que consigas ver


havia uma outra hipótese para fork low-high-low, mas esta continua a parecer-me a melhor. alterei o pivot B da fork descendente para o low absoluto - o mesmo que usei para o pivot A da ascendente. o que me salta à vista é que o preço se recusou, desta vez, a ir até à median line (eventual hagopian), mas claro, isto tb pode ser defeito do filtro visual de quem antecipa curto. é tb verdade que o preço pode reagir na LMLH da fork ascendente.
Anexos
eur usd.jpg
 
Mensagens: 776
Registado: 6/3/2014 19:07

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 19/5/2015 1:00

malvoisin Escreveu:voltando à fork "what if" inicial em cuja UMLH o preço reagiu fortemente no dia de hoje, será este o plano (resolvi esperar por novo toque, por isso acabei por não entrar), agora já mais definido:

entrada curta no círculo assinalado num eventual próximo toque na UMLH. a hipótese na mesa é de que o preço não fará novos máximos e respeitará a linha, razão para o 1º stop - mais curto (eventualmente a minha opção). 2º stop acima da 3ª linha da zona de resistência assinalada e coil.

qt aos targets: 1º - os 1,10 - anterior resistência, e 2º - a median line.


estritamente com base neste gráfico desenha um fork low-high-low que consigas ver
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por malvoisin » 19/5/2015 0:33

voltando à fork "what if" inicial em cuja UMLH o preço reagiu fortemente no dia de hoje, será este o plano (resolvi esperar por novo toque, por isso acabei por não entrar), agora já mais definido:

entrada curta no círculo assinalado num eventual próximo toque na UMLH. a hipótese na mesa é de que o preço não fará novos máximos e respeitará a linha, razão para o 1º stop - mais curto (eventualmente a minha opção). 2º stop acima da 3ª linha da zona de resistência assinalada e coil.

qt aos targets: 1º - os 1,10 - anterior resistência, e 2º - a median line.
Anexos
eur usd.jpg
 
Mensagens: 776
Registado: 6/3/2014 19:07

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 18/5/2015 21:40

O Alquimista Escreveu:Uma oportunidade especulativa vendedora para a próxima semana/15 dias: as linhas e as zonas falam por si. Dois potenciais locais para colocação da stoploss, tudo dependendo do modo como o preço se comporte, e dois targets. É mister que, chegando a uma das linhas, o preço mostre fraqueza.


Começa a mostrar alguma fraqueza, mas não a suficiente.
Anexos
ai.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por malvoisin » 18/5/2015 2:31

uma forma de ver curto no eur/usd e longo no us dollar index. um plano muito próximo da invalidação, bastando para tal que se dê a quebra das respectivas linhas de resistência no 1º caso e de suporte no 2º, permitindo, por essa razão, um stop curto.
Anexos
eur usd.jpg
eur usd2.jpg
us dollar index.jpg
 
Mensagens: 776
Registado: 6/3/2014 19:07

Re: Oportunidades especulativas

por malvoisin » 17/5/2015 18:08

O Alquimista Escreveu:Malvoisin,

mais uma vez ficas responsável pelo acompanhamento da situação, reportando o que considerares pertinente

abraço


ok!

abraço
 
Mensagens: 776
Registado: 6/3/2014 19:07

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 17/5/2015 16:55

Malvoisin,

mais uma vez ficas responsável pelo acompanhamento da situação, reportando o que considerares pertinente

abraço
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], PAULOJOAO e 154 visitantes