Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Sistema de Trading "Emocional 2014"

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Sistema de Trading "Emocional 2014"

por General Patton » 21/1/2015 23:00

Cem,

Partilho de todas as boas palavras que te dirigiram aqui. É, sem sombra de dúvida, uma grande perda para o fórum. Ainda que eu não comentasse (por falta de tempo), apreciei imensamente as leituras que fiz dos teus comentários neste tópico. Esperemos que voltes logo que possas. As maiores felicidades para ti e muito sucesso nos teus afazeres. Percebe-se que o abandono é compreensível, mas vais fazer muita falta.

Os melhores cumprimentos.

George Patton.
Four-Star General Officer
Général 4 Étoiles

J’espère pouvoir l'élever à la 5ème étoile, ce qui n'est rien si on y rappelle tout son héroïsme...

''I don't look to jump over 7-foot bars: I look around for 1-foot bars that I can step over.''
WARREN BUFFETT

À ironia e ao surrealismo que a serve; à condição humana ... e à felicidade escondida nesta vida ...
Arthur H & Lhasa de Sela - On rit encore:
https://www.youtube.com/watch?v=7LIjMJgFJxg
Brascht - Dans le ciel de ma rue:
https://www.youtube.com/watch?v=bgGb--i0ypE
Do valor do marmeleiro...
https://www.youtube.com/watch?v=ZIURJ7YN4cg
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 643
Registado: 11/6/2012 23:18

Re: Sistema de Trading "Emocional 2014"

por bogos » 4/1/2015 12:59

Bom dia Cem

Pena não ser possível o continuar da leitura no teu sistema emocional 2015, pelos motivos mencionados.
Espero acima de tudo que a nível profissional, familiar e de saúde tudo corra pelo melhor. Isso é o mais importante de tudo, pois os sistemas são meramente um complemento da vida, que obviamente a podem tornar um pouco melhor.

Espero não ser um abandono definitivo porque seria uma perda grande para este forum.

Com os meus cumprimentos
bogos
Um dos efeitos do medo é perturbar os sentidos e fazer que as coisas não pareçam o que são.
Miguel Cervantes
No outro lado de cada medo está a liberdade.
Marilyn Ferguson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2887
Registado: 29/12/2005 16:34
Localização: Porto

Re: Sistema de Trading "Emocional 2014"

por EuroSexy » 3/1/2015 0:06

Caro Cem, sempre estava curioso como é que o sistema se iria comportar com a JM para este ano. Mas estou a ver que não consigo ver isso.

Divisas e commodities podem dar muito dinheiro mas só se souber o que se faz. Se não souber, mantenham-se nas acções.

Bom 2015.
E parabéns pelo money managemment.
 
Mensagens: 1004
Registado: 16/6/2014 0:01

Re: Sistema de Trading "Emocional 2014"

por indian_joe » 1/1/2015 13:32

Caro Cem,
É realmente uma perda enorme para o fórum do caldeirão. Espero que tudo lhe corra como desejado a nível profissional e em tudo o resto. Mais do que a performance do Emocional irei sentir mais falta dos seus textos que reflectiam a experiência de mercados que o acompanha. Felicidades para 2015!!!

Abraço
José Graça
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 161
Registado: 6/12/2013 18:57

Re: Sistema de Trading "Emocional 2014"

por ricardmag » 31/12/2014 18:49

Já que estou numa de agradecimentos quero deixar aqui também o meu, pela coragem e partilha do teu método.
Será uma perda enorme para o caldeirão, espero que pelo menos dês um saltinho de vez enquando para partilhar o que for possível.

Mais uma vez obrigado e que o futuro seja ainda melhor.
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: Sistema de Trading "Emocional 2014"

por J Alves » 31/12/2014 13:56

Cem


Apesar de não escrever no teu topico quero dizer-te que sempre fiz questão de ler e reflectir sobre o que escrevias. É pena que motivos profissionais te impeçam de continuar a partilhar. Desejo-te sorte para a tua aventura profissional 8-)

Bom ano e um abraço
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 7149
Registado: 3/3/2006 11:17
Localização: Mundo Rural

Re: Sistema de Trading "Emocional 2014"

por Cem pt » 31/12/2014 13:30

Caros amigos:

Em primeiro lugar os meus agradecimentos a todos os que acompanharam o tópico com interesse e a todos os que tiveram a amabilidade de intervir com comentários de incentivo, dúvidas, simpatia e sugestões de melhoria.

A todos vocês foi um gosto enorme partilhar esta experiência muito interessante.

Por motivos profissionais não me será possível continuar a manter o tópico da carteira “Emocional” daqui em diante.

Pessoalmente continuarei a acompanhar a minha carteira com o software do sistema de trading do “Emocional 2015” que aqui vos mostrei e acho que no essencial tudo já foi dito acerca da mensagem que pretendia transmitir no sentido de deixar sugestões de uma melhoria qualitativa na forma de executar o trading da forma mais desemocionada possível e com as técnicas de money management que vos poderão proporcionar a forma mais otimizada possível de atingir os maiores retornos a longo prazo tendo em conta os aspetos defensivos do risco de evitar drawdowns excessivos nas vossas carteiras.

Tendo em vista esse objetivo estou em crer que nada mais haverá a dizer nesta matéria, já que tudo fica dito para uma carteira semelhante à que vinha a apresentar, o mercado terá sempre a última palavra quanto aos sinais e posições a adotar. Assim, o tópico do “Emocional” termina definitivamente por aqui.

Para terminar gostaria apenas de deixar algumas reflexões, fruto da minha experiência, que poderão ser úteis a quem as quiser aproveitar ou desenvolver da melhor maneira para o seu próprio trading:

1 – Os stops podem ser úteis mas têm de ser utilizados de forma habilidosa. No meu caso, como viram, nunca utilizei stops (por isso alguns amigos me chamam com alguma piada o “Cem Stops”!), pelo que o meu conselho genérico nesta matéria seja o de utilizarem stops apenas e só nos níveis onde creem que a tendência dominante poderá reverter de sentido, apenas isso!

2 – Para efeitos de cálculo do “Alpha” na função comparativa da performance entre a gestão ativa da carteira e o índice dominante dos títulos que a compõem acho quase irrelevante utilizar esse índice ou outro qualquer quando a gestão ativa utilizar de forma indiscriminada posições longas e curtas. Na realidade o uso de posições “shorts” deita completamente por terra o valor positivo ou negativo que faça o índice “benchmark” que se pretende comparativo para poder avaliar se a gestão está a ser eficiente.

3 – Se tiverem um sistema de trading devidamente avaliado à luz das performances do risco inerentes, nos drawdowns a que se sujeitam, e nos rácios de sucesso e Profit Factors que conseguem obter, poderão passar de imediato à fórmula 1 do trading, dedicando a maioria esmagadora da exposição dos títulos, a acompanhar de uma forma preferencialmente diária, a produtos alavancados, como sejam por exemplo os futuros e o Forex. Nesse caso não hesitem, avancem para esse patamar. Nessa eventualidade as ações serão apenas um entretém quase desnecessário, poderão ser perfeitamente dispensadas.

4 - Poderão constatar que terão um conjunto de sistema de trading + alavancagem via regras “corretas” de um money management bem afinado quando o retorno anual previsto, baseado em trading real e testes, estiver um pouco acima dos 40% ao ano. A partir duma carteira alavancada q.b. e acompanhada com os níveis de alavancagem mais eficientes que tenham em conta os drawdowns máximos que estejam a dispostos a sofrer e a alavancagem otimizada, retirada do “Optimal f” da fórmula de Kelly, poderão sem dúvida atingir o estatuto de milionários no menor prazo de tempo possível! É um facto indesmentível, difícil mas perfeitamente possível.

5 – Atingindo o patamar duma carteira acima do milhão será possível dedicarem-se nessa altura ao profissionalismo no trading, exponenciando de seguida a esmagadora maioria dos ganhos na continuação da carteira em regime de rotina sequencial, com a utilização disciplinada das regras do sistema de trading e na adaptação / afinação otimizada constante dos rácios do money management, com o acrescento das posições do valor crescente previsível da carteira, colocando de lado apenas a quantia anual a que estavam a habituados a viver.

6 – Live the dream, you can do it.

Até sempre, caros amigos!
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3135
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

Re: Sistema de Trading "Emocional 2014"

por president » 22/12/2014 17:45

Obrigado eu pela partilha (:

Parabéns pelos resultados.

Bom natal e boas entradas.

Abraço
You're never too old to learn something stupid (;
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 376
Registado: 31/7/2007 11:46
Localização: Braga, Cracóvia, Bucareste, Planeta Terra

Re: Sistema de Trading "Emocional 2014"

por ljbk » 22/12/2014 11:04

Caro Cem,


Parabens pelos resultados obtidos.
A titulo de curiosidade, os 11.11% no indicador E) relativo à alavancagem (Kelly) corresponde ao desvio padrao ao quadrado da curva de rentabilidade do sistema ?


Votos de boas festas e bons negocios ao longo de 2015,
ljbk.
 
Mensagens: 1000
Registado: 25/11/2005 11:15

Re: Sistema de Trading "Emocional 2014"

por bogos » 21/12/2014 23:05

Boa noite

Caro amigo Cem...

Antes de mais e desde logo votos de boas festas, feliz ano novo e muita saúde sempre. Quando pensamos nas coisas boas da vida, desejo sempre que pelo menos a saúde me acompanhe. Os mercados são meramente secundários na vida de um homem...pelo menos para mim.

Quanto aos sistemas, segui com alguma atenção o teu emocional 2014 e o que é que se pode dizer?
Simplesmente fantástico, pois taxas dessas são o provar dos verdadeiros e grandes traders. Isso de forma consistente é um modo de vida, That's It. E tu isso já o fazes há anos.

Acima de tudo e independentemente dos teus resultados pessoais, uma coisa é certa: Este forum deve-te uma séria homenagem pelo trabalho, dedicação e de partilha.
Da minha parte uma vénia de gratidão por teres essa capacidade e atitude desprendida.

Uma vez mais um santo natal e próspera ano novo.

Cumprimentos
Um dos efeitos do medo é perturbar os sentidos e fazer que as coisas não pareçam o que são.
Miguel Cervantes
No outro lado de cada medo está a liberdade.
Marilyn Ferguson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2887
Registado: 29/12/2005 16:34
Localização: Porto

Re: Sistema de Trading "Emocional 2014"

por nmprc » 21/12/2014 17:21

CEM,

Obrigado pela tua disponibilidade em partilhares o teu sistema. Não perdi uma única actualização ao tópico e cá estarei para ler o SISTEMA 2015.

Boas festas!

NC
 
Mensagens: 531
Registado: 29/11/2007 10:48
Localização: Lisboa

Re: Sistema de Trading "Emocional 2014"

por Cem pt » 21/12/2014 15:19

Com o ano quase a terminar fica para curiosidade o desempenho da carteira “Emocional 2014” que tiveram a pachorra de acompanhar, com alguns pequenos comentários a acompanhar em cada caso abaixo indicado.

Aqui ficam os dados mais relevantes obtidos nesta experiência, levando em conta apenas os resultados líquidos e as comissões relacionadas:

A- 98 negócios totais, dos quais 93 já fechados e 5 ainda em aberto, que contam obviamente no cálculo global dos diferentes rácios da carteira. Esperava de facto transacionar qualquer coisa à volta dos 100 negócios por ano.


B- 39 trades vencedoras e 59 perdedoras. Temos aqui uma taxa de sucesso global de 39.8%, um percentual que está dentro das expetativas iniciais.


C- O “Profit Factor” que mede a relação entre o total dos negócios com lucros sobre o total das trades perdedoras atingiu o valor de 3.02, posso-me considerar muito satisfeito uma vez que valores acima de 3 são já muito difíceis de obter em sistemas de trading.

D- A média dos negócios ganhadores marca 7.29% e a média das trades perdedoras regista 1.60%, um valor dentro dos padrões de segurança recomendados uma vez que em geral se estabelece que no trading se devem limitar as perdas a valores que não ultrapassem os 2%. Tratando-se de um sistema que não usa stops pode-se considerar que a estratégia terá sido atingida neste objetivo defensivo.


E- Em 28 trades tendenciais obtiveram-se até agora 16 negócios ganhadores e 12 perdedores, o que significa que por um lado o programa está relativamente bem afinado para esta metodologia do “trend follow” e por outro lado conclui-se que foram as trades oscilatórias (+23 / -47) as causadoras da esmagadora maioria da fraca taxa de sucesso global do sistema.

F- A rentabilidade medida desde o início do ano atinge os 21.11%, com um ano tão negativo medido pelo PSI-20 a solução esteve por um lado na tomada de muitas posições curtas e no desempenho nos produtos dos futuros.


G- Por cada dia em que a carteira perdia uma média de 100 €, no dia virtual seguinte compensatório ganhava 140 € , ver o rácio “Up Moves / Down Moves”, o que é um dado muito curioso e que poucos anotam para efeitos de controlo estatístico.


H- Em todas as sessões do ano a carteira obteve 135 dias com lucros e 115 dias com prejuízos.

I- No que respeita à gestão ativa da carteira, tendo em conta o “benchmark” de referência do PSI-20 de onde a maioria dos títulos era originária, conseguiu-se obter talvez o valor mais significativo e positivo que poderia esperar à partida, com um “Alpha” positivo de 46.7%.


J- Para efeitos do cálculo do desempenho ótimo da carteira o “Optimal f” de Kelly registou um percentual de 26.6%, um valor muito aceitável ao situar-se acima da difícil barreira de alcance dos 20%, em termos de performances comparáveis com a grande generalidade dos sistemas de trading.

K- Acerca da estratégia defensiva na defesa contra perdas, o maior drawdown marcou um valor de 7.8% no período de abril a julho. Tendo em conta uma expetativa de trading de cerca de 20 anos e que estaria disposto a correr o risco de obter algures nesse período um drawdown máximo que me provoque a perda de metade do meu capital algures ao longo desse longo período de 20 anos, a alavancagem máxima estimada que o sistema me permite nestas circunstâncias é o aumento da exposição global de risco em mais 1.44 vezes em relação à exposição atual.


L- No extremo contrário, se procurar encontrar o coeficiente de alavancagem ideal que permita alavancar os lucros da carteira com a maior velocidade possível, esse conceito pode ser calculado através da ajuda do “Optimal f” de Kelly, que indica como alavancagem ideal o valor de 2.39 vezes.

M- Com toda a probabilidade a solução do problema para o futuro estará algures no meio destas alavancagens, a conservadora / defensiva e a agressiva / atacante. Daí que conclua que a alavancagem ideal de equilíbrio para o futuro na utilização continuada do sistema de trading (obviamente pode-se atribuir uma alavancagem ponderada dando mais ênfase à questão defensiva do drawdown ou à maior agressividade da otimização dos ganhos dependendo do estilo e da exposição ao risco de cada um) esteja situada provavelmente próximo da média dos dois valores calculados, ou seja:

Alavancagem ideal = (1.44 + 2.39) / 2 = 1.92

----------

Por curiosidade deixo-vos também as rentabilidades ROI de cada um dos títulos da carteira, por ordem crescente, com a curiosidade de que esta questão de termos podido utilizar posições longas ou curtas nos facilitou a obtenção ao fim de 1 ano de retornos positivos líquidos em todos os papéis, o que comprova a validade de uma Análise Técnica relativamente testada na sua aplicação prática aos mercados:

TDSA: +3,90%
EurUsd: +5,87%
Banif: +7,96%
BCP: +9,10%
BPI: +10,83%
CTT: +13,78%
Soja: +16,50%
Crude Oil: +27,74%
BES: +100,12%


----------


Espero sinceramente que muitas das ideias que aqui deixei possam ser aproveitadas por muitos dos que acompanharam este tópico para melhoria das vossas performances de trading controlado, foi um gosto enorme poder partilhar com todos as muitas ideias e sugestões que aqui se expuseram. Algumas dessas ideias certamente irei considerá-las com a seriedade que merecem, certo de poder adaptar vários de alguns dos interessantes detalhes sugeridos. Obrigado a todos os que acompanharam e comentaram neste tópico.

Da minha parte esta “thread” termina por aqui, não vejo justificação para a sua continuação futura.

Um excelente Natal e ótimas entradas a todos vocês!
Anexos
ROI Emocional 20141221.png
Equity Line e Rácios de Eficiência da Carteira "Emocional 2014" no ano de 2014
Editado pela última vez por Cem pt em 31/12/2014 17:00, num total de 1 vez.
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3135
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

Re: Sistema de Trading "Emocional 2014"

por Cem pt » 20/12/2014 3:27

- Amigo Skblz:

Obrigado pela informação enviada, vou vê-la com toda a atenção este fim-de-semana, o tema promete.

Abraço.


----------


Uma alteração significativa foi registada no final da corrente semana, ao verificar-se que na escala semanal o BPI acabou de levar com um sinal de venda em cima, o que associado a um sinal idêntico que já se registava há bastante tempo na “time frame” diária, implica que a partir da próxima 2ª feira o BPI vai passar à posição de “shortado” na carteira, mais precisamente o 99º negócio do portefólio neste ano de 2014.

O BPI junta-se assim ao BCP, Banif, Petróleo e EuroDollar no conjunto das posições curtas, sendo os CTT o único papel ainda comprado.
Anexos
BPI Week Emocional 20141219.png
BPI Semanal - Sistema "Emocional 2015": A rendição do BPI na carteira...
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3135
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

Re: Sistema de Trading "Emocional 2014"

por ljbk » 19/12/2014 0:18

Caro Cem,


Boa noite.

Enviei-lhe umas MPs com informação que lhe poderá interessar.


BN,
ljbk.
 
Mensagens: 1000
Registado: 25/11/2005 11:15

Re: Sistema de Trading "Emocional 2014"

por Cem pt » 18/12/2014 19:47

- Amigo Skblz:

Thanks pelas tuas informações, em relação ao BPI creio que te estarás a referir apenas a corretoras em Portugal, certo?

É que o mercado de Repos, em algumas corretoras estrangeiras que conheço no continente americano, mantém-se a funcionar com normalidade, basta indicar a ação que se pretende shortar e que faça parte da lista de Repos de utilizadores que aceitam emprestá-las mediante um pagamento de uma taxa de juro anual na ordem dos 4%.

Por acaso tenho curiosidade de saber o que aconteceu ao mercado de Repos que funcionava em Portugal, mais precisamente no Porto. Estou off-side nesta matéria.

De resto é sempre interessante comparar a forma como o teu sistema dá indicações no mercado.


----------


A trade curta, que tinha sido aberta no BCP em 27 de novembro, com o sinal de venda em swing assinalado no gráfico, acaba de gerar no final da sessão de hoje a possibilidade de ser encerrada na sessão de amanhã através de uma compra nas mesmas quantidades ao preço do fecho de hoje nos 0,0749 €.

De resto será bom assinalar mais uma vez que durante o ano que vai começar em 2015 o primeiro sinal de fecho da trade oscilatória, neste caso de compra, será "ignorado" e só o 2º sinal serviria para se ativar o fecho da trade.

Neste ano de 2014 vigoram ainda as regras inicialmente estabelecidas, em que todas as ordens antagónicas em swing são consideradas válidas.

Os ratings emocionais de curto e longo prazo no BCP melhoraram de forma franca mas apesar de tudo continuam ambos a navegar em zonas ainda muito pessimistas, embora tenham deixado a zona de pânico em que se encontravam, em especial no caso do curto prazo.

A volatilidade continua a subir desde 15 de dezembro, com sessões negativas e positivas como a de hoje, um sinal de que se espera muita animação neste título para as sessões natalícias.
Anexos
BCP Emocional 20141218.png
BCP - Sistema "Emocional 2015": Prestes a fechar mais uma trade oscilatória.
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3135
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

Re: Sistema de Trading "Emocional 2014"

por ljbk » 18/12/2014 0:57

Boa noite.

É interessante constatar que hoje a CMVM proibiu os curtos no BPI para a sessão de amanhã.
Nunca proibiram os longos ... :)

Aqui está precisamente uma situação, no BPI, em que a disciplina em seguir um sistema é posta à prova. O trade gerado pelo meu sistema vai com mais de 16.5% de lucro em poucos dias e corre-se o risco de até ter prejuizo no dia em que for fechado. Ainda por cima os dois ultimos trades no BPI deram prejuizo. A tentação de arrecadar o lucro é muito grande mas há que manter a cabeça fria.
Em simultaneo, a PTC acabou de provocar no meu sistema a 2ª maior perda de sempre com quase 35% de prejuizo tambem em poucos dias só superado por um trade no BCP em 2012 (quase 41%). Isto está muito longe de estar infalivel e proibe alavancagens acima de 2 ...

BN,
ljbk.
 
Mensagens: 1000
Registado: 25/11/2005 11:15

Re: Sistema de Trading "Emocional 2014"

por Cem pt » 16/12/2014 3:15

O que temos agora?

Alguma alteração na carteira do “Emocional 2014”? Nada disso, simplesmente em 2 dos futuros componentes da carteira de 2015 verificaram-se sinais de venda nas escalas diária da Jerónimo Martins e no Euro Stoxx 50.

Assim, face aos sinais atuais das presentes tendências:

JMT: Descendente na semanal e diária
ESTX50: Ascendente na semanal e descendente na diária

A carteira entraria eventualmente amanhã a “shortar” a Jerónimo Martins e ficaria neutra nos futuros do Euro Stoxx 50.

Enfim, estas entradas do Christmas Rally para 2015 estão muito longe de serem sintomas animadores face ao comportamento geral deste mercado generalizado em baixa!

Entretanto, face ao nível razoável de acerto do programa na carteira "Emocional 2014" nas últimas sessões (longa em CTT e curta em Banif, BCP, Petróleo e EuroDollar) a rentabilidade da carteira desde o início do ano acaba de bater um novo record, desta feira com um YTD líquido que nesta altura já segue um pouco acima da marca dos 20%.

Ficam para curiosidade os 2 gráficos diários assinalados na Jerónimo Martins e no Euro Stoxx 50.
Anexos
JMT Emocional 20141215.png
JMT - Sistema "Emocional 2015": Novamente de regresso às quedas!
ESTX 50 Emocional 20141215.png
Euro Stoxx 50 - Sistema "Emocional 2015": O otimismo aparentemente desapareceu em poucas sessões!
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3135
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

Re: Sistema de Trading "Emocional 2014"

por ljbk » 15/12/2014 1:12

Susana Amado_ Escreveu:
E porque não um periodo mais longo? Desde 2005 por ex: ou desde 2000 ou mesmo ainda maior?

No caso do seu sistema, estamos a falar de uma amostra de cerca de 7 anos e cerca de 60 trades por ano, certo?

Um histórico maior não trás vantagens? :-k

Beijinhos e bons negócios,
Susana


Cara Susana,


Boa noite.

Do meu ponto de vista é evidente que quanto maior o numero de activos melhor.

Já do ponto de vista do periodo, depende se existe algum bull market ou bear market de longo prazo subjacente nos dados.
Se tal acontecer, os algoritmos de pesquisa de sistema e de posterior calculo dos indicadores de performance do sistema vão "puxar" a coisa para o lado dessa tendencia de muito longo prazo. Havendo mudança dessa tendencia a seguir o sistema está desadaptado.
Para tentar evitar isso, alguns dos muitos indicadores que calculo tentam ilustrar a relação entre o comportamento do sistema para o lado longo e para o lado curto. Quando a coisa pende demasiado para um dos lados é de desconfiar.

O numero de testes gerados é uma das qualidades ou defeitos de um sistema já que nos meus calculos tambem considero 0.5% de perdas por cada trade e um dos indicadores de saida relacionado com o retorno do sistema tambem depende do numero de trades (como explicado num post acima).
É verdade que estamos a falar de menos de 500 trades. Mas tambem já testei outras variantes de sistemas que geravam milhares de trades e o retorno e/ou fiabilidade não era melhor.


BN,
ljbk.
 
Mensagens: 1000
Registado: 25/11/2005 11:15

Re: Sistema de Trading "Emocional 2014"

por Susana Amado_ » 15/12/2014 0:16

old_ljbk Escreveu:O periodo de 2008 para ca tem um pouco de tudo: bear market violento, bull market lento, hesitações, subidas mais rapidas no PSI ... A probabilidade media de entrando num dia e saindo X dias depois de se ganhar ou perder é do tipo moeda ao ar. Não há grande contaminação de subida ou queda de muito longo prazo. Isso é muito importante.

E porque não um periodo mais longo? Desde 2005 por ex: ou desde 2000 ou mesmo ainda maior?

No caso do seu sistema, estamos a falar de uma amostra de cerca de 7 anos e cerca de 60 trades por ano, certo?

Um histórico maior não trás vantagens? :-k

Beijinhos e bons negócios,
Susana
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 608
Registado: 5/11/2002 11:12

Re: Sistema de Trading "Emocional 2014"

por Susana Amado_ » 14/12/2014 23:51

Cem pt Escreveu:- Amiga Susy Loved:

Que prazer rever-te, aparece mais vezes que raramente te vejo pela net!

Ok.
Vou tentar aparecer.

Já estou a torcer para que um dia, o mais próximo possível, te consideres um excelente trader.

Continuação de bons negócios para ti.
Beijinhos
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 608
Registado: 5/11/2002 11:12

Re: Sistema de Trading "Emocional 2014"

por ljbk » 14/12/2014 23:47

Cem pt Escreveu:Embora na realidade reconheça que tudo o que seja ultrapassar em position trading os 3,00 em Profit Factor e os 30% no Optimal f será quase um milagre em ativos muito diversos e pouco correlacionados. Tu estás quase a bater esse limite inacreditável!


Aqui está um ponto importante: "ativos muito diversos e pouco correlacionados".
Como já disse os resultados do sistema que referi são para a grande maioria dos titulos do CAC e os titulos no nosso mercado.
Assim há que reconhecer que estes titulos e outros andam sempre um pouco à boleia do SP500 embora tenham a sua autonomia entre eles.
Por isso mesmo e pelo que vejo nos seus graficos, parece-me que o "Emocional" se está a adaptar muito melhor a esta fase do mercado.

Seja qual for a qualidade, ou falta dela, deste sistema que desenvolvi, ele é o resultado de anos de trabalho, de tentativas e erros (que vão continuando) e por vezes de vontade de atirar a toalha ... Isto para dizer que não é expectavel que alguem chegue e do dia para a noite desenvolva um sistema fiavel. Há fases do mercado que são muito favoraveis a determinado tipo de estrategias que são pessimas noutras. No PSI, a certa altura bastaria utilizar umas simples medias moveis mas esse metodo seria catastrofico no CAC. O periodo de 2008 para ca tem um pouco de tudo: bear market violento, bull market lento, hesitações, subidas mais rapidas no PSI ... A probabilidade media de entrando num dia e saindo X dias depois de se ganhar ou perder é do tipo moeda ao ar. Não há grande contaminação de subida ou queda de muito longo prazo. Isso é muito importante.

Mas falando da parte tecnica, tenho uma pergunta sobre o calculo dos resultados de um sistema.
Quando determina o PF, Kelly factor e outros indicadores só considera os trades fechados ou tambem considera os trades em curso (que não se sabe como e quando vão fechar) ?
Para tentar eliminar esta duvida, calculo os dois casos e depois faço uma media e apresento os 3 valores :) ...

Exemplo PF:
Só com trades fechados: 2.674518
Incluindo trades em curso fechados para efeitos de calculo: 3.000940
Média: 2.837729

Exemplo Kelly factor:
Só com trades fechados: 28.215137
Incluindo trades em curso fechados para efeitos de calculo: 30.964014
Média: 29.589576

Aqui há sempre alguma subjectividade porque se alguns trades em curso foram abertos há pouco tempo, outros já levam mais de um ano ou quase como o curto na JMT desde 14/01/14 em 13.147. Assim é dificil escolher entre os dois casos.

Quanto às ideias presentes no sistema, só posso dizer que existem componentes que tentam determinar autorizações de entrada e/ou saida e componentes que tentam evitar a multiplicação de ordens que ocorrem quando um activo entra em lateralização. Para se iniciar um trade há que reunir as condições de entrada e não estar em lateralização que é o pior que pode acontecer a um sistema tendencial.

BN,
ljbk.
 
Mensagens: 1000
Registado: 25/11/2005 11:15

Re: Sistema de Trading "Emocional 2014"

por Cem pt » 14/12/2014 22:04

- Amiga Susy Loved:

Que prazer rever-te, aparece mais vezes que raramente te vejo pela net!

Bem, puseste-me um pouco sem jeito com as tuas simpáticas palavras.

Na verdade seria uma grande presunção da minha parte tentar comparar-me aos grandes nomes mundiais do trading, entre os quais estão milhares de grandes gestores de hedge-funds gigantescos que ganham fortunas colossais em função de uma pequena percentagem dos lucros de grandes clientes institucionais e privados altamente capitalizados, é quase como se um mosquito se quisesse comparar aos grandes traders mundiais dos elefantes que acumularam fortunas fabulosas.

Estarei a anos-luz desses “monstros”!

Como eles o fizeram, na maioria dos casos, tem um valor extraordinário, mantendo performances de retornos de 2 dígitos positivos de forma muito sistemática, mas o certo é que também é necessária alguma sorte à mistura para conseguirem ser conhecidos e terem tido a grande possibilidade de trabalhar nesse “métier” fabuloso que é o de gerir contas de biliões, o que implica ter a sorte de ser conhecido nos States ou nas grandes praças mundiais de Londres, Tóquio e Frankfurt. Enfim, não é para qualquer um estar nessas condições privilegiadas!

Acontece que eu comecei por baixo apenas com capitais pessoais que fui acumulando aos poucos das sobras da poupança do meu trabalho profissional, que nada tem a ver com os mercados financeiros.

Os meus conhecimentos sobre Economia e Gestão são infelizmente muito limitados, o meu “know-how” do trading apendi-o todo à minha custa o que significa que tenho ainda muito caminho para trilhar, apesar de estar razoavelmente encarrilado na negociação dos mercados finaceiros!

De qualquer forma quando um dia ficar milionário, se Deus me der vida e saúde, ao atingir o primeiro milhão de Euros na minha conta pessoal de trading real, nesse dia provavelmente considerar-me-ei um bom trader. Já estive mais longe dessa meta mas hoje considero que tal objetivo é perfeitamente alcançável uma vez que a carteira atual já segue confortável na casa dos 6 dígitos, a ver vamos!

Depois, bem, costuma-se dizer que o primeiro milhão é sempre o mais difícil de alcançar e depois logo se vê porque a capitalização (exponenciação dos lucros) faz milagres e tudo o que surge daí em diante parecerá eventualmente fácil!

Mas a parte mais gira do trading provavelmente não será a fase da mecanização em que me encontro, para mim tudo me parece já uma grande rotina, mas sim a dos finais dos anos 90 relacionada com a pesquisa e a procura pela melhor forma de negociar nos mercados. Como diria um antigo campeão do mundo de xadrez do período de 1969 a 1972, Boris Spassky, a fase mais entusiasmante de um grande jogador de xadrez é a da aprendizagem!

Se gostares muito de uma atividade apaixonante as tuas probabilidades de sucesso serão bem superiores em relação a quem se dedique a essa mesma atividade com outras intenções bem diferentes.

Beijinhos, obrigado pela tua mensagem e bons negócios.


----------


Conforme indiquei aqui fica um pequeno “remake” com um regresso a alguns sistemas de trading do passado.

Deixo ficar para já 3 gráficos em escala diária:

- PSI-20 com o sistema “Gorongoza R”.
- S&P-500 com o sistema “Neco Ultimate”
- DAX-30 com o sistema “BallRoomBlitz”.

Mais para comparar com curiosidades do passado, que foram evoluindo para formas de trading mais conservadoras, mais relaxantes e menos “nervosas” em relação à forma atual como encaro o trading, ou seja, é fácil detetar que o “Emocional” gera nas mesmas datas muito menos rotações de sinais tendenciais que os sistemas que aqui apresentei.
Anexos
PSI Gorongoza R 20141212.png
PSI 20 - Sistema "Gorongoza R"
S&P 500 Neco Ultimate 20141212.png
S&P 500 - Sistema "Neco Ultimate"
DAX BallRoomBlitz 20141212.png
DAX 30 - Sistema "BallRoomBlitz"
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3135
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

Re: Sistema de Trading "Emocional 2014"

por Susana Amado_ » 14/12/2014 20:17

Olá Cem,

Parabéns por este (mais um!) tópico "emocionante".
Gosto muito.

Cem pt Escreveu:
No entanto, por outro lado, consigo quase sempre “safar-me” quando se trata de ganhar dinheiro na atividade do trading, por isso me considero um Trader razoável uma vez que grande parte das pessoas, que entra e se dedica aos mercados, dificilmente consegue ganhar dinheiro de forma sistemática nesta atividade.


E o que é preciso para te considerares um trader muito bom ou mesmo um trader excelente?

Beijinhos e obrigada pela partilha das tuas experiências, opiniões e conhecimentos,
Susana
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 608
Registado: 5/11/2002 11:12

Re: Sistema de Trading "Emocional 2014"

por Cem pt » 14/12/2014 20:15

Caro Skblz,

Thanks pela informaçao, na realidade com os valores que apresentaste eu diria que o teu sistema de trading obtém melhores rácios que o ¨Emocional¨.

Tens é de começar a apresentar aqui no site o sistema com os respetivos sinais, seria bem interessante comparar conceitos para podermos tentar melhorar ideias e assim, eventualmente, os rácios de eficiencia dos sistemas.

Embora na realidade reconheça que tudo o que seja ultrapassar em position trading os 3,00 em Profit Factor e os 30% no Optimal f será quase um milagre em ativos muito diversos e pouco correlacionados. Tu estás quase a bater esse limite inacreditável!

Já agora, totalmente de acordo na conclusao quanto aos stops, um método que introduza stops nas regras só serve para baixar os retornos no longo prazo. Infelizmente esta mensagem é difícil de fazer passar a quem já possui ideias pré-fixadas no trading, no entanto temos de respeitar as ideias de toda a gente e aceitar que há formas de negociar, mais em regime de day trading, em que na realidade os stops acabam por ser uma forma de proteger a carteira contra perdas por trade por vezes violentas, embora a frequencia significativa das trades fechadas por excursoes rápidas a zonas de concentraçao de stops acabem por provocar um dano bem mais significativo a longo prazo.

Os meus sinceros parabéns, tens aí uma bela money machine!

----------

Aproveito esta janela de oportunidade para ir revisitar alguns dos sistemas de trading um pouco mais antigos, pelo que agora vou relaxar um pouco e pesquisar o que diriam alguns desses programas em relacao a alguns dos papéis da carteira.

Se houver algo interessante ou curioso deixarei aqui ficar alguns desses gráficos.
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3135
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

Re: Sistema de Trading "Emocional 2014"

por ljbk » 14/12/2014 13:14

Caro Cem,


Obrigado pela resposta.

Realmente os nossos sistemas seguem ideias diferentes na estrategia basica.
Os milhares (já são milhões quase de certeza) de testes que efectuei até hoje não demonstraram para o conjunto de titulos em causa (PSI + CAC) desde Janeiro de 2008 para ca e para as ideias que implementei nos sistemas:
- qualquer vantagem em correr duas vezes o sistema e só estar exposto ao mercado quando ambos estão em sintonia (escala semanal e diaria ou outra);
- qualquer vantagem na utilização de stop loss ou de stop profit ou de trailing stop;
Assim, as entradas e saidas referidas correspondem aos momentos reais em que quem seguisse esse sistema deveria ter invertido a posição no mercado já que o sistema em causa está sempre exposto ao mercado e não é simplesmente um SAR baseado no True Range.

O sistema utiliza o mesmo mecanismo com diversos componentes para todos os titulos pelo que não foi optimizado para o BPI já que as alterações que pudessem ser positivas para o BPI seriam provavelmente negativas para outros titulos.
Como já referi, este é o melhor que consegui criar tendo gerado uma media de 7 negocios para cada um dos titulos estando um em curso ou seja em média 1 trade por ano. A taxa de sucesso anda pelos 50% quer em longos quer em curtos, sendo o capital acumulado desde 2008 positivo em aprox. 80% dos titulos. Em termos mais tecnicos, o ratio entre ganhos e perdas por trade anda pelos 2.45, o PF pelos 2.85 e o Kelly factor pelos 29.5 sendo o capital actual de 220 face aos 100 iniciais.
Tal infelizmente não impede que actualmente a conjuntura não seja favoravel para ele, o que penso que pode acontecer a qualquer sistema, e que esteja a acumular um Draw Down global razoavel desde Junho onde o capital acumulado superou os 250.
Entre os titulos que estão a contribuir para esse Drawn Down estão precisamente o BPI, os já referidos CTT e o BCP que já se encontra em lateralização há algum tempo embora o sistema esteja vendido nele.
Tambem existem titulos onde há um grande sucesso como a Mota Engil em que o capital inicial já foi multiplicado por 13 (sem alavancagem) e outros em que há grandes dificuldades ao longo de todo o periodo como a GDF Suez ou a ST Microelectronics.

Esta dissertação já vai longa mas tenta demonstrar que muito dificilmente se arranja um sistema mecanico que funcione sempre muito bem e para todos os titulos sendo sempre possivel que venha a falhar num titulo especifico ou num determinado periodo. Há que confiar que estatisticamente irá funcionar se aplicado ao longo de um periodo de tempo alargado e num conjunto abrangente de titulos.


Boa sorte e BN,
ljbk.

PS:

Junto se encontram todos os trades do BPI desde 2008:

Curto 20/06/08 2.38 -> 17/04/09 1.557 +34.25%
Longo 17/04/09 1.557 -> 22/04/10 1.54 -1.58% (Acumulado +32.12%)
Curto 22/04/10 1.54 -> 06/09/12 0.671 +56.23% (Acumulado +106.41%)
Longo 06/09/12 0.671 -> 20/06/13 0.916 +35.87% (Acumulado +180.45%)
Curto 20/06/13 0.916 -> 11/10/13 1.104 -21.14% (Acumulado +121.17%)
Longo 11/10/13 1.104 -> 08/07/14 1.435 +29.36% (Acumulado +186.10%)
Curto 08/07/14 1.435 -> 16/09/14 1.606 -12.46% (Acumulado +150.45%)
Longo 16/09/14 1.606 -> 12/12/14 1.304 -19.19% (Acumulado +102.39%)
Curto 12/12/14 1.304 -> ??/??/??

Buy And Hold: 2.38 -> 1.304 : -45.21%

No caso do BCP:
Curto desde 06/08/14 nos 0.092.
Nos 0.077 vai com +15.62%
 
Mensagens: 1000
Registado: 25/11/2005 11:15

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: cibernautix, Ferreiratrade, Google Adsense [Bot], Goya777, JoeP, latbal, m-m, malakas, MR32, nfaz, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, PMP69, Tx9262, ç e 180 visitantes