Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Oportunidades especulativas

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Oportunidades especulativas

por malvoisin » 2/4/2015 14:19

Alquimista,

ainda em relação ao '"Hagopian" Forte', acrescento ainda um outro ""Hagopian" - o "Muito Forte" - anexo esquema ilustrativo do que pretendo dizer.
Achas que têm lógica as hipóteses do esquema?

quanto ao tape-reading, penso ser algo de que já falámos, ex.: uma longa vela verde numa zona de bottom poderá sugerir forte pressão compradora e, consequentemente, uma inversão de tendência (é um mero exemplo). é a isto que te referes quando de falas de tape-reading?

em relação ao volume, apenas referi o que o Tim Morge disse a título de curiosidade, e tb para alertar eventuais especuladores que olhem para as barras de volume como sendo algo fiável (pelos vistos não é...). ainda em relação ao Tim Morge, penso que ele disse que "infelizmente" o volume não é fiável, parecendo-me ter sugerido que, caso o fosse, eventualmente usaria essa "muleta".
seja como for, tb deixei de usar essa muleta bem como os diversos indicadores, divergências, etc.

Abraço!
Anexos
Natura e Contra-Natura.jpg
 
Mensagens: 776
Registado: 6/3/2014 19:07

Re: Oportunidades especulativas

por chico_laranja » 2/4/2015 11:01

O Alquimista Escreveu:
chico_laranja Escreveu:Mas deixo uma dica. Contem quantas cotações têm tipicamente os gráficos d'O Alquimista. Agora é passar isso para dias úteis e sabem a(s) escala(s) temporal(s) a usar.


Chico,

Podem tentar descobrir a escala temporal, mas se não souberem a que mercado se referem os gráficos que por aqui vou colocando não lhes adiantará de nada. Aliás, em alguns casos até poderia colocar o gráfico com referência temporal e cotação que continuariam na ignorância...como por exemplo este que agora aqui deixo.
A não ser que...

Abraço


Não era nessa dimensão que estava a falar.

Estava a falar em que dessa forma, para fundos com 1 cotação por dia, o gráfico de tempos mais usual será o que tem umas 200 amostras embora outros sejam possíveis como já mostraste aqui gráficos com 20 amostras ou menos.
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.
 
Mensagens: 1351
Registado: 29/11/2007 2:37
Localização: Avanca

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 2/4/2015 2:32

Caro Malvoisin,

imaginemos uma qq fork ascendente (genericamente falando), e suponhamos que o preço vai desde o pivot B até à median line, testando-a e voltando logo a seguir a dirigir-se para a upper median line (uma das 4 hipoteses do Dr.Andrews) sem que, portanto, o preço tenha sequer entrado na metade inferior da fork (ou praticamente nada).
não se poderá considerar esta situação como sendo um caso particular de Hagopian?

Seguindo a ortodoxia da técnica, a situação que relatas é o inverso de Hagopian, na medida em que o preço se situa entre as linhas que supostamente deve respeitar (no teu caso, ressaltará, como dizes, na median line e dirigir-se-á à upper median line). Ou seja, o preço está a fazer o que é suposto fazer na maior parte dos casos: ir de uma linha à linha seguinte.

ou para ser considerado Hagopian o preço teria que entrar um pouco que fosse dentro da metade inferior da fork, e então sim, inverter para cima deixando a tal distancia necessária da Lower Median Line para ser considerado como tal.

Sim, será mais isso. Hagopian é a falha do que é suposto acontecer. Exemplo: se o mercado está numa fase ascendente e o preço está ziguezagueando entre a median line e a upper median line (ou seja, fazendo higher highs e higher lows), se a determinada altura quebra a median line, que até então vinha servindo de suporte, e "desiste" de atingir a linha que seria suposto atingir (no caso a upper median line), pode ser um primeiro sinal de hagopian ao realizar um lower high

é que, seja como for, dado que o conceito de Hagopian se relaciona com força (neste caso) ou fraqueza do preço por este se ter "recusado" a dirigir-se à ML seguinte (neste caso deveria ter ido até à LML, e não foi), parece-me claro que quando o preço ressalta na median line sem que chegue a entrar na metade inferior da fork, isso é claramente um sinal de força, ou seja, um caso particular de hagopian ainda mais relevante do que os tipicos Hagopians de que se tem falado (que ainda chegam a entrar na metade inferior da fork), nao é assim?

O facto de o preço se situar acima da median line já é um sinal de força e está a cumprir as regras básicas da técnica (os tais 70%-80%). Como o que é suposto acontecer está a acontecer, diria, tal como na primeira resposta, que é o reverso do Hagopian (pensado e construído para a falha do que é suposto acontecer). Agora, se quiseres qualificar a situação que descreves como um hagopian muito forte, não vejo nenhum mal nisso, desde que tenhas em atenção que nesse teu caso o preço está do lado dos 70%/80% de probabilidade

ainda relacionado com Hagopians, outra questão sensivel é a seguinte: um qq Hagopian (generico) será de facto um Hagopian ou um re-teste à linha? O Tim Morge responde a essa questao num dos videos, e por acaso a explicação dele para esse caso em particular é excelente, mas nem smp será a coisa mais facil de distinguir (Hagopian ou re-teste).

É uma das mais difíceis questões. Sim, tens toda a razão: por vezes é difícil distinguir as duas situações e não por acaso que surge o dito "João Moura". É aqui que entra a experiência, uma certa arte. Para tentar ultrapassar a questão sempre poderemos esperar mais um pouco que o preço mostre o que realmente quer fazer porque, na maior parte dos casos, dar-nos-á uma 2ª hipótese de entrada. Outra solução é recorrer à leitura do price action (tape reading) mas isto não se aprende olhando para forquilhas :mrgreen: (ou qualquer outro indicador).

e agora, something completely differente: o volume. o Tim Morge refere que não da importância ao volume por este ser pouco fiável - segundo ele ha uma serie de ordens (mesmo por vezes ordens que ele proprio dá, e portanto ele sabe...) cujo volume nao é contabilizado, e daí ele nao entrar em linha de conta com o volume.

e ja que o proprio Tim Morge se assume como sendo uma baleia importante, eventualmente das mais importantes que por aí navegam, imagine-se a quantidade de activos que são transaccionados sem que haja qq informação sobre essas mesmas transacçoes (a nao ser, claro está, no preço), podendo dar origem a barras de volume perfeitamente erróneas ("ah, que dia com tao pouco volume", e afinal...).

Como já disse várias vezes, eu não preciso de ver o volume para discernir o negócio a realizar. Aprendi a não precisar dessa muleta. Se continuares a seguir as lições do Morge também atingirás essa fase. Além de que se pode "ver" o volume nas velas ou nas barras: o volume que me interessa ver não é se se negociaram x acções ou y contratos, mas se em determinado nível houve mais "volume comprador/vendedor", ou seja, "mais" compradores que vendedores ou vice versa. E isso pode ser "facilmente" visto num gráfico de preços, é o que os tape readers faziam e fazem: quando liam ou lêem a fita só vêem o preço e não o volume. Se bem virmos as coisas e testarmos os conceitos, se necessário indo mais além do que vem nos livros (náo é por falta de literatura que a maioria não singra), não será um suporte ou uma resistência precisamente o outro nome de volume?

Abraço
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por malvoisin » 2/4/2015 1:44

Caro Alquimista,

imaginemos uma qq fork ascendente (genericamente falando), e suponhamos que o preço vai desde o pivot B até à median line, testando-a e voltando logo a seguir a dirigir-se para a upper median line (uma das 4 hipoteses do Dr.Andrews) sem que, portanto, o preço tenha sequer entrado na metade inferior da fork (ou praticamente nada).

não se poderá considerar esta situação como sendo um caso particular de Hagopian? ou para ser considerado Hagopian o preço teria que entrar um pouco que fosse dentro da metade inferior da fork, e então sim, inverter para cima deixando a tal distancia necessária da Lower Median Line para ser considerado como tal.

é que, seja como for, dado que o conceito de Hagopian se relaciona com força (neste caso) ou fraqueza do preço por este se ter "recusado" a dirigir-se à ML seguinte (neste caso deveria ter ido até à LML, e não foi), parece-me claro que quando o preço ressalta na median line sem que chegue a entrar na metade inferior da fork, isso é claramente um sinal de força, ou seja, um caso particular de hagopian ainda mais relevante do que os tipicos Hagopians de que se tem falado (que ainda chegam a entrar na metade inferior da fork), nao é assim?

ainda relacionado com Hagopians, outra questão sensivel é a seguinte: um qq Hagopian (generico) será de facto um Hagopian ou um re-teste à linha? O Tim Morge responde a essa questao num dos videos, e por acaso a explicação dele para esse caso em particular é excelente, mas nem smp será a coisa mais facil de distinguir (Hagopian ou re-teste).

e agora, something completely differente: o volume. o Tim Morge refere que não da importância ao volume por este ser pouco fiável - segundo ele ha uma serie de ordens (mesmo por vezes ordens que ele proprio dá, e portanto ele sabe...) cujo volume nao é contabilizado, e daí ele nao entrar em linha de conta com o volume.

e ja que o proprio Tim Morge se assume como sendo uma baleia importante, eventualmente das mais importantes que por aí navegam, imagine-se a quantidade de activos que são transaccionados sem que haja qq informação sobre essas mesmas transacçoes (a nao ser, claro está, no preço), podendo dar origem a barras de volume perfeitamente erróneas ("ah, que dia com tao pouco volume", e afinal...).
 
Mensagens: 776
Registado: 6/3/2014 19:07

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 1/4/2015 17:22

chico_laranja Escreveu:Mas deixo uma dica. Contem quantas cotações têm tipicamente os gráficos d'O Alquimista. Agora é passar isso para dias úteis e sabem a(s) escala(s) temporal(s) a usar.


Chico,

Podem tentar descobrir a escala temporal, mas se não souberem a que mercado se referem os gráficos que por aqui vou colocando não lhes adiantará de nada. Aliás, em alguns casos até poderia colocar o gráfico com referência temporal e cotação que continuariam na ignorância...como por exemplo este que agora aqui deixo.
A não ser que...

Abraço
Anexos
ui.png
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por chico_laranja » 1/4/2015 11:52

Eu percebo perfeitamente a tua posição e sei que isto dá para aplicar nos fundos também.

Quanto aos justos..... Damn.

Eles se são justos sabem o que a vida custa, já vieram aqui agradecer os teus ensinamentos e começam mas é a estudar as MLs :twisted: .

Mas deixo uma dica. Contem quantas cotações têm tipicamente os gráficos d'O Alquimista. Agora é passar isso para dias úteis e sabem a(s) escala(s) temporal(s) a usar.

(sim, sei que tens JNK e EEM pois acompanho o outro tópico também :-" )

Um abraço e boas OE.
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.
 
Mensagens: 1351
Registado: 29/11/2007 2:37
Localização: Avanca

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 31/3/2015 17:01

chico_laranja Escreveu:Alquimista

Isso queria eu ver.

Um exemplo desta técnica aplicada a FI :-"

Já se sabe que a plateia teria que esperar umas semanas para ver um ganho jeitoso pois apenas há 1 cotação por dia nos FIs mas não é impossível


Chico,

Já tive oportunidade de dizer que a técnica pode ser aplicada a qualquer coisa que flutue. Ora, não sendo os FI excepção, a eles também é aplicável.

Uma das formas que encontrei para tentar demonstrar a aplicação da técnica aos FI foi seleccionar 2/3 activos que mais se parecessem com eles. Escolhi dois etf: o EEM e o JNK. Ambos fazem parte do projecto FI Alquimia 2015. Quem segue o outro tópico sabe quando é que eles foram adquiridos para a carteira e qual a razão técnica. É claro que com eles não vou a lado nenhum em termos de concretização do desiderato associado ao FI Alquimia 2015, mas o verdadeiro propósito da sua inclusão não foi esse (era apenas uma forma de participar num evento que alguém sugeriu mas que nunca chegou a ver a luz do dia).

Dado que a área dos fundos e quejandos é a mais seguida no âmbito do caldeirão (basta ver o nº de visualizações dos tópicos do Rick e do tópico do VirtuaGod), se começasse a fazer o que faço nos meus tópicos, caía o Carmo e a Trindade...e fico-me por aqui nas suposições ou consequências.

Além de que não sou profissional desta área, já trabalhei o suficiente para aquecer e não me apetece nada continuar a "dar borlas", por todas as razões mas principalmente por uma estritamente egoísta: se há pessoal do "lado passivo do investimento" que aprecio e "com quem vou à bola", há outros...minha Nossa Senhora! Ora, não quero que "este lado da bancada" possa ter a possibilidade de simplesmente beneficiar de um trabalho ou postura que tanto depreciam (quero lá saber se não beneficiam ou se nunca tentaram, o que me preocupa é haver essa possibilidade). Posso ser parvo, mas não sou ingénuo (ou se o fui, foi por uma causa muito própria). Castiga-se o justo pelo pecador? Castiga-se. Os justos que não desanimem: eles sabem como me contactar.

Abraço
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por chico_laranja » 31/3/2015 10:56

Alquimista

Isso queria eu ver.

Um exemplo desta técnica aplicada a FI :-"

Já se sabe que a plateia teria que esperar umas semanas para ver um ganho jeitoso pois apenas há 1 cotação por dia nos FIs mas não é impossível
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.
 
Mensagens: 1351
Registado: 29/11/2007 2:37
Localização: Avanca

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 30/3/2015 23:02

O Alquimista Escreveu:(Ainda nesta página)

Oportunidade especulativa em construção:

Será que depois de fazer um novo máximo, vai penetrar na área que havia assinalado? Se sim, onde colocar o pivot c do fork?

Não colou na área assinalada. A colocação de uma ordem de compra no local deparar-se-ia com a problemática da colocação da stoploss. Neste momento pode estar a formar uma estrutura para ser usada como protecção ("João Moura"?)numa futura compra, que desde que o preço se comporte de modo parecido com o que está desenhado no 2º gráfico. Até lá nada a fazer (sob o ponto de vista de uma compra).


Parece que o preço quer fazer aquilo que "queria" que ele fizesse para me interessar por uma compra. Como é óbvio, se tal suceder, será mera coincidência. Também é coincidência comprar uma acção, um etf, um fundo de investimento e a respectiva cotação subir... a não ser que... :-$


Teima em continuar a fazer "o que se queria" que fizesse para me convencer a comprar. As expectativas são grandes mas para já não passam disso mesmo.
Anexos
tu.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 29/3/2015 23:28

(Ainda nesta página)

Oportunidade especulativa em construção:

Será que depois de fazer um novo máximo, vai penetrar na área que havia assinalado? Se sim, onde colocar o pivot c do fork?

Não colou na área assinalada. A colocação de uma ordem de compra no local deparar-se-ia com a problemática da colocação da stoploss. Neste momento pode estar a formar uma estrutura para ser usada como protecção ("João Moura"?)numa futura compra, que desde que o preço se comporte de modo parecido com o que está desenhado no 2º gráfico. Até lá nada a fazer (sob o ponto de vista de uma compra).


Parece que o preço quer fazer aquilo que "queria" que ele fizesse para me interessar por uma compra. Como é óbvio, se tal suceder, será mera coincidência. Também é coincidência comprar uma acção, um etf, um fundo de investimento e a respectiva cotação subir... a não ser que... :-$

É de admirar que um adivinho não ria ao ver outro adivinho - Cícero
Anexos
tu1.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 27/3/2015 9:29

zecatreca_1 Escreveu:Leste mal.
Eu disse que ninguém sabe se quebra. E quem diz que sabe é um grande macaco.
Tinhas a certeza que ia lá? Se sim, então colocavas as fichas todas, um all in.
Abraço :wink:


É evidente que tinha a certeza que ia lá: é uma questão de relacionar a probabilidade relativa ao objectivo final com a probabilidade de um evento intermédio. Quanto a fazer all in, era uma possibilidade, mas prefiro ser um macaco com dinheiro no bolso do que um leão teso.

Abraço
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por zecatreca_1 » 27/3/2015 8:16

O Alquimista Escreveu:
zecatreca_1 Escreveu:Boa malha.
Excelente leitura das linhas/forquilhas. Parabéns.
Abraço


Obrigado.
Acho que foi a 1º vez que coloquei aqui uma análise ao sp500 num timeframe tão pequeno.

A propósito não sei de quê e num outro tópico disseste que só quem fosse macaco é que poderia dizer que os 2060 não aguentariam. Nesse momento senti-me o animal na jaula (vinha usando esta imagem dos "animais na jaula": o feitiço vira-se mesmo contra o feiticeiro :mrgreen: ) pois o negócio pressupunha precisamente que os 2060 fossem quebrados para se atingirem os dois últimos targets. Mas esta figura de macaco não me importo nada de fazer \:D/

Abraço

zecatreca_1 Escreveu:
fjcbolsa Escreveu:
zecatreca_1 Escreveu:Já agora, stops a 2060.... allez allez ...


será que aguentam :oops: :?:

Ninguém sabe!
E quem diz que sabe, ....é um grande macaco.
Já estive mais otimista.


Leste mal.
Eu disse que ninguém sabe se quebra. E quem diz que sabe é um grande macaco.
Tinhas a certeza que ia lá? Se sim, então colocavas as fichas todas, um all in.
Abraço :wink:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1540
Registado: 17/2/2012 14:31

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 27/3/2015 0:29

zecatreca_1 Escreveu:Boa malha.
Excelente leitura das linhas/forquilhas. Parabéns.
Abraço


Obrigado.
Acho que foi a 1º vez que coloquei aqui uma análise ao sp500 num timeframe tão pequeno.

A propósito não sei de quê e num outro tópico disseste que só quem fosse macaco é que poderia dizer que os 2060 não aguentariam. Nesse momento senti-me o animal na jaula (vinha usando esta imagem dos "animais na jaula": o feitiço vira-se mesmo contra o feiticeiro :mrgreen: ) pois o negócio pressupunha precisamente que os 2060 fossem quebrados para se atingirem os dois últimos targets. Mas esta figura de macaco não me importo nada de fazer \:D/

Abraço
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 27/3/2015 0:10

O Alquimista Escreveu:Será que depois de fazer um novo máximo, vai penetrar na área que havia assinalado? Se sim, onde colocar o pivot c do fork?


Não colou na área assinalada. A colocação de uma ordem de compra no local deparar-se-ia com a problemática da colocação da stoploss. Neste momento pode estar a formar uma estrutura para ser usada como protecção ("João Moura"?)numa futura compra, que desde que o preço se comporte de modo parecido com o que está desenhado no 2º gráfico. Até lá nada a fazer (sob o ponto de vista de uma compra).
Anexos
tu.jpg
tu1.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por zecatreca_1 » 26/3/2015 22:04

O Alquimista Escreveu:Gráfico 1:

Após ter namorado a UMLH lá se decidiu a caminhar no sentido da posição, aproximando-se do 1.º target. Mais uma vez baixando a stop profit para o pivot relevante.

Este negócio serve igualmente para demonstrar algo que já foi referido: à medida que o tempo avança e se encaminha para a linha sem que o preço a atinja, o target vai melhorando; aquilo que no início será no mínimo um negócio com um r:r de 1/3 transformar-se-á num r:r de 1/5, 1/10, etc..

1º target atingido, stoploss acima do pivot relevante, esperando-se ida à lmlh


ordem de stop (profit) atingida, negócio concluído.
Mercado: oil (wti) 4 h


Gráfico 2:

Usando a reverse median line para seleccionar um local que poderá interessar para uma venda.
Mais um pouco de price action na zona e pode criar-se uma oportunidade especulativa vendedora. Como o sinal é puro price action, é tudo feito a olhómetro, daí que possa surgir a qualquer altura. Se fosse uma questão de linha (reverse median line), a venda já teria sido (já foi) executada
Acompanhando a evolução do preço bem de perto e só com o olhar.
Continuando a observar os "animais na jaula".


Os "animais na jaula" deram (de novo) o sinal - regra 2: prices will either reverse on meeting the ML or gap through it. Hipotética reversão à linha faz parte da equação. Logo que preço quebre o relevante swing low, stoploss para b/e em qualquer das duas vendas (a agressiva, já realizada - ver sublinhado - e a conservadora). Ambas as vendas têm os mesmos objectivos.


1º target atingido. Stoploss para b/e. Dada a proximidade da median line do fork descendente, o 2º target (um qualquer ponto daquela ml) pode ser atingido dentro de pouco tempo. Aquando do planeamento não se esperou que este 2º targert fosse atingido tão rapidamente (se o for). Embora se possa ponderar, em momento ulterior, uma ida do preço à lmlh (paralela inferior), o 3º target corresponde ao mínimo (linha horizontal).


2º e 3º targets atingidos, negócio concluído.
Mercado: sp500, 30 m

Semana especulativa encerrada.

Boa malha.
Excelente leitura das linhas/forquilhas. Parabéns.
Abraço
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1540
Registado: 17/2/2012 14:31

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 26/3/2015 12:41

Gráfico 1:

Após ter namorado a UMLH lá se decidiu a caminhar no sentido da posição, aproximando-se do 1.º target. Mais uma vez baixando a stop profit para o pivot relevante.

Este negócio serve igualmente para demonstrar algo que já foi referido: à medida que o tempo avança e se encaminha para a linha sem que o preço a atinja, o target vai melhorando; aquilo que no início será no mínimo um negócio com um r:r de 1/3 transformar-se-á num r:r de 1/5, 1/10, etc..

1º target atingido, stoploss acima do pivot relevante, esperando-se ida à lmlh


ordem de stop (profit) atingida, negócio concluído.
Mercado: oil (wti) 4 h


Gráfico 2:

Usando a reverse median line para seleccionar um local que poderá interessar para uma venda.
Mais um pouco de price action na zona e pode criar-se uma oportunidade especulativa vendedora. Como o sinal é puro price action, é tudo feito a olhómetro, daí que possa surgir a qualquer altura. Se fosse uma questão de linha (reverse median line), a venda já teria sido (já foi) executada
Acompanhando a evolução do preço bem de perto e só com o olhar.
Continuando a observar os "animais na jaula".


Os "animais na jaula" deram (de novo) o sinal - regra 2: prices will either reverse on meeting the ML or gap through it. Hipotética reversão à linha faz parte da equação. Logo que preço quebre o relevante swing low, stoploss para b/e em qualquer das duas vendas (a agressiva, já realizada - ver sublinhado - e a conservadora). Ambas as vendas têm os mesmos objectivos.


1º target atingido. Stoploss para b/e. Dada a proximidade da median line do fork descendente, o 2º target (um qualquer ponto daquela ml) pode ser atingido dentro de pouco tempo. Aquando do planeamento não se esperou que este 2º targert fosse atingido tão rapidamente (se o for). Embora se possa ponderar, em momento ulterior, uma ida do preço à lmlh (paralela inferior), o 3º target corresponde ao mínimo (linha horizontal).


2º e 3º targets atingidos, negócio concluído.
Mercado: sp500, 30 m

Semana especulativa encerrada.
Anexos
crude.jpg
sp500.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 26/3/2015 0:08

À espera que penetre e cole


Não penetrou, tendo feito um novo máximo. Fim. Em revisão para nova oportunidade


Será que depois de fazer um novo máximo, vai penetrar na área que havia assinalado? Se sim, onde colocar o pivot c do fork? A entrada de um novo mês terá alguma influência? O que nos diz a Commitments of Traders (COT) sobre este activo? A acompanhar de muito perto.

The Commitments of Traders (COT) reports provide a breakdown of each Tuesday’s open interest for markets in which 20 or more traders hold positions equal to or above the reporting levels established by the CFTC.

http://www.cftc.gov/MARKETREPORTS/COMMI ... /INDEX.HTM
Anexos
tu.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 25/3/2015 22:29

Usando a reverse median line para seleccionar um local que poderá interessar para uma venda.
Mais um pouco de price action na zona e pode criar-se uma oportunidade especulativa vendedora. Como o sinal é puro price action, é tudo feito a olhómetro, daí que possa surgir a qualquer altura. Se fosse uma questão de linha (reverse median line), a venda já teria sido (já foi) executada
Acompanhando a evolução do preço bem de perto e só com o olhar.
Continuando a observar os "animais na jaula".


Os "animais na jaula" deram (de novo) o sinal - regra 2: prices will either reverse on meeting the ML or gap through it. Hipotética reversão à linha faz parte da equação. Logo que preço quebre o relevante swing low, stoploss para b/e em qualquer das duas vendas (a agressiva, já realizada - ver sublinhado - e a conservadora). Ambas as vendas têm os mesmos objectivos.


1º target atingido. Stoploss para b/e. Dada a proximidade da median line do fork descendente, o 2º target (um qualquer ponto daquela ml) pode ser atingido dentro de pouco tempo. Aquando do planeamento não se esperou que este 2º targert fosse atingido tão rapidamente (se o for). Embora se possa ponderar, em momento ulterior, uma ida do preço à lmlh (paralela inferior), o 3º target corresponde ao mínimo (linha horizontal).
Anexos
tu.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 25/3/2015 18:39

zecatreca_1 Escreveu:You got talent!
:mrgreen: :wink:


The lines, not me!, got talent.
Abraço
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por zecatreca_1 » 25/3/2015 17:48

O Alquimista Escreveu:
Usando a reverse median line para seleccionar um local que poderá interessar para uma venda.
Mais um pouco de price action na zona e pode criar-se uma oportunidade especulativa vendedora. Como o sinal é puro price action, é tudo feito a olhómetro, daí que possa surgir a qualquer altura. Se fosse uma questão de linha (reverse median line), a venda já teria sido (já foi) executada
Acompanhando a evolução do preço bem de perto e só com o olhar.
Continuando a observar os "animais na jaula".


Os "animais na jaula" deram (de novo) o sinal - regra 2: prices will either reverse on meeting the ML or gap through it. Hipotética reversão à linha faz parte da equação. Logo que preço quebre o relevante swing low, stoploss para b/e em qualquer das duas vendas (a agressiva, já realizada - ver sublinhado - e a conservadora). Ambas as vendas têm os mesmos objectivos.


You got talent!
:mrgreen: :wink:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1540
Registado: 17/2/2012 14:31

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 24/3/2015 22:50

Usando a reverse median line para seleccionar um local que poderá interessar para uma venda.
Mais um pouco de price action na zona e pode criar-se uma oportunidade especulativa vendedora. Como o sinal é puro price action, é tudo feito a olhómetro, daí que possa surgir a qualquer altura. Se fosse uma questão de linha (reverse median line), a venda já teria sido (já foi) executada
Acompanhando a evolução do preço bem de perto e só com o olhar.
Continuando a observar os "animais na jaula".


Os "animais na jaula" deram (de novo) o sinal - regra 2: prices will either reverse on meeting the ML or gap through it. Hipotética reversão à linha faz parte da equação. Logo que preço quebre o relevante swing low, stoploss para b/e em qualquer das duas vendas (a agressiva, já realizada - ver sublinhado - e a conservadora). Ambas as vendas têm os mesmos objectivos.
Anexos
tu.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 24/3/2015 21:57

À espera que penetre e cole.


Não penetrou, tendo feito um novo máximo. Fim. Em revisão para nova oportunidade.
Anexos
tu.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 23/3/2015 23:56

Gráfico 1:
O Alquimista Escreveu:
Usando a reverse median line para seleccionar um local que poderá interessar para uma venda.
Mais um pouco de price action na zona e pode criar-se uma oportunidade especulativa vendedora. Como o sinal é puro price action, é tudo feito a olhómetro, daí que possa surgir a qualquer altura. Se fosse uma questão de linha (reverse median line), a venda já teria sido (já foi) executada

Acompanhando a evolução do preço bem de perto e só com o olhar.

Continuando a observar os "animais na jaula".

Gráfico 2:
17-3:
aguardando serenamente a caminhada para o 2º target.

Idem.

Gráfico 3:
23-3: Uma descrição do "João Moura":
My pal JC Parets is nice with the charts. One of his favorite setups, from a trading perspective, is the false move. “From false moves come fast moves” is the applicable aphorism and it can work very well in both directions – false breakouts and false breakdowns. The mechanics behind this are simple – in a false move, the majority of the market is leaning the wrong way and price finds a level at which there are no more sellers (or buyers). The reaction can be swift and violent as everyone discovers, en masse, that they really weren’t that bullish (or bearish) after all.
http://thereformedbroker.com/2015/03/21 ... crude-oil/
PS. Às vezes o "João Moura" não é assim tão evidente. Se o fosse, perdia toda a piada.
Aplicando o conceito e completando-o com duas linhas horizontais, constrói-se uma oportunidade especulativa para esta semana. Target e stoploss nos locais mencionados e obedecendo sempre ao r:r 1/3. Se e só se o preço penetrar na área seleccionada e aí "colar", o que se verificará recorrendo ao price action.

À espera que penetre e cole.
Anexos
tu.jpg
tu1.jpg
tu2.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 23/3/2015 0:50

O Alquimista Escreveu:Uma descrição do "João Moura":
My pal JC Parets is nice with the charts. One of his favorite setups, from a trading perspective, is the false move. “From false moves come fast moves” is the applicable aphorism and it can work very well in both directions – false breakouts and false breakdowns. The mechanics behind this are simple – in a false move, the majority of the market is leaning the wrong way and price finds a level at which there are no more sellers (or buyers). The reaction can be swift and violent as everyone discovers, en masse, that they really weren’t that bullish (or bearish) after all.

http://thereformedbroker.com/2015/03/21 ... crude-oil/

PS. Às vezes o "João Moura" não é assim tão evidente. Se o fosse, perdia toda a piada.


Aplicando o conceito e completando-o com duas linhas horizontais, constrói-se uma oportunidade especulativa para esta semana. Target e stoploss nos locais mencionados e obedecendo sempre ao r:r 1/3. Se e só se o preço penetrar na área seleccionada e aí "colar", o que se verificará recorrendo ao price action.
Anexos
tu.jpg
tu.jpg (15.9 KiB) Visualizado 4968 vezes
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 22/3/2015 2:59

Uma descrição do "João Moura":
My pal JC Parets is nice with the charts. One of his favorite setups, from a trading perspective, is the false move. “From false moves come fast moves” is the applicable aphorism and it can work very well in both directions – false breakouts and false breakdowns. The mechanics behind this are simple – in a false move, the majority of the market is leaning the wrong way and price finds a level at which there are no more sellers (or buyers). The reaction can be swift and violent as everyone discovers, en masse, that they really weren’t that bullish (or bearish) after all.

http://thereformedbroker.com/2015/03/21 ... crude-oil/

PS. Às vezes o "João Moura" não é assim tão evidente. Se o fosse, perdia toda a piada.
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: ATIR_13, bento.jp13, Bing [Bot], Crissssx, farami, Ferreiratrade, Google Adsense [Bot], JoaoMatosSilva, KAWA, PacoNasssa, peterteam2, Phil2014, Xacal e 91 visitantes