Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Carteira timing mercado longo prazo para a bolsa portuguesa

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Carteira timing mercado longo prazo para a bolsa portugu

por Joao-D » 29/4/2014 2:53

A seguir, está a ordem de stop loss:
Anexos
stop longo prazo.PNG
stop longo prazo.PNG (11.56 KiB) Visualizado 1886 vezes
 
Mensagens: 1315
Registado: 27/5/2010 18:17
Localização: Lisboa

Re: Carteira timing mercado longo prazo para a bolsa portugu

por Joao-D » 18/4/2014 19:14

A seguir, está a carteira e o gráfico semanal:
Anexos
carteira de timing longo prazo PT.PNG
carteira de timing longo prazo PT.PNG (36.4 KiB) Visualizado 2068 vezes
carteira de timing longo prazo PT g.PNG
carteira de timing longo prazo PT g.PNG (28.41 KiB) Visualizado 2068 vezes
 
Mensagens: 1315
Registado: 27/5/2010 18:17
Localização: Lisboa

Re: Carteira timing mercado longo prazo para a bolsa portugu

por Joao-D » 11/4/2014 16:24

ppbogos Escreveu:
Joao-D Escreveu:A seguir, está a carteira:


Esta francesa ainda vai dar muito que "me" falar..... Sussurra ao ao ouvido de fininho, gosta de dar musica, para depois me deixar na mão...
Deixa lá tolera-la até eu conseguir entender os seus porquês...

Let the profit run, for now....and tomorrow....and tomorrow...

SDS impec também....

Boa sorte com essa gêmea João. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:


Até agora a francesa está razoavelmente positiva, mas ainda é muito cedo para se dizer se vai continuar a subir.
 
Mensagens: 1315
Registado: 27/5/2010 18:17
Localização: Lisboa

Re: Carteira timing mercado longo prazo para a bolsa portugu

por bogos » 11/4/2014 14:00

Joao-D Escreveu:A seguir, está a carteira:


Esta francesa ainda vai dar muito que "me" falar..... Sussurra ao ao ouvido de fininho, gosta de dar musica, para depois me deixar na mão...
Deixa lá tolera-la até eu conseguir entender os seus porquês...

Let the profit run, for now....and tomorrow....and tomorrow...

SDS impec também....

Boa sorte com essa gêmea João. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Um dos efeitos do medo é perturbar os sentidos e fazer que as coisas não pareçam o que são.
Miguel Cervantes
No outro lado de cada medo está a liberdade.
Marilyn Ferguson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2887
Registado: 29/12/2005 16:34
Localização: Porto

Re: Carteira timing mercado longo prazo para a bolsa portugu

por Joao-D » 11/4/2014 11:12

A seguir, está a carteira:
Anexos
carteira.PNG
carteira.PNG (37.09 KiB) Visualizado 2237 vezes
 
Mensagens: 1315
Registado: 27/5/2010 18:17
Localização: Lisboa

Re: Carteira timing mercado longo prazo para a bolsa portugu

por Joao-D » 9/4/2014 15:43

Olá ppbogos, a resposta será um pouco extensa, mas é uma pergunta dificil, porque se refere à convicção no título. O significado de convicção é “certeza adquirida por fatos ou razões; persuasão íntima, convencimento”.

A “certeza” só se tem em bolsa depois do facto ter ocorrido e, o “convencimento”, é perigoso, porque podemos nos convencer de que algo vai acontecer e, se depois não acontecer, sentimos muita dificuldade em mudar de opinião.

Então acho que não estou convencido no titulo. Preferia até negociar um ETF short para a bolsa portuguesa do que optar pela bolsa francesa. Como não existe, opto pela bolsa francesa.

Acho que a melhor maneira de responder é explicar aquilo que faço. Primeiramente, analiso tecnicamente o índice de referência S&P 500 e formulo uma opinião quanto à direção do mercado. (De um modo geral, os índices de referência dos EUA determinam, em grande parte, os movimento de subida e descida das bolsas europeias). A juntar a isso, uso um consenso de indicadores técnicos testado em bull market e em bear market com resultado positivo para os principais índices dos EUA. Já sei à partida que existe uma elevada probabilidade de ganhar dinheiro quando a minha percepção ao nível da análise técnica coincide com o consenso de indicadores técnicos que uso; e é nessas situações que procuro investir.

O que acabei de dizer foi o que fiz.

Nestes dois posts está a minha análise técnica ao índice de referência S&P 500:
viewtopic.php?f=3&t=83115#p1096029
viewtopic.php?f=3&t=83115#p1096310

Há poucos dias atrás, o consenso de indicadores técnicos que uso deu sinal de venda.
Sobre isso recordo o que escrevi há poucos dias atrás: “Estive à espera de um sinal de venda do consenso de indicadores técnicos que uso nos principais índices de preços, e agora tenho um sinal de venda. O consenso ainda não está completo porque requer uma alteração de um sinal de um indicador técnico que uso, que ainda está no sinal de compra, mas penso que é razão suficiente para iniciar posições na carteira”.

No fundo, descobri uma vantagem (o consenso de indicadores técnicos que uso) em relação ao mercado e faço quase sempre a mesma coisa.

Se, por hipótese, as bolsas subirem, o consenso vai mudar de sinal e terei de encerrar as posições. Mas, por enquanto, penso que estou certo em relação à minha análise técnica ao índice de referência S&P 500 e o consenso aponta para a descida das bolsas.
 
Mensagens: 1315
Registado: 27/5/2010 18:17
Localização: Lisboa

Re: Carteira timing mercado longo prazo para a bolsa portugu

por bogos » 9/4/2014 13:50

Boa tarde
João_D

Obrigado pelas informações anteriormente prestadas.

Queria-te perguntar se estás no título por convicção, ou se é meramente especulativo, a aproveitar movimentos de prazo-curto.

Aprecio bastante alguns ETF's, mas quando entro num há sempre as questões para curto-prazo de comissões.

Eu estou a encarar este BX4 e tambem um SDS, para pelo menos os deter nos próximos 3 meses.
Se me deixarem é claro, admito um stop loss de 7,5% e em mente gostaria de fazer uns 25% no caso do BX4.
Mas a avaliação da francesa vai-se fazendo dia-a-dia.

O plano está delineado. Ou estou bem montado, ou vou pagar com a decisão.

Deixa o mercado fazer o seu trabalho, para o bem ou para o mal, porque o raças do animal é soberano.
Os nossos adversários somos nós mesmos.

Cumprimentos
Um dos efeitos do medo é perturbar os sentidos e fazer que as coisas não pareçam o que são.
Miguel Cervantes
No outro lado de cada medo está a liberdade.
Marilyn Ferguson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2887
Registado: 29/12/2005 16:34
Localização: Porto

Re: Carteira timing mercado longo prazo para a bolsa portugu

por Joao-D » 9/4/2014 12:27

A seguir, está o gráfico anotado de longo prazo (mensal) de BX4:
Anexos
BX4 longo prazo.PNG
BX4 longo prazo.PNG (24.44 KiB) Visualizado 2376 vezes
 
Mensagens: 1315
Registado: 27/5/2010 18:17
Localização: Lisboa

Re: Carteira timing mercado longo prazo para a bolsa portugu

por Joao-D » 9/4/2014 12:24

A seguir, está a carteira:
Anexos
carteira.PNG
carteira.PNG (36.74 KiB) Visualizado 2379 vezes
 
Mensagens: 1315
Registado: 27/5/2010 18:17
Localização: Lisboa

Re: Carteira timing mercado longo prazo para a bolsa portugu

por Joao-D » 8/4/2014 13:14

Só para lembrar:
Todas as ordens (abertura/ fecho/ ordens de stop loss) são comunicadas no fórum antes de serem executadas – e não depois.
Todas as ordens são executadas ao preço de fecho (último preço disponível), exceto no caso de ordens de stop loss.


1 Compra:
Anexos
ideias longo prazo.PNG
ideias longo prazo.PNG (14.82 KiB) Visualizado 2441 vezes
 
Mensagens: 1315
Registado: 27/5/2010 18:17
Localização: Lisboa

Re: Carteira timing mercado longo prazo para a bolsa portugu

por Joao-D » 8/4/2014 13:12

A seguir, está a carteira:
Anexos
carteira longo prazo.PNG
carteira longo prazo.PNG (36.82 KiB) Visualizado 2441 vezes
 
Mensagens: 1315
Registado: 27/5/2010 18:17
Localização: Lisboa

Re: Carteira timing mercado longo prazo para a bolsa portugu

por Joao-D » 7/4/2014 19:21

A seguir está a carteira:
Anexos
carteira longo prazo.PNG
carteira longo prazo.PNG (36.21 KiB) Visualizado 2538 vezes
 
Mensagens: 1315
Registado: 27/5/2010 18:17
Localização: Lisboa

Re: Carteira timing mercado longo prazo para a bolsa portugu

por Joao-D » 7/4/2014 15:59

A seguir, está o gráfico mensal do PSI 20:
Anexos
PSI 20 longo prazo.PNG
PSI 20 longo prazo.PNG (31.73 KiB) Visualizado 2634 vezes
 
Mensagens: 1315
Registado: 27/5/2010 18:17
Localização: Lisboa

Re: Carteira timing mercado longo prazo para a bolsa portugu

por Joao-D » 7/4/2014 15:35

A seguir, está uma ideia de negócio para longo prazo (pensada para ter um horizonte temporal de três meses a um ano) e o gráfico anotado:
Anexos
ideia de negocio longo prazo.PNG
ideia de negocio longo prazo.PNG (15.6 KiB) Visualizado 2643 vezes
BX4.PNG
BX4.PNG (31.54 KiB) Visualizado 2643 vezes
 
Mensagens: 1315
Registado: 27/5/2010 18:17
Localização: Lisboa

Re: Carteira timing mercado longo prazo para a bolsa portugu

por Joao-D » 15/3/2014 15:37

MME5 Escreveu:Não é crítica nenhuma negativa não intérpretes as coisas assim apenas estou a tentar ( abanarte ) para ver se começas a negociar porque gosto de assistir aos teus movimentos e já cheguei a fechar e a abrir posições no passado com influência nos teus movimentos :-$


Olá MME5, como deves saber, não sou um iogurte que necessita de ser agitado (abanado) antes de abrir. hehe

Agora a sério, não estive atento o suficiente à evolução da bolsa portuguesa e fui surpreendido pela subida rápida que teve no inicio do ano. Continuo, no entanto, a pensar que as bolsas do mundo vão descer durante alguns meses e mantenho o plano de aguardar a confirmação do consenso de indicadores técnicos diários que uso para depois comprar o ETF BX4 LYXOR ETF CAC 40 Daily Double Short para a bolsa francesa.
Certamente que mudarei de opinião se estiver errado.

Mais cedo ou mais tarde, vou fazer operações.

+++++++++++++++++++++++++

O meu objetivo com esta carteira em termos de resultado final é de ganhar mais de 10% até ao fim do ano.
Isso vai depender das minhas operações em bolsa (que controlo), mas também, e muito especialmente, da evolução futura do mercado (que não controlo).

Como escrevi no meu post em cima, vou arriscar mais na carteira de timing de mercado de médio prazo do que na carteira de timing de mercado de longo prazo.
 
Mensagens: 1315
Registado: 27/5/2010 18:17
Localização: Lisboa

Re: Carteira timing mercado longo prazo para a bolsa portugu

por MME5 » 4/3/2014 9:43

Joao-D Escreveu:
MME5 Escreveu:Ou muito me engano ou a ultima vez que previste que o psi20 ia descer e vendes.te tudo o que tinhas na carteira passada foi quando este mais subiu neste momento se não fosse a situação da Ucrânia acho que fazia exatamente o contrário as tuas previsões :-k


No outro tópico optei por interpretar o teu comentário como uma pergunta, mas agora parece que não há dúvidas que é uma critica negativa.

O que posso responder-te é que aquilo que escrevi está registado no fórum de outra forma.

No Verão do ano passado, muitos membros do fórum estavam muito pessimistas, alguns tinham o fato de urso já vestido e outros já não sabiam que fato haviam de vestir (o fato de urso ou de touro) e escrevi que as bolsas iam subir. Alguns membros até criticaram-me por escrever no tópico da carteira de timing para a bolsa portuguesa que as bolsas iam subir. Mas o facto é que as bolsas subiram.
Se verificares o resultado da carteira de timing de mercado para a bolsa portuguesa no dia 22 de Outubro verificas que o resultado da carteira era o dobro da evolução do PSI 20 no mesmo período de tempo. Nessa altura, escrevi também que estava mais interventivo no mercado de forex e optei por negociar menos na bolsa portuguesa.
No final do mês de Outubro encerrei as posições na carteira para a bolsa portuguesa, mas não entrei curto, nem fiz nenhuma análise para dizer que as bolsas iam descer, até porque na carteira de timing de longo de alto risco para as bolsas dos Estados Unidos que tive no forum continuei longo até ao dia 1 de Fevereiro de 2014, depois de ter comprado no dia 9 de Janeiro de 2013.

Sei que não acerto sempre, mas tenho todo o gosto que os meus resultados falem por si próprios.


Não é crítica nenhuma negativa não intérpretes as coisas assim apenas estou a tentar ( abanarte ) para ver se começas a negociar porque gosto de assistir aos teus movimentos e já cheguei a fechar e a abrir posições no passado com influência nos teus movimentos :-$
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 697
Registado: 26/10/2013 19:07

Re: Carteira timing mercado longo prazo para a bolsa portugu

por Joao-D » 3/3/2014 18:57

MME5 Escreveu:Ou muito me engano ou a ultima vez que previste que o psi20 ia descer e vendes.te tudo o que tinhas na carteira passada foi quando este mais subiu neste momento se não fosse a situação da Ucrânia acho que fazia exatamente o contrário as tuas previsões :-k


No outro tópico optei por interpretar o teu comentário como uma pergunta, mas agora parece que não há dúvidas que é uma critica negativa.

O que posso responder-te é que aquilo que escrevi está registado no fórum de outra forma.

No Verão do ano passado, muitos membros do fórum estavam muito pessimistas, alguns tinham o fato de urso já vestido e outros já não sabiam que fato haviam de vestir (o fato de urso ou de touro) e escrevi que as bolsas iam subir. Alguns membros até criticaram-me por escrever no tópico da carteira de timing para a bolsa portuguesa que as bolsas iam subir. Mas o facto é que as bolsas subiram.
Se verificares o resultado da carteira de timing de mercado para a bolsa portuguesa no dia 22 de Outubro verificas que o resultado da carteira era o dobro da evolução do PSI 20 no mesmo período de tempo. Nessa altura, escrevi também que estava mais interventivo no mercado de forex e optei por negociar menos na bolsa portuguesa.
No final do mês de Outubro encerrei as posições na carteira para a bolsa portuguesa, mas não entrei curto, nem fiz nenhuma análise para dizer que as bolsas iam descer, até porque na carteira de timing de longo de alto risco para as bolsas dos Estados Unidos que tive no forum continuei longo até ao dia 1 de Fevereiro de 2014, depois de ter comprado no dia 9 de Janeiro de 2013.

Sei que não acerto sempre, mas tenho todo o gosto que os meus resultados falem por si próprios.
 
Mensagens: 1315
Registado: 27/5/2010 18:17
Localização: Lisboa

Re: Carteira timing mercado longo prazo para a bolsa portugu

por MME5 » 3/3/2014 18:10

Joao-D Escreveu:
Eurouro Escreveu:A pergunta que faço é simples: será que vale mesmo a pena pagar spread + juros e pagar o risco de uma entrada curta sabendo de ante-mão que o resultado é incerto e não garantido, nessa óptica de médio prazo com obejctivos de acumulação de dinheiro?


Ola Eurouro!
Penso que estás a referir-te a uma entrada curta com CFD´s.
A minha percepção é que abrir posições curtas na bolsa portuguesa para médio prazo (sendo médio prazo entre duas semanas e três meses) vai valer a pena, independentemente do spread + juros, porque a maioria dos especuladores que especulam com CFD´s usa alavancagem e a minha percepção é que vai ser uma grande descida.

Mas no primeiro post referi os instrumentos que ia usar na carteira e não referi CFD´s.

Joao-D Escreveu:com ações e com o ETF alavancado 2x PP2 ComStage ETF PSI 20 Leverage (Exchange Traded Fund/ índice) e o ETF BX4 LYXOR ETF CAC 40 Daily Double Short da bolsa francesa para compensar a inexistência de um ETF short para a bolsa portuguesa


Se entrar curto será através do LYXOR ETF CAC 40 Daily Double Short para a bolsa francesa, então a questão do spread + juros não se coloca nas carteiras que vou ter no forum.
A minha percepção é que as bolsas do mundo vão descer durante alguns meses.



Ou muito me engano ou a ultima vez que previste que o psi20 ia descer e vendes.te tudo o que tinhas na carteira passada foi quando este mais subiu neste momento se não fosse a situação da Ucrânia acho que fazia exatamente o contrário as tuas previsões :-k
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 697
Registado: 26/10/2013 19:07

Re: Carteira timing mercado longo prazo para a bolsa portugu

por Joao-D » 3/3/2014 16:30

Eurouro Escreveu:A pergunta que faço é simples: será que vale mesmo a pena pagar spread + juros e pagar o risco de uma entrada curta sabendo de ante-mão que o resultado é incerto e não garantido, nessa óptica de médio prazo com obejctivos de acumulação de dinheiro?


Ola Eurouro!
Penso que estás a referir-te a uma entrada curta com CFD´s.
A minha percepção é que abrir posições curtas na bolsa portuguesa para médio prazo (sendo médio prazo entre duas semanas e três meses) vai valer a pena, independentemente do spread + juros, porque a maioria dos especuladores que especulam com CFD´s usa alavancagem e a minha percepção é que vai ser uma grande descida.

Mas no primeiro post referi os instrumentos que ia usar na carteira e não referi CFD´s.

Joao-D Escreveu:com ações e com o ETF alavancado 2x PP2 ComStage ETF PSI 20 Leverage (Exchange Traded Fund/ índice) e o ETF BX4 LYXOR ETF CAC 40 Daily Double Short da bolsa francesa para compensar a inexistência de um ETF short para a bolsa portuguesa


Se entrar curto será através do LYXOR ETF CAC 40 Daily Double Short para a bolsa francesa, então a questão do spread + juros não se coloca nas carteiras que vou ter no forum.
A minha percepção é que as bolsas do mundo vão descer durante alguns meses.
 
Mensagens: 1315
Registado: 27/5/2010 18:17
Localização: Lisboa

Re: Carteira timing mercado longo prazo para a bolsa portugu

por Eurouro » 3/3/2014 15:59

A pergunta que faço é simples: será que vale mesmo a pena pagar spread + juros e pagar o risco de uma entrada curta sabendo de ante-mão que o resultado é incerto e não garantido, nessa óptica de médio prazo com obejctivos de acumulação de dinheiro?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 498
Registado: 18/7/2013 16:01

Re: Carteira timing mercado longo prazo para a bolsa portugu

por Joao-D » 3/3/2014 13:29

Algumas notas da carteira modelo:

O valor inicial é de 25 000 EUR.
O custo de corretagem de uma ordem é de 5 EUR.


Algumas notas sobre os investimentos a realizar nas carteiras:

Os investimentos de médio prazo são pensados para ter um horizonte temporal de duas semanas a três meses, e os investimentos de longo prazo são pensados para ter um horizonte temporal de três meses a um ano.

De um modo geral, os investimentos de longo prazo vão ter um horizonte temporal mais longo do que os investimentos de médio prazo, mas por vezes os investimentos vão coincidir nas duas carteiras com quantidades diferentes. Vou arriscar mais na carteira de timing de mercado de médio prazo do que na carteira de timing de mercado de longo prazo.

Por exemplo, a carteira de timing de mercado de médio prazo vai ter mais exposição a posições curtas do que a carteira de timing de mercado de longo prazo.
 
Mensagens: 1315
Registado: 27/5/2010 18:17
Localização: Lisboa

Re: Carteira timing mercado longo prazo para a bolsa portugu

por Joao-D » 12/2/2014 17:30

Em poucos dias, vou fazer algumas análises e vou escrever o que penso sobre a direção que o mercado vai seguir, e depois vou começar a negociar.
Editado pela última vez por Joao-D em 8/3/2014 12:22, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 1315
Registado: 27/5/2010 18:17
Localização: Lisboa

Carteira timing mercado longo prazo para a bolsa portuguesa

por Joao-D » 12/2/2014 17:25

O meu objetivo é tentar responder da melhor forma possível ao que o mercado está a fazer no longo prazo e agir em conformidade (estou a falar de uma disciplina de seguir a tendência) com ações e com o ETF alavancado 2x PP2 ComStage ETF PSI 20 Leverage (Exchange Traded Fund/ índice) e o ETF BX4 LYXOR ETF CAC 40 Daily Double Short da bolsa francesa para compensar a inexistência de um ETF short para a bolsa portuguesa, e obviamente ganhar dinheiro com isso.

Uma alternativa viável e com menor risco é a utilização do ETF PPP ComStage ETF PSI 20 (Exchange Traded Fund/ índice).
Uma alternativa viável e com maior risco é a utilização de CFDs (Contratos por diferenças).

Algumas notas sobre a carteira: A primeira e a mais importante nota é que todas as ordens (abertura/ fecho/ ordens de stop loss) são comunicadas no fórum antes de serem executadas – e não depois.

A segunda nota e a segunda nota mais importante é que todas as ordens são executadas ao preço de fecho (último preço disponível), exceto no caso de ordens de stop loss.

Estas duas notas tornam possível replicar as ordens e verificar mais tarde. Um método semelhante é usado para monitorizar os serviços baseados em assinatura pelo Timer Digest.

A terceira nota é que vou colocar a data de inicio de 12 de Fevereiro e, em princípio, vou ter a carteira até 31 de Dezembro. Este é o plano, mas pode mudar.

A quarta nota é que tenho esta carteira em outros fóruns de Portugal ao mesmo tempo.

A quinta e última nota é que vocês também podem sugerir ações que considerem uma boa oportunidade ou ações que estão a subir muito e de uma forma consistente.

Para entrar em contato comigo via email joao.jprd@gmail.com
Editado pela última vez por Joao-D em 8/3/2014 12:20, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 1315
Registado: 27/5/2010 18:17
Localização: Lisboa


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Barão de Soestrova, Bing [Bot], Cem pt, Crissssx, Google [Bot], iniciado1, Jonas74, KAWA, Kikoff, PAULOJOAO, Xacal e 415 visitantes