Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Oportunidades especulativas

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 6/3/2015 15:30

O Alquimista Escreveu:
O Alquimista Escreveu:Voltando à técnica sugerida pel´A Voz (técnica "uma só linha"): vou comprar na linha azul, com stoploss abaixo do último low e target no anterior máximo. Fazendo rapidamente as contas nas costas de um envelope, suspeito que a ordem de compra será executada até ao fim desta semana e o target será atingido na próxima semana.


Ordem de compra activada e com ela as ordens de stoploss e take profit, calculadas sempre em função de r:r 1/3 e do atr do timeframe em causa (entre 1,5 - 2 atr). Suspeito que fará por aqui um "João Moura". Veremos se a stoploss assim calculada será capaz de proteger a posição.


Se dissesse que estava à espera de uma reacção como a que se pode ver no gráfico, estaria a mentir. Mas, seu eu disser que há uma arte e uma técnica à volta da selecção do local mais adequado para colocar a stoploss, que o "João Moura" gosta de aparecer nestes locais, que é possível apanhar a inversão...


Master yout tools, master yourself. Self education will make you a fortune. Timothy Morge
Anexos
tu.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 6/3/2015 14:18

O Alquimista Escreveu:Voltando à técnica sugerida pel´A Voz (técnica "uma só linha"): vou comprar na linha azul, com stoploss abaixo do último low e target no anterior máximo. Fazendo rapidamente as contas nas costas de um envelope, suspeito que a ordem de compra será executada até ao fim desta semana e o target será atingido na próxima semana.


Ordem de compra activada e com ela as ordens de stoploss e take profit, calculadas sempre em função de r:r 1/3 e do atr do timeframe em causa (entre 1,5 - 2 atr). Suspeito que fará por aqui um "João Moura". Veremos se a stoploss assim calculada será capaz de proteger a posição.
Anexos
tu.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 5/3/2015 23:52

Voltando à técnica sugerida pel´A Voz (técnica "uma só linha"): vou comprar na linha azul, com stoploss abaixo do último low e target no anterior máximo. Fazendo rapidamente as contas nas costas de um envelope, suspeito que a ordem de compra será executada até ao fim desta semana e o target será atingido na próxima semana. Fundamento técnico: There is a high probability that:
1.Prices will reach the latest ML
2.Prices will either reverse on meeting the ML or gap through it.
5.Prices reverse at any ML or extension of a prior ML.
Anexos
tu.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 5/3/2015 22:30

Baixando mais uma vez a stop profit, agora que o target está mais perto.
Anexos
tu.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 5/3/2015 16:31

O Alquimista Escreveu:Gráfico 1: usando a contagem dos pivots segundo o Prof. Anderson (já expliquei lá para trás e está no site). A ideia é aguardar a formação do pivot 5 para se efectuar uma compra (note-se que não tem de ser o pivot 5, pode ser o pivot 7, é uma mera regra e quem quiser ficar agarrado a regras sofrerá na pele as excepções). Formado o pivot, vai-se à procura do local para a stoploss. Só de seguida é que se põe o dinheiro em risco. Como não há pressa, de momento só acompanhando.


A formação do P5 no local assinalado ("falha do P 5") permite retirar boas conclusões quanto à intenção do mercado. Acompanhando e aguardando que me dê um bom lugar para a colocação da stoploss, de preferência fazendo um "João Moura". Eu quero ver excitação e dor no mercado, num sentido ou noutro, qual tubarão à procura de sangue fresco.


Gráfico 1: linha P 0 - P 4 serviu de motivo para a compra (nas lições podem ser encontrados o fundamento e as características desta linha). O target será, no mínimo, o anterior máximo (correspondente ao P 0), sendo certo que esta técnica se destina a apanhar o início da reversão e, por isso, o início de um novo swing. Estão identificados 2 possíveis locais compradores. A banhada ou "João Moura" conferem protecção para a stoploss.

Gráfico 2: o mesmo gráfico, despido de qualquer estudo, para tentar demonstrar a importância da técnica "falha do P 5" e todas as suas potencialidades para apanhar um fundo. Desde que se saiba como e se queira fazer tamanha audácia, é possível dedicar-mo-nos ao bottom picking. Condição essencial: experimentação em largas centenas de exemplos para se poder detectar as mais variadas nuances. E mesmo assim pode não chegar, para além de que haverá sempre um elemento de sorte.

Como o primeiro target, indicado por esta técnica, foi atingido, das duas, uma: oportunidade criada, executada e concluída ou negócio em execução (com ou sem retirada de proveito parcial) mas com stoploss necessariamente colocada em b/e.

Gráfico 3: Há algum tempo atrás mostrei neste tópico um negócio executado de acordo com esta mesma técnica (e por coincidência no mesmo activo, se a memória não me atraiçoa). Nele mencionei uma outra linha: a linha pivot 1 - pivot 4 como sendo uma linha que, mais tarde ou mais cedo, entraria de novo em funcionamento, podendo ser usada como target. Se a esta consideração juntarmos a presença de um anterior high, temos justificação acrescida para admitir que essa zona terá a sua importância.

Moral da história: não foi preciso ver o volume ou uma qualquer divergência entre preço e indicadores para se antecipar uma potencial reversão. Também não foi preciso qualquer sinal confirmatório. Está tudo no preço, como sempre esteve e sempre estará.

Master your tools, master yourself - Timothy Morge
Anexos
tu.jpg
tu1.jpg
tu2.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 4/3/2015 22:54

malvoisin Escreveu: ... parece-me que esta oportunidade não é assim tão difícil de destrinçar, não foram precisas técnicas do arco da velha como já te tenho visto a ti e ao Tim Morge utilizarem[/b]


Se conseguires criar um "sistema" à volta das ideias subjacentes ao teu plano, cavalga essa onda o mais possível pois para se ter sucesso não precisamos de ter um grande manancial de técnicas, mas apenas 3-4. O risco que corres é criares regras à volta disso e na volta o mercado encarrega-se de nos pôr do lado da excepção :x . Manter sempre espírito aberto.

Abraço
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por malvoisin » 4/3/2015 22:41

Caro Alquimista,

deste-me vontade de rir, tal o meu humilde conhecimento das median lines, seja como for, parece-me que esta oportunidade não é assim tão difícil de destrinçar, não foram precisas técnicas do arco da velha como já te tenho visto a ti e ao Tim Morge utilizarem. Por falar nisso, adivinha quem são os meus professores...

Em relação à tua pergunta, sim, também reparei na zona de coils +- entre os 11300-1330, daí a ter marcado (presumo que seja em relação a isto que te referes). Seria natural vender meia posição nessa zona, não digo a totalidade da posição pois parece-me ser essencialmente, ainda que com obstáculos, uma zona de passagem do preço até à zona do target.

Entretanto, o preço continuou a contrair e não voltou a esticar desde que postei a imagem anterior, tendo-se mantido junto à linha de acção.
Não me admirava que voltasse a fazer novo pico ainda mais para dentro da zona dos coils (quiçá 11420-30), ou mesmo ou pouco mais acima, e viesse dps a descambar por ex. com um novo João Moura.

Senti-me tentado, mas hoje não teria entrado pois já estava perto do fim da sessão e não queria deixar posição aberta para amanhã (um curto no DAX por esta altura é smp arriscado e as manhãs por vezes são extremamente voláteis, ainda assim, msm analisando espaços temporais maiores, cheira a topo provisório no índice), mas sim, claro que tens razão, as teorias testam-se no mundo real.

Talvez entre curto amanhã, com stop acima do máximo absoluto.

Abraço

p.s. ainda não tive muito tempo para estudar mais a fundo os exemplos do site, apenas uns 4-5 pois cada 1 deles, como bem sabes, demora algum tempo a compreender e tb exigem alguma reflexão por nós mesmos, e nem sempre se arranja o tempo e a disposição mental que os mesmos requerem, seja como for, obrigado também por esse novo conceito (Hagopian) que me introduziste, vou ver isso com mais atenção.
Editado pela última vez por malvoisin em 4/3/2015 22:54, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 776
Registado: 6/3/2014 19:07

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 4/3/2015 22:20

malvoisin Escreveu:Caro Alquimista,

em anexo, uma eventual oportunidade especulativa no DAX - gráfico de 5 min (a propósito, tb negoceias com este espaço temporal ou achas demasiado curto e, portanto, sujeito a demasiado ruido?).

Primeiro tracei a linha de pivots que defini como sendo a ML, seguidamente tracei a paralela Reaction Line (RL) por pivots que me pareceram relevantes, e por último a Action Line (AL) na mesma distância à ML. Notei que o preço nãp atingiu a AL no máximo absoluto, significando fraqueza... Será válida esta consideração?

Por último, defini a zona de coils que originaram os João Mouras (1 e 2) como sendo zona de venda, bem como a do João Moura 3 - Zona de Compra, a qual é, simultaneamente, o target do curto.

Nota que não vou aproveitar a oportunidade, é apenas uma ideia, o que te parece?

Abraço

p.s. actualizei a imagem com a informação do eixo vertical de preço que há pouco, por lapso, não incluí (o preço pode ser difícil de ler dada a definição da imagem - estava nos 11405).


Caro Malvoisin,

Diz-me lá uma coisa: quem é o teu professor? Qualquer dia sabes mais que O Alquimista. Há quanto tempo te vens dedicando a esta causa?

Relativamente à oportunidade que criaste, porquê ficar apenas pelo mundo das ideias? Não vejas nisto uma concordância quanto ao teu estudo, apenas visa alertar para a conveniência de se testar a planificação no mundo real (nas contas de simulação somos todos heróis). Correndo bem ou mal, tens material para estudar (se fosse simulação certamente não perderias muito tempo com esse negócio pois partias logo para outro).

Diz-me onde pretendes colocar a stoploss.

A escolha dos pivots envolverá sempre grande subjectividade e dependerá da nossa experiência.

Quando uma linha não é atingida, sendo "suposto" que o devia ter sido, a isso chama-se hagopian. As lições explicam-na. Sim, pode ser um sinal de fraqueza/força, dependendo do contexto.

Uma dica: o "João Moura" é um acontecimento de relevo mas não é o único. Não fiques por isso agarrado a ele, caso contrário deixarás de ver outras coisas. Ele é mais uma ferramenta. Mais do que a roupagem da coisa, interessa a coisa e o seu significado.

Por regra não negoceio em gráficos de 5 m. Não por causa do ruído, mas porque tenho 2/3 timeframes seleccionados e o de 5 m não é um deles. Há algum tempo fiz aqui no tópico um negócio nas bunds usando um gráfico de 5 m só para tentar demonstrar que a ideia do trading intradiário não está necessariamente vedada às pessoas que, como eu e certamente tu, têm um trabalho diário. Aquele negócio, não obstante executado no gráfico de 5 m, esteve aberto durante uma semana e bastaria analisar a posição 1/2 vezes por dia.

Uma pergunta: entre a tua entrada e o target vês algum acontecimento relevante? Se sim, o quê e o que pretendes fazer?

Abraço
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por malvoisin » 4/3/2015 20:02

Caro Alquimista,

em anexo, uma eventual oportunidade especulativa no DAX - gráfico de 5 min (a propósito, tb negoceias com este espaço temporal ou achas demasiado curto e, portanto, sujeito a demasiado ruido?).

Primeiro tracei a linha de pivots que defini como sendo a ML, seguidamente tracei a paralela Reaction Line (RL) por pivots que me pareceram relevantes, e por último a Action Line (AL) na mesma distância à ML. Notei que o preço nãp atingiu a AL no máximo absoluto, significando fraqueza... Será válida esta consideração?

Por último, defini a zona de coils que originaram os João Mouras (1 e 2) como sendo zona de venda, bem como a do João Moura 3 - Zona de Compra, a qual é, simultaneamente, o target do curto.

Nota que não vou aproveitar a oportunidade, é apenas uma ideia, o que te parece?

Abraço

p.s. actualizei a imagem com a informação do eixo vertical de preço que há pouco, por lapso, não incluí (o preço pode ser difícil de ler dada a definição da imagem - estava nos 11405).
Anexos
O.E. - DAX - 04-03-2015.jpg
O.E. - DAX - 04-03-2015.jpg (110.28 KiB) Visualizado 5453 vezes
 
Mensagens: 776
Registado: 6/3/2014 19:07

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 4/3/2015 19:12

Em aproximação ao 2º target, baixando a stop profit no remanescente.
Anexos
tu.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 4/3/2015 18:59

O Alquimista Escreveu:Gráfico 1: usando a contagem dos pivots segundo o Prof. Anderson (já expliquei lá para trás e está no site). A ideia é aguardar a formação do pivot 5 para se efectuar uma compra (note-se que não tem de ser o pivot 5, pode ser o pivot 7, é uma mera regra e quem quiser ficar agarrado a regras sofrerá na pele as excepções). Formado o pivot, vai-se à procura do local para a stoploss. Só de seguida é que se põe o dinheiro em risco. Como não há pressa, de momento só acompanhando.



A formação do P5 no local assinalado ("falha do P 5") permite retirar boas conclusões quanto à intenção do mercado. Acompanhando e aguardando que me dê um bom lugar para a colocação da stoploss, de preferência fazendo um "João Moura". Eu quero ver excitação e dor no mercado, num sentido ou noutro, qual tubarão à procura de sangue fresco.

James "RevShark" DePorre, Invest like a shark, http://www.amazon.com/Invest-Like-Shark ... 0132213087
Anexos
tu.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 4/3/2015 1:45

Gráfico 1: usando a contagem dos pivots segundo o Prof. Anderson (já expliquei lá para trás e está no site). A ideia é aguardar a formação do pivot 5 para se efectuar uma compra (note-se que não tem de ser o pivot 5, pode ser o pivot 7, é uma mera regra e quem quiser ficar agarrado a regras sofrerá na pele as excepções). Formado o pivot, vai-se à procura do local para a stoploss. Só de seguida é que se põe o dinheiro em risco. Como não há pressa, de momento só acompanhando.

E pronto, lá se atingiram as 50.000 visualizações antes do 1º aniversário. E sem doping.
Anexos
tu.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por malvoisin » 4/3/2015 1:38

O Alquimista Escreveu:Caro Malvoisin,

Ainda em relação ao ponto 1, reparei, no gráfico subsequente que apresentaste, que o máximo M2 que eu tinha assinalado no gráfico que anexei acabou por ser ultrapassado logo a seguir por um novo máximo o qual, ainda para mais, rompeu a linha descendente de máximos, não tendo, no entanto, ultrapassado o máximo absoluto (ou "supremo").
Esse "rompimento" não te assustou um pouco? (não sei se aí já terias entrado)... Não terás posto a hipótese do preço ir testar a ML? Bem sei que para isso é que colocaste o stop acima do anterior máximo absoluto, mas a minha questão é se esse chegou a ser um cenário válido para ti.


Não, não me assustou nada porque isso é algo que pressuponho desde o início, está no plano. Por alguma razão digo que gosto de negociar nos sustos, são estes que dão as verdadeiras oportunidades especulativas. Sim, já teria entrado, e há quem o procure fazer nesse preciso momento (haverá stoploss mais barata?).

Em relação ao teu "João Moura", o qual foi activado logo abaixo do anterior swing low (a regra que, com toda a lógica, me explicaste outro dia), indica que houve forte pressão vendedora (e essa bandarilha em particular não foi branda, facto que te deve ter convencido dessa mesma pressão, tendo sido, eventualmente, mais um factor para definires a tendência como sendo descendente).

Continuando no "João Moura", estava eu a pensar em algo que me parece óbvio: que quanto maior a bandarilha, mais pressão (neste caso vendedora) porventura existirá, facto que poderá/deverá estar associado não só a novos shorts como a fechos de longos que terão entrado no engodo desse máximo que o coil inicialmente originou... de facto, o preço contraiu inicialmente (no coil), estando, portanto, a acumular energia antes de ter ocorrido o referido máximo, mas essa energia, infelizmente para os longos incautos, era descendente. E por essa mesma razão, este coil teve relevância, não como reacção, mas sim como acção, ou seja, em vez de ter sido um sinal de força, passou a ser um sinal de fraqueza do preço - a tal dica que me deste outro dia.

Nada tenho a acrescentar a estes comentários. Agora, diz-me lá em que livro de AT aprendeste a olhar para o preço desse modo.

Pois, de facto apenas te vi a ti e ao Tim Morge reflectir dessa forma.

Agora outra questão: quantas mais e maiores as posições existentes, mais "violento" tenderá a ser o "João Moura" - nota que falei de quantidade) - isto para te perguntar algo que já era para ter perguntado há mais tempo: de que forma tens em conta o volume (algo que é tido nos livros de AT como sendo o elemento +importante logo a seguir ao preço)? Nunca te vi (nem ao T. Morge) falar nesse aspecto em específico. Ou é o próprio "caminhar" do preço que te dá o índicio de que precisas em relação à quantidade de posições abertas, ao aparecimento de baleias numa dado nível de preço, etc.?

Aprendi com Tim Morge a não dar importância ao volume, é esta a minha escola de pensamento. Ele é um purista do preço e eu tento seguir as suas pisadas. A ideia-base é esta: se se consegue discernir os movimentos usando o preço (a coisa mais importante), fará sentido usar a "segunda coisa mais importante"? O preço dá-me toda a informação de que preciso e se estiver errado está lá a stoploss, que é para isso que serve. Já deves ter reparado que o Morge está completamente afastado dessa literatura a que fazes referência e que também já li. Ainda que a lição seja esta, bem poderás testar o uso do volume com as median lines. O perigo é caíres na tentação de usares este para confirmar aquelas, criando dúvidas no teu espírito que de outro modo não existiriam.

Foi o que imaginei, o que dizes faz todo o sentido!

Mais uma vez obrigado pela tua fonte de sabedoria!
Abraço
 
Mensagens: 776
Registado: 6/3/2014 19:07

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 4/3/2015 1:20

Caro Malvoisin,

Ainda em relação ao ponto 1, reparei, no gráfico subsequente que apresentaste, que o máximo M2 que eu tinha assinalado no gráfico que anexei acabou por ser ultrapassado logo a seguir por um novo máximo o qual, ainda para mais, rompeu a linha descendente de máximos, não tendo, no entanto, ultrapassado o máximo absoluto (ou "supremo").
Esse "rompimento" não te assustou um pouco? (não sei se aí já terias entrado)... Não terás posto a hipótese do preço ir testar a ML? Bem sei que para isso é que colocaste o stop acima do anterior máximo absoluto, mas a minha questão é se esse chegou a ser um cenário válido para ti.


Não, não me assustou nada porque isso é algo que pressuponho desde o início, está no plano. Por alguma razão digo que gosto de negociar nos sustos, são estes que dão as verdadeiras oportunidades especulativas. Sim, já teria entrado, e há quem o procure fazer nesse preciso momento (haverá stoploss mais barata?).

Em relação ao teu "João Moura", o qual foi activado logo abaixo do anterior swing low (a regra que, com toda a lógica, me explicaste outro dia), indica que houve forte pressão vendedora (e essa bandarilha em particular não foi branda, facto que te deve ter convencido dessa mesma pressão, tendo sido, eventualmente, mais um factor para definires a tendência como sendo descendente).

Continuando no "João Moura", estava eu a pensar em algo que me parece óbvio: que quanto maior a bandarilha, mais pressão (neste caso vendedora) porventura existirá, facto que poderá/deverá estar associado não só a novos shorts como a fechos de longos que terão entrado no engodo desse máximo que o coil inicialmente originou... de facto, o preço contraiu inicialmente (no coil), estando, portanto, a acumular energia antes de ter ocorrido o referido máximo, mas essa energia, infelizmente para os longos incautos, era descendente. E por essa mesma razão, este coil teve relevância, não como reacção, mas sim como acção, ou seja, em vez de ter sido um sinal de força, passou a ser um sinal de fraqueza do preço - a tal dica que me deste outro dia.

Nada tenho a acrescentar a estes comentários. Agora, diz-me lá em que livro de AT aprendeste a olhar para o preço desse modo.

Agora outra questão: quantas mais e maiores as posições existentes, mais "violento" tenderá a ser o "João Moura" - nota que falei de quantidade) - isto para te perguntar algo que já era para ter perguntado há mais tempo: de que forma tens em conta o volume (algo que é tido nos livros de AT como sendo o elemento +importante logo a seguir ao preço)? Nunca te vi (nem ao T. Morge) falar nesse aspecto em específico. Ou é o próprio "caminhar" do preço que te dá o índicio de que precisas em relação à quantidade de posições abertas, ao aparecimento de baleias numa dado nível de preço, etc.?

Aprendi com Tim Morge a não dar importância ao volume, é esta a minha escola de pensamento. Ele é um purista do preço e eu tento seguir as suas pisadas. A ideia-base é esta: se se consegue discernir os movimentos usando o preço (a coisa mais importante), fará sentido usar a "segunda coisa mais importante"? O preço dá-me toda a informação de que preciso e se estiver errado está lá a stoploss, que é para isso que serve. Já deves ter reparado que o Morge está completamente afastado dessa literatura a que fazes referência e que também já li. Ainda que a lição seja esta, bem poderás testar o uso do volume com as median lines. O perigo é caíres na tentação de usares este para confirmar aquelas, criando dúvidas no teu espírito que de outro modo não existiriam.

Abraço
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por malvoisin » 4/3/2015 0:51

O Alquimista Escreveu:Caro Malvoisin,

Dando uma vista de olhos por anteriores mensagens reparo que não respondi às tuas questões, peço desculpa. Aqui vai então.

pontos 1 e 2: sim, correcto. Esclareço que a entrada seria num determinado ponto da zona seleccionada e não necessariamente na intersecção das linhas. Quantas vezes fiquei à espera que o preço beijasse esse spot só para o ver interessado por outras zonas tão depressa que me deixa apeado.

ponto 3: se eu te disser que é um "João Moura", com tudo o que isso significa, o que dirias?

Abraço


Caro Alquimista,

Ainda em relação ao ponto 1, reparei, no gráfico subsequente que apresentaste, que o máximo M2 que eu tinha assinalado no gráfico que anexei acabou por ser ultrapassado logo a seguir por um novo máximo o qual, ainda para mais, rompeu a linha descendente de máximos, não tendo, no entanto, ultrapassado o máximo absoluto (ou "supremo").
Esse "rompimento" não te assustou um pouco? (não sei se aí já terias entrado)... Não terás posto a hipótese do preço ir testar a ML? Bem sei que para isso é que colocaste o stop acima do anterior máximo absoluto, mas a minha questão é se esse chegou a ser um cenário válido para ti.

Em relação ao teu "João Moura", o qual foi activado logo abaixo do anterior swing low (a regra que, com toda a lógica, me explicaste outro dia), indica que houve forte pressão vendedora (e essa bandarilha em particular não foi branda, facto que te deve ter convencido dessa mesma pressão, tendo sido, eventualmente, mais um factor para definires a tendência como sendo descendente).

Continuando no "João Moura", estava eu a pensar em algo que me parece óbvio: que quanto maior a bandarilha, mais pressão (neste caso vendedora) porventura existirá, facto que poderá/deverá estar associado não só a novos shorts como a fechos de longos que terão entrado no engodo desse máximo que o coil inicialmente originou... de facto, o preço contraiu inicialmente (no coil), estando, portanto, a acumular energia antes de ter ocorrido o referido máximo, mas essa energia, infelizmente para os longos incautos, era descendente. E por essa mesma razão, este coil teve relevância, não como reacção, mas sim como acção, ou seja, em vez de ter sido um sinal de força, passou a ser um sinal de fraqueza do preço - a tal dica que me deste outro dia.

Agora outra questão: quantas mais e maiores as posições existentes, mais "violento" tenderá a ser o "João Moura" - nota que falei de quantidade) - isto para te perguntar algo que já era para ter perguntado há mais tempo: de que forma tens em conta o volume (algo que é tido nos livros de AT como sendo o elemento +importante logo a seguir ao preço)? Nunca te vi (nem ao T. Morge) falar nesse aspecto em específico. Ou é o próprio "caminhar" do preço que te dá o índicio de que precisas em relação à quantidade de posições abertas, ao aparecimento de baleias numa dado nível de preço, etc.?

Abraço
 
Mensagens: 776
Registado: 6/3/2014 19:07

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 4/3/2015 0:22

indian_joe Escreveu:
O Alquimista Escreveu:
ponto 3: se eu te disser que é um "João Moura"com tudo o que isso significa, o que dirias?

Abraço

Caro Alquimista,
Referes-te ao "João Moura" (máximo relativo do gráfico) que deu origem a um dos pivots do fork?

Abraço
Indian Joe


Caro Indian, sim, refere-se ao pivot b (ou 2).

Abraço
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por indian_joe » 4/3/2015 0:11

O Alquimista Escreveu:
ponto 3: se eu te disser que é um "João Moura"com tudo o que isso significa, o que dirias?

Abraço

Caro Alquimista,
Referes-te ao "João Moura" (máximo relativo do gráfico) que deu origem a um dos pivots do fork?

Abraço
Indian Joe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 161
Registado: 6/12/2013 18:57

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 3/3/2015 23:24

malvoisin Escreveu:Caro Alquimista,

em relação ao gráfico anterior que postaste, presumo que tenhas tb tido em conta o teste ao coil que deu origem a um novo máximo (M2) inferior ao anterior máximo (M1) (conforme imagem em anexo), facto esse que te dá, para além do restante panorama de tendência descendente já por ti descrito, mais uma sugestão da perda de força do preço, correcto?

Do que percebi, diria tb que utilizaste a linha inferior da fork ascendente como resistência a qual, juntamente com a linha descendente de máximos, deverá, na intersecção das duas linhas, criar uma zona ideal para shortar... (o tal X no mapa do tesouro que o T. Morge refere num qq artigo), isso parece-me claro.

Agora, não tão claro para mim, a razão para teres assinalado as duas linhas paralelas (a traço fino perto da zona de máximos)... teve por objectivo definir a última zona de contracção antes do máximo absoluto? E dado que os máximos seguintes foram inferiores, este coil antes do máximo absoluto (se é que lhe posso chamar coil) define-te agora uma zona de resistência (ou acção), é isso?

Abraço


Caro Malvoisin,

Dando uma vista de olhos por anteriores mensagens reparo que não respondi às tuas questões, peço desculpa. Aqui vai então.

pontos 1 e 2: sim, correcto. Esclareço que a entrada seria num determinado ponto da zona seleccionada e não necessariamente na intersecção das linhas. Quantas vezes fiquei à espera que o preço beijasse esse spot só para o ver interessado por outras zonas tão depressa que me deixa apeado.

ponto 3: se eu te disser que é um "João Moura", com tudo o que isso significa, o que dirias?

Abraço
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 3/3/2015 17:01

bogos Escreveu:
O Alquimista Escreveu:
indian_joe Escreveu:
É o contra de se apostar contra a tendência :)


Indian, diz-me onde e quando é que apostei contra a tendência.

Temas para aprofundamento: O que é a tendência? Se tendencialmente (maioritariamente) estamos errados (porque maioritariamente perdemos), de que nos vale a tendência? Haverá uma tendência para se falar de tendência a propósito de tudo e de nada?

Abraço


De facto a tendência para mim tem uma definição abstracta, face ao negócio desenvolvido.
Compreendo que ao olhar para um gráfico, podemos identificar "e até" facilmente, uma tendência.
Mas será a mesma limitativa do concreto? Do negócio concretizado em si mesmo? E isto na MHO e é valido para qualquer time frame...

Mas admito que existam visões bem diferentes da minha.

Cumprimentos


E assim se faz o mercado.

Cumprimentos
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 3/3/2015 16:58

indian_joe Escreveu:
Caro Alquimista,

Deixei-me levar pelo sentido que deste aos forks em ambos os gráficos. No caso da HAS estou redondamente enganado, no outro não te consigo dizer.

Abraço

P.S. Concordo com o que disseste da tendência, acabei de ser entalado com a tendência!!!


Caro Indian,

O fork pode ser muito jeitoso mas acima dele está o nosso discernimento da situação, a tal lógica do mercado. Até porque um fork pode ser usado para aquilo que foi criado e para o seu inverso.

Abraço
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por indian_joe » 3/3/2015 16:18

O Alquimista Escreveu:
indian_joe Escreveu:
É o contra de se apostar contra a tendência :)


Indian, diz-me onde e quando é que apostei contra a tendência.

Temas para aprofundamento: O que é a tendência? Se tendencialmente (maioritariamente) estamos errados (porque maioritariamente perdemos), de que nos vale a tendência? Haverá uma tendência para se falar de tendência a propósito de tudo e de nada?

Abraço



Caro Alquimista,

Deixei-me levar pelo sentido que deste aos forks em ambos os gráficos. No caso da HAS estou redondamente enganado, no outro não te consigo dizer.

Abraço

P.S. Concordo com o que disseste da tendência, acabei de ser entalado com a tendência!!!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 161
Registado: 6/12/2013 18:57

Re: Oportunidades especulativas

por bogos » 3/3/2015 14:33

O Alquimista Escreveu:
indian_joe Escreveu:
É o contra de se apostar contra a tendência :)


Indian, diz-me onde e quando é que apostei contra a tendência.

Temas para aprofundamento: O que é a tendência? Se tendencialmente (maioritariamente) estamos errados (porque maioritariamente perdemos), de que nos vale a tendência? Haverá uma tendência para se falar de tendência a propósito de tudo e de nada?

Abraço


De facto a tendência para mim tem uma definição abstracta, face ao negócio desenvolvido.
Compreendo que ao olhar para um gráfico, podemos identificar "e até" facilmente, uma tendência.
Mas será a mesma limitativa do concreto? Do negócio concretizado em si mesmo? E isto na MHO e é valido para qualquer time frame...

Mas admito que existam visões bem diferentes da minha.

Cumprimentos
Um dos efeitos do medo é perturbar os sentidos e fazer que as coisas não pareçam o que são.
Miguel Cervantes
No outro lado de cada medo está a liberdade.
Marilyn Ferguson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2887
Registado: 29/12/2005 16:34
Localização: Porto

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 3/3/2015 13:40

Descrevendo uma oportunidade especulativa:
... têm o estudo técnico que sustenta a venda na zona identificada, com stop e targets. Stop calculada de acordo com atr do timeframe em causa, r:r 1/3.

Ordem de venda executada. Pouco falta para se colapsar o risco. Aguardando serenamente o evoluir dos acontecimentos.[/quote]

O 1º target, que havia sido colocado na wl da lmlh, foi atingido. Stoploss para b/e, à espera do 2º target.
Anexos
tu.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 3/3/2015 1:37

indian_joe Escreveu:
É o contra de se apostar contra a tendência :)


Indian, diz-me onde e quando é que apostei contra a tendência.

Temas para aprofundamento: O que é a tendência? Se tendencialmente (maioritariamente) estamos errados (porque maioritariamente perdemos), de que nos vale a tendência? Haverá uma tendência para se falar de tendência a propósito de tudo e de nada?

Abraço
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por indian_joe » 3/3/2015 1:14

O Alquimista Escreveu:
indian_joe Escreveu:
O Alquimista Escreveu:
Gráfico 2: mostrando a evolução do negócio em execução. Relembre-se que a stoploss já foi colocada em b/e.


Esta posição já corre a teu favor à algum tempo. Uma posição destas, quanto mais tempo demora a ir de encontro à CML mais reward irá dar... Muito bom!!

Abraço
Indian Joe


Sim, é assim mesmo ( a CML é o 1º target, o 2º é a LMLH).
Repara que o inverso também sucede. É caso da has, que está a um "danoninho" de atingir o target; quanto mais o tempo passa, mais o preço desliza à procura de uma linha descendente.

Abraço


É o contra de se apostar contra a tendência :)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 161
Registado: 6/12/2013 18:57

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Shimazaki_2 e 404 visitantes