Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Oportunidades especulativas

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Oportunidades especulativas

por malvoisin » 10/3/2015 16:24

Palavras sábias essas, Alquimista!

ainda nao fui ao site da IB que tu referiste há uns tempos, vou começar a ver esses videos.

abraço e obrigado!
 
Mensagens: 776
Registado: 6/3/2014 19:07

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 10/3/2015 16:02

malvoisin Escreveu:
reparei agora noutra coisa, os 2080: anterior máximo importante (penso que histórico) no índice, e ,simultaneamente, o valor exacto em que o preço testou, pela última vez, a median line da forquilha... seria sensato pensar nesse valor como 1º target, antes ainda do eventual toque na median line?


Sim, é muito sensato.

No meu modo de ver as coisas, o primeiro target corresponderá à primeira zona onde o preço, no seu movimento ascendente ou descendente, pode encontrar um obstáculo, ainda que temporário. É em relação a esse eventual obstáculo que calculo o r:r de 1:3. Esse obstáculo pode ou não ser uma qualquer ML. No caso que referes, esse valor é um obstáculo que aparece antes da ml. Por ser provável que o preço se dirija a uma linha não quer dizer que o faça facilmente e que não nos chateie pelo caminho...voltando por exemplo à posição onde entrámos só para testar as nossas convicções...

Abraço
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 10/3/2015 15:53

malvoisin Escreveu:Alquimista,

ainda andei a brincar com o teu gráfico em branco mas não me ocorreu nada de interessante. serviu, no entanto, para começar a estudar os pivots segundo a técnica do prof. Andrews (já percebi que é uma ferramenta mt interessante, mas complexa q.b. - a escolha dos pivots, a forma como se relacionam as linhas daí derivadas, etc.).

Entretanto, reparei nesta oportunidade no INX, espero que seja mais "oportuna" do que a última que enviei do DAX...

Abraço

p.s. a linha cyan a meio do gráfico não tem significado, foi mais para medir o "as below", e dps deixei-a lá sem querer.
(nada disso, a linha cyan na realidade é verde, e é a do próprio cursor, eu é q tinha desenhado uma naquela zona que dps apaguei e pensei que me tivesse esquecido).

p.s.s. esqueci-me:
stop loss - pensei num relativamente apertado, logo abaixo do Coil que indiquei (2030-35 (?)...).
Target: eventualmente como 1º target a ML da forquilha, e talvez como 2º target (ambicioso), um novo máximo no índice, ou até, a linha superior da forquilha.

Parece-te plausível este plano?


Olá Malvoisin,

Uma das dificuldades que senti quando comecei a usar as ML tal como estão descritas no curso foi a sua transposição para timeframes diferentes (inferiores) àqueles em que Andrews se movia (diários e semanais). Esta circunstância fazia com que ele tomasse posições no mercado logo que as linhas fossem testadas/quebradas. Tentei fazer o mesmo em gráficos de por ex. 1 h, 20 m, e vezes sem conta era stopado. Verifiquei então que, para quem, como eu, gosta de andar em timframes inferiores, devia ir mais além do curso, sem nunca esquecer as regras (são intemporais), daí que tivesse começado a ver os videos do Tim que estão na IB e os vários textos dele (às dezenas: se não compreendia à primeira, repetia as vezes que fossem necessárias). Se o tens feito, já deves ter reparado que ele fala em teste/reteste das linhas como forma de se esperar por um sinal claro do mercado em vez de confiar, quase cegamente, numa linha, ainda que a ela esteja associada uma probabilidade muito interessante. Foi a partir desta lição que comecei a falar por aqui de duas formas de entrar: a agressiva e a conservadora. Esta última é deveras aconselhável para quem está no início, seja qual for a técnica que use (esta ou outra qualquer).

Outra coisa que ele vai dizendo nos videos é que não acreditem nele e testem as ideias até à saciedade. Inicialmente, dei pouco valor a estas palavras (a ânsia de ganhar dinheiro turva o discernimento) mas pude verificar que elas encerram uma valiosíssima lição: a espera compensa. Na verdade, sempre que tive pressa em replicar algo que ele mostrava fui stopado. Ou seja, só por vermos que certa coisa funciona nas mãos do mestre não é garantia que funcione nas mãos do aprendiz.

Relativamente ao teu plano, faço alguns comentários:
- define o conceito e as características de "coil jeitoso" e tenta convencer outrem que o é (o outrem não sou eu :D , é para convenceres o teu alter ego);
- gosto de certas coisas apertadas, mas não quando se fala em stops;
- os coils são zonas que podem ser visitas pelo "joão moura" e lá se vai a posição.

Em suma: eu esperaria que o preço chegasse à zona de compra que seleccionaste e deixava o preço interagir com as linhas que aí passam. Se essa for realmente uma zona interessante, isso reflectir-se-á no preço, não há volta a dar-lhe. Então, com base nessa informação, sentir-te-ás mais confortável (a tal perspectiva conservadora). Tens que admitir que "os que mandam nisto" podem não concordar com essas linhas.

Abraço
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por malvoisin » 10/3/2015 15:33

malvoisin Escreveu:Alquimista,

ainda andei a brincar com o teu gráfico em branco mas não me ocorreu nada de interessante. serviu, no entanto, para começar a estudar os pivots segundo a técnica do prof. Andrews (já percebi que é uma ferramenta mt interessante, mas complexa q.b. - a escolha dos pivots, a forma como se relacionam as linhas daí derivadas, etc.).

Entretanto, reparei nesta oportunidade no INX, espero que seja mais "oportuna" do que a última que enviei do DAX...

Abraço

p.s. a linha cyan a meio do gráfico não tem significado, foi mais para medir o "as below", e dps deixei-a lá sem querer.
(nada disso, a linha cyan na realidade é verde, e é a do próprio cursor, eu é q tinha desenhado uma naquela zona que dps apaguei e pensei que me tivesse esquecido).

p.s.s. esqueci-me:
stop loss - pensei num relativamente apertado, logo abaixo do Coil que indiquei (2030-35 (?)...).
Target: eventualmente como 1º target a ML da forquilha, e talvez como 2º target (ambicioso), um novo máximo no índice, ou até, a linha superior da forquilha.

Parece-te plausível este plano?


reparei agora noutra coisa, os 2080: anterior máximo importante (penso que histórico) no índice, e ,simultaneamente, o valor exacto em que o preço testou, pela última vez, a median line da forquilha... seria sensato pensar nesse valor como 1º target, antes ainda do eventual toque na median line?
 
Mensagens: 776
Registado: 6/3/2014 19:07

Re: Oportunidades especulativas

por Limonov » 10/3/2015 14:45

Se tiver oportunidade faço-o no paint (deve sair lindo...) mas onde estou, ter internet para acabar de gastar a hora de almoço já é uma sorte.

Abraço,

Limonov
A liberdade que há no capitalismo é a do cão preso de dia e solto à noite.
Fonte - Espólio, Autor - Silva , Agostinho
 
Mensagens: 1402
Registado: 7/2/2014 18:03

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 10/3/2015 14:36

O Alquimista Escreveu:
Limonov Escreveu:Refiro-me aquele em que lanças o desafio, não tem linhas mas tem o anterior, que é o mesmo. Tenho de me referir a ele usado as tuas linhas porque não trnho hipótese de desenhar outras.

Abraço,

Limonov



bem... se não tens hipótese de desenhar... pensei que tivesses daí ter escrito o que acabei de escrever... mesmo assim faz como te sugiro, mesmo que nada coloques aqui

abraço
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por malvoisin » 10/3/2015 14:34

Alquimista,

ainda andei a brincar com o teu gráfico em branco mas não me ocorreu nada de interessante. serviu, no entanto, para começar a estudar os pivots segundo a técnica do prof. Andrews (já percebi que é uma ferramenta mt interessante, mas complexa q.b. - a escolha dos pivots, a forma como se relacionam as linhas daí derivadas, etc.).

Entretanto, reparei nesta oportunidade no INX, espero que seja mais "oportuna" do que a última que enviei do DAX...

Abraço

p.s. a linha cyan a meio do gráfico não tem significado, foi mais para medir o "as below", e dps deixei-a lá sem querer.
(nada disso, a linha cyan na realidade é verde, e é a do próprio cursor, eu é q tinha desenhado uma naquela zona que dps apaguei e pensei que me tivesse esquecido).

p.s.s. esqueci-me:
stop loss - pensei num relativamente apertado, logo abaixo do Coil que indiquei (2030-35 (?)...).
Target: eventualmente como 1º target a ML da forquilha, e talvez como 2º target (ambicioso), um novo máximo no índice, ou até, a linha superior da forquilha.

Parece-te plausível este plano?
Anexos
SP500 - O.E. 10-03-2015.jpg
Editado pela última vez por malvoisin em 10/3/2015 15:10, num total de 4 vezes.
 
Mensagens: 776
Registado: 6/3/2014 19:07

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 10/3/2015 14:32

Limonov Escreveu:Refiro-me aquele em que lanças o desafio, não tem linhas mas tem o anterior, que é o mesmo. Tenho de me referir a ele usado as tuas linhas porque não trnho hipótese de desenhar outras.

Abraço,

Limonov


:oh:
:shame: e :shame:

Esquece essas linhas, elas não valem nada, parte do gráfico limpo, constrói a tua tese com a linhas que tu desenhes, esse é o desafio, e não construir uma tese a partir das minhas linhas. Se te vais agarrar às linhas que lá estão, já partes condicionado.

abraço
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por Limonov » 10/3/2015 14:27

Refiro-me aquele em que lanças o desafio, não tem linhas mas tem o anterior, que é o mesmo. Tenho de me referir a ele usado as tuas linhas porque não trnho hipótese de desenhar outras.

Abraço,

Limonov
A liberdade que há no capitalismo é a do cão preso de dia e solto à noite.
Fonte - Espólio, Autor - Silva , Agostinho
 
Mensagens: 1402
Registado: 7/2/2014 18:03

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 10/3/2015 13:55

Limonov Escreveu:Alquimista,

Assim de repente, sem desenhar nada e só vendo o intervalo de preços e de tempo que apresentas, poderia aguardar um pullback à ML inferior e nesse momento abrir posição curta. Isto porque as ML quebradas são, muitas vezes, revisitadas pelo preço antes de seguir viagem. O target seria junto à diagonal descendente traçada com base no ponto x e nos mínimos anteriores. O stop ficaria um pouco acima do mínimo relativo anterior, foi uma zona onde o preço se segurou por 3 vezes, mesmo assim, tenho algumas dúvidas em relação a este sítio, mas acima desta zona, o R:R deixa de ser atrativo e não haveria negócio para ninguém.

Do lado longo, poderia também traçar as paralelas inferiores e aguardar pela reação e talvez também surgisse uma oportunidade,

Abraço,

Limonov


Limonov, a que gráfico te referes? O desafio diz respeito ao penúltimo gráfico e ele não contém qualquer linha, por isso não sei a que linhas te referes. Este último gráfico diz respeito a uma oportunidade estudada e em execução.

Abraço
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por Limonov » 10/3/2015 11:21

Alquimista,

Assim de repente, sem desenhar nada e só vendo o intervalo de preços e de tempo que apresentas, poderia aguardar um pullback à ML inferior e nesse momento abrir posição curta. Isto porque as ML quebradas são, muitas vezes, revisitadas pelo preço antes de seguir viagem. O target seria junto à diagonal descendente traçada com base no ponto x e nos mínimos anteriores. O stop ficaria um pouco acima do mínimo relativo anterior, foi uma zona onde o preço se segurou por 3 vezes, mesmo assim, tenho algumas dúvidas em relação a este sítio, mas acima desta zona, o R:R deixa de ser atrativo e não haveria negócio para ninguém.

Do lado longo, poderia também traçar as paralelas inferiores e aguardar pela reação e talvez também surgisse uma oportunidade,

Abraço,

Limonov
A liberdade que há no capitalismo é a do cão preso de dia e solto à noite.
Fonte - Espólio, Autor - Silva , Agostinho
 
Mensagens: 1402
Registado: 7/2/2014 18:03

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 10/3/2015 10:59

Voltando à técnica sugerida pel´A Voz (técnica "uma só linha"): vou comprar na linha azul, com stoploss abaixo do último low e target no anterior máximo. Fazendo rapidamente as contas nas costas de um envelope, suspeito que a ordem de compra será executada até ao fim desta semana e o target será atingido na próxima semana.
Ordem de compra activada e com ela as ordens de stoploss e take profit, calculadas sempre em função de r:r 1/3 e do atr do timeframe em causa (entre 1,5 - 2 atr). Suspeito que fará por aqui um "João Moura". Veremos se a stoploss assim calculada será capaz de proteger a posição.
Se dissesse que estava à espera de uma reacção como a que se pode ver no gráfico, estaria a mentir. Mas, seu eu disser que há uma arte e uma técnica à volta da selecção do local mais adequado para colocar a stoploss, que o "João Moura" gosta de aparecer nestes locais, que é possível apanhar a inversão...
Usando a primeira linha desenhada para construir as linhas de acção e de reacção. A reacção dará um target, a linha p1-p4 poderá dar outro target. Mais um exemplo da importância das linhas p0-p4 e p1-p4. Tudo tem uma sequência lógica e cronológica.
Nada a acrescentar, a não ser que o target final será a linha p1-p4, num seu qualquer ponto.


Stoploss em b/e depois de alcançado novo high. Mantém-se target intermédio na rl e target final na linha p1-p4
Anexos
tu.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 10/3/2015 1:32

O Alquimista Escreveu:
O Alquimista Escreveu:Uma onda de oportunidade:
Cotação em ondulação descendente para uma zona onde se espera a formação de uma onda ascendente. Parando a onda aí, uma compra será executada, com stoploss colocada abaixo da onda x e target pelo menos na confluência da onda y.


Não parou. Condição do plano não verificada, oportunidade compradora encerrada. Como no mercado nada se perde e tudo se transforma, outra oportunidade especulativa ondula.

Onda dos bitaites ou onda dos retornos: és livre de escolher - O Alquimista


Para não ser sempre eu a colocar aqui ideias especulativas segunda esta técnica, lanço um desafio aos que me têm dirigido perguntas e que me parece que têm dedicado alguma atenção à mesma (limonov, chico, indian, malvoisin, etc.): apresentem um plano de negociação com base no gráfico que apresento, referente à última oportunidade que não se concretizou. Para facilitar o gráfico está limpo de linhas. Como sempre, não interessa o mercado, mas o processo, o método, a abordagem, a disciplina, a planificação, um blá blá blá com cabeça, tronco e membros. Pelo mesmo motivo também não precisam de mais informação sobre preços passados nem de saber qual o timeframe.
A ideia é posteriormente se poder comparar o modo como a ferramenta é usada por diversas pessoas e o que elas pretendem fazer com a mesma.

PS. Escusado será dizer que o desafio é aberto a outros foristas que queiram dar a sua opinião (bitaites :shame: ) desde que usem a ferramenta; este tópico é para apresentar e discutir uma técnica e não técnicas tipo "vira o disco e toca o mesmo"
Anexos
tu.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 10/3/2015 0:53

O Alquimista Escreveu:Uma onda de oportunidade:
Cotação em ondulação descendente para uma zona onde se espera a formação de uma onda ascendente. Parando a onda aí, uma compra será executada, com stoploss colocada abaixo da onda x e target pelo menos na confluência da onda y.


Não parou. Condição do plano não verificada, oportunidade compradora encerrada. Como no mercado nada se perde e tudo se transforma, outra oportunidade especulativa ondula.

Onda dos bitaites ou onda dos retornos: és livre de escolher - O Alquimista
Anexos
tu.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 9/3/2015 22:41

Uma onda de oportunidade:
Cotação em ondulação descendente para uma zona onde se espera a formação de uma onda ascendente. Parando a onda aí, uma compra será executada, com stoploss colocada abaixo da onda x e target pelo menos na confluência da onda y.

Não receies o ego alheio merecido. Receia a tua ignorância. - O Alquimista
Anexos
tu.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 9/3/2015 19:46

Voltando à técnica sugerida pel´A Voz (técnica "uma só linha"): vou comprar na linha azul, com stoploss abaixo do último low e target no anterior máximo. Fazendo rapidamente as contas nas costas de um envelope, suspeito que a ordem de compra será executada até ao fim desta semana e o target será atingido na próxima semana.
Ordem de compra activada e com ela as ordens de stoploss e take profit, calculadas sempre em função de r:r 1/3 e do atr do timeframe em causa (entre 1,5 - 2 atr). Suspeito que fará por aqui um "João Moura". Veremos se a stoploss assim calculada será capaz de proteger a posição.
Se dissesse que estava à espera de uma reacção como a que se pode ver no gráfico, estaria a mentir. Mas, seu eu disser que há uma arte e uma técnica à volta da selecção do local mais adequado para colocar a stoploss, que o "João Moura" gosta de aparecer nestes locais, que é possível apanhar a inversão...
Usando a primeira linha desenhada para construir as linhas de acção e de reacção. A reacção dará um target, a linha p1-p4 poderá dar outro target. Mais um exemplo da importância das linhas p0-p4 e p1-p4. Tudo tem uma sequência lógica e cronológica.


Nada a acrescentar, a não ser que o target final será a linha p1-p4, num seu qualquer ponto. Até lá prevê-se acentuada ondulação, causadora de mal-estar diverso e arrepios de inveja.

Em terra de entalados, o bitaite é rei - O Alquimista
Anexos
tu.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 8/3/2015 19:59

Voltando à técnica sugerida pel´A Voz (técnica "uma só linha"): vou comprar na linha azul, com stoploss abaixo do último low e target no anterior máximo. Fazendo rapidamente as contas nas costas de um envelope, suspeito que a ordem de compra será executada até ao fim desta semana e o target será atingido na próxima semana.


Ordem de compra activada e com ela as ordens de stoploss e take profit, calculadas sempre em função de r:r 1/3 e do atr do timeframe em causa (entre 1,5 - 2 atr). Suspeito que fará por aqui um "João Moura". Veremos se a stoploss assim calculada será capaz de proteger a posição.


Se dissesse que estava à espera de uma reacção como a que se pode ver no gráfico, estaria a mentir. Mas, seu eu disser que há uma arte e uma técnica à volta da selecção do local mais adequado para colocar a stoploss, que o "João Moura" gosta de aparecer nestes locais, que é possível apanhar a inversão...


Usando a primeira linha desenhada para construir as linhas de acção e de reacção. A reacção dará um target, a linha p1-p4 poderá dar outro target. Mais um exemplo da importância das linhas p0-p4 e p1-p4. Tudo tem uma sequência lógica e cronológica.
Anexos
tu.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 7/3/2015 2:32

Caro José,

A contagem dos pivots é a meu ver de grande importância. Chamaste à atenção que tanto pode ser o pivot 5 como o 7 a ditar a inversão, pelo que te orientas para discernir qual dos dois irá ser? Tenho alguma dificuldade em conseguir fazê-lo...


Se o P 5 falhar, é essa a informação de que preciso para me inclinar para a inversão (quando o que é suposto acontecer segundo certa regra não acontece, sucederá o seu inverso com elevada probabilidade). Se o P 5 não falha, a resposta poderá ser dada usando as linhas ou recorrendo ao puro price action. Este, ao contrário daquelas, não se aprende em fóruns ou blogs, mas na prática: vendo centenas e centenas e centenas de gráficos, dos mais variados activos e timeframes. A técnica da "falha do P 5" bem podia ter outro nome: a técnica "quando Elliott se engana".

O objectivo da linha p1-p4 é a de servir como target? A técnica de uma só linha é fantástica, qual a origem dela? Não vou o Timothy Morge dos vídeos que vi a utilizar esta técnica, já o Shane creio que faz algo semelhante. Onde posso aprender sobre ela Alquimista?

Sim essa é uma das suas funções. A técnica de uma só linha não tem nada de especial: basicamente, determina-se a tendência do mercado e usa-se uma linha para comprar e vender. Sim, o Shane já fez algo semelhante, mas apenas para desmistificar as linhas, ou seja, para "provar" que uma linha, seja ela qual for, é suficiente, tem é que ser bem usada.

Pegando nesta ideia de simplicidade, um dia destes ainda vou usar esta técnica da linha num gráfico só com um indicador (pode ser o rsi, o cci, o estocástico, etc) mas sem preço. Isto é, fazer precisamente o contrário do que tenho feito (olhar para o preço). Se o indicador, que é um derivado do preço, for assim tão bom, dará bons pontos de entrada e saída. O gráfico (usdjpy 1 h) serve de exemplo para compras sempre que o rsi fosse à linha.


Abraço
Anexos
tu2.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por indian_joe » 6/3/2015 23:18

O Alquimista Escreveu:
O Alquimista Escreveu:Gráfico 1: usando a contagem dos pivots segundo o Prof. Anderson (já expliquei lá para trás e está no site). A ideia é aguardar a formação do pivot 5 para se efectuar uma compra (note-se que não tem de ser o pivot 5, pode ser o pivot 7, é uma mera regra e quem quiser ficar agarrado a regras sofrerá na pele as excepções). Formado o pivot, vai-se à procura do local para a stoploss. Só de seguida é que se põe o dinheiro em risco. Como não há pressa, de momento só acompanhando.


A formação do P5 no local assinalado ("falha do P 5") permite retirar boas conclusões quanto à intenção do mercado. Acompanhando e aguardando que me dê um bom lugar para a colocação da stoploss, de preferência fazendo um "João Moura". Eu quero ver excitação e dor no mercado, num sentido ou noutro, qual tubarão à procura de sangue fresco.


Gráfico 1: linha P 0 - P 4 serviu de motivo para a compra (nas lições podem ser encontrados o fundamento e as características desta linha). O target será, no mínimo, o anterior máximo (correspondente ao P 0), sendo certo que esta técnica se destina a apanhar o início da reversão e, por isso, o início de um novo swing. Estão identificados 2 possíveis locais compradores. A banhada ou "João Moura" conferem protecção para a stoploss.

Gráfico 2: o mesmo gráfico, despido de qualquer estudo, para tentar demonstrar a importância da técnica "falha do P 5" e todas as suas potencialidades para apanhar um fundo. Desde que se saiba como e se queira fazer tamanha audácia, é possível dedicar-mo-nos ao bottom picking. Condição essencial: experimentação em largas centenas de exemplos para se poder detectar as mais variadas nuances. E mesmo assim pode não chegar, para além de que haverá sempre um elemento de sorte.

Como o primeiro target, indicado por esta técnica, foi atingido, das duas, uma: oportunidade criada, executada e concluída ou negócio em execução (com ou sem retirada de proveito parcial) mas com stoploss necessariamente colocada em b/e.

Gráfico 3: Há algum tempo atrás mostrei neste tópico um negócio executado de acordo com esta mesma técnica (e por coincidência no mesmo activo, se a memória não me atraiçoa). Nele mencionei uma outra linha: a linha pivot 1 - pivot 4 como sendo uma linha que, mais tarde ou mais cedo, entraria de novo em funcionamento, podendo ser usada como target. Se a esta consideração juntarmos a presença de um anterior high, temos justificação acrescida para admitir que essa zona terá a sua importância.

Moral da história: não foi preciso ver o volume ou uma qualquer divergência entre preço e indicadores para se antecipar uma potencial reversão. Também não foi preciso qualquer sinal confirmatório. Está tudo no preço, como sempre esteve e sempre estará.

Master your tools, master yourself - Timothy Morge


Caro Alquimista,

A contagem dos pivots é a meu ver de grande importância. Chamaste à atenção que tanto pode ser o pivot 5 como o 7 a ditar a inversão, pelo que te orientas para discernir qual dos dois irá ser? Tenho alguma dificuldade em conseguir fazê-lo...

O objectivo da linha p1-p4 é a de servir como target? A técnica de uma só linha é fantástica, qual a origem dela? Não vou o Timothy Morge dos vídeos que vi a utilizar esta técnica, já o Shane creio que faz algo semelhante. Onde posso aprender sobre ela Alquimista?

Abraço
Indian Joe
Editado pela última vez por indian_joe em 29/10/2016 12:27, num total de 1 vez.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 161
Registado: 6/12/2013 18:57

Re: Oportunidades especulativas

por indian_joe » 6/3/2015 22:34

O Alquimista Escreveu:No que concerne a movimentos especulativos, eu tenho o defeito de falar antes, durante e depois.


Caro Alquimista,

É precisamente isto que te distingue dos demais...

Abraço
Indian Joe
Editado pela última vez por indian_joe em 29/10/2016 12:28, num total de 1 vez.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 161
Registado: 6/12/2013 18:57

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 6/3/2015 17:28

Gráfico 1: usando a contagem dos pivots segundo o Prof. Anderson (já expliquei lá para trás e está no site). A ideia é aguardar a formação do pivot 5 para se efectuar uma compra (note-se que não tem de ser o pivot 5, pode ser o pivot 7, é uma mera regra e quem quiser ficar agarrado a regras sofrerá na pele as excepções). Formado o pivot, vai-se à procura do local para a stoploss. Só de seguida é que se põe o dinheiro em risco. Como não há pressa, de momento só acompanhando. A formação do P5 no local assinalado ("falha do P 5") permite retirar boas conclusões quanto à intenção do mercado. Acompanhando e aguardando que me dê um bom lugar para a colocação da stoploss, de preferência fazendo um "João Moura". Eu quero ver excitação e dor no mercado, num sentido ou noutro, qual tubarão à procura de sangue fresco.
Gráfico 1: linha P 0 - P 4 serviu de motivo para a compra (nas lições podem ser encontrados o fundamento e as características desta linha). O target será, no mínimo, o anterior máximo (correspondente ao P 0), sendo certo que esta técnica se destina a apanhar o início da reversão e, por isso, o início de um novo swing. Estão identificados 2 possíveis locais compradores. A banhada ou "João Moura" conferem protecção para a stoploss. Gráfico 2: o mesmo gráfico, despido de qualquer estudo, para tentar demonstrar a importância da técnica "falha do P 5" e todas as suas potencialidades para apanhar um fundo. Desde que se saiba como e se queira fazer tamanha audácia, é possível dedicar-mo-nos ao bottom picking. Condição essencial: experimentação em largas centenas de exemplos para se poder detectar as mais variadas nuances. E mesmo assim pode não chegar, para além de que haverá sempre um elemento de sorte. Como o primeiro target, indicado por esta técnica, foi atingido, das duas, uma: oportunidade criada, executada e concluída ou negócio em execução (com ou sem retirada de proveito parcial) mas com stoploss necessariamente colocada em b/e.
Gráfico 3: Há algum tempo atrás mostrei neste tópico um negócio executado de acordo com esta mesma técnica (e por coincidência no mesmo activo, se a memória não me atraiçoa). Nele mencionei uma outra linha: a linha pivot 1 - pivot 4 como sendo uma linha que, mais tarde ou mais cedo, entraria de novo em funcionamento, podendo ser usada como target. Se a esta consideração juntarmos a presença de um anterior high, temos justificação acrescida para admitir que essa zona terá a sua importância.
Moral da história: não foi preciso ver o volume ou uma qualquer divergência entre preço e indicadores para se antecipar uma potencial reversão. Também não foi preciso qualquer sinal confirmatório. Está tudo no preço, como sempre esteve e sempre estará.


E com estes gráficos termina a exemplificação da técnica "falha do P 5". Target calculado de acordo com o princípio as above, so below (mutatis mutandis) - gráfico 2.
Negócio encerrado.
Mercado: usdjpy.
Timeframe: 20 m.
Anexos
tu.jpg
tu1.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 6/3/2015 16:53

O Alquimista Escreveu:seu eu disser que há uma arte e uma técnica à volta da selecção do local mais adequado para colocar a stoploss, que o "João Moura" gosta de aparecer nestes locais, que é possível apanhar a inversão...


Como é evidente, nem tudo corre bem, principalmente quando tentamos embaratecer a stoploss. Aqui fica (mais) um exemplo sobre a importância da sua sua escolha em termos de estrutura do preço: procedeu-se à colocação de uma ordem de venda no circulo azul, com stoploss na linha 1 (portanto, um pouco acima de um anterior high). Tal ordem foi executada e veio o "João Moura" que nos fez saltar fora do mercado, perdendo-se todo aquele movimento descendente. Moral da história: a stoploss devia ter sido colocada mais acima, na linha 2, pois era aí que se situavam os verdadeiros vendedores capazes de suster a onda ascendente. Também aqui o barato sai caro.
Anexos
tu.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 6/3/2015 16:28

O Alquimista Escreveu:Baixando mais uma vez a stop profit, agora que o target está mais perto.


Target atingido, negócio concluído.
Ao fork ascendente foram adicionadas 3 wl e foi criado um novo fork (descendente) para mostrar locais interessantes que o preço poderia visitar, como visitou.
Mercado: ouro através do derivado xauusd. Timeframe: 30 m.
Anexos
tu.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 6/3/2015 16:13

Limonov Escreveu:Grande tiro Alquimista, espero que a stop tenha aguentado, pelas tuas palavras suponho que sim :D

Abraço,

Limonov


Quando o negócio encerrar identificarei o mercado, como é habitual, para se poder atestar. No que concerne a movimentos especulativos, eu tenho o defeito de falar antes, durante e depois.

Aliás, é o que farei já de seguida quanto a um outro negócio que estava em aberto.

Abraço
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por Limonov » 6/3/2015 15:49

Grande tiro Alquimista, espero que a stop tenha aguentado, pelas tuas palavras suponho que sim :D

Abraço,

Limonov
A liberdade que há no capitalismo é a do cão preso de dia e solto à noite.
Fonte - Espólio, Autor - Silva , Agostinho
 
Mensagens: 1402
Registado: 7/2/2014 18:03

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bar38, Bing [Bot], Ferreiratrade, Google [Bot], hbsilva, J.f.vieira, JoeP, m-m, macau5m, malakas, Masterchief, MR32, Nietz19, Nuno V, nunorpsilva, PAULOJOAO, peterteam2, PMP69, rs521, Sr.Marques, Z7Z e 170 visitantes