Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Oportunidades especulativas

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 13/2/2015 1:00

Gráfico 1: stop colocada em b/e no remanescente atingida, negócio concluído.

Para amanhã e para a semana:
Gráfico 2: o mesmo mercado que em 1, o mesmo timeframe, o mesmo método para uma nova oportunidade especulativa. Identifica-se local comprador, target e stoploss.
Gráfico 3: outra oportunidade especulativa (vendedora) com identificação dos lugares onde estão colocadas as ordens.
Anexos
tu.jpg
tu1.jpg
tu2.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 13/2/2015 0:46

indian_joe Escreveu:Caro Alquimista,

Ontem saltei fora da altri após quebra de um anterior swing low a 3.043. Resultado líquido de 1,8%, não foi o que desejava, mas enfim.... Hoje não entrei na edpr por cinco cêntimos e não fiz 4 e picos % em duas horas. Entrada colocada ontem a 5,67 com Target a 5,89...Damn it :wall:

Amanhã é um grande dia de especulação \:D/

P.S. Encontraste-te bastante prolifero a nível de OE's :clap:
Abraço
José Graça


Caro José Graça,

À primeira vista esse resultado líquido pode ser diminuto, mas deve ser enquadrado no tempo de duração do negócio, além de que 1,8% x 12 meses x capitalização pode apontar para números muito interessantes.
Amanhã é 6ª feira e na 2ª feira há nova reunião por causa dos gregos.

Abraço
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por indian_joe » 13/2/2015 0:13

indian_joe Escreveu:Caro Alquimista,

Deixo aqui o desenvolver da entrada na Altri, que me tem dado muito sono, movendo-se muito lentamente...
Num titulo com pouca liquidez, como é o caso em questão, que tipo de ordem de venda será a mais ajustada ao negócio, isto porque posso muito bem ter a ordem de compra (stop ou target) colocada na plataforma e ela não ser executada, qual a tua opinião acerca de situações como esta Alquimista?

Desculpa estar a maçar-te com estas questões, mas porque motivo as tuas imagens aparecem com "anexo" no canto superior esquerdo e carregas em cima e ela expande e as minhas não? Eu carrego as minhas com "" e alojo as imagens numa cloud, também procedes mais ou menos desta forma?

Abraço
José Graça

https://meocloud.pt/link/9be81b61-381f-412e-8162-c1a5510b5c96/An%C3%A1lise%20Altri%202015-02-10.png/

Imagem


Caro Alquimista,

Ontem saltei fora da altri após quebra de um anterior swing low a 3.043. Resultado líquido de 1,8%, não foi o que desejava, mas enfim.... Hoje não entrei na edpr por cinco cêntimos e não fiz 4 e picos % em duas horas. Entrada colocada ontem a 5,67 com Target a 5,89...Damn it :wall:

Amanhã é um grande dia de especulação \:D/

P.S. Encontraste-te bastante prolifero a nível de OE's :clap:
Abraço
José Graça
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 161
Registado: 6/12/2013 18:57

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 12/2/2015 15:15

Desde já te digo que o preço é que conta.. Saber se é uma acção, forex, commoditie ou ETF apenas vem toldar o pensamento pelo que nem procurei cotações com base na tua dica.

Ao dizeres isto só me dás razão nesta minha opção de não identificar o mercado: o processo, o método é que conta. Se é como dizes, e caso seja possível ver a evolução de um FI num gráfico de preços, será preciso indagar de que fundo se trata, quem é o gestor, seu track record, qual a casa de investimento e tudo o mais que constitui objecto de análise?

Não sei se percebi bem a resposta mas o que entendi é que olhas para o comportamento recente do preço e tomas a decisão com base nesse comportamento.

Sim, mas com o respectivo enquadramento na fase do mercado.

Neste caso específico, como a volatilidade baixou formando um coil muito estreito na linha laranja vês que há uma forte linha compradora nesse ponto fazendo crer que "algo" não deixa que o preço desça abaixo essa linha não havendo necessidade de colocar o stop tão em baixo.
Corrige-me se estou enganado.


Agora fiquei confuso: a que gráfico te referes? No gráfico com base no qual respondi não vejo linha laranja. A linha laranja está num outro gráfico, mas a minha resposta tinha em mente o outro
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por chico_laranja » 12/2/2015 14:35

O Alquimista Escreveu:
chico_laranja Escreveu:Esse stop não poderá ser curto?

Se repetir os picos descendentes das anteriores tentativas de quebra da caixa vai mandar-te fora. Uns pózinhos abaixo será mais seguro de não ser stopado num movimento típico de varrer stops antes de arrancar embora aumente a perda caso algo corra mal.

A olho julgo que não passaria é no crivo do teu rácio mínimo de negócio não?

Bons negócios.


Chico,

A tua questão quanto à posição da stoploss talvez derive da circunstância de não ser visível o preço nem o activo em causa (o que posso dizer é que cheira a petróleo), para além de que o gráfico exibe muita informação que eu próprio não gosto de usar (quanto mais olhar se para a cotação do passado,mais "medo" se pode ter do futuro e isso condiciona logo a abordagem). Mas, num sítio como este, em que apenas é possível a escrita e o desenho, temos de privilegiar a abordagem ao preço o mais abrangente possível. A análise do price action, a que me dedico após a feitura dos desenhos, é pois algo "impossível" de realizar aqui. Ora, é muitas vezes este price action que me vai ditar em concreto o local onde a stoploss será colocada, e não necessariamente uma linha.

Abraço


Desde já te digo que o preço é que conta.. Saber se é uma acção, forex, commoditie ou ETF apenas vem toldar o pensamento pelo que nem procurei cotações com base na tua dica.

Não sei se percebi bem a resposta mas o que entendi é que olhas para o comportamento recente do preço e tomas a decisão com base nesse comportamento.

Neste caso específico, como a volatilidade baixou formando um coil muito estreito na linha laranja vês que há uma forte linha compradora nesse ponto fazendo crer que "algo" não deixa que o preço desça abaixo essa linha não havendo necessidade de colocar o stop tão em baixo.

Corrige-me se estou enganado.

Um abraço
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.
 
Mensagens: 1351
Registado: 29/11/2007 2:37
Localização: Avanca

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 12/2/2015 13:17

chico_laranja Escreveu:Esse stop não poderá ser curto?

Se repetir os picos descendentes das anteriores tentativas de quebra da caixa vai mandar-te fora. Uns pózinhos abaixo será mais seguro de não ser stopado num movimento típico de varrer stops antes de arrancar embora aumente a perda caso algo corra mal.

A olho julgo que não passaria é no crivo do teu rácio mínimo de negócio não?

Bons negócios.


Chico,

A tua questão quanto à posição da stoploss talvez derive da circunstância de não ser visível o preço nem o activo em causa (o que posso dizer é que cheira a petróleo), para além de que o gráfico exibe muita informação que eu próprio não gosto de usar (quanto mais olhar se para a cotação do passado,mais "medo" se pode ter do futuro e isso condiciona logo a abordagem). Mas, num sítio como este, em que apenas é possível a escrita e o desenho, temos de privilegiar a abordagem ao preço o mais abrangente possível. A análise do price action, a que me dedico após a feitura dos desenhos, é pois algo "impossível" de realizar aqui. Ora, é muitas vezes este price action que me vai ditar em concreto o local onde a stoploss será colocada, e não necessariamente uma linha.

Mudando de tema e aproveitando o post:
Serve o gráfico para mostrar o evoluir da situação depois de assumida a posição shortista e de se ter colapsado o risco em momento anterior. Dado o local onde o preço se encontra e por ter quebrado um anterior pivot relevante, a stoploss é colocada em b/e e procedeu-se à liquidação parcial da posição (já são mais de 90 ticks de lucro). Daqui até ao target, se lá quiser chegar, será um free ride. Relembre-se que se o fizer poderá ser aberta posição compradora, tal como foi equacionado no plano.

Abraço
Anexos
tu.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por chico_laranja » 12/2/2015 12:38

O Alquimista Escreveu:Oportunidade especulativa criada usando um conceito velho como a Sé de Braga: as above, so below. Vejamos: depois de ter passado algum tempo confinado num range e de ter tentado por duas vezes dele sair para baixo, eis que o quebra para cima. Sendo de esperar uma ligeira correcção deste movimento, a ideia é apanhar um higher low. Para tal usar-se-ão as ferramentas que o gráfico mostra. O target é lá em cima, na RL. Quanto à stoploss, tem-se em mente a zona assinalada.


Esse stop não poderá ser curto?

Se repetir os picos descendentes das anteriores tentativas de quebra da caixa vai mandar-te fora. Uns pózinhos abaixo será mais seguro de não ser stopado num movimento típico de varrer stops antes de arrancar embora aumente a perda caso algo corra mal.

A olho julgo que não passaria é no crivo do teu rácio mínimo de negócio não?

Bons negócios.
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.
 
Mensagens: 1351
Registado: 29/11/2007 2:37
Localização: Avanca

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 12/2/2015 1:11

Gráfico 1 contém a informação que constava do anterior gráfico e que sustentou a oportunidade especulativa em curso. O preço entrou em lateralização e as caixas devem acompanhar a sua deslocação. A partir de agora far-se-á o acompanhamento usando um gráfico mais limpo (gráfico 2). O risco já havia sido colapsado.
Gráfico 3: esperando que o preço chegue à área de compra. Pode ponderar-se uma venda para acompanhar o preço até lá.
Gráfico 4: identificando o b/e quanto ao remanescente da posição.
Gráfico 5: o mesmo mercado, agora com outra apresentação. Uma eventual compra está em equação, no local onde se encontra a stop profit quanto ao remanescente da posição vendedora.
Anexos
ass.jpg
ass1.jpg
ass.jpg
ass1.jpg
tu.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 11/2/2015 1:46

Oportunidade especulativa criada usando um conceito velho como a Sé de Braga: as above, so below. Vejamos: depois de ter passado algum tempo confinado num range e de ter tentado por duas vezes dele sair para baixo, eis que o quebra para cima. Sendo de esperar uma ligeira correcção deste movimento, a ideia é apanhar um higher low. Para tal usar-se-ão as ferramentas que o gráfico mostra. O target é lá em cima, na RL. Quanto à stoploss, tem-se em mente a zona assinalada.
Anexos
teu.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 11/2/2015 1:07

Caro José,

Deixo aqui o desenvolver da entrada na Altri, que me tem dado muito sono, movendo-se muito lentamente...

O que interessa é que dê dinheiro. E se estiveres a dormir enquanto o mealheiro enche, tanto melhor :D

Num titulo com pouca liquidez, como é o caso em questão, que tipo de ordem de venda será a mais ajustada ao negócio, isto porque posso muito bem ter a ordem de compra (stop ou target) colocada na plataforma e ela não ser executada, qual a tua opinião acerca de situações como esta Alquimista?

Porque razão a ordem não será executada? Se estiver no mercado, deverá ser executada, ainda que a um preço pior. A não ser que estejas a negociar com derivados, como o cfd, e então o spread pode obstar à execução. Neste caso sugiro que feches manualmente a posição ou antecipes um pouco o target.

Desculpa estar a maçar-te com estas questões, mas porque motivo as tuas imagens aparecem com "anexo" no canto superior esquerdo e carregas em cima e ela expande e as minhas não? Eu carrego as minhas com "" e alojo as imagens numa cloud, também procedes mais ou menos desta forma?

Quando exporto a imagem cria-se um ficheiro que coloco no meu ambiente de trabalho. Aí trabalho nele, se for caso disso, e depois anexo-o ao post usando a opção que está mais em baixo e que diz "anexar ficheiro", logo abaixo e à esquerda do "guardar rascunho - prever - enviar". Quando seleccionas o anexar ficheiro abre-se uma janela e então vais buscar o ficheiro com o gráfico e que havias guardado com um nome aquando da exportação

Abraço
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por indian_joe » 11/2/2015 0:24

Caro Alquimista,

Deixo aqui o desenvolver da entrada na Altri, que me tem dado muito sono, movendo-se muito lentamente...
Num titulo com pouca liquidez, como é o caso em questão, que tipo de ordem de venda será a mais ajustada ao negócio, isto porque posso muito bem ter a ordem de compra (stop ou target) colocada na plataforma e ela não ser executada, qual a tua opinião acerca de situações como esta Alquimista?

Desculpa estar a maçar-te com estas questões, mas porque motivo as tuas imagens aparecem com "anexo" no canto superior esquerdo e carregas em cima e ela expande e as minhas não? Eu carrego as minhas com "" e alojo as imagens numa cloud, também procedes mais ou menos desta forma?

Abraço
José Graça

https://meocloud.pt/link/9be81b61-381f-412e-8162-c1a5510b5c96/An%C3%A1lise%20Altri%202015-02-10.png/

Imagem
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 161
Registado: 6/12/2013 18:57

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 11/2/2015 0:22

Caso o preço faça um lower low sem que se atinja a área de venda, plano será reavaliado pois ter-se-á formado nova estrutura relevante e preço terá adquirido momento.


Plano em reavaliação pela verificação da condição.
Anexos
ass.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 10/2/2015 17:35

Quebrado o último swing low encerra-se parte da posição e coloca-se a stoploss em b/e quanto ao remanescente. Target permanece inalterado, embora possa ser revisto caso seja quebrado outro swing low. Nesta eventualidade espera-se uma ida perto do poi.
Quanto ao outro negócio, igualmente em curso, vamos acompanhando o evoluir dos acontecimentos, sendo certo que entretanto se colapsou o risco.
Anexos
ass.jpg
ast.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 9/2/2015 23:29

Oportunidade especulativa construída com base na reverse median line (há algum tempo que não falava nela). Área de venda assinalada. Stoploss e target nos locais do costume. Caso o preço faça um lower low sem que se atinja a área de venda, plano será reavaliado pois ter-se-á formado nova estrutura relevante e preço terá adquirido momento.
Anexos
ass.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 9/2/2015 23:00

Gráfico 1: Em 7/2:
... com mais oportunidades especulativas. Uma delas fica já "desenhada".

Ordem de venda executada, stoploss e target nos locais habituais.
Gráfico 2: acompanhando o curto em curso. Uma vez quebrado o último swing relevante, a stoploss será colocada em b/e.
Anexos
aa.jpg
ab.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 9/2/2015 1:13

Para a próxima semana/15 dias temos a anterior oportunidade especulativa e as que estão descritas no gráfico de hoje: uma venda para aproveitar a ida do preço à caixa azul e uma vez aí chegado uma compra para uma ida à caixa rosa.


Amplificação da zona onde, de acordo com a planificação, se procedeu à venda. Pressupostos: LMLH no contexto de um mercado descendente (regras n.ºs 1 e 2)constitui ponto de viragem e r:r de pelo menos 3:1.
There is a high probability that:
1. Prices will reach the latest ML
2. Prices will either reverse on meeting the ML or gap through it
Anexos
ss.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 8/2/2015 1:46

Os meus tópicos foram criados com o estrito objectivo de mostrar uma ferramenta ... Numa área onde os resultados é que contam e o resto é blá blá blá que pode ser ensinado ou aprendido em qualquer estabelecimento de ensino... preparar um negócio, explicá-lo, executá-lo e comentar o que pode ter corrido mal ou ser melhorado... como não sou parvo, cada vez mais vou identificar cada vez menos os mercados que estão a ser usados para especular. Fá-lo-ei para meu bem e para bem dos que seguem os tópicos, pois não estamos perante nenhum serviço de trading... o que está em causa é o processo...


Para a próxima semana/15 dias temos a anterior oportunidade especulativa e as que estão descritas no gráfico de hoje: uma venda para aproveitar a ida do preço à caixa azul e uma vez aí chegado uma compra para uma ida à caixa rosa.
Anexos
ss.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 7/2/2015 0:50

O negócio em curso foi encerrado por ter sido atingida a stoploss. Esta ordem deveria ter sido colocado em b/e logo que o preço, no primeiro movimento ascendente, quebrou a linha média e fez um novo máximo relativo. Ou então ter liquidado a posição logo que foi atingida a ML. Fazendo uma análise post mortem dir-se-á que o negócio tinha os condimentos para não proporcionar um novo máximo. Em que sentido apontada a ferramenta? Sentido descendente. Um qualquer negócio contra a corrente tem sempre uma esperança de via curta, daí que seja importante traçar targets menos sumarentos (não foi o caso). Um target menos sumarento seria a linha média, a tal que quando foi atingida suscitou este meu comentário colocado num post acima : "por se ter atingido uma linha a posição já podia ter sido encerrada, mas não é caso quanto à minha posição". Este foi um primeiro alerta olimpicamente ignorado. No caminho para o target quais os obstáculos que se apresentavam? Desde logo a linha média de uma forquilha descendente. Tinha sido quebrado um swing relevante? Sim. Foi isso tido em consideração? Não. Qual a razão? Cegueira assente na fixação pela compra ( o anterior negócio tinha sido uma compra). Há algum tempo disse que num negócio que venha a revelar uma perda haverá qualquer coisita que não foi tida em devida consideração. Neste caso foram várias as coisitas ignoradas.

Uma semana, um mercado, dois negócios, um ganho, uma perda. Visando ganhar 3 arriscando 1 em cada negócio, chega-se ao fim um saldo positivo de 2. Por aqui se vê a minha fixação num r:r de pelos menos 3/1. E assim posso voltar para a semana com mais oportunidades especulativas. Uma delas fica já "desenhada".
Anexos
zn.jpg
ai.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 6/2/2015 14:23

chico_laranja Escreveu:Ou não, caso o trader estivesse convicto do seu plano e do seu modelo de trading mas aí entra a parte mais complicada de todas: Dominar a parte emocional e ter confiança na ferramenta.


Chico, colocas o dedo na ferida: há muitos que têm o trading a correr pelas veias mas, como não têm um plano, têm o capital a esvair-se dos bolsos.
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por chico_laranja » 6/2/2015 13:28

Ou não, caso o trader estivesse convicto do seu plano e do seu modelo de trading mas aí entra a parte mais complicada de todas: Dominar a parte emocional e ter confiança na ferramenta.

Continuem o vosso diálogo que tem sido de um interesse extremo e bastante pedagógico.
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.
 
Mensagens: 1351
Registado: 29/11/2007 2:37
Localização: Avanca

Re: Oportunidades especulativas

por indian_joe » 6/2/2015 9:18

O Alquimista Escreveu:Caro José

Continuando a nossa conversa, tu disseste:
ao contrário da leitura que fiz o preço pode muito bem estar a respirar/consolidar para proseguir por aí acima (está lá o stop para evitar que o tombo seja grande).


Deixo um gráfico da galp para veres como o preço se comportou quando chegou à linha superior. É certo que caiuaté à ML, mas antes disso ainda subiu mais um pouco. Ora, uma stoploss mal calculada e lá vai o negócio. E repara que depois de fraquejar ainda tentou subir e deu uma segunda hipótese de venda. Isto não quer dizer que a venda seja o negócio errado, mas que talvez seja o mais arriscado. Não teria sido mais fácil seguir a tendência (falo apenas perante a informação que está no gráfico e ignoro tudo o resto)?

Abraço


Caro Alquimista,

Excelente exemplo! O primeiro rectângulo seria um verdadeiro teste ao nervos de um trader.

Abraço
José Graça
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 161
Registado: 6/12/2013 18:57

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 6/2/2015 2:51

indian_joe Escreveu:A verdade é que neste momento não consigo chegar a uma conclusão concreta sobre se existem mais vendedores ou compradores, na realidade fui precipitado e essa é a.mais pura das verdades! :wall:

Se fosse agora, provavelmente não teria feito o trade desta forma, teria esperado por uma barra que me mostrasse a força com que o mercado está em relação à median Line. Se ultrapassasse a linha e terminasse bem acima no seu movimento, provavelmente entraria longo no reveste à linha. Se ultrapassasse a linha e terminasse bem abaixo dela entraria curto no reteste da linha. Se ultrapasse a linha por pouca margem e terminasse próximo dela, provavelmente esperaria por mais uma ou duas barras que me indicassem a força dos vendedores ou dos compradores, e após esse sinal decidiria o sentido que o trade iria tomar.

Mais uma vez obrigada Alquimista!

Abraço
José Graça


Caro José, bem vejo que trilhas bons caminhos. Esta técnica ou ferramenta, como já reparaste, exige muito de nós, é como o exercício físico: no dia que deixares de exercer perdes o ritmo. Está longe de ser algo como "ora bem, a média móvel está assim, o estocástico está assado, os índices estão grelhados, então vou vender/comprar". A magia dela é que exige constante observação e põe a responsabilidade sobre nós e não sobre um qualquer indicador. Também te advirto que no caminho te vais sentir frustrado e vais colocar em questão as linhas. A solução para isso é voltar a desenhar. Uma, cem, mil vezes, as que forem precisas. Apaga e redesenha. E faz sempre uma boa gestão do risco.

Abraço
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por indian_joe » 6/2/2015 2:35

O Alquimista Escreveu:Caro José Graça,

Em primeiro lugar quero pedir-te desculpa se te ofendi de alguma forma, não era de todo essa a minha intenção, até porque de todo o forum és dos membros que mais valorizo, num conjunto de poucos membros frequentadores deste forum. Até ao momento nunca te abstiveste de responder às minhas dúvidas, só me resta agradecer!

Jamais me senti ofendido contigo ou com o Chico, está (estejam) descansado(s). Quem me verdadeiramente ofender só terá de mim o silêncio (é claro que de vez em quando lá levará umas bicadas, mas isso são ossos do ofício. Mas, o que são as minhas bicadas quando comparadas com as bicados do mercado?).

Este é a primeira entrada curta que realizo e pelas perguntas que me colocaste tem tudo para correr mal...

Não te precipites na conclusão. É o teu negócio, a tua maneira de ver o mercado. As perguntas são apenas para te lembrar que há sempre qualquer coisita que fica para trás.

Citando o que Alan Andrews escreveu e estudou: "prices will either reverse on meeting the ML or gap through it". Foi precisamente isso que me levou a entrar curto, entrei ao terceiro toque da MLH superior que agiu como barreira aos 3.155, no entanto, ao contrário da leitura que fiz o preço pode muito bem estar a respirar/consolidar para proseguir por aí acima (está lá o stop para evitar que o tombo seja grande).

Correcto, ele diz isso no seu curso mas tens que ver que quando o preço chega a uma ML deixa duas alternativas: reverte ou continua o movimento. Ora, se à partida são possíveis 2 acontecimentos, tens de saber muito bem por qual deles optas, só isso. Um dica: ignora a linha e tenta justificar que naquele lugar "há mais vendedores que compradores". Se conseguires, óptimo (repara que não terás precisado da linha). Afinal, o que é uma linha, qualquer linha, mesmo que ela seja uma ML?


A median line foi desenhada através de uma modified Schiff ML, devido à subida ter sido feita de forma algo acentuada e entender que esta descreve o caminho que o preço fez da melhor forma. Contudo a escolha do pivot poderia muito bem sido o fim da ultima correcção (dia 04 de agosto de 2014), que a meu ver me deixaria neste momento no mesmo "Bias".

Parabéns! Forma correcta de usar essa ferramenta.

A stoploss foi colocada utilizando o ATR(200) multiplicado por 1,5 e adicionada ao preço de entrada, foi utilizada a ATR(200) por esta ser superior à ATR(34) e meultiplicada somente por 1,5 por se tratar de um titulo com pouca volatilidade.

Vejo que dominas este assunto. Vai fazendo os teus testes pois podes encontrar valores que te agradem mais.

Se o preço fizer o caminho que pretendo, irei vigiar a zona dos 2,95 e assim que o risco se colapsar passarei o stop para Break Even, os 2,80 serão também uma zona onde o preço poderá inverter.

É no início que devemos ponderar todas essas questões.

Em suma: vejo bem que revelas estudo e dedicação. E tens um plano, o que é muito importante! Como é que eu sei? Pelas respostas que deste e os fundamentos apresentados. E isso, meu caro José, é trabalho que 90% do pessoal não faz.
Uma palavra final: se o mercado tem a tendência de nos dar uma segunda hipótese de entrada, porquê forçar a primeira?

Abraço


Caro Alquimista,

Obrigado pelos comentários. De cada vez que fazes uma observação abres-me os olhos.
A verdade é que neste momento não consigo chegar a uma conclusão concreta sobre se existem mais vendedores ou compradores, na realidade fui precipitado e essa é a.mais pura das verdades! :wall:

Se fosse agora, provavelmente não teria feito o trade desta forma, teria esperado por uma barra que me mostrasse a força com que o mercado está em relação à median Line. Se ultrapassasse a linha e terminasse bem acima no seu movimento, provavelmente entraria longo no reveste à linha. Se ultrapassasse a linha e terminasse bem abaixo dela entraria curto no reteste da linha. Se ultrapasse a linha por pouca margem e terminasse próximo dela, provavelmente esperaria por mais uma ou duas barras que me indicassem a força dos vendedores ou dos compradores, e após esse sinal decidiria o sentido que o trade iria tomar.

Mais uma vez obrigada Alquimista!

Abraço
José Graça
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 161
Registado: 6/12/2013 18:57

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 6/2/2015 2:34

Caro José

Continuando a nossa conversa, tu disseste:
ao contrário da leitura que fiz o preço pode muito bem estar a respirar/consolidar para proseguir por aí acima (está lá o stop para evitar que o tombo seja grande).


Deixo um gráfico da galp para veres como o preço se comportou quando chegou à linha superior. É certo que caiuaté à ML, mas antes disso ainda subiu mais um pouco. Ora, uma stoploss mal calculada e lá vai o negócio. E repara que depois de fraquejar ainda tentou subir e deu uma segunda hipótese de venda. Isto não quer dizer que a venda seja o negócio errado, mas que talvez seja o mais arriscado. Não teria sido mais fácil seguir a tendência (falo apenas perante a informação que está no gráfico e ignoro tudo o resto)?

Abraço
Anexos
galp.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 6/2/2015 1:43

Caro José Graça,

Em primeiro lugar quero pedir-te desculpa se te ofendi de alguma forma, não era de todo essa a minha intenção, até porque de todo o forum és dos membros que mais valorizo, num conjunto de poucos membros frequentadores deste forum. Até ao momento nunca te abstiveste de responder às minhas dúvidas, só me resta agradecer!

Jamais me senti ofendido contigo ou com o Chico, está (estejam) descansado(s). Quem me verdadeiramente ofender só terá de mim o silêncio (é claro que de vez em quando lá levará umas bicadas, mas isso são ossos do ofício. Mas, o que são as minhas bicadas quando comparadas com as bicados do mercado?).

Este é a primeira entrada curta que realizo e pelas perguntas que me colocaste tem tudo para correr mal...

Não te precipites na conclusão. É o teu negócio, a tua maneira de ver o mercado. As perguntas são apenas para te lembrar que há sempre qualquer coisita que fica para trás.

Citando o que Alan Andrews escreveu e estudou: "prices will either reverse on meeting the ML or gap through it". Foi precisamente isso que me levou a entrar curto, entrei ao terceiro toque da MLH superior que agiu como barreira aos 3.155, no entanto, ao contrário da leitura que fiz o preço pode muito bem estar a respirar/consolidar para proseguir por aí acima (está lá o stop para evitar que o tombo seja grande).

Correcto, ele diz isso no seu curso mas tens que ver que quando o preço chega a uma ML deixa duas alternativas: reverte ou continua o movimento. Ora, se à partida são possíveis 2 acontecimentos, tens de saber muito bem por qual deles optas, só isso. Um dica: ignora a linha e tenta justificar que naquele lugar "há mais vendedores que compradores". Se conseguires, óptimo (repara que não terás precisado da linha). Afinal, o que é uma linha, qualquer linha, mesmo que ela seja uma ML?


A median line foi desenhada através de uma modified Schiff ML, devido à subida ter sido feita de forma algo acentuada e entender que esta descreve o caminho que o preço fez da melhor forma. Contudo a escolha do pivot poderia muito bem sido o fim da ultima correcção (dia 04 de agosto de 2014), que a meu ver me deixaria neste momento no mesmo "Bias".

Parabéns! Forma correcta de usar essa ferramenta.

A stoploss foi colocada utilizando o ATR(200) multiplicado por 1,5 e adicionada ao preço de entrada, foi utilizada a ATR(200) por esta ser superior à ATR(34) e meultiplicada somente por 1,5 por se tratar de um titulo com pouca volatilidade.

Vejo que dominas este assunto. Vai fazendo os teus testes pois podes encontrar valores que te agradem mais.

Se o preço fizer o caminho que pretendo, irei vigiar a zona dos 2,95 e assim que o risco se colapsar passarei o stop para Break Even, os 2,80 serão também uma zona onde o preço poderá inverter.

É no início que devemos ponderar todas essas questões.

Em suma: vejo bem que revelas estudo e dedicação. E tens um plano, o que é muito importante! Como é que eu sei? Pelas respostas que deste e os fundamentos apresentados. E isso, meu caro José, é trabalho que 90% do pessoal não faz.
Uma palavra final: se o mercado tem a tendência de nos dar uma segunda hipótese de entrada, porquê forçar a primeira?

Abraço
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Google [Bot], PAULOJOAO e 255 visitantes