Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Oportunidades especulativas

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 5/8/2014 22:00

Actualização:

audusd 1 h: aproximando-se o toque da verdade.


bunds 5 m:
O toque de alvorada já foi dado. Posição compradora executada ao toque da linha azul (chamei a atenção para esta linha ao ter eliminado as demais no último post), stoploss abaixo do swing low e com pelo menos dois targets: o primeiro equivalente ao atr neste timeframe e o segundo na linha superior. Possível compra de múltiplos contratos para execução do scaling out.
Anexos
aud.jpg
bunds.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 5/8/2014 15:16

Actualização:

audusd 1 h: hum...e continuando a recolher informação para a comparação.

bunds 5 m: limpando um pouco o gráfico para melhor se ver o toque de alvorada.
Anexos
aud.jpg
bunds.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 5/8/2014 0:10

Actualização:

audusd 1 h:
Os mais afoitos já entraram, no seguimento do que se tinha previamente "sugerido" aquando da planificação. Como ainda não consegui ascender a essa categoria espero que o mercado me dê um bom local para colocar a stoploss, com uma eventual queda até à linha para aí encontrar suporte e fazer rebound.
Este é um bom exemplo para comparar os dois tipos de abordagem e ver quem é que de momento se encontrará mais satisfeito e se vale a pena o risco em que está a incorrer. Na análise deve ter-se em consideração todos aqueles casos, que aqui já aconteceram, em que o preço chega a uma zona e não mais volta para trás, deixando-nos apeados.

bunds 5 m: atravessamos um sono profundo. Atenção redobrada para o toque de alvorada. As linhas estão devidamente assinaladas pelo que de momento bastará acompanhar a relação que elas queiram estabelecer com o preço e agir em conformidade.
Quem quiser dedicar-se um pouco ao estudo da negociação de obrigações alemãs pode dar uma vista de olhos nas obrigações americanas.

**

Tenho andado com uma vontade danada de simplificar as minhas intervenções neste tópico, tipo: "Vejo uma oportunidade de compra/venda no activo x porque o preço está a fazer o padrão y ou está a tocar na linha "coisa e tal". Depois vinha aqui dar notícia do êxito e fazia um figurão.

Dedilhando eu as primeiras letras, eis que apareceu a Voz : "Alquimista, disse ela, não faças isso. Não és tu que querias falar de qualidade? Então, fala com exemplos, pois não há outro modo de o fazer e de te distinguires no contexto de todas as técnicas de trading que são usadas nos mercados financeiros. Se não o fizeres, estás a ser arrogante ao contrário e a afrontar o teu propósito aquando da criação deste tópico!"

Se bem pensei, melhor o fiz. Daí a actualização supra.
Anexos
aud.jpg
bunds.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 4/8/2014 15:20

A propósito do descalabro do bes: preso por ter cão e preso por não ter.

Em vários posts foram dadas a conhecer posturas de cautela para quem estava ou pretendia estar nos mercados (fosse ele o nosso ou outro qualquer). Os conselhos foram feitos com conta para que não ficassem sem conta e por várias pessoas, dos mais cáusticos aos mais diplomáticos. Se não gostam dos primeiros, ignorem-nos mas olhem e façam como os segundos. Nem mesmo assim...

O que as pessoas não aceitam é que haja alguém que saiba mais do que elas (ou do que o empregado bancário com quem trocaram opiniões, qual diálogo de surdos; quando posteriormente são confrontados pelos clientes lá recorrem à desculpa: "São os mercados!" Mas é óbvio que são os mercados!): se alguém se lhes dirige dizendo "não vá por aí, pense bem, olhe que não é bem assim", chicoteiam recorrendo ao argumento da arrogância. Isto para além de sofrerem de extrema sensibilidade ocular e auditiva, como qualquer ignorante que pensa que sabe. E depois têm o desplante de dizerem: "É pá se sabes muito, se és um ás das bolsas, deves ganhar rios de dinheiro, o que é que fazes por aqui"? Mais uma manifestação de total ignorância: para se saber ganhar primeiro tem de se saber perder, coisa que não compreendem ou que não querem compreender. É a mesma esperança que acompanha os fumadores: eu não vou ter cancro.

Logo após a comunicação de Carlos Costa várias vozes se levantaram por aqui dizendo que hoje se assistiriam a quedas no nosso psi20, principalmente na banca. O jornal de negócios online (e posteriormente o escrito) criou a seguinte caixa noticiosa: "Solução para o bes pode castigar bcp e bpi, dizem analistas". O mercado, mais uma vez, encarregou-se de lhes dar uma lição (espera-se que gratuita). Esta gente não aprende...seria muito mais fácil dizer que não sabiam como é que o mercado iria reagir. Ou então que aguardariam 15 minutos após a abertura da praça e então, sim, dariam opinião. Se eu coloco um post com umas linhas que "dizem" que a probabilidade vai neste ou naquele sentido, chamam-me nomes, dizem que eu não sei nada, que os meus professores são isto ou aquilo, etc.. Mas se um analista diz que algo pode acontecer, é porque sabe...

Se eu quisesse ser gabarolas, contaria aqui uma conversa que tive com um amigo no Sábado sobre o bcp (gráfico de 30 m) e qual seria a minha posição/plano quando o mercado abrisse hoje de manhã. Como não sou gabarolas nem gosto de falar de êxitos depois de as coisas terem acontecido (deixo esse papel para outros, que tão sabiamente o têm representado) não o vou fazer.

Eu nada percebo sobre a arte de capar porcos. Nisso sou ignorante, um verdadeiro asno. Fico incomodado por o ser ou por me dirigirem tais qualificativos? Só se fosse burro!

A instrução, toda a instrução, tem um preço. A falta dela também. Maior, muito maior.

E fico-me por aqui pois a propósito da instrução podia falar de qualidade...mas como toda a qualidade tem um processo, talvez não seja má ideia privilegiar esta faceta em vez de dissertar sobre a teoria da qualidade (ou será a qualidade da teoria?).
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 4/8/2014 1:17

Oportunidades especulativas para a próxima semana: bunds 5 m e audusd 1 h. O audusd é uma continuação da análise que se começou a semana passada. Os gráficos, contendo os locais de entrada e saída bem identificados, falam por si mesmos.
Anexos
bunds.jpg
aud.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 3/8/2014 23:36

Para memória futura aqui fica o post que colcoquei no tópico do bes. Com a velocidade com que aquilo está já nem sei a página onde ele se encontra. Repetindo-o aqui fica mais fácil.

Morgan Housel, um dos comentadores que mais aprecio, escreveu um dia: Stocks offer superior returns for some because they offer a miserable experience for others. Without the misery, markets wouldn't offer big returns, and without the prospect of big returns, markets will crash and cause misery. That's why some investors must fail.

Investidores/especuladores compram com o fito de ganhar mas sabem que podem perder. Querem ganhar muito, de preferência em pouco tempo, mas investem muito pouco ou nada na preparação. O mercado não aceita no seu seio quem quer ganhar mas não quer perder (se quisesse realmente perder ou já tinha saído ou não teria entrado) ou quem se basta com análise barata que nos invade e consome. Também não aceita quem se dedica a estas questões dos mercados financeiros com amadorismo. Posso ler vários livros de cirurgia e consultar sites da especialidade mas isso não fará de mim cirurgião. Porque é que não atribui a culpa à linha móvel que cruzou assim ou asado, ao estocástico que fazia assim ou assado, ao padrão que dizia isto e aquilo?

Investidores/especuladores confiam nos fundamentais ou em certa análise técnica que ouviram a este ou a àquele. Comprar/entrar é fácil, mas vender/sair... Quando alguém diz "a fronteira entre o bull e o bear market é em tal sítio", o que é que fazem? Fazem figas e os mais religiosos umas rezas. E compram mais e mais, para baixar o preço médio argumentam eles. Até certo ponto não estarão muito enganados porque a esperança é a última coisa a morrer. Só que antes da esperança morrer ou já morreram eles ou morreu a conta.

Investidores/especuladores consultam e intervêm em fóruns com inusitada facilidade mas quando são confrontados e questionados quanto aos alicerces da sabedoria a que se agarram "fulanizam" as críticas acusando os outros de arrogância. Fazem uns cursos aqui e ali em meia dúzia de horas e sentem-se logo encartados, apesar de todos os avisos que sejam feitos durante os mesmos por quem já sentiu na pele e na carteira os "a ferrada do mercado". Mais tarde ou mais cedo vão ver, com dor, que a sabedoria dos outros não é arrogância ou ataque pessoal. Os que sabem mais do que eu sempre foram fonte de inspiração. Para outros são fonte de mal-criada menorização e atacam. Mas esquecem que o mercado não se esquece.

Daniel Lacalle, em recente livro, escreve (cito com letra grande para melhor se ver a mensagem: "NENHUMA REGULAÇÃO DO MUNDO SUBSTITUIRÁ A CULTURA E O BOM SENSO. É PRECISO INFORMAR-SE, APRENDER. NÃO É DIVERTIDO [E DÁ MUITO TRABALHO, ACRESCENTO EU], MAS É A ÚNICA FORMA. E MESMO ASSIM PODEMOS ENGANAR-NOS". Dói, não dói?

Se o Alquimista tivesse dito isto ao seu jeito, o que é que não teria ouvido? (E já ouviu umas coisitas a propósito de temas paralelos...) Mas, claro, não se pode falar de qualidade...

Como se disse em recente post, o Alquimista colocou vários gráficos com invejável antecipação. Se calhar a sua análise era fruto da sorte. O amigo Cem pt chamou a atenção para o sinal que o seu sistema lhe e nos dava e que o levou a fazer um negócio brilhante. Dele deu notícia no seu tópico para todos verem. Outros foristas também falaram nos perigos de investir no bes. O bes era muito comentado na opinião pública e já se sentia a dor dos entalados. Alguém fez caso de tudo isto e agiu em conformidade (podiam não ir a correr shortar o bes, mas podiam ter vendido as acções que detivessem)? O que é que objectivamente se podia fazer mais? Então, de que é que se queixam? Só se vos apontassem uma arma à cabeça e dissessem: "Vendam, homens,vendam!"

Diz um amigo meu, cheio de razão: os investidores/especuladores do e no bes/grupo bes quiseram ir a jogo. Agora chegou a altura de pagar. E a beleza de tudo isto é que o mercado, para realizar a cobrança, não precisa de tribunais...cobra logo e discute mais tarde, qual cowboy à descoberta do farwest que dispara primeiro e pergunta depois.

Estas são as regras do Jogo da Bolsa. Sempre foi assim e sempre será. O mercado lá se vai encarregando de nos dar exemplos. Felizmente que desta vez não foi diferente. Business as usal.
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 3/8/2014 16:24

Reproduzo aqui recente intervenção no tópico do bes. Para memória futura.
Quaisquer comentários/críticas deverão ser feitos neste tópico e não no tópico do bes: como não vou ter paciência para acompanhar a velocidade dos posts que ali são colocados, algum que caia nessa categoria corre o risco de não ser respondido (se merecido).

**

Nos dias 6, 10 e 15 de Maio coloquei neste tópico vários gráficos do bes. Nos dias 16 e 18 de Maio foram colocados novos gráficos com outras linhas: um também aqui e outro no meu tópico "oportunidades especulativas". No dia 25 de Maio todos esses gráficos foram complementados com um outro, também aqui colocado, onde aparecia desenhado a rosa um pitchfork que projectava o provável caminho do preço (à data). Todos os gráficos transmitiam a mesma mensagem, que tão evidente era. Quem tivesse tido o cuidado de as ter estudado e perseguido a evolução do preço teria feito como eu.
Moral da história: agora que se confirma o bes como uma autêntica penny stock, à imagem e semelhança do banif, amanhã será dada ordem para encerrar a posição curta adrede aberta.

**
Quem é que dizia que o Alquimista não se dedica ao nosso querido PSI20?

**

A voz: "Alquimista, olha que tu não podes falar de qualidade!"
O Alquimista: "Pronto, está bem. Mas posso tentar demonstrá-la ou isso também não é permitido?"

**
Jesus Cristo foi crucificado. Sócrates foi "cicutado". Galileu foi obrigado a abjurar. O que caracteriza todos eles? Tinham qualidade.

**

"Lá em cima há planícies sem fim, há estrelas que parecem correr, há o sol e o dia a nascer
Lá em cima há um céu de cetim, há cometas, há planetas sem fim
Galileu teve um sonho assim
Há uma nave no espaço a subir passo a passo
(...)
Lá em cima já não há sentinelas
Sinfonia toda feita de estrelas
Uma casa sem portas nem janelas
É estender um braço e tu estás no Espaço! - Era uma vez o Espaço
Anexos
bes.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 1/8/2014 16:41

Actualização:

bunds 5 m:
Em recente post dissemos: "Os grandes intervenientes do mercado sabem onde estão as ordens que fazem mexer o preço ("price seeks volume"). Aos outros resta assistir ao jogo de cintura que é feito em certas áreas. Na sua flutuação o mercado gosta de testar vendedores e compradores. Presume-se que o fará no caso em apreciação, ou seja, que vá testar os vendedores lá em cima. Estando actualmente no meio de um range, só nos interessa comprar se o preço entrar em saldos ou, como diz o outro, se fizer um "mergulho". Note-se que o objectivo é tentar arrebanhar aproximadamente um atr (entre 0,7-0,8)."

Como se pode ver do gráfico, o preço mergulhou, activou a ordem de compra e o target foi atingido (relembre-se o valor do target e qual a razão para ele). Trade fechado ("get in, get out, no one gets hurt").
Para a semana há mais neste mercado (penso eu de que...)
Anexos
bunds.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 1/8/2014 14:57

Actualização:

audusd 1 h e bunds 5 m:
Não há nada como terminar a semana com água na boca...
Às vezes até eu fico surpreendido quando o preço reage a desenhos tão estúpidos e sem significado como pequenos círculos. Mas, se calhar, o segredo não está no desenho, mas na área seleccionada.
Anexos
aud.jpg
bunds.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 31/7/2014 23:00

Duas oportunidades especulativas:

audusd 1 h:
A fase é descendente mas as linhas são ascendentes. Price fluctuates in a flow over time. É intenção apanhar um "comício" que nos poderá levar aos vendedores que estão lá em cima. É mister que a RL seja testada e o mercado nos dê uma boa localização para a stoploss. Estão bem identificados os locais onde se poderão executar a compra e a venda.

bunds 5 m:
Os grandes intervenientes do mercado sabem onde estão as ordens que fazem mexer o preço ("price seeks volume"). Aos outros resta assistir ao jogo de cintura que é feito em certas áreas. Na sua flutuação o mercado gosta de testar vendedores e compradores. Presume-se que o fará no caso em apreciação, ou seja, que vá testar os vendedores lá em cima. Estando actualmente no meio de um range, só nos interessa comprar se o preço entrar em saldos ou, como diz o outro, se fizer um "mergulho". Note-se que o objectivo é tentar arrebanhar aproximadamente um atr (entre 0,7-0,8).
Anexos
aud.jpg
bunds.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 31/7/2014 8:59

Actualização:

gbpcad 2 h: um dos targets atingido; por este motivo, deixar-se-á de fazer o acompanhamento deste negócio, que por isso se deve considerar concluído.
Anexos
gbpcad.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 30/7/2014 19:58

Actualização:

bunds 30 m: stoploss anteriormente colocada no b/e foi atingida. Trade fechado.

Apreciação crítica aos negócios realizados no mercado obrigacionista alemão e americano:
Em timeframes reduzidos, nao só os targets deverão corresponder ao atr desse timeframe, mas também a gestão do risco deve ser apertada. São casos em que o mercado "não merece" que lhe seja dado espaço para respirar. Em ambos os negócios, a gestão do risco, mediante a colocação da stoploss no b/e logo que o preço quebre um máximo relativo ou atinja metade do caminho para o target, obedeceu aos parâmetros para este tipo de trading agressivo. Já quanto à escolha dos targets, embora eles fossem "lógicos", porque apontavam a uma das linhas médias do fork, não se adequavam ao atr do timeframe. Por exemplo, nas obrigações alemãs o atr é de 0,70 - 0,80. Se virmos bem, o trade correu a nosso favor precisamente em cerca de 0,70. Em suma, em timeframes curtos a tentativa de obter targets que superem o atr do timeframe conduzirá a perdas ou, na melhor das hipóteses, a trades fechados no b/e. Não é que tal seja inviável; é antes uma questão de probabilidade. "Get in, get out" deve pois ser o lema
Anexos
bunds.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 30/7/2014 16:07

Actualização:

10y t-notes 10 m: stpoloss previamente colocada em b/e atingida, negócio fechado. Em timeframes apertados, apertada deve ser a gestão do risco. Entretanto, enceta-se perseguição a nova oportunidade.

bunds 10 m: preço testando linha inferior do fork; gestão da stoploss de acordo com o plano.

usdyen 20 m: preço decidiu partir sem nos deixar entrar. Paciência. Apagar tudo e recomeçar.

gbpusd 45 m: continuando à procura de compradores capazes de estancarem a queda.

gbpcad 2 h: fazendo a gestão da posição.
Anexos
zn.jpg
bunds.jpg
yen.jpg
gbp.jpg
gbpcad.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por Suportes/Resistências » 30/7/2014 15:09

O Alquimista Escreveu:Dou início a este tópico para apresentar "teses" com base nas ferramentas que normalmente uso.
Tais "teses" serão simples e poderão dar origem a oportunidades especulativas. Desde já advirto que nada disto é aconselhamento ou sugestão de investimento.
Sempre que necessário poderei dar uma breve explicação sobre um conceito, uma sigla, o porquê de certa ferramenta ou outra coisa qualquer que seja pertinente. Não ocuparei este espaço com lições pois não só seria incapaz, como seria uma tarefa hercúlea (não se reduzem anos e anos de investigação dos autores das ferramentas a umas "meras postas" num fórum). A fonte original está disponível para quem tiver interesse e curiosidade em explorar as ferramentas. Muita informação, mas mesmo muita, pode ser consultada livremente (não vou explicar a razão pela qual grande parte do material foi disponibilizado de forma grátis; caso alguém inicie a exploração encontrará a razão). Apenas quero suscitar o interesse por outras ferramentas de análise técnica e caberá a cada um "fazer o trabalho de casa". É o que tenho feito durante os últimos 2 anos. Com sucesso?, perguntar-me-ão os mais curiosos e apressados. Depende do que se entenda por sucesso, responderei.
Todos os conceitos, palavras ou siglas que possa usar não me pertencem. Em algumas situações poderei fazer uma tradução livre, mas como todos os que frequentam este espaço sabem Inglês, e estando eu habituado a usar esta Língua nos meus gráficos e apontamentos, fá-lo-ei também aqui por comodidade.
Poderão constatar que algumas ferramentas serão muito semelhantes a outras que já conhecem, o que de certo modo facilitará as coisas. Tal sucede porque, entre outras razões, os que as "forneceram ao mundo" viveram nas mesmas épocas e de alguma forma estabeleceram contacto.

Então aqui vão as primeiras duas teses:
- para reconhecermos uma oportunidade é indiferente o modo como o preço é apresentado (em velas, em ticks, em linha, em ponto e figura, em barras, etc);
- flutuando o preço, é expectável que ele regresse ou revisite áreas onde no passado algo de significativo se passou.
O gráfico seguinte destina-se a uma pequena exemplificação das teses.
Legenda: P0, P1, P2: pivots 0, 1, 2 (como havia dito, em traços gerais há aqui algo semelhante às ondas de Elliot, ferramenta que apenas uso na sua forma mais simples; contudo; foi intenção do criador deste tipo de contagem de pivots "melhorar" o estudo de Elliot)
POI: point of ignition (querendo significar que nesse ponto deu-se imbalance no mercado).

"Master your tools, master yourself" - Timothy Morge


Parabéns pelo tópico Alquimista.

Tem muito sumo...

Abraço
“Não há nada como perder tudo o que você tem no mundo para lhe ensinar o que não fazer. E quando você sabe o que não fazer com o objetivo de não perder dinheiro, você começa a aprender o que fazer a fim de ganhar. Entendeu isso? Você começou a aprender!” Jesse Lauriston Livermore
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 29
Registado: 4/1/2014 4:07

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 29/7/2014 22:57

Actualização:

Para além das posições abertas nas bunds e nas 10y t-notes, existe ainda uma outra posição aberta: gbpcad 2 h.
Relembre-se que o círculo verde representa a entrada, o círculo vermelho representa o "calor" que sentimos durante algum tempo (a localização da stoploss fornecia o adequado arrefecimento durante esse período) e o target mantém-se o mesmo. A teoria dos swings aconselha a fazer a gestão da posição da stoploss (no b/e ou um pouco antes dependerá do plano que cada um tenha traçado).
Anexos
gbpcad.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 29/7/2014 19:59

Actualização:

bunds e 10y t-notes: é crucial continuar a fazer a gestão da posição

gbpusd 45 m: uma "banhada" com este calor e na passagem do mês sabe mesmo bem!
Anexos
bunds.jpg
zn.jpg
gbp.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 29/7/2014 15:01

Actualização:

bunds e 10y -t-notes: dado o recente comportamento do preço e uma vez que estamos em gráficos de 10 minutos, é crucial fazer a gestão da stoploss.
Em qualquer dos mercados, essa gestão deverá ter sido previamente estabelecida pelo especulador de acordo com o que pretende atingir.
Anexos
bunds.jpg
zn.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 29/7/2014 10:41

Actualização:

gbpusd 45 m: a partir de agora a oportunidade será perseguida bem de perto, tendo por base os desenhos anteriores. A entrada poder-se-á dar a qualquer altura e depender da intensidade da "banhada".

usdjpy 20: dado que o preço fez um novo máximo antes de ter corrigido no sentido "estudado", o ponto de entrada que nos poderá interessar subiu; resta aguardar que o mercado nos dê um boa stoploss.

bunds 10 m: preço penetrou na zona de interesse con gusto e já nos encontramos em ganho; agora, é so aguardar pelo target e ir fazendo a gestão da stoploss de harmonia com a teoria dos swings.
Anexos
gbp.jpg
yen.jpg
bunds.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 28/7/2014 22:47

Há não muito tempo demos a entender, com base no price action identificado a rosa, que a netflix podia ser uma boa candidata para um short. Não se construiu qualquer plano - ou melhor, o plano que construímos não foi aqui colocado - porque a intenção era apenas chamar a atenção para o comportamento do preço logo após ter quebrado o anterior máximo ("break que é break não hesita"). Aqui fica um gráfico do "comboio em andamento".

Relativamente aos mercados que fazem parte da ementa para esta semana, como não há novidades em relação ao último post dispenso-me de colocar aqui os gráficos.

For big pay, learn to delay. – Larry Williams
Anexos
netflix.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 27/7/2014 21:46

Para esta semana na ementa temos:
- a continuação da perseguição do gbpusd 45 m;
- a gestão da posição aberta no 10y t-bonds 10 m;
- duas novas oportunidades especulativas.

Primeira oportunidade: no Verão há quem procure colocar o dinheiro "ao fresco" (comprando por ex. bunds). Para esse efeito, eis uma oportunidade no fgblu 30 m, com identificação do buy spot, colocando-se a stoploss abaixo do pivot b do fork ascendente e target (pelo menos) na sua linha média superior. O porquê do negócio: encontrando-se o preço em consolidação no decurso de uma fase ascendente procura-se encontrar um movimento correctivo que nos dê um bom ponto de entrada em face do ratio r:r 1/3. Esse ponto de entrada é-nos dado pela confluência das linhas que uso.

Segunda oportunidade: estando o usdjpy 20 numa tendência ascendente (fazendo hh e hl), aguarda-se correcção para entrar no movimento. Está identificado o local que nos fará equacionar a entrada compradora, sendo a stoploss colocada abaixo do último swing low confirmado e com target pelo menos no dobro do anterior range ou na median line do fork que entretanto seja construído quando se encontrar o seu pivot c.
Anexos
bunds.jpg
yen.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 25/7/2014 17:17

Actualização (para terminar a semana)

gbpcad 2 h:
Se bem se recordam, foi aberta posição na área assinalada a verde, pelos motivos sobejamente conhecidos (para quem, é claro, tem a paciência de seguir este tópico sem meros tiques voyeuristas) Após a execução da ordem o preço violou o nível de entrada, criando uma perda potencial (área vermelha). Entretanto, e só com uma vela, o preço lá conseguiu passar acima do nível de compra e entra-se no fim de semana positivo. No meio de tudo isto o que é que nos safou? A stoploss. E porquê? Porque...bem, a explicação está lá atrás, que agora não tenho mais tempo para escrever pois chegou a hora do cross-fit.
Anexos
gbpcad.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 25/7/2014 16:57

Actualização:

gbpusd 45 m: e o martírio continua...

10y t-notes 10 m: para quem não tem medo de abrir posições nas vésperas de fim de semana, viu a sua ordem de compra na área da "janela de oportunidade" ser executada. Agora, resta aguardar a evolução do preço pois mais nada se pode fazer do que confirmar que as ordens de stoploss e take profit estão no sistema.

Nota: estivemos vários dias a estudar um gráfico de 10 minutos com o intuito de encontrar uma boa oportunidade especulativa. O facto de se seguir um gráfico de 10 minutos significará que se esteja a fazer day trading? Cada um responda como quiser; para mim é day studying. O que importa não é o conceito, mas o uso que se pretende fazer dele e que tipo de desculpa lhe queremos associar. Isto porque se assiste ao contrário, com base na desculpa "ai coisa e tal, eu não tenho tempo para seguir gráficos intradiários, são só ruído": uso de gráficos diários mas o trading baseia-se em análises que "exigem" constantes entradas e saídas do mercado (qual "scalping em diários"), ou porque a vela está a fazer assim, ou porque o "indicador speedado" está a fazer assado, etc. etc., etc.. Mesmo a loucura deve ter uma ordem...
Anexos
gbp.jpg
zn.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 25/7/2014 1:50

Actualização:

gbpusd 45 m:
Tanta desmoralização devia ser simplesmente banida dos mercados! Não é que eles tiverem a coragem de fazer regressar o preço à zona onde se deu um swap-uru?
Confirme-se puxando atrás a "linha que ainda não é linha" e usando uma paralela (azul claro) para marcar a zona. O que é que os compradores apressados devem ter, para além de muita paciência?
Anexos
gbp.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 24/7/2014 23:45

Só para dizer que, estando o n.º de visualizações deste tópico em 21999 quando acabei o último post, fui a correr tentar fazer a n.º 22000. Saber se o consegui é irrelevante. Bonito, bonito, é o número redondo.
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 24/7/2014 23:38

Complemento ao útilo post sobre o 10y t-notes 10 m:

E se decidirmos apagar todos os desenhos já feitos e começar de novo, algo que estou sistematicamente a apregoar, usando outras técnicas que aqui vêm sendo explicitadas, nomeadamente "linhas que antes de o serem já o eram"? Será que chegaríamos a conclusões diferentes? E se usarmos uma linha daquele tipo para calcular o target?
Aqui fica o gráfico.
Eu fico com as mesmas conclusões que, aliás, saem reforçadas.
Anexos
zn.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Cem pt, jprgodinho, mquinaz, PAULOJOAO e 297 visitantes
cron