Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Sistema de Trading "Emocional 2014"

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Sistema de Trading "Emocional 2014"

por Follow-Me » 13/10/2014 23:21

Tennis2 Escreveu:
Cem pt Escreveu:
Eu creio que um dos melhores filtros para entrar numa “trend” é a sua confirmação através dos sinais da escala semanal. Em geral a maioria das pessoas olha apenas para a escala diária ou intraday e aí vai mais uma compra ou uma venda sem olhar para a “big picture”.


Plenamente de acordo amigo Cem...

Aliás, já te acompanho há muitos anos e sempre, que me lembre, fizes-te referência à "big picture" como critério orientador.
Critério que, ultimamente, tenho igualmente tentado colocar em prática e uso.

No âmbito desse critério, suscita-me uma dúvida:

Imagina que um título ou índice qualquer, na escala semanal, está descendente.
Entras imediatamente curto no activo com base na escala diária ou, por outro lado, esperas por uma recuperação no diário e nova descida para, então, abrires posição?

Abraço,

Tennis


People add a bunch of indicators to their charts and since the indicators use predetermined time frames they usually tend to be the same if not very similar. Thus, all of the indicators will be giving you the same general idea about the market. So throw away your indicators. Peel them back - have fewer, not more. Here is the second thing that's critical. Why use the time frame someone used in books they wrote 20 years ago to trade today's markets? Wouldn't it be better to determine what is the current time frame or cycle the market is trading in and then use that for the time frame of the indicator? In absence of doing that, if you're going to use several indicators I suggest this; have one on a shorter-term time frame, one an intermediate term time frame, and one on the longer-term time frame. By doing this you don't need three charts you just need one chart with three indicators on it to represent the different time frames. In that fashion you at best watching theinteraction of trends from using just one consistent indicator. - LARRY WILLIAMS dixit
 
Mensagens: 137
Registado: 16/9/2014 2:40

Re: Sistema de Trading "Emocional 2014"

por Tennis » 13/10/2014 22:17

Cem pt Escreveu:
Eu creio que um dos melhores filtros para entrar numa “trend” é a sua confirmação através dos sinais da escala semanal. Em geral a maioria das pessoas olha apenas para a escala diária ou intraday e aí vai mais uma compra ou uma venda sem olhar para a “big picture”.


Plenamente de acordo amigo Cem...

Aliás, já te acompanho há muitos anos e sempre, que me lembre, fizes-te referência à "big picture" como critério orientador.
Critério que, ultimamente, tenho igualmente tentado colocar em prática e uso.

No âmbito desse critério, suscita-me uma dúvida:

Imagina que um título ou índice qualquer, na escala semanal, está descendente.
Entras imediatamente curto no activo com base na escala diária ou, por outro lado, esperas por uma recuperação no diário e nova descida para, então, abrires posição?

Abraço,

Tennis
 
Mensagens: 623
Registado: 4/11/2002 23:01
Localização: Alcobaça

Re: Sistema de Trading "Emocional 2014"

por Cem pt » 13/10/2014 21:32

- Amigo Skblz:

Benvindo de novo ao fórum, como participante habitual destas lides desconhecia se te tinha acontecido algo de ruim, ainda bem que voltaste.

Na realidade o sistema está agora mais rápido a disparar mudanças de tendência cada vez mais próximas dos topos e das bases, uma situação que jamais conseguiria obter com o mesmo grau de fiabilidade se usasse médias móveis ou mesmo indicadores mais tradicionais tipo RSI ou MACD.

Nem sempre é fácil conseguir esse objetivo sem que os filtros internos de erros de viragem façam confirmações e novas reconfirmações para detetar se a probabilidade de mudança da tendência pode ou não ter uma boa taxa de sucesso.

Felizmente que os indicadores de volatilidade são muito fiáveis nas questões que lidam com o tema emocional e por isso o programa tem-se desenvencilhado de forma satisfatória, o que não quer dizer que daqui para a frente não possa vir a apanhar alguma série consecutiva de trades tendenciais negativas.

Eu creio que um dos melhores filtros para entrar numa “trend” é a sua confirmação através dos sinais da escala semanal. Em geral a maioria das pessoas olha apenas para a escala diária ou intraday e aí vai mais uma compra ou uma venda sem olhar para a “big picture”.

Antigamente eu usava como filtro principal essencialmente o sinal da tendência predominante do PSI-20 ou do índice benchmark do qual o título faz parte, mas olhando para a escala superior no título que estamos a analisar reconheço que este simples detalhe implica de facto melhores resultados a longo prazo.

Nesta altura a carteira segue este ano com 27 trades tendenciais das quais 15 têm retorno positivo e, mais importante que isso, possuem uma taxa de cerca de 2,5 na média de ganhos em relação à média de perdas nesta componente, com negócios tanto do lado longo como curto.

- Amigo EuroGreen:

Apesar do sistema estar positivo no BPI tenho a mente suficientemente aberta para ter sempre dúvidas sobre o resultado futuro deste posicionamento, o qual pode perfeitamente vir a ser negativo.

Todavia tal facto nada me preocupa já que o meu objetivo é manter a disciplina nas regras de trading que foram estabelecidas.

Conforme disse atrás uma boa forma de tirar dúvidas é olhar para a ação na escala semanal e neste caso o BPI ainda não mostra sinais de fraqueza.

Fica para o efeito o gráfico do BPI nesta “time frame” mais longa, desde 2006 para cá, onde se pode detetar que o sistema se tem adaptado bem (nesta ação em particular até bem demais, era bom que com outras ações o sistema tivesse sempre este nível certeiro de eficiência!) às viragens da tendência em zonas muito próximas das bases e topos do mercado. Uma vez que se trata de um gráfico semanal, é favor ignorar os sinais do tipo oscilatório.
Anexos
BPI Emocional Week 20141013.png
BPI - Sistema "Emocional 2015": Sinais tendenciais na escala semanal nos últimos 8 anos.
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3126
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

Re: Sistema de Trading "Emocional 2014"

por EuroSexy » 13/10/2014 12:12

old_ljbk Escreveu:Caro Cem,


Bom dia.

Após algum tempo de ausencia parcialmente forçada face às alterações no acesso a este forum, aproveito este meu primeiro post para o cumprimentar na afinação do seu sistema para algo que me parece estar muito mais reactivo do que nas versões anteriores.
Quer neste caso no BPI quer em outros graficos de titulos que tambem sigo, esta sua versão parece inverter a tendencia mais facilmente face a acontecimentos de menor prazo que nos casos anteriores.
É só impressão minha ou houve uma melhor determinação do prazo dos dados passados a avaliar ?


BN,
ljbk.



Eu penso que esta situação do sistema do Cem dar ordem de compra e o meu de venda é contraditória.

Algum tem que estar certo numa optica de médio prazo em swing trade ou position trade. O curto prazo para qualquer sistema não é muito relevante porque o pretendido é lucrar deixando o mercado desenrolar-se por si.
Quem sabe o dia de hoje não é reforço ideal dos curtos?
 
Mensagens: 1004
Registado: 16/6/2014 0:01

Re: Sistema de Trading "Emocional 2014"

por ljbk » 13/10/2014 11:07

Caro Cem,


Bom dia.

Após algum tempo de ausencia parcialmente forçada face às alterações no acesso a este forum, aproveito este meu primeiro post para o cumprimentar na afinação do seu sistema para algo que me parece estar muito mais reactivo do que nas versões anteriores.
Quer neste caso no BPI quer em outros graficos de titulos que tambem sigo, esta sua versão parece inverter a tendencia mais facilmente face a acontecimentos de menor prazo que nos casos anteriores.
É só impressão minha ou houve uma melhor determinação do prazo dos dados passados a avaliar ?


BN,
ljbk.
 
Mensagens: 1000
Registado: 25/11/2005 11:15

Re: Sistema de Trading "Emocional 2014"

por Cem pt » 11/10/2014 5:00

- Amigo EuroGreen:

Certamente que sim, a forma de cada um olhar e analisar os mercados tem de ser necessariamente diferente. Assim é que isto tem a sua piada!

Imagina que todos chegássemos sempre às mesmas conclusões para comprarmos ou vendermos sempre ao mesmo tempo. Não haveria mercado porque nesse caso haveria apenas compradores sem vendedores e vendedores sem compradores!!!

De qualquer forma não nego que se esta downtrend continua a massacrar os mercados é mais que certo que haverá a muito breve prazo um sinal de saída tendencial no BPI através do sistema de trading, sem dúvida, mas o mercado que decida!

- Amigo Dakota:

Obrigado pelas simpáticas referências, felizmente o sistema de trading lá vai carburando à medida que os mercados o vão deixando andar. No entanto há alguns detalhes que necessitam ser melhorados, é nisso que estou a trabalhar para ver se a nova versão de 2015 vai estar “au point” nas falhas que o presente programa ainda vai disparando através de alguns sinais em certas situações.


----------


Conforme tinha mencionado na mensagem anterior temos nova alteração na carteira: o Petróleo acaba de disparar uma mudança com um sinal tendencial descendente na escala semanal.

Uma vez que a tendência descendente já se registava no programa desde 11 de julho no gráfico diário (ver gráfico respetivo), a nova posição no Petróleo a partir da próxima 2ª feira, através de ordem ao mercado, passará de neutral a vendida nos respetivos futuros do WTI Crude Oil.


----------


Como habitualmente ficam os novos stops mentais de fecho para cada um dos títulos da carteira:

BCP (curto) – 0,1129 ( 0,1167 ; ----- ) [Stops de compra]
BPI (longo) – 1,349 ( 1,414 ; 1,340 ) [Stops de venda]
Banif (curto) – 0,0086 ( 0,0091 ; 0,0092 ) [Stops de compra]
CTT (neutral) – 7,871 ( 8,026 ; ----- ) [Stops de compra]
TDSA (neutral) – 1,112 ( 1,161 ; 1,155 ) [Stops de compra]
Petróleo (curto) – 92,44 ( 93,54 ; 94,77 ) [Stops de compra]
Soja (curto) – 1089,50 ( 1107,00 ; 1112,00 ) [Stops de compra]
EuroDollar (curto) – 1,3149 ( 1,3270 ; 1,3410 ) [Stops de compra]
Anexos
Crude Oil Emocional 20141010.png
Petróleo - Sistema "Emocional 2014": Um afundanço que poucos previam há poucos meses atrás!
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3126
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

Re: Sistema de Trading "Emocional 2014"

por DC89 » 10/10/2014 22:32

EuroSexy Escreveu:Caro Cem, estou com alguma curiosidade sobre esse sinal de reforço longo no BPI, porque o meu sistema diz exactamente para sair fora no dia de hoje.


Caro Cem, preciso que me esclareça uma coisa... Esse sistema também faz pipocas? :wink:
É que do que me tem sido possível acompanhar, está quase a roçar a perfeição! :clap:
Anexos
BANCO BPI.png
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1365
Registado: 26/12/2007 15:50

Re: Sistema de Trading "Emocional 2014"

por EuroSexy » 10/10/2014 22:26

Caro Cem, estou com alguma curiosidade sobre esse sinal de reforço longo no BPI, porque o meu sistema diz exactamente para sair fora no dia de hoje.
 
Mensagens: 1004
Registado: 16/6/2014 0:01

Re: Sistema de Trading "Emocional 2014"

por Cem pt » 10/10/2014 20:22

A única ação ainda comprada nesta carteira acaba de disparar mais um sinal de compra em swing tentando aproveitar o pânico evidente de curto prazo presente no mercado nacional. Os preços de compra serão distribuídos na abertura de 2ª feira entre os 1,405 aos 1,362.

Mesmo assim o indicador que mede a intensidade do rating emocional de curto prazo aliviou um pouco no final da sessão de hoje no BPI, passando do valor de ontem de -118 pontos para -80 no final da sessão de hoje. Fica o gráfico diário com os indicadores do sistema de trading.

O global da carteira continua contudo a apostar na continuação da descida genérica do setor acionista, na parte obviamente correspondente às ações.

Mais logo, quando fecharem os mercados americanos, talvez tenha mais uma novidade para alterações na carteira.
Anexos
BPI Emocional 20141010.png
BPI - Sistema "Emocional 2014": Oportunidade de compra em swing?
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3126
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

Re: Sistema de Trading "Emocional 2014"

por Cem pt » 10/10/2014 2:21

A sessão de hoje é marcada no programa pelo primeiro sinal de venda oscilatória deste ano de 2014 no EuroDollar. A razão desta pouca frequência de sinais em swing deve-se essencialmente à volatilidade deste título evoluir muito abaixo da média.

Os preços de venda serão dados amanhã aos valores limite entre os 1,2820 e 1,2688.

Tendencialmente o EURUSD continua imperturbável na sua senda descendente pese embora algum alívio nas quedas registado na presente semana.

Se tecnicamente tudo continuar a evoluir naturalmente o cenário mais previsível é que novos mínimos do par neste ano possam vir a ser retomados dentro de mais algumas sessões.
Anexos
EURUSD Emocional 20141009.png
EURUSD - Sistema "Emocional 2014": Finalmente o primeiro sinal de venda em swing neste par em 2014.
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3126
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

Re: Sistema de Trading "Emocional 2014"

por Cem pt » 8/10/2014 20:50

- Caros amigos:

Mandem sempre e desde já agradecido pela sugestão do Arty Cigano sobre mais um Banco. Só que nesta altura já há Bancos a mais na carteira normal e na dos warrants, se calhar fica para 2016…


----------


Mais um papel a deixar de estar comprado na carteira, hoje são os CTT. Resta apenas com posições longsa o BPI.

Amanhã na abertura será dado um preço de venda ao melhor, tchau CTT! Vai passar a neutro.

Fica o gráfico diário com o sistema de trading “Emocional 2014” associado.
Anexos
CTT Emocional 20141008.png
CTT - Sistema "Emocional 2014": Terminada a fase do verão...
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3126
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

Re: Sistema de Trading "Emocional 2014"

por jgut » 7/10/2014 23:14

Mais uma vez, obrigado pela explicação e partilha.
Bons negócios,
JGut
"Ter paciência é difícil, mas o resultado é gratificante."
Jean-Jacques Rousseau

Qual a dor que escolhes?
A da DISCIPLINA ou do Arrependimento?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1614
Registado: 27/3/2014 21:50

Re: Sistema de Trading "Emocional 2014"

por Artista Romeno » 7/10/2014 22:22

"terá terminado a bonança :?: ", talvez sim talvez não... o que gosto em espanha, é que apesar do desesemprego é dos paises da Z E com melhores perpetivas de recuperação( ainda que se o bloco todo for ao fundo de verdade, vai haver pouco por onde salvar), o perigo é a catalunha, mas eu pessoalmente arrisquei na não secessão, e estou pronto se for o caso para levar pancada até um certo nivel no curto prazo, pois acho que uma certa acção representa um banco muito maior que antes da crise, basta ver tudo o que comprou além de ter um nivel de capital em basel 3 muito bom para o panorama iberico,e isso não mudo de ideia em meia duzia de dias sabendo que corro um risco.....sediado em barcelona
se mudares de opiniao sobre a bolsa espanhola, setor banca analisa o bbva, dentro da gama santander pode ser um titulo interessante caso a tormenta passe, o san como disse é bom estava era com um preço alto :wink:
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Sistema de Trading "Emocional 2014"

por Cem pt » 7/10/2014 21:42

- Amigo Guto:

O indicador de volatilidade a que te referes é calculado através do valor absoluto (é sempre maior que zero!) das médias simples, ponderadas e exponenciais, a dividir por 3, dos indicadores emocionais de prazos mais elevados.

Isto é, sempre que o clima emocional se afasta da linha do zero, seja em zonas de euforia ou pânico, a volatilidade aumenta e sempre que o clima emocional esteja mais ou menos “flat”, próximo do zero, a volatilidade diminui.

Para evitar que essa volatilidade seja muito variável se estivermos a lidar com indicadores de curto prazo, onde a variância e inconstância são muito elevadas, convém que a volatilidade seja calculada num período nunca abaixo das 20 sessões.

Quanto ao BES, sim, o assunto está encerrado na minha corretora no estrangeiro desde agosto uma vez que na altura em que suspenderam as cotações na Bolsa aceitaram encerrar o contrato Repo de empréstimo à cotação de 0,000. Só tive de pagar obviamente as taxas de juro do empréstimo das ações.

Boa sorte no teu trading e espero que, das explicações que dei atrás sobre a construção do indicador oscilatório, possas ter retirado algumas ideias para a eventual construção de indicadores de cariz semelhante. Fico feliz se tal vier a acontecer.


----------

[3ª Parte / Última]:


Finalmente a 3ª e última parte da explicação do indicador de compras e vendas oscilatórias numa breve explicação do que representam as funções que faltava referir relativas à explicação sobre como se despoletavam as ordens de compras:


forbiddenbuyorder:=
If(
targetbuy = 0
OR
targetbuy <> Ref(targetbuy,-1) , 0 ,
If(
provbuyorder > 0 , 1 , PREV )) ;

defbuyorder:=
If(
provbuyorder = 1 AND
Ref(forbiddenbuyorder,-1) = 0 , 100/3 , 0 ) ;



Assim, a função “forbiddenbuyorder” impede que muitas ordens de compra oscilatórias sejam disparadas umas a seguir às outras através da função “provbuyorder”, eliminando as ordens em que esta função seja verdadeira, ou seja igual a “1”. Isto sucede em geral sempre que o valor do “targetbuy”, que representa o mínimo do indicador “emocionalcurtoprazo” num determinado ciclo, não sofra alterações.

Finalmente o indicador “defbuyorder”, representando as ordens de compra oscilatórias que aparecem na realidade nos gráficos, filtra as ordens disparadas pelo indicador “provbuyorder” e proibidas pelo indicador “forbiddenbuyorder”. Simples! :mrgreen:


----------


Evidentemente que este indicador geral do “Swing Small Orders 2015” representa ainda uma primeira versão porque existe a intenção de o melhorar um pouco, nomeadamente:

- Eliminando trades em ciclos com valores extremos “targetbuy” e “targetsel” relativamente baixos.

- Numerar as trades seguidas de compras (vendas) oscilatórias antes que apareça a venda (compra) oscilatória seguinte, de modo a poder acumular de alguma forma a possibilidade de aproveitar outros ciclos mais favoráveis de compra (venda) dentro da tendência dominante. Por exemplo, o primeiro sinal de compra (venda) oscilatória a seguir a uma venda (compra) oscilatória seria a trade nº 1 que poderia permitir comprar (vender) 10% da quantidade máxima autorizada nesse papel (Sqrt(1)*10).
Se entretanto aparecer um 2º sinal de compra (venda) oscilatório antes que apareça um novo sinal de venda (compra) oscilatório o programa permitiria acumular mais 14,1% do capital previsto em swing através da fórmula (Sqrt(2)*10), ou seja, permitindo acumular várias compras (vendas) sucessivas através da fórmula (Sqrt(n)*10).

Esta nova versão pode-se já apreciar no gráfico abaixo, o que melhora bastante não só o timing como a performance do saldo final das trades em swing, de acordo com os testes preliminares a que procedi no passado fim-de-semana.

Ou seja, o mundo da programação permite deixar voar a imaginação e impor as condições que consideramos à partida como as mais aconselháveis para o estilo em que cada um gosta de negociar, desde que seja devidamente testado.

Friso mais uma vez que deixei estas ideias como pistas ou linhas gerais de estratégia para que alguém, que goste evidentemente desta atividade fascinante da programação, as possa aproveitar para seu próprio benefício.

Boa sorte!

[Fim da 3ª e Última Parte]
Anexos
PSI Emocional 2015 20141007.png
PSI 20 - Sistema "Emocional 2015": visualização das ordens de compra e venda oscilatórias na nova versão melhorada
Editado pela última vez por Cem pt em 7/10/2014 22:33, num total de 1 vez.
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3126
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

Re: Sistema de Trading "Emocional 2014"

por jgut » 6/10/2014 21:53

[quote="Cem pt"][2ª Parte]:

No gráfico abaixo pode-se ver que sempre que o dito indicador entra em zonas negativas com algum significado, neste caso abaixo de -0,618 a multiplicar pela volatilidade representada pelo indicador “dmielp2015”, o programa assume que entramos num ciclo negativo. Por sua vez para entrarmos num ciclo positivo o indicador “emocionalcurtoprazo” terá de ser superior ao valor do produto de 0,618 (um número de Fibonacci) a multiplicar pela volatilidade dada pela variável “dmielp2015”.


Desde já os meus parabéns pela capacidade de estudo e de concretização, desse mesmo estudo. Eu estou agora a iniciar-me nestas andanças dos mercados, mas começo a entender a lógica de negociação que implementas no sistema, só gostava de saber em que te baseias ou como calculas o indicador destacado, se me puderes elucidar agradeço.
Desde já obrigado pela atenção e continuação de bons negócios. ( a propósito, já fechas-te a situação do Bes :) )
Cumprimentos,
Jgut
"Ter paciência é difícil, mas o resultado é gratificante."
Jean-Jacques Rousseau

Qual a dor que escolhes?
A da DISCIPLINA ou do Arrependimento?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1614
Registado: 27/3/2014 21:50

Re: Sistema de Trading "Emocional 2014"

por Cem pt » 6/10/2014 19:41

Conforme assinalado durante este fim-de-semana através dos stops mentais de fecho, o BCP disparou na sessão de hoje um sinal de venda tendencial o que, associado à tendência semanal descendente do título, me vai obrigar a partir de amanhã na abertura a assumir mais uma vez posições curtas no BCP. Lamento, isto está a tomar um aspeto feio!

Hoje deixo-vos ficar um gráfico um pouco diferente do BCP no sistema de trading “Emocional 20142, trata-se de um gráfico que tem origem em Março de 2010 e na escala semanal.

Este gráfico mostra de uma forma gritante a importância de tomar preferencialmente posições a favor das tendências nas 2 escalas principais: a diária e a semanal.
Anexos
BCP Emocional 20141006.png
BCP Semanal - Sistema "Emocional 2014": Um aspeto pouco promissor.
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3126
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

Re: Sistema de Trading "Emocional 2014"

por Cem pt » 5/10/2014 22:49

[2ª Parte]:

Para se perceber melhor a sequência dos restantes comandos alterei o gráfico dos indicadores para se detetarem os indicadores internos que o programa vai ter de controlar antes de disparar os sinais de compra e venda oscilatórios.

Assim, no gráfico abaixo podem-se ver através de uns triângulos verdes e vermelhos os sinais de compra e venda em swing que o programa vai disparar e em azul o indicador que mede o clima emocional de curto prazo.

Neste indicador emocional de curto prazo podem ver que costuma alternar entre zonas acima e abaixo da escala de zero, tal e qual um verdadeiro oscilador, com a vantagem que costuma adiantar-se em cerca de uma sessão aos topos e bases do mercado, daí ter referido que serve bastante bem como um bom detetor para as trades da componente oscilatória do sistema de trading.

Claro que, como todos os osciladores, não consegue detetar exatamente o topo e a base absolutos porque muitas vezes o programa dispara um sinal pensando que o extremo foi atingido e passadas mais algumas sessões o mercado continua o swing predominante que precedia o sinal que foi disparado, não há milagres para se conseguir sempre encontrar os extremos adequados de cada swing!

O objetivo será pelo menos aproveitar uma parte da maioria dos lucros potenciais de cada swing, mesmo que este esteja incompleto devido ao fator atrás assinalado.

Voltando ao indicador chave que comanda as oscilações de curto prazo, o tal indicador azul, verificamos que o mesmo vai sempre alternando entre ciclos positivos, quando o indicador se encontra acima da linha de zero, e negativos quando está abaixo de zero.

No gráfico abaixo pode-se ver que sempre que o dito indicador entra em zonas negativas com algum significado, neste caso abaixo de -0,618 a multiplicar pela volatilidade representada pelo indicador “dmielp2015”, o programa assume que entramos num ciclo negativo. Por sua vez para entrarmos num ciclo positivo o indicador “emocionalcurtoprazo” terá de ser superior ao valor do produto de 0,618 (um número de Fibonacci) a multiplicar pela volatilidade dada pela variável “dmielp2015”.

Vamos supor que o mercado entrava agora num ciclo negativo, isto é, que o valor do indicador azul vinha abaixo de: -0,618 x dmielp2015. Neste cenário o indicador “emocionalcurtoprazo” vai marcando valores que medem o clima emocional negativo no final de cada sessão. Daí podermos definir internamente um indicador interno chamado “targetbuy” que tem as seguintes linhas de comando:

targetbuy:=
If(
emocionalcurtoprazo > 0.618*dmielp2015, 0 ,
If(
emocionalcurtoprazo >= 0 , PREV ,
Min(PREV,emocionalcurtoprazo) )) ;


Estas 6 linhas dizem simplesmente o seguinte: é definida uma nova variável interna chamada “targetbuy” cujo valor pode ser definido por 3 opções diferentes:

A) Se o indicador “emocionalcurtoprazo” for superior ao produto 0,618 x dmielp2015 significa que o programa dá por terminado o ciclo negativo, inicia-se então um ciclo positivo e a variável “targetbuy” assume o valor de zero.
B) Se o indicador “emocionalcurtoprazo” for inferior ao produto atrás indicado de 0,618 x dmielp2015, mas mesmo assim for igual ou superior a zero, significa que entrou numa zona de clima emocional positivo, mas apesar de tudo muito pouco significativo. Pelo que o programa continua a considerar que ainda não saímos do ciclo negativo em que se encontrava anteriormente e continua a assumir o seu valor igual ao da sessão anterior.
C) Se o indicador “emocionalcurtoprazo” navegar por zonas negativas o valor do “targetbuy” será o mínimo entre o valor do indicador “emocionalcurtoprazo” na atual sessão e o valor do “targetbuy” da sessão anterior.

Isto significa que esta variável interna do “targetbuy” será sempre o mínimo que o indicador “emocionalcurtoprazo” vier a alcançar dentro de cada ciclo negativo.

No gráfico dos indicadores este indicador interno “targetbuy” pode ser identificado pela linha verde a tracejado que toma sempre valores negativos ou nulos, consoante estejamos num ciclo negativo ou positivo.

Esta variável interna do “targetbuy” é essencial para definir as condições prévias para preparar um sinal de compra oscilatório.

Para que tal venha a suceder é necessário que a fórmula defina uma nova variável interna chamada “provbuyorder”.

De notar que a fórmula possui, antes de chegar às linhas que definem esta nova variável, uma outra variável chamada “targetsel” que define as condições prévias idênticas às do “targetbuy” que vimos atrás, com a diferença que o “targetsel” se destina a calcular as variáveis que precedem as condições de venda oscilatórias. No caso presente estamos a “descascar” apenas as variáveis que conduzem às ordens de compra em swing e portanto vamos para já ignorar as que dizem respeito às vendas.

Que linhas de comando definem então esta nova variável “probuyorder”? As que abaixo se indicam:

provbuyorder:=
If(
emocionalcurtoprazo > targetbuy * 0.786
AND
Ref(targetbuy,-1) < (-1.618+trendemocional2015/100) * dmielp2015 ,
1 , 0 ) ;


Esta variável “provbuyorder” significa em português um sinal provisório de compra, em que a variável assumirá o valor de “1” se forem verdadeiras as seguintes condições simultâneas , caso contrário a variável “probuyorder” toma um valor nulo:
O indicador azul Emocional de Curto Prazo tem de ser maior que o produto 0,786 (outro número relacionado de Fibonacci representado pela raiz quadrada de 0,618) pelo limite da linha verde tracejada “targetbuy” e ao mesmo tempo o valor do “targetbuy” da sessão anterior tem de ser inferior ao produto de (-1,618+trendemocional2015/100) x dmielp2015.

Esta segunda condição diz-nos que o valor do disparo de uma ordem provisória de compra está dependente da tendência dominante.

Isto é, se a tendência for positiva, nesse caso a variável “trendemocional2015” tem internamente o valor +100, a 2ª condição diz-nos que o valor do “targetbuy” na sessão anterior tem de ser inferior a -0,618 x dmielp2015 para que a variável “provbuyorder” seja verdadeira mas se a tendência for negativa, assumindo nesse caso a variável “trendemocional2015” o valor de -100 pontos, a 2ª condição significa que para que a variável “provbuyorder” seja verdadeira e assumir o valor de “1”, tal condição implica que a variável “targetbuy” na sessão anterior tem de ser inferior ao produto de -2,618 x dmielp2015.

Na prática o conjunto destas condições significa que será mais fácil disparar um sinal de compra oscilatório através de uma tendência positiva do que através de uma tendência negativa. Porquê? Pelo simples motivo de que os indicadores emocionais numa tendência positiva circulam a maioria do seu tempo por zonas acima da linha de zero, pelo que têm de ser aproveitadas as poucas idas abaixo de zero para disparar tais sinais provisórios.

Por outro lado em cenários de tendência negativa os indicadores emocionais penetram em zonas de valores profundamente negativos, diria mesmo próximos ou a rondar o pânico, pelo que neste caso os sinais de compra provisórios só são disparados na melhor das hipóteses com valores de 2,618 vezes abaixo da volatilidade existente, ou seja, numa tendência negativa as compras oscilatórias só podem ocorrer em climas emocionais que sejam realmente muito negativos.


[Fim da Parte 2] [Continua]
Anexos
Emocional 2015 Parte2.png
PSI 20 - Sistema "Emocional 2015": Explicação dos sinais de disparo oscilatórios / Parte 2
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3126
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

Re: Sistema de Trading "Emocional 2014"

por Cem pt » 4/10/2014 21:46

- Amigo Bogos:

Pois é, tal era a vontade de estar sempre a monitorizar os mercados com o sistema de trading que até me esqueci que estávamos a entrar em mais um fim-de-semana. :mrgreen:

Abraço.


----------


Mais uma semana e mais uma vez as posições tendenciais mantêm-se teimosamente iguais às das passadas semanas, exceto no caso das novas posições “shortadas” no Banif.

Quanto aos novos stops mentais de fecho:


BCP (neutral) – 0,1012 ( 0,0931 ; 0,0889 ) [Stops de venda]
BPI (longo) – 1,414 ( 1,340 ; 1,307 ) [Stops de venda]
Banif (curto) – 0,0091 ( 0,0092 ; ----- ) [Stops de compra]
CTT (longo) – 7,366 ( 7,340 ; 7,248 ) [Stops de venda]
TDSA (neutral) – 1,161 ( 1,155 ; 1,1795 ) [Stops de compra]
Petróleo (neutral) – 93,54 ( 94,77 ; 95,34 ) [Stops de compra]
Soja (curto) – 1107,00 ( 1112,00 ; 1128,50 ) [Stops de compra]
EuroDollar (curto) – 1,3270 ( 1,3410 ; 1,3457 ) [Stops de compra]


Como regra geral pode-se concluir que muitos dos papéis da carteira estão cada vez mais próximos de mudar de posição, como seja o caso mais candente do BCP poder passar muito brevemente de neutro a curto.

Aguardemos que o mercado que decida para onde quer ir!


----------


Conforme prometido aqui fica a fórmula correspondente a uma parte dos sinais das compras e vendas oscilatórias do futuro “Emocional 2015”.

No gráfico abaixo esses sinais estão assinalados na parte dos indicadores por uns triângulos verdes e vermelhos com o valor de 33,3 e -33,3 o que significa que o programa autoriza compras e vendas no valor de 33,3% do capital alocado a esse papel.

No gráfico das cotações também se podem localizar esses sinais através de uns sinais de diamantes verdes e vermelhos de tamanho pequeno.

A fórmula em causa no sistema de trading dá pelo nome de “Swing Small Orders 2015”. No Metastock cada fórmula corresponde a uma sub-rotina dentro do programa global, para perceberem melhor a forma como costumo organizar um grupo de fórmulas que no seu conjunto constituem o sistema de trading.


----------


Então aqui vai,


Nome da fórmula:
Swing Small Orders 2015


Fórmula:
trendemocional2015:=
FmlVar("DMI Emocional 2015","TRENDEMOCIONAL2015");

emocionalcurtoprazo:=
FmlVar("Emocional 2015","EMOCIONALCURTOPRAZO");

emocionalcurtoprazo ;

dmielp2015:=
FmlVar("DMI Emocional 2015","DMIELP2015");

dmielp2015 * 10 ;

targetbuy:=
If(
emocionalcurtoprazo > 0.618*dmielp2015, 0 ,
If(
emocionalcurtoprazo >= 0 , PREV ,
Min(PREV,emocionalcurtoprazo) )) ;

targetsel:=
If(
emocionalcurtoprazo < -0.618*dmielp2015 , 0 ,
If(
emocionalcurtoprazo <= 0 , PREV ,
Max(PREV,emocionalcurtoprazo) )) ;

provbuyorder:=
If(
emocionalcurtoprazo > targetbuy * 0.786
AND
Ref(targetbuy,-1) < (-1.618+trendemocional2015/100) * dmielp2015 ,
1 , 0 ) ;

provselorder:=
If(
emocionalcurtoprazo < targetsel * 0.786
AND
Ref(targetsel,-1) > (1.618+trendemocional2015/100) * dmielp2015 ,
-1 , 0 ) ;

forbiddenbuyorder:=
If(
targetbuy = 0 , 0 ,
If(
provbuyorder > 0 , 1 , PREV )) ;

defbuyorder:=
If(
provbuyorder = 1 AND
Ref(forbiddenbuyorder,-1) = 0 , 100/3 , 0 ) ;

defbuyorder ;

forbiddenselorder:=
If(
targetsel = 0 , 0 ,
If(
provselorder < 0 , 1 , PREV )) ;

defselorder:=
If(
provselorder = -1 AND
Ref(forbiddenselorder,-1) = 0 , -100/3 , 0 ) ;

defselorder ;



----------


Bem, deixar aqui esta fórmula não adianta nada se não explicar o raciocínio que está por trás de cada comando, não é?

Pois é, aqui fica então a seguir uma explicação sumária para a sequência deste indicador de ordens oscilatórias.

Em primeiro lugar o programa vai chamar internamente outras variáveis calculadas em outras fórmulas.

Assim, no caso de:

trendemocional2015:=
FmlVar("DMI Emocional 2015","TRENDEMOCIONAL2015");


Vai definir uma variável chamada “trendemocional2015”, que no gráfico é a linha amarela grossa que define a tendência dominante, através de uma busca à fórmula chamada “DMI Emocional 2015” e aí vai procurar o valor da variável chamada “trendemocional2015”. Por acaso vou-lhe dar o mesmo nome mas se quiséssemos podíamos dar-lhe um nome diferente, é uma questão de gostos!

Da mesma forma a fórmula vai definir uma nova variável chamada “emocionalcurtoprazo” através das linhas de comando:

emocionalcurtoprazo:=
FmlVar("Emocional 2015","EMOCIONALCURTOPRAZO");

emocionalcurtoprazo ;


Neste caso o programa foi buscar a variável a outra do mesmo nome situada na fórmula chamada “Emocional 2015” e a 3ª linha acima referida obriga o programa a mostrar a nova variável no gráfico, identificada no gráfico em azul escuro.

Esta variável denominada “emocionalcurtoprazo” representa o indicador que mede o clima emocional de curto prazo e que em princípio se trata de um indicador adiantado cerca de um dia em relação às cotações. Isto é, possui na sua fórmula de cálculo parâmetros que lhe permitem prever o que se pode passar na sessão seguinte e daí ser muito adequado a um oscilador que pode servir para determinar topos e bases em swings, que podem ser aproveitados para determinar os timings mais adequados para colocar ordens de compra e venda oscilatórias.

Finalmente o programa em baixo vai chamar uma outra variável a que chamei “dmielp2015” à fórmula “DMI Emocional 2015”:

dmielp2015:=
FmlVar("DMI Emocional 2015","DMIELP2015");

dmielp2015 * 10 ;


Na 3ª linha deste comando o programa obriga a variável “dmielp2015” a aparecer no gráfico, através da linha tracejada fina a verde, neste caso multiplicada por 10 vezes o seu valor.

Esta variável “dmielp2015” representa simplesmente a volatilidade principal do título do gráfico.


[Fim da Parte 1] [Continua]
Anexos
PSI Emocional 20141003.png
PSI 20 - Sistema "Emocional 2015": Vizualização dos sinais oscilatórios do programa
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3126
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

Re: Sistema de Trading "Emocional 2014"

por bogos » 3/10/2014 19:39

Cem pt Escreveu:Nova oportunidade assinalada pelo programa no BPI através de compra em swing: neste caso para amanhã serão introduzidos preços limites de compra de 1,563 (fecho de hoje) e 1,485 (mínimo previsto para amanhã).

Fica o gráfico diário respetivo.


:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Oh Cem, deixa o gajo respirar um pouco, é que já bastam 5 dias a ter que levar com o preço sabe-se lá para que direcção, quanto mais ao sábado, onde o gajo não tem força nem para se levantar pela matina... :D :D :D

Dá descanso ao bicho.....2ª feira sim, ele volta à luta...

Nota: Este SPX é a prova provada que quem quer entender os mercados nada entende....Realmente é colocar a responsabilidade no sistema e deixa-lo maneitar-me...

Cumprimentos
Um dos efeitos do medo é perturbar os sentidos e fazer que as coisas não pareçam o que são.
Miguel Cervantes
No outro lado de cada medo está a liberdade.
Marilyn Ferguson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2887
Registado: 29/12/2005 16:34
Localização: Porto

Re: Sistema de Trading "Emocional 2014"

por Cem pt » 3/10/2014 19:33

Nova oportunidade assinalada pelo programa no BPI através de compra em swing: neste caso para amanhã serão introduzidos preços limites de compra de 1,563 (fecho de hoje) e 1,485 (mínimo previsto para amanhã).

Fica o gráfico diário respetivo.
Anexos
BPI Emocional 20141003.png
BPI - Sistema "Emocional 2014": Começo de uma nova "up leg" neste papel?
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3126
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

Re: Sistema de Trading "Emocional 2014"

por Cem pt » 3/10/2014 15:39

Caro Rumba:

O algoritmo que emite ordens de compra e venda na componente tendencial trabalha da mesma forma: sempre que se regista um pico de volatilidade de curto prazo isso vai fazer com que o valor absoluto do indicador que mede os ambientes emocionais de curto e longo prazo subam.

Sempre que nestas condições se exceda a volatilidade estável de longo prazo o programa compara o “K” dessa relação e das duas uma: se esse “K” é superior a uma determinada constante, é disparada a respetiva ordem de compra ou venda.

De notar que um aumento de volatilidade em geral é acompanhado pela ocorrência de cotações que se afastam mais das anteriores em relação ao que sucedia com a sua variância habitual. A volatilidade tanto pode subir com um aumento como com uma diminuição das cotações, portanto há que ter o cuidado de verificar, sempre que há um aumento da volatilidade, em que sentido se dirigem os preços.

Repara que a volatilidade indicativa dentro do programa é sempre positiva, representa um valor absoluto das distâncias médias do indicador emocional de longo prazo em relação a zero. Assim, as ordens de venda são um “espelho” das de compra.

No caso concreto,

Regras de Compra:

Se
Indicador Emocional de Longo Prazo x K > Volatilidade x Constante ,
Compra ,
Mantém Posição ;

Regras de Venda:

Se
Indicador Emocional de Longo Prazo x K < -Volatilidade x Constante ,
Venda ,
Mantém Posição ;

Se olhares para o gráfico do “Emocional 2015” no meu post anterior vais reparar que sempre que o indicador branco, um indicador ajustado proporcional ao ambiente emocional de longo prazo a dividir pela volatilidade, sobe acima dos 100 pontos tens um sinal de compra e assim te manténs sempre até que um belo dia esse mesmo indicador desça abaixo dos -100 pontos e aí passas a ficar vendido, num ciclo fechado incerto que só o próprio mercado vai comandando à sua maneira de acordo com o seu comportamento emocional.

Espero ter esclarecido.

Abraços para ti e para o Bogos.
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3126
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

Re: Sistema de Trading "Emocional 2014"

por bogos » 3/10/2014 13:26

RMBA Escreveu:Cem, então a grande diferença será o facto de tomares posições contra tendência no swing certo? embora já tenha lido num livro algo sobre isto (usar contra tendencia num algoritmo tendencial), confesso que me faz confusão porque acho que vai tirar efeito "piramidal" numa tendência de longo prazo.

Outra questão se me permites... tu não "stopas", mas só para ver se estou correto, tu sais da posição caso uma volatilidade ainda maior do que aquela que te levou por exemplo a estar longo, agora te diz para estar curto, é isso? se sim, e se isso acontecer passado uma sessão por exemplo? imagina, tens volatilidade de médio prazo a 10, volatilidade a curto a 14 (entras longo) mas amanha a volatilidade de curto prazo sobe para 17 e o mercado começa a cair? sais da posição? é que acho que ainda não apanhei como sais do trade...

quando ao algoritmo.. é sempre bem vindo :)

abraço e mais uma vez obrigado


Boa tarde RMBA

Desculpa intrometer-me onde não sou chamado, mas posições contra tendência em swing podem fazer todo o sentido. Depende das condições que programas o algoritmo, da sua variável temporal e da quantidade de posições a assumir contra tendência.
No meu caso pessoal, não há stops definido por mim, mas sim pelas premissas do próprio algoritmo. Como estou sempre no mercado, isto é comprado ou vendido, permanentemente, o stop será naturalmente a reversão da posição. Mas isto não quer dizer que por estar em tendencial um activo, o algoritmo no swign não se saiba mexer. Ele sabe onde sair, pode é demorar mais tempo a reverter e é aí que temos por vezes grandes DD.

Mas como evitar esses períodos? Meter o tal stop definido por uma percentagem de variação, ou uma quantia monetária?
No meu caso prescindi disso, porque por estatística verificada reparei que é mais benéfico levar uma trombada na conta, do que estar sempre a aplicar o stop loss nessas condições. É que a quantidade de reversões é muito superior à quantidade de grandes perdas.

Eu não sou técnico, nem matemático, nem programador.
Sou meramente um curioso, que ao longo dos anos se foi apercebendo de algumas "contas" e a partir daí criei um sistema próprio de modo contra tendência que não se tem saído mal até à data.

Estar no sentido contrário é curioso. É essencialmente arrancar-se à partida como perdedor, mas quando todos passam por nós é nessa altura que fazemos o respectivo lucro. Quando o mercado está saturado de uma tendência somente tem que fazer o seu contrário. É aí que aparecem os lucros.
Nem sempre assim é, podes dizer... -É verdade, mas no somatório final, espero que as contas saiam a meu favor.

Peço desculpa pela intromissão na troca de ideias com o Cem.

Cumprimentos
Um dos efeitos do medo é perturbar os sentidos e fazer que as coisas não pareçam o que são.
Miguel Cervantes
No outro lado de cada medo está a liberdade.
Marilyn Ferguson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2887
Registado: 29/12/2005 16:34
Localização: Porto

Re: Sistema de Trading "Emocional 2014"

por RMBA » 2/10/2014 22:47

Cem, então a grande diferença será o facto de tomares posições contra tendência no swing certo? embora já tenha lido num livro algo sobre isto (usar contra tendencia num algoritmo tendencial), confesso que me faz confusão porque acho que vai tirar efeito "piramidal" numa tendência de longo prazo.

Outra questão se me permites... tu não "stopas", mas só para ver se estou correto, tu sais da posição caso uma volatilidade ainda maior do que aquela que te levou por exemplo a estar longo, agora te diz para estar curto, é isso? se sim, e se isso acontecer passado uma sessão por exemplo? imagina, tens volatilidade de médio prazo a 10, volatilidade a curto a 14 (entras longo) mas amanha a volatilidade de curto prazo sobe para 17 e o mercado começa a cair? sais da posição? é que acho que ainda não apanhei como sais do trade...

quando ao algoritmo.. é sempre bem vindo :)

abraço e mais uma vez obrigado
 
Mensagens: 41
Registado: 9/11/2010 14:45
Localização: 14

Re: Sistema de Trading "Emocional 2014"

por Cem pt » 2/10/2014 20:39

- Amigos “R” e Bogos:

Obrigado pelas vossas simpáticas mensagens.

Quem lida com programação de trading na escolha de indicadores técnicos, como é o vosso caso, sabe bem o que é a dificuldade de destrinçar qual o caminho ideal a trilhar quando se trata de impor as condições ou regras que pensamos ser as mais adequadas para disparo das ordens de compra e venda.

A miríade de fatores e combinações diferentes a que os mercados estão sujeitos é tão grande que no fundo andamos sempre a magicar a introdução de novas sub-rotinas compensatórias para determinados cenários que nem sempre resultam na sua aplicação prática.


- Amigo Rumba:

Se bem entendi a pergunta que fizeste: trata-se de saber de que forma reage o sistema de trading a uma situação de breakout em que a volatilidade continua a subir para lá da sessão em que o sinal de compra foi disparado.

De facto tens razão na perceção de que quando se regista um sinal tendencial de compra nessas condições o programa aproxima-se rapidamente de um cenário de venda oscilatória. Na atual versão do “Emocional 2014” as regras indicam que só podemos tomar posições em swing a favor da tendência e portanto esse sinal de venda oscilatório, a ser disparado, deveria ser ignorado.

No entanto reconheço que essas primeiras sessões que se seguem ao sinal tendencial e que se registam em geral acompanhadas com valores de volatilidade com uma intensidade bem acima da média costumam ser interrompidas com movimentos oscilatórios anti-swing muito fortes de sentido contrário, uma consequência dessa mesma volatilidade.

Nessa eventualidade eu já incorporei nas regras da nova versão do “Emocional 2015” uma condição de exceção de tomada de ordens oscilatórias: serão sempre executadas ordens oscilatórias anti-trend as que correspondam aos primeiros sinais oscilatórios que sejam disparados a seguir à definição de uma nova tendência dominante.


----------


Aliás na sequência de algumas “pechas” que identifiquei na versão de 2014, a versão de 2015 está praticamente pronta, ficam abaixo as amostras das versões comparativas no PSI-20 de uma e outra versão. Os significados de cada indicador na versão de 2015 são os seguintes:

- Linha amarela grossa: indicador de tendência ascendente ou descendente.
- Indicadores verdes e vermelhos verticais ( a que correspondem no gráfico das cotações uns “diamantes” de cor idêntica): compras e vendas do tipo oscilatório.
- Indicador de cor azul escuro: marcador do clima emocional de curto prazo, se estiver acima da linha do zero o mercado estará otimista e abaixo do zero estará pessimista no curto prazo.
- Indicador de cor branca: marcador do clima emocional de longo prazo, interpretação idêntica à de cima mas num prazo estável mais longo.
- Indicador verde a tracejado fino: medidor da volatilidade dominante do mercado.
- Em baixo as barrras das cotações apresentam cores diferentes consoante o clima emocional de curto prazo instalado no mercado: vão do verde muito escuro (ambiente de euforia), propícia a vendas oscilatórias, ao vermelho que significa pânico existente de curto prazo, excelente ambiente para identificar compras em swing, passando por um amarelo esbatido que identifica um mercado equilibrado entre os otimistas e pessimistas, onde o mercado aguarad que o mercado se decida para onde quer ir.


Quais as principais diferenças entre o “Emocional 2014” e o futuro “Emocional 2015” que vai entrar em vigor em 1 de Janeiro de 2015?

Pois aqui estão algumas das diferenças essenciais:

- A versão de 2015 possui menos de metade do tamanho de linhas de programação, para facilitar essencialmente a sua aplicação a títulos em intraday, caso mais tarde eu queira optar por esta variante: a versão de 2014 demora cerca de 6 segundos a aparecer no ecrã e a nova versão faz a sua aparição em menos de 2 segundos.

- O disparo dos sinais tendenciais ficou ligeiramente mais rápido em relação à versão de 2014 uma vez que para além de trabalhar com dados em séries simples e ponderadas desta vez foi também introduzida a avaliação de séries exponenciais, acelerando internamente o disparo dos sinais. Uma sessão confirmada que seja na antecipação tendencial de compras e vendas poderá representar um ganho médio de cerca de 0,5% em cada trade, o que a acrescentar a um ganho médio na ordem dos 5% por negócio na realidade representa um aumento da performance global em cerca de +10% por cada negócio potencial, ou seja, o ganho médio por trade passará de cerca de 5% para 5,5%.

- A grande melhoria interna no entanto foi introduzida na componente oscilatória. Na atual versão de 2014 os sinais swing contra a tendência aparecem com muito pouca frequência, fazendo com que na prática a esmagadora maioria das trades oscilatórias seja encerrada na ocorrência de um sinal tendencial e não através de um sinal oscilatório como deveria ser a regra geral à partida.

Em futuras mensagens gostaria aqui de vos deixar a programação integral do novo indicador técnico que vai representar os sinais oscilatórios de compra e venda em curto prazo na nova versão do “Emocional 2015” e que vão representar cerca de 33% do capital dedicado ao título em questão. De notar que vai existir também um outro indicador de trades oscilatórias com um prazo mais alargado que corresponderá a 67% da maquia alocada ao papel em causa.

O objetivo dessa apresentação será mostrar o raciocínio das regras que estão por trás da forma como tais sinais são disparados.

No entanto, como esta questão da programação é apenas entendida por uma pequena minoria, essa eventual mensagem com o raciocínio sobre a forma como imaginei a programação deste indicador só será aqui publicada se houver realmente alguém interessado nesta matéria, para isso agradeço me indiquem se estão interessados nessa publicação ou se poderei passar à frente.
Anexos
PSI Emocional 20141002.png
PSI 20 - Sistema "Emocional 2014": Continuamos em maré de ficar na praia à espera de melhores dias.
PSI Emocional 2015 20141002.png
PSI 20 - Sistema "Emocional 2015": Apresentação mundial em primeira mão!
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3126
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

Re: Sistema de Trading "Emocional 2014"

por RMBA » 2/10/2014 9:57

100,

imagina o seguinte cenário

Tens uma tendência ascendente e tens um pico de volatilidade de curto prazo acima do médio prazo ( o tal sinal de compra), no dia seguinte tens um pico de volatilidade ainda maior, stopas a posição aí? ou entras mais longo devido a posição oscilatoria? é que pela lógica do teu algoritmo volatilidades maiores vão determinar o rumo do preço... e fiquei curioso neste cenário o que fazias.

abr e obrigado pelo topico.
 
Mensagens: 41
Registado: 9/11/2010 14:45
Localização: 14

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Arlos, bento.jp13, Bing [Bot], goncaladas, Google [Bot], iniciado1, JoeP, latbal, Olhar Leonino, PAULOJOAO, Phil2014, PMP69, SalvaFP, Shimazaki_2 e 121 visitantes