Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Sistema de Trading "Emocional 2014"

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Sistema de Trading "Emocional" ao longo de 2014

por FDPC » 21/1/2014 3:31

Amigo, prático, objetivo, simples. É o que eu penso do Cem, e acabei de conhece-lo!
Tenho mesmo sorte em estar por aqui, nada como o bem precioso da amizade.

Obrigado pelo post Cem, fantástico!
Por uma Politica Solidária a Migração, abaixo os muros da intolerância
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1469
Registado: 15/9/2013 23:16
Localização: Sintra

Re: Sistema de Trading "Emocional" ao longo de 2014

por Turtle Trader » 21/1/2014 2:39

Cem, bom post.

Vou acompanhar a Cem % as tuas sempre interessantes intervenções.

Bom regresso !
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1188
Registado: 10/7/2013 20:26

Re: Sistema de Trading "Emocional" ao longo de 2014

por AmigosdaBolsa » 21/1/2014 1:54

Bem vindo de volta Cem.

Tenho de dizer que andei a ver uns posts teus bem antigos com várias sugestões de algoritmos de trading. Bebi bem o sumo, fiz vários backtestes que me ajudaram a estudar e a desenvolver e testar vários outros algoritmos. Alguma lembrança?: LRS, Tromba Rija, RVI. Há um ficheiro pdf que encontrei na net com o seguinte nome SugestõesSistemasCem - pelo que vi é uma compilação de uns posts teus de um determinado tópico relativo ao RVI. Se quiseres envio-te.

Aproveito para te questionar, esse sistema que vais utilizar testaste-o? Em que títulos? Qual o horizonte temporal? Podes partilhar os resultados?

Vou seguir este tópico com certeza e boa sorte.
O autor fornece opinião sem ter em conta os objectivos de investimento de qualquer utilizador privado e não deve ser tido em conta como um aconselhamento de investimento, incluindo, mas não se limitando, às decisões de transacções ou de natureza de gestão de risco. Todas as opiniões apresentadas podem ser alteradas sem aviso prévio.
 
Mensagens: 965
Registado: 25/10/2010 9:57
Localização: 14

Re: Sistema de Trading "Emocional" ao longo de 2014

por Sr_SNiper » 21/1/2014 1:22

É uma referência para mim, vou vir aqui ler sempre que possa um pouco da tua sabedoria :)
Um abraço
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

Re: Sistema de Trading "Emocional" ao longo de 2014

por FilipeBS » 21/1/2014 0:45

Excelente post. Tendo-me iniciado na bolsa há pouco tempo, e chegando cada vez mais à conclusão que uma abordagem 'swing' requer muito acompanhamento e mais stress (sem necessariamente maiores lucros), a abordagem sugerida parece-me indicada para quem não pode dispor do tempo necessário. Penso que uma questão chave na estratégia escolhida será o stock picking. Portanto a minha pergunta será: o cempt escolhe acções simplesmente com base na análise técnica ou avalia também os fundamentais (procurando acções baratas face ao valore / potencial futuro da empresa)?
Abraço
"Only dead fish go with the flow." Andy Hunt
 
Mensagens: 63
Registado: 29/11/2007 3:21
Localização: Europa

Re: Sistema de Trading "Emocional" ao longo de 2014

por Elias » 21/1/2014 0:30

Cem pt Escreveu:Ficar muitos meses ou anos seguidos numa mesma posição oferece um retorno incomensuravelmente maior do que seguir sinais de ciclos de curto prazo de “swing trading”, que podem ser muito giros e dão muita satisfação pessoal se acertamos em valores próximo dos topos dos swings nas vendas e próximo das bases dos ciclos nas compras, mas que geram também muito desgaste, muito tempo e atenção pouco compensadores ao longo das sessões, custos de comissões e “slippage” entre “bid” e “ask”, para além de rácios de sucesso neste “swing trading contrarian” de curto prazo, com resultados parciais globais de longe inferiores aos da componente tendencial, não compensando de forma nenhuma o lema do “let the profits run”.


Revejo-me totalmente nesta parte que citei.

Aproveito para te desejar um excelente 2014 com não menos excelentes negócios.

1 abraço,
Elias
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

Re: Sistema de Trading "Emocional" ao longo de 2014

por bogos » 21/1/2014 0:14

Boa noite Cem.
É com grande entusiasmo que verifico que não te esqueces de dar aqui uma palavrinha neste espaço.

Acima de tudo, espero que o trabalho pelas bandas estrangeiras esteja a correr bem e seja de todo proveitoso a nível pessoal, como financeiro.

Lá estamos nos na emoção da tendência, que creio de facto ser o mais sensato de longo-prazo, evitando demasiado stress e custos de oportunidade muito elevados.

Mas, e existe sempre um mas, o bichinho está em cada um de nós, e os mais "teimosos", como o meu caso, gostam de contrariar o mercado tentando ganhar na contradição.

Estou de buy&hold nas minhas poupanças, há muito muito tempo, coisa que não abdico pela falta de sinais contrários até agora e penso que nos próximos tempos.
A diversificação é total até mesmo naquilo que nem existe risco.

Mas existem uma pequena percentagem de capital que pertence ao modo swing, e que hoje está alocado aquilo que chamei de caos organizado. Capital de contra-censo, que o mercado terá que provar merecer, e que eu tudo farei para que ele não o mereça....

Os resultados do ano transacto acabaram por ser desanimadores, mas ainda assim ligeiramente positivos. Tendo em conta a direcção irrepreensível da tendência, até acaba por ser reconfortante não ter perdido dinheiro...

Bem, mas não me quero alongar mais...
Desejo um bom trabalho e óptimos negócios.....

E sim, agradecemos que vás brotando sempre mais e mais da tua sabedoria de mercados pelas bandas do caldeirão.

Com os meus cumprimentos
ppbogos
Um dos efeitos do medo é perturbar os sentidos e fazer que as coisas não pareçam o que são.
Miguel Cervantes
No outro lado de cada medo está a liberdade.
Marilyn Ferguson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2887
Registado: 29/12/2005 16:34
Localização: Porto

Re: Sistema de Trading "Emocional" ao longo de 2014

por Rags » 21/1/2014 0:00

É sempre com muita atenção, que leio o que escreves neste forúm e parece que vou ter a oportunidade de o continuar a fazer :wink:

Bem vindo de volta, boa sorte com o sistema (optimizado), e também para ti um excelente 2014.
Cumprimentos
Rags
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 838
Registado: 24/5/2010 22:06
Localização: Lisboa

Re: Sistema de Trading "Emocional" ao longo de 2014

por HJOR » 20/1/2014 23:57

Cem pt Escreveu:Se quiserem uma analogia ao método das “Elliott Waves”, o sistema procurará rentabilizar as posições que dependam essencialmente do aproveitamento das ondas 3 e 5 e certamente perderá dinheiro durante as correções do conjunto A,B,C, que requerem períodos mais curtos e irregulares, com um resultado expetável de 2 ganhos e uma perda em cada macro-ciclo. Na restantes ondas será correto inferir que o sistema estará a observar de fora: nas ondas impulsiva 1, corretiva 2 e corretiva 4 é fácil concluir que os sinais tendenciais dos gráficos diários e semanais serão de sentido oposto, sendo preferível não fazer nada nessas situações.


De acordo com as EW, verifico que procura uma abordagem mais conservadora.
Muitos parabéns!
The trend is your friend until it ends. Until then, let the profits run.

Gann Rule #23: Never change your position in the market without a good reason.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1730
Registado: 29/11/2007 3:48
Localização: Torres Novas

Sistema de Trading "Emocional 2014"

por Cem pt » 20/1/2014 23:42

Estando nesta altura da minha vida profissional a trabalhar longe de Portugal, confesso que me tem restado pouco tempo da minha vida profissional para vir assiduamente aqui ao fórum como fazia antigamente.

O trabalho no estrangeiro é mais duro do que podem imaginar e de uma grande intensidade, mas isso é um excelente sinal de que há trabalho e muito fora de Portugal. A rotina diária faz com que nestas paragens longínquas trabalhe num ritmo próximo das 8h às 21h em cada dia útil e aos sábados será rara a manhã em que não tenha de dar uma saltada ao escritório para organizar e pôr em dia os assuntos que vou ter sem falta de tratar na semana seguinte. Vida de emigrante tem destas coisas, nem tudo é um mar de rosas e portanto podem imaginar que não resta grande tempo livre para acompanhar o que se vai passando no fórum e nos mercados em geral!

Assim sendo restam-me quase que exclusivamente os dias de descanso dos domingos para arranjar algum tempo livre para escrever umas palavritas. Em geral nestas alturas vou aproveitando para repor baterias e dedicar-me a algum lazer passado em casa, na piscina ou em clubes privados no país onde me encontro.

O bichinho dos mercados e as saudades da Família e de Portugal continuam obviamente sempre vivos.

Daí a minha iniciativa de voltar aqui ao “site” ainda de uma forma titubeante, procurando retomar pelo menos aos domingos, embora sem uma periodicidade certa, parte do tópico antigo relacionado com a Análise Técnica, concretamente com os “feedbacks” do sistema de trading “Emocional” que no ano passado tinha apresentado com o acompanhamento do que vinha a ocorrer no caso dos principais Bancos portugueses.

Neste tempo de quase 1 ano que entretanto ocorreu fui aproveitando, sempre que podia a minha disponibilidade, para retificar e tirar a limpo várias conclusões importantes relacionadas com o sistema de trading que atrás referi, que na altura em que aqui intervim revelou algumas deficiências que procurei agora ultrapassar da melhor forma possível.

Assim sendo no sistema “Emocional” extraí várias conclusões curiosas que abaixo enumero:

- A esmagadora maioria da carteira deve ser dedicada exclusivamente à componente tendencial. Preferencialmente a conclusão a que cheguei é a de dedicar a esta componente essencial cerca de 75% do total do papel envolvido. Ficar muitos meses ou anos seguidos numa mesma posição oferece um retorno incomensuravelmente maior do que seguir sinais de ciclos de curto prazo de “swing trading”, que podem ser muito giros e dão muita satisfação pessoal se acertamos em valores próximo dos topos dos swings nas vendas e próximo das bases dos ciclos nas compras, mas que geram também muito desgaste, muito tempo e atenção pouco compensadores ao longo das sessões, custos de comissões e “slippage” entre “bid” e “ask”, para além de rácios de sucesso neste “swing trading contrarian” de curto prazo, com resultados parciais globais de longe inferiores aos da componente tendencial, não compensando de forma nenhuma o lema do “let the profits run”.

- Para tomar posições de caráter tendencial o sistema utiliza uma regra básica: a tendência dada pelo sistema tem de ser coincidente nos gráficos diário e semanal. Dantes usava só o sinal dado pelo gráfico diário na ação XYZ e confirmava com o mesmo sinal dado pelo índice PSI-20, quando lidava com ações portuguesas. Ao utilizar a nova regra a taxa de sucesso das “trades” tendenciais sobe quase para um valor a rondar os 70%, algo que antigamente tinha para mim como sendo rentável desde que tivesse uma taxa de sucesso próxima dos 35% a 40% mas acompanhadas de taxas de “Lucros/Perdas” superiores a 2 para 1. A parte mais aborrecida desta nova regra é que o sistema tem de ficar mais de 50% do tempo de fora esperando que os sinais dos gráficos diários e semanais sejam coincidentes e no caso das ações compradas em Bolsa obviamente tal só sucede em média cerca de 25% do tempo, o que não deixa de ser algo frustrante e de requerer muita paciência ao esperar pela altura certa para entrar.

- Em relação à carteira genérica que atualmente sigo, da qual poderei ir dando o respetivo posicionamento através do “Emocional”, tenho os seguintes ativos monitorizados que incluem ações e algumas “commodities” neste ano de 2014 em termos exclusivamente gerados pelos sinais tendenciais dominantes da Análise Técnica:

A) PSI-20: indica em geral se estamos ou não numa boa altura para estar comprados, vendidos/curtos ou neutros na generalidade dos papéis cotados na Bolsa portuguesa – Posição comprada no ano de 2014.
B) BCP: Posição atual comprada.
C) BES: Posição atual comprada.
D) BPI: Posição atual comprada.
E) Banif: Posição atual neutra (tendência ascendente no gráfico diário e descendente no gráfico semanal).
F) Teixeira Duarte: Posição atual comprada.
G) CTT: Posição atual meio comprada (ainda não há um número de sessões suficientes que permitam avaliar os resultados dos indicadores do sistema no gráfico semanal).
H) EuroDollar / EURUSD: posição atual neutra (tendência descendente no gráfico diário e ascendente no semanal).
I) Petróleo / Crude Oil: posição atual vendida/curta.
J) Soja / Soybeans: posição atual neutra (tendência ascendente no gráfico diário e descendente no semanal).

Daqui para a frente, sempre que tiver algum vagar, espero ir falando aos poucos e poucos da evolução do que podemos extrair dos vários indicadores do sistema de trading em cada um dos papéis referidos.

Nunca será demais acrescentar que o sistema “Emocional” não é nem procura ser nenhum adivinho do futuro, certamente irá errar várias vezes mas vai procurar como objetivo a otimização do rácio “Profit /Loss” ao longo do tempo, com resultados expetáveis a longo prazo superiores a 3 para 1 na componente tendencial, segundo os testes históricos efetuados. Tentará aproveitar os negócios que estatisticamente considera ter boas probabilidades de êxito, ao colocar-se do lado da onda dominante do mercado.

Se quiserem uma analogia ao método das “Elliott Waves”, o sistema procurará rentabilizar as posições que dependam essencialmente do aproveitamento das ondas 3 e 5 e certamente perderá dinheiro durante as correções do conjunto A,B,C, que requerem períodos mais curtos e irregulares, com um resultado expetável de 2 ganhos e uma perda em cada macro-ciclo. Na restantes ondas será correto inferir que o sistema estará a observar de fora: nas ondas impulsiva 1, corretiva 2 e corretiva 4 é fácil concluir que os sinais tendenciais dos gráficos diários e semanais serão de sentido oposto, sendo preferível não fazer nada nessas situações.

Para todos vão desejos de um excelente 2014, muita saúde e bons negócios. É um enorme prazer voltar de novo ao convívio deste excelente fórum onde todos estamos sempre a aprender com os erros que cometemos do passado e a trocar muitas e novas ideias interessantes que procuram corrigir o novo rumo que seguimos.
Editado pela última vez por Cem pt em 8/3/2014 23:25, num total de 1 vez.
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3142
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], PAULOJOAO, Pedromoreiraaaa e 279 visitantes