Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Oportunidades especulativas

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 5/5/2015 21:53

Sobre a tese 1: negociar um topo como se fosse um fundo e um fundo como se fosse um topo

O Alquimista Escreveu:
O Alquimista Escreveu:(...)
Gráfico 2:
Única oportunidade especulativa para a semana: triplo/quadruplo topo, potencial "João Moura" à linha, stoploss acima de um qualquer deles, target lá em baixo.


Let the profits run (que não me arrependa de dizer isto). Fazendo novo low, [u]stoploss em b/e e recolha parcial de proveitos.[/u


Gráfico 1: E assim se fez. Entretanto, b/e foi atingido, levando ao encerramento do negócio.

Gráfico 2: o gráfico na sua verdadeira posição.
Mercado: dax 15 m.


Sobre a tese 2: se a divergência, para se reflectir num indicador, tem primeiro de se reflectir no preço, é no preço que se pode ver o primeiro sinal dela

Gráficos 3 e 4 ( os mesmos mercado e time frame): detectando a divergência antes do indicador (no caso, macd). Como? Através das median lines e regras associadas às mesmas. No gráfico 4 foi propositadamente apagado o macd para que se possa ver se no momento a que se refere a análise era possível falar em divergência.

Era possível chegar à mesma conclusão usando o tradicional fork? Era: gráfico 5.

Pôr ou não pôr cascos de burro num Ferrari: eis a questão - O Alquimista
Anexos
dax.jpg
dax1.jpg
dax2.jpg
dax3.jpg
dax4.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por malvoisin » 5/5/2015 19:07

O Alquimista Escreveu:
malvoisin Escreveu:
ok, achei curioso pq smp te conheci a tese de que o verdadeiro indicador é o preço em si, e nada mais. a propósito disso lembro-me inclusivamente de uma vez teres dito, qd alguém apresentou um gráfico que incluía um indicador (já não me lembro qual, penso que um rsi), que o uso sesse tal indicador era como pôr "cascos de burro num ferrari", sendo o ferrari, presumo, a teoria das median lines.

abraço


Sim, o preço é o verdadeiro indicador, tudo o resto deriva dele. O facto de se usar indicadores retardados não quer dizer que se esteja a pôr de lado o preço em si mesmo. Pode querer dizer que se anda à procura de "patos" (inspirei-me em recente post do artista romeno) que não sabem usá-los: onde os "patos" compram/vendem o caçador vende/compra. Ora, para caçar "patos" é preciso observar essas aves e para observá-las é preciso colocar o indicador no gráfico.

A frase que citas é um bom exemplo da mensagem que queria transmitir: se sabes usar as median lines, não precisas de mais nada. Elas são um autêntico leading indicator, ao contrário dos indicadores ortodoxos. Elas não precisam de qualquer acréscimo confirmatório, valendo por si mesmas. A única confirmação de que às vezes falo é a confirmação proveniente do price action, mais nada.

Se já leste todo o curso do Andrews, hás-de ter reparado que ele fala em média móvel de 30 dias e no uso do fork no rsi ( :-k ). Ora, tu nunca me ouviste falar nisto, mas está acessível a quem quiser ler e investigar.

Se já tiveste oportunidade de ouvir o Morge sobre o uso do rsi, deves ter notado que ele falou de Andrew Cardwell, pessoa que tem vindo a fazer um notável trabalho nessa área. Quanto ao uso do fibonacci, o Morge referiu Joe DiNapolli, tendo dito que o passatempo preferido deste é andar à procura dos "patos" que usam as fibo.

Como já tive oportunidade de dizer, temos de escolher o método e sermos capazes de "morrer por ele". Pode ser o rsi, as fibo, as ew, as median lines, etc. Se já é difícil encontrar uma técnica que nos encha as medidas, o que dizer de procurar uma técnica que incorpore o que existe de bom em meia dúzia delas?

Abraço


ainda não cheguei a essas referências que indicas. fiquei esclarecido!
 
Mensagens: 776
Registado: 6/3/2014 19:07

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 5/5/2015 18:19

malvoisin Escreveu:
ok, achei curioso pq smp te conheci a tese de que o verdadeiro indicador é o preço em si, e nada mais. a propósito disso lembro-me inclusivamente de uma vez teres dito, qd alguém apresentou um gráfico que incluía um indicador (já não me lembro qual, penso que um rsi), que o uso sesse tal indicador era como pôr "cascos de burro num ferrari", sendo o ferrari, presumo, a teoria das median lines.

abraço


Sim, o preço é o verdadeiro indicador, tudo o resto deriva dele. O facto de se usar indicadores retardados não quer dizer que se esteja a pôr de lado o preço em si mesmo. Pode querer dizer que se anda à procura de "patos" (inspirei-me em recente post do artista romeno) que não sabem usá-los: onde os "patos" compram/vendem o caçador vende/compra. Ora, para caçar "patos" é preciso observar essas aves e para observá-las é preciso colocar o indicador no gráfico.

A frase que citas é um bom exemplo da mensagem que queria transmitir: se sabes usar as median lines, não precisas de mais nada. Elas são um autêntico leading indicator, ao contrário dos indicadores ortodoxos. Elas não precisam de qualquer acréscimo confirmatório, valendo por si mesmas. A única confirmação de que às vezes falo é a confirmação proveniente do price action, mais nada.

Se já leste todo o curso do Andrews, hás-de ter reparado que ele fala em média móvel de 30 dias e no uso do fork no rsi ( :-k ). Ora, tu nunca me ouviste falar nisto, mas está acessível a quem quiser ler e investigar.

Se já tiveste oportunidade de ouvir o Morge sobre o uso do rsi, deves ter notado que ele falou de Andrew Cardwell, pessoa que tem vindo a fazer um notável trabalho nessa área. Quanto ao uso do fibonacci, o Morge referiu Joe DiNapolli, tendo dito que o passatempo preferido deste é andar à procura dos "patos" que usam as fibo.

Como já tive oportunidade de dizer, temos de escolher o método e sermos capazes de "morrer por ele". Pode ser o rsi, as fibo, as ew, as median lines, etc. Se já é difícil encontrar uma técnica que nos encha as medidas, o que dizer de procurar uma técnica que incorpore o que existe de bom em meia dúzia delas?

Abraço
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por malvoisin » 5/5/2015 18:05

embora, Alquimista, neste caso do NDX tb seja verdade que na anterior reacção em que se teria comprado, o preço tinha feito anteriormente um novo máximo, algo que não voltou a acontecer, não sei se este facto não invalidaria uma compra na reacção actual, mesmo tendo em conta a linha de pivots que poderá estar a servir de suporte, para além da LMLH obviamente. tb no caso de uma das forks, o preço fez um hagopian em relação à ML. qual das forks será válida?
 
Mensagens: 776
Registado: 6/3/2014 19:07

Re: Oportunidades especulativas

por malvoisin » 5/5/2015 17:28

ou a mesma linha?
Anexos
ndx.jpg
 
Mensagens: 776
Registado: 6/3/2014 19:07

Re: Oportunidades especulativas

por malvoisin » 5/5/2015 17:16

outra linha?
Anexos
ndx.jpg
 
Mensagens: 776
Registado: 6/3/2014 19:07

Re: Oportunidades especulativas

por malvoisin » 5/5/2015 16:58

O Alquimista Escreveu:
malvoisin Escreveu:
ahhh afinal tb usas divergências... eheh


nota que estou a brincar, bem sei que mais relevante é a linha quebrada pelo preço, seja como for, achei piada ao teu uso da MACD.


Malvoisin,

Mas, é evidente que eu uso as divergências. E uso-as de duas maneiras:
- à minha maneira e não "à maneira dos outros", tanto mais que começo a detectá-las antes do indicador (voltarei a este assunto já a seguir);
- sempre que quem está a usá-las não sabe como usá-las (isto integra-se no meu proprietary indicator "SC").

Eu sempre disse que para se pode ter sucesso com qualquer indicador. Temos que escolher o que mais de adapta ao nosso perfil e tempo disponível.

Colocar o gráfico do dax com o macd chamando a atenção para a divergência foi o modo "mais simpático" de dar a piada: tantos e tantos usam esse tipo de indicadores, falam em divergências como se não fosse a coisa mais natural dos mercados e agora não dizem nada!!?? Divergência, aliás, que também era possível ver com o rsi e o estocástico, mas decidi usar o que se diz ser menos impulsivo quando comparado com aqueles.

Em matéria de divergências já fiz o meu baptismo aqui no fórum (lá voltamos ao psi20) : no ano passado coloquei um ou dois gráficos do psi20 e mencionei divergências.

Voltando ao tal assunto: de momento não posso entrar em grandes pormenores porque está em curso uma oportunidade especulativa que tem por objectivo d
emonstrar duas teses
: 1ª tese: podemos negociar um topo como se fosse um fundo e um fundo como se fosse topo; 2ª se a divergência, para se reflectir num indicador, tem primeiro de se reflectir no preço, é no preço que se pode ver o primeiro sinal dela (dir-me-ão "Ha pois isso é evidente!"; se é evidente, porque é que não o praticam e socorrem-se do indicador?)

Quanto à brincadeira: tu, e todos os outros, estão à vontade para brincarem comigo. Se quem vai à guerra dá e leva, também podem dirigir-me comentários irónicos e mesmo sarcásticos. Contudo, o que tenho reparado é que tenho dado mais do que levado...

Já estava à espera que um colega forista se referisse à circunstância d´O Alquimista usar um indicador atrasado como o macd, ele que apregoa usar indicadores avançados. O isco funcionou às mil maravilhas: "vou colocar aqui um gráficozito com o macd, alguém há-de vir dizer alguma coisa e, nessa altura, pumba! meto ao barulho a 2ª tese e sua demonstração". A cereja no topo do bolo foi tratar-se de um mercado tão querido e que suscita tantas paixões: o dax.

Abraço


@ Chico:
É impressão minha ou o DAX está a carregar o canhão.
Está aí um coil bem interessante. Falta saber para onde é que irá virar quando chegar a hora de decidir :-k

Não posso, quer dizer, não quero tecer muitos comentários além dos que constam dos desenhos que já fiz. Afinal, alguém saberá para onde é que o preço se dirige? As vezes sabe bem usar frases banais: "com o preto nunca me comprometo".

Abraço


ok, achei curioso pq smp te conheci a tese de que o verdadeiro indicador é o preço em si, e nada mais. a propósito disso lembro-me inclusivamente de uma vez teres dito, qd alguém apresentou um gráfico que incluía um indicador (já não me lembro qual, penso que um rsi), que o uso desse tal indicador era como pôr "cascos de burro num ferrari", sendo o ferrari, presumo, a teoria das median lines.

abraço
Editado pela última vez por malvoisin em 5/5/2015 17:43, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 776
Registado: 6/3/2014 19:07

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 5/5/2015 12:34

malvoisin Escreveu:
ahhh afinal tb usas divergências... eheh


nota que estou a brincar, bem sei que mais relevante é a linha quebrada pelo preço, seja como for, achei piada ao teu uso da MACD.


Malvoisin,

Mas, é evidente que eu uso as divergências. E uso-as de duas maneiras:
- à minha maneira e não "à maneira dos outros", tanto mais que começo a detectá-las antes do indicador (voltarei a este assunto já a seguir);
- sempre que quem está a usá-las não sabe como usá-las (isto integra-se no meu proprietary indicator "SC").

Eu sempre disse que para se pode ter sucesso com qualquer indicador. Temos que escolher o que mais de adapta ao nosso perfil e tempo disponível.

Colocar o gráfico do dax com o macd chamando a atenção para a divergência foi o modo "mais simpático" de dar a piada: tantos e tantos usam esse tipo de indicadores, falam em divergências como se não fosse a coisa mais natural dos mercados e agora não dizem nada!!?? Divergência, aliás, que também era possível ver com o rsi e o estocástico, mas decidi usar o que se diz ser menos impulsivo quando comparado com aqueles.

Em matéria de divergências já fiz o meu baptismo aqui no fórum (lá voltamos ao psi20) : no ano passado coloquei um ou dois gráficos do psi20 e mencionei divergências.

Voltando ao tal assunto: de momento não posso entrar em grandes pormenores porque está em curso uma oportunidade especulativa que tem por objectivo d
emonstrar duas teses
: 1ª tese: podemos negociar um topo como se fosse um fundo e um fundo como se fosse topo; 2ª se a divergência, para se reflectir num indicador, tem primeiro de se reflectir no preço, é no preço que se pode ver o primeiro sinal dela (dir-me-ão "Ha pois isso é evidente!"; se é evidente, porque é que não o praticam e socorrem-se do indicador?)

Quanto à brincadeira: tu, e todos os outros, estão à vontade para brincarem comigo. Se quem vai à guerra dá e leva, também podem dirigir-me comentários irónicos e mesmo sarcásticos. Contudo, o que tenho reparado é que tenho dado mais do que levado...

Já estava à espera que um colega forista se referisse à circunstância d´O Alquimista usar um indicador atrasado como o macd, ele que apregoa usar indicadores avançados. O isco funcionou às mil maravilhas: "vou colocar aqui um gráficozito com o macd, alguém há-de vir dizer alguma coisa e, nessa altura, pumba! meto ao barulho a 2ª tese e sua demonstração". A cereja no topo do bolo foi tratar-se de um mercado tão querido e que suscita tantas paixões: o dax.

Abraço


@ Chico:
É impressão minha ou o DAX está a carregar o canhão.
Está aí um coil bem interessante. Falta saber para onde é que irá virar quando chegar a hora de decidir :-k

Não posso, quer dizer, não quero tecer muitos comentários além dos que constam dos desenhos que já fiz. Afinal, alguém saberá para onde é que o preço se dirige? As vezes sabe bem usar frases banais: "com o preto nunca me comprometo".

Abraço
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por chico_laranja » 5/5/2015 10:47

É impressão minha ou o DAX está a carregar o canhão.

Está aí um coil bem interessante. Falta saber para onde é que irá virar quando chegar a hora de decidir :-k
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.
 
Mensagens: 1351
Registado: 29/11/2007 2:37
Localização: Avanca

Re: Oportunidades especulativas

por malvoisin » 5/5/2015 2:04

nota que estou a brincar, bem sei que mais relevante é a linha quebrada pelo preço, seja como for, achei piada ao teu uso da MACD.
 
Mensagens: 776
Registado: 6/3/2014 19:07

Re: Oportunidades especulativas

por malvoisin » 5/5/2015 1:57

O Alquimista Escreveu:
malvoisin Escreveu:
ok! sim, qq manhã no DAX está sujeita a um acontecimento desse género e daí ser raro deixar posições abertas no DAX durante a noite, seja como for é uma posição pequena pois esse risco que descreves, obviamente está presente.


Não faltará muito para se saber o que vai fazer. Entretanto, um gráfico com uma curiosidade.


ahhh afinal tb usas divergências... eheh
 
Mensagens: 776
Registado: 6/3/2014 19:07

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 5/5/2015 1:46

malvoisin Escreveu:
ok! sim, qq manhã no DAX está sujeita a um acontecimento desse género e daí ser raro deixar posições abertas no DAX durante a noite, seja como for é uma posição pequena pois esse risco que descreves, obviamente está presente.


Não faltará muito para se saber o que vai fazer. Entretanto, um gráfico com uma curiosidade.
Anexos
dax.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por malvoisin » 5/5/2015 1:38

O Alquimista Escreveu:
malvoisin Escreveu:
em relação à quebra que pode ser um "João Moura" referes-te a uma eventual quebra em alta da neck-line que posteriormente poderá vir novamente por aí abaixo, ou seja, um V invertido?


refiro-me a um V normal: quebra em alta, eventual reteste e prossegue para cima


ok! sim, qq manhã no DAX está sujeita a um acontecimento desse género e daí ser raro deixar posições abertas no DAX durante a noite, seja como for é uma posição pequena pois esse risco que descreves, obviamente está presente.
 
Mensagens: 776
Registado: 6/3/2014 19:07

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 5/5/2015 1:34

malvoisin Escreveu:
em relação à quebra que pode ser um "João Moura" referes-te a uma eventual quebra em alta da neck-line que posteriormente poderá vir novamente por aí abaixo, ou seja, um V invertido?


refiro-me a um V normal: quebra em alta, eventual reteste e prossegue para cima
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por malvoisin » 5/5/2015 1:28

O Alquimista Escreveu:
malvoisin Escreveu:
em relação ao curto, foi nisto que me baseei: para além do anterior suporte (a neck-line do H&S - é apenas um nome habitual em termos de AT, daí o usar) que agora estará a servir de resistência, em princípio com a mesma força com que antes serviu como suporte (e serviu bem), a tendência no curto prazo é, até ver, descendente, e para além da neck-line notei aquela outra linha de pivots que vem mais de baixo a servir de resistência. nota que não quero dizer com isto que o preço não irá furar a actual linha de resistência, nem nunca o poderia dizer, como é óbvio, mas pareceu-me um ponto com potencial para uma entrada curta.

Compreendo o raciocínio e aceito-o nos moldes em que o apresentas. O que eu quero saber é como é que neste caso te inclinas para considerar que o padrão vai funcionar, de tal forma que te aventuraste num curto. Acresce que essa quebra pode ser um "João Moura". Ou seja, podendo ser e não ser, como fazes a distinção? Se me disseres que te baseaste simplesmente na melhor probabilidade (de se confirmar), aceito definitivamente a argumentação (de um ponto de vista técnico, pois poderia não realizar o negócio se não cumprisse o r:r 1/3)


em relação à quebra que pode ser um "João Moura" referes-te a uma eventual quebra em alta da neck-line que posteriormente poderá vir novamente por aí abaixo, ou seja, um V invertido?

sim, baseei-me na melhor probabilidade de o padrão se confirmar tendo em conta o que te disse.
 
Mensagens: 776
Registado: 6/3/2014 19:07

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 5/5/2015 1:15

malvoisin Escreveu:
em relação ao curto, foi nisto que me baseei: para além do anterior suporte (a neck-line do H&S - é apenas um nome habitual em termos de AT, daí o usar) que agora estará a servir de resistência, em princípio com a mesma força com que antes serviu como suporte (e serviu bem), a tendência no curto prazo é, até ver, descendente, e para além da neck-line notei aquela outra linha de pivots que vem mais de baixo a servir de resistência. nota que não quero dizer com isto que o preço não irá furar a actual linha de resistência, nem nunca o poderia dizer, como é óbvio, mas pareceu-me um ponto com potencial para uma entrada curta.

Compreendo o raciocínio e aceito-o nos moldes em que o apresentas. O que eu quero saber é como é que neste caso te inclinas para considerar que o padrão vai funcionar, de tal forma que te aventuraste num curto. Acresce que essa quebra pode ser um "João Moura". Ou seja, podendo ser e não ser, como fazes a distinção? Se me disseres que te baseaste simplesmente na melhor probabilidade (de se confirmar), aceito definitivamente a argumentação (de um ponto de vista técnico, pois poderia não realizar o negócio se não cumprisse o r:r 1/3)
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por malvoisin » 5/5/2015 1:08

O Alquimista Escreveu:
malvoisin Escreveu:
malvoisin Escreveu:a fork original que foi criada para esta lateralização do DAX ainda em início de Abril, juntamente com as WL's do Chico, continua a parecer-me, de longe, a mais coerente com o preço. voltei a colocá-la no gráfico e a imagem fala por si. por outro lado, a UMLH parece uma daquelas linhas únicas que até agora não cedeu.

em relação ao gráfico anterior, apenas mantive a fork verde de curto prazo para antecipar um movimento de subida até à 2ª WL da fork vermelha, ainda que seja eventualmente prudente a venda de metade da posição na 1ª WL.

de resto, o plano mantêm-se igual, com a compra num eventual reteste à LMLH da fork verde, apenas o gráfico fica com uma cara mais lavada.


o plano de longo ficou-se a meio caminho. como o preço parou de subir na neck-line de um potencial H&S e, precisamente aí, começou a demonstrar fraqueza, decidi fechar o longo e abrir um curto.


fraqueza não é sinónimo de inversão, no mínimo será de indecisão


em relação ao curto, foi nisto que me baseei: para além do anterior suporte - a neck-line do H&S (é apenas um nome habitual em termos de AT, daí o usar. falando em termos estritamente de preço, apenas me parece ser um padrão que inverte uma tendência que inicialmente é ascendente, para outra que seguidamente é descendente, e que, para finalizar, põe uma rolha em cima do preço - a neck-line) que agora estará a servir de resistência, em princípio com a mesma força com que antes serviu como suporte (e serviu bem), a tendência no curto prazo é, até ver, descendente, e para além da neck-line notei aquela outra linha de pivots que vem mais de baixo, agora a servir de resistência. nota que não quero dizer com isto que o preço não irá furar a actual linha de resistência, nem nunca o poderia dizer, como é óbvio, mas pareceu-me um ponto com potencial para uma entrada curta.
Anexos
DAX.jpg
 
Mensagens: 776
Registado: 6/3/2014 19:07

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 5/5/2015 0:48

malvoisin Escreveu:
malvoisin Escreveu:a fork original que foi criada para esta lateralização do DAX ainda em início de Abril, juntamente com as WL's do Chico, continua a parecer-me, de longe, a mais coerente com o preço. voltei a colocá-la no gráfico e a imagem fala por si. por outro lado, a UMLH parece uma daquelas linhas únicas que até agora não cedeu.

em relação ao gráfico anterior, apenas mantive a fork verde de curto prazo para antecipar um movimento de subida até à 2ª WL da fork vermelha, ainda que seja eventualmente prudente a venda de metade da posição na 1ª WL.

de resto, o plano mantêm-se igual, com a compra num eventual reteste à LMLH da fork verde, apenas o gráfico fica com uma cara mais lavada.


o plano de longo ficou-se a meio caminho. como o preço parou de subir na neck-line de um potencial H&S e, precisamente aí, começou a demonstrar fraqueza, decidi fechar o longo e abrir um curto.


fraqueza não é sinónimo de inversão, no mínimo será de indecisão
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por malvoisin » 4/5/2015 21:08

malvoisin Escreveu:a fork original que foi criada para esta lateralização do DAX ainda em início de Abril, juntamente com as WL's do Chico, continua a parecer-me, de longe, a mais coerente com o preço. voltei a colocá-la no gráfico e a imagem fala por si. por outro lado, a UMLH parece uma daquelas linhas únicas que até agora não cedeu.

em relação ao gráfico anterior, apenas mantive a fork verde de curto prazo para antecipar um movimento de subida até à 2ª WL da fork vermelha, ainda que seja eventualmente prudente a venda de metade da posição na 1ª WL.

de resto, o plano mantêm-se igual, com a compra num eventual reteste à LMLH da fork verde, apenas o gráfico fica com uma cara mais lavada.


o plano de longo ficou-se a meio caminho. como o preço parou de subir na neck-line de um potencial H&S e, precisamente aí, começou a demonstrar fraqueza, decidi fechar o longo e abrir um curto.
 
Mensagens: 776
Registado: 6/3/2014 19:07

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 4/5/2015 16:22

malvoisin Escreveu:
em relação ao negócio simulado no NDX o target foi atingido há pouco. apenas acrescento esta imagem pois o preço após ter passado a ML da fork, prepara-se para testá-la, agora como suporte (reteste típico de acordo com a teoria - após passar uma ML volta a essa mesma ML antes de seguir caminho). como antes tinha passado a UMLH e voltou para baixo, e de acordo com a mesma regra, teria lógica o preço lá voltar, pelo que este poderá ser mais um ponto de entrada longa


Um bom exemplo para arquivo e posterior estudo. Idem, mesmo que não tivesse corrido conforme o plano.

Agora com alguns curtos fora do caminho o preço pode prosseguir na direcção que melhor lhe aprouver.


Don't misunderstand or dismiss my criticism as arrogance or hubris; my single greatest strength isn't that I am smarter than everyone else, or a better trader, but rather, that I am willing to admit how little I know. Mr. Market will do what he is going to do, and that is unknown and unpredictable. However, what isn't unknown and is very predictable is that YOU are going to do something very foolish and self-destructive. The only variable is whether you are going to do this sooner rather than later - Barry Ritholtz
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por malvoisin » 4/5/2015 16:08

malvoisin Escreveu:
O Alquimista Escreveu:
malvoisin Escreveu:outra belíssima fork, desta vez no NDX, será porventura neste momento o ponto de entrada longa.
até porque calha precisamente na ML da fork vermelha. ora, se a tendência é ascendente, eventualmente será de apostar na ida à ML da fork verde.


Malvoisin,

Para efeitos de podermos acompanhar o desenrolar da situação de forma simulada, podes construir uma oportunidade especulativa (entrada, stop e o target) com base nessas linhas.

Os segundos inventores não têm direitos - Newton


Alquimista,

aqui vai. Stop abaixo do último suporte (mais conservador seria abaixo do "João Moura" mas dessa forma não respeitaria o R/R de 3, e para além disso uma descida a esse nível seria altamente suspeita tendo em conta o movimento que se antecipa para esta OE).

target simultaneamente abaixo da ML da fork verde UMLH da fork vermelha e do último máximo.

o R/R é aproximadamente de 3 (há pouco, abaixo dos 4400 pts pts sê-lo-ia, entretanto já subiu para 4414 pts, ou seja, o R/R já não chegaria a 3 por esta altura).

abraço


em relação ao negócio simulado no NDX o target foi atingido há pouco. apenas acrescento esta imagem pois o preço após ter passado a ML da fork, prepara-se para testá-la, agora como suporte (reteste típico de acordo com a teoria - após passar uma ML volta a essa mesma ML antes de seguir caminho). como antes tinha passado a UMLH e voltou para baixo, e de acordo com a mesma regra, teria lógica o preço lá voltar, pelo que este poderá ser mais um ponto de entrada longa.

p.s. apenas me baseio na fork verde para a hipótese de longo no reteste à ML, não tenho tempo agora para acrescentar critérios à entrada, daí ter deixado o gráfico limpo, apenas com esta fork, ainda assim, parece-me uma boa hipótese.
Anexos
ndx.jpg
 
Mensagens: 776
Registado: 6/3/2014 19:07

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 4/5/2015 16:03

O Alquimista Escreveu:(...)

Gráfico 2:
Única oportunidade especulativa para a semana: triplo/quadruplo topo, potencial "João Moura" à linha, stoploss acima de um qualquer deles, target lá em baixo.


Let the profits run (que não me arrependa de dizer isto). Fazendo novo low, stoploss em b/e e recolha parcial de proveitos.
Anexos
dax.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por malvoisin » 4/5/2015 1:47

a fork original que foi criada para esta lateralização do DAX ainda em início de Abril, juntamente com as WL's do Chico, continua a parecer-me, de longe, a mais coerente com o preço. voltei a colocá-la no gráfico e a imagem fala por si. por outro lado, a UMLH parece uma daquelas linhas únicas que até agora não cedeu.

em relação ao gráfico anterior, apenas mantive a fork verde de curto prazo para antecipar um movimento de subida até à 2ª WL da fork vermelha, ainda que seja eventualmente prudente a venda de metade da posição na 1ª WL.

de resto, o plano mantêm-se igual, com a compra num eventual reteste à LMLH da fork verde, apenas o gráfico fica com uma cara mais lavada.

O Alquimista Escreveu:- o facto de a LMLH do fork vermelho descendente ainda não ter sido testada - o preço dela aproxima-se - poderá colocar em perigo a stoploss?

malvoisin Escreveu:o preço ainda não testou a LMLH da fork vermelha e, pela teoria, a probabilidade está desse lado, é verdade que sim. o que é que pensei: que a ser testada eventualmente já o deveria ter sido nesta última queda - dps de ter caído perto de 500 pts ficou a cerca de 60 pts do teste e não chegou lá...

uma última nota: isto explicaria a razão de ser da LMLH da anterior fork descendente (a qual vinha traçada nos últimos gráficos que postei) não ter sido retestada nesta última descida, dando origem ao tal (para já) hagopian - na realidade, a linha que foi retestada (e bem) foi a UMLH desta fork (em anexo), e não a LMLH dessa referida anterior fork.
Anexos
DAX.jpg
DAX1.jpg
 
Mensagens: 776
Registado: 6/3/2014 19:07

Re: Oportunidades especulativas

por malvoisin » 3/5/2015 0:27

O Alquimista Escreveu:
malvoisin Escreveu:uma autêntica sereia dos mercados, em todos os seus aspectos!


Uma das soluções seria colocar cera nos ouvidos


foi o que pensei! ou um raminho de coentros.
 
Mensagens: 776
Registado: 6/3/2014 19:07

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 3/5/2015 0:23

malvoisin Escreveu:uma autêntica sereia dos mercados, em todos os seus aspectos!


Uma das soluções seria colocar cera nos ouvidos
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Barão de Soestrova, Bing [Bot], bpcolaco, farami, iniciado1, jlmt, PXYC, rg7803, Shimazaki_2 e 157 visitantes