Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Oportunidades especulativas

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 31/1/2015 0:13

chico_laranja Escreveu:
O Alquimista Escreveu:A median line ora segura o preço (gráfico 2), ora deixa-o passar à vontade (gráfico 1). Importa pois saber quais os casos em que pode ou não actuar como barreira ao movimento em curso. Atendendo ao percurso que o preço toma, a informação é muito valiosa. Temos então que estudar e comparar os gráficos tal como eles estão e tentar detectar diferenças. Não há uma resposta certa, mas haverá respostas erradas: a razão não estará no timeframe, no tipo de activo, no sector em que cada um deles se insere, no local onde é negociado (se aqui, se lá fora). Propositadamente não identifico os mercados para que a análise não fique condicionada logo à partida. A minha opinião ou resposta não interessa para nada.


Posso estar enganado mas no primeiro caso houve 3 toques na linha média (ML, sim eu e os nomes é uma desgraça)e o 4, que aparentemente foi uma aterragem com vários pequenos toques foi prenúncio de que algo se estava a desenhar, neste caso uma quebra bem jeitosa e para quem domina isto um negócio bem efectuado pois o target teria sido atingido num ápice na linha média inferior (MLL?)

No segundo caso em que a ML funcionou como barreira o Swing foi muito mais pronunciado fazendo quase sempre um "costa a costa" entre a ML e a média superior (MLH?) e aqui os toques foram sempre na MLH tendo apenas tocado 1 vez na ML e quando o fez disparou quebrando a MLH.

Acertei nalguma coisa?


Chico,

Quando apresentei a questão não era para eu responder, como aliás logo adverti:
A minha opinião ou resposta não interessa para nada
.
Se é certo que o exercício destina-se a todos aqueles que mostrem preocupação em estudar está técnica, não é menos verdade que as questões que surgem não são dele privativas. Em vez do fork podia ter usado uma média móvel que teríamos as mesmas questões de base. Ou seja, está quase todo, se não mesmo todo, relacionado com a problemática do investimento/trading no seu todo, desde a escolha da técnica, à gestão do risco e à identificação da fase do mercado.
Indo um pouco mais longe agora faço esta pergunta: esquecendo que os forks existem, qual será a fase em que o mercado se encontraria em cada um dos exemplos? E porquê? Onde colocar a stoploss e porquê? Se uma coisa ora funciona, ora não funciona, o que é que me poderá fazer ganhar dinheiro no longo prazo?
Quanto à tua leitura apenas posso dizer isto: se encontrares o que descreves em 10, 100, 1000 ou 10000 gráficos (os que forem necessários) podes daí inferir um certo valor estatístico da ocorrência.
Se fosse só colocar um fork e negociar, a esta altura já estaria rico. E então comprava o caldeirão, reconduziria a administração porque, salvo um ou outro episódio, não têm estado mal como estão.

Abraço
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por chico_laranja » 30/1/2015 18:05

O Alquimista Escreveu:A median line ora segura o preço (gráfico 2), ora deixa-o passar à vontade (gráfico 1). Importa pois saber quais os casos em que pode ou não actuar como barreira ao movimento em curso. Atendendo ao percurso que o preço toma, a informação é muito valiosa. Temos então que estudar e comparar os gráficos tal como eles estão e tentar detectar diferenças. Não há uma resposta certa, mas haverá respostas erradas: a razão não estará no timeframe, no tipo de activo, no sector em que cada um deles se insere, no local onde é negociado (se aqui, se lá fora). Propositadamente não identifico os mercados para que a análise não fique condicionada logo à partida. A minha opinião ou resposta não interessa para nada.


Posso estar enganado mas no primeiro caso houve 3 toques na linha média (ML, sim eu e os nomes é uma desgraça)e o 4, que aparentemente foi uma aterragem com vários pequenos toques foi prenúncio de que algo se estava a desenhar, neste caso uma quebra bem jeitosa e para quem domina isto um negócio bem efectuado pois o target teria sido atingido num ápice na linha média inferior (MLL?)

No segundo caso em que a ML funcionou como barreira o Swing foi muito mais pronunciado fazendo quase sempre um "costa a costa" entre a ML e a média superior (MLH?) e aqui os toques foram sempre na MLH tendo apenas tocado 1 vez na ML e quando o fez disparou quebrando a MLH.

Acertei nalguma coisa?
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.
 
Mensagens: 1351
Registado: 29/11/2007 2:37
Localização: Avanca

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 30/1/2015 13:35

Criando uma oportunidade para investir num activo muito importante usando um gráfico de 5 minutos. Por se tratar de uma aposta altamente especulativa não identifico o mercado. A plano é simples: comprar na zona assinalada com stoploss abaixo do pivot (cerca de 3,5%) e target lá em cima (cerca de 15%). O que releva é a estrutura do preço, não o modo como é representado num gráfico. Até podiam usar as pombinhas da Catrina: desde que a coisa flutue tudo é possível.
Anexos
ai.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 30/1/2015 2:27

A median line ora segura o preço (gráfico 2), ora deixa-o passar à vontade (gráfico 1). Importa pois saber quais os casos em que pode ou não actuar como barreira ao movimento em curso. Atendendo ao percurso que o preço toma, a informação é muito valiosa. Temos então que estudar e comparar os gráficos tal como eles estão e tentar detectar diferenças. Não há uma resposta certa, mas haverá respostas erradas: a razão não estará no timeframe, no tipo de activo, no sector em que cada um deles se insere, no local onde é negociado (se aqui, se lá fora). Propositadamente não identifico os mercados para que a análise não fique condicionada logo à partida. A minha opinião ou resposta não interessa para nada.
Anexos
eu.jpg
euu.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 29/1/2015 0:56

audusd: apagando tudo e voltando ao início
Anexos
aud.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 28/1/2015 16:10

O Alquimista Escreveu: Agora resta aguardar que o 2º target seja atingido, embora esteja tentadíssimo a fechar a posição porque não quero ser herói por meia dúzia de ticks.
]


2º target atingido, trade encerrado.
Anexos
aud.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 28/1/2015 2:17

Comecei por dizer
Construindo 5 oportunidades especulativas no audusd e no usdjpy

Depois acrescentei:
Depois de uma ida ao tópico dos fundos para "esticar as pernas", nada melhor do que regressar a casa para um acompanhamento activo à oportunidade especulativa no audusd: as linhas estão lá para dar informação e para serem usadas na negociação de acordo com o plano que cada um elabore.


Perante o movimento que o preço acaba de fazer (cuja violência muito me surpreendeu: talvez uma notícia), o primeiro target foi atingido e a stoploss foi colocada em b/e quanto ao remanescente. A ideia foi colocar a ordem de compra na zona onde se havia identificado uma banhada (rosa). Como? Aplicando e conjugando técnicas que aqui venho mencionando, como por exemplo banhadas como estrutura para proteger a stoploss e reverse median lines: o 2º gráfico demonstra-o. Agora resta aguardar que o 2º target seja atingido, embora esteja tentadíssimo a fechar a posição porque não quero ser herói por meia dúzia de ticks.

Mais do que saber ler as linhas, é preciso ler nas entrelinhas - O Alquimista
Anexos
aud.jpg
aud1.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 27/1/2015 23:17

O Alquimista Escreveu:... as linhas estão lá para dar informação e para serem usadas na negociação de acordo com o plano que cada um elabore.


Disse isto a propósito do audusd, repito-o a propósito do usdjpy que também se vem seguindo. Em qualquer dos mercados aproxima-se o momento executivo do plano.
Anexos
jpy.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 27/1/2015 17:41

Depois de uma ida ao tópico dos fundos para "esticar as pernas", nada melhor do que regressar a casa para um acompanhamento activo à oportunidade especulativa no audusd: as linhas estão lá para dar informação e para serem usadas na negociação de acordo com o plano que cada um elabore.
Anexos
aud.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 27/1/2015 2:25

Construindo 5 oportunidades especulativas no audusd e no usdjpy.
Anexos
aud.jpg
jpy.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 25/1/2015 18:14

pcm1979 Escreveu:O JPY inverteu a tendência de queda face ao USD? Ou será só uma paradinha para fazer xixi?


Não sei e, no rigor dos princípios, não preciso de saber pois em qualquer das hipóteses consigo traçar um plano.
Pode fazer a pergunta a outros foristas que também se têm dedicado a este assunto do mercado cambial, uns há algum tempo, outros mais recentemente.
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por pcm1979 » 25/1/2015 12:47

O JPY inverteu a tendência de queda face ao USD? Ou será só uma paradinha para fazer xixi?
 
Mensagens: 971
Registado: 26/7/2014 12:37
Localização: Braga

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 21/1/2015 18:32

el gringo: target atingido, posição parcialmente encerrada, stoploss acima de b/e em medida adequada ao risco para um target próximo do relevante swing quanto ao remanescente
Anexos
mx.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 21/1/2015 0:21

bonds: target atingido, negócio encerrado. Está pendente a posição no "el gringo".
Anexos
bonds.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 20/1/2015 18:07

O Alquimista Escreveu:Uma oportunidade especulativa para os verdadeiros gringos: usdmxn. As linhas relevantes estão no gráfico.


Vencida a identificada resistência, colapsar-se-á o risco movendo a stoploss para o lugar mais adequado.
Anexos
mx.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 20/1/2015 15:59

O Alquimista Escreveu:2º gráfico: oportunidade especulativa construída com base no desenvolvimento de uma das regras (sua verificação ou falha) e no contexto do mercado em causa: Frequently, after crossing a lower MLH, prices continue to rise along the MLH before the further drop that was signaled by passing through. So here you can use a sliding parallel through the bottom of the range of the most recent day as a sell signal if prices drop through that SH.


Ordem executada, stoploss já redimensionada para melhor. Os dois gráficos servem para mostrar que mais importante que a linha é o preço: qualquer que fosse o pivot c, a compra seria colocada na mesma zona.
Anexos
bonds.jpg
bonds1.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 19/1/2015 1:39

Uma oportunidade especulativa para os verdadeiros gringos: usdmxn. As linhas relevantes estão no gráfico.
Dizem-me que outro instrumento muito interessante é dívida mexicana. Vou investigar.
Anexos
mex.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 19/1/2015 0:31

indian_joe Escreveu:
O Alquimista Escreveu:
indian_joe Escreveu:Caro Alquimista,

Os seus gráficos são fantásticos :clap: simples e objectivos. Espero chegar lá.
Permita-me a seguinte pergunta:
Costuma fazer entradas com base no teste/reteste da CML (desde que cumpra com os seus requisitos de r:r) ou costuma esperar que a cotação chegue até junto de uma das MLH, por se tratar, a meu ver de uma linha mais "segura" à negociação. Isto de achar que as MLH são mais propícias à negociação é meramente a minha opinião, concorda ou tem um ponto de vista diferente com base na sua experiência?

Abraço r
José Graça


Caro José,

Uso qualquer linha para entrar/sair. Repare que a cml pode tornar-se numa mlh: neste caso manterá essa sua opinião?

Diz que a mlh será mais segura ou mais propícia à negociação. Em que sentido?

Abraço


Caro Alquimista,

A sua resposta convenceu-me! Tem toda a razão!

Obrigado pela sua resposta.

Abraço
José Graça


Caro José,

As perguntas que eu faça não se destinam a convencer ninguém. Visam apenas pôr a funcionar aquilo que temos de mais importante: a nossa cabeça. É por não a usarmos convenientemente que passamos a vida a atribuir a responsabilidade da negociação a indicadores, sejam eles quais forem (inclusive as linhas com me me coso). É claro que há diferentes graus de não-uso da cabeça, quiçá em estrita mas inversa proporção ao número de indicadores e afins a que se recorra. É como aquele aluno que tem de fazer o exame: quanto menos estudar, mais terá de recorrer a cábulas. Ao professor, coitado, descobrindo a marosca, mais não restará do que o colocar na bancada dos reprovados. É por isso que alguns alunos começam as férias mais cedo ou vão tendo férias repartidas... Substitua-se neste exemplo o professor pelo mercado e tirem-se as devidas ilações.
Se terá visto algo de interessante que levou a ter a tal opinião, investigue o que for preciso. Faça perguntas, duvide, tome notas. Desenhe e apague várias vezes, 70 x 7. Pode suceder que encontre algo que lhe dê confiança, lhe faça abrir outros caminhos e perspectivas ("ai isto não resultou? então vou experimentar o seu contrário"). Se não me serve não quer dizer que não lhe sirva, bem pelo contrário! O processo de descoberta é fabuloso e é nosso, só nosso. E será ele, e só ele, que nos levará ao êxito. O sucesso é uma obra nossa, ainda que com alguma argamassa de terceiros. Ou pensa que lá por ter o professor/mentor todo xpto, como o meu é, tem garantido o sucesso? Não tem!

Abraço
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por indian_joe » 19/1/2015 0:01

O Alquimista Escreveu:
indian_joe Escreveu:Caro Alquimista,

Os seus gráficos são fantásticos :clap: simples e objectivos. Espero chegar lá.
Permita-me a seguinte pergunta:
Costuma fazer entradas com base no teste/reteste da CML (desde que cumpra com os seus requisitos de r:r) ou costuma esperar que a cotação chegue até junto de uma das MLH, por se tratar, a meu ver de uma linha mais "segura" à negociação. Isto de achar que as MLH são mais propícias à negociação é meramente a minha opinião, concorda ou tem um ponto de vista diferente com base na sua experiência?

Abraço r
José Graça


Caro José,

Uso qualquer linha para entrar/sair. Repare que a cml pode tornar-se numa mlh: neste caso manterá essa sua opinião?

Diz que a mlh será mais segura ou mais propícia à negociação. Em que sentido?

Abraço


Caro Alquimista,

A sua resposta convenceu-me! Tem toda a razão!

Obrigado pela sua resposta.

Abraço
José Graça
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 161
Registado: 6/12/2013 18:57

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 18/1/2015 22:14

indian_joe Escreveu:Caro Alquimista,

Os seus gráficos são fantásticos :clap: simples e objectivos. Espero chegar lá.
Permita-me a seguinte pergunta:
Costuma fazer entradas com base no teste/reteste da CML (desde que cumpra com os seus requisitos de r:r) ou costuma esperar que a cotação chegue até junto de uma das MLH, por se tratar, a meu ver de uma linha mais "segura" à negociação. Isto de achar que as MLH são mais propícias à negociação é meramente a minha opinião, concorda ou tem um ponto de vista diferente com base na sua experiência?

Abraço
José Graça


Caro José,

Uso qualquer linha para entrar/sair. Repare que a cml pode tornar-se numa mlh: neste caso manterá essa sua opinião?

Diz que a mlh será mais segura ou mais propícia à negociação. Em que sentido?

Abraço
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por indian_joe » 18/1/2015 20:40

Caro Alquimista,

Os seus gráficos são fantásticos :clap: simples e objectivos. Espero chegar lá.
Permita-me a seguinte pergunta:
Costuma fazer entradas com base no teste/reteste da CML (desde que cumpra com os seus requisitos de r:r) ou costuma esperar que a cotação chegue até junto de uma das MLH, por se tratar, a meu ver de uma linha mais "segura" à negociação. Isto de achar que as MLH são mais propícias à negociação é meramente a minha opinião, concorda ou tem um ponto de vista diferente com base na sua experiência?

Abraço
José Graça
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 161
Registado: 6/12/2013 18:57

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 18/1/2015 3:38

1º gráfico mostrando as 5 regras básicas:
There is a high probability that:
1. Prices will reach the latest ML
2. Prices will either reverse on meeting the ML or gap through it
3. When prices pass through the ML, they will pull back to it
4. When prices reverse before reaching the ML, leaving a “space”, they will move more in the opposite direction than when prices were rising toward the ML.
5. Prices reverse at any ML or extension of a prior ML.

2º gráfico: oportunidade especulativa construída com base no desenvolvimento de uma das regras (sua verificação ou falha) e no contexto do mercado em causa: Frequently, after crossing a lower MLH, prices continue to rise along the MLH before the further drop that was signaled by passing through. So here you can use a sliding parallel through the bottom of the range of the most recent day as a sell signal if prices drop through that SH.
Anexos
bonds1.jpg
bonds.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 16/1/2015 10:28

Em recente oportunidade especulativa nas bunds mostrou-se um fork e uma zona de eventual interesse. O preço nunca se dignou visitar essa zona e em devido tempo se reportou tal situação, o que não significava ficar de braços cruzados. Quem não se portou como o "monkey see, monkey do" (até pode ser o monkey do Malkiel) tinha metido mãos à obra e desenhado outras coisas, nas bunds e nas bonds. Oportunidades para comprar e vender nas linhas são coisas que não faltam. Até parece simples...
Anexos
bunds.jpg
bonds.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 15/1/2015 13:29

Dado o recente comportamento da cotação nas bunds e no usdchf (quanto a este já foi aqui posto um gráfico e seria uma compra e não uma venda, pelo que nunca se poderia ter aproveitado um movimento como o que se observou) as oportunidades especulativas que estavam em construção chegam ao fim. Agora resta deixar assentar a poeira, apagar tudo e começar de novo.
Anexos
bunds.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por FDPC » 15/1/2015 11:06

Mas que grande pancada temos de contratar um bruxo. Alta pressão. Vamos la Draghi, reage homem, parece uma avestruz com a cabeça metida no buraco.

que pacanda.jpg
Por uma Politica Solidária a Migração, abaixo os muros da intolerância
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1469
Registado: 15/9/2013 23:16
Localização: Sintra

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Akinfiev, Alfa Trader, Aqui_Vale, Bing [Bot], cibernautix, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Goya777, Inácio Barreto, JoeP, karaya75, m-m, Nuno V, OCTAMA, PAULOJOAO, peterteam2, Phil2014, slbnnbobadela, yggy e 472 visitantes