Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Carteira timing mercado médio prazo para a bolsa portuguesa

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Carteira timing mercado médio prazo para a bolsa portugu

por Joao-D » 7/4/2014 13:35

Após um período de espera de sete semanas, vou começar a investir.
Estive à espera de um sinal de venda do consenso de indicadores técnicos que uso nos principais índices de preços, e agora tenho um sinal de venda. O consenso ainda não está completo porque requer uma alteração de um sinal de um indicador técnico que uso, que ainda está no sinal de compra, mas penso que é razão suficiente para iniciar posições na carteira.
 
Mensagens: 1315
Registado: 27/5/2010 18:17
Localização: Lisboa

Re: Carteira timing mercado médio prazo para a bolsa portugu

por Joao-D » 7/4/2014 13:28

A bolsa portuguesa tem estado extraordinariamente forte, mas penso que está agora confrontada com a possibilidade de uma correção.

A seguir, está o gráfico diário do PSI 20:
Anexos
PSI 20 diario.PNG
PSI 20 diario.PNG (36.33 KiB) Visualizado 6576 vezes
Editado pela última vez por Joao-D em 8/4/2014 10:42, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 1315
Registado: 27/5/2010 18:17
Localização: Lisboa

Re: Carteira timing mercado médio prazo para a bolsa portugu

por MME5 » 15/3/2014 23:30

20% em 9,5 meses é um muito bom resultado pois hoje já é dia 15 de Março e ainda não vi nenhum movimento e estou á espera deles :-#
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 697
Registado: 26/10/2013 19:07

Re: Carteira timing mercado médio prazo para a bolsa portugu

por Joao-D » 15/3/2014 17:21

O meu objetivo com esta carteira em termos de resultado final é de ganhar mais de 20% até ao fim do ano.
Isso vai depender das minhas operações em bolsa (que controlo), mas também, e muito especialmente, da evolução futura do mercado (que não controlo).

Como escrevi no meu post, vou arriscar mais na carteira de timing de mercado de médio prazo do que na carteira de timing de mercado de longo prazo.
 
Mensagens: 1315
Registado: 27/5/2010 18:17
Localização: Lisboa

Re: Carteira timing mercado médio prazo para a bolsa portugu

por MME5 » 3/3/2014 15:35

Joao-D Escreveu:
MME5 Escreveu:Não é uma crítica apenas uma opinião desde janeiro ainda não vi entrares em nenhum título isso deve.se a....


Interpretei as tuas palavras como uma pergunta. :-)
Antes de responder, lembro que a carteira foi iniciada em 12 de Fevereiro, que foi quando o tópico foi iniciado.

A resposta está em cima:
Joao-D Escreveu:A minha percepção é que o mercado está a chegar a um ponto de viragem, que será seguido por uma fase descendente que poderá durar meses, mas ainda não há confirmação do consenso de indicadores técnicos diários que uso.


Tento ser seletivo nos negócios que faço. É melhor perder um negócio bom do que agarrar um negócio mau.


Sim era uma pergunta e está respondida bons negocios
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 697
Registado: 26/10/2013 19:07

Re: Carteira timing mercado médio prazo para a bolsa portugu

por Joao-D » 3/3/2014 15:22

MME5 Escreveu:Não é uma crítica apenas uma opinião desde janeiro ainda não vi entrares em nenhum título isso deve.se a....


Interpretei as tuas palavras como uma pergunta. :-)
Antes de responder, lembro que a carteira foi iniciada em 12 de Fevereiro, que foi quando o tópico foi iniciado.

A resposta está em cima:
Joao-D Escreveu:A minha percepção é que o mercado está a chegar a um ponto de viragem, que será seguido por uma fase descendente que poderá durar meses, mas ainda não há confirmação do consenso de indicadores técnicos diários que uso.


Tento ser seletivo nos negócios que faço. É melhor perder um negócio bom do que agarrar um negócio mau.
 
Mensagens: 1315
Registado: 27/5/2010 18:17
Localização: Lisboa

Re: Carteira timing mercado médio prazo para a bolsa portugu

por MME5 » 3/3/2014 15:10

Não é uma crítica apenas uma opinião desde janeiro ainda não vi entrares em nenhum título isso deve.se a....
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 697
Registado: 26/10/2013 19:07

Re: Carteira timing mercado médio prazo para a bolsa portugu

por Joao-D » 3/3/2014 14:10

A seguir, está o gráfico diário anotado para o PSI 20:
Anexos
PSI.PNG
PSI.PNG (34.84 KiB) Visualizado 7537 vezes
 
Mensagens: 1315
Registado: 27/5/2010 18:17
Localização: Lisboa

Re: Carteira timing mercado médio prazo para a bolsa portugu

por Joao-D » 3/3/2014 13:49

Ulisses Pereira Escreveu:Se repetires os posts, teremos mesmo que os apagar.

Um abraço,
Ulisses


Agradeço o aviso.
 
Mensagens: 1315
Registado: 27/5/2010 18:17
Localização: Lisboa

Re: Carteira timing mercado médio prazo para a bolsa portugu

por Ulisses Pereira » 3/3/2014 13:47

Se repetires os posts, teremos mesmo que os apagar.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Carteira timing mercado médio prazo para a bolsa portugu

por Joao-D » 3/3/2014 13:42

Ulisses Pereira Escreveu:João, estás a duplicar posts em tópicos com o mesmo nome. Por isso, temos apagado esses posts. Dois tópicos com o mesmo nome já é excessivo e se escreves posts iguais torna-se ainda pior.

Um abraço,
Ulisses


Os tópicos não têm o mesmo nome e os posts serão diferentes.
Os posts "iguais" foram escritos para explicar as diferenças entre as carteiras.
Agradeço que não sejam apagados mais posts. Obrigado.
 
Mensagens: 1315
Registado: 27/5/2010 18:17
Localização: Lisboa

Re: Carteira timing mercado médio prazo para a bolsa portugu

por Ulisses Pereira » 3/3/2014 13:38

João, estás a duplicar posts em tópicos com o mesmo nome. Por isso, temos apagado esses posts. Dois tópicos com o mesmo nome já é excessivo e se escreves posts iguais torna-se ainda pior.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Carteira timing mercado médio prazo para a bolsa portugu

por Joao-D » 3/3/2014 13:34

Quando olho para os gráficos, começo a partir do maior período de tempo: mensal (outras vezes começo com anual) e, em seguida, trabalho o meu caminho para trás, semanal e diário, a fim de chegar a uma decisão por consenso.

A probabilidade de um bom lucro é maior quando a minha percepção nos diferentes períodos coincide, e coincide também com o consenso de indicadores técnicos diários que uso.

No momento, ainda não cheguei a um consenso para tomar uma decisão.

A minha percepção é que o mercado está a chegar a um ponto de viragem, que será seguido por uma fase descendente que poderá durar meses, mas ainda não há confirmação do consenso de indicadores técnicos diários que uso.
 
Mensagens: 1315
Registado: 27/5/2010 18:17
Localização: Lisboa

Re: Carteira timing mercado médio prazo para a bolsa portugu

por Joao-D » 3/3/2014 13:18

Algumas notas da carteira modelo:

O valor inicial é de 40 000 EUR.
O custo de corretagem de uma ordem é de 5 EUR.


Algumas notas sobre os investimentos a realizar nas carteiras:

Os investimentos de médio prazo são pensados para ter um horizonte temporal de duas semanas a três meses, e os investimentos de longo prazo são pensados para ter um horizonte temporal de três meses a um ano.

De um modo geral, os investimentos de longo prazo vão ter um horizonte temporal mais longo do que os investimentos de médio prazo, mas por vezes os investimentos vão coincidir nas duas carteiras com quantidades diferentes. Vou arriscar mais na carteira de timing de mercado de médio prazo do que na carteira de timing de mercado de longo prazo.

Por exemplo, a carteira de timing de mercado de médio prazo vai ter mais exposição a posições curtas do que a carteira de timing de mercado de longo prazo.
 
Mensagens: 1315
Registado: 27/5/2010 18:17
Localização: Lisboa

Re: Carteira timing mercado médio prazo para a bolsa portugu

por Joao-D » 19/2/2014 16:08

Escrevi o texto seguinte no dia 15 de julho de 2013 no tópico «Carteira de timing de mercado para a bolsa portuguesa», doze dias depois do segundo maior gap down da história da bolsa portuguesa e antes da bolsa portuguesa subir mais de 30%.

«Depois da “demissão” de Paulo Portas a bolsa portuguesa abriu em forte baixa. Abriu a desvalorizar 6,22% em relação ao fecho do dia anterior. Foi o segundo maior “gap down” da bolsa portuguesa. Dei-lhe o nome de “Paulo Portas gap down”.
O maior “gap down” aconteceu em 28/10/1997. O PSI 20 abriu a desvalorizar 18,42% e encerrou a desvalorizar 6,20%. Foi um dia estranho. Essa semana foi negativa e as duas semanas seguintes também foram negativas, mas o valor mínimo da abertura desse dia não foi atingido nas semanas seguintes, nem sequer o valor máximo desse dia foi atingido nas semanas seguintes. E depois subiu até ao dia 28 de Abril de 1998.
Escrevo isto porque penso que a história pode repetir-se, ou seja, o valor do mínimo (5136,22) e o valor do máximo do dia 3 de Julho de 2013 (5256,61) podem também não serem atingidos. Este é o meu pensamento.»

Dito isto, podemos concluir que a história repetiu-se.

Fui buscar esta minha citação porque a história não está completa. Falta escrever sobre o que aconteceu depois do dia 28 de Abril de 1998.
O que aconteceu depois foi que o índice voltou a descer muito até perto do máximo diário do dia 28 de outubro de 1997.

Se a história repetir-se, a bolsa portuguesa pode voltar descer muito até próximo do máximo diário atingido no dia 3 de Julho de 2013 (valor de 5260).

Em baixo está o gráfico diário entre 1997 e 2000 e o gráfico diário de 2012 até hoje.
Anexos
PSI 20 1.PNG
PSI 20 1.PNG (42.01 KiB) Visualizado 7771 vezes
PSI 20 2.PNG
PSI 20 2.PNG (39.94 KiB) Visualizado 7771 vezes
Editado pela última vez por Joao-D em 8/3/2014 12:14, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 1315
Registado: 27/5/2010 18:17
Localização: Lisboa

Re: Carteira timing mercado médio prazo para a bolsa portugu

por luisfm80 » 12/2/2014 17:09

Vou acompanhar, bons negócios.
 
Mensagens: 117
Registado: 11/10/2012 14:18

Re: Carteira timing mercado médio prazo para a bolsa portugu

por Joao-D » 12/2/2014 17:06

Ainda não vou começar a negociar.
Em poucos dias, vou fazer algumas análises e vou escrever o que penso sobre a direção que o mercado vai seguir, e depois vou começar a negociar.
Editado pela última vez por Joao-D em 8/3/2014 12:13, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 1315
Registado: 27/5/2010 18:17
Localização: Lisboa

Carteira timing mercado médio prazo para a bolsa portuguesa

por Joao-D » 12/2/2014 16:57

Esta carteira segue a linha das carteiras anteriores: "Carteira de timing de mercado para a bolsa portuguesa" que tive no fórum de 11 de Março de 2013 a 31 janeiro de 2014, que subiu 9,82 %, enquanto o PSI 20 subiu 10,24 % durante o mesmo período; e da “Carteira PSI 20” que tive no fórum de 4 Setembro de 2012 a 22 de Fevereiro de 2013, que subiu 42,57 %, enquanto o PSI 20 subiu 20,49% durante o mesmo período.

Uma breve nota sobre a carteira anterior: Não negociei e não tive posições abertas de 28 de outubro de 2013 a 31 janeiro de 2014.

O meu objetivo é tentar responder da melhor forma possível ao que o mercado está a fazer no médio prazo e agir em conformidade (estou a falar de uma disciplina de seguir a tendência) com ações e com o ETF alavancado 2x PP2 ComStage ETF PSI 20 Leverage (Exchange Traded Fund/ índice) e o ETF BX4 LYXOR ETF CAC 40 Daily Double Short da bolsa francesa para compensar a inexistência de um ETF short para a bolsa portuguesa, e obviamente ganhar dinheiro com isso.

Uma alternativa viável e com menor risco é a utilização do ETF PPP ComStage ETF PSI 20 (Exchange Traded Fund/ índice).
Uma alternativa viável e com maior risco é a utilização de CFDs (Contratos por diferenças).

Algumas notas sobre a carteira: A primeira e a mais importante nota é que todas as ordens (abertura/ fecho/ ordens de stop loss) são comunicadas no fórum antes de serem executadas – e não depois.

A segunda nota e a segunda nota mais importante é que todas as ordens são executadas ao preço de fecho (último preço disponível), exceto no caso de ordens de stop loss.

Estas duas notas tornam possível replicar as ordens e verificar mais tarde. Um método semelhante é usado para monitorizar os serviços baseados em assinatura pelo Timer Digest.

A terceira nota é que vou colocar a data de inicio de 12 de Fevereiro e, em princípio, vou ter a carteira até 31 de Dezembro. Este é o plano, mas pode mudar.

A quarta nota é que tenho esta carteira em outros fóruns de Portugal ao mesmo tempo.

A quinta e última nota é que vocês também podem sugerir ações que considerem uma boa oportunidade ou ações que estão a subir muito e de uma forma consistente.

Para entrar em contato comigo via email joao.jprd@gmail.com
Editado pela última vez por Joao-D em 8/3/2014 12:11, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 1315
Registado: 27/5/2010 18:17
Localização: Lisboa

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Apramg, Bing [Bot], Google Adsense [Bot], iniciado1, latbal, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 461 visitantes