Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Russia as sanções e as oportunidades

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Russia as sanções e as oportunidades

por Quimporta » 24/3/2014 21:46

Caro Pedro, a relação entre os países não é um concurso de asneiras, onde o último que chega tenta fazer uma ainda maior que o anterior, e a malta assim já aplaude.
Ainda que fosse verdade tudo o que dizes sobre os desmandos dos EUA, e misturas por aí coisas a mais quanto a mim, esta questão da Ucrânia não tem que ver com os EUA.

Assusta que ninguém saiba ao certo até onde os Russos vão querer ir desta vez. Há Russos e bases Russas na Estónia

E o que dizes do Kosovo continuo a achar que é um mau exemplo. Nem na Crimeia os Russos não estão a ser massacrados, nem Putin teve até hoje qualquer preocupação humanitária, dentro ou fora da Rússia,
"In God we trust. Everyone else, bring data" - M Bloomberg
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2121
Registado: 9/5/2009 18:57
Localização: Região Autónoma dos Tripeiros

Re: Russia as sanções e as oportunidades

por pmpcpinto » 24/3/2014 21:26

QuimPorta, Não estou a defender os russos, pois provavelmente a maior diferença deles para os americanos, é a qualidade/tecnologia do seu armamento.

O Kosovo foi desanexado da Sérvia, por iniciativa dos EUA, e à "revelia" da ONU , que normalmente dá-lhes umas resoluções, que servem de chapéu jurídico, para as suas acções. Quanto às questões humanitárias, elas existem por todo mundo, especialmente na África Subsariana, e não vejo os EUA preocupados. A mensagem que saiu do Kosovo, foi de que qualquer país, com capacidade militar superior, pode redefinir fronteiras a seu belo prazer. O que os russos fizeram agora, não me parece que seja muito diferente do que o que se passou no Kosovo.

Na gíria militar, há um conceito que é "Guerra Justa", que basicamente define a "legalidade" de se fazer a guerra. No pós 2.ª Guerra, os EUA estiveram envolvidos, directamente, em diversas guerras, que julgo, que quase nenhuma cumpriu esse requisito (Coreia, Vietname,Iraque, Somália, Kosovo, Iraque, Afeganistão.....).

Indirectamente, estiveram envolvidos na Siria, Irão, Cuba, Congo, Gana, Iraque, Chile, Afeganistão, Nicarágua, El Salvador, Camboja, Angola, Filipinas, Guatemala, Sérvia, Haiti, Líbia ......

Penso que nenhum outro país fomenta a guerra como os EUA. Provavelmente para alimentar a sua industria de armamento e petrolífera.

Estou-me a lembrar de um caso de anexação do pós 2.º guerra, que poucos falam. A anexação da Cabinda por parte de Angola, pois segundo o tratado Simulambuco, Cabinda seria um protectorado Português, ficando Portugal responsável por manter a integridade dos territórios colocados sob o seu protectorado.


Pedro
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 624
Registado: 25/5/2009 10:34
Localização: Oeiras

Re: Russia as sanções e as oportunidades

por Quimporta » 24/3/2014 21:15

tavaverquenao3 Escreveu:Nem penses nisso, os subs do pp é para a nato brincar e mesmo assim é logística só. Os outros davam-nos um poderio p... que pariu. 8-)

:D :D
Só... Eles brincam e proteges uma das maiores zonas económicas exclusivas do mundo com os binóculos dos baleeiros da Ilha do Pico.
Muda de assunto que ainda pões o pessoal a votar CDS :twisted:

Ainda que enfim... não percebo nada de submarinos, mas palpita-me que se lhes aparecesse o Outubro Vermelho à frente os três submarinos só paravam no alentejo. :D
"In God we trust. Everyone else, bring data" - M Bloomberg
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2121
Registado: 9/5/2009 18:57
Localização: Região Autónoma dos Tripeiros

Re: Russia as sanções e as oportunidades

por tava3 » 24/3/2014 21:03

Nem penses nisso, os subs do pp é para a nato brincar e mesmo assim é logística só. Os outros davam-nos um poderio p... que pariu. 8-)
Plan the trade and trade the plan
 
Mensagens: 3604
Registado: 3/11/2004 15:53
Localização: Lisboa

Re: Russia as sanções e as oportunidades

por Quimporta » 24/3/2014 20:50

tavaverquenao3 Escreveu: Provavelmente não ficava muito mais caro do que os nossos subs. :)


Deve ser parecido deve...

É numa altura destas que essa cena dos submarinos de repente até parece ser menos absurda.
Portugal é bem o exemplo de um país Europeu que abusa da fé na NATO. Temos 3 submarinos motor a 2 tempos, as fragatas Meco e os livres do Cristiano Ronaldo para defender a Madeira de uma anexação, pela Venezuela por exemplo.

O Putin acaba da limpar a folha do Paulo Portas :twisted:
"In God we trust. Everyone else, bring data" - M Bloomberg
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2121
Registado: 9/5/2009 18:57
Localização: Região Autónoma dos Tripeiros

Re: Russia as sanções e as oportunidades

por tava3 » 24/3/2014 20:06

O gajo vem cá jantar hoje, mas não digas a ninguém porque é top secret, queres que lhe diga alguma coisa? 8-)
Não era preciso muito guito, o gajo tem uns camiões fixes, meia duzia desses e umas quantas bateria s s400, e é para embrulhar sff. Provavelmente não ficava muito mais caro do que os nossos subs. :)
Plan the trade and trade the plan
 
Mensagens: 3604
Registado: 3/11/2004 15:53
Localização: Lisboa

Re: Russia as sanções e as oportunidades

por Quimporta » 24/3/2014 19:36

tavaverquenao3 Escreveu::lol: Se nos deixarem ter brinquedos iguais aos deles nós tratamos da nossa defesa, não era preciso ir incomodar o tio, o que certo é que o tio gosta de ser chamado, vá se lá saber porquê. :wink:
P.S. A china está a fazer musculação.


Que brinquedos? nukes?! Isso é que era! Guardamo-las no Alfeite! À vista do terreiro do Paço, que é para meter medo à Troika.
Púnhamos o IVA para 123% e fazíamos ensaios nas ilhas das Cagarras, como os Franceses.
E se fosse preciso invadir a Rússia teríamos direito a cemitérios de soldados, como os americanos têm por todo o lado quando não os conseguem identificar! Que bom! são o grande orgulho do tio.

Grandes planos se fazem nessas conversas com o Putin... :twisted:
"In God we trust. Everyone else, bring data" - M Bloomberg
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2121
Registado: 9/5/2009 18:57
Localização: Região Autónoma dos Tripeiros

Re: Russia as sanções e as oportunidades

por tava3 » 24/3/2014 18:52

:lol: Se nos deixarem ter brinquedos iguais aos deles nós tratamos da nossa defesa, não era preciso ir incomodar o tio, o que certo é que o tio gosta de ser chamado, vá se lá saber porquê. :wink:

P.S. A china está a fazer musculação.
Plan the trade and trade the plan
 
Mensagens: 3604
Registado: 3/11/2004 15:53
Localização: Lisboa

Re: Russia as sanções e as oportunidades

por Quimporta » 24/3/2014 18:24

pmpcpinto Escreveu:O EUA e a Europa, ou grande parte dela, abriram um precedente muito perigoso com o Kosovo, agora têm autoridade moral para não aceitar a anexação da Crimeira na Russia? Não me parece.
Mais, a Crimeia já perteceu à Russia e a maioria da sua população quer essa anexação.


O Kosovo é precedente para algumas coisas, mas não para anexação. Na Crimeia não há qualquer crise humanitária, pelo contrário.
O último precedente de anexação de territórios na Europa, é da WW II.

Mas mesmo que houvesse precedente a esse nível, falar de "autoridade moral" é sempre um pau de muitos bicos. Há sempre contradições em políticas externas.
A Rússia teria logo outras muitos óbvias como a Tchetchénia, em que há maioria muçulmana que quer autonomia, ou a própria Crimeia quando lá havia Tártaros. Os que sobraram ainda se lembram bem do que passaram na Sibéria.

O problema grave é que a Rússia é dada a regimes autoritários e cultiva lideres imperialistas. É uma ameaça permanente aos vizinhos e à paz, ao contrário da China por exemplo.
O que se conclui é que sempre que não exista uma força suficiente para o impedir, os Russos por eles gostam de ampliar as quintas. Neste caso o pretexto ainda existe: um referendo na mira de Kalashikov, em que nem sequer a opção "quero manter-me na Ucrânia, tal como aqui" estava disponível nos boletins. Mas se não existir pretexto também se inventa, como no caso da Geórgia.

E quem se queixa de que os americanos abusam do poder, o melhor que tem a fazer é evitar depender deles para vir salvar os coiros nestas situações, em não resta senão o "OH TIO!" (ex: Finns, Swedes Weigh NATO Membership ).
Se o Tio Sam se chatear um dia e ameaçar deixar de tomar conta dos sobrinhos quero ver onde é que há máquinas que cheguem para nos lavar a roupa interior.
"In God we trust. Everyone else, bring data" - M Bloomberg
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2121
Registado: 9/5/2009 18:57
Localização: Região Autónoma dos Tripeiros

Re: Russia as sanções e as oportunidades

por TorresTrader » 24/3/2014 18:09

Boa tarde, pessoal, tudo certo? ótimos posts
 
Mensagens: 10
Registado: 17/2/2014 12:58

Re: Russia as sanções e as oportunidades

por Sr_SNiper » 24/3/2014 17:38

E obrigações :) ?
Poderá estar-se a desenvolver uma boa oportunidade, vou investigar esta semana o assunto :)
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

Re: Russia as sanções e as oportunidades

por pmpcpinto » 24/3/2014 17:34

O EUA e a Europa, ou grande parte dela, abriram um precedente muito perigoso com o Kosovo, agora têm autoridade moral para não aceitar a anexação da Crimeira na Russia? Não me parece.

Mais, a Crimeia já perteceu à Russia e a maioria da sua população quer essa anexação.


Pedro
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 624
Registado: 25/5/2009 10:34
Localização: Oeiras

Re: Russia as sanções e as oportunidades

por Quimporta » 24/3/2014 16:59

tavaverquenao3 Escreveu:Oi Quim, ela chegou a essa conclusão sozinha ou contaram-lhe? :wink:


Só dás essas duas alternativas? Inclino-me mais para ter sido por saltar a medicação....
A Palin ficou famosa por muitas coisas quando se candidatou a VP, uma delas foi ter referido que estava particularmente habilitada a lidar com assuntos de política externa com os Russos porque da janela de casa (no Alasca) se vê a Rússia.
Ora... que ideia mais brilhante pode alguém ter para com um vizinho que iniciar com ele ... uma guerra atómica ?!? :shock:

A península da Crimeia é dos Russos, tanto o Luxemburgo é dos Portugueses. Bora lá anexar aquilo? 8-)
O grave é que o ultimo que se dedicou ao desporto de anexar territórios de outros países na Europa, usando exactamente o mesmo pretexto, não tinha armas nucleares.
Não acredito que haja mais anexações (tão cedo...), mas se acontecer... TVVQN, brother... contamos contigo para dares uma palavrinha ao Putn sobre poupar-se aqui o retângulo, ok? :wink:
"In God we trust. Everyone else, bring data" - M Bloomberg
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2121
Registado: 9/5/2009 18:57
Localização: Região Autónoma dos Tripeiros

Re: Russia as sanções e as oportunidades

por tava3 » 24/3/2014 13:30

Oi Quim, ela chegou a essa conclusão sozinha ou contaram-lhe? :wink: E o país dela que é o mais poderoso em armas convencionais, é também um dos maiores em armamento nuclear, é para quê mesmo? Aquilo ou é complexo de inferioridade pela falta de patine ou, no fundo no fundo é um sonho imperialista escondido. Basta dar ma olhada rapida pelo mapa mundo para chegar à conclusão de quem anda a parasitar metade do mundo. Os russos só retomaram uma peninsula que até era deles, não fosse a bobadeira do outro. 8-)
Plan the trade and trade the plan
 
Mensagens: 3604
Registado: 3/11/2004 15:53
Localização: Lisboa

Re: Russia as sanções e as oportunidades

por Marco Martins » 24/3/2014 11:03

Marco Martins Escreveu:
euroborn Escreveu:A Bolsa da Ucrânia está em mínimos de 5 anos.
A Russia está com um PER de 5.

O momento já chegou?



Não me parece que investir na Ucrania neste momento seja pacifico.
Motivo:
- estão a viver uma crise económica (só aí e a olhar para Portugal, Espanha e outros, as quedas deverão cair para mínimos de pelo menos 5 anos)
- estão perto de um conflito interno
- estão perto de um conflito externo

Embora exista o interesse internacional de manter a Ucrania a tona, essa ajuda e esses investimentos tenderão a ser apenas bélicos.

Espero bem que a Ucrânia recupere depressa uma paz social e económica, mas sendo realista, não me parece que isso aconteça antes da economia deles cair mais... :(


Em relação à Russia, também não me parece que o investimento seja pacífico... estão a tomar decisões que os poderá levar novamente para uma guerra fria a fechar-se numa economia mais reservada.
 
Mensagens: 6416
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: Russia as sanções e as oportunidades

por Marco Martins » 24/3/2014 11:01

euroborn Escreveu:A Bolsa da Ucrânia está em mínimos de 5 anos.
A Russia está com um PER de 5.

O momento já chegou?



Não me parece que investir na Ucrania neste momento seja pacifico.
Motivo:
- estão a viver uma crise económica (só aí e a olhar para Portugal, Espanha e outros, as quedas deverão cair para mínimos de pelo menos 5 anos)
- estão perto de um conflito interno
- estão perto de um conflito externo

Embora exista o interesse internacional de manter a Ucrania a tona, essa ajuda e esses investimentos tenderão a ser apenas bélicos.

Espero bem que a Ucrânia recupere depressa uma paz social e económica, mas sendo realista, não me parece que isso aconteça antes da economia deles cair mais... :(
 
Mensagens: 6416
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: Russia as sanções e as oportunidades

por Quimporta » 24/3/2014 10:54

Quais sanções. É assar o gajo :oh:

Sarah Palin: nukes are best Putin containment strategy

(AFP) – Mar 8, 2014
National Harbor (United States) — Sarah Palin offered unsolicited advice Saturday to President Barack Obama on containing Russian aggression, saying "the only thing that stops a bad guy with a nuke is a good guy with a nuke."

(...)
"In God we trust. Everyone else, bring data" - M Bloomberg
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2121
Registado: 9/5/2009 18:57
Localização: Região Autónoma dos Tripeiros

Re: Russia as sanções e as oportunidades

por eu-ro-bo-rn » 23/3/2014 23:58

A Bolsa da Ucrânia está em mínimos de 5 anos.
A Russia está com um PER de 5.

O momento já chegou?
 
Mensagens: 101
Registado: 21/10/2007 21:38

Re: Russia as sanções e as oportunidades

por tava3 » 23/3/2014 23:34

Não se excitem muito com o futuro da ucrania, a eu vai lá meter guita mas vai querer contrapartidas, aquilo é um negócio, quais direitos humanos qual caraças, já há uma lista do que é "privatizável".
Plan the trade and trade the plan
 
Mensagens: 3604
Registado: 3/11/2004 15:53
Localização: Lisboa

Re: Russia as sanções e as oportunidades

por sanchobeti » 23/3/2014 23:09

E O BCP mais a JM vão de caminho!
 
Mensagens: 183
Registado: 29/11/2007 13:06
Localização: 16

Re: Russia as sanções e as oportunidades

por CMVM » 23/3/2014 23:03

Estabilizando a situação, a Ucrânia tem todo o potencial para se tornar uma segunda Polónia.
 
Mensagens: 22
Registado: 9/3/2014 15:10

Re: Russia as sanções e as oportunidades

por tava3 » 23/3/2014 21:26

Não se vai passar nada, o ocidente não tem qualquer moral para apontar o dedo a quem quer que seja. Tudo o que vês é para inglês ver, como se costuma dizer. Vão meter a viola no saco como fizeram com a georgia, aliás, na ucrania parece-me que ainda vão pedir ajuda à russia para ajudar a resolver o berbicacho onde se meteram. Bora mas é apoiar os protestos em espanha contra a direita e a monarquia e na turqui,a onde até já cortaram o twiter, ou tentaram. :D

P.S. Como disse o daniel oliveira, a russia fez isto limpinho, nem todos se podem dar ao luxo de evitar fazer milhares de mortos.
Plan the trade and trade the plan
 
Mensagens: 3604
Registado: 3/11/2004 15:53
Localização: Lisboa

Re: Russia as sanções e as oportunidades

por Clinico » 23/3/2014 18:34

Bom, como disse, estou pouco dentro deste assunto mas já fiquei a saber mais.
Como alguns já me conhecem, estou mais dentro dos assuntos do Médio Oriente, o que me leva a perguntar, porquê tanto alarido com a anexação da Crimeia, e um silencio total ao massacre constante de cristãos na Síria pelos fundamentalistas árabes, sobretudo na fronteira com a Turquia? Há lá cada coisa...
Abraços
Clinico
 
Mensagens: 6662
Registado: 1/6/2003 0:13

Re: Russia as sanções e as oportunidades

por rollingsnowball » 23/3/2014 11:54

Clinico Escreveu:Eu estou um pouco fora dos pormenores disto tudo, mas e se 93% do braço votasse que queria ser arrancado porque não está no corpo certo e já foi parte de outro corpo? Eu não conheço bem a história da fragmentação da Russia pos perestroika mas porque é que 93% dos indivíduos votaram a favor da reunião com a Russia? é isso que me faz confusão e dá-me ideia que o Putin sentou-se no sofá a ver a festa até ter a certeza do apoio popular crimeio para anexação (ou para reaver a Crimeia). Porque é que o referendo foi considerado ilegal?

E se 93% da população de Olivença votasse que queria voltar a ser português e nós disséssemos "sim senhor, volta para cá porque foste sempre nossa"???? ou a Catalunha independente?
Realmente, abriu-se uma caixa de pandora...
Abraço
Clinico

Há vários factores contra o que dizes:
1- Historicamente a população maioritária na Crimeia eram os tártaros e não os russos. Estaline deportou os tártaros da Crimeia para a Sibéria onde acabaram por morrer quase todos. Sendo assim a população maioritária russa na Crimeia é resultado de limpeza étnica. Ou seja, reconhecer que a população maioritária pode votar a sua nacionalidade é legitimar limpezas étnicas (o que é certo que aconteceria em muitos outros locais do mundo). O argumento russo de que o Ocidente está a usar dois pesos e duas medidas na Crimeia e no Kosovo é parcialmente verdade (aparentemente a maioria dos Kosovares são albaneses que ocuparam parte do território sérvio possivelmente em fuga das condições de vida na Albânia). É também parcialmente mentira porque no Kosovo os albaneses estavam a ser eles próprios alvos de limpeza étnica para que não acontecesse o que aconteceu na Crimeia. O problema é que um erro não deve legitimar outro erro.

2- Esses 93% não são nada credíveis porque:
A) A maioria dos ucranianos e tártaros da região não foram votar
B) Havia soldados armados na rua antes do referendo e junto às urnas
C) Há fotografias de pessoas a colocar mais do que um voto nas urnas
D) Aparentemente houve locais onde algumas pessoas foram buscar um monte de boletins de voto que trouxeram depois preenchidos
E) Havia mesas de voto em que 80% das pessoas que apareciam para votar não estavam recenseadas, sendo decidido por quem estava na mesa de voto quais destes podiam ou não votar
F) Havia música russa junto às mesas de voto (para além de soldados russos) dizendo quem era bem vindo para ir votar
G) Acredito de qualquer modo que seria uma votação maioritária embora nem de perto com 93% dos votos (e na minha opinião é duvidoso que uma maioria possa impôr uma mudança de nacionalidade a uma minoria, principalmente se em vez de 93% fossem por exemplo 75%)
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.
 
Mensagens: 1048
Registado: 13/12/2008 12:42
Localização: 14

Re: Russia as sanções e as oportunidades

por Opcard33 » 23/3/2014 10:27

A Rússia é o principal fornecedor de níquel a Europa (e segundo maior exportador mundial a Indonésia é o número um ) o níquel ao contrario dos outros metais esta com uma valorização de 15% .
 
Mensagens: 731
Registado: 9/9/2013 15:13

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Cem pt, Goya777, hbsilva, JAAMC, malakas, MP65, navaldoc, Opcard, PAULOJOAO e 173 visitantes