Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

EUR 5Y CLN Portugal Telecom International Finance BV

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: EUR 5Y CLN Portugal Telecom International Finance BV

por tzaraujo » 24/7/2016 23:19

Boa noite,

Partilho a informação: http://www.cmvm.pt/pt/Legislacao/Legisl ... 12_02.aspx
Artigo 19º, mais alguém se queixa de não ter sido informado a tempo?

Cumprimentos.
 
Mensagens: 8
Registado: 15/7/2016 20:44

Re: EUR 5Y CLN Portugal Telecom International Finance BV

por jumpinho » 3/7/2016 14:49

Fazendo um pequeno exercício de raciocinio:

São o CLN's uma forma de investimoento em que emprestamos dinheiro ao banco, eles pagam-nos juros a x, investem em obrigações oy outros que lhes pagam a y, se as mesmas estourarem, nós perdemos a massa, eles ficam cobertos pelos cds's e recuperam k que é 100% lucro.

Hummm
 
Mensagens: 158
Registado: 11/10/2008 18:13
Localização: 1

Re: EUR 5Y CLN Portugal Telecom International Finance BV

por jumpinho » 27/6/2016 21:17

Artista Romeno Escreveu:
jumpinho Escreveu::wall: Decisão adiada para:

http://dc.isda.org/cds/portugal-telecom ... nance-b-v/

Alguém tem por aqui o cantacto da associação que vai representar os "lesados", ou de advogados na acção?

Acho que estará em hora responsabilizar os gestores deas nossas empresas e também os "vendilheiros" destes produtos!


as pessoas só se devem meter em coisas que possam acompanhar, querem taxa taxa e mais taxa, quando corre mal são lesados, a PT tinha um endividamento elevado, mas ainda assim era solvente, a oi tinha problemas muito graves, vai para restruturação, quem tivesse acompanhado a situação da empresa oi teria obviamente mesmo que com perda largado isto....


Ora essa, eu li e bem o que assinei, mas devo ter o direito de pedir responsabilidades a quem levou a esta situação, reguladores e gestores, por gestão danosa e má fé!

Ou achas q n foi o q se passou na pt ou bes por exemplo?

O produto q subscrevi tinha risco emitente e emissor, só, hoje sou titular de uma porcaria cujos intervenientes nem existem como entidades?
 
Mensagens: 158
Registado: 11/10/2008 18:13
Localização: 1

Re: EUR 5Y CLN Portugal Telecom International Finance BV

por Artista Romeno » 27/6/2016 19:34

jumpinho Escreveu::wall: Decisão adiada para:

http://dc.isda.org/cds/portugal-telecom ... nance-b-v/

Alguém tem por aqui o cantacto da associação que vai representar os "lesados", ou de advogados na acção?

Acho que estará em hora responsabilizar os gestores deas nossas empresas e também os "vendilheiros" destes produtos!


as pessoas só se devem meter em coisas que possam acompanhar, querem taxa taxa e mais taxa, quando corre mal são lesados, a PT tinha um endividamento elevado, mas ainda assim era solvente, a oi tinha problemas muito graves, vai para restruturação, quem tivesse acompanhado a situação da empresa oi teria obviamente mesmo que com perda largado isto....
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: EUR 5Y CLN Portugal Telecom International Finance BV

por jumpinho » 27/6/2016 19:26

:wall: Decisão adiada para:

http://dc.isda.org/cds/portugal-telecom ... nance-b-v/

Alguém tem por aqui o cantacto da associação que vai representar os "lesados", ou de advogados na acção?

Acho que estará em hora responsabilizar os gestores deas nossas empresas e também os "vendilheiros" destes produtos!
 
Mensagens: 158
Registado: 11/10/2008 18:13
Localização: 1

Re: EUR 5Y CLN Portugal Telecom International Finance BV

por vieirah1976 » 4/3/2016 16:16

jopsilveira, então porque investiste numa coisa que não percebes como funciona e nem sequer te deste ao trabalho de ler ou de perceber como funcionava no momento do investimento?

Essa é a regra nº 1 do investimento: Perceber onde estamos a investir. Não percebemos, não investimos.
 
Mensagens: 219
Registado: 26/5/2015 14:25

Re: EUR 5Y CLN Portugal Telecom International Finance BV

por Pecunia...olet! » 4/3/2016 0:18

Dizem que cada caso é um caso, o que neste contexto significa: cada CLN é uma CLN.

Eu referi-me à emissão cujos cujos links para as respectivas fichas técnicas estão nos post anteriores (ISIN: XS1039373375). E a ficha técnica refere que em caso de reembolso antecipado (em linguagem "técnica" se a PT Finance/Oi "der buraco") o método de liquidação será "física": "O Método de Liquidação aplicável será a Liquidação Física (alínea (i) infra) e, apenas quando esta não seja possível, assim determinado pelo Agente de Cálculo, por exemplo por ser ilegal, impossível ou impraticável a entrega física de Obrigações Entregáveis, o pagamento do Valor Final das obrigações da Entidade de Referência será efectuado através do Método de Liquidação Financeira (alínea (ii) infra)."

O texto colocado agora (no post anterior) diz respeito a outra CLN. Que neste caso prevê "Liquidação Financeira" (em vez de Liquidação Fisica). Ou seja, num caso o pagamento seria feito "em obrigações" e no outro "em dinheiro". Se a entrega é em obrigações, o emitente selecciona qual a obrigação (da entidade que teve o evento de crédito) que vai "entregar". Se é em dinheiro, existe um procedimento para determinar o "valor" final das obrigações, e esse valor é pago directamente aos investidores.

"Ao fim e ao cabo" se acontecer um evento de crédito na PT Finance, os detentores dos CLN em que a PT Finance é entidade de referência (única ou num conjunto de entidades com características de first to default) assumirão perdas consideráveis.
Os que tiverem liquidação financeira ficam com essa perda imediatamente "cristalizada" pois recebem um determinado valor em dinheiro.
Os que tiverem liquidação física ficam com essa perda em aberto (da perda não se livram, ainda não sabem é exactamente quanto), pois recebem obrigações da PT Finance. Que podem vender imediatamente (e nesse caso teriam um valor próximo do que seria a liquidação financeira). Ou podem esperar. E nesse caso o valor dessas obrigações tanto poderá subir como descer ainda mais. Mas creio que não preciso dizer que não vale a pena esperar na esperança de que essas obrigações voltem a 100% do valor nominal...

Realço que cada caso é um caso e as condições das emissões podem ser muito diferentes umas das outras, com riscos muito distintos. Por isso antes de se retirarem conclusões genéricas, é melhor verificar as condições específicas de cada emissão. O que é verdade para uma pode não ser para outra. Por exemplo, refere que "Tenho uma CLN, em que fazem parte 3 entidades, uma das quais a PT Finance". Na resposta estou a assumir que são três entidades de referencia para o evento de crédito e que seja com base em first to default (linguagem técnica: a primeira das três entidade que der buraco). Mas pode estar a referir-se a três entidades como o emitente, o garante e a entidade de referência, que seriam coisas distintas.

Espero que tenha conseguido ser mais claro desta vez. As minhas desculpas por qualquer confusão que o comentário anterior possa ter originado.
 
Mensagens: 163
Registado: 5/11/2014 11:45

Re: EUR 5Y CLN Portugal Telecom International Finance BV

por jopsilveira » 3/3/2016 21:52

Pecunia...olet! Escreveu:O que significa o "reembolso" antecipado?
Significa que, se esse evento ocorrer, o emitente (Haitong) entregará ao investidor uma quantidade de obrigações da PT Finance/Oi (calculado depois de deduzidos os custos de cancelamento da operação - swaps, etc). Ou seja, o investidor passará a deter uma obrigação sénior da Oi.

Que obrigação em concreto? É determinado pelo emitente (Haitong). Na prática será a obrigação mais barata que existir no mercado nessa altura. Por exemplo, uma obrigação (em Eur) da Oi com maturidade em 2025 anda quase nos 20%. Deduzidos os tais custos de cancelamento e a margem do intermediário não surpreende o preço de 13% que pagam pelo CLN.


Confesso que não percebi nada do que escreveste.
De onde retiraste essa informação?

Tenho uma CLN, em que fazem parte 3 entidades, uma das quais a PT Finance.

Então ao fim ao cabo, o que vai acontecer? Não percebo a relação da citação do "Pecunia...olet!" com o que está em baixo, e nem percebo bem o texto de baixo...
Anexos
CLN.png
CLN.png (118.44 KiB) Visualizado 6822 vezes
 
Mensagens: 307
Registado: 5/8/2014 20:53

Re: EUR 5Y CLN Portugal Telecom International Finance BV

por Pecunia...olet! » 2/3/2016 12:56

Os credit linked notes são "reembolsados" antecipadamente caso existe um evento de crédito (por exemplo re-estruturação de divida, default, etc).

No caso concreto o risco de referência é dívida sénior da PT Finance (na prática Oi). Nos últimos dias o risco de uma re-estruturação de dívida aumentou de forma considerável. Ou seja, o risco de este credit linked note ser "reembolsado" antecipadamente é muito elevado.

O que significa o "reembolso" antecipado?
Significa que, se esse evento ocorrer, o emitente (Haitong) entregará ao investidor uma quantidade de obrigações da PT Finance/Oi (calculado depois de deduzidos os custos de cancelamento da operação - swaps, etc). Ou seja, o investidor passará a deter uma obrigação sénior da Oi.

Que obrigação em concreto? É determinado pelo emitente (Haitong). Na prática será a obrigação mais barata que existir no mercado nessa altura. Por exemplo, uma obrigação (em Eur) da Oi com maturidade em 2025 anda quase nos 20%. Deduzidos os tais custos de cancelamento e a margem do intermediário não surpreende o preço de 13% que pagam pelo CLN.
 
Mensagens: 163
Registado: 5/11/2014 11:45

Re: EUR 5Y CLN Portugal Telecom International Finance BV

por Pata-Hari » 2/3/2016 12:31

Essa cotação representa a alta probabilidade que neste momento existe de haver um evento de crédito na PT até à data da maturidade do produto...
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: EUR 5Y CLN Portugal Telecom International Finance BV

por glorios0 » 2/3/2016 1:51

Boa noite,

Tenho este produto em carteira e fiquei a saber hoje que está a cotar a 13% :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:

Pelo que sei este produto "estoura" se a PT/OI for à falència, o que representa esta cotação??????

Será que a PT/OI irá falir em breve?

Alguém pode acrescentar alguma informação

Obrigado
 
Mensagens: 1
Registado: 2/3/2016 1:43

Re: EUR 5Y CLN Portugal Telecom International Finance BV

por ruicarlov » 6/3/2014 15:29

É um tipo de produto muito comum do BEST. Eu tenho um que foi lançado no mês passado, mas com a Brisa. 5.65% TANB.
Sei bem que é um produto mais arriscado que obrigações, devido ao risco tanto do emitente como do intermediário, com baixa liquidez.
Mas não me parece mau de todo meter lá uma pequena parte do capital. Se tudo correr bem, sabemos exatamente com o que contar.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 661
Registado: 18/7/2011 11:04
Localização: Lisboa

Re: EUR 5Y CLN Portugal Telecom International Finance BV

por Automech » 5/3/2014 21:58

Mobilizar, até podem ser mobilizados, mas leva-se uma talhada porque é o próprio Best que fixa o preço OTC.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 9360
Registado: 4/6/2010 12:12
Localização: 16

Re: EUR 5Y CLN Portugal Telecom International Finance BV

por Sr_SNiper » 5/3/2014 21:44

Primvs Escreveu:Epah...80 tipos viram isto e ninguem sabe me explicar o que é isto?Juros quase de 5% pagos mensalmente?

É muita esmola para um tipo nao desconfiar....

Alguma alma caridosa consegue-me explicar como isto funciona e quais os riscos?

Obrigado

Muita esmola 5% ao ano, sem possibilidade de mobilizar o capital durante 5 anos, 5 anos? :shock:
Nunca me passaria pela cabeça fazer isso
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

Re: EUR 5Y CLN Portugal Telecom International Finance BV

por Primvs » 5/3/2014 21:35

Ja fiquei com uma ideia ;)

obrigado
É da vida...
 
Mensagens: 2983
Registado: 6/2/2007 16:36
Localização: Alverca

Re: EUR 5Y CLN Portugal Telecom International Finance BV

por Bart Simpson » 5/3/2014 21:27

Primvs Escreveu:Epah...

de vez em quando...recebo estas conselhos de investimento do BEST...e já li e analisei e nao consigo perceber como isto funciona...Tenho alguma dificuldade em perceber que tipo de investimento é, como funciona, quais os riscos, etc.

Alguem consegue-me explicar isto?Como se eu tivesse 4 anos?

:)

http://web3.cmvm.pt/sdi2004/pfc/docs/fsd29641.pdf

http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/fsd29414.pdf

ISIN: XS1039373375



Algumas chamadas de atenção:

1 - Existem 3 entidades " com a mão no pote"
a) - A Portugal Telecom International Finance BV ( atenção que não é a Portugal Telecom SA, é uma entidade jurídica independente, normalmente sediada numa Offshore, que trata de arranjar capital à casa mãe), que neste caso é a Entidade Referência, que emite Obrigações.
b) - A Espírito Santo Investment p.l.c , que tal como a outra, deve estar também numa Offshore e que faz um produto complexo, baseado nas Obrigações da 1ª. Esse produto, chama-se Notes
c) - O Banco BEST, entidade colocadora, que as vende e que ganha a sua comissãozita.

2 - A coisa correndo bem, leva para casa 1/12 de 4,90% todos os meses e a massa ao fim dos 5 anos.

3 - Riscos
a) O risco é se ocorrer qualquer um dos seguintes eventos de crédito pela Entidade Referência.

Insolvência;
Falha de Pagamento;
Reestruturação dos termos originais contratualizados de obrigações.

b) E que acresce alterações fiscais relevantes que não se sabe quais serão.

Se ocorrer qualquer um dos eventos acima mencionados, a consequência imediata é que os juros deixam de ser pagos.

A segunda consequência, será iniciar o processo de Reembolso, que poderá ser dois tipos:

a) - Liquidação Fisica - O reembolso ocorrerá através da entrega de unidades Obrigações Entregáveis. Quer dizer, basicamente as Notes serão substituidas por Obrigações Sénior com maturidade máxima de 30 anos da entidade de referência. Aí o seu capital será igual ao valor que essas Obrigações cotarem nessa altura que as recebe. E claro o Banco Best não quer perder a mama da vaca e A detenção de tais obrigações será sujeita às comissões de custódia referidas na secção “Encargos”,infra, conforme preçário do Banco BEST em vigor a cada momento

b) - Liquidação Financeira - Na impossibilidade de proceder à entrega fisica das Obrigações Entregáveis, então o reembolso das Notes será apurado. Podendo esse valor ser inferior ao valor subscrito inicial pelo investidor.

Alguem consegue-me explicar isto?Como se eu tivesse 4 anos?
Penso que consegui :wink:

O Espírito Santo Investment tem feito algumas dessas Notes e o Best vendido, sorry, comercializado

http://web3.cmvm.pt/sdi2004/pfc/docs/fsd29123.pdf
http://web3.cmvm.pt/sdi2004/pfc/docs/fsd29412.pdf


Edit: - Uma coisa importante, que me estava a esquecer. Lógicamente este produto não está abrangido pelo Fundo de Garantia de Depósitos.
 
Mensagens: 709
Registado: 29/11/2007 4:09
Localização: 69

Re: EUR 5Y CLN Portugal Telecom International Finance BV

por Primvs » 5/3/2014 20:51

Reiposto Escreveu:comecei a ler e parei apenas para te dizer que são 4,90% ao ano e não mensalmente =;


Lapso profissional...sao 4,90% TANB, mas pagos mensalmente. Eu vi que nao eram 4,90% ao mês...é TANB só que fraccionam o pagamento mensalmente
É da vida...
 
Mensagens: 2983
Registado: 6/2/2007 16:36
Localização: Alverca

Re: EUR 5Y CLN Portugal Telecom International Finance BV

por Reiposto » 5/3/2014 20:47

comecei a ler e parei apenas para te dizer que são 4,90% ao ano e não mensalmente =;
Apesar de tudo a terra gira
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 516
Registado: 8/2/2012 18:09
Localização: 17

Re: EUR 5Y CLN Portugal Telecom International Finance BV

por Primvs » 5/3/2014 20:27

Epah...80 tipos viram isto e ninguem sabe me explicar o que é isto?Juros quase de 5% pagos mensalmente?

É muita esmola para um tipo nao desconfiar....

Alguma alma caridosa consegue-me explicar como isto funciona e quais os riscos?

Obrigado
É da vida...
 
Mensagens: 2983
Registado: 6/2/2007 16:36
Localização: Alverca

EUR 5Y CLN Portugal Telecom International Finance BV

por Primvs » 5/3/2014 13:55

Epah...

de vez em quando...recebo estas conselhos de investimento do BEST...e já li e analisei e nao consigo perceber como isto funciona...Tenho alguma dificuldade em perceber que tipo de investimento é, como funciona, quais os riscos, etc.

Alguem consegue-me explicar isto?Como se eu tivesse 4 anos?

:)

http://web3.cmvm.pt/sdi2004/pfc/docs/fsd29641.pdf

http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/fsd29414.pdf

ISIN: XS1039373375
É da vida...
 
Mensagens: 2983
Registado: 6/2/2007 16:36
Localização: Alverca


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], daininho, hugob0ss, malakas, PAULOJOAO e 188 visitantes