Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Sistema de Trading "Emocional 2014"

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Sistema de Trading "Emocional 2014"

por EuroSexy » 3/8/2014 16:07

Uma vez que o BES sai da bolsa, como ficam os curtos? Como vêem dinheiro de volta se não compram na bolsa?
 
Mensagens: 1004
Registado: 16/6/2014 0:01

Re: Sistema de Trading "Emocional 2014"

por AmigosdaBolsa » 3/8/2014 14:16

Cem, mandei-te uma mp para n estar a ocupar o teu tópico com assuntos divergentes! Não sei se recebeste pois está na caixa de saída e não na caixa de enviados! Abraço
O autor fornece opinião sem ter em conta os objectivos de investimento de qualquer utilizador privado e não deve ser tido em conta como um aconselhamento de investimento, incluindo, mas não se limitando, às decisões de transacções ou de natureza de gestão de risco. Todas as opiniões apresentadas podem ser alteradas sem aviso prévio.
 
Mensagens: 965
Registado: 25/10/2010 9:57
Localização: 14

Re: Sistema de Trading "Emocional 2014"

por artista_ » 2/8/2014 2:36

Cem pt Escreveu:... no excelente tópico do BES (realmente mais emocionante que qualquer boa novela!)


É por aí, o tópico do BES é mais ou menos um viver a história em direto, fica ali registado, para a posteridade, para mostrar aos netos! :D .. infelizmente não é uma página bonita da história, mas será marcante certamente!

Cem pt Escreveu:Pessoalmente evito ir a esse tópico “demasiado” quente, ainda me acusavam de querer estar a incendiar um tema pelo facto de estar curto, como especulador, através duma corretora estrangeira.


Nem digas isso a em voz alta! :mrgreen:
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: Sistema de Trading "Emocional 2014"

por Cem pt » 2/8/2014 0:42

- Amigo Arty:

Thanks pela tua achega, tenho acompanhado sempre que posso a tua “cruzada” e intervenções mais que sensatas no excelente tópico do BES (realmente mais emocionante que qualquer boa novela!) a explicar as vantagens em usar bem esta ferramenta poderosa que é a AT, às vezes até pareces o Moisés a bradar no deserto para especuladores pouco “crentes” destas “modernices” gráficas, acho que a maioria só acredita se tivesse uma “bola de cristal” a acertar permanentemente, enfim, esquece!

Pessoalmente evito ir a esse tópico “demasiado” quente, ainda me acusavam de querer estar a incendiar um tema pelo facto de estar curto, como especulador, através duma corretora estrangeira.


----------


Aqui fica entretanto a atualização dos stops mentais de fecho do sistema de trading atualizados à data presente:

BCP (longo) – 0,0967 ( 0,0925 ; 0,0834 ) [Stops de venda]
BPI (neutral) – 1,588 ( 1,617 ; 1,623 ) [Stops de compra]
BES (curto) – 0,323 ( 0,865 ; 0,866 ) [Stops de compra]
Banif (neutral) – 0,0084 ( 0,0090 ; ----- ) [Stops de venda]
CTT (longo) – 6,083 ( 6,267 ; 6,602 ) [Stops de venda]
TDSA (neutral) – 1,166 ( 1,182 ; 1,110 ) [Stops de compra]
Petróleo (neutral) – 105,01 ( 105,40 ; 106,20 ) [Stops de compra]
Soja (curto) – 1322,25 ( 1453,5 ; 1426,50 ) [Stops de compra]
EuroDollar (curto) – 1,3668 ( 1,3705 ; 1,3685 ) [Stops de compra]

Como maior curiosidade o programa regista a baixa acentuada do stop do BES, passando do valor de 0.865 da semana transata para os 0.323 atuais, menos de metade do valor anterior! Esperemos pois por melhores dias…

Quanto a posições do programa nesta semana registou-se apenas a alteração da saída do Banif de vendido para neutro, um período aparentemente pouco movimentado mas altamente emotivo face à volatilidade ocorrida nos restantes Bancos e no BES em particular.

Entretanto hoje deixo ficar o gráfico diário no último ano do sistema de trading relativo ao índice que representa as 50 maiores empresas blue-chips da zona Euro: o Euro Stoxx 50, pode-se deduzir que acompanha bastante de perto o popular DAX-30.
Anexos
ESTX 50 Emocional 20140801.png
Euro Stoxx 50 - Sistema "Emocional 2014": A zona Euro a "borregar" a partir de inícios de julho, embora o gráfico semanal vá aguentando a situação; nada de panoramas bears por enquanto no continente europeu...
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3142
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

Re: Sistema de Trading "Emocional 2014"

por artista_ » 1/8/2014 1:14

Cem pt Escreveu:A trade curta tendencial no BES continua a ser por enquanto nesta carteira o melhor negócio aberto neste ano de 2014 em termos de retornos isolados, pelo que é muito estranho continuar a ouvir dizer que a Análise Técnica não funciona neste papel, enfim, parece estar à vista que essa exceção à regra não se aplica de todo no caso do BES…


Grande Cem, apareci aqui para te deixar um abraço, vou acompanhando o tópico mas confesso que o teu sistema é muito diferente do que uso e até tenho receio que ao vir aqui isso tenha influência no que estou a fazer... embora isso não tenha acontecido porque os teus sinais não entram em contradição com os que uso, ás vezes têm timmings diferentes!

Em relação ao texto que citei, tenho andado numa guerra sobre o assunto, no tópico dos BES. E como aquilo anda a uma média de 20 páginas por dia (se calhar são mais, não contei!) tenho de estar constamente a repetir o que escrevi! :x Queria apenas deixar uma achega, mesmo que as projeções de uma análise qualquer falhem isso não quereria dizer que a At não se aplica, não há nenhuma ferramenta que funcione a 100% na bolsa! Mas no caso do BES a coisa até tem sido bem fácil! :) Mas como digo lá, o pessoal quer que a AT seja uma bola de cristal! :mrgreen:

grande abraço
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: Sistema de Trading "Emocional 2014"

por O Alquimista » 1/8/2014 0:04

Cem pt Escreveu: só com um fecho acima dos 7.628 pontos voltaremos a retomar um mercado com pendor claramente ascendente. Quanto tempo necessitará a nossa Economia, no estado em que se encontra, para voltar a estes níveis pujantes?... :( :-k


Amigo Cem,

Vendo a coisa sob outro prisma, podemos perguntar:
o que é que a Economia fez assim de tão relevante que nos fez levar a esse níveis pujantes?
que notícias económicas foram essas que suscitaram a queda?

Abraço
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Sistema de Trading "Emocional 2014"

por EuroSexy » 31/7/2014 23:48

Caro Cem, eu penso que algures por aqui no PSI20 podemos começar uma nova onda secundária ascendente até 7400 ou perto disso. Se esse movimento se der, é sinal de antecipação de que o crescimento económico em 2015 vai continuar.
 
Mensagens: 1004
Registado: 16/6/2014 0:01

Re: Sistema de Trading "Emocional 2014"

por Cem pt » 31/7/2014 23:32

- Estimados Amigo^2 e EuroGreen:

Obrigado pelas vossas simpáticas mensagens.

Posso parecer suspeito mas talvez o facto de usar o Metastock desde 1996 para cá, em muitas versões diferentes obviamente, deu-me um bom treino para tratar esta plataforma com bastante familiaridade do tipo “tu cá tu lá” pelo que vou dominando as respetivas funções com alguma facilidade.

A linguagem de programação é bastante simples e intuitiva, nada tem a ver com o VB.

Aconselho a ler o manual do Metastock durante cerca de 1 semana à noite, tipo leitura para adormecer, no meu caso tratou-se do melhor investimento que fiz na vida pois a partir daí foi relativamente simples desenvolver novos indicadores e sistemas de trading com eficácia suficiente para gerar umas boas massas.

Quanto ao caso referido no BCP provavelmente haverá uma pequena confusão, porque na realidade ainda continuo comprado no título. Talvez a dúvida advenha do facto de não ter comprado logo no dia a seguir ao aparecimento do sinal de compra ascendente. A razão deveu-se ao facto das regras impedirem a execução da compra tendencial enquanto houver sinais de venda oscilatórias; quando estes sinais contraditórios desaparecerem, então aí sim, fogo à peça a comprar!

Normalmente este tipo de situações ocorre em movimentos de “breakouts” acentuados que em geral são bastante “puxados” pelo mercado para níveis de euforia bastante marcantes, aí o programa desconfia que vai haver a curto prazo uma correção e um reteste à resistência quebrada e daí preferir aguardar um pouco para entrar a níveis mais “aceitáveis”. No caso do BCP tratou-se de evitar uma compra a 0,14 € e o facto do sinal das vendas oscilatórias só se ter esgotado 4 dias mais tarde permitiu que a entrada fosse feita nos 0,1145 €, uma poupança com algum significado.

Claro que o papel está a perder nesta trade tendencial à presente data mas o sistema lá acha que por enquanto está tudo controlado e que continua a existir um bom potencial de subida no BCP, quando não sei nem faço ideia ou mesmo se tal subida algum dia venha a tomar forma, aguardemos portanto porque para já tudo se encaminha a que a breve prazo voltem de novo a aparecer mais umas compras em swing!


----------


Um tema sempre recorrente tem a ver com a questão sobre quando voltaremos a um mercado bull, porque para mim é líquido que já estamos a viver um bear market desde há 3 semanas nos 6.226 pontos para cá quando o sistema de trading assinalou um sinal de venda tendencial no gráfico semanal (ver gráfico abaixo) para se juntar ao sinal idêntico que já existia na escala diária.

De acordo com o programa nesta altura e nas presentes condições de mercado, que obviamente se vão alterar no futuro para tender a baixar o valor de compra tendencial de reentrada semanal, só com um fecho acima dos 7.628 pontos voltaremos a retomar um mercado com pendor claramente ascendente. Quanto tempo necessitará a nossa Economia, no estado em que se encontra, para voltar a estes níveis pujantes?... :( :-k
Anexos
PSI Emocional 20140731 Week.png
PSI-20 Semanal - Sistema "Emocional 2014": Um longo e penoso caminho espera o índice nacional para voltar a níveis de "bull market", nesta altura será preciso subir acima dos 7.628 pontos...até lá pode ser um período árduo para atravessar!
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3142
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

Re: Sistema de Trading "Emocional 2014"

por EuroSexy » 31/7/2014 15:54

É prova provada que quem segue um sistema mais ou menos fiável e tem gestão de capital prudente, vai conseguindo acumular dinheiro.

No mercado financeiro, tudo é possível e há sempre várias dimensões e possibilidades de trading dentro do mesmo período temporal. Difere em muito o money management.
 
Mensagens: 1004
Registado: 16/6/2014 0:01

Re: Sistema de Trading "Emocional 2014"

por AmigosdaBolsa » 31/7/2014 0:10

Boas 100.

Excelente esse negócio do BES e parabéns pela rentabilidade actual.

Uma questão, o Metastock usa que linguagem de programação? Uso bastante VB, consideras que com um pouco de treino consigo programar também em metastock?
Pelo que vejo para backtest e para usar algoritmos no trade do dia a dia, o metastock parece ser uma ferramenta poderosa.
Vou ver se exploro isso quando vier de férias.

Concordo perfeitamente contigo quando referes que não concordas que no BES a AT ou AF não funcionam. Se no caso da AF acho que é verdade, pelo menos até se ter a informação toda, no caso de AT, o que não faltaram foram sinais...

No caso de algumas das tuas saídas (como foi o caso do BCP) defines preço de saída, não estarás a complicar um pouco? A maioria das vezes o mais simples é o melhor. Já realizaste backtest em que quando indica para sair, simplesmente sais (Abertura/Fecho)?

Continua com o bom trabalho!
O autor fornece opinião sem ter em conta os objectivos de investimento de qualquer utilizador privado e não deve ser tido em conta como um aconselhamento de investimento, incluindo, mas não se limitando, às decisões de transacções ou de natureza de gestão de risco. Todas as opiniões apresentadas podem ser alteradas sem aviso prévio.
 
Mensagens: 965
Registado: 25/10/2010 9:57
Localização: 14

Re: Sistema de Trading "Emocional 2014"

por Cem pt » 30/7/2014 18:05

- Caro DJ:

Se leres qualquer bom artigo ou publicação de autores conhecidos sobre trading existe alguma unanimidade em que as perdas isoladas em cada negócio não devem exceder um valor percentual situado no intervalo entre 1% a 5% do total da carteira, preferencialmente a maioria aponta para algo a rondar os 2% aos 2,5%.

No caso da carteira “Emocional 2014” estamos a lidar com alavancagens muito conservadoras, praticamente iguais à unidade, e com o capital total repartido de forma equilibrada por 9 títulos diferentes, pelo que as perdas até agora não são minimamente preocupantes.

Desta forma para obter uma perda global na carteira igual a 2% o retorno negativo isolado num único papel teria de ser pelo menos igual a 2% x 9 = 18%. Ora nesta altura ainda não houve registo de qualquer título que tivesse perdido num único negócio mais de 7%, por isso a situação está controlada à partida e daí que eu conclua que não preciso de stops para nada ao utilizar este sistema de trading.

Para ser sincero estou mais preocupado com o risco do controlo dos drawdowns da carteira, que em geral se devem ao somatório sequencial de várias trades acumuladas seguidas em que as tendências de curto prazo estavam desfasadas do sentido dominante de longo prazo, do que às perdas isoladas que têm de ser vistas num contexto mais particular dum registo meramente estatístico ao qual atribuo uma importância mais de contexto curioso do que de uma gestão deficiente relacionada com um determinado negócio.

Aliás o tema dos stops é bastante polémico, pessoalmente nada tenho contra eles e até acho muito bem que grande parte dos traders se protejam através da sua utilização.

Muitos e bons traders profissionais, já o disse aqui anteriormente, aconselham a esquecer os stops porque a longo prazo acabam mais por prejudicar que beneficiar as rentabilidades das carteiras que seguem estratégias e planos de trading com algum sentido prático.

Por muito do que tenho observado e lido, aqui o fórum é uma excelente montra do que se passa, estou convicto que há muita gente, provavelmente a maioria dos traders, que usa os stops de forma deficiente, quase sempre sem que haja um plano de negócios adequado e pensado na altura da entrada. Muitas vezes é quase por feeling que muitos metem um stop protetivo quando começam a ver a acção a cair, fica um caso típico:

“ Ai, ai, ai, bimba, stop atingido, que alívio já não perco mais, fiz bem ainda está a cair, olha, olha, está outra vez a recuperar, eh pá eu devia era comprar mais agora que isto está a subir mais” e vão a correr a comprar quando o papel já está mais 2% ou 4% acima da saída do stop! Um filme muito visto e sempre repetido…

Aqui neste tema dos stops temos de ser frios e objetivos: a maior parte das vezes em que o pessoal mete stops de saída devia era estar a fazer compras de reforço oscilatórias se acha que a acção ainda não quebrou uma tendência ascendente.

Atenção que isto que acabei de dizer é muito diferente de baixar o preço médio porque nestes casos a maioria acumula em tendências visivelmente descendentes, um verdadeiro crime que se deve à crença do feeling e à ignorância sobre a forma de ganhar dinheiro nos mercados, tão simples quanto isto!

Toma o caso do sistema de trading que é objeto deste tópico e supõe que eu lhe meteria a partir de agora uma regra para acionar um stop de saída quando uma acção perdesse 5%. Muito bem, a acção X perdeu os 5% e acionou o stop, saí! Olho para os sinais do sistema de trading e a tendência diz-me que devia continuar comprado! Que devo fazer? Estou fora pela saída do stop mas a tendência continua a dizer-me que devia estar dentro; o stop tem mais força que um sinal de uma tendência ascendente? Claro que não! Devia ter continuado dentro, ponto. Simplesmente devia ter aproveitado o downswing para compras oscilatórias e não para sair, a performance positiva do sub-sistema oscilatório, através de um rácio de ganhos / perdas de cerca de 4 para 1 comprova que seria uma idiotice usar stops neste método de negociação, estaria a deitar fora ou a desperdiçar os lucros do swing trading!

Na minha opinião os únicos stops que cada um devia adotar no mercado deviam ser apenas aqueles que representem uma viragem da tendência na time frame que é utilizada no trading. Esses sim devem ser monitorizados e colocados quando sentirmos que a tendência em que estávamos a apostar vai à vida a esses valores!

No caso particular da carteira que aqui tenho vindo a apresentar esses stops correspondem aos valores que tenho vindo a atualizar de semana a semana ao nível do sistema de trading na escala diária.


----------


O único sinal que o programa disparou hoje no final da sessão foi o de possível fecho das posições curtas oscilatórias que tinham sido abertas no BES há 3 sessões atrás com venda a 0.46.

O sistema de trading disparou, para que ocorra tal fecho de posição, um sinal de compra a preço limite válido para amanhã aos 0.311, valor que o programa espera que possa corresponder ao mínimo de amanhã no BES.

Chamo no entanto a atenção que as posições curtas tendenciais no BES abertas no final de junho, altura em que a tendência semanal passou para descendente, manter-se-ão abertas sem alteração, ou seja, o programa continuará shortado na componente tendencial (a maior batelada de ações do Banco) até que surja no futuro um sinal de compra tendencial para fechar as respetivas posições.
Anexos
BES Emocional 20140730.png
BES - Sistema "Emocional 2014": com o disparo de mais uma compra do tipo oscilatório, para fechar curtos em swing, o programa calcula que o BES poderá ter um suporte pontual a rondar os 0.31 a curto prazo.
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3142
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

Re: Sistema de Trading "Emocional 2014"

por richardj » 29/7/2014 20:05

Amigo sem,

para quando uma nova avaliação do estado do sistema?

Outra coisa, o sistema não um stop? Por exemplo, fecho de posição para qualquer trade que esteja a perder 5 ou mais % ?

Um abraço,

Cooper: CASE, get ready to match our spin with the retro thrusters.

CASE: It's not possible.

Cooper: No, it's necessary!

INTERSTELLAR
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2706
Registado: 25/4/2011 22:36
Localização: Drama City

Re: Sistema de Trading "Emocional 2014"

por Cem pt » 29/7/2014 18:22

No final da sessão de hoje o programa gerou um sinal de compra para fechar as posições shortadas no Banif, pelo que amanhã na abertura será transmitida a respetiva ordem de compra ao mercado. Este título ficará de novo neutro na carteira devido ao antagonismo dos sinais tendenciais existentes, ascendente no diário e descendente no semanal.

Caso o valor da compra seja idêntico ao fecho de hoje esta trade passará a ser nesta carteira a pior da sua história, com um retorno isolado de -6,32%, batendo assim o negócio da última trade tendencial na TDSA que tinha gerado um resultado negativo de -6,06%.

Em baixo podem testemunhar os sinais recentes de venda e compra tendenciais que representam o pior negócio desta carteira até ao presente.

Em compensação as ações curtas no BES, pessoalmente não gosto de shortar por uma questão de princípio mas tem de ser porque o sistema obriga-me a não desperdiçar estas oportunidades, continuam de vento em popa a ser a estrela desta carteira, fazendo com que a sua rentabilidade YTD desde o início do ano esteja novamente a aproximar-se do seu máximo de sempre, superando nesta altura a barreira dos +13%. Assim será porventura bastante provável que a curto/médio prazo se possa bater um novo record anual acima da melhor marca de +16,99% obtida no dia 4 de abril passado.
Anexos
Banif Emocional 20140729.png
Banif - Sistema "Emocional 2014": Um short desastrado nesta carteira, tenho de o admitir! No futuro não passará de uma nódoa estatística no meio dos restantes negócios, espera-se...
Editado pela última vez por Cem pt em 30/7/2014 18:49, num total de 1 vez.
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3142
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

Re: Sistema de Trading "Emocional 2014"

por Cem pt » 28/7/2014 18:31

- Amigo Nmp:

Eu não gosto de influenciar a forma como cada um atua nos mercados, limito-me neste caso a dar a opinião do sistema de trading, que por acaso também partilho devido ao grau de confiança que fui estabelecendo com os resultados que geram os respetivos sinais.

De qualquer forma gostaria de indicar que no caso do DAX o sinal de venda tendencial no gráfico diário ocorrido no início deste mês não significa que se devam tomar posições curtas neste índice. Estando ainda o sinal do gráfico semanal incólume, ou seja, virado para cima, creio que o mais prudente será considerar que no DAX estamos perante um mercado indefinido ou sem direção clara, assumindo assim um posicionamento globalmente neutral.

Entendo o grau de preocupação que a possível correlação positiva do DAX pode ter no PSI-20, embora neste caso eu ache, também em função dos sinais de venda nas time-frames diária e semanal que comportam o nosso índice, que será mais “seguro” “shortar” o mercado português que o alemão, em termos probabilísticos de sucesso à partida!

Conforme pedido aqui ficam por hoje os gráficos das ações solicitadas. Tendo em atenção os sinais tendenciais nas escalas semanal e diária o sistema sugere que se deveriam assumir o seguinte posicionamento em cada um dos títulos:

Sonae: longo;
NOS: vá-se lá saber porquê, este título ainda não aparece no Metastock, existe apenas a ZON até 7 de julho;
Mota-Engil: longo.

Nota: por favor ignorar os sinais oscilatórios nos gráficos semanais, não fazem sentido para efeitos de trading uma vez que aderir a esta modalidade implica enfrentar um número de sessões reduzidas que dificilmente são compatíveis com barras semanais.

Em relação à sessão de hoje, nada de especial a referir exceto que foi executada uma das vendas parciais de reforço de posições curtas oscilatórias no BES, neste caso ao preço da abertura de 0,46, melhor que o preço imite previsto de 0,45. A trade correspondente aos 0,497 ficou sem efeito pelo facto do BES não ter atingido o máximo da sessão previsto pelo programa.
Anexos
SON Emocional 20140728.png
SON - Sistema Emocional 2014": gráfico diário
SON Emocional 20140728 Week.png
SON - Sistema "Emocional 2014": gráfico semanal
EGL Emocional 20140728.png
EGL - Sistema "Emocional 2014": gráfico diário
EGL Emocional 20140728 Week.png
EGL - Sistema "Emocional 2014": gráfico semanal
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3142
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

Re: Sistema de Trading "Emocional 2014"

por nmprc » 28/7/2014 1:57

Caro Cem,

Fico preocupado com a conclusão a que o programa chegou sobre o DAX. Se o DAX chegou ao limite das subidas então o nosso PSI está condenado.

Ainda assim, e aproveitando a disponibilidade peço que dês templates dos seguintes títulos:

- Sonae, NOS e Mota.

Abraço,

NC
 
Mensagens: 531
Registado: 29/11/2007 10:48
Localização: Lisboa

Re: Sistema de Trading "Emocional 2014"

por Cem pt » 27/7/2014 18:48

Como os que acompanham de vez em quando este tópico têm sido testemunhas, este sistema de trading do “Emocional 2014” é composto no fundo pelo somatório de 2 sub-sistemas: um tendencial e outro oscilatório.

Precisamente esta 2ª parcela não me está a agradar muito, não é que os resultados até agora destes cerca de 7 meses tenham sido negativos, bem pelo contrário o swing trading segue nesta altura com um rácio de Lucros / Perdas de cerca de 4 para 1, o que até se pode considerar muito aceitável.

Simplesmente comparando com a componente tendencial, que apresenta no mesmo rácio um score de cerca de 5 para 1, eu diria que talvez esperasse para este rácio uma performance no mínimo semelhante ou até um pouco superior.

Esta insatisfação por esta componente do trading obrigou-me a debruçar mais atentamente sobre o que poderia estar menos bem ou sobre o que poderia ser eventualmente melhorado no sistema a partir da versão de 2015.

Nunca chegaremos ao nível da excelência absoluta pois para isso teríamos de ter uma bola de cristal que nos permitisse adivinhar as bases e topos dos swings, contudo podemos sempre testar e ir melhorando aos poucos e poucos os detalhes das regras de entrada e saída.

Foi precisamente nas saídas que reparei que o sistema poderia ser objeto de uma melhoria substancial, para isso acrescentei uma nova sub-rotina ao programa para precaver este detalhe. Até agora cerca de 85% das saídas oscilatórias eram feitas através da saída das posições tendenciais, ou seja, numa situação de perda de rentabilidade nas sessões que precedem essas saídas, um cenário que obrigatoriamente tinha de ser revisto.

No novo futuro conceito o tempo médio de permanência oscilatório baixará sensivelmente, obrigando a retornos isolados mais baixos mas em compensação haverá maiores rácios de Ganhos / Perdas. O saldo final dos ganhos nesta componente de swing não será muito afetado mas o risco do sistema baixará de forma visível. Tudo o que se consiga ganhar neste campo do risco será sempre um bónus porque permitirá no futuro alavancar cada vez mais a carteira em termos de money management através das diminuições do máximo drawdown global previsto e, consequentemente, na aceleração das suas rentabilidades exponenciais a longo prazo.

Não gosto de alterar as regras a meio do jogo e por isso os pressupostos das regras do sistema “Emocional 2014” vão-se manter como inicialmente até ao final do corrente ano, aliás também já só faltam 5 meses para acabar o ano!

No entanto para 2015 já tenho engendradas as novas regras para a componente oscilatória. Nos gráficos atuais com o novo “template” do Metastock 13 é possível ver umas pequenas barras verdes e vermelhas verticais mais grossas, a que correspondem em baixo no gráfico das cotações uns símbolos de “diamantes” mais grossos da mesma cor, que são precisamente barras de saída obrigatória (preço ao mercado) para a sessão seguinte de acordo com determinadas condições.

Enfim, não me vou alongar mais sobre novas regras de swing trading para não confundir mais quem tem a pachorra de interpretar toda a informação inserida no sistema de trading, a qual, reconheço, nem sempre é fácil de “traduzir”!

Para hoje deixo-vos com um novo boneco do gráfico diário do DAX-30 alemão que se encontrava com tendência ascendente desde o passado dia 22-7-2013 ao valor da respetiva abertura de 8343 pontos. Passado quase 1 ano, em 8 de julho deste ano, o programa indica que a festa dos longos terminou ao ter assinalado uma venda para a abertura de 9 de julho aos 9789 pontos (ganho de 1446 pontos nessa eventual trade tendencial).
Anexos
DAX Emocional 20140725.png
DAX - Sistema "Emocional 2014": ter estado comprado no DAX por quase 1 ano daria direito a uma pequena fortuna nos futuros deste índice, infelizmente não podemos ir a todas...
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3142
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

Re: Sistema de Trading "Emocional 2014"

por Cem pt » 26/7/2014 19:22

Mais uma semana e mais uma nova atualização dos stops de fecho do programa. Da leitura dos atuais valores apenas a constatar que há 3 papéis próximos de alterar a sua posição: Banif com possível passagem de curto para neutro, e com possibilidades de curto para longo temos também, segundo o sistema de trading, o Petróleo e o BPI. Este Banco já vem a ameaçar a sua promoção há quase 2 meses atrás, qualquer dia passa a ser chamado de “eterna promessa” com tantos ameaços de ter estado quase, quase a ser comprado durante este espaço de tempo:

BCP (longo) – 0,0925 (0,0834 ; 0,0829 ) [Stops de venda]
BPI (neutral) – 1,617 ( 1,623 ; 1,629 ) [Stops de compra]
BES (curto) – 0,865 ( 0,866 ; 0,935 ) [Stops de compra]
Banif (curto) – 0,0097 ( 0,0093 ; 0,0096 ) [Stops de compra]
CTT (longo) – 6,267 ( 6,602 ; 6,505 ) [Stops de venda]
TDSA (neutral) – 1,182 ( 1,110 ; 1,139 ) [Stops de compra]
Petróleo (neutral) – 105,40 ( 106,20 ; 107,71 ) [Stops de compra]
Soja (curto) – 1453,5 ( 1426,50 ; 1426,50 ) [Stops de compra]
EuroDollar (curto) – 1,3705 ( 1,3685 ; ----- ) [Stops de compra]

Entretanto hoje fica a estreia dos sinais do sistema de trading, através dum “template”, nos gráficos semanal e diário do índice mais seguido no mundo inteiro em termos de futuros: o S&P 500, onde se pode constatar que a tendência ascendente continua imparável em ambas as time-frames. Uma curiosidade: o sistema lançou o seu último sinal de compra tendencial semanal durante o ano de 2011, quase há 3 anos atrás que o sistema alternaria apenas entre posições longas e neutrais neste índice em “position trading”, nada de shorts!

O facto de poder apresentar este gráfico do índice americano tem a ver com a nova plataforma de trading em que fiz um upgrading, a nova e aparentemente excelente (ainda tenho de a explorar mais a preceito, mas as primeiras impressões são boas embora falte um sub-programa idêntico ao Downloader onde podíamos fazer umas simulações curiosas de sessões futuras que aqui na nova versão ainda não sei se é possível efetuar) versão do Metastock 13.0 EOD, para onde no futuro irei passar este sistema de trading do “Emocional 2014”. Para já subscrevi anualmente os índices mundiais, todas as ações Europeias, Africanas e do Médio Oriente e os futuros a nível mundial incluindo o mercado Forex futuros e spot. Sendo uma versão “End of the Day” apresenta contudo nos seus milhares de títulos os “snapshots” do próprio dia com os sinais atualizados de trading diários com cerca de 1 hora de atraso.

Quando tiver mais vagar apresentarei outros índices bastante populares: DAX-30, IBEX-35, FTSE-100, Nikkei-225, enfim, se alguém sugerir outros papéis no final de cada semana, vão dizendo!
Anexos
S&P 500 Emocional 20140725 Week.png
S&P 500 Semanal
S&P 500 Emocional 20140725.png
S&P 500 Diário
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3142
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

Re: Sistema de Trading "Emocional 2014"

por Cem pt » 25/7/2014 19:05

- Caros amigos Nmp e EuroGreen:

Não há crise, surpresa das grandes seria se acertasse o máximo da sessão em cheio para vender!

Na realidade o BCP não atingiu o preço de venda oscilatório que o programa tinha previsto para o máximo da sessão de hoje, paciência! Nos mercados há mais marés que marinheiros e num futuro próximo certamente haverá novas oportunidades de venda. Se tal não ocorrer as ações da componente oscilatória serão vendidas no limite na data em que surgir a venda tendencial que obrigará a despachar todo o papel.


----------


Outra ação que disparou também um novo sinal de venda no final da sessão de hoje foi o BES, neste caso para reforçar ações shortadas em swing, através dos preços limites válidos para amanhã de venda entre os 0,497 e os 0,450 para um percentual de 95,9% do capital correspondente à componente oscilatória.

A trade curta tendencial no BES continua a ser por enquanto nesta carteira o melhor negócio aberto neste ano de 2014 em termos de retornos isolados, pelo que é muito estranho continuar a ouvir dizer que a Análise Técnica não funciona neste papel, enfim, parece estar à vista que essa exceção à regra não se aplica de todo no caso do BES…
Anexos
BES Emocional 20140725.png
BES - Sistema "Emocional 2014": nova oportunidade surgiu na ótica do programa para shortar este Banco na componente em swing.
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3142
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

Re: Sistema de Trading "Emocional 2014"

por nmprc » 25/7/2014 13:13

Quase que chegou lá, impressionante... Foi pena, falhou por milésimas - 0,1338

Boas férias
 
Mensagens: 531
Registado: 29/11/2007 10:48
Localização: Lisboa

Re: Sistema de Trading "Emocional 2014"

por nmprc » 24/7/2014 23:36

Cem pt Escreveu:Amigo Nmp:

O valor calculado pelo programa é mesmo 0,1346, não há engano!

Agora outro problema é se o preço chegará lá ou não, para o sistema de trading é-lhe indiferente, para a carteira só haverá 2 hipóteses: ou a cotação vai àquele valor e vende ou então continua com as ações da componente oscilatória no bolso até surgir nova oportunidade de venda, simples!

Ab.


0,1346 é uma valorização de 10% em relação ao fecho de hoje... eu estava a pensar meter um stop loss a 0,12 para amanhã porque me parece que o movimento de subida está esticado... :roll:
 
Mensagens: 531
Registado: 29/11/2007 10:48
Localização: Lisboa

Re: Sistema de Trading "Emocional 2014"

por EuroSexy » 24/7/2014 23:26

Mas se não houver uma mais oportunidade de venda oscilatória? Só se pode assumir a perda.
 
Mensagens: 1004
Registado: 16/6/2014 0:01

Re: Sistema de Trading "Emocional 2014"

por Cem pt » 24/7/2014 22:39

Amigo Nmp:

O valor calculado pelo programa é mesmo 0,1346, não há engano!

Agora outro problema é se o preço chegará lá ou não, para o sistema de trading é-lhe indiferente, para a carteira só haverá 2 hipóteses: ou a cotação vai àquele valor e vende ou então continua com as ações da componente oscilatória no bolso até surgir nova oportunidade de venda, simples!

Ab.
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3142
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

Re: Sistema de Trading "Emocional 2014"

por Cem pt » 24/7/2014 22:38

Amigo Nmp:

O valor calculado pelo programa é mesmo 0,1346, não há engano!

Agora outro problema é se o preço chegará lá ou não, para o sistema de trading é-lhe indiferente, para a carteira só haverá 2 hipóteses: ou a cotação vai àquele valor e vende ou então continua com as ações da componente oscilatória no bolso até surgir nova oportunidade de venda, simples!

Ab.
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3142
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

Re: Sistema de Trading "Emocional 2014"

por nmprc » 24/7/2014 20:10

0,1346!!! achas que amanhã vai a esse preço? ou é a 0,1246?
 
Mensagens: 531
Registado: 29/11/2007 10:48
Localização: Lisboa

Re: Sistema de Trading "Emocional 2014"

por Cem pt » 24/7/2014 19:23

Hoje finalmente arranjei uma pequena folga e oportunidade para conseguir vir ao Caldeirão atualizar os sinais daqui do bicho.

Na realidade esta semana foi marcada apenas pelo aparecimento de 2 sinais:

1) Venda no gráfico diário do EuroDollar na passada 3ª feira, o que me obrigou a passar então de neutral para vendido no EURUSD, uma vez que a tendência semanal se encontra também em “down mode”.

2) O outro sinal desta semana disparado na carteira ocorreu no final da sessão de hoje no BCP, através de uma venda em swing para 100% das posições oscilatórias anteriormente compradas no BCP (não afeta as ações da componente tendencial), através de uma ordem de venda limite válida para a sessão de amanhã ao preço de 0,1346 €.

Fica o respetivo gráfico diário do BCP com o sinal de venda oscilatório do sistema de trading.
Anexos
BCP Emocional 20140724.png
BCP - Sistema "Emocional 2014": Sinal de saída a 0,1346 das posições compradas em swing no passado dia 17 deste mês
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3142
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], PAULOJOAO, Pedromoreiraaaa e 280 visitantes